News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SCB e a UM

Started by ric, 21 de May de 2012, 12:14

Previous topic - Next topic

ric

caros:

A taça de Portugal teve direito a muitos minutos de transmissão televisiva. O antes e o depois foram esmiuçados e destes momentos, foi notório o envolvimento da academia conimbricense.
tenho ainda conhecimento de muitos antigos estudantes de Coimbra (não coninbricenses de berço) que nutrem pela Académica um carinho especial que se prolonga pela vida fora.

A UM tem já uma vetusta idade e - curiosamente - não vejo esse envolvimento de antigos alunos da UM na vida do SCB. Arrisco mesmo em dizer que o SCB passou á margem do seu percurso de estudante  em Braga.
Se para muitos, Braga significou também uma cidade de acolhimento pós terminus do curso, por outro lado não tenho a noção de carinho que antigos estudantes possam nutrir pelo SCB.

è estranho. Ou melhor, não me parece estranho pois , apesar das boas vontades, não existe um projecto sério de envolvimento da Academia na vida do Braga. pese embora algumas tentaivas e agora com parceria s desportivas como a existente no futsal. Mas daí a partirem para o entrosamento entre ex-estudantes de Cimbra e a Académica, parece-me que ainda muito terá de ser feito.

ora eu acho que neste particular está também uma forma do Braga crescer para lá das suas fronteiras e pouco ou nada se tem feito para isso.

Vamos discutir este assunto?

Kriticus

Não se trata bem da mesma coisa. Estamos a falar da Associação Académica de Coimbra e o seu Organismo Autónomo de Futebol por um lado e a Associação Académica da Universidade do Minho e o Sporting Clube de Braga, a ligação não é tão estreita. Mas concordo que o SC Braga, o ABC, até mesmo os espanhóis, não têm sabido aproveitar da melhor forma a Universidade, talvez a AAUM não tenha investido grande esforço nesse sentido também. Um problema que se põe é a rivalidade Braga-Espanhóis, a AAUM tem de saber gerir bem isto para não arranjar conflitos...

Anabela

É um pouco diferente. Toda a gente tem uma simpatia pela académica...enquanto a académica não incomodar ninguém. É quase como o SCBraga, antigamente o SCBraga era um clube simpático; a partir do momento que começou a intrometer-se no meio dos grandes passou a ser um clube a abater.

Hugo Pena

#3
Concordo que poderíamos e deveríamos ter uma relação mais próxima e activa com a UM , mas na minha opinião, mais importante que isso, é a proximidade com os colégios, escolas primárias, Básicas e Secundárias. É nesse percurso que os miúdos decidem o clube que normalmente fica para a vida e essas crianças serão os sócios do Braga de amanhã.
Parece-me que o Braga já percebeu isso algum tempo daí as visitas regulares às escolas, mas erradamente, esse trabalho não é continuado no estádio, falta uma mascote de um Gverreiro, o merchandising para crianças, vender pipocas no bar etc etc etc.

JR1287

Eu estudei 5 anos em Coimbra e, como tal, sou veterano da Associação Académica de Coimbra, para sempre! Todos os ex-estudantes da Universidade de Coimbra são membros vitalícios da Academia.
Notem que a equipa que joga na Liga não é a AAC, mas sim a AAC-OAF (Organismo Autónomo de Futebol). São entidades juridicamente diferentes. No entanto, ao partilharem o mesmo nome, o mesmo símbolo e as mesmas cores e tradições, quase que se fundem. Não há ninguém que estude em Coimbra que não goste da sua Academia, e por isso acaba por gostar também da AAC-OAF.

Não há qualquer tipo de semelhança possível entre o relacionamento que existe entre a AAC e a AAC-OAF e o relacionamento que alguma vez poderá existir entre outra academia e o clube da terra.

Não tem qualquer comparação possível!

A começar logo pela ligação do estudante à cidade; poucos são os estudantes da UM, que sejam de fora, que se sentem bracarenses; mas todos os estudantes que passaram por Coimbra nos últimos 9 séculos se sentem Conimbricenses!!! E havendo aproximação à terra, é mais fácil haver aproximação aos símbolos locais.

A única semelhança seria se o Braga se passasse a designar SCB-AAUM, mas mesmo isso não seria possível (quantas pessoas vão ver o futsal por parte da AAUM???) para já, ficariam a faltar décadas (para não dizer séculos) de história e tradição.

Isso não significa que não possamos aproximar-nos à academia minhota; mas nunca conseguiremos laços tão fraternais como os que existem entre a AAC e a AAC-OAF. Nunca.

