News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 06/01

Started by Pé Ligeiro, 06 de January de 2007, 09:31

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Enquanto aguarda por definições
Diego vai treinando
A transferência para o FC Porto continua iminente apesar da concorrência começar a despertar, mas a permanência em Braga também é hipótese


Diego voltou ontem a treinar com o plantel do Braga. O atacante arsenalista, que esteve cedido ao Penafiel, reencontrou na cidade dos Arcebispos praticamente todos os companheiros que deixou no início da época e por isso a reintegração foi fácil. Diego cumpriu toda a sessão orientada pelo técnico Rogério Gonçalves da mesma forma que antes havia feito sob a coordenação de Jesualdo Ferreira e, no início desta temporada, debaixo da alçada de Carlos Carvalhal. Tranquilo, o brasileiro demonstrou a boa disposição que sempre o caracterizou, sem revelar ansiedade pela possibilidade de se tornar em breve jogador do FC Porto. Ou de outro qualquer clube de nomeada, uma vez que já são vários foram os clubes, nacionais e estrangeiros, que num ápice decidiram manifestar interesse no potencial do brasileiro, sendo que, apesar do FC Porto ter sido o primeiro a avançar para a mesa de negociações, Benfica e Sporting também tinham o futebolista referenciado e alvo de observações.
Tudo aponta para que o Dragão seja o futuro imediato de Diego, mas as probabilidades de se transferir para outro clube não poderá ser totalmente descartada. Como a de ficar em Braga, com o qual possui contrato até ao final de Junho de 2011. Aliás, o facto de ter sido António Salvador, presidente da SAD arsenalista, a resolver negociar a saída do Penafiel e encontrar uma solução - pagamento de uma indemnização a rondar os 250 mil euros - para a desvinculação do atleta coloca-o numa situação estratégica para decidir o futuro do atleta. Por isso, deve ser colocada a hipótese, na ausência de um entendimento com os portistas - ou outro eventual interessado -, de ser integrado no plantel às ordens de Rogério Gonçalves.
À parte as questões financeiras, nas quais os dois clubes tenderão a entender-se, uma das questões que poderão emperrar a concretização da transferência prende-se com Adriano, o atacante eleito pelos bracarenses para colmatar a provável saída de Marcel, que estará na disposição de regressar ao Brasil. Ou seja, o ingresso de Diego no FC Porto, o regresso de Marcel ao Brasil - o Palmeiras está interessado e o Cruzeiro voltou à carga - e a transferência de Adriano para a cidade dos Arcebispos são questões interligadas. O que significa que, pelo menos nos próximos dias, Diego vai continuar a treinar no anfiteatro bracarense.


Só susto
Nem parou mas está ok


Nem assustou. O central arsenalista sentiu dores no tornozelo esquerdo ainda na fase de aquecimento no treino matinal de ontem e a paragem do jogador para ser assistido causou uma certa apreensão entre os responsáveis técnicos bracarenses, que fizeram de imediato contas à vida. E isto porque, na sequência das saídas de Irineu e Maurício e do facto de Rodriguez estar impedido de jogar por não ter a sua situação regularizada, Paulo Jorge e Nem são os únicos centrais disponíveis. No entanto, poucos minutos bastaram para o estado de espírito dos técnicos arsenalistas voltasse à serenidade habitual, uma vez que rapidamente se verificou que nada de grave afectava o defesa brasileiro, já que se tratou apenas de uma ligeira prisão muscular provocada pelo acto do atleta estar ainda a iniciar o aquecimento. Nem voltou a juntar-se aos companheiros e cumpriu toda a sessão sem problemas.


Para a Coreia
Maurício viaja segunda-feira


Maurício viaja na próxima segunda-feira para a Coreia do Sul. O central brasileiro vai apresentar naquele país asiático a fim de se submeter aos habituais exames médicos, após os quais irá assinar um contrato com o Pohang, válido por duas temporadas. E será também após a realização dos exames - obviamente em função dos resultados destes - que irá ficar definitivamente resolvida a transferência, pois só nessa altura os sul-coreanos efectuarão o pagamento dos valores acordados pelas partes para a transferência de Maurício.


Só falta o certificado
Rodriguez inscrito


Rodriguez foi ontem inscrito pelo Braga na Liga. Apesar de regularizada a situação do internacional peruano por parte do clube minhoto, Rodriguez ainda não poderá jogar pela sua nova equipa em virtude de aguardar pela chegada do certificado internacional. O documento deverá dar entrada nos serviços de Federação Portuguesa de Futebol no decorrer da primeira metade da semana, perspectivando-se por isso que o central possa ser opção para o confronto com o Nacional, embate marcado para o próximo sábado, na Madeira.


