News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/05

Started by JotaCC, 05 de May de 2012, 07:06

Previous topic - Next topic

JotaCC

"Queremos voltar às vitórias"

Leonardo Jardim é claro, o objectivo do Sp. Braga, nesta recepção ao Beira-Mar, passa por garantir o regresso aos triunfos. "Queremos jogar para quebrar este ciclo de falta de produtividade desportiva em termos de vitórias e voltar a vencer porque é para isso que nós trabalhamos.
O técnico arsenalista não perde muito tempo com explicações para o momento menos positivo que a equipa atravessa a nível de resultados, mas afirma que o principal objectivo neste momento é conquistar os três pontos em disputa no jogo com o Beira-Mar.
"Quando se perde há muitas explicações e quando se ganha poucas. Acredito que depois de chegarmos ao primeiro lugar, os dois jogos contra as duas equipas que estavam na luta pelo título não correram a nosso favor, por pequenos detalhes e não por produção desportiva, porque acho que os jogos foram equilibrados. Penso que na equipa se criou a crença de que podíamos ter feito mais qualquer coisa e que podíamos ter disputado até ao fim aquele lugar na frente do pódio. Não conseguimos e penso que em termos emocionais foi um abalo para a equipa porque estávamos a trabalhar bem, vínhamos de uma carreira vitoriosa, mas temos que deixar de olhar para trás e continuar a trabalhar para o nosso propósito que é o objectivo de conquistar o terceiro lugar do campeonato", afirmou o madeirense.
Quanto ao jogo desta noite e que tem início marcado para as 20.30 horas, Jardim considera que o Beira-Mar, equipa que já treinou, é uma formação que merece muito respeito e que tem bons jogadores e que, por isso mesmo, o Sp. Braga tem que dar o seu melhor para alcançar o único resultado que interessa e que é a vitória.
"Todas as equipas querem ganhar ao Braga, querem apresentar o melhor que podem fazer. O Beira-Mar é uma equipa recheada de bons jogadores, muitos deles oriundos de escalões inferiores que foram crescendo e estão agora na I Liga. É uma equipa que tem um treinador experiente que fez grandes campanhas quer no Paços de Ferreira, quer na Académica e agora no Beira-Mar. Por isso, temos que ter os cuidados n ormais como com qualquer outro adversário e respeitar o Beira-Mar como respeitamos todos os adversários. Claro que o nosso objectivo é um só. Queremos vencer este jogo de forma a nos aproximarmos do nosso objectivo actual no campeonato que é o terceiro lugar e por isso só pensamos na vitória", referiu o técnico.

Baiano regressa aos convocados


Na lista de convocados do Sporting de Braga para o jogo desta noite, frente ao Beira-Mar, a contar para a 29.ª e penúltima jornada da Liga Portuguesa de Futebol, a grande novidade prende-se com o regresso do brasileiro Baiano às opções de Leonardo Jardim para este jogo.
O defesa lateral direito está completamente recuperado da grave lesão que o atingiu em Novembro do ano passado e está agora pronto a jogar.
Para além de Baiano, de regresso está também o médio criativo Mossoró, depois de ter cumprido castigo no último encontro, frente à Olhanense. À partida o médio brasileiro regressa para ocupar a sua posição no onze inicial, trazendo mais alguma capacidade criativa ao meio do terreno arsenalista.
No caminho inverso ao de Mossoró estão três jogadores que, por opção e para cumprirem castigo, não fazem parte desta lista de 19 convocados por Jardim para o confronto desta noite.
O defesa central Douglão, que foi expulso contra a Olhanense, fica de fora para cumprir o respectivo castigo. Já o defesa Imorou e o avançado Carlão ficam de fora dos convocados por opção do treinador.

A lista dos 19 convocados do Sp. Braga é a seguinte:
Guarda-redes: Quim e Berni.
Defesas: Nuno André Coelho, Miguel Lopes, Baiano, Elderson e Ewerton.
Médios: Djamal, Luís Alberto, Custódio, Hugo Viana, Ruben Amorim e Mossoró.
Avançados: Ukra, Paulo César, Hélder Barbosa, Lima, Nuno Gomes e Alan.

