News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 15/05

Started by JotaCC, 15 de May de 2012, 07:10

Previous topic - Next topic

JotaCC

Euro2012: Custódio e Miguel Lopes entre os 23 eleitos de Paulo Bento

Custódio e Miguel Lopes vão representar Portugal no Euro 2012. Os jogadores do Sp. Braga são duas das grandes surpresas do lote de 23 eleitos de Paulo Bento para o Europeu de 2012, que terá lugar na Polónia e Ucrânia, de 8 de Junho a 1 de Julho.

Convocados pela primeira vez por Paulo Bento - naquela que será também a estreia em termos de internacionalizações com a selecção A - Custódio e Miguel Lopes são os únicos representantes bracarenses na lista, no lugar de Nelson (Bétis) e Manuel Fernandes (Besiktas), jogadores que tinham entrado na última convocatória, para o particular na Polónia. Dos pré-convocados arsenalistas, ficaram de fora Hugo Viana, Quim, Rúben Amorim e Nuno Gomes.

A convocatória deixou Custódio algo surpreso, mas o médio bracarense não conseguiu esconder a satisfação e orgulho por representar Portugal.
"É uma emoção enorme, foi como que o nosso trabalho valesse o dobro, deixa-me bastante satisfeito. É um momento único na carreira e, provavelmente, um dos melhores", confessou ao 'Correio do Minho'.

Custódio lembrou que não viveu esta época "obcecado" com a possibilidade de ser chamado à selecção: "fazia o meu trabalho, que foi agora reconhecido e que me deixa bastante satisfeito. Não me tirava o sono. Acaba por ser um bocadinho surpresa, mas uma boa surpresa".
Para Custódio, a responsabili dade será "a mesma", agora com uma certeza: "vou continuar a trabalhar, ser profissional e dar o máximo por Portugal".

Na hora do reconhecimento, o médio reparte o mérito pelo Sp. Braga. "É um sucesso individual, que está ligado a uma equipa e um clube que me ajudou bastante. O Sp. Braga acreditou no meu valor e abriu-me as portas, não só do clube, mas também da selecção. Muito obrigado a todas as pessoas que comigo trabalham no Sp. Braga, também merecem este prémio".

A lista dos eleitos de Paulo Bento é a seguinte:

Guarda-redes: Beto (Cluj), Eduardo (Benfica) e Rui Patrício (Sporting)
Defesas: Bruno Alves (Zenit), Fábio Coentrão (Real Madrid), João Pereira (Sporting), Pepe (Real Madrid), Miguel Lopes (Sporting de Braga), Ricardo Costa (Valência) e Rolando (FC Porto)
Médios: Carlos Martins (Granada), João Moutinho (FC Porto), Custódio (Sporting de Braga), Miguel Veloso (Génova), Raúl Meireles (Chelsea) e Rúben Micael (Saragoça)
Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Hugo Almeida (Besiktas), Hélder Postiga (Saragoça), Nani (Manchester United), Nélson Oliveira (Benfica), Ricardo Quaresma (Besiktas) e Silvestre Varela (FC Porto)

Portugal terá como adversários na fase de grupos do Euro 2012 Alemanha (9 de Junho, 19.45 horas), Dinamarca (13 de Junho, 17 horas) e Holanda (17 de Junho, 19.45 horas).


Sp. Braga: Paulo César está de saída

Em final de contrato, Paulo César está de saída. O avançado do Sp. Braga deixa o clube bracarense agora que a época terminou - o plantel vai hoje reunir-se pela última vez no estádio e segue para férias - e já não regressa.

O contrato termina a 30 de Junho e Paulo César irá esperar até ao último dia, no entanto, até ao momento o jogador não recebeu qualquer proposta no sentido de renovação com o clube arsenalista, aliás, a direcção da SAD não demonstrou interesse em renovar com o avançado.

Aos 32 anos, o brasileiro prepara-se para deixar Braga depois de quatro temporadas com a camisola bracarense e irá abraçar um novo desafio no estrangeiro, num campeonato bem mais atractivo financeiramente.
Paulo César tem convites do Chipre, Catar e também do Brasil, mas ainda não acertou qual será o destino em termos de futuro. Certo é que não passa por Braga.
Na hora do adeus, Paulo César garante que não sai com mágoa do Sp. Braga, até porque, esteve presente nos principais anos do clube onde conseguiram grandes feitos.
Depois do Gil Vicente (2000/2001), Vitória de Guimarães (2001/2002), Rio Ave (2003/ 2004) e União de Leiria (2005/2006), o avançado abandona o Sp. Braga após quatro temporadas (2008/2012) e 127 jogos com a camisola arsenalista, entre campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e provas europeias.