Pode ser opção
Pinto treina com os seniores


O internacional sub-18 Pinto tem vindo a treinar com o plantel sénior e inclusive participou nos dois últimos ensaios, com o Trofense e o Penafiel. Apesar de ainda não estar definido, tudo aponta para que o júnior arsenalista possa vir a constituir-se como a quarta alternativa para o eixo da defesa bracarense, sector para o qual existem apenas três jogadores: Paulo Jorge, Nem e Rodriguez.


Dani Mallo aceita o banco mas mostra ambição
"Trabalho para jogar"

O guarda-redes que trocou o Corunha pelo Braga não tem medo da concorrência e mantém a esperança em defender a baliza a arsenalista

Dani Mallo aguarda por uma oportunidade na baliza do Braga. O guarda-redes espanhol, que no início da época trocou a Corunha pela cidade dos Arcebispos, aceita a condição de suplente de Paulo Santos mas não desiste de lutar por um lugar ao sol na estrutura arsenalista, cujo estreia poderá suceder este fim-de-semana, diante do Portimonense, se o técnico Rogério Gonçalves optar por rodar os guarda-redes neste jogo da Taça de Portugal. "Trabalho todos os dias para jogar, para fazer parte da equipa e se é verdade que tenho a ambição de jogar na Taça, também a tenho no que diz respeito ao campeonato e na UEFA, mas a escolha é do treinador", sustentou.
A ausência de oportunidades prende-se, conforme se pode aferir pelas palavras do espanhol, da qualidade dos guarda-redes arsenalistas. "O nível dos guarda-redes do Braga é muito elevado. O Paulo Santos, e até há poucos dias o Eduardo, são grandes concorrentes, o que não retira, no entanto, a ambição que tenho de jogar todos os jogos. Respeito os meus colegas, o Paulo Santos está a jogar e a fazer um excelente trabalho e tem o máximo apoio da minha parte", argumentou, explicando de seguida, as razões da sua atitude: "Ensinaram-me desde pequeno a dar o melhor em qualquer situação, mas a respeitar sempre os outros. Amanhã posso estar eu a jogar e naturalmente espero merecer o respeito dos colegas", frisou, acrescentando: "Não estou a jogar mas não me dou por vencido e vou continuar a trabalhar para merecer a confiança do treinador", destacou.
Numa outra vertente, e apesar das circunstâncias, Dani Mallo considera que Braga foi uma boa escolha quando decidiu sair do Corunha. "Está a ser uma experiência muito positiva a todos os níveis, excepção ao facto de não estar a jogar. Estou satisfeito com o clube, que está a demonstrar ser grande pois está a competir em três frentes, a cidade é boa e o povo também", sustentou, reafirmando que ainda não perdeu "a esperança de jogar".
 
"Lutamos com os grandes"

Difícil foi encontrar semelhanças entre a qualidade do "seu" Corunha (época passada) e do Braga (esta época): "Não há nenhum tipo de comparação, pois são equipas diferentes, que disputam competições de características diferentes. O Braga é uma equipa de altíssimo nível, tal como o Corunha também era no ano passado", assinalou. Já em relação aos grandes do futebol português, Dani Mallo considerou que "o Braga está a trabalhar para se bater com eles pelos primeiros lugares e a diferença não é muito grande". "Perdemos alguns pontos em jogos aparentemente ao nosso alcance, mas continuamos a lutar com os grandes de Portugal", concluiu.


Pedro Costa recuperou
Carlos Fernandes e Castanheira de fora


Carlos Fernandes e Castanheira são ausências confirmadas para o embate de amanhã à tarde com o Portimonense. Os dois futebolistas não recuperaram das mazelas que os afectam e ontem apenas fizeram tratamento e trabalho de ginásio. Carlos Fernandes e Castanheira juntam-se a Maciel entre os lote de jogadores indisponíveis por problemas físicos, mas não são os únicos impedidos de dar o seu contributo à equipa. João Pinto, castigado - com dois jogos de suspensão, o segundo dos quais irá cumprir na deslocação ao Nacional, no próximo sábado -, e Rodriguez, cuja situação burocrática não foi ainda regularizada, também estão fora do embate.
Por outro lado, o polivalente lateral Pedro Costa, que nos últimos aprontos treinou com algumas limitações, participou na sessão de ontem sem quaisquer condicionalismos e é opção para o confronto com a equipa algarvia, sendo que, ao que tudo indica, deverá ser mesmo chamado à titularidade para desempenhar as funções de lateral-esquerdo, em detrimento de Paíto, que está de saída do Braga.