BRAGA FOREVER

Quote from: Anabela on 21 de May de 2012, 13:47
É um pouco diferente. Toda a gente tem uma simpatia pela académica...enquanto a académica não incomodar ninguém. É quase como o SCBraga, antigamente o SCBraga era um clube simpático; a partir do momento que começou a intrometer-se no meio dos grandes passou a ser um clube a abater.

Subscrevo.

Todos os estudantes da UM que acabaram por ficar na cidade de Braga para terem um futuro melhor,acredito que tenham uma simpatia pelo S.C.Braga.

Acredito que para a maior parte o SCB passou á margem do seu percurso de estudante  em Braga,mas o importante é que os seus filhos,esses sim já são do S.C.Braga e sócios. ;)
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

duasbancadas

Também acho que não pode haver comparação pelo seguinte:
1 - A Associação Académica de Coimbra é mais que um clube, passe o "barcelonismo" da expressão, foi fundada até antes de existir futebol, o futebol e a Associação Académica (universidade) praticamente (con)fundem-se!
2 - Quem vai estudar para Coimbra, ao matricular-se já se está a assumir como academista, mesmo que tenha outro clube! É algo que se entranha ao espírito do estudante de Coimbra!
3 - A UM apesar de estar sedeada em Braga, também tem um importante polo em Guimarães! Por essa razão a Universidade chama-se do Minho e não de Braga! A espanholândia não quis ficar de fora na altura da fundação da Universidade e chamar a Academia com o nome da província foi a forma de pacificar aqueles tipos...
4 -  O Salvador que continue, e bem, a cativar os mais pequenos e os jovens de gostos futebolísticos indefinidos que os maiores esses já vêm contaminados! ;)
Anti -3 estarolas, quem é braguista tem o coração cheio!

duasbancadas

Quote from: Anabela on 21 de May de 2012, 13:47
É um pouco diferente. Toda a gente tem uma simpatia pela académica...enquanto a académica não incomodar ninguém. É quase como o SCBraga, antigamente o SCBraga era um clube simpático; a partir do momento que começou a intrometer-se no meio dos grandes passou a ser um clube a abater.
Isso também é uma ENORME verdade! Toda a gente gosta e simpatiza com a Académica, com o Vitória de Setúbal e outros. É só esperar que estes clubes pisem os calos aos estarolas e passam a ser os "ajudados pelos árbitros", os "corruptos", a equipa B de um qualquer "metralha", entre outros mimos com que nos brindam desde há uns atrás!
Anti -3 estarolas, quem é braguista tem o coração cheio!

Sérgio_Gonçalves

Quote from: Anabela on 21 de May de 2012, 13:47
É um pouco diferente. Toda a gente tem uma simpatia pela académica...enquanto a académica não incomodar ninguém. É quase como o SCBraga, antigamente o SCBraga era um clube simpático; a partir do momento que começou a intrometer-se no meio dos grandes passou a ser um clube a abater.


Concordo, contigo, e digo mais lembrem se que temos a parceria no futsal com aaum.

JR1287

Quote from: duasbancadas on 21 de May de 2012, 14:46
Quote from: Anabela on 21 de May de 2012, 13:47
É um pouco diferente. Toda a gente tem uma simpatia pela académica...enquanto a académica não incomodar ninguém. É quase como o SCBraga, antigamente o SCBraga era um clube simpático; a partir do momento que começou a intrometer-se no meio dos grandes passou a ser um clube a abater.
Isso também é uma ENORME verdade! Toda a gente gosta e simpatiza com a Académica, com o Vitória de Setúbal e outros. É só esperar que estes clubes pisem os calos aos estarolas e passam a ser os "ajudados pelos árbitros", os "corruptos", a equipa B de um qualquer "metralha", entre outros mimos com que nos brindam desde há uns atrás!