Paulo César é dos poucos jogadores em final de contrato do plantel do Sp. Braga, juntando-se a Nuno Gomes, que chegou esta época ao clube e assinou por um ano. O experiente ponta-de-lança, de 35 anos, já revelou o desejo de continuar a carreira por mais uma temporada, mas até ao momento ainda não foi abordado para renovar o contrato válido até ao próximo mês de Junho e dificilmente permanecerá em Braga.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Extremos em défice
ESBOÇO DO NOVO PLANTEL COM LACUNA VISÍVEL

Leonardo Jardim já tem um plantel para a nova época, mas há naturalmente buracos para preencher e tudo vai ainda mexer muito à medida que a lei do mercado se fizer sentir em Braga. De qualquer forma, torna-se evidente a necessidade de contratação de pelo menos dois extremos, visto que neste momento apenas Alan e Hélder Barbosa, curiosamente os titulares da época, têm contrato. Paulo César acabou o vínculo e Ukra regressou à procedência, mas até pode voltar, caso exista entendimento com o FC Porto.

Neste fase, o que salta à vista é que todo o núcleo duro está seguro, embora também seja notório que os maiores alvos do mercado têm todos apenas mais um ano de contrato. Custódio, Ewerton, Hugo Viana e Lima têm sido constantemente falados para novas aventuras e terminam o seu vínculo daqui a um ano. Ou seja, serão livres de decidir o seu futuro em janeiro de 2013, sendo certo que a capacidade negocial de António Salvador vai estar novamente à prova, até na possibilidade ainda em aberto de renovações...

RECORD

JotaCC

Surpresas Miguel Lopes e Custódio

Miguel Lopes e Custódio são as duas surpresas incluídas por Paulo Bento na lista de 23 convocados para a fase final do Euro'2012, que nos restantes 21 nomes correspondeu ao que podia esperar-se. Confirmaram-se algumas presenças que podiam constituir dúvidas pelo rendimento recente ou pela concorrência casos do guarda-redes Beto, do médio Rúben Micael e de Varela, extremo do FC Porto. E confirmaram-se também as ausências prometidas de Bosingwa e Ricardo Carvalho. Igualmente de fora ficou Hugo Viana. O Braga, terceiro classificado da Liga ZON Sagres, acaba por ver-se representado na Seleção Nacional e em dose dupla mas não pelo médio que provavelmente maior divergência causará quando as opções de Paulo Bento forem confrontadas com as do adepto comum. O selecionador elogiou a temporada e a qualidade do médio mas justificou a sua ausência e com o facto de o seu futebol não encaixar na forma de jogar da equipa portuguesa.

Os dois convocados do Braga têm, no entanto, bastante mais em comum do que apenas a camisola que vestiram ao longo de uma segunda metade da temporada que lhes valeu esta chamada de Paulo Bento. A forma como agarraram o respetivo lugar no onze bracarense e a regularidade das suas exibições foram argumentos a favor. Ambos entraram na equipa em janeiro, aproveitando ausências dos até então titulares.

Custódio viu Djamal partir para a CAN, ao serviço da Líbia, e desde a 14ª jornada do campeonato fez sua a posição de trinco, atuando como titular em todas as rondas da Liga ZON Sagres, três jogos da Taça da Liga e um da Liga Europa. Além das presenças, deixou a sua marca através de três golos, dois dos quais fundamentais nos triunfos sobre Marítimo (2-1) e Beira-Mar (1-0), além de outro na goleada (4-0) ao seu ex-clube, o Vitória de Guimarães.

"O Custódio tem características completamente diferentes dos outros médios", começou por dizer Paulo Bento sobre uma das duas novidades. "É um jogador mais posicional e, ao contrário, é talhado apenas para uma posição. Para além disso, também é forte no jogo aéreo e teve um ótimo rendimento na segunda volta do campeonato", completou, certamente pensando nos problemas que colocarão adversários fisicamente fortes e taticamente rigorosos como os que Portugal vai defrontar (Alemanha, Dinamarca e Holanda) na primeira fase do Europeu.

Já Miguel Lopes, depois de um período de sofrimento por culpa de lesões, entrou pela porta da esquerda na defesa dos Guerreiros do Minho, fruto da ausência de Elderson, acabando por fixar-se na direita, pondo fim à necessidade de adaptações. A sua versatilidade e a regularidade na segunda volta do campeonato mereceram o elogio do selecionador: "Também esteve muito bem na segunda volta e corresponde à ideia que tínhamos de ter um lateral que pudesse jogar nas duas faixas. Por outro lado tem grandes capacidades, quer a defender, quer a atacar".

Confrontado com a inexperiência de ambos na Seleção, Paulo Bento apontou a experiência ao serviço dos clubes que já representaram. "O Miguel jogou no Rio Ave, no Bétis e no Braga com regularidade. O Custódio tem também um trajeto nas seleções jovens e já tem experiência europeia nos clubes, por isso penso que não haverá problema nesse aspeto", atirou.

