News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

O Europeu e os "nossos rapazes"

Started by ric, 26 de May de 2012, 22:12

Previous topic - Next topic

Zav

Nuno Gomes, vai entregar o prémio do melhor jogador em campo, numa das meias finais do Euro-2012 ;)

Kriticus

Quote from: Zav on 19 de June de 2012, 15:17
Nuno Gomes, vai entregar o prémio do melhor jogador em campo, numa das meias finais do Euro-2012 ;)

Vai entrega-lo ao Custódio ;)

Olho Vivo

Fizemos um belo jogo, com um resultado que não espelha, nem de perto nem de longe, a diferença entre as duas equipas em campo.

Mas nós temos a tendência para os extremismos e se antes éramos incapazes de ver o que de bom a equipa tinha feito (mesmo com limitações), agora omitimos as facilidades concedidas por uma das equipas mais incompetentes do ponto de vista defensivo, de todas as que estão no euro. Sem retirar mérito à nossa selecção (que soube aproveitar a postura do adversário), não podemos deixar de considerar este aspecto. Toda a gente sabe que temos alguns jogadores que, se lhes for concedido espaço, são capazes de pintar a manta. E foi o que fizeram, bem escudados por uma boa organização colectiva e - muito importante - mostrando grande força mental, ao reagirem com vigor mas sem sofreguidão ao golo madrugador da Holanda.

De qualquer modo, não podemos persistir no desperdício de tantas oportunidades de golo. No final do primeiro tempo, já deveríamos ter virado o resultado... do avesso! Em jogos mais equilibrados, podemos ter dissabores, se não formos mais eficazes.

Quanto ao Ronaldo, foi inevitavelmente o melhor em campo. Teve espaço para fazer o que mais gosta, quase tudo lhe foi saindo bem, inclusive as solicitações para os colegas (magistral a assistência para Nani falhar incrivelmente à boca da baliza). Mas foi-o porque a equipa também correspondeu. Conseguiu estancar quase sempre bem o jogo holandês e teve volume de jogo ofensivo. Foi uma equipa, na verdadeira acepção da palavra, por contraste com o seu adversário.

Infelizmente, continuamos a fazer disto um show-Ronaldo - e não estou a dizer que a culpa é (pelo menos só) dele. Fazem-se black-outs por causa de críticas a Ronaldo, fazem-se capas de jornais a dizer que a Bola de Ouro vem a caminho (outra vez Messi!)... Este clima não é bom nem para a selecção, nem para Ronaldo. Se o jogo frente à Dinamarca tinha servido para alguma coisa fora para mostrar que a equipa não se reduz a Ronaldo e que temos capacidade para ganhar mesmo "sem" ele. Creio que isso foi positivo para todos, mesmo para o próprio Ronaldo. Mas, infelizmente, rapidamente esquecemos que estamos a falar de um jogo colectivo e... toca a endeusar Cristiano. Causa-me urticária a constante utilização de "o melhor do mundo" para o designar, como se isso fosse uma evidência objectiva (ainda se fosse ele o detentor do troféu). É evidente que isso lhe coloca pressão. Pudera: não deve ser fácil estar à altura das botas do melhor do mundo. Ter de ser sempre melhor do que todos os outros... como se o futebol não fosse um jogo colectivo...

Enfim, espero uma partida muito mais difícil contra a República Checa, uma equipa muito mais organizada do que a Holanda e que soube mudar após uma entrada desastrada no Euro. Penso que vamos ter dificuldades porque esta equipa sabe ter a bola, é paciente... Não enche o olho mas é uma equipa que, acredito eu, vai tentar deixar-nos com pouca bola. Espero um jogo muito mais fechado e mais "chato" do que o que foi este Portugal-Holanda.

NOTA: excelente a entrada do Custódio em campo. Esteve mesmo muito bem - o que para a maioria de nós, braguistas, não foi surpresa. Já o Nelson Oliveira entrou muito mal (ainda que tenha entendido a lógica da substituição). Não quero discutir a sua valia potencial mas faz-me confusão a insistência de tantos adeptos num miúdo que mostra constantemente a sua verdura, tomando más decisões sobre más decisões quando em situação de vantagem ou igualdade numérica. Esta aprendizagem tem de a fazer no seu clube (em que praticamente só jogou para cumprir o requisito de jogadores portugueses no onze em jogos da Taça da Liga), não na selecção! Percebo que dada a escassez de bons pontas-de-lança em Portugal, a selecção o deva acarinhar mas que não se faça dele aquilo que (pelo menos, ainda) não é. O Postiga, com todos os defeitos que possa ter, tem de jogar, não temos melhor (neste sistema táctico).