A situação da Académica não é nada igual!!! O Setúbal, o Belenenses, o Paços, até o Nacional, são clubes "simpáticos", que ninguém odeia (excepto o Gil ao Belenenses e o Marítimo ao Nacional  ;D; e mesmo o Guimarães toda a gente gosta, menos nós e a Académica); mas da Académica toda a gente que estudou em Coimbra gosta! É mais do que uma simpatia (eu por acaso devo ser das raras excepções pois por motivos pessoais agora não gosto da AAC-OAF; mas quando lá andei a estudar fui ver alguns jogos, e era na 2ª divisão). Tenho até a impressão que muitos adeptos dos 3 estarolas, se tivessem a Académica a competir contra eles, eram da Académica (por ex. o Manuel Alegre é benfiquista, mas se tivesse de optar, escolhia a Académica; tenho um tio, que mora em Coimbra mas não é de lá, fanático benfiquista, mas se tivesse de escolher um dos dois para campeão escolhia a Académica - o mesmo com os meus primos, mas esses é diferente porque já nasceram lá; o meu pai é sportinguista desde que nasceu (não é cá de Braga!), mas estudou em Coimbra, e ontem não ficou muito desiludido).
Eu acho que a Académica é o clube mais sub-aproveitado do país - só de pensar que andaram tantos anos na 2ª! Só vos digo, o Braga se tivesse o número de adeptos e simpatizantes que tem a Académica, ninguém nos parava!!!

duasbancadas

Quote from: JR2052 on 21 de May de 2012, 16:09
Quote from: duasbancadas on 21 de May de 2012, 14:46
Quote from: Anabela on 21 de May de 2012, 13:47
É um pouco diferente. Toda a gente tem uma simpatia pela académica...enquanto a académica não incomodar ninguém. É quase como o SCBraga, antigamente o SCBraga era um clube simpático; a partir do momento que começou a intrometer-se no meio dos grandes passou a ser um clube a abater.
Isso também é uma ENORME verdade! Toda a gente gosta e simpatiza com a Académica, com o Vitória de Setúbal e outros. É só esperar que estes clubes pisem os calos aos estarolas e passam a ser os "ajudados pelos árbitros", os "corruptos", a equipa B de um qualquer "metralha", entre outros mimos com que nos brindam desde há uns atrás!

A situação da Académica não é nada igual!!! O Setúbal, o Belenenses, o Paços, até o Nacional, são clubes "simpáticos", que ninguém odeia (excepto o Gil ao Belenenses e o Marítimo ao Nacional  ;D; e mesmo o Guimarães toda a gente gosta, menos nós e a Académica); mas da Académica toda a gente que estudou em Coimbra gosta! É mais do que uma simpatia (eu por acaso devo ser das raras excepções pois por motivos pessoais agora não gosto da AAC-OAF; mas quando lá andei a estudar fui ver alguns jogos, e era na 2ª divisão). Tenho até a impressão que muitos adeptos dos 3 estarolas, se tivessem a Académica a competir contra eles, eram da Académica (por ex. o Manuel Alegre é benfiquista, mas se tivesse de optar, escolhia a Académica; tenho um tio, que mora em Coimbra mas não é de lá, fanático benfiquista, mas se tivesse de escolher um dos dois para campeão escolhia a Académica - o mesmo com os meus primos, mas esses é diferente porque já nasceram lá; o meu pai é sportinguista desde que nasceu (não é cá de Braga!), mas estudou em Coimbra, e ontem não ficou muito desiludido).
Eu acho que a Académica é o clube mais sub-aproveitado do país - só de pensar que andaram tantos anos na 2ª! Só vos digo, o Braga se tivesse o número de adeptos e simpatizantes que tem a Académica, ninguém nos parava!!!
É o que dá ser gerida por corruptos! Em jeito de off-topic, não se se vocês repararam na quantidade de mafiosos ontem no Jamor! J.E. Simões, Paulo Pereira Cristóvão (quer dizer, este não o vi, mas continua de pedra e cal no seu clubezeco), Isaltino Morais, Miguel Relvas, etc!... Aquilo era a final da Taça ou uma reunião da Camorra? ;D ;D ;D
Anti -3 estarolas, quem é braguista tem o coração cheio!

JR1287

Quote from: duasbancadas on 21 de May de 2012, 16:42
Quote from: JR2052 on 21 de May de 2012, 16:09
Quote from: duasbancadas on 21 de May de 2012, 14:46
Quote from: Anabela on 21 de May de 2012, 13:47
É um pouco diferente. Toda a gente tem uma simpatia pela académica...enquanto a académica não incomodar ninguém. É quase como o SCBraga, antigamente o SCBraga era um clube simpático; a partir do momento que começou a intrometer-se no meio dos grandes passou a ser um clube a abater.
Isso também é uma ENORME verdade! Toda a gente gosta e simpatiza com a Académica, com o Vitória de Setúbal e outros. É só esperar que estes clubes pisem os calos aos estarolas e passam a ser os "ajudados pelos árbitros", os "corruptos", a equipa B de um qualquer "metralha", entre outros mimos com que nos brindam desde há uns atrás!