IN O JOGO

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Dani Mallo: «Vim com a ilusão de jogar muito mais»
GUARDA-REDES ANTEVÊ ESTREIA QUE LHE PARECE TARDIA


Ainda à espera da estreia oficial no Sp. Braga, depois de ter optado esta época por abandonar o D. Corunha com o objectivo jogar com mais assiduidade, Dani Mallo subiu ontem à sala de imprensa para deixar um exemplo de humildade e carácter, ao ser confrontado com a manutenção do estatuto de suplente.

"Sabia de antemão que a concorrência iria ser grande, com 2 guarda-redes muito bons, como o Eduardo e o Paulo. Vim com a ilusão de jogar muito mais, mas fui ensinado a dar o meu melhor e nunca me dar por vencido, respeitando sempre os colegas: Paulo Santos está a realizar um grande trabalho e, como profissional, devo trabalhar para tentar aproveitar a minha oportunidade, quando ela chegar", comentou, após admitir que a desejada chance poderá chegar já amanhã, no jogo da Taça: "Trabalho forte para integrar a equipa, seja na Taça, na Liga, ou na UEFA. Se acontecer agora, estarei preparado. É um jogo importante, pelas aspirações que temos na Taça".



Diego no treino à espera da saída para o Dragão
FIM DE EMPRÉSTIMO AO PENAFIEL


Diego treinou-se hoje sob as ordens de Rogério Gonçalves enquanto não fica definida a provável saída para o FC Porto.

A mudança para o Dragão deve ser formalizada nas próximas horas. O Penafiel, clube ao qual estava cedido pelos bracarenses até ao final da temporada, assumiu no seu site oficial "o fim do empréstimo".

Na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Atlético, da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, Jesualdo Ferreira não confirmou nem desmentiu o interesse. "Conheci-o no Braga, onde chegou em 2005, e treinou comigo durante uma temporada. Tem boas qualidades e um enorme potencial", referiu.

IN RECORD

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Diego Costa já se treina em Braga

O médio brasileiro Diego Costa, alegadamente pretendido pelo FC Porto e que esteve emprestado ao Penafiel nos primeiros seis meses da presente época, regressou esta sexta-feira ao Sporting de Braga.

O jogador, de 18 anos, trabalhou normalmente sob as ordens de Rogério Gonçalves, confirmando que a desvinculação ao Penafiel está definitivamente tratada, com os «arsenalistas» a proceder à respectiva indemnização, dado que o empréstimo deveria estender-se até final da época.

Pedro Costa sem limitações

Noutro plano, o treino desta sexta-feira contou ainda com a integração do defesa Pedro Costa, que vinha trabalhando de forma condicionada. Assim, e tendo em vista o encontro de domingo com o Portimonense, a contar para a Taça de Portugal, Rogério Gonçalves apenas não poderá contar com Castanheira, Carlos Fernandes e Maciel.

IN A  BOLA


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


"Diego tem grande potencial"



É o assunto do momento Diego sempre vai reforçar o F. C. Porto? O tema está a ser tratado entre clubes e Jesualdo Ferreira mede bem as palavras, estrategicamente, é claro, quando lhe perguntam se gostava de ver o jogador na sua equipa. Mas na hora de traçar o perfil do brasileiro não poupa as palavras.

"Conheci-o em Braga, veio com 17 anos, mas não pôde jogar na equipa principal por razões que tiveram a ver com a sua inscrição. É um jogador com grande potencial. Na minha opinião, não é um médio, mas um avançado. Agora vir para o F. C. Porto é uma coisa completamente distinta. Tem qualidade. A partir daqui, não existe nada", completou o técnico, sem esconder um sorriso maroto.

Ainda no que diz respeito ao mercado de transferências, Jesualdo Ferreira diz que as decisões que forem tomadas serão "sempre as melhores" para o clube, porque "não se vai mudar por mudar", não escondendo possíveis alterações na equipa "Poderá haver evoluções, se as situações forem positivas para o F. C. Porto". E disse também que "neste momento" Ricardo Costa e Adriano "não" vão sair, embora no futebol haja "muita mobilidade", ou seja, não há situações por si só encerradas e pode haver alterações de processos a qualquer momento. Sendo assim, a porta não está completamente fechada...



Diego treinou... à espera de definir o futuro

A presença do brasileiro Diego foi a grande novidade do treino de ontem do Braga. Depois de ter rescindido o contrato com o Penafiel, onde jogou por empréstimo do clube bracarense desde o início desta época, o jovem médio aguarda nova mudança, muito provavelmente para o F. C. Porto, mas para já integra os trabalhos do plantel comandado por Rogério Gonçalves. A situação será resolvida rapidamente, pelo que este poderá mesmo ter sido o único treino de Diego com a equipa minhota.