Sérgio Gonçalves

Pedro, boa analise, mas Portugal da-se bem sem bola, portanto acredito que estaremos bem contra a Rep. Checa de quem ainda não vi jogo algum. Quando se joga com Meireles temos de estar habituados a estar sem bola :)

Sobre o Postiga eu faço-te uma pergunta, em quantos lances de golo esteve ele nos 3 jogos em que participou?
Sócio nº 2014

PAF

Olho Vivo tens aqui uma análise objectiva e realística daquilo que tem sido a selecção, quase sem tirar nem pôr!Desde a análise das expectativas até à análise do próprio jogo.
Acho só te faltou um pormenor,a  defesa... com tantas criticas se calhar não se tem criticado ou sequer analisado a nossa defesa, sofremos golos em todos os jogos, sem ser os checos se calhar até somos das piores defesas, embora neste euro todas as equipas têm sofrido golos em quase todos os jogos, tem havido muitos.

Quanto ao Ronaldo embora perceba e é objectivo que a selecção não pode nunca ser só ele para quem vê de fora em Portugal e estrangeiro, é Ronaldo e mais 10, como se formos falar da Argentina é Messi e mais 10, esse sabes que está lá e os 90minutos vais estar em cima dele para ver o que faz, os outros vem por acréscimo é quase inevitável e por vezes até no Barcelona e Real cheios de estrelas se diz isso! Quanto mais numa selecção.
Ele é a estrela do Euro, seja pela negativa ou pela positiva. Se jogar como com a Dinamarca será o vilão e alvo de todas as criticas, se jogar como com os Holandeses, será o maior e um Deus na Terra! Com estrelas destas para a maior parte do pessoal e principalmente jornalistas não há um meio termo, é sempre 8 ou 80!
Para veres a diferença que há não há melhor que analisar o falhanço do Nani... tal como os falhanços de Ronaldo podia ter-nos posto fora do euro... mas compara as análises feitas a um e outro! O Nani foi como se fosse eu ou tu a falhar... nada se viu em lado nenhum, até pareceu uma coisa normal falhar um golo com a baliza completamente aberta!

Como dizes foi positivo ganhar à Dinamarca "sem" Ronaldo, mostramos equipa, e já disse por aqui em vários posts que isso é sem dúvida o maior destaque deste Euro, Portugal tem equipa, o 11 é mais que as individualidades, se não tivesse já estaríamos em casa, (melhor exemplo Holanda) mas o que foi discutido depois disso? Isso é que custa perceber. Ganhando ou perdendo vamos sempre ter ao mesmo! E nós comemos o que nos vão vendendo... Vês tv, lês jornais e o que se discute? salvo raras excepções vai desde a performance me campo (boa ou má) o carro ao penteado do Ronaldo, passando pela namorada como se o resto da equipa não existisse. E se no inicio quando todos pensavam que íamos fazer as malas numa semana teve o efeito negativo de parecer um circo,que não se estavam a preparar devidamente agora que as coisas correm bem, tem o efeito contrário, o endeusamento e entusiasmo exacerbado!
A república checa nem existe e já estamos nas meias onde jogamos com a Espanha que nem sequer está (nem cá devia estar se calhar) apurada! Com sorte perdemos com os checos e temos uma tragédia grega!
Uma tragédia pior do que se tivéssemos ficado somente pela fase de grupos...
Se calhar nós por cá esta época tivemos exemplos muito parecidos com a selecção, entre inicio, meio e fim da época muitas posições extremadas, desde o êxtase do 1ºlugar até ao declínio das 3 ou 4 derrotas finais!
Mesmo assim o black out propriamente dito não existe, todos os dias fala um jogador, no dia de jogo falaram pelo menos 2, é mais que suficiente parece-me! Durante este euro já tivemos mais entrevistas que muitas equipas dão em toda a época!


Olho Vivo

Quote from: Sérgio Gonçalves on 19 de June de 2012, 16:15
Pedro, boa analise, mas Portugal da-se bem sem bola, portanto acredito que estaremos bem contra a Rep. Checa de quem ainda não vi jogo algum. Quando se joga com Meireles temos de estar habituados a estar sem bola :)

Sobre o Postiga eu faço-te uma pergunta, em quantos lances de golo esteve ele nos 3 jogos em que participou?

