News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Cidade Desportiva do SC Braga

Started by fabio78, 11 de June de 2012, 23:42

Previous topic - Next topic

Mais Norte

Estou de acordo com rpo.castro quando refere que devia ter havido informação muito mais completa aquando da Assembleia Geral do ano passado. Não para ser apresentada na Assembleia, mas sim antes de a mesma se ter realizado. Só assim seria possível fundamentar com inteira coerência o projecto. Reconheço que houve muita emotividade na aprovação. Não seria nada difícil de fazer e seria até uma prova de boa gestão. Quero acreditar mesmo que foi feita internamente e, caso haja recurso a crédito bancário – como parece óbvio que vai haver – não haverá nenhum banco que analise o financiamento e o aprove sem um estudo pormenorizado do projecto em termos do seu retorno (muito menos nos tempos que correm). Concordo que os sócios estariam muito mais confortáveis no seu apoio, ou falta dele, à Academia com esta clarificação.

Não sei se houve alteração do montante do investimento e não me apercebi de que tenha saído qualquer informação a esse respeito. Espero que não se verifique uma surpresa. Caso tal suceda, deveria ser sujeito a nova apreciação em Assembleia Geral. Relativamente às alterações no projecto físico, em si mesmo, não me parece que sejam significativas para justificar nova apreciação por parte dos sócios.   

Não modificar o projecto e aceitar o preço pedido pelos terrenos, se é que foi esse o caso, isso sim, seria um desvio que iria certamente desembocar numa derrapagem.

Quando me referi à derrapagem pretendi apenas salientar que se podem cumprir os orçamentos acordados se os desvios verificados no percurso, que existem sempre, forem devidamente corrigidos e compensados. A compra do terreno por 1,5 M € dificilmente poderia ser compensada noutras áreas.

Há, de facto, nuvens no processo que seria bom ver dissipadas.

Se as obras já estão tão avançadas é óbvio que deve haver luz verde quanto ao financiamento e gostaria de saber, por exemplo, qual o montante de Capitais Próprios que vamos investir. Há elementos da contratação que serão, obviamente, sigilosos, mas a relação Capitais Próprios/Capitais Alheios deveria ser pública e do conhecimento dos sócios.

As obras de terraplanagem custam dinheiro e se avançaram é porque:

1 - Há financiamento bancário

2 – Estamos a aplicar Capital Próprio

3 – O empreiteiro avançou por conta do que vai receber.

Das três, é uma, ou duas ou até as três.

Partindo do princípio de que o investimento é mesmo da ordem dos 11 M€, como penso que estava inicialmente previsto, penso que a banca vai exigir que haja um compromisso de capital da nossa parte, ou seja, o financiamento não será de 100%, mas de 80% ou de 70%.

Desconheço o regime fiscal que se vai aplicar neste caso mas, só para dar uma ideia dos números, simulei na NET um financiamento pela totalidade dos 11 000 000 €, pelo prazo de 20 anos, sem qualquer período de carência, a uma taxa de 5%. Cheguei a uma prestação de 72 595,13 € mensal, fora  custos e comissões.

A adicionar a este encargo financeiro haverá que juntar os custos de manutenção. teremos também que considerar, como vários foristas salientaram, a poupança que advirá da concentração e melhor gestão dos recursos.



Braga1921

Querem falar dos custos de manutenção? Então pensem quantos milhares ou milhões voam todos os anos para pagar TODOS os apartamentos/prédios que o Braga tem para albergar os miúdos todos.

Sérgio Gonçalves

Quote from: Braga1921 on 05 de July de 2016, 22:24
Querem falar dos custos de manutenção? Então pensem quantos milhares ou milhões voam todos os anos para pagar TODOS os apartamentos/prédios que o Braga tem para albergar os miúdos todos.
Então diz-me lá quanto é que são esses custos!!! Diz-me por favor.  E há quartos para os miúdos todos?