Na antevisão à partida Leonardo Jardim deixou uma mensagem aos jogadores: "acreditem no trabalho que fazem diariamente. Acreditem no vosso valor porque não é num ciclo de quatro jogos sem vencer que muda as coisas. São ciclos que temos que reverter".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Juniores: Águia espreita festa do título
Benfica pode ser hoje campeão nacional

O Benfica poderá festejar hoje o título de campeão nacional de juniores, se vencer em Braga e o Sporting escorregar na deslocação à Choupana.

A duas jornadas do final, os encarnados têm mais 1 ponto que os leões. Ambos têm deslocações difíceis, numa ronda que poderá ser decisiva.

O treinador dos encarnados, João Tralhão, falou, com algum comedimento, à Benfica TV: "Todos os jogos são importantes nesta fase e têm um caráter decisivo."

A 4 pontos do primeiro, o Sp. Braga também ainda sonha com o título. O guarda-redes Bruno Martins quer esquecer a goleada da primeira volta (6-1 para o Benfica) e só pensa nos 3 pontos: "Vamos fazer tudo para ganhar. Somos realistas, e se vencermos o Benfica o campeonato continua em aberto. É nossa vontade intrometer-nos nos lugares de cima."

A Fase de Permanência também prossegue hoje, com a 13.ª jornada, e já algumas situações definidas: Boavista (Norte), Sacavenense, Belenenses e UD Oliveirense já garantiram a continuidade no escalão principal.


RECORD

JotaCC

"Jogar contra oito é uma injustiça"

Mesmo focado em quebrar já esta noite, frente ao Beira-Mar, o "ciclo de falta de produtividade" do Braga, que já se traduz em quatro jogos sem vencer; Leonardo Jardim saiu em defesa do avançado Lima, que partilha com o paraguaio Cardozo a liderança na lista dos melhores marcadores, com 19 golos, ao criticar a situação de fragilidade do Leiria, que no jogo frente ao Feirense alinhou com apenas oito jogadores e que na Luz apresentará um onze de recurso. "Acho injusto para as equipas que numa determinada fase tenham jogado de uma forma e agora de outra. Mas se os regulamentos portugueses permitem, porque não?", ironizou o treinador do Braga, sugerindo uma reflexão urgente à situação crítica do clube leiriense. "Se os regulamentos permitem que se jogue contra oito... então o futebol português deve refletir. Não devia acontecer, beneficia uns e prejudica outros", reforçou.

Debruçando-se outra vez sobre os aveirenses, Jardim não fez a coisa por menos: chegou o momento de colocar uma pedra sobre os maus resultados. "Não há jogos ideais, só queremos voltar às vitórias", apontou, duvidando que o adversário, já com a permanência assegurada, se revele uma presa fácil. "Não há vantagens, porque todas as equipas querem ganhar ao Braga e o Beira-Mar é uma equipa recheada de bons jogadores. Temos que ter cuidados especiais", apreciou. As cautelas do treinador foram justificadas pelo passado recente. "Tem sido um adversário difícil nos últimos anos. Nos últimos cinco jogos, o Braga não conseguiu vencer em casa", explicou.

Quanto às amizades que deixou em Aveiro, terão o tratamento devido. "Tenho lá gente amiga, mas as relações pessoais ficam à parte, em campo", reagiu.


Equipa sofreu um "abalo"

A raiz do problema do Braga não tem nada de transcendental. Prático a avaliar a situação, Leonardo Jardim foi direto ao assunto. "As derrotas com o Benfica e o FC Porto, em jogos equilibrados, abalaram o grupo".


Baiano na convocatória

A chamada de Baiano é a grande novidade na lista de convocados do Braga. O lateral vem de uma paragem de seis meses, motivada por uma rotura de ligamentos num joelho, sendo improvável a sua inclusão no onze. Ao invés, Mossoró regressa à equipa após castigo. Com Salino e Paulo Vinícius lesionados e Douglão castigado, Leonardo Jardim deixou de fora, por opção, Imorou, Vinícius e Carlão.