A Seleção concentra-se amanhã no Estádio da Luz para um miniestágio de dois dias, voltando a juntar-se a 21 de maio, em Óbidos, onde ficará até 1 de Junho. Antes do início do Europeu fará dois jogos, diante da Macedónia, a 26 de maio, em Leiria, e a 2 de junho, frente à Turquia, no Estádio da Luz.


Custódio
"A minha família festejou como se fosse uma vitória"

Quando Paulo Bento começou a divulgar a lista de 23 eleitos para a fase final do Euro'2012, Custódio e a família estavam em frente à televisão. Era grande a esperança de ver o médio do Braga no lote de convocados, mas a dúvida e a ansiedade permaneceram até que o selecionador anunciou o nome do jogador natural de Guimarães. Nessa altura a expectativa deu lugar à euforia. "A minha família festejou como se fosse uma vitória", contou Custódio a O JOGO, revelando o que sentiu naquele momento. "Fiquei muito feliz, como é natural. Tinha esperança de ser chamado e isso aconteceu. Estou muito satisfeito. É um dos melhores momentos da minha carreira".

A noite era de festa, mas com tranquilidade, como Paulo Bento tanto aprecia. "Estou tranquilo, em casa, com a família", contou, admitindo já ter o champanhe pronto para comemorar. "Coisa pouca", garantiu, disposto a não cometer excessos, até porque está marcada para hoje a despedida do plantel bracarense e amanhã começam os treinos na Seleção Nacional.

A grande época que realizou e a boa forma que atravessa leva a que seja considerado, por muitos, como o melhor médio-defensivo português. Custódio evita falar nesses termos, até pelo respeito que lhe merecem os companheiros que lutam pelo mesmo lugar. "Portugal tem médios de grande qualidade. Gosto de trabalhar e de ajudar a equipa. A Seleção Nacional tem alguns dos melhores jogadores do mundo. Por isso, temos de trabalhar para conseguir os nossos objetivos", prometeu o médio.

Custódio ganhou titularidade apenas à 14ª jornada. Até essa altura, em Aveiro, diante do Beira-Mar, Djamal era titular indiscutível. O médio líbio partiu para a Taça de África e o português agarrou a oportunidade. "Já agradeceu a Djamal?", questionou O JOGO. Custódio percebeu a provocação. Teve até um discurso prudente. "Não vejo as coisas dessa forma. Trabalhei muito para conquistar o meu espaço", lembrou, admitindo, isso sim, ter conversado com Djamal na semana passada, depois dos elogios do internacional líbio. Na altura, na visita a uma escola, o médio africano prometeu estar a torcer pelo companheiro. "O Custódio merece ir ao Europeu. É bom jogador e tem muita experiência. Entrou bem na equipa, fez golos e vê-lo jogar tão bem foi bom para mim", destacou, na altura, o centrocampista. Custódio já agradeceu. "Falámos um pouco sobre essas palavras e agradeci-lhe o que disse", revelou o número 27 bracarense.


Miguel Lopes
"É o dia mais feliz da minha vida"

Duas horas depois, o telefone continuava a tocar, centenas de mensagens enchiam de alegria a caixa de correio de Miguel Lopes. "Ouvir o selecionador dizer o meu nome era um sonho" e, quando Paulo Bento lhe deu voz, o defesa do Braga foi o mais feliz dos mortais. "Estava em casa, com a minha mulher, irmão, cunhada e o meu afilhado lindo, de dois meses", contou a O JOGO, e o primeiro impulso foi beijar a companheira. "Ajudou-me nos piores momentos da minha vida", lembrou, numa expressão que haveria de estender, repetidamente, aos "companheiros do Braga". Falar com "o irmão gémeo" - Nuno Lopes, do Beira-Mar - foi o segundo passo e depois, num ritmo de "loucura", sucederam-se as declarações, os acenos amigos, até se esgotar a bateria do telemóvel. Pudesse ele receber as boas vibrações da família e não teria sido necessário o carregador. "É o dia mais feliz da minha vida", resumiu Miguel Lopes, que se sentara diante do televisor sem mais do que o enorme desejo de realizar "o sonho de qualquer jogador". Não recebera qualquer palavra do selecionador, "foi uma surpresa completa". "Chegar onde cheguei, depois de ter passado o que passei, para mim, é uma vitória", afirmou, numa alusão aos altos e baixos da época: metade, passou-a parado, frustrada, por minutos, a transferência para o Saragoça; no mercado de inverno, o sensacional Braga deu-lhe a oportunidade de recuperar o tempo perdido até na corrida aos 23 finais de Paulo Bento. "A esperança era a última a morrer e ser chamado para o Europeu é uma vitória conseguida com os meus companheiros do Braga, que me ajudaram nos momentos mais difíceis da minha vida. Isso, para mim, foi fundamental", insistiu quem, minutos depois de conhecida a convocatória, se confessava, na RTP, "mortinho por ligar" a Custódio, o outro bracarense da lista, "excelente jogador e excelente pessoa", que terá ao lado também neste desafio: "Portugal tem de pensar treino a treino, jogo a jogo. Teremos um excelente grupo, com jogadores que podem fazer a diferença. Com trabalho, dedicação, concentradíssimos, podemos chegar mais além".

