News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/05

Started by JotaCC, 09 de May de 2012, 07:08

Previous topic - Next topic

JotaCC

Porta aberta para fechar época

Regresso aos trabalhos, depois da vitória sobre o Beira-Mar, marcado pela chuva, presença de algumas dezenas de adeptos e a participação do guardião Diego no primeiro treino da semana.
A presença do jovem guarda-redes, que estava emprestado ao Vizela, acabou mesmo por ser a grande novidade de um treino que marcou o regresso do plantel do Sp. Braga aos trabalhos depois de dois dias de folga. Foi um regresso em ritmo de descompressão, com a realização de alguns exercícios e depois de uma peladinha onde deu para assistir a alguns golos apontados por Ukra, Alan e Lima.

Os defesas Imorou e Paulo Vinicius treinaram com o plantel completamente integrados, ainda que o último continue a realizar os exercícios com o resto do plantel, mas sob vigilância médica.
Ausentes da sessão de trabalho estiveram Sa muel e Rivera, que apresentaram sintomas de gripe, enquanto o avançado Carlão não esteve presente por ter apresentado um problema físico.
Também o lateral Leandro Salino não marcou presença na sessão de trabalho por se encontrar a recuperar da fractura do perónio que o atingiu.

Esta sessão de trabalho marcou o arranque da preparação da deslocação a Alvalade, no próximo sábado, em jogo a contar para a 30.ª jornada e que encerra a Liga Portuguesa de Futebol. A partida entre Sporting e Sp. Braga, ao contrário das restantes desta ronda da competição que começam às 18.30 horas, tem o seu início agendado para as 21.15 horas, uma vez que seja qual for o resultado do jogo, já não tem qualquer tipo de influência nas decisões finais da Liga Portuguesa de Futebol, quer no topo, quer nos últimos lugares da tabela.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Lima: «Fico devendo a todo o mundo»
PROMETE AOS ADEPTOS O TÍTULO de artilheiro

Manuel, de 6 anos, chorou no final do Sp. Braga-Beira-Mar quando viu Lima trocar de camisola com um jogador da equipa aveirense. O que este pequeno adepto mais queria era a camisola do artilheiro. Ontem, o pai levou-o ao treino e o miúdo mostrou o cartaz ao avançado: "Lima, dá-me a tua camisola". Mas o melhor marcador do Sp. Braga não tinha camisolas para dar, ficando esta prometida para depois do jogo de Alvalade. Não foi a única promessa que Lima teve de fazer. O ponta-de-lança, de 28 anos, também ouviu um pedido de chuteiras e, claro, apelos para ser o melhor marcador do campeonato. "Fico devendo a todo o mundo", chegou a desabafar, depois de posar para a fotografia com muitos adeptos que ontem assistiram ao treino que se realizou no Estádio Axa.

"Lima, ouve lá, tens mesmo de ser o melhor marcador", ouviu de um deles. "Sim", respondeu com um sorriso. "E não te vás embora no final da época", acrescentou outro adepto...

Bem, essa é capaz de ser a promessa mais difícil de cumprir pelo avançado brasileiro que luta com Cardozo pela Bota de Ouro do campeonato que está a terminar.


Fabiano pode estar na mira

guardião do olhanense

Fabiano é o guarda-redes que todos querem. O brasileiro que defende a baliza do Olhanense e que tem uma cláusula de rescisão de milhão e meio de euros pode estar na mira do Sp. Braga.

Quim e Berni têm contrato, mas António Salvador está sempre atento a bons negócios e esta oportunidade de passar a contar com um guarda-redes de apenas 24 anos, que foi um dos destaques desta edição da Liga, afigura-se como bastante atrativa. Isto num momento em que está praticamente garantida a contratação de Éder como reforço do ataque, com um contrato de quatro anos a ser oferecido ao ponta-de-lança. Ou seja, também aqui o clube bracarense está na linha da frente, procurando assegurar jogadores com provas dadas e que conhecem a prova nacional.