Elízio apontado à equipa B

Produto da formação do FC Porto, Elízio está referenciado pelo Braga para a futura equipa B. Com oito golos e nove assistências, o médio do Fafe atua como médio-interior ou extremo-esquerdo e tem sido seguido igualmente por equipas da Liga Orangina. O jovem canhoto, que hoje comemora 23 anos, deverá decidir em breve o futuro.


Ulisses Morais quer manter a dignidade

Quem foi militar sabe que "à vontade" não quer dizer "à vontadinha". Mesmo que não tenha sido a expressão utilizada por Ulisses Morais, a verdade é que o treinador do Beira-Mar não quer a equipa relaxada contra o Braga, embora aceite que possa estar à vontade, por força das circunstâncias. E as circunstâncias são tão simples como a matemática: a permanência, objetivo da época, está assegurada quando ainda faltam "duas jornadas para o fim", pelo que, libertos dessa ansiedade, os aveirenses terão condições de evidenciar "uma melhoria a todos os níveis".

Por tudo isto, Ulisses Morais prevê bons resultados frente a Braga e Olhanense, de modo a terminar a época em grande, com o ego devidamente afagado e a honra do clube a brilhar: "Temos de manter a concentração e a dignidade, assumindo a nossa responsabilidade profissional. Trabalhar num cenário de maior tranquilidade, entendo eu, é sinónimo de podermos aumentar o nosso rendimento", disse o treinador dos aveirenses na antevisão ao jogo desta noite em Braga. Um adversário a quem Ulisses Morais não poupou elogios: "Trata-se de um opositor que fez um grande trabalho e que mostrou muita competência ao longo do campeonato", analisou o técnico.


Depor pede Custódio

Preso por apenas mais um ano de contrato, Custódio dificilmente continuará a representar o Braga na próxima época, sendo nesta altura o Corunha o destino mais provável. A menos de um mês de completar 29 anos, o internacional português atravessa um dos melhores momentos de forma da carreira e as suas características são do inteiro agrado do técnico José Luis Oltra, prestes a entrar para a história do Depor por devolvê-lo à I Liga espanhola. Com passe fixado em 10 milhões de euros, Custódio é um alvo proibitivo para várias bolsas, incluindo o clube galego, atual líder da Liga Adelante (Liga Orangina), mas há o compromisso de o Braga facilitar a saída do trinco por valores mais acessíveis, embora com margens de lucro de relevo.

Para que o regresso à divisão principal do futebol espanhol não se traduza numa passagem efémera, o Corunha procura no mercado jogadores experientes, de qualidade indiscutível, estando na disposição de apostar forte na contratação do médio do Braga, titular indiscutível desde a 14ª jornada, quando a equipa comandada por Leonardo Jardim se deslocou a Aveiro. Nem o regresso de Djamal da Taça das Nações Africanas beliscou o estatuto do médio, que se tornou, em definitivo, no principal herdeiro de Vandinho, incontornável no meio-campo dos minhotos até à época passada. De resto, pode dizer-se que se assiste a um reacender de um interesse antigo, pois já há um ano os galegos equacionaram o nome de Custódio, depois de terem assegurado os portugueses Diogo Salomão e Bruno Gama, ambos representados pela Gestifute, tal como jogador arsenalista.


Djamal pode mudar-se para clubes de Abu Dhabi

A Liga dos Emirados Árabes Unidos poderá ser a próxima aventura do médio Djamal. Tapado por Custódio desde a CAN'2012, o internacional líbio tornou-se num suplente de luxo e o Braga está na disposição de transferi-lo abaixo do valor da sua cláusula de rescisão. Entre os interessados, surgem como hipóteses fortes o Al-Jazira e o Al-Wahda, dois clubes rivais de Abu Dhabi (capital dos Emirados Árabes Unidos), que só admitem negociar até à fasquia dos 1,5 milhões de euros.

O JOGO

JotaCC

Bragança foi às "meias"

Rui Bragança perdeu ontem nas meias-finais do Campeonato da Europa de taekwondo, pela margem mínima (0-1), com o francês Moussa Cissé. O vice-campeão do Mundo de -58 kg foi batido já prolongamento, uma vez que o combate terminou empatado a dois pontos. Hoje, em Manchester, combate Mário Silva (-63 kg).