Enviado do meu HUAWEI G6-L11 através de Tapatalk
Sócio nº 2014

Pé Ligeiro

Quote from: Sérgio Gonçalves on 05 de July de 2016, 22:48
Quote from: Braga1921 on 05 de July de 2016, 22:24
Querem falar dos custos de manutenção? Então pensem quantos milhares ou milhões voam todos os anos para pagar TODOS os apartamentos/prédios que o Braga tem para albergar os miúdos todos.
Então diz-me lá quanto é que são esses custos!!! Diz-me por favor.  E há quartos para os miúdos todos?

Enviado do meu HUAWEI G6-L11 através de Tapatalk

Tanto se fala de milhares como de milhões, até parece que é a mesma coisa...

Passar uma obra anunciada com um custo de 10M€ para 20 M€ à revelia da Assembleia parece-me grave e parece que estão a tratar aqueles que aprovaram o projecto como mentecaptos!
BRAGA SEMPRE MAIS!

Sérgio Gonçalves

E não é pé ligeiro? Para esta gente 20M€ são peaners, é um craque... Sao dois ou três, os miúdos vão ser bons e vamos dar um salto, só não sei é para onde! Só me faltam chamar velho do restelo, uma obra desta envergadura num clube como o nosso pode significar o seu fim!

Ninguém conhece o projecto, ninguém conhece os custos, ninguém os custos de manutenção, mas muita gente aparece a aplaudir o projecto. Eu arrisco-me a dizer que o banco que financie este projecto pode ver a sua administração acusada de gestão danosa. Num país que ficou falido à custa tantos projectos deste género é surpreendente como ainda há pessoas que comem tanto com os olhos.

Enviado do meu HUAWEI G6-L11 através de Tapatalk

Sócio nº 2014

PAF

Quote from: Pé Ligeiro on 05 de July de 2016, 22:52
Quote from: Sérgio Gonçalves on 05 de July de 2016, 22:48
Quote from: Braga1921 on 05 de July de 2016, 22:24
Querem falar dos custos de manutenção? Então pensem quantos milhares ou milhões voam todos os anos para pagar TODOS os apartamentos/prédios que o Braga tem para albergar os miúdos todos.
Então diz-me lá quanto é que são esses custos!!! Diz-me por favor.  E há quartos para os miúdos todos?

Enviado do meu HUAWEI G6-L11 através de Tapatalk

Tanto se fala de milhares como de milhões, até parece que é a mesma coisa...

Passar uma obra anunciada com um custo de 10M€ para 20 M€ à revelia da Assembleia parece-me grave e parece que estão a tratar aqueles que aprovaram o projecto como mentecaptos!

Não parece, estão mesmo... mas o pessoal ir a uma assembleia e esperar que lá sejam esclarecidos assuntos, tá bem tá!
Farto-me de dizer por aqui que os sócios são os palhaços do circo sem darem conta, mas o pessoal demora a cair na realidade! As assembleias são perda de tempo há já muitos anos, infelizmente.

E sim milhares e milhões é tudo a mesma coisa... vejam-se os milhões do Atlético dos russos, do Mendes e afins, nunca ninguém os vê!

ric

Vou ser curto e grosso. Um miudo da ponte da barca nao vem para Braga pela Academia. Se o Porto der mais dinheiro vai para lá. A realidade é esta

NightHawk

#547
Onde está a informação do clube a dizer que afinal a Academia vai custar 20 Milhões de euros?

Os terrenos estão avaliados em cerca de 10M euros e são agora propriedade do clube. No caso de a Academia custar 12M (como aprovado na assembleia) praticamente todo o valor da obra estaria coberto pelo valor dos terrenos (no caso da necessidade de uma hipoteca por falta de pagamento), daí que o financiamento deverá ter sempre os terrenos como garantia "fiável", o que desbloqueia o empréstimo bancário.


Agora gostava de encontrar onde está a informação dos 20 Milhões de euros... é que vê-se isso apenas na notícia do CM, mas n' A Bola tem "investimento superior a 10 milhões de euros". Eu sei que 10 < 20, mas se fosse 20 era mais provável terem dito 20 e não mais de 10...