3 questões: Manuel Cajuda, Ex-treinador de Custódio
"Teria chamado o Hugo Viana"


1 Concorda com a inclusão de Custódio e Miguel Lopes na lista para o Europeu?

Ambos chegaram ao fim do campeonato, ou seja à fase mais próxima do Euro, em melhor forma. O Custódio sempre teve uma capacidade futebolística enorme e lembro-me de ter dito, quando voltou da Rússia, que não seria preponderante para o Vitória mas sim no futuro, pois vinha de uma lesão. No Braga voltou ao máximo das suas capacidades. Estão ambos muito bem convocados!

2 Acredita que podem ser titulares ou não devem alimentar essa esperança?

Têm capacidade para jogar, condição física e cultura tática. Se fazem parte dos 23, podem jogar. Um dos males da Seleção é estabelecerem-se diferenças entre titulares e suplentes. Para mim não há titulares nem suplentes mas sim 23 jogadores, até por estarmos a falar de uma competição como esta, com nuances táticas muito oscilantes de jogo para jogo.

3 Quem acrescentaria à convocatória?

Sempre apoiei a Seleção Nacional e os selecionadores. Antes da divulgação da lista teria incluído o Hugo Viana, mas por razões meramente pessoais e não porque esteja em desacordo com as opções do Paulo Bento. A partir do momento em que saiu a convocatória, passou a ser também a minha. Os convocados do selecionador são também os meus.


Nuno André Coelho
"Faltou-nos mentalidade com Benfica e FC Porto"

Analisando o percurso do Braga no campeonato, é impossível não apontar o embate com o Benfica como o ponto de viragem de uma época que parecia estar a ganhar contornos de gloriosa. Até aí, os arsenalistas estavam numa espiral de resultados tremendamente positiva, cujo reflexo na classificação da prova não podia ser mais prometedor - a equipa ocupava o primeiro lugar -, mas depois da derrota no Estádio da Luz tiveram problemas em reerguer-se e acabaram por perder também com o FC Porto. Recuando no tempo até esses importantes encontros, Nuno André Coelho, que foi titular em ambos, explicou em exclusivo a O JOGO o que falhou para que os bracarenses vissem escapar-se-lhe por entre os dedos o tão desejado título. "Faltou uma pontinha de sorte e mentalidade mais forte para passar de forma positiva os jogos com Benfica e FC Porto", apontou o central.

Tendo em conta o que podia ser alcançado, o terceiro lugar final acaba por ser um mal menor para o Braga, pois dá-lhe a oportunidade de sonhar com a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões. Para já vai sonhar com o acesso direto ao play-off, algo que só acontecerá se o Chelsea vencer o Bayern de Munique na final da edição deste ano da prova, mas Nuno André Coelho está confiante no sucesso pessoal e coletivo. "Estou otimista em relação ao futuro. É motivador jogar na Champions", afiançou o internacional jovem português, que não teve um começo de temporada muito feliz. Uma rotura de ligamentos no joelho direito, sofrida num treino no começo do mês de setembro, atirou-o para a enfermaria durante cinco meses e meio, por isso, o defesa considera que não mostrou todo o potencial que possui. "Tendo em conta o que me aconteceu no começo da época, estou satisfeitíssimo. Passei por uma fase complicada e não regressei ao nível que gostaria. Gradualmente fui melhorando, mas não atingi a plenitude das minhas capacidades", afirmou o defesa natural de Penafiel, esperançado numa época superior em 2012/13. "Acredito que poderei ser melhor na próxima época. Se passar pela pré-época sem problemas, aí sim terei condições para me apresentar ao meu melhor", assegurou.

Na primeira pré-temporada que realizou ao serviço do Braga, Nuno André Coelho viu a defesa ser bastante criticada. Uma situação que descreve como "delicada, tanto para os jogadores que vieram substituir os que saíram, como para o treinador", mas acredita que no final das contas tudo correu pelo melhor. "Felizmente o clube conseguiu contratar bons jogadores e isso refletiu-se nos resultados", rematou.

