News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 06/05

Started by Bruno3429, 06 de May de 2012, 08:25

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Um golo caído do céu a levá-los até à Lua
B.F.M.

O Braga já pode respirar de alívio. Custou, mas o clube alcançou o tão desejado terceiro lugar - a segunda melhor classificação da história -, que na próxima época oferece a hipótese de disputar a 3.ª pré-eliminatória da Champions. Nem sequer precisou de aguardar pela derradeira jornada para festejar. Para isso, contou com a preciosa ajuda de Rui Rego, incapaz de travar uma bala disparada por Custódio, e do FC Porto, que arrumou com o Sporting da equação. Não admira que os golos portistas tenham sido festejados pelos adeptos como se um dos arsenalistas se tratasse, até porque estes fizeram apenas um e a muito custo.

Mesmo com todos os estrategas reunidos no onze, o Braga cedo percebeu que não iria ter vida fácil com o Beira-Mar, apesar de este nem sequer se ter acantonado à frente da baliza de Rui Rego. Nada disso. Os aveirenses concediam alguns espaços que os bracarenses foram aproveitando para se acercar da área, mas era aí que começavam os problemas. Ainda por cima, a bola parecia queimar os pés do transportador, tal a vontade, em excesso, que evidenciava em desfazer-se dela, resultando numa enorme quantidade de passes errados, que imediatamente eram transformados pela equipa de Aveiro em contra-ataques perigosos. Artur e Jaime ainda ameaçaram, mas tanto um como outro não tiveram arte para bater Quim.

Para piorar ainda mais as coisas para o Braga, Lima decidiu prolongar a seca de golos. Nem mesmo quando se isolou frente a Rui Rego o brasileiro marcou, mostrando estar a atravessar um período de certa falta de confiança, que se reflete no rendimento ofensivo da equipa. De resto, só por uma vez após o intervalo é que esta perturbou a tranquilidade dos jogadores mais defensivos do Beira-Mar, que têm razões para se sentirem traídos por Rui Rego, cujo momento de desconcentração deu a Custódio a hipótese de adiantar os bracarenses sem que estes tenham criado uma situação soberana para marcar.

Até ao final do jogo, as duas equipas limitaram-se a aguardar que Bruno Paixão decidisse terminá-lo. Foram mais de 30 minutos de um futebol pastoso, para os quais os treinadores também contribuíram com substituições, principalmente Leonardo Jardim, que, ao lançar um lateral, um médio-defensivo e um médio de transição, quis evitar surpresas. O Beira-Mar não perdia na Cidade dos Arcebispos há dez anos e nunca se sabe se um golo como o de Custódio não cairia do céu.


Filme do jogo

21' Artur com espaço na área remata para a pedreira.


25' Hélder Barbosa recebe a bola de Mossoró à entrada da área, vira-se e remata em arco ao lado.


27' Que perdida de Lima! Desmarcado nas costas da defesa por Alan, o avançado atira para as nuvens.


33' Balboa lança Jaime. O médio vê Quim adiantado, mas remata contra as pernas do guardião.


39' Lima recolhe um passe de Alan e atira à figura de Rui Rego.


45' Remate traiçoeiro de Abel Camará que Quim desvia para fora.

71' Servido de calcanhar por Serginho, Joãozinho entra na área e, ao tentar enganar Quim, remata para fora.

Arbitragem
Sem complicador apita como deve


Os jogadores não lhe colocaram problemas de maior e, por isso, teve uma arbitragem tranquila, sem protagonismo. Agiu disciplinarmente só quando foi necessário, como quando André Marques simulou um penálti, e teve uma boa ajuda dos auxiliares nos lances de fora-de-jogo.


Braga um a um

Quim 5
Inseguro numa das duas únicas defesas que o Beira-Mar o obrigou a fazer.

Miguel Lopes 6
Sempre muito ofensivo, cruzou bem e fez um grande corte aos 50 minutos.

Nuno André Coelho 5
Uma perda de bola para Serginho não manchou uma exibição positiva.