BracaraAvgvsta1994

#548


estão a basear esta confusão toda numa noticia do CORREIO DA MANHA?? Por favor

SCB Monsul

Quote from: ric on 05 de July de 2016, 23:54
Vou ser curto e grosso. Um miudo da ponte da barca nao vem para Braga pela Academia. Se o Porto der mais dinheiro vai para lá. A realidade é esta

Não podias estar mais enganado. Nem todos os miúdos que não ficam em Braga têm outros clubes à perna. Nós temos a nossa equipa de prospecção, os outros têm as deles. Um miúdo de Ponte da Barca não ia e vinha para Braga todos os dias devido à distância, era um inferno.
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

Baldinotti

#550
Quote from: SCB Monsul on 06 de July de 2016, 11:33
Quote from: ric on 05 de July de 2016, 23:54
Vou ser curto e grosso. Um miudo da ponte da barca nao vem para Braga pela Academia. Se o Porto der mais dinheiro vai para lá. A realidade é esta

Não podias estar mais enganado. Nem todos os miúdos que não ficam em Braga têm outros clubes à perna. Nós temos a nossa equipa de prospecção, os outros têm as deles. Um miúdo de Ponte da Barca não ia e vinha para Braga todos os dias devido à distância, era um inferno.

Joguei nas camadas jovens, sou de Braga e sempre vivi aqui mas na altura tinha colegas que viviam longe: Vieira do Minho,Joane,Vizela só para dar alguns exemplos e o transporte era a cargo do clube. Era cansativo e desgastante, até para mim que chegava a casa todos os dias por volta das 22h(imaginem eles) mas nunca nenhum desistiu de ir aos treinos ou saiu da equipa pelo desgaste provocado pelas viagens!Sou do tempo de entrar de carrinho nos treinos no pelado da Ponte ou das Camélias, esfarelar-me todo, hoje não há pelados! Com as condições que a Academia irá criar, quem realmente quiser, como quem realmente queria naquele tempo, fará tudo para singrar!Não tenham dúvidas, ainda mais nos dias que correm em que as condições são outras!

rnmc

Quote from: Baldinotti on 06 de July de 2016, 12:15
Quote from: SCB Monsul on 06 de July de 2016, 11:33
Quote from: ric on 05 de July de 2016, 23:54
Vou ser curto e grosso. Um miudo da ponte da barca nao vem para Braga pela Academia. Se o Porto der mais dinheiro vai para lá. A realidade é esta

Não podias estar mais enganado. Nem todos os miúdos que não ficam em Braga têm outros clubes à perna. Nós temos a nossa equipa de prospecção, os outros têm as deles. Um miúdo de Ponte da Barca não ia e vinha para Braga todos os dias devido à distância, era um inferno.

Joguei nas camados jovens, sou de Braga e sempre vivi aqui mas na altura tinha colegas que viviam longee: Vieira do Minho,Joane,Vizela só para dar alguns exemplos e o transporte era a cargo do clube. Era cansativo e desgastante, até para mim que chegava a casa todos os dias por volta das 22h(imaginem eles) mas nunca nenhum desistiu de ir aos treinos ou saiu da equipa pelo desgaste provocado pelas viagens!Sou do tempo de entrar de carrinho nos treinos no pelado da Ponte ou das Camélias, esfarelar-me todo, hoje não há pelados! Com as condições que a Academia irá criar, quem realmente quiser, como quem realmente queria naquele tempo, fará tudo para singrar!Não tenham dúvidas, ainda mais nos dias que correm em que as condições são outras!

E o meu pai era do tempo que uma sardinha tinha de dar para 3. Que é que isso interessa para agora?!


Baldinotti

#552
Quote from: repost on 06 de July de 2016, 14:02
Quote from: Baldinotti on 06 de July de 2016, 12:15
Quote from: SCB Monsul on 06 de July de 2016, 11:33
Quote from: ric on 05 de July de 2016, 23:54
Vou ser curto e grosso. Um miudo da ponte da barca nao vem para Braga pela Academia. Se o Porto der mais dinheiro vai para lá. A realidade é esta

Não podias estar mais enganado. Nem todos os miúdos que não ficam em Braga têm outros clubes à perna. Nós temos a nossa equipa de prospecção, os outros têm as deles. Um miúdo de Ponte da Barca não ia e vinha para Braga todos os dias devido à distância, era um inferno.

