News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Cidade Desportiva do SC Braga

Started by fabio78, 11 de June de 2012, 23:42

Previous topic - Next topic

filipescb

Eu bem avisei, que o projecto que apresentaram era impossivel pois ocupava terrenos privados. Continuo sem saber como vão encaixar a academia ali, mas estou á espera para ver.

LS

Não há maneira de impugnar isto?

De qualquer das formas, felicidades aos que se queriam aproveitar do projecto para fazer umas massas faceis, podem continuar a deixar os terrenos ao abandono para as cabras pastar.

Cmcorreia

Ao tempo que se sabia que parte dos terrenos eram privados... Foi falado aqui, e na assembleia...

Como é lógico os donos tentaram ganhar o que achavam justo...

O problema daqueles terrenos é que para pouco ou nada vão servir, pois no PDM (se não estou em erro) estão destinados a equipamentos...

Claro que aquilo já não vai ficar nada do que foi apresentado (será que vão apresentar a reformulação?), mas se vai ficar mais pequeno, talvez, repito, talvez fique mais barato, e sinceramente para mim é boa notícia... Temo sobre os custos desta obra... Mas siga para bingo!
Cláudio Correia

filipescb

Agora a culpa é dos privados que têm os terrenos para as cabras pastar, fazem mal o projecto não conseguem o básico que são os terrenos necessários, e agora a culpa são das pessoas que têm os seus terrenos. Respeitem os bens das pessoas, elas não têm culpa da incompetência de alguns, só falta agora exigir a doação do terrenos. Ha cada um.

kiko scb

Quote from: filipescb on 21 de December de 2015, 23:17
Agora a culpa é dos privados que têm os terrenos para as cabras pastar, fazem mal o projecto não conseguem o básico que são os terrenos necessários, e agora a culpa são das pessoas que têm os seus terrenos. Respeitem os bens das pessoas, elas não têm culpa da incompetência de alguns, só falta agora exigir a doação do terrenos. Ha cada um.
Isto.

Mary

#365
Olá a todos,

Não querendo imiscuir-me em territórios que evidentemente desconheço, este assunto merece-me apenas algumas observações:

1. No que concerne à possibilidade de aparecerem moradias no meio da Academia, isso só acontecerá se a CMB "andar a dormir"! Seria necessário desafetar terreno para esse tipo de construção. Não sabendo os trâmites em que isso se processa, sei que o vereador responsável, Miguel Bandeira, não andará propriamente "a dormir" nestas questões. Conheço-o como académico, e sei que é  muito bom naquilo que faz, a cor política que representa é para mim absolutamente despicienda.

2. Acredito que há projetistas e entre esse bons arquitetos a trabalhar no projeto. Como ainda não conheço a proposta de redesenho, não me posso pronunciar. Como parto do principio que temos excelentes profissionais nessas áreas em Braga,que infelizmente por vezes tem de trabalhar noutras cidades para implementarem as suas ideias (veja-se por exemplo a arquiteta responsável pela requalificação do vizinho "hispânico" Toural), prefiro acreditar que surgirá um redesenho de qualidade. Outros podem legitimamente achar que ficará uma "manta de retalhos", mas neste momento, quer quem se mantém otimista, quer quem está mais pessimista estará simplesmente a especular. Sem proposta para reapreciar, não podemos tirar conclusões, julgo eu...

3. No que respeita aos privados, têm obviamente todo o direito de obter o máximo lucro possível. Obviamente exigir muito mais do que os terrenos valem realmente é simplesmente especulação. O Braga teria 2 hipóteses: ceder e pagar por terrenos aquilo que eles não valem, ou redimensionar o projeto. Parece-me bem a 2ª opção, é uma opinião.

4.No que concerne à desafetação de terrenos, sei também que se a CMB quiser os terrenos ficarão lá durante gerações sem possibilidade de dar aos seus proprietários qualquer lucro. Nem o "dono disto tudo" cá do burgo, arqui-inimigo declarado do lisboeta Sá Fernandes, com todo o poder que tem, conseguiu contornar uma limitação do PDM  bem feita e sustentada noutros terrenos bem famosos cá de Braga...Portanto, se eu tivesse algum poder na Câmara, como alguns têm, certamente trataria de "fechar essa  porta" durante uns bons anos... Digo-o, não porque considere ilegítimo querer lucrar com a venda dos terrenos, mas porque antes dos interesses pessoais dessa família, está o interesse geral dos bracarenses.  Parece-me que um espaço de lazer, livre de atentados paisagísticos  e de moradias no seu seio é um muito mais interessante e legítimo para o bem público...
Abraço a todos