Ewerton 5
Tranquilidade quase total no regresso à titularidade, face ao castigo de Douglão.

Elderson 5
Ligou o complicador em zona proibida aos 61', mas, de resto, foi regular.

Hugo Viana 4
Escondido do jogo, esteve muitos furos abaixo do que pode fazer.

Mossoró 6
Sempre muito irrequieto e empreendedor, mereceu o forte aplauso à saída.

Alan 6
Seguro em posse, deu quase sempre a melhor sequência às jogadas.

Lima 4
Sem confiança. Na única ocasião de que dispôs, rematou, isolado, muito por cima da baliza do Beira-Mar.

Hélder Barbosa 5
Prometeu muito na primeira parte, mas baixou de rendimento na segunda.

Rúben Amorim 4
Primeiro a lateral e, depois, no miolo procurou jogar simples.

Baiano 2
Voltou a competir seis meses depois da lesão contra o Benfica e cumpriu.

Djamal -
Pouco tempo em campo.


"Este terceiro lugar acaba por saber a pouco"

"É justo acabarmos em terceiro", começou por considerar Leonardo Jardim, comentando o jogo de forma sucinta. "Fomos sempre a melhor equipa e mostrámos qualidade de jogo. Falhámos na finalização nos últimos jogos, mas hoje [ontem] conseguimos o nosso objetivo. Parabéns ao Beira-Mar pela recuperação sensacional e ao seu treinador que pelo terceiro ano seguido salvou uma equipa", afirmou, passando ao balanço da época. "Queríamos ter ido mais além, mas falhámos nos momentos decisivos. Este terceiro lugar acaba por saber a pouco, mas os três da frente há muito estavam definidos porque foram as três melhores equipas", comentou, enaltecendo a "27ª vitória da época, um recorde na história do clube". Jardim deixou ainda uma palavra para Lima: "Mesmo que não seja o melhor marcador, todos estão satisfeitos com a época fantástica dele".


"Golo manhoso traiu Rego"

Apesar da derrota, Ulisses Morais gostou do que viu. "Vou ser egocêntrico e destacar a qualidade de jogo da minha equipa. Tivemos muito mérito, qualidade de jogo e revelámos uma atitude acima da média", realçou o treinador da equipa aveirense, defendendo que o "resultado mais justo seria o empate". "A forma como sofremos deixa-me angustiado", frisou, falando de um "golo manhoso que traiu um guarda-redes fantástico". Ulisses Morais fez ainda questão de lembrar o percurso do Beira-Mar até à almejada permanência. "Não podemos esquecer os treinadores que passaram por aqui. Não defraudámos ninguém ao longo da temporada. Hoje seremos muito melhores do que ontem", afirmou o técnico que rendeu Rui Bento.


Champions já a render

Com o terceiro lugar, o Braga garantiu um lugar na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o que lhe vale 130 mil euros. O sorteio desta fase realiza-se no dia 20 de julho e os jogos estão marcados para 31 de julho ou 1 de agosto (primeira mão) e 7 ou 8 de agosto (segunda mão). Se passar ao play-off, o Braga encaixará 2,1 milhões de euros.


Festa por três golos

O Braga só marcou por uma vez, mas no Estádio AXA os adeptos arsenalistas festejam três golos. Além do remate certeiro de Custódio, os golos de Hulk no Dragão contra o Sporting também levaram os bracarenses ao delírio. É que os azuis e brancos deram uma ajuda decisiva na confirmação do terceiro lugar em prejuízo dos leões.

Recorde ficou por bater

Nem a abertura das portas do AXA ajudou o Braga a bater o recorde pessoal de assistências (237.211), que resiste desde 2007/08. No jogo com o Beira-Mar estiveram pouco mais de 14 mil pessoas nas bancadas, levando a que o clube ficasse a cerca de dez mil da marca tão desejada. A melhor casa da temporada acabou, assim, por ser registada com o FC Porto (25.791).

O Jogo

Bruno3429

#1
Reviravolta guerreira (juniores)

B.F.M./B.C.