RECORD

JotaCC

Da dispensa em Touriz ao sonho da Seleção

Longe do protagonismo com que muitos jovens jogadores da formação dos principais clubes nacionais chegam a profissionais, Éder é um dos inúmeros exemplos de que por via da persistência também se pode chegar ao topo. O avançado, nascido no seio de uma família humilde originária da Guiné-Bissau, cresceu numa instituição comunitária de Coimbra e ainda muito novo viu o sonho de tornar-se futebolista quase a desfazer-se. Foi logo no primeiro ano de sénior, quando os responsáveis do Tourizense decidiram "dispensá-lo" para o Oliveira do Hospital, da III Divisão, por acharem que ainda não tinha capacidade para representar o clube. A história foi contada a O JOGO por Tó Margarido, a quem o futuro reforço do Braga sempre disse que "um dia iria reforçar um grande clube". "O Tourizense estava num momento difícil e tivemos de dispensar o Éder. Ele ia jogar ao Oliveira do Hospital e treinava connosco. Passado algum tempo sentimos que estávamos na presença de um jogador com grande potencial e nunca mais o deixámos sair", lembra o ex-treinador da equipa de Touriz, que via no guineense "um rapaz tímido, mas ambicioso e com uma enorme vontade de aprender". "Quando um jovem de 18 anos quer continuar a trabalhar com a equipa que o dispensou mostra que tem um enorme caráter", acrescenta.

As primeiras lições, dadas por Tó Margarido num "regime próximo do militar pelo pouco espaço que havia para a brincadeira", permitiram a Éder ir aprimorando o instinto de ponta de lança, até porque, se havia coisa que não apreciava mesmo, era de correr atrás da bola. "Não gostava de ser fintado durante os meiinhos. Ficava cego", garante o técnico, que nunca teve qualquer problema disciplinar com o atleta. Daí que tenha estranhado o castigo que lhe foi aplicado pela Académica por ter declinado transferir-se para o West Ham em janeiro, decisão que acabou por ser prejudicial para as duas partes. "Não sei em que estado psicológico se encontra o Éder, mas o que ele passou não é nada abonatório em termos anímicos. De qualquer forma, tendo em conta o que ele viveu no passado, acredito que também irá superar esta situação", referiu.

O salto para o Braga é visto por Tó Margarido como natural na evolução de Éder como jogador. A responsabilidade de poder ter de substituir Lima é enorme, mas o treinador está convencido de que, com tempo, o guineense poderá "fazer esquecer" o brasileiro. "Não tenho dúvidas de que, se não tiver lesões e lhe derem oportunidades para jogar, poderá chegar a um nível superior ao do Lima", sustenta Tó Margarido, que, mesmo sem saber que Éder estava a ser seguido atentamente por Paulo Bento antes de ser forçado a parar, o coloca na órbita da Seleção Nacional "AA". "Há outras pessoas que têm outros conhecimentos. No entanto, se entendo alguma coisa de futebol, o Éder será seguramente um dos candidatos a chegar à Seleção no futuro. Basta-lhe jogar com regularidade no Braga e não ter problemas de maior, porque tem potencial não lhe falta", afirma. O futuro tratará de confirmar o vaticínio do treinador.


Avaliação de Tó Margarido, ex-Treinador do Tourizense

8

Jogo aéreo


É um dos pontos do jogo em que tem de evoluir menos, pois é bastante forte e valente. Ter uma estatura elevada ajuda-o muito, mas depois há coisas que o diferenciam de outros jogadores altos: ele sabe atacar o espaço, tem uma boa perceção de onde a bola vai ser colocada e, além disso, tem um bom tempo de salto. Por isso é que é um ponta-de-lança.

6

Finalizar com os pés


Neste momento ainda é um dos aspetos que tem de melhorar. Finalizar na II Divisão não é a mesma coisa que fazê-lo na I Liga, onde é necessário trabalhar mais e ter mais confiança. Mas não nos podemos esquecer que estamos a falar de um jogador jovem, com grande margem de progressão, capaz de valer mais golos do que os cinco que fez este ano pela Académica.

8

Controlo de bola


É uma das características mais fortes, não só pela compleição física que o Éder apresenta, mas também pela capacidade técnica que revela sob pressão. Não é fácil para um defesa roubar-lhe a bola, mesmo quando se encontra de costas voltadas para a baliza. A forma como a segura, à espera que os companheiros subam no terreno, e a protege é muito boa.