Freitas

Isto da ACADEMIA está a tornar-se um imbróglio. Agora é o Tribunal de Contas que coloca reservas ao projecto e a juntar a isto mais o problema de alguns terrenos serem de privados. Espero que haja bom senso e tudo se resolva, mas que as coisas não estão a começar bem isso é evidente. Outros clubes têm academias (Caixa Campus Seixal) com dinheiros públicos, têm pavilhões com dinheiros públicos (Dragão Caixa), têm academias oferecidas pelas Câmaras Municipais (Olival - CMGaia)....mas só ao SCBRAGA é que colocam entraves!!
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

kiko scb

Quote from: Freitas on 07 de January de 2016, 12:08
Isto da ACADEMIA está a tornar-se um imbróglio. Agora é o Tribunal de Contas que coloca reservas ao projecto e a juntar a isto mais o problema de alguns terrenos serem de privados. Espero que haja bom senso e tudo se resolva, mas que as coisas não estão a começar bem isso é evidente. Outros clubes têm academias (Caixa Campus Seixal) com dinheiros públicos, têm pavilhões com dinheiros públicos (Dragão Caixa), têm academias oferecidas pelas Câmaras Municipais (Olival - CMGaia)....mas só ao SCBRAGA é que colocam entraves!!
Amigo, mas a questão é mesmo essa. Estes entraves deviam ser colocados a todos, e não andar com artimanhas para ver se limpam terrenos a pessoas que esperam receber o justo pelo que é delas.
Isto tudo a meu ver foi nada mais nada menos do que uma campanha de marketing do Salvador quando começou a sentir pressão de eventuais candidatos, como é o caso do PLI.
Foi tudo feito em cima do joelho e a prova disso é que deram certezas de que as obras arrancariam no inicio de Novembro e até à data ainda nada aconteceu... 2 meses depois.

guerreiro1921

É lamentavel esta irresponsabilidade da direção do braga em relação a um assunto tao importante como este.
Apresentaram o projeto à pressa. Nao apresentaram valores detalhadamente, mostrando apenas o valor final. Já passaram 2 meses da data do arranque das obras, e essas, nem ve-las. Ainda nao se sabe quem vai ser o contrutor. São inumeros os problemas relacionados com o uso de terrenos privados, o que implica um novo projeto ( que nao foi votado por nos)
BASTA!!!!
Este assunto é demasiado sério para ser tratado com tanta benevolência. Involve muito dinheiro, podendo comprometer o clube num futuro próximo.
Mais uma vez fica provado que a transparência não é o ponto forte do scbraga.

Robalo

Vamos lá ver como corre a pre-época 2016/17 nesta nossa nova casa.

frg1983

Para resfriar o entusiasmos dos resultados e da campanha desportiva, era bom que a direcção pudesse explicar o que se passa com a construção da academia, ou melhor, com o financiamento dela. Parece que as coisas não estão muito fáceis, ao contrário do que vieram apregoar na assembleia geral de aprovação da construção da mesma.

Já agora andei a vasculhar os relatórios de contas. Acho que o Rafa ainda vai rolar muita tinta..

Não sou de criar boato ou contestação, mas já era tempo de termos explicações sobre o futuro do nosso clube.

Saudações Braguistas!!
[url="//porbragapelobraga.blogspot.com"]porbragapelobraga.blogspot.com[/url] ..visitem.. Saudações Braguistas

L3GENDE

Vós no campo          Nós na bancada

Somos um só            "Braga"

Duarte

Quote from: L3GENDE on 09 de April de 2016, 16:32
Há avanços ?

Os terrenos já começaram a ser limpos.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

LS


jorjao


JotaCC

Governo autoriza ajudas públicas à academia do Sporting de Braga

O secretário de Estado do Desporto assinou um despacho em que reconhece o "interesse público" do projecto, viabilizando assim a cedência de terrenos da autarquia para a construção.
O Governo reconheceu o "interesse público" na construção da academia de futebol do Sporting Clube de Braga, um projecto com um custo a rondar os 12 milhões de euros que está a ser edificado no Parque Norte, junto ao estádio municipal, e inclui o centro de formação e um pavilhão multiusos.