Com a Alemanha, não marcámos.

Contra a Dinamarca, marcou o segundo. O primeiro resulta de um canto, no momento do terceiro já não estava em campo.

Contra a Holanda, no lance do primeiro golo, é o movimento dele que arrasta o central holandês permitindo a Ronaldo a diagonal nas costas deste, solicitado pelo João Pereira. Um movimento que, quase posso garantir, nenhum dos outros dois pontas-de-lança convocados faria. No momento do segundo, não estava em campo.

Atenção, não estou a dizer que o Postiga é um grande ponta-de-lança. Falta-lhe instinto e não é um grande finalizador. Mas um ponta-de-lança não serve só para marcar golos (sobretudo numa equipa que tem um "extremo" que marca 60 golos numa temporada e um outro que também sabe fazer golos). Postiga é, de todos, o que melhor o entende, o que mais espaços cria. É evidente que também a mim me leva ao desespero quando vai isolado e faz um passe ao guarda-redes ou quando tem a baliza à mercê e opta por mais uma finta mas... é o que há.

PAF

Quote from: Sérgio Gonçalves on 19 de June de 2012, 16:15
Pedro, boa analise, mas Portugal da-se bem sem bola, portanto acredito que estaremos bem contra a Rep. Checa de quem ainda não vi jogo algum. Quando se joga com Meireles temos de estar habituados a estar sem bola :)

Sobre o Postiga eu faço-te uma pergunta, em quantos lances de golo esteve ele nos 3 jogos em que participou?

Acho que o pedro queria dizer... o Postiga mostra pouco, mas e os outros serão melhores! Na posição dele, e neste momento duvido.
Para mim tem tido um papel importante, é o nosso melhor 1º defesa, tem corrido kilometros e temos ganho dezenas de bolas à sua custa, tem obrigado os defesas a errar.
Não tem tido muitas oportunidades, mas até tem jogado razoavel, tem um golo, podia ter marcado à Holanda também. Com a Alemanha não jogou tão bem, mas a equipa esteve muito atrasada em campo.

Sérgio Gonçalves

Pedro, não estou a falar de golos, estou a falar de lances de perigo. Falas na capacidade de decisão, não na finalização. Sobre o golo contra a Holanda (o primeiro) peço-te que revejas o lances da perdida do Ronaldo contra a Dinamarca. A movimentação do Nelson é igual. O Nelson oferece tanto em termos de jogo sem bola como o Postiga e ainda oferece jogo com bola, algo que Postiga infelizmente não tem. A melhor oportunidade de golo que Portugal criou contra Alemanha nasce numa jogada do Nelson, e não estávamos a falar de cepos a defender como a Holanda tem. Adicionalmente nao tenho duvidas algumas que se na perdida do Nani o movimento fosse executado pelo Postigas dirias que esteve bem :) É assim!
Sócio nº 2014

Olho Vivo

Quote from: Sérgio Gonçalves on 19 de June de 2012, 16:54
Pedro, não estou a falar de golos, estou a falar de lances de perigo. Falas na capacidade de decisão, não na finalização. Sobre o golo contra a Holanda (o primeiro) peço-te que revejas o lances da perdida do Ronaldo contra a Dinamarca. A movimentação do Nelson é igual. O Nelson oferece tanto em termos de jogo sem bola como o Postiga e ainda oferece jogo com bola, algo que Postiga infelizmente não tem. A melhor oportunidade de golo que Portugal criou contra Alemanha nasce numa jogada do Nelson, e não estávamos a falar de cepos a defender como a Holanda tem. Adicionalmente nao tenho duvidas algumas que se na perdida do Nani o movimento fosse executado pelo Postigas dirias que esteve bem :) É assim!