As atenções dos arsenalistas estão, agora, viradas para o jogo de Taça de Portugal com o Portimonense, marcado para amanhã à tarde (16 horas). No treino de ontem, o lateral Pedro Costa já trabalhou integrado com os companheiros, ao contrário de Carlos Fernandes e Castanheira, que não deverão ser opção para a partida com os algarvios. O mesmo acontece, obviamente, com o brasileiro Maciel, cuja lesão no joelho direito irá afastá-lo dos relvados nos próximos dois meses.

A equipa bracarense volta a treinar hoje de manhã (10.30 horas), seguindo-se a divulgação da convocatória de Rogério Gonçalves. O técnico deverá fazer algumas alterações ao onze habitual, podendo, por exemplo, dar uma oportunidade ao guarda-redes Dani Mallo. O espanhol afirmou ontem que, apesar de ainda não ter sido utilizado em partidas oficiais, mantém a ambição de jogar. "Nunca me dou por vencido e vou continuar a lutar por um lugar na equipa", comentou.

IN JN
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Crime de abuso de confiança
Estado não receberá impostos do contrato de João Pinto 


Obrigação de repor verdade fiscal (640 mil euros) prescreveu no ano passado. No caso Sporting/João Pinto restará um crime de abuso de confiança, mas os impostos já não serão cobrados
Os impostos nunca pagos sobre os 3,2 milhões de euros contratualizados entre o Sporting e João Pinto, aquando da sua assinatura por quatro épocas pelo clube de Alvalade, nunca irão reverter para os cofres do Estado.
A lei tributária estipula que o prazo de prescrição da reposição fiscal é de quatro anos a contar da data que os valores deveriam ter sido pagos, o que leva a que a obrigatoriedade do seu pagamento tenha caducado em 2006. Ou seja, quando João Pinto foi ouvido pela primeira vez na Polícia Judiciária ainda haveria hipótese do Estado ser ressarcido desse valor (20 por cento de 3,2 milhões, cerca de 640 mil euros), mas, neste momento, já nada haverá a fazer.

Restará, portanto, o eventual crime de abuso de confiança fiscal, punido com uma pena de um a cinco anos, que poderá ou não vir a ser imputada ao jogador após a conclusão do inquérito.

Os prazos para a prescrição do pagamento fiscal são então contados a partir da data da última das três prestações, depositadas no Goodstone, uma sociedade de direito inglês. O último pagamento foi feito em 2002, o que leva a que a prescrição tenha acontecido em meados do ano passado.

Mudou versão do depoimento

João Pinto mudou a versão do seu depoimento mais de um ano e meio depois de ter sido ouvido pela Polícia Judiciária. O primeiro interrogatório foi prestado quando ainda vestia a camisola do Boavista, na Polícia Judiciária do Porto, tendo aí garantido que não sabia da existência dos quatro milhões de euros pagos pelo Sporting e alegadamente recebidos por José Veiga.

Foi também nessa altura que João Pinto foi ao Sporting reclamar o que restava da verba (pouco mais de 800 mil euros), tendo recebido as quantias em cheques pré-datados, que ainda não foram todos saldados. O jogador foi acompanhado de uma advogada e, face à alegada recusa do clube em entregar-lhe a quantia, terá mesmo ameaçado que accionava um primeiro contrato que celebrara, onde aquele dinheiro lhe era entregue a título de prémio de assinatura.

Juiz diz que contrato não estava assinado

O juiz de instrução que manteve as medidas de coacção impostas a José Veiga garante que o aditamento ao contrato entre o Sporting e João Pinto (o primeiro, onde aquele assume ter direito aos quatro milhões) não foi assinado pelo jogador. E com base neste raciocínio afirma que nada se alterou nos pressupostos que determinaram as medidas de coacção ao ex-director-geral do Benfica, mantendo a caução de meio milhão de euros e a apreensão do passaporte.

No entanto, a posição do juiz é contrária à que o próprio Sporting afirmou há pouco mais de uma semana em comunicado. Em duas posições oficiais tomadas pela SAD de Alvalade e a propósito das notícias divulgadas pelo PÚBLICO, o clube confirmou que o aditamento ao contrato foi assinado por dois administradores e que o mesmo foi acordado com o jogador. A SAD confirmou depois que o dito contrato só foi revogado em 2005 e, embora tivesse sido um acto juridicamente desnecessário, "foi feito em face das exigências e da postura do senhor João Vieira Pinto e do seu então advogado sobre este assunto". José Veiga aguarda agora, para a semana, resposta aos requerimentos apresentados no processo, onde pediu que todos os indícios que contra si recaem fossem fundamentados.
IN PUBLICO


BRAGA SEMPRE MAIS!