Só um negócio improvável o roubará aos bracarenses

Ao contrário do que sucedeu na época transata, Nuno André Coelho não será uma cara nova em Braga no dia do arranque dos trabalhos, agendado para o dia 25 de Junho. O central tem mais três anos de contrato com o clube e, além disso, está blindado por uma das mais elevadas cláusulas de rescisão do plantel. Por isso, só mesmo um negócio improvável o roubará aos arsenalistas. "Mudar de clube? [Sorriu] Nunca se sabe, mas, até ao momento, não fui informado de nada", garantiu o defesa a O JOGO.



Salino ainda espera por uma proposta de renovação

Após uma época recheada de exibições auspiciosas... como lateral-direito improvisado, Salino é um dos jogadores que a SAD do Braga deseja prender o mais rapidamente possível. O brasileiro tem apenas mais um ano de contrato com os arsenalistas e já existem vários clubes com vontade em contratá-lo, embora até agora tenham esbarrado todos na intransigência de António Salvador, que pretende prolongar a ligação entre as duas partes. Contudo, o empresário, Felipe Fortuna, revelou à assessoria de Imprensa do médio que ainda não recebeu "qualquer proposta de renovação". "Eu foco sempre o melhor para o Leandro [Salino]. Há clubes interessados, mas respeitamos o contrato firmado, e resta ainda mais uma temporada", lembrou o agente FIFA brasileiro, garantindo ainda que o jogador, que se encontra a meio de um processo de recuperação a uma fratura do perónio, "está feliz no Braga".


Guilherme na pré-época

É com a convicção de que em 2012/13 vai realizar a pré-temporada com o Braga que Guilherme vai embarcar esta semana rumo ao Brasil, onde gozará um período de férias após o final das competições em Portugal. Se nenhum negócio evoluir durante o defeso, o médio tem o regresso à Cidade dos Arcebispos agendado para os dias que antecedem o arranque da época oficial, previsto para o dia 25 de junho, e com o objetivo claro de convencer Leonardo Jardim a dar-lhe um lugar no plantel arsenalista. Isso até esteve quase para suceder este ano, pois o clube não conseguiu o reforço que tanto desejava para o lado esquerdo do meio-campo - Gerson Magrão (Dínamo de Kiev) era o nome mais falado -, mas os responsáveis bracarenses optaram nos últimos dias de mercado por cedê-lo à equipa de Barcelos para ganhar experiência no principal campeonato português.

Embora tenha sido titular em apenas nove jogos do Gil Vicente, a decisão de António Salvador e de Leonardo Jardim revelou-se acertada, já que Guilherme foi uma aposta bastante regular de Paulo Alves, chegando ao final da presente época com 26 aparições. O médio, por quem Jorge Jesus morria de amores quando ainda orientava o Braga, marcou um golo, numa das primeiras eliminatórias da Taça da Liga. O Belenenses foi a vítima do brasileiro de 20 anos, contratado em 2009 ao modesto Paraíba do Sul, cuja estreia na primeira equipa dos bracarenses aconteceu pela mão do técnico Domingos Paciência, em 2009/10, numa goleada (4-0) frente ao Leiria.


Galo está na expectativa

À espera de uma decisão do Braga em relação ao futuro está Rodrigo Galo. O lateral-direito nunca foi opção para Leonardo Jardim, que deu luz verde à sua saída durante a reabertura do mercado de transferências, em janeiro, e está agora na expectativa para saber o que lhe vai suceder. "Tenho contrato, mas ainda não me disseram nada", admitiu a O JOGO o brasileiro, que no Gil Vicente foi titular indiscutível e fez três golos (Benfica, Sporting e Vitória de Guimarães). Aliás, foi um dos heróis da caminhada triunfal da equipa de Barcelos até à final Taça da Liga.


Touré à experiência

Lassina Touré, defesa-central que durante a época finda jogou no Tourizense, da II Divisão, está à experiência em Braga. Apesar de ter 20 anos, o jogador do Burkina Faso está a trabalhar com os juniores e a ser observado por Agostinho Oliveira. Se agradar, será contratado para jogar na futura equipa B.

Despedida esta manhã

Depois de ontem se ter realizado o derradeiro treino de 2011/12, para esta manhã está prevista a despedida oficial dos jogadores, muitos deles, como Paulo César ou Nuno Gomes, sem regresso previsto. Antes, porém, o plantel vai reunir-se no AXA com o presidente para tirarem a foto de família.


O JOGO

JotaCC

Salvador sem certezas sobre futuro de Lima e Nuno Gomes

António Salvador não sabe ainda se Lima e Nuno Gomes farão parte do plantel do SC Braga, na próxima época.

«É evidente que queremos manter os bons jogadores, mas sabemos que todos os anos temos de vender alguns para manter este nível», lembrou o presidente dos bracarenses a propósito do avançado brasileiro, admitindo, porém, que «gostava que ele pudesse ficar».