O Nelson Oliveira tem é qualidades individuais que poderão fazer dele um extraordinário avançado. Mas ainda não é. É um jogador que tem entrado em fase adiantada do jogo, quando o adversário está em desvantagem ou a carregar à procura do golo - e é nesse sentido que disse que compreendi a sua entrada porque, de facto, é um jogador com maior capacidade para ganhar as costas dos adversários. Contudo, com bola, é um jogador que sistematicamente decide mal. A tabela e o passe raramente são opções, mesmo quando em situações de ataque rápido em condições de igualdade ou vantagem numérica. Ora, um jogador destes... já o temos em campo mas melhor: o próprio Ronaldo, também longe de ser um primor na tomada de decisões. Simplesmente este tipo de jogadores (e porventura Nelson Oliveira lá chegará, o futuro o dirá) mesmo tomando decisões erradas, têm qualidade técnica e explosividade para terem êxito... mesmo escolhendo o caminho menos lógico para o golo. Um jogador que é um exemplo típico do que refiro é Hulk, um verdadeiro camelo na tomada de decisão mas... se é verdade que um simples passe colocaria um colega em frente do guarda-redes, pronto a facturar, também é verdade que ele mesmo optando pelo disparate de chutar a 35 metros da baliza pode perfeitamente marcar. E do que é que os adeptos gostam? De um jogador inteligente que lê o jogo na perfeição e instantaneamente decide o caminho mais curto para o golo? Ou daquele que escolhe passar por dois ou três jogadores em força e já sem ângulo marca um golo de bandeira... mesmo tendo ali ao lado um colega pronto a encostar?

Nelson Oliveira não faz qualquer sentido de início. Quando Portugal cria os lances de Ronaldo na segunda metade, a linha defensiva dinamarquesa está muito adiantada e desorganizada - o que é em parte natural, estavam à procura do empate. Quando marcámos o primeiro à Holanda, a linha defensiva holandesa de quatro homens estava perfeitamente formada. São momentos diferentes. E são movimentos totalmente diferentes: enquanto Postiga está com o central e recua arrastando-o consigo (Holanda), Nelson Oliveira traz a bola (em direcção à baliza) e tabela com Nani que lança em profundidade Ronaldo. Situações diferentes, momentos de jogo diferentes. Talvez Nélson evolua e se torne um jogador completo porque o potencial está lá. Mas tem de aprender a ser menos sôfrego e a compreender melhor o jogo.  Para já é mais um jogador a pensar sobretudo na baliza e não tanto no apoio ao resto da equipa.

E não estou com isto a tirar mérito ao Nélson Oliveira - que até entrou bem no jogo frente à Alemanha e cuja entrada me parece fazer sentido quando os adversários se adiantam à procura do prejuízo. Agora, de início, não creio. Faz-nos mais falta quem tabele e dê continuidade ao jogo do que quem receba a bola e pense em arrancar e chutar à baliza (porque para isso já vamos tendo Ronaldo e Nani).

magico_scbraga

À falta de melhor , o Postiga lá vai justificando a titularidade. O Nélson Oliveira, embora tenha potencial, já está a ser "estragado" pela imprensa. Com tanta ânsia de o ver a jogar ainda estragam o rapaz.
Quanto ao Hugo Almeida, embora seja um bom finalizador, parece-me que a imobilidade é um dos seus maiores defeitos.
Daí que se compreenda a decisão do Paulo Bento em renovar a confiança no Postiga..
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

rpo.castro

Quote from: magico_scbraga on 19 de June de 2012, 18:46
À falta de melhor , o Postiga lá vai justificando a titularidade. O Nélson Oliveira, embora tenha potencial, já está a ser "estragado" pela imprensa. Com tanta ânsia de o ver a jogar ainda estragam o rapaz.
Quanto ao Hugo Almeida, embora seja um bom finalizador, parece-me que a imobilidade é um dos seus maiores defeitos.
Daí que se compreenda a decisão do Paulo Bento em renovar a confiança no Postiga..
Pois, não é o melhor, mas é o menos mau ou o que mais encaixa no estilo de jogo da selecção.
Mas acho que prefiro tirar o postiga, colocar o varela e deslocar o ronaldo para o meio do que o nélson. Neste momento acrescenta pouco à selecção.
Quem não sente não é filho de boa gente.

MeZut#

Quote from: magico_scbraga on 19 de June de 2012, 18:46
À falta de melhor , o Postiga lá vai justificando a titularidade. O Nélson Oliveira, embora tenha potencial, já está a ser "estragado" pela imprensa. Com tanta ânsia de o ver a jogar ainda estragam o rapaz.
Quanto ao Hugo Almeida, embora seja um bom finalizador, parece-me que a imobilidade é um dos seus maiores defeitos.
Daí que se compreenda a decisão do Paulo Bento em renovar a confiança no Postiga..