A situação da Académica não é nada igual!!! O Setúbal, o Belenenses, o Paços, até o Nacional, são clubes "simpáticos", que ninguém odeia (excepto o Gil ao Belenenses e o Marítimo ao Nacional  ;D; e mesmo o Guimarães toda a gente gosta, menos nós e a Académica); mas da Académica toda a gente que estudou em Coimbra gosta! É mais do que uma simpatia (eu por acaso devo ser das raras excepções pois por motivos pessoais agora não gosto da AAC-OAF; mas quando lá andei a estudar fui ver alguns jogos, e era na 2ª divisão). Tenho até a impressão que muitos adeptos dos 3 estarolas, se tivessem a Académica a competir contra eles, eram da Académica (por ex. o Manuel Alegre é benfiquista, mas se tivesse de optar, escolhia a Académica; tenho um tio, que mora em Coimbra mas não é de lá, fanático benfiquista, mas se tivesse de escolher um dos dois para campeão escolhia a Académica - o mesmo com os meus primos, mas esses é diferente porque já nasceram lá; o meu pai é sportinguista desde que nasceu (não é cá de Braga!), mas estudou em Coimbra, e ontem não ficou muito desiludido).
Eu acho que a Académica é o clube mais sub-aproveitado do país - só de pensar que andaram tantos anos na 2ª! Só vos digo, o Braga se tivesse o número de adeptos e simpatizantes que tem a Académica, ninguém nos parava!!!
É o que dá ser gerida por corruptos! Em jeito de off-topic, não se se vocês repararam na quantidade de mafiosos ontem no Jamor! J.E. Simões, Paulo Pereira Cristóvão (quer dizer, este não o vi, mas continua de pedra e cal no seu clubezeco), Isaltino Morais, Miguel Relvas, etc!... Aquilo era a final da Taça ou uma reunião da Camorra? ;D ;D ;D

Durante muitos anos o problema foi mesmo a falta de jeiro... O Jorge Anjinho, que foi presidente muitos anos, era uma excelente pessoa, nada vigarista, mas, como o próprio nome indica, era um "anjinho"...

JR1287

Quote from: duasbancadas on 21 de May de 2012, 16:54
É o que dá ser gerida por corruptos! Em jeito de off-topic, não se se vocês repararam na quantidade de mafiosos ontem no Jamor! J.E. Simões, Paulo Pereira Cristóvão (quer dizer, este não o vi, mas continua de pedra e cal no seu clubezeco), Isaltino Morais, Miguel Relvas, etc!... Aquilo era a final da Taça ou uma reunião da Camorra? ;D ;D ;D

Não devia ser, porque faltava lá o Padrinho  ;D ;D ;D

SCB Monsul

 Em lado algum se pode comparar isto! A Académica nasceu da associação de estudantes universitários de Coimbra e, durante muito tempo, só jogavam na equipa estudantes (entravam nos jogos de capa aos ombros!)... Desde aí, nasceu a SAD mas a ligação continuou! Aqui em Braga nunca alguma vez o SCB esteve relacionado com a AAUM!
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

nuno1986

Quote from: S.C.B Monsul on 21 de May de 2012, 18:47
Em lado algum se pode comparar isto! A Académica nasceu da associação de estudantes universitários de Coimbra e, durante muito tempo, só jogavam na equipa estudantes (entravam nos jogos de capa aos ombros!)... Desde aí, nasceu a SAD mas a ligação continuou! Aqui em Braga nunca alguma vez o SCB esteve relacionado com a AAUM!
Está relacionado, mas só no futsal.
A Universidade é do Minho, e por isso Guimaraes tambem conta. É impossivel que no futebol exista associação SCB-AAUM. Ainda bem que eles estão falidos, pois se se lembrassem de criar futsal, seria uma grande confusão.
Em Coimbra como a Academica já nasceu dentro da Associção Academica é diferente.
Mas isso não invalida que existam descontos especiais para estudantes, de forma a cativar quem esteja disposto a ser cativado.

«bracaras»

Já mt do que aqui foi dito é verdade, o SCB e a Um são uma situação diferente da AAC e a sua academia.

No entanto estamos a falar da Académica numa mera situação de excepção pois eu pergunto onde andam os adeptos e sócios da AAC o resto do ano?? Onde estavam eles quando ainda este ano a AAC esteve em dificuldades para se manter e teve jogo a porta aberta??

O que eu vi foi os muita gente a querer vir festejar o feito da AAC mas porque ganharam e porque se não ganhassem muitos diziam que não lhes interessava muito a AAC, ou que são da AAC mas são adeptos do porto, benfas , sporting, e que são da académica porque até fica bonito dizer que se é da académica.

