News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 24/05

Started by JotaCC, 24 de May de 2012, 07:09

Previous topic - Next topic

JotaCC

Hugo Viana cancela férias para jogar no Europeu

"Estou muito feliz, mas não posso fazer comentários". Foi desta forma que Hugo Viana reagiu ao 'Correio do Minho', ontem de manhã, quando interpelado pela notícia da chamada à selecção nacional. Sem tempo a perder, o jogador do Braga fez as malas para regressar a Portugal, uma vez que estava a gozar férias em Espanha, depois de ter concluído a época no Sporting de Braga. E já depois de saber que não integrava as escolhas dos 23 eleitos, inicialmente, por Paulo Bento. Mas, Hugo Viana tinha recebido instruções para não se ausentar para muito longe, assim como todos os jogadores que estão na lista B de Paulo Bento, sob a necessidade de ser convocado para substituir algum companheiro na selecção.

Foi o que sucedeu neste caso, depois de Carlos Martins ter acusado uma lesão muscular que o impede de estar a cem por cento no Campeonato da Europa.
Na sequência da época de elevado nível cumprida no Sporting de Braga, Hugo Viana confirma assim o regresso à selecção nacional para voltar a participar numa grande competição. Curiosamente, há 10 anos, Hugo Viana também foi chamado para integrar a selecção nacional orientada por António Oliveira, tendo em vista a participação no Campeonato do Mundo, já com os trabalhos a decorrer, para substituir o lesionado Kennedy.
Hugo Viana junta-se a Custódio e Miguel Lopes, os restantes jogadores do Sporting de Braga que já se encontram na selecção nacional para participar no Europeu.


António Salvador: "tantos jogadores na selecção como FC Porto e Real Madrid"

É o maior protagonismo de sempre na selecção nacional. O Sp. Braga tem, pela primeira vez, três jogadores na equipa das quinas que irá representar Portugal no Euro 2012, feito que reforça o crescimento do clube bracarense. Até agora, o contributo dos minhotos em europeus e mundiais resumia-se aos guarda-redes [Quim, Paulo Santos e Eduardo]. Este ano, na Polónia e Ucrânia vão estar três jogadores bracarenses.

Aliás, o Sp. Braga passa a ser o clube mais representado na selecção nacional - Custódio, Miguel Lopes e Hugo Viana - igualando FC Porto (Rolando, João Moutinho e Varela) e Real Madrid (Cristiano Ronaldo, Pepe e Fábio Coentrão).
"Recebi a notícia com grande satisfação e quero dar os parabéns ao Hugo Viana pela chamada, porque ele bem merece. Fico também satisfeito pelo Sp. Braga e por todos os sócios e adeptos, por ser o clube que, neste momento, tem na selecção tantos jogadores como o FC Porto e o Real Madrid", destacou o presidente, António Salvador, à rádio Antena 1.
Para o dirigente, a chamada de Hugo Viana não "surpreende", contudo, António Salvador diz que o médi o já deveria "ter sido chamado antes".
"O Hugo Viana é, de facto, um jogador de enormes qualidades, além de futebolísticas, mas também humanas. Merecia ter sido chamado antes, no início da convocatória, não foi, infelizmente, mas o importante é que está lá", frisou António Salvador, destacando as "qualidades" do médio, "que de certeza irão ajudar a selecção nos seus objectivos".