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Leonardo Jardim aposta no terceiro lugar da liga
"Podíamos ter feito mais"

Sabemos que podíamos ter feito mais na Liga", disse ontem Leonardo Jardim, técnico do Sporting de Braga, que, agora, aposta tudo no terceiro lugar e, consequentemente, o apuramento para o play-off da Liga dos Campeões.

"Neste momento, o maior candidato somos nós. Temos três pontos sobre o quarto classificado [Sporting], jogamos em casa e temos de conseguir esse objectivo", afirmou, referindo-se ao embate de hoje (20h30, Sport TV 2), diante do Beira-Mar.

Sobre o facto de os arsenalistas não terem ganho nos últimos quatro jogos, o técnico frisou que tal deveu-se aos desaires diante do Benfica (1-2) e FC Porto (0-1). "Depois de chegarmos ao primeiro lugar, os dois jogos com as equipas que estavam na disputa pelo título não correram a nosso favor, por causa de pequenos detalhes e não por causa da produção desportiva, porque foram equilibrados", vincou, assegurando que a equipa tem vontade de "quebrar" o pior período da temporada.

"Criou-se, não uma desmotivação, mas podíamos ter feito mais qualquer coisa e disputar até ao fim aquele lugar da frente do pódio. Não conseguimos e em termos emocionais foi um abalo para a equipa", observou, frisando, no entanto, que "não há jogos ideais" para o regresso às vitórias.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Sp. Braga-Beira Mar (antevisão): pelo pódio e Lima
Minhotos podem garantir terceiro lugar nesta jornada 29

Momento

Sp. Braga O terceiro lugar está seriamente ameaçado depois de três derrotas e um empate nos últimos quatro jogos. Do sonho do titulo, o Sp. Braga caiu na luta pelo último lugar do pódio, com o Sporting a aproximar-se. Com os leões a jogarem o clássico com o FC Porto, no Dragão, os arsenalistas estão obrigados a vencer o Beira Mar. Se assim for e os leões não ganharem, o Sp. Braga vai disputar as eliminatórias da Champions. É isso, sobretudo, que vai estar em causa para os minhotos, neste sábado, ainda que o segundo lugar seja matematicamente possível. Depois, há também a luta individual de Lima pelo trono dos goleadores da liga.

Beira Mar A situação da U. Leiria causa muitas dúvidas e deixa toda a liga em suspenso, sobretudo nos lugares de descida. Os têm a permanência garantida , mas toda a indefinição em redor dos leirienses coloca outras hipóteses. A vitória sobre o P. Ferreira, na última ronda, deu toda a tranquilidade à formação de Aveiro e, em Braga, só mesmo o caso Leiria causa alguma apreensão.

Principais ausências:

Sp. Braga: Imourou e Carlão, por opção. Douglão cumpre castigo. Salino e Paulo Vinicius são baixas por lesão.

Beira Mar: Tiago Cintra, eYohan por lesão; Zhang e Nildo devido a castigo

Discurso direto

O treinador do Sp. Braga, Leonardo Jardim: «Tenho de estar confiante, porque, neste momento, o maior candidato ao terceiro lugar somos nós. Temos três pontos sobre o quarto lugar, jogamos em casa e temos que conseguir esse objetivo»

O treinador do Beira Mar, Ulisses Morais: «O objetivo principal está resolvido a duas jornadas do fim, mas não nos pode deixar de forma diferente de como estivemos até aqui. O que deve mudar? A alegria, a mesma concentração, com boa disposição, e uma melhoria a todos os níveis. Olhamos para estes dois jogos com a mesma responsabilidade, mas com melhor segurança.»

Histórico de confrontos

Vantagem para o Sp. Braga, que em 21 receções ao Beira Mar, em jogos da Liga, venceu 13 e empatou cinco. A última das três vitórias aveirenses, porém, aconteceu na época passada, com um triunfo por 3-2.