Quanto a Nuno Gomes, cujo vínculo ao clube expira esta época, indicou António Salvador que o futuro do internacional português vai ser discutido dentro em breve.

«Vamos conversar e esperar para ver quem vai sair e quem vai ficar», resguardou-se.

«Estamos a preparar a próxima época com os mesmos objetivos e responsabilidade, para tentar fazer o mesmo percurso desta temporada», rematou.

A BOLA

JotaCC

«Qualquer jogador gostaria de jogar no Benfica ou no FC Porto» – Lima

Após o presidente do SC Braga, António Salvador, ter admitido que será difícil manter Lima, o goleador brasileiro reconheceu que gostaria de ter a oportunidade de jogar numa equipa como o Benfica ou FC Porto.

«São grandes equipas e no futebol acontecem coisas. Qualquer jogador gostaria de jogar lá. Vamos ver o que vai ser o melhor para mim e para o SC Braga», afirmou Lima.

O avançado, que apontou 20 golos na Liga portuguesa e foi uma das figuras do campeonato, espera que o seu futuro seja decidido nas próximas semanas: «Vou deixar o meu carro aqui em Braga e nas férias vamos definir o meu futuro».


«Quim, Hugo Viana e Nuno André Coelho também mereciam ter sido chamados» - António Salvador

«Orgulhoso e satisfeito» pelas presenças de Miguel Lopes e Custódio no lote de 23 jogadores chamados por Paulo Bento para o Euro-2012, António Salvador lamenta apenas que Quim, Hugo Viana e Nuno André Coelho não tenham feito parte das escolhas do selecionador nacional.

«Estou orgulhoso e satisfeito, bem como todas as pessoas que trabalham com eles. Não me surpreende. É um momento histórico na vida do clube e dos dois jogadores», afirmou o presidente do clube bracarense, a propósito de Miguel Lopes e Custódio.

«Quando contratei o Miguel Lopes disse-lhe que se viesse para o Braga iria à seleção. Ele lembrou-se dessas palavras e agradeceu-me hoje [terça-feira], contou.

A satisfação de Salvador só não é plena na medida em que as escolhas de Paulo Bento não contemplaram outros três jogadores do plantel "arsenalista".

«Estamos tristes por não ir o Hugo Viana e também pelo Nuno André Coelho, que fez uma parte final de época espetacular. Também merecia ser chamado, mas, infelizmente, o selecionador assim não entendeu. Não podiam estar lá todos», constatou, concluindo: «Agora há que apoiar os que lá estão e procurar ajudar a chegarem longe, se possível à vitória no Europeu».

A BOLA

JotaCC

Salvador queria «mais» convocados bracarenses na lista de Paulo Bento

O presidente do SC Braga não esconde a «satisfação e orgulho» por ver o nome de alguns jogadores minhotos na lista de convocados da seleção nacional. Ainda assim, António Salvador lamenta a não chamada de Quim, Hugo Viana e Nuno André Coelho.

«Estou orgulhoso e satisfeito, bem como todas as pessoas que trabalham com eles. Não me surpreende. É um momento histórico na vida do clube e dos dois jogadores», disse o líder bracarense sobre as chamadas de Miguel Lopes e Custódio.

Salvador revela, esta terça-feira, que na altura da contratação de Miguel Lopes lhe havia dito que «se viesse para o SC Braga iria à seleção».
A felicidade do líder minhoto só não é completa pela ausência de outros jogadores dos guerreiros do Minho: «Estamos tristes por não ir o Hugo Viana e também pelo Nuno André Coelho, que fez uma parte final de época espetacular. Também merecia ser chamado, mas, infelizmente, o selecionador assim não entendeu. Não podiam estar lá todos.»


Lima «gostava» de ir para o Benfica ou FC Porto

O presidente do SC Braga já revelou que é «difícil manter Lima» e, nesse sentido, o artilheiro bracarense não esconde que gostava de vestir a camisola do Benfica ou do FC Porto.

«São grandes equipas e no futebol acontecem coisas. Qualquer jogador gostaria de jogar lá. Vamos ver o que vai ser o melhor para mim e para o SC Braga», disse o brasileiro.

Lima lutou com Cardozo pelo título de máximo goleador da Liga portuguesa e espera resolver o futuro nas próximas semanas: «Vou deixar o meu carro aqui em Braga e nas férias vamos definir o meu futuro.»

Lima chegou ao Minho na temporada passada, depois de representar o Belenenses.

ZEROZERO

JotaCC

Salvador quer manter Lima

António Salvador, presidente do Braga, falou esta manhã sobre o futuro de Lima, avançado brasileiro que apontou 20 golos na Liga ZON Sagres e que já foi colocado na órbita de vários clubes.

