News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

CAPACETE GUERREIRO

Started by kokas, 18 de June de 2012, 12:19

Previous topic - Next topic

kokas

É pertinente abordar este tema mais uma vez.

Como já sabido as receitas de marketing tem cada vez mais peso, num clube moderno do século XXI

Nesse capitulo e com o crescimento sustentado e cada vez mais solido do nosso clube é fundamental potenciar a marca Guerreiros do Minho.

O clube não está aproveitar convenientemente a marca, não fazendo a respectiva diferença.

Como ideia, com forte potencial de vendas, seria os chapéu Guerreiro, teria forte adesão por parte dos adeptos e dava um colorido magnifico ao Estádio.



As vossas sugestões sff.

Rui Silva

Também acho que o Braga poderia aproveitar melhor a marca guerreiros do Minho, e a venda de capacetes romanos teria grande sucesso com certeza.

Creio que aqui no superbraga já se tentou arranjar isso...

Ex: http://www.mascarilha.pt/imagens/produtos/16303.jpg

P.S.: não pretendo fazer publicidade, apenas encontrei este artigo na net, por certo haverão outros.

comandantX

Está na altura de escrever um pouco sobre...Os Guerreiros do Minho.

Há 4 anos concordei que seria necessário criar uma marca que criasse valor, prestígio e notariedade para o SC Braga. Gostei do nome mas não do motivo escolhido, a Braga Romana.

Não deixou de ser um período áureo para a Cidade de Braga mas apresentamo-nos numa posição de colonizado (de Roma) e não de gente brava, poderosa e rebelde ainda antes desse período, os Bracari, o povo que mandava na Galécia de origem celta! Uma CULTURA e IDENTIDADE PRÓPRIA!

Assim, preferia que o filme recuasse mais no tempo pois para mim as verdadeires vestes d´Os Guerreiros do Minho são as seguintes:

Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

Gverreiro21

Sim concordo que o Departamento de Marketing do SC Braga já deveria ter encomendado muitos capacetes romanos!! Nem que fossem capacetes espartanos como já vi muitos usarem por confundirem xD Eu quero um capacete, e como eu acho que muitos outros braguistas iam aderir!

Tambem acho que um Gverreiro do Minho não se deve focalizar apenas no romanismo...pois para mim ser Gverreiro é ter sangue minhoto a correr nas veias com toda a coragem e bravura que nos é reconhecida, e que vem desde os Celtas, passando pelos Romanos, e pela era dos Templarios, etc.....mas acima de tudo somos uns Verdadeiros Gverreiros Portugueses!

Saudações Braguistas.

Mais Norte


Totalmente de acordo comandantX.

É importante serrmos fiéis às nossas origens.

A Lazio e a Roma que sejam romanos.

Força Braga.

jaimeh

Quote from: comandantX on 18 de June de 2012, 21:26
Está na altura de escrever um pouco sobre...Os Guerreiros do Minho.

Há 4 anos concordei que seria necessário criar uma marca que criasse valor, prestígio e notariedade para o SC Braga. Gostei do nome mas não do motivo escolhido, a Braga Romana.

Não deixou de ser um período áureo para a Cidade de Braga mas apresentamo-nos numa posição de colonizado (de Roma) e não de gente brava, poderosa e rebelde ainda antes desse período, os Bracari, o povo que mandava na Galécia de origem celta! Uma CULTURA e IDENTIDADE PRÓPRIA!

Assim, preferia que o filme recuasse mais no tempo pois para mim as verdadeires vestes d´Os Guerreiros do Minho são as seguintes:



De acordo, não percebo tanta bajulação aos romanos quando temos umas raízes tão ricas!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

kokas

#6
Não devemos entrar na guerra de consideramos ou não o "Romanismo" de Braga, mas concentrar-nos numa peça  com enorme potencial » O chapéu de Guerreiro ou este

rpo.castro

#7
Os celtas também não originários da península.
Os Brácaros ou Bracari eram uma tribo de celtiberos (tais como os lusitanos) resultantes da mistura de celtas (estrangeiros) e iberos (locais).  Se formos ainda mais radicais podemos dizer que nenhum povo é autóctone, porque os humanos surgiram em áfrica (vale do rift, teoria mais aceite internacionalmente).

No entanto o importante é escolher uma marca que represente o clube, a cidade e a região, e penso que associar os Guerreiros do Minho ao romanos é a fórmula que mais resulta:
-o período romano terá sido dos mais longos períodos da antiguidade, existindo vários monumentos que resistiram até os dias de hoje;
-a grande adesão que a marca guerreiros de minho, romanos atingiu rapidamente.