O Postiga é o menos mau de todos os avançados que foram selecionados, ficaram de fora Vaz Tê e Nuno Gomes que para mim são melhores que os 3 que lá estão, Nélson Oliveira não sabe quando deve passar nem quando deve rematar, neste momento está também a sofrer imensa pressão da cs para o colocarem a titular, Hugo Almeida parece estar totalmente arrumado do Europeu e das escolhas de PB, é lento, é alto mas não ganha bolas de cabeça, jogador mesmo muito fraco! Já Postiga, envolve-se bem no ataque, desmarca-se bem, arrasta os defesas e sabe-se movimentar de forma a criar tabelas com os companheiros, apesar disso peca muito na finalização, e isto não pode ser num avançado, contudo é o melhor que temos!
Não pedimos que ganhem sempre, mas que joguem sempre para ganhar! S.C.BRAGA!

Enorme_Guerreiro

Quote from: magico_scbraga on 19 de June de 2012, 18:46
À falta de melhor , o Postiga lá vai justificando a titularidade. O Nélson Oliveira, embora tenha potencial, já está a ser "estragado" pela imprensa. Com tanta ânsia de o ver a jogar ainda estragam o rapaz.
Quanto ao Hugo Almeida, embora seja um bom finalizador, parece-me que a imobilidade é um dos seus maiores defeitos.
Daí que se compreenda a decisão do Paulo Bento em renovar a confiança no Postiga..

Desculpa, mas eu acho que é exatamente o contrário!!! Ele é mau finalizador, nao é um "matador", é um jogador mais talhado para jogar em contra-ataque com movimentações rápidas e bom remate. Aliás, o próprio Carvalhal, que o treinou esta época, disse isso mesmo há uns dias atrás no "Diário do Euro" na RTPInformação

rpo.castro

Quote from: CarlosV_SCB on 19 de June de 2012, 19:10
Quote from: magico_scbraga on 19 de June de 2012, 18:46
À falta de melhor , o Postiga lá vai justificando a titularidade. O Nélson Oliveira, embora tenha potencial, já está a ser "estragado" pela imprensa. Com tanta ânsia de o ver a jogar ainda estragam o rapaz.
Quanto ao Hugo Almeida, embora seja um bom finalizador, parece-me que a imobilidade é um dos seus maiores defeitos.
Daí que se compreenda a decisão do Paulo Bento em renovar a confiança no Postiga..

O Postiga é o menos mau de todos os avançados que foram selecionados, ficaram de fora Vaz Tê e Nuno Gomes que para mim são melhores que os 3 que lá estão, Nélson Oliveira não sabe quando deve passar nem quando deve rematar, neste momento está também a sofrer imensa pressão da cs para o colocarem a titular, Hugo Almeida parece estar totalmente arrumado do Europeu e das escolhas de PB, é lento, é alto mas não ganha bolas de cabeça, jogador mesmo muito fraco! Já Postiga, envolve-se bem no ataque, desmarca-se bem, arrasta os defesas e sabe-se movimentar de forma a criar tabelas com os companheiros, apesar disso peca muito na finalização, e isto não pode ser num avançado, contudo é o melhor que temos!
Acrescentaria o velhinho João Tomás: desmarca-se bem, tabela bem e marca que se farta (e apesar dos anos faz muitos golos de contra-ataque.
Quem não sente não é filho de boa gente.

magico_scbraga

Quote from: Enorme_Guerreiro on 19 de June de 2012, 19:24
Quote from: magico_scbraga on 19 de June de 2012, 18:46
À falta de melhor , o Postiga lá vai justificando a titularidade. O Nélson Oliveira, embora tenha potencial, já está a ser "estragado" pela imprensa. Com tanta ânsia de o ver a jogar ainda estragam o rapaz.
Quanto ao Hugo Almeida, embora seja um bom finalizador, parece-me que a imobilidade é um dos seus maiores defeitos.
Daí que se compreenda a decisão do Paulo Bento em renovar a confiança no Postiga..