"Queremos manter todos os bons jogadores, mas também sabemos que temos de vender alguns todos os anos para manter o equilíbrio. A minha satisfação era que o Lima pudesse continuar. Propostas? Não há nada, a minha preocupação e o que gostava era que ele pudesse continuar", frisou o líder arsenalista.


António Salvador feliz por Miguel Lopes e Custódio

António Salvador, presidente do Braga, revelou esta manhã toda a sua felicidade pelo facto de Miguel Lopes e Custódio terem sido convocados por Paulo Bento para a fase final do Euro'2012.

"É uma satisfação para o clube e para as pessoas que trabalham com eles. É um momento importante para a vida deles. Não me surpreende esta chamada. Tinha dito ao Miguel que se ele viesse para o Braga iria à Seleção e recordei-lhe isso hoje", afirmou o dirigente, reconhecendo o sentimento contrário em relação a Quim e Hugo Viana. "Fico triste por eles e até pelo Nuno André Coelho, que fez uma ponta final de campeonato espetacular, mas agora temos que apoiar os que lá estão, procurar ir o mais longe possível e, se possível, ganhar o Europeu", referiu António Salvador, que esteve no Estádio AXA para tirar a fotografia de grupo oficial da época.

O JOGO

JotaCC

Opinião:Custódio fez por merecer, mas Viana seria mais útil do que Micael 

Bruno Prata

Confirmou-se que Paulo Bento é avesso a grandes surpresas. Mas, como é hábito nestas situações, acabaram por se verificar pequenas novidades. Porque não era absolutamente adquirido que o seleccionador iria chamar alguém do Sporting de Braga, mais a mais tratando-se, em ambos os casos, de jogadores sem nenhuma internacionalização.

Mais do que ter preterido Manuel Fernandes em favor de Custódio, Paulo Bento acabou por optar por um verdadeiro médio defensivo, definição que não é totalmente exacta no caso do médio do Besiktas nem de nenhum dos outros chamados. Claro que na base dessa opção esteve o excelente momento de forma que atravessa Custódio, que conseguiu dar em Braga uma reviravolta surpreendente à sua carreira. Quando começar o Europeu já terá 29 anos, mas mais vale tarde do que nunca...

A chamada de Miguel Lopes só surpreendeu verdadeiramente quem não esteve atento à ponta final da época deste lateral direito (que também sabe jogar na esquerda) e também aos problemas que atravessaram Nélson e Sílvio, já para não referir o afastamento mal explicado de Bosingwa.

Manuel Fernandes pode ter pago caro a sua má prestação na última chamada à selecção. Mais difícil de entender é a ausência de Hugo Viana. Paulo Bento já tinha dado sinais nesse sentido, principalmente quando deixou claro que o sistema e o modelo de jogo não iam de encontro às características do bracarense. Mas não seria mais vantajoso poder contar no "banco" com a sua capacidade para fazer lançamentos milimétricos a longa distância e para executar bolas paradas do que ter lá alguém como Rúben Micael, que não acrescenta quaisquer mais-valias em relação aos outros médios convocados?

Pelo caminho ficaram nomes como Quim, Eliseu, Duda e Nuno Gomes, mas isso acaba por ser natural numa selecção em que o Real Madrid e o FC Porto, com três jogadores cada, são os clubes mais representados (os portistas têm ainda dois emprestados). Apenas nove dos 23 actuam em Portugal, mais um sinal dos tempos. E somente 11 tinham estado no Mundial 2010, o que reflecte uma profunda remodelação e o fim de uma geração.

PUBLICO

JotaCC

Presidente do Braga triste com ausência de Quim, Hugo Viana e Nuno André Coelho do Euro 2012

O presidente do Sporting de Braga considerou hoje que, além de Custódio e Miguel Lopes, também Quim, Hugo Viana e Nuno André Coelho mereciam ter sido convocados pelo selecionador português de futebol, Paulo Bento, para o Euro2012.

"Fico triste por esses jogadores [Quim e Hugo Viana], mas não só. O Nuno André Coelho fez uma excelente ponta final de campeonato, acabou em muita boa forma, e seria um jogador que também poderia lá estar. Infelizmente o selecionador assim não entendeu e agora há que apoiar os que ele escolheu e a nossa seleção para que consiga ir longe e, se possível, ganhar o Europeu", afirmou. 

António Salvador falava à saída do Estádio Municipal de Braga, onde se despediu dos jogadores que hoje partiram para férias.   

Sobre as chamadas de Miguel Lopes e Custódio, disse não ter ficado surpreendido e frisou ser "uma satisfação enorme para o clube, para as pessoas que trabalham com esses jogadores e, sobretudo, para eles", acrescentando que "é histórico na vida deles".