Eu não quero adeptos assim para o meu SCB, quero adeptos fiéis, e muito menos quero adeptos bi clubistas , esses são os mesmos que nós temos andado a combater e a condenar no nosso scbraga os bi-clubistas.

A ACC podia realmente ser mt melhor mas padece do eterno problema das pessoas apoiarem os "grandes" clubes e só aparecerem para dizer que participaram na festa quando ganham. A maioria das pessoas não gosta de futebol gosta é de ganhar infelizmente essa é a mentalidade de grande parte dos portugueses. Adeptos desses dispenso no meu clube.

O Braga tem que trabalhar como tem feito nos últimos tempos nas escolas e os seus sócios tb devem contribuir para a angariação de novos apaixonados pelo clube só assim seremos mais e mais fortes.


Claro que gostei que a AAC ganhasse a Taça mas não nos comparemos nem em termos de associação académica nem como clube com Coimbra, nós temos a nossa história e cultura e é aí que nos temos que centrar logicamente que se conseguirmos cativar malta da academia minhota para apoiar o Braga melhor mas não façamos disso uma prioridade porque o nosso contexto é bem diferente, cativemos sim é os jovens nascidos e criados cá no burgo e nas redondezas esses sim são esses os nossos futuros guerreiros e a quem devemos dar prioridade.




LeonelP

Acho que a discussão está a resvalar para outro campo. É claro que a Académica não tem nada a ver com O Braga.

No entanto acho que se deveria fazer uma maior aproximação do clube à universidade. Agora como?

Duarte

#17
Quote from: LeoP on 22 de May de 2012, 14:59
Acho que a discussão está a resvalar para outro campo. É claro que a Académica não tem nada a ver com O Braga.

No entanto acho que se deveria fazer uma maior aproximação do clube à universidade. Agora como?

Em primeiro lugar, o nome.
Sempre fui um defensor de que a nossa universidade se deveria chamar Universidade de Braga, a gestão até podia continuar comum com os dois pólos, mas quem viesse estudar para o pólo daqui, vinha estudar para a Universidade de Braga e ponto. E digo isto também para os grupos culturais e associações da UM. Mas isto obviamente não seria tarefa fácil, era preciso mudar muitos nomes, mentalidades... Mas que iria criar um maior sentido identitário com a cidade, isso ia, sem dúvida. A UM não está muito ligada à cidade, quanto mais ao clube... Como li num artigo à pouco, é preciso a UM atravessar a Avenida Padre Julio Fragata, isto em primeiro lugar.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

ZT143

a academia está muito longe do estádio, antes havia mais gente e mais ligação, agora com a quantidade de criminalidade que anda á volta da universidade é obvio que as pessoas não queiram estar muito ligadas á cidade....
SCB | ABC | HCB | Braga Warriors | Braga Rugby | CTB

disco infiltrator

Quote from: Duarte on 22 de May de 2012, 23:32
Quote from: LeoP on 22 de May de 2012, 14:59
Acho que a discussão está a resvalar para outro campo. É claro que a Académica não tem nada a ver com O Braga.

No entanto acho que se deveria fazer uma maior aproximação do clube à universidade. Agora como?

Em primeiro lugar, o nome.
Sempre fui um defensor de que a nossa universidade se deveria chamar Universidade de Braga, a gestão até podia continuar comum com os dois pólos, mas quem viesse estudar para o pólo daqui, vinha estudar para a Universidade de Braga e ponto. E digo isto também para os grupos culturais e associações da UM. Mas isto obviamente não seria tarefa fácil, era preciso mudar muitos nomes, mentalidades... Mas que iria criar um maior sentido identitário com a cidade, isso ia, sem dúvida. A UM não está muito ligada à cidade, quanto mais ao clube... Como li num artigo à pouco, é preciso a UM atravessar a Avenida Padre Julio Fragata, isto em primeiro lugar.

É uma forma de ver as coisas que, na minha opinião, reduz a cidade de Braga, o SCB e a Universidade. Eu tenho outra forma de interpretar. A Universidade representa toda a região do Minho e, por essa razão, se designa por Universidade do Minho (a região mais bonita de Portugal, com as melhores gentes e as mulheres mais bonitas). A capital do Minho é a cidade de Braga e o SCB é o clube mais representativo de todo o Minho. Ou seja, o Minho é representado pelo SCB ao mais alto nível. O que é preciso é continuar a fazer de mais minhotos novos Braguistas.