9

Cultura tática

Toda a gente sabe que o Éder é um ponta-de-lança. Na altura em que ele ainda estava no Tourizense, no entanto, jogávamos em 4x4x2, em que o obrigava a movimentar-se mais na frente de ataque, e por vezes em 4x3x3, obrigando-o a ser a referência na área. E a verdade é que ele se adaptava bem aos dois esquemas. Acima de tudo, é um jogador de equipa.


Paulo Bento sinaliza Miguel Lopes e NAC

Até segunda-feira, dia em que Paulo Bento divulgará a convocatória de Portugal para o Euro'2012, a expectativa será grande em Braga. Sete Guerreiros do Minho fazem parte da lista de pré-convocados do selecionador nacional e as grandes novidades são as inclusões do defesa-central Nuno André Coelho e do lateral-direito Miguel Lopes. Os restantes jogadores que se encontram de prevenção desde a semana passada são Quim, Custódio, Hugo Viana, Hélder Barbosa e Nuno Gomes, todos já repetentes em anteriores listagens ou mesmo habituais nos trabalhos da Seleção Nacional.

Tendo por base os jogadores agora pré-convocados para o Europeu e a lista elaborada para o último jogo de Portugal, o particular frente à Polónia, disputado a 29 de Fevereiro (0-0), registou-se ainda o regresso de Hélder Barbosa e a exclusão de Rúben Amorim, de regresso à competição muito recentemente, depois de ter parado durante um mês e meio, devido a uma rotura na coxa direita. Quanto às chamadas de Nuno André Coelho e Miguel, não causam grande surpresa atendendo a que estão associados a um dos melhores períodos da equipa arsenalista, a única do campeonato com 13 vitórias consecutivas, e Paulo Bento tem a noção de que rareiam centrais e laterais-direitos de qualidade entre os portugueses, isto partindo do princípio de que Ricardo Carvalho (Real Madrid) e Bosingwa (Chelsea) deixaram de contar para o selecionador.

Quim

Jogos: 40

Minutos: 3600

Golos sofridos: 39

Cartões amarelos: 6

De volta esta época, depois de uma longa paragem motivada por uma lesão no tendão de Aquiles, provou estar ao seu melhor nível. Tapado por Rui Patrício na baliza de Portugal, parte em vantagem em relação ao suplente Eduardo.

Custódio

Jogos: 21

Minutos: 1771

Golos marcados: 3

Cartões amarelos: 5

Antigo companheiro de Paulo Bento no Sporting, recuperou o tempo perdido em pouco mais de um ano. Autor do golo que apurou o Braga para a final da Liga Europa, é um puro 6, mais rotinado do que Raul Meireles e Miguel Veloso.

Hugo Viana

Minutos: 3500

Golos marcados: 6

Cartões amarelos: 12

Melhor esta época do que nunca, o esquerdino é o cérebro do meio-campo do Braga, primando por uma eficácia incrível ao nível do passe. Exímio na marcação de livres, figura entre os raros "box-to-box" do futebol português.

Hélder Barbosa

Jogos: 43

Minutos: 2891

Golos marcados: 11

Cartões amarelos: 10

Repescado por Leonardo Jardim, no seguimento do empréstimo de Pizzi, o extremo tornou-se numa das surpresas mais agradáveis da época, com arrancadas notáveis e golos para todos os gostos. Tem à sua frente Quaresma, Ronaldo e Nani.

Nuno Gomes

Jogos: 28

Minutos: 983

Golos marcados: 6

Cartões amarelos: -

Será um descanso para Paulo Bento poder contar com a experiência do ex-ponta-de-lança do Benfica quando Hugo Almeida e Postiga "secam". Mesmo na sombra de Lima, não deixou de faturar pelo Braga.