A propósito da nova temporada, foi ambíguo quanto à continuidade de Lima, o melhor marcador da equipa, com 20 golos na Liga, tantos quantos os do benfiquista Cardozo, que conquistou o troféu de goleador do campeonato por ter alinhado em menos uma partida que o brasileiro.

"Queremos manter todos os bons jogadores, mas sabemos que todos os anos temos de vender alguém para conseguir manter este nível. Vamos ver, a minha satisfação é que ele pudesse continuar", disse, garantindo não haver, para já, propostas de outros clubes pelo jogador.

Lima, que disse também não ter conhecimento de qualquer proposta, disse que Benfica e Porto "não deixam de ser grandes equipas, mas no futebol acontecem coisas que pode dar para outro lado. Claro que qualquer jogador gostaria de jogar no Benfica ou FC Porto, mas não tenho de escolher, vamos ver o que será melhor para mim e para o Braga", afirmou.

Quanto a renovar, Lima considerou que será "difícil", porque "foi falado há muito tempo e nunca deu nada".   

Já sobre Nuno Gomes, que termina agora o contrato com os bracarenses, mas recentemente revelou a sua intenção de jogar mais uma temporada, António Salvador disse que vai "conversar" com o internacional português para depois dizer "quem vai continuar e quem vai sair".


RTP

JotaCC

Euro 2012: Miguel Lopes e Custódio apresentam-se, Ronaldo só na segunda-feira

Os «estreantes» Miguel Lopes e Custódio são dois dos 16 futebolistas que se vão apresentar na quarta-feira no primeiro treino do pré-estágio da seleção portuguesa de preparação para o Euro2012, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Em comunicado divulgado no sítio oficial da FPF na Internet, 16 dos 23 «eleitos» pelo selecionador português, Paulo Bento, vão iniciar a preparação com um treino às 10:30, no Estádio da Luz, em Lisboa, juntamente com os guarda-redes da seleção lusa de sub-21 Cristiano Figueiredo (Valência) e Mika (Benfica).

O guarda-redes Eduardo, os defesas Bruno Alves, Miguel Lopes, Ricardo Costa e Rolando, os médios Carlos Martins, Custódio, João Moutinho, Miguel Veloso e Rúben Micael, e os avançados Hugo Almeida, Hélder Postiga, Nelson Oliveira, Ricardo Quaresma e Varela vão comparecer na concentração, marcada para as 09:00, no recinto «encarnado».

Diário Digital

Pé Ligeiro

Salvador: «Queremos manter os bons jogadores»
gostava de contar com lima no plantel


António Salvador, presidente do Sp. Braga, despediu-se esta terça-feira dos jogadores do plantel minhoto, aproveitando para responder às questões dos jornalistas. A propósito da nova temporada, foi ambíguo quanto à continuidade de Lima, o melhor marcador da equipa, com 20 golos na Liga.

"Queremos manter todos os bons jogadores, mas sabemos que todos os anos temos de vender alguém para conseguir manter este nível. Vamos ver, a minha satisfação é que ele pudesse continuar", disse, garantindo não haver, para já, propostas de outros clubes pelo jogador.

Já sobre Nuno Gomes, que termina agora o contrato com os bracarenses, mas recentemente revelou a sua intenção de jogar mais uma temporada, António Salvador disse que vai "conversar" com o internacional português para depois dizer "quem vai continuar e quem vai sair".

RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bruno3429

Quim não tem dúvidas de que poderia lutar pela baliza da Seleção
Por Redação

O guarda-redes Quim, do SC Braga, ficou desiludido por não ter merecido a confiança do selecionador Paulo Bento, que apostou em Rui Patrício, Eduardo e Beto, para a lista de convocados do Euro-2012.

«São situações que não dependem de nós. Trabalhei no meu clube e penso que o fiz bem. O selecionador tem de optar e infelizmente não apostou em mim. Não posso fazer nada. As razões o selecionador é que poderá dizer. Eu só tenho de trabalhar da melhor forma possível no meu clube», afirmou Quim, em declarações à TSF.

O guarda-redes estava preparado para tentar garantir a titularidade no Euro-2012: «Não tenho dúvidas que poderia lutar pela baliza da Seleção, sei perfeitamente do meu valor. Se tinha de provar a alguém alguma coisa foi a época que fiz, isto depois de um ano em que estive parado por causa de uma lesão gravíssima. A temporada foi muito boa, mas não fui selecionado».

Quim, de 36 anos, garantiu que não está preparado para deixar de pensar na Seleção Nacional: «Nunca irei sentir isso. Irei ter sempre a esperança de ser chamado. Desde os meus 15 anos tenho sido opção na Seleção e sempre estive nas escolhas, mas a chamada não depende de mim».

O guarda-redes também lamentou a ausências de Hugo Viana e Nuno André Coelho.

A Bola