Joguei nas camados jovens, sou de Braga e sempre vivi aqui mas na altura tinha colegas que viviam longee: Vieira do Minho,Joane,Vizela só para dar alguns exemplos e o transporte era a cargo do clube. Era cansativo e desgastante, até para mim que chegava a casa todos os dias por volta das 22h(imaginem eles) mas nunca nenhum desistiu de ir aos treinos ou saiu da equipa pelo desgaste provocado pelas viagens!Sou do tempo de entrar de carrinho nos treinos no pelado da Ponte ou das Camélias, esfarelar-me todo, hoje não há pelados! Com as condições que a Academia irá criar, quem realmente quiser, como quem realmente queria naquele tempo, fará tudo para singrar!Não tenham dúvidas, ainda mais nos dias que correm em que as condições são outras!

E o meu pai era do tempo que uma sardinha tinha de dar para 3. Que é que isso interessa para agora?!


".....Um miúdo de Ponte da Barca não ia e vinha para Braga todos os dias devido à distância, era um inferno. "


Apenas argumentei sobre esta frase que o forista Ric escreveu!  ;)

Pé Ligeiro

Quote from: repost on 06 de July de 2016, 14:02
Quote from: Baldinotti on 06 de July de 2016, 12:15
Quote from: SCB Monsul on 06 de July de 2016, 11:33
Quote from: ric on 05 de July de 2016, 23:54
Vou ser curto e grosso. Um miudo da ponte da barca nao vem para Braga pela Academia. Se o Porto der mais dinheiro vai para lá. A realidade é esta

Não podias estar mais enganado. Nem todos os miúdos que não ficam em Braga têm outros clubes à perna. Nós temos a nossa equipa de prospecção, os outros têm as deles. Um miúdo de Ponte da Barca não ia e vinha para Braga todos os dias devido à distância, era um inferno.

Joguei nas camados jovens, sou de Braga e sempre vivi aqui mas na altura tinha colegas que viviam longee: Vieira do Minho,Joane,Vizela só para dar alguns exemplos e o transporte era a cargo do clube. Era cansativo e desgastante, até para mim que chegava a casa todos os dias por volta das 22h(imaginem eles) mas nunca nenhum desistiu de ir aos treinos ou saiu da equipa pelo desgaste provocado pelas viagens!Sou do tempo de entrar de carrinho nos treinos no pelado da Ponte ou das Camélias, esfarelar-me todo, hoje não há pelados! Com as condições que a Academia irá criar, quem realmente quiser, como quem realmente queria naquele tempo, fará tudo para singrar!Não tenham dúvidas, ainda mais nos dias que correm em que as condições são outras!

E o meu pai era do tempo que uma sardinha tinha de dar para 3. Que é que isso interessa para agora?!

Isso era no tempo em que as sardinhas se comiam umas às outras...  ;)
BRAGA SEMPRE MAIS!

ric

bem, a minha intervenção anterior sobre o miudo da ponte da Barca era apenas um exemplo. Não pensem que com a Academia isto agora vai ser só ouro reluzente... è uma infraestrtura carissima de sustentar e o clube ainda não tem - qto a mim que opto por ser realista em vez de otimista -  peso económico suficiente...
veja-se os contratos de publicidade, da TV em comparação com terceiros (os 3g...) além da massa associativa não estar a crescer em sintonia com os resultados desportivos do clube. Veja-se a nossa assistencia média, veja-se o entrave que se faz para obstacularizar a entrada livre a jovens, o futuro do nosso clube... enfim, outras histórias...