Portanto deveremos aproveitar melhor a marca, e não neste período estar a inventar outra.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Vasco Soares

Raizes? o que é isso de raizes, ou raizes nao será o conjunto de todos os que nos antecederam? eu penso que sim, nao nos devemos centralizar nos rmanos, mas também nao os podemos "excomungar"; varios foram os "povos" que nos antecederam como tal nao podemos/devemos excluir ninguem, por outro lado braga no mundo é conhecida pela "roma portuguesa" daí que uma conjugaçao será o ideal.
O "PROBLEMA" é que a propria comunicaçao social, quando nos começou a apelidar de Gverreiros (para nosso contentamento) foi também fazendo uma analogia a essa conotaçao com a roma portuguesa como referenciei atras.

kaspanamona

- Apesar de ser de estatura média, não queria ver futebol no estádio com uma pessoa à minha frente com um capacete assim. No entanto, concordo com a ideia de que o estádio ficaria com um colorido diferente e bonito.
"Bebo porque sou egocêntrico... Gosto quando o mundo gira à minha volta"

ric

já vi tantos atropelos á história de Braga e do Braga que agora estou "naquela"... "nem xi nem mi".
pouco me interessa...

Só me intriga como é que uma geração que deitou tudo a perder - sobretudo os responsáveis da cidade - em termos de vestígios dos nossos antepassados e da passagem dos romanos por Braga, apareça agora com os "romanos" na boca por dá cá aquela palha...
Até chegam a andar de galera ( acho que era assim que se chamavam aos carros puxados a cavalo dos romanos) como verdadeiros imperadores quando se portaram mais como Nero que como um verdadeiro Augusto...

enfim, isto são outras histórias...

Vasco Soares

Quote from: ric on 19 de June de 2012, 12:24
já vi tantos atropelos á história de Braga e do Braga que agora estou "naquela"... "nem xi nem mi".
pouco me interessa...

Só me intriga como é que uma geração que deitou tudo a perder - sobretudo os responsáveis da cidade - em termos de vestígios dos nossos antepassados e da passagem dos romanos por Braga, apareça agora com os "romanos" na boca por dá cá aquela palha...
Até chegam a andar de galera ( acho que era assim que se chamavam aos carros puxados a cavalo dos romanos) como verdadeiros imperadores quando se portaram mais como Nero que como um verdadeiro Augusto...

enfim, isto são outras histórias...
Ric: chama se quadrigas, as galeras eram os barcos a remos que os escravos ou cometedores de crimes eram condenados, como no filme ben-hur em que é condenado as galeras, e no fim ganha uma corrida de quadrigas  ;)

jaimeh

Quote from: vasco soares on 19 de June de 2012, 12:16
Raizes? o que é isso de raizes, ou raizes nao será o conjunto de todos os que nos antecederam? eu penso que sim, nao nos devemos centralizar nos rmanos, mas também nao os podemos "excomungar"; varios foram os "povos" que nos antecederam como tal nao podemos/devemos excluir ninguem, por outro lado braga no mundo é conhecida pela "roma portuguesa" daí que uma conjugaçao será o ideal.
O "PROBLEMA" é que a propria comunicaçao social, quando nos começou a apelidar de Gverreiros (para nosso contentamento) foi também fazendo uma analogia a essa conotaçao com a roma portuguesa como referenciei atras.

Realmente é tão conhecido que quando chegas a Braga vindo da A3 diz, "Braga cidade do Barroco".
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

rpo.castro

Quote from: jaimeh on 19 de June de 2012, 16:23
Realmente é tão conhecido que quando chegas a Braga vindo da A3 diz, "Braga cidade do Barroco".

Mas o circuito Barroco não tem grande saída no posto turismo (tirando o Bom Jesus). Há muitas igrejas com Barroco mas hoje em dia não chama muito. E esse pórtico da A3 é quase da mesma idade que o troço A3 Porto-Braga.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Vasco Soares

Quote from: jaimeh on 19 de June de 2012, 16:23
Quote from: vasco soares on 19 de June de 2012, 12:16
Raizes? o que é isso de raizes, ou raizes nao será o conjunto de todos os que nos antecederam? eu penso que sim, nao nos devemos centralizar nos rmanos, mas também nao os podemos "excomungar"; varios foram os "povos" que nos antecederam como tal nao podemos/devemos excluir ninguem, por outro lado braga no mundo é conhecida pela "roma portuguesa" daí que uma conjugaçao será o ideal.
O "PROBLEMA" é que a propria comunicaçao social, quando nos começou a apelidar de Gverreiros (para nosso contentamento) foi também fazendo uma analogia a essa conotaçao com a roma portuguesa como referenciei atras.