Miguel Lopes

Jogos: 12

Minutos: 790

Golos marcados: -

Cartões amarelos: 2

Nuno André Coelho

Jogos: 15

Minutos: 1277

Golos marcados: 1

Cartões amarelos: 1


Lima provocou um susto


Uma entrada mais ríspida de Custódio valeu a Lima um susto momentâneo durante uma peladinha bem rasgada, embora no bom sentido. Com queixas no pé direito, o ponta-de-lança teve de ser assistido, mas não deu tréguas ao azar, retomando o treino sem restrições, estando, à partida, em condições de alinhar contra o Sporting, no fecho do campeonato. A cinco golos de atingir a marca definida no começo da época (30) e em igualdade com Cardozo na lista dos melhores marcadores, com 19 disparos certeiros, o brasileiro fará os possíveis por faturar na deslocação ao Estádio de Alvalade, na esperança de conseguir pelo menos ultrapassar o paraguaio do Benfica. Com grande cotação no mercado, poderá realizar o último jogo pelo Braga.


Diego treinou mas Samuel e Rivera não

A presença do guarda-redes Diego voltou a ser uma das novidades que a abertura das portas do treino do Braga revelou. O jovem formado no clube arsenalista joga ao fim-de-semana no satélite Vizela, mas ontem voltou a trabalhar na companhia de Quim e Berni, numa sessão que contou com várias ausências. Além de Carlão (gestão de esforço) e de Salino (fez trabalho de ginásio), também Samuel e Rivera não subiram ao relvado principal da Pedreira por se encontrarem com gripe.


O JOGO

JotaCC

Salino a assistir ao treino

Segundo treino aberto do SC Braga conta com a presença de pouco mais de 30 adeptos, numa manhã de sol e temperatura agradável. Com o mesmo quadro de limitações do dia anterior, Jardim continua sem contar com o defesa Samuel e o médio Rivera, ambos com síndromes gripais, e Carlão, que faz trabalho de gestão física no ginásio.

Destaque para Salino, que subiu ao relvado, mas apenas para assistir ao treino dos companheiros. O médio brasileiro, que será o próximo jogador do SC Braga a renovar, sentou-se no banco de suplentes por breves instantes, para depois recolher ao departamento médico.

À tarde, a partir as 14.30 horas, Miguel Lopes e Douglão visitam os alunos do Agrupamento de Escolas de Terras do Bouro, onde já 80 crianças são sócias do SC Braga.

Amanhã, a equipa realiza novo treino no campo principal, à porta fechada.


Hélder Barbosa lesionado

O médio Hélder Barbosa teve a infelicidade de sofrer um traumatismo no pé direito no último minuto do treino do SC Braga.
O jogador será agora avaliado pelo departamento médico do clube para saber a extensão da mazela e iniciar os respetivos tratamentos.

A BOLA

JotaCC

Oito «guerreiros» entre os pré-convocados de Paulo Bento

Quim, Miguel Lopes, Nuno André Coelho, Custódio, Hugo Viana, Ruben Amorim, Hélder Barbosa e Nuno Gomes estão na lista de pré-convocados do selecionador Paulo Bento para o Euro-2012.

A boa temporada que o SC Braga tem vindo a realizar não passou ao lado do selecionador nacional.

A BOLA

JotaCC

Taekwondo em Braga: um caso singular de excelência

autor
Pedro Dias


Volto a este tema Taekwondo em Braga por-que estamos perante um caso singular de sucesso, onde os resultados desportivos de excelência têm sido de uma regularidade impressionante. Acresce o facto de, a totalidade dos atletas Portugueses de top nesta modalidade, que apresentam um assinalável nível internacional e representam Portugal nas grandes competições internacionais: Campeonatos do Mundo e da Europa e Jogos Olímpicos, treinam, estudam e moram na cidade de Braga.

No passado fim-de-semana, dando continuidade aos resultados de excelência alcançados recentemente nesta modalidade em grandes palcos internacionais, Mário Silva conquistou a medalha de bronze no Campeonato da Europa sénior e Rui Bragança foi quinto classificado.