Não fui contra a Academia mas sim com o rumo que pode vir a tomar fruto de algum megalominismo de alguns dirigentes... è que isto não é um jogador , contratado erradamente e que um ano depois se recambia mesmo chorando o dinheiro derramado. Como estou a ver o rumo da Academia, parece-me que tetremos mais "olhos que barriga".  No atual estado do clube, as infraestruturas utilizadas são mais do que suficientes para a formação. Não é por falta de campos que perdemos na formação. Um campo em Trandeiras fica mais ou menos á mesmA DISTANCIA DA aCADEMIA.
Qto a mim, a concentração de logistica é importante mas não decisiva para o sucesso. O sucesso , na fpormação vence-se com excelente captação de valores, olheiros como devem ser, capacidade de atração monetária, técnicos excelentes, supervisão tecnica de nível. Isto é possivel sem Academias e estamos na vertente do treino.
Se falarmos na vertente educacional, opte-se por parcerias com celégios privados.
Na vertente social e educacional, opte-se pela criação d eum lar do jovem jogador nos muitos edificios que temos em Braga. Até a nossa velhinha Pousada da juventude que me parece vai mudar daria um local otimo para acolher jogadores, ter uma governanta à antiga e um leque de pessoas para os serviços normais de um lar: cozinha, estudo e acompanhamento.

A Academia é , volto a dizer, para quem pode... e não sei se com este anadamento nós poderemos sem estar a comprometer o futuro desportivo do clube...

rnmc

Quote from: ric on 07 de July de 2016, 15:49
bem, a minha intervenção anterior sobre o miudo da ponte da Barca era apenas um exemplo. Não pensem que com a Academia isto agora vai ser só ouro reluzente... è uma infraestrtura carissima de sustentar e o clube ainda não tem - qto a mim que opto por ser realista em vez de otimista -  peso económico suficiente...
veja-se os contratos de publicidade, da TV em comparação com terceiros (os 3g...) além da massa associativa não estar a crescer em sintonia com os resultados desportivos do clube. Veja-se a nossa assistencia média, veja-se o entrave que se faz para obstacularizar a entrada livre a jovens, o futuro do nosso clube... enfim, outras histórias...

Não fui contra a Academia mas sim com o rumo que pode vir a tomar fruto de algum megalominismo de alguns dirigentes... è que isto não é um jogador , contratado erradamente e que um ano depois se recambia mesmo chorando o dinheiro derramado. Como estou a ver o rumo da Academia, parece-me que tetremos mais "olhos que barriga".  No atual estado do clube, as infraestruturas utilizadas são mais do que suficientes para a formação. Não é por falta de campos que perdemos na formação. Um campo em Trandeiras fica mais ou menos á mesmA DISTANCIA DA aCADEMIA.
Qto a mim, a concentração de logistica é importante mas não decisiva para o sucesso. O sucesso , na fpormação vence-se com excelente captação de valores, olheiros como devem ser, capacidade de atração monetária, técnicos excelentes, supervisão tecnica de nível. Isto é possivel sem Academias e estamos na vertente do treino.
Se falarmos na vertente educacional, opte-se por parcerias com celégios privados.
Na vertente social e educacional, opte-se pela criação d eum lar do jovem jogador nos muitos edificios que temos em Braga. Até a nossa velhinha Pousada da juventude que me parece vai mudar daria um local otimo para acolher jogadores, ter uma governanta à antiga e um leque de pessoas para os serviços normais de um lar: cozinha, estudo e acompanhamento.

A Academia é , volto a dizer, para quem pode... e não sei se com este anadamento nós poderemos sem estar a comprometer o futuro desportivo do clube...

Não podemos olhar só ao crescimento do clube, devemos olhar também para a localização geográfica da academia. Ficamos em grande vantagem para absorver os talentos do minho e do alto minho, (nao sei como funciona com jovens galegos) já que somos a única academia da zona e a segunda mais próxima é em Gaia, sem metade das condições que nós podemos oferecer ( o Porto tem uma estrutura de captação diferente )

Isto só para dizer que a academia vem servir uma região inteira.