OBenfica perdeu uma boa oportunidade de entrar na derradeira jornada do campeonato na melhor das posições para conquistar o título. Pode parecer redutor para os bracarenses colocar as coisas desta forma, até pela determinação que revelaram até ao último minuto, mas a verdade é que as águias tiveram a pássaro na mão e deixaram-no fugir... nos descontos. Com isso, caíram para o segundo lugar e precisam agora de vencer o Nacional, além de fazerem figas para que o Sporting escorregue com o Vitória de Guimarães.

As contas para o Benfica são complicadas, sem dúvida, mas ainda o são mais para o Braga, embora este nunca tenha assumido uma candidatura ao título. Mesmo assim, os arsenalistas ainda estão intrometidos na luta, pois nunca deixaram de acreditar que era possível dar a volta a um jogo que lhes estava a correr manifestamente mal. De resto, à entrada para os últimos 20 minutos estavam a perder por 0-2 e não mostravam capacidade para virar o resultado. Mas conseguiram-no. Para isso, aproveitaram a quebra física dos lisboetas, bem espelhada nos médios Paulo Teles e André Gomes, e três lances com a chancela do decisivo (mas pouco brilhante) Carlos Eduardo: primeiro o médio brasileiro cobrou o canto que Paulo Eira transformou no 1-2; depois encontrou a cabeça de Alan na marcação de um livre indireto para o 2-2; e, por fim, num contra-ataque que apanhou desprevenida toda a equipa do Benfica, serviu de bandeja Alan para o 3-2.

O Jogo

Bruno3429

Sporting de Braga: Bomba de Custódio confirmou o pódio
Carlos Costinha Sousa

Está confirmado o terceiro lugar do campeonato! Com uma vitória suada do Sp. Braga sobre o Beira-Mar, por 1-0, com um tento solitário apontado por Custódio, os bracarenses conseguiram confirmar o terceiro lugar do pódio.
Primeira parte disputada a um ritmo baixo e o Sp. Braga, apesar de se mostrar mais perigoso a nível ofensivo, apresentava algumas unidades em campo algo apáticas e sem conseguirem colocar em campo o tipo de jogo que os bracarenses habitualmente apresentam.
Mesmo sem fazer o melhor jogo, o Sp. Braga criou algumas oportunidades flagrantes para inaugurar o marcador, mas na hora da concretização a pontaria nunca foi a melhor. Lima teve nos pés a hipótese de colocar os bracarenses em vantagem, mas na cara do guarda-redes Rui Rego rematou de forma completamente desastrada.
O Beira-Mar dava a iniciativa de jogo aos arsenalistas, mas demonstrou sempre que ia procurar o contra-ataque e os lances de bola parada para tentar chegar ao golo, tendo mesmo conseguido criar algumas situações de maior aperto para o guarda-redes Quim que respondeu sempre de forma segura.
Ao intervalo e depois de 45 minutos de fraco futebol que só a espaços (raros) teve alguns rasgos de qualidade, o empat e sem golos era um resultado que se ajustava perfeitamente, mas não servia ao Sp. Braga, de quem se esperava uma reacção na etapa complementar.
Como era esperado pelo público presente no Estádio Bunicipal de Braga, os 'Guerreiros do Minho' entraram para o segundo tempo com outra vontade e cedo começaram a criar perigo até que, aos 55 minutos num lance que ninguém previa, Custódio inaugurou o marcador. O médio centro do Sp. Braga recuperou o esférico a meio campo, embalou em direcção à grande área aveirense e desferiu potente remate que bateu Rui Rego, com o guardião do Beira-Mar a não ficar, no entanto, muito bem na fotografia.
O Sp. Braga mostrava-se agora mais tranquilo devido à vantagem que conseguiu construir no marcador.
No entanto e apesar dos bracarenses terem conseguido manter-se próximos do reduto mais defensivo dos aveirenses, as situações de perigo flagrante não foram muito frequentes e o jogo foi baixando de qualidade já que também o Beira-Mar não mostrava capacidades para se opor aos bracarenses.
O apito final chegou sem que o marcador voltasse a sofrer alterações e, com este triunfo por 1-0 sobre o Beira-Mar, o Sp. Braga confirmou o terceiro lugar do campeonato.