Leonardo Jardim: "poderá ser um factor decisivo"

Os elogios de António Salvador a Hugo Viana foram também partilhados pelo treinador do Sp. Braga, Leonardo Jardim. O técnico considera muito positiva a chamada do médio bracarense à selecção nacional, lembrando que Viana tem qualidades que poderão transformá-lo num elemento decisivo em alguns jogos do campeonato da Europa.
"A sua habilidade no passe longo e curto, tem uma qualidade acima da média e o seu valor acrescido como elemento capaz de integrar diferentes sistemas tácticos. Poderá ser um factor decisivo em alguns jogos", revelou o técnico, destacando as qualidades do médio arsenalista.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Yazalde
"Chegou o meu momento"

Os anos de incerteza quanto ao futuro são passado para Yazalde. O atacante já recebeu indicação para se apresentar no arranque dos trabalhos do Braga, agendados para o começo de junho, e desta vez só mesmo uma alteração de planos repentina lhe roubará um lugar no plantel. De resto, o internacional jovem português está plenamente convencido que será desta que irá avançar para o patamar seguinte e provar por que motivo os arsenalistas o contrataram ao Varzim, em 2008/09. "Sinto que chegou o meu momento", confessou Yazalde a O JOGO, com uma confiança ilimitada na qualidade que diz possuir. "Sempre tive valor para fazer parte do Braga e vou mostrá-lo", acrescentou o jogador, que se mostra "disponível para jogar onde o treinador bem entender", seja a extremo, papel que desempenhou com sucesso durante a experiência no Rio Ave, ou a ponta de lança, posição para o qual foi formatado no clube da Póvoa.

Numa ala ou no centro do ataque, a verdade é que Yazalde irá enfrentar uma forte concorrência. Alan, Hélder Barbosa (se não for vendido), Zé Luís, Éder e Lima (se não sair) são nomes que merecem o respeito do atacante, mas que este não teme. Pelo contrário. "São todos jogadores de qualidade, mas estou consciente do meu valor. Eles só me darão mais força para ultrapassar os meus limites e isso poderá ser benéfico para o Braga", explicou o luso-guineense, que aproveitou as cedências das últimas épocas para ganhar experiência no campeonato português. Por isso, não condena a decisão tomada na altura pelos responsáveis da SAD bracarense. "Preferia estar no Rio Ave ou noutro clube qualquer e jogar com regularidade do que não ter oportunidades em Braga, porque sabia que podia estagnar. Nunca imaginei que poderia jogar a extremo e adaptei-me bem. Sinto que melhorei algumas das minhas características e as pessoas vão ver o meu valor. Vão ver que não as vou enganar", sublinhou Yazalde, que até irá realizar algum trabalho durante as férias para poder chegar à pré-época na máxima força, pois em 2011/12 não teve oportunidade de se mostrar devido a uma lesão.


"Hino da Champions arrepia-me"

As voltas que a carreira profissional de Yazalde deu depois de ter sido contratado pelo Braga nunca lhe permitiram jogar uma competição europeia. Logo, é com bastante expectativa que o atacante, de 23 anos, que passou os últimos anos cedido a Olhanense e Rio Ave, encara a possibilidade de se estrear na maior prova de clubes organizada pela UEFA. "É um sonho que alimento há muitos anos. Quando ouço a música da Champions, na televisão, até me arrepio", revelou o luso-guineense, que tem contrato com os arsenalistas até ao final de 2014.


Stefanovic estuda oferta de contrato

Encarado em Braga como um jovem com potencial para um dia se afirmar no principal campeonato português, Stefanovic estuda, neste momento, a possibilidade de se transferir para o clube da Cidade dos Arcebispos, tal como O JOGO, oportunamente, havia noticiado. O guarda-redes está em final de contrato com o Santa Clara, pois não tenciona acionar a opção que prolonga a ligação por mais um ano; e já iniciou conversas com os arsenalistas sobre a mudança. A duração do contrato é o tema do momento, já que em cima da mesa estão as possibilidades de o vínculo ser válido por duas épocas ou estender-se até às três. Certo é que o sérvio dará sempre prioridade aos bracarenses na hora de escolher o próximo destino, apesar de ter sido sondado por outras equipas da Liga ZON Sagres.

Stefanovic tem 23 anos e, na última época, completou 30 jogos realizados pelo Santa Clara na Liga Orangina. A equipa açoriana terminou a prova na segunda metade da tabela, mas o jovem sérvio esteve em grande destaque, contribuindo com defesas importantes para que os insulares encerrassem a temporada com a quinta melhor defesa do segundo escalão, com 38 golos encaixados.