Na prática, o estatuto agora conferido excepciona o emblema minhoto da limitação que consta da Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto, segundo a qual "os clubes desportivos participantes em competições desportivas de natureza profissional não podem beneficiar, nesse âmbito, de apoios ou comparticipações financeiras por parte do Estado, das regiões autónomas e das autarquias locais, sob qualquer forma".

Em causa está a cedência de perto de 12 hectares de terrenos por parte da Câmara de Braga, aprovada a 14 de Setembro com o voto favorável da maioria PSD/CDS-PP/PPM e também da CDU. Os socialistas que em 2004, então no poder, decidiram a expropriação daqueles terrenos por quase cinco milhões de euros, votaram contra, alegando que naquele espaço devia ser construído o parque da cidade.

Ao justificar esta doação, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, referiu no dia da votação que o clube liderado por António Salvador irá "reverter em benefício da comunidade os serviços da academia, com garantia de que a população vai poder usufruir do espaço". O Negócios questionou o município bracarense sobre o valor a que estão actualmente avaliados os terrenos efectivamente cedidos, mas não obteve resposta até ao momento.

Além destes terrenos, em Novembro a autarquia cedeu também ao clube o direito de superfície, por um prazo de 40 anos, do terreno onde está o "esqueleto" da piscina olímpica. Iniciado em 2005 por Mesquita Machado, a construção parou em 2008 por falta de verbas depois de terem sido ali investidos perto de oito milhões de euros. Este complexo ao abandono, localizado também nas imediações do novo estádio, será convertido num pavilhão multiusos que será a casa das modalidades dos "arsenalistas", à excepção da natação e do atletismo.

Segundo a apresentação feita pelo presidente do clube, António Salvador, a futura academia terá um mini-estádio com capacidade para 1.500 espectadores, seis campos de treino, áreas de lazer e serviços administrativos. Depois de muitos anos de espera, o projecto acabou por ser aprovado em assembleia-geral a 7 de Outubro de 2015, e mostrado em formato de vídeo aos sócios da agremiação minhota.


No despacho em que reconhece o interesse público do projecto, assinado a 31 de Março pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Wengorovius Meneses justifica que as "academias de formação de futebol são hoje uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da formação de atletas, na medida em que a criação de espaços que disponham de todas as condições necessárias para o treino e competição tem-se revelado determinante".

"A Academia do Sporting Clube de Braga, um complexo de formação desportiva que incluirá zonas de convívio e lazer, equipamentos desportivos, lar residencial para acolhimento de jovens deslocados, espaços comerciais e outras construções de interesse complementar, promoverá o desenvolvimento do desporto de formação no município de Braga e em toda a região do Norte de Portugal", escreve o governante no diploma publicado esta segunda-feira, 11 de Abril, em Diário da República.

JORNAL DE NEGOCIOS

Sérgio Gonçalves

#376
Quanto mais tarde o clube se endividar por causa deste megalómano e desajustado projecto, melhor! Há 6 meses o custo era de 10M€, agora já vai em 12M€ e eu pergunto, quem é que vai financiar isto? Como é que um clube com receitas que nem chegam a 1M€ se consegue financiar para este projecto? Quem é que vai pagar esta fatura? Oxalá esteja errado, mas receio e muito o futuro do clube. Nós não precisamos de Academias, precisamos isso sim de um centro de treino equipado e profissionais de excelência. É curioso como os melhores clubes de formação do Mundo começam a mudar o paradigma de formação e começam a por de lado o treino somente nas Academias.

[Editado]
Sócio nº 2014

LS

#377
A 1ª parte do projecto comporta apenas os campos de treino, e um edifício que irá incorporar os serviços administrativos, bancada interior, loja e museu do clube. Que está orçamentado em 5M€.

Acho importante o Clube vir a ter a sua Sede própria, um lugar de paragem e convívio para os sócios, ainda por cima quando este se encontra numa zona cada vez mais importante na cidade, visto que agora ao que tudo indica a cidade irá crescer para ali.

Sendo transparente e honesto, penso que este projecto irá ser uma real mais valia para o Clube.


Sérgio Gonçalves

Layne Staley e 5M€ não é muito? Como é que o clube vai pagar isto? Como? Eu ainda não vi qualquer modelo de financiamento e pelo que soube na AG isso não foi falado.
Sócio nº 2014

Robalo

Penso que um assunto desta importância merecia mais do que um tópico iniciado com letra minuscula.