Juniores: Reviravolta à campeões
Miguel Machado

Só ao alcance de verdadeiros campeões! E a reviravolta, nos moldes fantásticos em que foi arrancada, de 0-2 para 3-2 nos últimos quinze minutos do jogo, já merecia por si só o título nacional. A equipa de juniores do Sp. Braga deu ontem uma lição de garra e determinação ao até então líder Benfica e avança, assim, para a derradeira jornada do campeonato ainda com o sonho do título no horizonte. Garantido, no mínimo, está o terceiro lugar do pódio, a mesma posição do ano passado e fruto de um grande jogo e vitória justa frente ao Benfica.
Apesar da primeira oportunidade de golo ter sido do Sp. Braga, por Piquéti, logo no primeiro minuto de jogo, a verdade é que as águias estiveram melhor na primeira parte, chegando ao intervalo, a vencer por 1-0, graças a um golo de Ivan Cavaleiro.
Na segunda parte, o Braga entrou melhor, mas foi o Benfica mais eficaz a ampliar a vantagem, aos 57 minutos, num livre feliz de João Cancelo.
Porém, os 'guerreiros' não baixaram os braços e partiram para fase final de jogo, simplesmente diabólica. E o golo de Pedro Eiras, aos 75 minutos, foi o mote para a remontada espectacular dos bracarenses. As centenas de adeptos empolgaram-se, e no relvado o génio de Carlos Eduardo destroçou os encarnados, com três assistências, oferecendo a Alan o papel de 'matador', com 'bis' aos 87 e 93 minutos.

Correio do Minho

Bruno3429

Sp. Braga na Champions
Arsenalistas asseguram 3.º lugar e sporting regressa à liga europa
Autor:JOAQUIM SEMEANO

O Sp. Braga venceu, o Sporting perdeu. E assim ficou resolvida uma das dúvidas neste final de campeonato: o 3.º lugar é dos minhotos, que assim têm oportunidade de disputar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões; por seu turno, os leões têm que contentar-se com o 4.º lugar – repetindo a classificação de 2009/10 –, vendo terminar no Dragão o sonho de poderem discutir com os bracarenses, na última jornada, a tal presença na pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

O Sporting vai à Liga Europa, acompanhado pelo Marítimo e por um terceiro representante, ainda a saber, que poderia ser o sexto classificado em caso de triunfo dos leões na final da Taça de Portugal – mas V. Guimarães e Nacional não parecem dispostos a assumir o desafio europeu –, ou será a Académica, no caso de vencer no Jamor.

Record

Bruno3429

Passaporte carimbado

O Sporting de Braga venceu ontem o Beira-Mar, por 1-0, garantindo o terceiro lugar na Liga portuguesa de futebol, pela primeira vez na sua história, e o acesso à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Na 29.ª jornada, a equipa minhota beneficiou da derrota do Sporting no "Dragão", diante do FC Porto (2-0), e assegurou desde já uma classificação inédita no historial do clube e, mais importante do que isso, o apuramento para a fase preliminar que pode dar acesso à Liga "milionária".

Juniores do Sp. Braga venceram Benfica

O Sporting de Braga venceu, ontem à tarde, o Benfica, por 3-2, e manteve-se na corrida pelo título do campeonato nacional de juniores (I Divisão) quando falta apenas uma jornada para terminar a fase final do campeonato nacional de juniores. No entanto, a equipa arsenalista depende de terceiros para chegar ao primeio lugar do pódio

Diario do Minho

Bruno3429

Via para milhões através de um Rego

O Sp. Braga aproveitou a derrota do Sporting no Dragão e carimbou o terceiro lugar que dá acesso ao play-off da Liga dos Campeões, uma viagem até à prova milionária que passou por um Rego. Rui Rego, no caso. O guardião ficou mal na fotografia do golo dos 'guerreiros': o remate de Custódio, de fora da área, é forte, mas o keeper aveirense tinha obrigação de fazer muito melhor.