Desculpa, mas eu acho que é exatamente o contrário!!! Ele é mau finalizador, nao é um "matador", é um jogador mais talhado para jogar em contra-ataque com movimentações rápidas e bom remate. Aliás, o próprio Carvalhal, que o treinou esta época, disse isso mesmo há uns dias atrás no "Diário do Euro" na RTPInformação

Achas, portanto, que ele é um jogador rápido e móvel ?  ???
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

rpo.castro

Quote from: magico_scbraga on 19 de June de 2012, 19:26
Quote from: Enorme_Guerreiro on 19 de June de 2012, 19:24
Desculpa, mas eu acho que é exatamente o contrário!!! Ele é mau finalizador, nao é um "matador", é um jogador mais talhado para jogar em contra-ataque com movimentações rápidas e bom remate. Aliás, o próprio Carvalhal, que o treinou esta época, disse isso mesmo há uns dias atrás no "Diário do Euro" na RTPInformação

Achas, portanto, que ele é um jogador rápido e móvel ?  ???
Ele é tão lento que quando a equipa recupera a bola e parte para o contra-ataque, ele ainda se está arrastar na área e surpreende os defesas  ;D
Quem não sente não é filho de boa gente.

brigada da relote

Quote from: Olho Vivo on 19 de June de 2012, 15:30
NOTA: excelente a entrada do Custódio em campo. Esteve mesmo muito bem - o que para a maioria de nós, braguistas, não foi surpresa. Já o Nelson Oliveira entrou muito mal (ainda que tenha entendido a lógica da substituição). Não quero discutir a sua valia potencial mas faz-me confusão a insistência de tantos adeptos num miúdo que mostra constantemente a sua verdura, tomando más decisões sobre más decisões quando em situação de vantagem ou igualdade numérica. Esta aprendizagem tem de a fazer no seu clube (em que praticamente só jogou para cumprir o requisito de jogadores portugueses no onze em jogos da Taça da Liga), não na selecção! Percebo que dada a escassez de bons pontas-de-lança em Portugal, a selecção o deva acarinhar mas que não se faça dele aquilo que (pelo menos, ainda) não é. O Postiga, com todos os defeitos que possa ter, tem de jogar, não temos melhor (neste sistema táctico).
A sério, Pedro? Não esperava. Espero que isso não seja um comentário depois de teres visto o post do blog Lateral Esquerdo. Não escondo que sou um adepto do Nelson Oliveira. Não sei se é por conhecer a família ou a terra dele, mas gosto das suas qualidades. O miúdo só quer marcar um golo. Deixem jogar o Nelson (Mantorras)!!! ;D

C. Ronaldo não passou 2 jogos inteiros a olhar para o seu próprio umbigo, jogando sozinho contra o Mundo, só para marcar um golo? Interessante é que precisamente durante esse tempo, o gajo dos penteados ao intervalo só falava de Messi para aqui, Messi para alí. Marca 2 golos e já nem ele, nem os colegas dizem uma única palavra. Porquê? É o melhor do Mundo, dentro dos relvados, porque fora... tem muito para aprender.

Nelson quer marcar e isso está a influênciar o seu jogo. Este último foi evidente, mas contra a Alemanha, em metade do tempo, fez mais que o Postiga. Para mim Nelson é mais interessante que Postiga. Postiga é para jogos mais abertos ou perante defesas mais calminhas. Com defesas fortes, Postiga é uma nulidade. Referes más decisões do Nelson, mas e nos outros? Curiosamente o Lateral Esquerdo só encontrou esse problema neste jogo. Postiga não consegue ter aquele instinto de rematar logo. Espera, espera, ajeita para o melhor pé, agora põe-na redondinha... e depois fica sem ela, ou sob pressão atira fraco. Bah!!!

Já agora, como acho que és um leitor assíduo dele blog, também reparaste na má decisão do Nelson, quando em posição frontal decidiu rematar, em vez de lateralizar para Ronaldo, quando este tinha o defesa contrário de costas para o lance, o que faria com que Ronaldo avançasse para a baliza sem grandes problemas, podendo mesmo vir a facturar. O que fez Ronaldo pouco depois? Ronaldo leva a bola para o ataque, Nelson entre os centrais faz o movimento de desmarcação. Ronaldo, podia meter lá a bola e isolaria o avançado do Benfica. O que fez? Um passe 1m mais lateralizado para Coentrão que vinha a acompanhar o jogador do Real Madrid, para este desta forma aparecer na área a finalizar. Porque não passou a Nelson? Birra? Castigo? CR7 é um jogador mimado, com mania. Não merece ser capitão. Pepe ser ter nascido em Portugal merece-o mais. Moutinho também não seria uma má escolha.