Equipas prováveis:

Sp. Braga: Quim; Miguel Lopes, Nuno André Coelho, Ewerthon e Elderson; Custódio e Hugo Viana; Alan, Mossoró e Hélder Barbosa; Lima

Beira Mar: Rui Rego; Nuno Lopes, Hugo, Bura e Joãozinho; Nuno Coelho e Jaime; Camará, Artur e Serginho; Balboa

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Golo de Custódio garante vitória e presença na pré-eliminatória da «Champions»

O SC Braga recebeu e venceu o Beira-Mar, por 1-0, golo de Custódio e garantiu a presença na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, isto porque o Sporting saiu derrotado do «derby» frente ao FC Porto (2-0).

Depois de uma primeira parte sem mudanças no marcador e com poucas ocasiões de golo, o SC Braga, na etapa complementar, mais precisamente aos 56 minutos, chegou ao golo.

Custódio aplicou um remate de fora da área e o guarda-redes aveirense deixou escapar o disparo entre as mãos, Rui Rego fica mal no lance.

Em vantagem no marcador, o SC Braga geriu a vitória até ao apito final.
«Merecíamos estar mais próximos do Benfica e FC Porto» – Leonardo Jardim


O treinador do SC Braga, Leonardo Jardim, ficou satisfeito pela conquista do terceiro lugar, após a vitória frente ao Beira-Mar, mas salientou que a sua equipa merecia estar mais próxima do Benfica e FC Porto.

«O primeiro objetivo era por ficar entre os quatro primeiros. Depois, subimos de forma justa ao terceiro lugar e fomos ao longo da 29 jornadas das melhores equipas. Nos últimos quatro jogos revelámos alguma ineficácia, mas devíamos estar mais próximos do Benfica e FC Porto», afirmou Leonardo Jardim, em declarações à Sport TV.


«Sentimos o dever cumprido» – Lima

O avançado brasileiro Lima ficou muito satisfeito pela vitória frente ao Beira-Mar (1-0) que valeu o terceiro lugar a presença na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

«O principal objetivo está alcançado e sentimos o dever cumprido. Fico feliz por marcar presença em mais um capítulo da história do SC Braga. Agora, vamos jogar mais tranquilos no derradeiro jogo», afirmou Lima, em declarações à Sport TV.

O avançado, que contabiliza 19 golos, reconheceu que ainda sonho com o título de melhor marcador da Liga portuguesa: «Esse é um objetivo particular e posso voltar a marcar no próximo jogo, após cinco sem o fazer».

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga-Beira Mar, 1-0 (crónica)
Tremer como um adolescente e festejar à homem

Selar o essencial e sentir o odor dos milhões O Sp. Braga garante o terceiro lugar e o acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Estará, ainda assim, consciente da debilidade emocional que o afeta.

Numa noite de mais sofrimento do que exultação, valeu o erro retumbante de Rui Rego para sossegar, dentro do possível, as bancadas.

Este Sp. Braga entra em campo como se fosse um adolescente a caminho do primeiro encontro. Não sabe bem por onde ir, mas sente que é por ali. Hesita, treme, sofre por antecipação e erra nos momentos mais inoportunos.

Será, talvez, injusto massacrar com estas palavras uma equipa que foi exemplar ao longo de quase toda a prova. Mas trata-se precisamente disso. De relembrar ao Sp. Braga que já não é um adolescente imberbe, viciado em confissões ingénuas e delírios pueris. Este Braga é uma equipa adulta, em plena maioridade, como tão bem mostrou semanas a fio.

Este recuo à idade dos porquês só vem comprovar, de facto, que os alicerces mentais são o principal alicerce de uma equipa de futebol. Quando o coração peca por temer, não há tática ou qualidade individual que resista.

Os Destaques: Miguel Lopes, em grande forma

O ciclo de quatro jogos sem ganhar limitou o bem-estar do Sp. Braga. Onde antes havia convicção, agora há receio. Onde havia certezas, agora há o lancinar da dúvida. Lima, por exemplo, não foi capaz de dar um passo em frente na luta pelo ceptro de melhor marcador da Liga.

A meio da primeira parte, após um passe sublime de Alan, o avançado disparou para as nuvens uma bola que só podia morrer nas redes aveirenses. Lá está. Onde havia convicção, há o receio de falhar. E falha-se mesmo. Vezes a mais.