Djamal vence Ruanda

No último encontro de carácter particular antes de a Líbia arrancar a fase de qualificação para o campeonato do mundo, a seleção do arsenalista Djamal venceu o Ruanda, por 2-0. O médio, como é habitual, foi utilizado pelo brasileiro Marcos Paquetá. Durante a madrugada foi a vez de Elderson entrar em ação pela Nigéria contra o Peru.


Venda de lugares anuais inicia segunda

O Braga vai iniciar, na próxima segunda-feira, a venda de lugares anuais para a próxima época. Depois de na última temporada ter sido ultrapassada a barreira das dez mil cadeiras adquiridas, os arsenalistas esperam repetir a proeza em 2012/13 e, para isso, atribuíram preços à medida das carteiras em tempo de crise. Assim, os menores de 21 anos pagam 15 euros se quiserem um lugar na Bancada Superior da Central Poente; as mulheres 20; e os restantes sócios 35. O preço mais elevado está reservado para o pack Cativo Família Triplo, cuja cadeira é na Central Poente, que atinge os 290 euros.


Não há má relação entre Jardim e Salvador

A escolha do título de um dos nossos artigos na edição da passada terça-feira teve o efeito imprevisto de dar a entender a existência de um mau relacionamento entre o treinador e o presidente do Braga, sem que, na verdade, isso tenha sido dito ou efetivamente escrito no trabalho em causa. Leonardo Jardim deu conta do seu desagrado à direção de O JOGO, reiterando as declarações que nos prestou e que constam da peça, construída a partir de uma conversa exclusiva que o técnico teve com o nosso repórter. Respondendo a uma pergunta sobre a experiência de lidar com António Salvador, Jardim respondeu o seguinte: "Tem sido uma experiência normal, como aconteceu com os anteriores presidentes com quem lidei. É um relacionamento essencialmente profissional. É nesse registo que converso com António Salvador, como acontecia com Mano Nunes [ex-presidente do Beira-Mar] e outros presidentes. Noutro tipo de situações, as relações são poucas." Como se percebe, só abusivamente se pode retirar destas palavras algum outro significado, conforme o treinador do Braga quis ontem reforçar. "O relacionamento que tenho com António Salvador é bom e existe sobretudo no âmbito profissional", disse-nos. "Essa é a verdade e o único sentido do que afirmei na conversa que tivemos." Ciente de que foi o título escolhido o motivo deste equívoco, a direção de O JOGO corrige desta forma o erro da passada terça-feira, insistindo, apesar disso, na certeza de que nenhum conflito entre técnico e presidente se pode inferir do referido texto.


Lima pode enfim pagar churrasco ao irmão


Foi sem grandes novidades em relação ao futuro que Lima chegou a Monte Alegre, onde irá gozar um período de férias e ser forçado a abrir os cordões à bolsa para pagar a aposta que havia feito com o irmão. O avançado prometera marcar 30 golos esta época e não ficou muito longe da meta - chegou aos 26 no total das provas em que disputou -, mas nem isso levará Roberto Lima dos Santos a perdoá-lo. O churrasco vai mesmo realizar-se, até porque assim que o jogo com o Sporting terminou, o gémeo do goleador brasileiro não perdeu tempo a avisá-lo que estava desejoso de se sentar à mesa.


Estágio em estudo

Cada vez mais conhecido no panorama internacional, o Braga tem-se deparado com um dilema na hora de definir o local para realizar o próximo estágio de pré-época: continuar em Melgaço ou escolher uma das hipóteses que tem no estrangeiro. A vila minhota tem sido talismã para os arsenalistas, que fizeram as suas melhores temporadas depois de por lá passarem, como sucedeu em 2010/11, quando atingiram a final da Liga Europa, ou em 2011/12, quando terminaram o campeonato no terceiro lugar. A última vez que a equipa optou por estagiar além-fronteiras foi em 2007/08, era Jorge Costa o treinador.