ricardobraguinha

#517
Quote from: rpo.castro on 19 de June de 2012, 18:58
Quote from: magico_scbraga on 19 de June de 2012, 18:46
À falta de melhor , o Postiga lá vai justificando a titularidade. O Nélson Oliveira, embora tenha potencial, já está a ser "estragado" pela imprensa. Com tanta ânsia de o ver a jogar ainda estragam o rapaz.
Quanto ao Hugo Almeida, embora seja um bom finalizador, parece-me que a imobilidade é um dos seus maiores defeitos.
Daí que se compreenda a decisão do Paulo Bento em renovar a confiança no Postiga..
Pois, não é o melhor, mas é o menos mau ou o que mais encaixa no estilo de jogo da selecção.
Mas acho que prefiro tirar o postiga, colocar o varela e deslocar o ronaldo para o meio do que o nélson. Neste momento acrescenta pouco à selecção.

No meu ponto de vista isso n faria qq sentido na forma de jogar da nossa seleçao..
Ora vejamos, recapitulando e utilizando algumas palavras do forista Olho Vivo, palavras essas que tambem ja tinha referido anteriormente. Supondo que o Pb optaria por essa estrategia, n teriamos postiga mas sim ronaldo no centro e varela na ala, o que iria impossibilitar movimentaçoes de pl, as mesmas acima referidas feitas pelo postiga..

Entao iriamos ter o ronaldo a fazer essas movimentaçoes para arrastar os defesas com ele, enquanto o varela rasgaria aquela ala e movimentar-se para o centro com menos um defesa (arrastado pelo ronaldo), mas, nesse caso n teriamos a velocidade nem a criatividade que o o ronaldo impoe nas movimentaçoes (laterais para o centro), ou seja perderiamos a nossa maior arma no ataque assim sendo, (isto n invalidando que teriamos mais criatividade a nivel de finalizaçao), no entanto "perdiamos" uma ala ou velocidade e criatividade na mesma.. Resumidamente aqui sim esta troca poderia invalidar toda a nossa estrategia ofensiva..

É importante referir que a seleçao portuguesa n é o real madrid por muito que os foristas possam confundir, isso funciona bem no real madrid com a estategia que o mourinho monta e jogadores a altura da mesma (n digo que o varela n tenha potencial para tal), mas na minha modesta e humilde opiniao perderiamos fulgor atacante movimentando o ronaldo para o centro..

Concluindo acho que o PB esta a optar pela estrategia correta, pode parecer um bocado contraditorio ao que disse anteriormente, mas n, a estrategia é boa a forma como a executa nem sempre é melhor, e n me estou a referir ao plano de ataque mas sim defensivo, mais precisamente nas laterais onde o nosso DE n tem apoios quando necessarios, e refiro-me so ao lado esquerdo porque penso que seja o caso mais problematico (n por o coentrao ser mau, bem pelo contrario, tem sido quase perfeito), mas sim pq n se consegue dividir em dois e marcar 2 jogadores ao mesmo tempo (foi serventia da casa no jogo contra a dinamarca principalmente), e o que mais me preocupa foi n ter visto o Pb tenta esboçar uma soluçao para esse grave problema que podia ter provocado grandes disabores..

rvx

#518
Li uma opinião "estrangeira" sobre o Hélder Postica, com a qual concordo, que diz que ele possui cérebro, mas não é dotado de características físicas que o permitam concretizar o que planeia. É um jogador frio, que se sabe movimentar e antecipar as jogadas, mas é lento e possui uma técnica talvez pior do que a que deveria demonstrar. Isto pode parecer uma crítica negativa, mas trata-se na realidade de um elogio. Penso que ele é mesmo o melhor avançado que temos para o nosso estilo.

Em relação à possibilidade de colocar o Ronaldo no meio, a experiência do mundial 2010 é suficiente para fazer-me crer que isso não funcione, em parte pelas razões já aqui apresentadas. Lamento muito mais a ausência de um médio de cariz mais ofensiva como Deco. Até agora, o poder das nossas alas tem sido suficiente para criar ocasiões de golo, mas noutros jogos tal poderá não acontecer.