Realmente é tão conhecido que quando chegas a Braga vindo da A3 diz, "Braga cidade do Barroco".
O que está lá escrito, pouco me interessa, interessa-me é que atendo centenas senao milhares de estrangeiros por ano e a esmagadora maioria fala-me disso, mas  quem sou eu...

jaimeh

Quote from: vasco soares on 19 de June de 2012, 16:33
Quote from: jaimeh on 19 de June de 2012, 16:23
Quote from: vasco soares on 19 de June de 2012, 12:16
Raizes? o que é isso de raizes, ou raizes nao será o conjunto de todos os que nos antecederam? eu penso que sim, nao nos devemos centralizar nos rmanos, mas também nao os podemos "excomungar"; varios foram os "povos" que nos antecederam como tal nao podemos/devemos excluir ninguem, por outro lado braga no mundo é conhecida pela "roma portuguesa" daí que uma conjugaçao será o ideal.
O "PROBLEMA" é que a propria comunicaçao social, quando nos começou a apelidar de Gverreiros (para nosso contentamento) foi também fazendo uma analogia a essa conotaçao com a roma portuguesa como referenciei atras.

Realmente é tão conhecido que quando chegas a Braga vindo da A3 diz, "Braga cidade do Barroco".
O que está lá escrito, pouco me interessa, interessa-me é que atendo centenas senao milhares de estrangeiros por ano e a esmagadora maioria fala-me disso, mas  quem sou eu...

Vasco e é natural que te falem de centenas de outras coisas, Braga é isso mesmo, rica em cultura, é uma cidade milenar.
Já agora a propósito das raízes, claro que nunca mais paramos se formos recuando mais e mais e formos descobrindo sempre alguém que dominou alguém que por sua vez tinha também sido dominado antes, mas vê este vídeo, é disso que eu falo.
https://www.facebook.com/video/video.php?v=1583877257253
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

Vasco Soares

Jaimeh, antes de mais obrigado por me ajudares a ver mais alem (o video está muito bom ), em 2º eu quando emiti o comentario foi um pouco na prespectiva de que muitas vezes infelismente somos "engolidos" no diz que diz, e o pouco rigor historico acaba por imperar, é um pouco como os nossos amigos espanhois que acham que foram eles que "criaram portugal" mas segundo parece nao foram, mas quem de direito (jornalistas, tv, radios etc) preferem continuar a lenga-lenga do que fazer estudos concretos, exaustivos e fide-dignos para que a verdade venha ao de cima.
Na questao do marketing dos gverreiros do minho, penso que o nosso dep deixou e até gostou que essa aproximaçao fosse feita, e la está ano apos ano cada vez mais vai ser dificil sermos Galaicos para continuar nos romanos.

Breogham

Quote from: rpo.castro on 19 de June de 2012, 12:10
Os Brácaros ou Bracari eram uma tribo de celtiberos (tais como os romanos) resultantes da mistura de celtas (estrangeiros) e iberos (locais).

Os Brácaros NADA tinham a ver com celtiberos. A região atribuída aos celtiberos é no centro da península ibérica. Quer as fontes romanas da época, quer as evidências arqueológicas provam isso mesmo.

Quote from: rpo.castro on 19 de June de 2012, 12:10
-o período romano terá sido dos mais longos períodos da antiguidade, existindo vários monumentos que resistiram até os dias de hoje;

Também não corresponde à verdade. A civilização castreja remonta ao final da Idade do Bronze, e há até alguns castros que continuaram a ser habitados após a queda de Roma.
Quantos aos monumentos, há obviamente mais património arqueológico pertencente ao período Pré-Romano do que Romano. Estamos a falar de MILHARES de povoados fortificados espalhados por toda a Calécia, face a 3 ou 4 pequenas cidades romanas, e essas construídas sobre um povoado pré-romano, como  é o caso de Braga e Lugo.
Convém também não esquecer que o noroeste da península ibérica é a região menos romanizada. Aqui nunca encontrarão algo semelhante ao grandioso templo de "Diana", em Évora.

Quanto à questão dos celtas, e para aqueles que os consideram "estrangeiros", aconselho a leitura de estudos genéticos, tal como o de Brian Sykes. Afinal, o tão badalados celtas, parecem ter sido originários de um certo cantinho da península ibérica. Andamos todos atarefados em busca dos "Celtas" e afinal os ditos estão mesmo debaixo do nosso bigode!

Saudações Galaicas!

rpo.castro

Quote from: Breogham on 19 de June de 2012, 18:29
Quote from: rpo.castro on 19 de June de 2012, 12:10
Os Brácaros ou Bracari eram uma tribo de celtiberos (tais como os romanos lusitanos) resultantes da mistura de celtas (estrangeiros) e iberos (locais).

Os Brácaros NADA tinham a ver com celtiberos. A região atribuída aos celtiberos é no centro da península ibérica. Quer as fontes romanas da época, quer as evidências arqueológicas provam isso mesmo.