É pouco usual no nosso país, coincidirem na mesma cidade, a praticar a mesma modalidade (Taekwondo), a estudar na mesma Universidade (UMinho, ou em percurso para ingressar nela), Atleta olímpico, Vice-campeão Mundial Sénior, Medalha de Bronze no Campeonato da Europa Sénior, Vice-campeão Mundial Júnior, Vice-campeão Europeu Júnior, Medalha de Bronze no Campeonato da Europa Júnior, Campeões Europeus Universitários (vários), Medalhados em Campeonatos Mundiais Universitários (vá-rios), Seleccionador Nacional da Modalidade, Treinadores de Elite da Modalidade e um vastíssimo grupo de atletas de elite, que recentemente conquistou em representação da

Universidade do Minho, 27 (!!!) Medalhas no campeonato nacional universitário de Taekwondo, é um caso singular de excelência.

É indispensável que as forças da "cidade" façam um esforço, tentem interpretar o que está acontecer. É um caso de sucesso que carece de reconhecimento, apoio e um enquadramento apropriado. O taekwondo em Braga necessita de estar enquadrado num contexto alargado de políticas públicas/municipais, com forte componente de apoio ao fomento e prática desportiva. Estou seguro que este caso singular, Taekwondo em Braga, merece alguns minutos de reflexão dos notáveis na cidade.

Ninguém, repito, ninguém, se arrependerá se dedicar alguma atenção para perceber o enquadramento que deverá ser dado a este grupo de excepcionais atletas e estudantes, numa perspectiva lógica de promoção da prática desportiva na cidade, e promoção da cidade como criadora de talento e excelência no desporto.

Com este investimento "uns minutinhos de atenção para perceber o que se passa com o Taekwondo em Braga", estou seguro que o Joaquim Peixoto, o Hugo Serrão, os seus atletas e demais colaboradores, elevarão num curto a espaço de tempo, a capital europeia da Juventude 2012, a capital Europeia do Taekwondo. O Taekwondo na cidade de Braga, merece uma reflexão séria, é um "case study" de sucesso, e não temos muitos em Portugal.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Miguel Lopes: «Se for chamado à seleção será uma grande alegria»

Miguel Lopes está emprestado pelo FC Porto ao SC Braga e a dada altura da época ainda rivalizou com o clube detentor do seu passe pelo título de campeão. No entanto, o lateral-direito entende que os azuis e brancos são uns justos campeões.

«Foi a equipa mais regular, por isso foi um justo campeão», afirmou Miguel Lopes, que eé um dos oito jogadores do SC Braga pré-convocados por Paulo Bento para o Campeonato da Europa.

«A vinda para o SC Braga abriu-me portas e com a ajuda dos meus companheiros consegui impor-me. Se chegar a ser chamado à seleção será uma grande alegria», disse o lateral-direito, que está consciente da concorrência que enfrenta para o lugar na equipa das quinas.

«Portugal tem vários laterais-direitos de qualidade. O Sílvio, o Nélson e também o Rúben Amorim», atirou, acrescentando que João Pereira, o provável titular da seleção, «fez uma grande temporada».

Sobre o futuro, Miguel Lopes não se quis pronunciar e revelou que o importante é o jogo em Alvalade, onde SC Braga quer mostrar o porquê de ter ficado no terceiro lugar.

«Temos um jogo importante no sábado e queremos mostrar o porquê de estarmos no terceiro lugar», terminou, em declarações prestadas à margem de uma visita a uma escola de Terras de Bouro.


Treino do SC Braga marcado pela lesão de Hélder Barbosa

Já com o terceiro lugar assegurado e a presença no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões assegurados, o SC Braga prepara a deslocação ao Estádio de Alvalade, marcada para este sábado.

O treino desta quarta-feira ficou marcado, no entanto, pela lesão de Hélder Barbosa, um dos jogadores que está pré-convocado por Paulo Bento para o Campeonato da Europa.

O avançado dos bracarenses sofreu um traumatismo no pé direito no final da sessão e vai ser reavaliado pelo departamento médico, ficando a saber-se apenas aí se poderá ser opção para Leonardo Jardim contra o Sporting.

ZEROZERO

JotaCC

«Tivemos possibilidades de ganhar o título» - Douglão

Douglão considera que o SC Braga teve hipóteses reais de conquistar o título esta época, sendo certo que o terceiro lugar, atrás de FC Porto e Benfica, não deslustra a campanha dos minhotos.