GALEGO

Quote from: ric on 07 de July de 2016, 15:49
bem, a minha intervenção anterior sobre o miudo da ponte da Barca era apenas um exemplo. Não pensem que com a Academia isto agora vai ser só ouro reluzente... è uma infraestrtura carissima de sustentar e o clube ainda não tem - qto a mim que opto por ser realista em vez de otimista -  peso económico suficiente...
veja-se os contratos de publicidade, da TV em comparação com terceiros (os 3g...) além da massa associativa não estar a crescer em sintonia com os resultados desportivos do clube. Veja-se a nossa assistencia média, veja-se o entrave que se faz para obstacularizar a entrada livre a jovens, o futuro do nosso clube... enfim, outras histórias...

Não fui contra a Academia mas sim com o rumo que pode vir a tomar fruto de algum megalominismo de alguns dirigentes... è que isto não é um jogador , contratado erradamente e que um ano depois se recambia mesmo chorando o dinheiro derramado. Como estou a ver o rumo da Academia, parece-me que tetremos mais "olhos que barriga".  No atual estado do clube, as infraestruturas utilizadas são mais do que suficientes para a formação. Não é por falta de campos que perdemos na formação. Um campo em Trandeiras fica mais ou menos á mesmA DISTANCIA DA aCADEMIA.
Qto a mim, a concentração de logistica é importante mas não decisiva para o sucesso. O sucesso , na fpormação vence-se com excelente captação de valores, olheiros como devem ser, capacidade de atração monetária, técnicos excelentes, supervisão tecnica de nível. Isto é possivel sem Academias e estamos na vertente do treino.
Se falarmos na vertente educacional, opte-se por parcerias com celégios privados.
Na vertente social e educacional, opte-se pela criação d eum lar do jovem jogador nos muitos edificios que temos em Braga. Até a nossa velhinha Pousada da juventude que me parece vai mudar daria um local otimo para acolher jogadores, ter uma governanta à antiga e um leque de pessoas para os serviços normais de um lar: cozinha, estudo e acompanhamento.

A Academia é , volto a dizer, para quem pode... e não sei se com este anadamento nós poderemos sem estar a comprometer o futuro desportivo do clube...

Fica bem ter Academia. E sería sempre desejável... Mas nas palavras do amigo Ric existe muito de verdade e muito de preocupaçao responsável de um grande braguista. Fico tan só com... "è uma infraestrutura carissima de sustentar e o clube ainda não tem - qto a mim que opto por ser realista em vez de otimista -  peso económico suficiente..."
Esta afirmaçao do Ric é uma imensa verdade, por muito que doa...
Até agora, vamos vendendo jogadores para poder soster o orçamento do clube em níveis que nos permitam competir a um nível interessante... Sería triste que tenhamos que -ainda a mais, a maiores- vender jogadores para poder soster os elevados custos que a Academia va ter... Sendo assim, acabaríamos por baixar o nosso nível competitivo...e isso nao sería do agrado dos adeptos.
Acho que sería bom reformular o projecto : afrontar de momento, só uma primeira fase de construcçao dos varios campos de treino e do "mini-estadio" para jogar a equipa B; por tanto : levar adiante o estrictamente necesario. O resto, podería e devería ficar para tempos melhores. Sendo importantes os custos de construçao, isto é tal vez o de menos... Sustentar depois, ano a ano, toda a infraestructura -que inclue campos, edificios, pessoal que deve aumentar, novos técnicos, tal e qual...- é obra...
Nao é coisa de botar abaixo o projecto, senao de ir asumindo o projecto na medida do razoável. Por fazer isto que referí, o clube nao va deixar de ser importante; por tirar para adiante, afrontar tudo e nao reflectir podemos complicar mesmo o presente baixo a desculpa de querer ter futuro...
Acho que o amigo RIC só cometeu um pecado leve : ser tao breve na sua primeira e contundente afirmaçao. Uma vez que fez a segunda intervençao explicando adequadamente, Ric está a fazer um grande contributo á reflexao necessaria para nao deixarnos ir pelos caminhos do "cavalo grande, ande ou nao ande..."