Quote from: rpo.castro on 19 de June de 2012, 12:10
-o período romano terá sido dos mais longos períodos da antiguidade, existindo vários monumentos que resistiram até os dias de hoje;

Também não corresponde à verdade. A civilização castreja remonta ao final da Idade do Bronze, e há até alguns castros que continuaram a ser habitados após a queda de Roma.
Quantos aos monumentos, há obviamente mais património arqueológico pertencente ao período Pré-Romano do que Romano. Estamos a falar de MILHARES de povoados fortificados espalhados por toda a Calécia, face a 3 ou 4 pequenas cidades romanas, e essas construídas sobre um povoado pré-romano, como  é o caso de Braga e Lugo.
Convém também não esquecer que o noroeste da península ibérica é a região menos romanizada. Aqui nunca encontrarão algo semelhante ao grandioso templo de "Diana", em Évora.

Quanto à questão dos celtas, e para aqueles que os consideram "estrangeiros", aconselho a leitura de estudos genéticos, tal como o de Brian Sykes. Afinal, o tão badalados celtas, parecem ter sido originários de um certo cantinho da península ibérica. Andamos todos atarefados em busca dos "Celtas" e afinal os ditos estão mesmo debaixo do nosso bigode!

Saudações Galaicas!

No inicio do meu texto queria dizer lusitanos e não romanos como por lapso referi.
O que eu aprendi, e sempre li foi o que apresentei no post anterior: que os celtas eram originários da europa central, e os Brácaros seriam uma das tribos celtiberas, sendo que existiam tribos por toda a península (nuns sitios mais do que outros).

Desconheço estudos que apontem noutro sentido, mas irei procurar, em particular esse estudo que mencionaste.

Quando falava em períodos longo, falava de períodos dourados de civilização onde Braga desempenharia um papel importante.
Quanto aos Monumentos falo só dos monumentos locais e sua importância: Termas e balneários romanos, as ruínas da cividade ou das frigideiras do cantinho, fonte do ídolo, e se não estou a cometer nenhum erro, o complexo das sete fontes.

Monumentos (e não vestígios) da população castreja em Braga são em menor número (conheço o castro de guisande), num estado de conservação menor (são mais antigos e sofreram a romanização) e têm menor relevo/impacto.

As cidades romanas seriam em menor número do que os castros, pois eram maiores e era mais fácil controlar a população concentrada do que dispersa pelo território.
Acho que podemos falar em 5/6 Grandes cidades romanas (na Galécia seriam Bracara, Lugo, Astorga, Portuscale, Aqua Flaviae) e muitas cidades mais pequenas como Póvoa do Varzim, Barcelos, Ponte de Lima e Viana do Castelo.
Quem não sente não é filho de boa gente.

magico_scbraga

Pessoal, não querendo parecer pessimista, acho que a nossa cidade está demasiado "imóvel".
Por muitas campanhas que se façam, como a dos "guerreiros do minho", e ainda que bem sucedidas, parece-me Braga não tem sabido tirar proveito dos seus recursos e do seu belissimo "centro".

Se repararem, Guimarães soube aproveitar o projecto da "Capital Europeia da Cultura 2012" para dinamizar a cidade, para atrair turistas e para potenciar os seus recursos. Quem, no presente ano, visitou Guimaraes, ou quem lá vive (como alguns foristas), sabe do que estou a falar.
Rivalidades à parte, tenho que reconhecer o mérito de quem soube levar a cabo este projecto. Já lá fui várias vezes e, admito, fiquei rendido.
Bem sei que os nossos vizinhos têm, desde há muitos anos, um centro da cidade mais activo do que o nosso (sobretudo no que diz respeito à vida nocturna), mas isto não pode servir de justificação.

Se formos a ver, a iniciativa "Braga Capital Europeia da Juventude 2012" não tem tido grande projecção. Nunca se sabe quais as actividades desenvolvidas, e mesmo as que são dadas a conhecer não têm a mesma vivacidade, e muito menos a capacidade para chamar os bracarenses ao centro da cidade.

Não sei se isto se deve a um excessivo conformismo por parte dos nossos autarcas, ou se isto se deve ao facto de o Mesquita Machado se encontrar "colado" ao cargo de Presidente de Câmara. Talvez se deva, em parte, a isto que acabei de referir. Vamos a ver e o S.João é quase a única altura do ano em que a cidade se enche de gente.

Parece-me que a "cidade" (o centro ,sobretudo) não está a saber "chamar a si" os bracarenses e isso é algo que me aborrece. Por muito que os nossos autarcas afirmem gostar de Braga, aquilo que os bracarenses querem é uma atitude aguerrida.

Não sei se concordam com o que disse, se sequer se revêem minimamente nas minhas palavras, mas achei pertinente debater este tema.. Peço apenas a vossa opinião  ;)
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.