O JOGO

JotaCC

Afinal, o médio vai ao Euro2012

Hugo Viana chamado para substituir Carlos Martins

O jogador do Sporting de Braga beneficiou do azar do médio benfiquista, a quem foi diagnosticada uma rotura muscular.
Hugo Viana foi chamado por Paulo Bento para integrar a lista de 23 convocados para a fase final do Euro20012, substituindo o lesionado Carlos Martins, diagnosticado com 'uma lesão muscular impeditiva', Esta é a segunda vez que o jogador do Sporting de Braga é chamado posteriormente para uma competição internacional, depois de, em 2002, ter substituído Daniel Kenedy, que acusou positivo num controlo antidoping, para o Mundial que se disputou na Coreia do Sul e no Japão. Hugo Viana já conta com 26 internacionalizações, mas nunca foi chamado por Paulo Bento para a campanha de qualificação para o Campeonato da Europa, e deve juntar-se esta manhã à comitiva, a tempo de participar no treino agendado para a tarde.
Com esta chamada, o Sporting de Braga passou a ser o clube com mais jogadores convocados, a par FC Porto e Real Madrid, com três futebolistas na lista de Paulo Bento, que já tinha chamado os estreantes Miguel Lopes e Custódio. Entre as escolhas do selecionador constam três jogadores do FC Porto, casos de Rolando, João Moutinho e Varelas, tantos como o Real Madrid, que cede Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão e Pepe à «equipa das quinas».

«Déja vú». Tal como em 2002, Hugo Viana vai participar numa grande competição por Portugal depois de ser repescado


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Hugo Viana já está na Seleção

O médio Hugo Viana, do SC Braga, já chegou à concentração da Seleção Nacional, isto após ter sido chamado pelo selecionador nacional, Paulo Bento, para ocupar o lugar do lesionado Carlos Martins.

Hugo Viana, que estava de férias em Espanha, chegou num carro, por voltas das 11.30 horas, conduzido por um elemento da Federação portuguesa de futebol.

«Hugo Viana está super motivado» – João Pinto

O diretor da Federação Portuguesa de Futebol, João Vieira Pinto, garantiu que Hugo Viana chega «super motivado» à Seleção Nacional, isto pese embora o selecionador Paulo Bento tenha dito que o jogador não encaixava na forma de jogar da equipa.

«Falei com ele ontem e hoje. Hugo Viana está super motivado. Ele será recebido de braços abertos e é um jogador que conheço bem, porque cheguei a jogar com ele», afirmou João Pinto.

O dirigente da FPF também abordou a saída, por lesão, de Carlos Martins: «É um momento difícil para ele e lamentamos a situação, mas vida continua».

João Pinto terminou pedindo apoio no jogo frente à Macedónia: «Espero que Seleção ganhe e realize uma boa exibição. Contamos ainda que estejam muitos adeptos nas bancadas de Leiria para os jogadores sentirem o apoio dos portugueses».

A BOLA

JotaCC

Bem disposto e sorridente
Hugo Viana já está com a Selecção

Hugo Viana, jogador chamado para substituir Carlos Martins que abandonou a selecção devido a lesão, já se encontra com os restantes membros da selecção. Eram exactamente 11h40 desta quinta-feira, quando o médio do Sporting de Braga chegou ao hotel, mostrando-se bem disposto e sorridente.

Embora Hugo Viana não tenha feito qualquer declaração, João Vieira Pinto, actual director da Federação Portuguesa de Futebol, comentou a chamada do médio para susbtituir Carlos Martins.

"Vamos receber o Hugo Viana de braços abertos como sempre recebemos os jogadores", disse.

João Vieira Pinto elogiou ainda as qualidades do médio bracarense. "Tive oportunidade de jogar com o Hugo Viana no final da minha carreira e nunca tive dúvidas que o Hugo é um óptimo jogador", afirmou.