«O terceiro lugar foi meritório. Tivemos possibilidades de ganhar o título, mas sempre dissemos que faríamos as contas no fim, para não desiludirmos os adeptos», afirmou o defesa-central brasileiro, esta quarta-feira, à margem da visita ao Agrupamento Escolar de Terras de Bouro.

A expulsão na derrota (1-2) com o Olhanense, por contestar uma decisão do árbitro Hugo Pacheco, é momento que Douglão espera não repetir.

«Foi uma coisa do momento, algo pouco inteligente. Fiquei chateado mas são situações que acontecem. No futuro vou procurar manter a cabeça fria para que não volte a acontecer», disse.


«Queremos mostrar por que é que estamos no terceiro lugar» - Miguel Lopes

Apontado como alvo do Everton para a próxima época, Miguel Lopes, que representa o SC Braga por empréstimo do FC Porto, diz que é prematuro falar sobre o futuro e mostra-se focado no jogo com o Sporting, em Alvalade.

«Sobre o meu futuro não vou falar muito, pois temos um jogo importante no sábado e queremos mostrar por que é que estamos no terceiro lugar», disse o lateral, esta quarta-feira, à margem da visita ao Agrupamento Escolar de Terras de Bouro.

Pré-convocado por Paulo Bento para a fase final do Euro-2012, admitiu Miguel Lopes que seria «uma grande alegria» integrar as escolhas finais do selecionador para a competição que vai decorrer na Polónia e na Ucrânia.

«A vinda para o SC Braga abriu-me as portas e, com a ajuda dos meus companheiros, consegui impor-me e jogar. Se chegar a ser chamado para a Seleção será uma grande alegria. Quem é que não quer lá estar?», interrogou, frisando: «Se não acontecer, desejo as maiores felicidades ao grupo que for escolhido».

Desafiado a eleger o melhor lateral direito do Campeonato português na presente temporada, a escolha recaiu em João Pereira. «Fez uma grande temporada», elogiou.

«Portugal tem vários laterais direitos de qualidade. Sílvio, Nélson e o próprio Rúben Amorim, que pode fazer essa posição. Portanto, a concorrência é forte», realçou Miguel Lopes.

Por último, uma palavra para o título do FC Porto: «Foi a equipa mais regular, logo foi um justo campeão».

A BOLA

JotaCC

«Sporting? É para ganhar porque não estamos de férias» - Mossoró

Mossoró rasga um sorriso com o último lugar no pódio alcançado pelo SC Braga, mas assume que o SC Braga tinha a ambição e vontade de fazer mais.

«Fizemos uma época muito positiva. Podíamos ter alcançado algo mais e ficou esse amargo de boca no grupo, mas o terceiro lugar foi muito positivo», declarou, no final da tarde, à margem da apresentação do I torneio de futebol do Hospital de Braga.

No lançamento do último jogo da época, frente ao Sporting, em Alvalade, Mossoró prometeu um SC Braga destemido, à procura da vitória.

«O Braga vai a Alvalade para ganhar. Há três pontos em disputa e ainda não estamos de férias. Não facilitaremos, tal como o Sporting também não irá facilitar», destacou o brasileiro, que considerou o FC Porto «um campeão justo».


A BOLA

JotaCC

Champions: Sp. Braga no play-off, se o Chelsea for campeão europeu
Se os «blues» vencerem o Bayern Munique, os bracarenses saltam uma fase de qualificação

O Sp. Braga disputará o play-off de acesso à próxima edição da Liga dos Campeões, se o Chelsea vencer o Bayern Munique na final da prova, que se realiza a 19 de maio, confirmou o gabinete de comunicação da UEFA à Agência Lusa. Ou seja, se os «blues» se sagrarem campeões europeus, os bracarenses serão promovidos da terceira pré-eliminatória para o play-off.

Caso a vitória sorria ao Chelsea, o play-off da Liga dos Campeões será disputado pelos quartos classificados dos campeonatos espanhol e alemão, os terceiros de Portugal, França e Itália, e o vice-campeão da Rússia, que também será beneficiado por uma vitória dos «blues». A estes clubes juntam-se quatro equipas vindas da terceira pré-eliminatória.