Por:Sérgio Pereira Cardoso

Este Sp. Braga já não é o mesmo que colocou Benfica e FC Porto em sentido. Restam os nomes. Lima está lá, Viana também, Mossoró igualmente. Mas o futebol nem se compara. Agora, vale o esforço, escasseiam a clarividência e qualidade. Ainda assim, Hélder Barbosa (25') e Lima, após grande passe de Alan (27'), estiveram perto do golo.

De Aveiro viajou uma equipa organizada, que obrigou Quim a duas boas intervenções a remates de Balboa e Camara. Contudo, o maior arrepio surgiu através de Joãozinho, que, isolado, aos 70', atirou para fora.

O conforto chegou aos 83'. Quem marcou? Hulk, no Estádio do Dragão. O apito final trouxe mais festejos.

Correio da Manhã

Bruno3429

Sporting de Braga carimba terceiro lugar e pré-eliminatória da "Champions"

O Sporting de Braga venceu, sábado, o Beira-Mar, por 1-0, garantindo o terceiro lugar na Liga portuguesa de futebol, pela primeira vez na sua história, e o acesso à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Na 29.ª jornada, a equipa minhota beneficiou da derrota do Sporting no "Dragão", diante do FC Porto (2-0), e assegurou desde já uma classificação inédita no historial do clube e, mais importante do que isso, o apuramento para a fase preliminar que pode dar acesso à Liga "milionária".

Os adeptos do Braga (apesar de ser novamente à borla, foram poucos os que aderiram a tão importante desafio, cerca de 10 mil espetadores) só respiraram de alívio depois do primeiro golo portista, sendo que, agora, a deslocação a Alvalade, na última jornada, já não se reveste de qualquer significado.

Foi um triunfo sofrido diante do Beira-Mar e a equipa orientada por Leonardo Jardim, sobretudo na primeira parte, esteve muito longe da equipa que já demonstrou ser neste campeonato e que a levou mesmo a comandá-lo.

Na antevisão da partida, o técnico aludiu a uma quebra anímica depois das derrotas diante do Benfica e FC Porto, que praticamente a afastaram da luta pelo título, mas a isso deve juntar-se uma notória fadiga física que se refletiu hoje numa grande lentidão e previsibilidade do meio campo para a frente.

Ainda assim, dispôs de algumas oportunidades para visar a baliza aveirense, como, quando aos oito minutos, Nuno André Coelho cabeceou sem oposição e com muito perigo.

JN

JotaCC

Bronze para Mário Silva

Oito anos depois da medalha conquistada por Pedro Póvoa, Mário Silva (-63 kg) arrecadou o bronze no Europeu de Taekwondo, que se disputa até hoje em Manchester, Inglaterra. Depois de bater rivais da Dinamarca, Irlanda e Espanha, o bracarense acabou por perder, no acesso à final, com o britânico Michael Harvey (vice-campeão mundial), por 5-3.

O JOGO

Bruno3429

«Sabe a pouco, mas cumprimos o objetivo» - Custódio
Por Redação

Autor do golo que valeu a vitória do SC Braga sobre o Beira-Mar, e valeu aos «guerreiros» em definitivo o terceiro lugar do campeonato, o médio Custódio reconhece que a o resultado da época acaba por saber a pouco, mas destaca o facto de a equipa ter cumprido o objetivo principal: a presença na Liga dos Campeões.

«Foi o concretizar de um objetivo traçado no início da época e estou muito satisfeito por isso. Nos últimos quatro jogos não fomos felizes, mas fizemos uma grande época e estamos todos de parabéns. É verdade que o terceiro lugar sabe a pouco, mas conseguimos um objetivo definido no início da época», disse o jogador, já habitual autor de golos importantes.

Custódio fez ainda questão de dividir os louros por toda a equipa, garantindo estar muito feliz no SC Braga. Sobre uma eventual chamada à Seleção, o médio limitou-se a referir: «Depois vê-se.»

A Bola