LeonelP

Infelizmente não há nada a fazer. Tentei escrever um texto mas o Ric resumiu tudo. Agora já que trabalhar para sustentar o projecto. Não vai ser fácil.

ric

o que pretendo dizer é que muitos de nós, enebriados pelo crescimento desportivo se esquecem que ainda falta muita coisa. Não temos ainda PRESENÇA  que se veja na cidade e região, não regateamos ainda c0m força no universo da sponsorização nacional, ainda andamos titubeantes na afirmação desportiva nacional presos a uma subservi~encia em relação aos grandes e tentando equipararmo-nos a eles em questões que não podemos por força de uma desunião com os pequenos.
Tenho para mim, e claro que posso estar profundamente errado, que nos deviamos unir sim aos clubes mais pequenos, reclamando justiça e equidade (direitos de TV, anormalidades antidesportivas dos sorteios condicionados, etc, etc) do que andar nos corredores do poder agarrados a LVP ou BC ou PC em que nos sugam o tutano e são nossos amigos quando lhes dá jeito.
Acho mesmo que a estratégia de posicionamento do clube a nível nacional está errada, estando do lado de quem nos quer ver longe e não compreende os nossos reais problemas.
Tenho pena que o clube não tenha tomado uma posição pública a favor do Gil Vicente, um clube da região, minhoto e com quem só teriamos a ganhar se fossemos...irmãos...

Tudo isto para dizer que muito há a fazer antes mesmo de nos abalançarmos com objetivos grandes num clube , infelizmente, ainda pequeno e que trata os associados como se sabe, por exemplo...

Tenho sentido pela cidade e nos "mentideros" alguns comentários a um aumento de passivo que não estava em perspectiva e que ainda não vi a SAD comentar. Ouvi ainda alguns comentários a problemas com crédito... digo-o da mesma forma que o ouvi. Sem meios de prova e com a consciência de que posso estar a ser injusto para uma SAD que já nos deu tanta alegria e para um Presidente que é só " O MELHOR PRESIDENTE DE SEMPRE DO SCB".

Mas sei bem que a ambição humana é enorme e que por vezes, se dão passos maiores que a própria perna.
E eu, sócio deste clube há mais de 40 anos, já passei por muito. De comissões administrativas a chave do clube entregue na camara, já vi muito...
Por isso, e como diz o povo, cautelas e canja de galinha... sim, porque o futebol não é uma ciência exata e nem todos os anos se vende jogadores ao ritmo que temos vendido...

Creio que o nosso clube está sériamente colocado numa crise de crescimento. Em que , em analogia, já não é uma criança (desportivamente falando) nem um adulto. Tem as suas crises de identidade, de rebeldia, de sentir que tem o rei na barriga e é dono do mundo...

Sei que o que digo pode ferir suscetibilidades e que é mais natural apoiar todas as medidas que nos engrandeçam de imediato. Os mais novos podem pensar que isto é "boata abaixismo" que o nosso SCB é o maior e que em breve seremos campeões. Não vejo assim as coisas. Caminhamos bem mas sem deixarmos um rasto de afrimação que nos permita ser um dia campeão. Não nos deixam. Não nos vão querer ver no Municipio com a Taça na mão. porque não temos peso na FPF, na Liga, na arbitragem, nos meios económicos, porque nos faltam 50000 associados.
E isto meus amigos é crucial...

rpo.castro

Obviamente para qualquer um com 2 dedos de testa, que a união dos pequenos por um desequilíbrio menor é a única solução. Mas há algum dirigente que tenha um minimo de inteligência? Quantas oportunidades foram desperdiçadas nos últimos 2 anos apenas em que foi cada um por si, agarrando se a um tubarão qual remora?

Sendo assim só nos resta seguir o nosso caminho e os outros, que seja com o Ronaldo diz.

Uma academia, não necessariamente está, não é só para crescer. É para sobreviver também. Para crescer também em muitos outros vectores temos de mexer e na maioria inverter o rumo. Mas não é com conversas ou boa vontade que os sócios irão aparecer e o clube crescer.
Precisamos de sucesso Desportivo para crescer para acrescentar maior sucesso (sem hipotecar o futuro obviamente).
Quem não sente não é filho de boa gente.