Olho Vivo

#519
Quote from: brigada da relote on 19 de June de 2012, 19:40
Quote from: Olho Vivo on 19 de June de 2012, 15:30
NOTA: excelente a entrada do Custódio em campo. Esteve mesmo muito bem - o que para a maioria de nós, braguistas, não foi surpresa. Já o Nelson Oliveira entrou muito mal (ainda que tenha entendido a lógica da substituição). Não quero discutir a sua valia potencial mas faz-me confusão a insistência de tantos adeptos num miúdo que mostra constantemente a sua verdura, tomando más decisões sobre más decisões quando em situação de vantagem ou igualdade numérica. Esta aprendizagem tem de a fazer no seu clube (em que praticamente só jogou para cumprir o requisito de jogadores portugueses no onze em jogos da Taça da Liga), não na selecção! Percebo que dada a escassez de bons pontas-de-lança em Portugal, a selecção o deva acarinhar mas que não se faça dele aquilo que (pelo menos, ainda) não é. O Postiga, com todos os defeitos que possa ter, tem de jogar, não temos melhor (neste sistema táctico).
A sério, Pedro? Não esperava. Espero que isso não seja um comentário depois de teres visto o post do blog Lateral Esquerdo. Não escondo que sou um adepto do Nelson Oliveira. Não sei se é por conhecer a família ou a terra dele, mas gosto das suas qualidades. O miúdo só quer marcar um golo. Deixem jogar o Nelson (Mantorras)!!! ;D

C. Ronaldo não passou 2 jogos inteiros a olhar para o seu próprio umbigo, jogando sozinho contra o Mundo, só para marcar um golo? Interessante é que precisamente durante esse tempo, o gajo dos penteados ao intervalo só falava de Messi para aqui, Messi para alí. Marca 2 golos e já nem ele, nem os colegas dizem uma única palavra. Porquê? É o melhor do Mundo, dentro dos relvados, porque fora... tem muito para aprender.

Nelson quer marcar e isso está a influênciar o seu jogo. Este último foi evidente, mas contra a Alemanha, em metade do tempo, fez mais que o Postiga. Para mim Nelson é mais interessante que Postiga. Postiga é para jogos mais abertos ou perante defesas mais calminhas. Com defesas fortes, Postiga é uma nulidade. Referes más decisões do Nelson, mas e nos outros? Curiosamente o Lateral Esquerdo só encontrou esse problema neste jogo. Postiga não consegue ter aquele instinto de rematar logo. Espera, espera, ajeita para o melhor pé, agora põe-na redondinha... e depois fica sem ela, ou sob pressão atira fraco. Bah!!!

Já agora, como acho que és um leitor assíduo dele blog, também reparaste na má decisão do Nelson, quando em posição frontal decidiu rematar, em vez de lateralizar para Ronaldo, quando este tinha o defesa contrário de costas para o lance, o que faria com que Ronaldo avançasse para a baliza sem grandes problemas, podendo mesmo vir a facturar. O que fez Ronaldo pouco depois? Ronaldo leva a bola para o ataque, Nelson entre os centrais faz o movimento de desmarcação. Ronaldo, podia meter lá a bola e isolaria o avançado do Benfica. O que fez? Um passe 1m mais lateralizado para Coentrão que vinha a acompanhar o jogador do Real Madrid, para este desta forma aparecer na área a finalizar. Porque não passou a Nelson? Birra? Castigo? CR7 é um jogador mimado, com mania. Não merece ser capitão. Pepe ser ter nascido em Portugal merece-o mais. Moutinho também não seria uma má escolha.

Precisamente. Uma equipa dificilmente comporta dois jogadores assim... No Mundial Sub-20 era ele e mais 10. Agora, não pode ser assim...

E não acho que Ronaldo aja assim por ser mimado. Age assim porque tem uma visão individualista do jogo, é uma questão de formação - logo, a tomada de decisão não é o seu forte (embora já o tenha visto pior, neste aspecto). E é exactamente por isso que Ronaldo não atinge, para mim, o nível de um Messi (que junta às qualidades individuais uma compreensão do jogo muito boa).

Continuo sem entender a insistência em Nelson Oliveira de início. Nunca vi tanta pressão sobre Jesus para o colocar a jogar (mais a mais num sistema de dois avançados ). E felizmente (para o Nelson) que havia a Taça da Liga para ele ter alguns minutos. Se querem criticar alguém, critiquem o Jorge Jesus... Talvez com uma outra rodagem, o comportamento do miúdo revelasse outra maturidade táctica.

E tirar a meio do euro a braçadeira de capitão a Ronaldo? Tiros nos pés!? Todos os argumentos aduzidos podem ser válidos... mas o timing da decisão já passou... há muito!