Pinto contou também que o abandono de Carlos Martins da selecção foi uma decisão difícil. "A situação foi muito complicada para nós e para o Carlos Martins", referiu o director da federação.

No entanto, o antigo internacional português ressalvou que "a vida continua" e que Carlos Martins conta com a solidariedade e com o apoio de todos em relação à operação de transplante de medula óssea que o filho do jogador Gustavo realiza esta quinta-feira.

A Selecção reuniu-se esta quinta-feira outra vez no Hotel em Praia d'El Rey, depois de na quarta ter gozado uma tarde de folga. Às 17h00 há treino aberto ao público no Municipal de Óbidos.

CORREIO DA MANHA

Bruno3429

«Gostava de ter sido integrado na Seleção de outra maneira» – Hugo Viana
Por Redação

O médio Hugo Viana, do SC Braga, reconheceu que gostaria de ter sido inicialmente pelo selecionador Paulo Bento e não por causa do infortúnio do colega Carlos Martins.

«Gostava que não tivesse acontecido desta maneira a minha integração na Seleção. É triste para Carlos Martins, mas uma situação destas já tinha acontecido em 2002. Ainda assim, representar o meu país é sempre um enorme orgulho», afirmou Hugo Viana, em conferência de imprensa.

O médio, do SC Braga, garante que a sua forma de jogar não irá colidir com a tática de Paulo Bento: «Penso que qualquer jogador na Seleção apenas tem de jogar como o selecionador pretende e não ao contrário».

Hugo Viana não escondeu que gostava de ter integrado a lista dos 23 logo na primeira chamada: «Disse antes da convocatória que se fosse eu a escolher estaria entre os convocados, mas temos de respeitar a decisão do selecionador. A partir do momento em que são dados a conhecer os 23 temos que estar com eles. Aquilo que quero é que a Seleção ganhe e estar dentro ou fora é igual».

A Bola

JotaCC

Hugo Viana: «Não fazem ideia da vontade que temos de representar Portugal no Euro»

Hugo Viana estava em Espanha quando recebeu o telefonema de João Vieira Pinto e Carlos Godinho a dizer-lhe que tinha de se concentrar em Óbidos para representar a seleção nacional. O sentimento que invadiu o internacional português foi de felicidade, apesar do mesmo acontecer apenas devido a infortúnio de Carlos Martins.

«É óbvio que quem fica de fora nunca quer ir à seleção pelo azar dos outros, como teve o Carlos. Costuma-se dizer que o azar de uns é a sorte de outros e se havia pessoa que gostava que brilhasse no Europeu era o Carlos Martins. Desejo-lhe as rápidas melhores e que a sua situação pessoal acabe da melhor maneira», afirmou Hugo Viana, em conferência de imprensa.

«Gostava que não tivesse acontecido desta maneira a minha integração na seleção. É uma situação muito triste para o Carlos, mas que já me tinha acontecido em 2002, por isso não é uma situação nova. Mas a oportunidade de representar o país é sempre um orgulho enorme», continuou.

Hugo Viana lamentou azar de Carlos Martins, mas mostrou-se feliz por estar com a seleção ©Catarina Morais
Apesar de chegar mais tarde, o médio do SC Braga está com a mesma ambição de fazer o melhor pela seleção nacional, pois, garante, as pessoas não fazem ideia da vontade que os jogadores têm em deixar os portugueses orgulhosos.

«Representar o país, estando na primeira, na segunda ou na terceira lista, é sempre com a mesma vontade e a mesma garra. Vocês, que estão desse lado, não imaginam a vontade que todos nós temos de ir ao Europeu, fazer as coisas da melhor maneira e regressar a Portugal com os portugueses orgulhosos daquilo que fizemos», revelou, não dando importância ao facto de ser titular ou não.