A conquista da Champions daria ao Chelsea a entrada direta na fase de grupos, fazendo com que o quarto classificado de Inglaterra deixasse de ter acesso ao play-off da prova, para disputar a mesma fase de qualificação da Liga Europa.


Miguel Lopes: «Queremos mostrar o porquê de estarmos em 3º»
Lateral do Sp. Braga traça objetivo para o último jogo em Alvalade

Miguel Lopes, lateral direito do Sp. Braga, cedido pelo F.C. Porto, quer ir a Alvalade, no próximo sábado, justificar o terceiro lugar dos minhotos à frente do Sporting, no jogo que fecha as contas da atual edição da liga.

«Queremos acabar a época e mostrar o porquê de estarmos em terceiro lugar», destacou o jogador, citado pela Agência Lusa, apesar do resultado deste último jogo já não ter qualquer influência na classificação das duas equipas.

O lateral considera que o F.C. Porto é «um justo campeão» e elege João Pereira como o melhor defesa direito do campeonato na presente temporada. Quanto ao seu futuro, depois de uma época que qualifica como «muito positiva», o defesa adia qualquer decisão para depois do final da temporada.

«O objetivo do Braga era ficar entre os quatro primeiros classificados. Ficou em terceiro, pelo que foi uma época cheia e sucessos. A nível individual, estou muito satisfeito, porque estive seis meses parado, mas a vinda para o Braga abriu-me várias portas e, com a ajuda dos meus companheiros, consegui fazer um final de época muito positivo», destacou.

Quanto a uma possível chamada à seleção, Miguel Lopes diz que seria «uma enorme alegria», mas considera que a concorrência é forte, elegendo Nélson (Bétis), Sílvio (At. Madrid) e Ruben Amorim (Sp. Braga), além de João Pereira (Sporting), como alternativas fortes para a sua posição. «Se for chamado ficarei muito feliz, qual é o jogador que não quer ir à seleção? Mas, se não for, só tenho é que desejar as maiores felicidades ao grupo», destacou ainda.

O lateral falou à margem de uma visita de uma delegação do clube a uma escola em Terras de Bouro, na qual também participou o defesa Douglão que considera que o terceiro lugar do Braga foi «merecido» e que a possibilidade de lutar pelo título chegou a ser «grande». «Houve essa possibilidade grande do título, mas sempre dissemos que queríamos fazer as contas no final para não iludir os adeptos, infelizmente não foi possível», referiu o central brasileiro.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Miguel Lopes: "Queremos mostrar em Alvalade o porquê do terceiro lugar"

O defesa direito Miguel Lopes, do Sporting de Braga, quer ir a Alvalade, no sábado, mostrar a razão pela qual a equipa vai terminar a Liga de futebol 2011/12 em terceiro lugar. "Queremos acabar a época e mostrar o porquê de estarmos em terceiro lugar", afirmou o jogador sobre porque é tão importante o jogo com o Sporting, na última jornada, cujo resultado já não terá qualquer efeito na classificação de ambas as equipas. Considerando o FC Porto "um justo campeão", Miguel Lopes, que chegou a Braga apenas em janeiro, elegeu o sportinguista João Pereira como o melhor defesa direito da campeonato nesta temporada. "O objetivo do Braga era ficar entre os quatro primeiros classificados. Ficou em terceiro, pelo que foi uma época cheia de sucessos. A nível individual, estou muito satisfeito, porque estive seis meses parado, mas a vinda para Braga abriu-me várias portas e, com a ajuda dos meus companheiros, consegui fazer um fim de época positivo", analisou.
Sobre uma possível chamada à seleção, disse que seria "uma enorme alegria", mas notou que a concorrência é grande, elencando Nélson, Sílvio e Rúben Amorim, além de João Pereira, como alternativas viáveis.
"Se for chamado ficarei muito feliz, qual é o jogador que não quer ir à seleção? Mas, se não for, só tenho é que desejar as maiores felicidades ao grupo e à seleção", disse, à margem de uma visita de uma delegação do clube a uma escola em Terras de Bouro.


O JOGO