«A partir do momento em que estou no lote dos 23, penso não em ser titular mas em ajudar o meu país e a minha seleção. Ser titular ou suplente não é o mais importante. Importante é que a seleção alcance os seus objetivos», acrescentando que não será um problema ter que adaptar-se ao grupo que já está formado.

«Na seleção ou nos clubes, não é uma equipa que tem que se adaptar a um jogador, mas sim um jogador que se tem que adaptar à melhor forma da equipa jogar. Cheguei hoje, para trás há um grupo que já fez a qualificação e a adaptação terá que acontecer da minha parte. É o normal. Mas não haverá problema porque estamos a falar de um grupo de jogadores, que tem o melhor jogador do mundo. Cheguei agora e deu para ver que é um grupo unido, amigo, com toda a gente divertida e que se conhece bem porque apesar de estarmos em clubes diferentes todos nos conhecemos».

«Se fosse eu a fazer a convocatória, tinha posto o meu nome na primeira»

Numa altura em que Hugo Viana não pensa naquilo que pode dar à seleção, mas sim no que a equipa das quinas lhe pode dar, o médio chamado para substituir Carlos Martins voltou a referir que achava que merecia estar nas primeiras escolhas de Paulo Bento.

Ainda assim, Viana afirmou que sempre respeitou a decisão do selecionador nacional e revelou que sempre esteve a torcer para que Portugal fizesse um bom Europeu.

«Disse antes da convocatória que se fosse eu a fazê-la que punha lá o meu nome. Mas temos de respeitar a decisão do selecionador e a partir do momento em que a lista dos 23 jogadores sai, essa passa a ser a nossa seleção, independentemente do jogador A, B ou C. A minha vontade é que a seleção consiga sempre os seus objetivos, estando dentro ou fora».

Hugo Viana juntou-se esta manhã à seleção nacional em Óbidos ©Catarina Morais
O jogador de 29 anos já representou Portugal no Mundial 2002 e 2006. Em 2008 ficou de fora, o mesmo acontecendo em 2010. Hugo Viana entendeu o facto de ter estado ausente dessas duas competições, mas é da opinião que nesta seria injusto voltar a não marcar presença.

«Nas fases finais do Euro 2008 e do Mundial 2010 a minha não convocação era lógica porque não estava a jogar regularmente. Mas a partir do momento em que vim para o SC Braga e consegui ser titular, ganhar ritmo de jogo, é óbvio que com o êxito do clube acreditei sempre na possibilidade de voltar», disse.

«É relativo dizer que o campeão vai sair do grupo de Portugal»

Inserido no grupo da morte, Portugal vai medir forças com Alemanha, Dinamarca e Holanda. Os adeptos do futebol dizem que o futuro campeão europeu mora no grupo B, mas Hugo Viana desvaloriza essa opinião.

«É relativo dizer que o próximo campeão vai sair do nosso grupo. Gostava que o campeão europeu saísse do grupo de Portugal e que fosse Portugal. Tudo faremos para que Portugal possa fazer uma fase final boa, mas a certeza que tenho é que toda a gente inserida neste projeto está com uma enorme vontade de fazer uma coisa boa pelo país».

«Nunca cheguei a metade do nível de Rui Costa ou do Deco»

Rui Costa renunciou à seleção nacional após o Euro 2004 e a camisola 10 teve como destino Hugo Viana no Mundial 2006. Entretanto, Deco, que era dono do número 20, abandonou a equipa das quinas no Campeonato do Mundo da África do Sul e é o médio do SC Braga quem vai usá-lo no Euro 2012.

Confrontado com esse facto, a curiosidade fez sorrir Hugo Viana na conferência de imprensa, mas o internacional português foi modesto e afirmou que nunca vai chegar ao nível de Rui Costa e Deco.

«Nunca cheguei a metade da qualidade do Rui Costa e do Deco. Tenho 29 anos e não acredito que consiga chegar ao nível deles», disse bem-disposto.

ZEROZERO