Não se pode afirmar que o Sp. Braga fez um mau jogo. Não. A equipa teve períodos agradáveis, períodos em que Hugo Viana foi a capaz de reter a bola, distribuir jogo, combinar com Mossoró; períodos em que Miguel Lopes explorou bem o flanco direito e em que Hélder Barbosa levou Nuno (gémeo de Miguel) ao desespero.

O pior é que os minhotos foram incapazes de ser convincentes e impotentes para bloquear a ambição tranquila do Beira-Mar. Os espaços surgiam assustadoramente na área de Quim, Artur e Joãozinho tiveram o golo ali mesmo à mão.

Mesmo após o golo de Custódio, o ambiente raramente serenou. A cada passe errado, a cada ofensiva aveirense, voltava o medo do insucesso, o drama de não poder falhar. Com o apito final veio o alívio, a comunhão de fé ajustada em redor de uma equipa obreira de um campeonato fabuloso e que não precisava desta tremedeira para nada.

A derrapagem do Sporting no Dragão ajudou à festa, naturalmente. No fim, o adolescente arsenalista voltou a sentir o que é ser homem. Um homem de convicções.

Sp. Braga-Beira Mar, 1-0 (destaques)
Miguel Lopes, o foguete da direita

A Figura: Miguel Lopes
Respira saúde, confiança e bom futebol. Será, porventura, o jogador do Sp. Braga em melhor forma. É pena ter perdido a primeira parte da temporada. Os níveis atuais são consentâneos com a exigência, por exemplo, da Seleção Nacional. Várias arrancadas temerárias pela direita, muitas combinações inteligentes e uma mão cheia de cruzamentos bem medidos. Aos 50 minutos teve a capacidade de recuperar e anular um contra-ataque perigosíssimo do Beira-Mar. Nada limitado por defrontar o irmão gémeo, Nuno Lopes. Muito pelo contrário. Difícil entender a sua saída a meio da segunda parte.

A Desilusão: Lima
Ai Lima, Lima. Bola a saltitar na área do Beira-Mar, após assistência primorosa de Alan, e remate sem qualquer nexo para as nuvens. Há algumas semanas, esse pontapé daria certamente golo. Tal como a equipa, também o goleador atravessa uma fase de ansiedade rotunda, logo nas jornadas em que se decide a atribuição do troféu de melhor marcador da Liga. Movimentou-se bem, como é seu apanágio, procurou muito jogo e só falhou onde não costuma: na definição.

O Momento: frango de Rui Rego
Nada melhor do que um erro colossal para repor os normais níveis de confiança ao adversário. Custódio arriscou, o remate saiu forte e Rui Rego comprometeu toda a estratégia do Beira-Mar para a segunda parte do jogo. Aos 56 minutos o Sp. Braga respirou profundamente de alívio.

Outros destaques

Custódio
Bom golo, apesar da contribuição inestimável do guarda-redes Rui Rego. Teve o mérito de acreditar, numa fase em que a descrença parecia apoderar-se da equipa. Jogo regular, no estilo que lhe é característico. Bom sentido posicional, importante na circulação de bola, alguns roubos fundamentais.

Javier Balboa
Patinho feio do anedotário nacional anos a fio, Balboa demonstra em Aveiro que as notícias do seu falecimento futebolístico eram manifestamente exageradas. Tem qualidade, tem valor para ser um jogador muito interessante. Não no Real Madrid, não no Benfica, mas numa equipa de objetivos europeus. A arrancada aos 34 minutos é genial. Deixou para trás vários adversários e serviu Jaime com mestria. Bom jogo.

Artur
Já o escrevemos um par de vezes. Artur está há demasiado tempo escondido atrás das modestas ambições do Beira-Mar. Trata a bola com desvelo, cuidado, atenção. Importunou Hugo Viana e Elderson, ganhou mais lances do que perdeu e teve o golo nos pés ainda na primeira parte. Atirou por cima, para sossego das bancadas.

Hélder Barbosa
O mais irreverente e desassossegado dos minhotos. Elétrico, agitador, irreverente, não cessou um segundo na busca pelo golo. Vários pontapés, um deles absolutamente fenomenal. Em jeito, sobre a esquerda, fez a bola sair em arco e beijar o poste direito de Rui Rego. Termina em bom nível a sua temporada de afirmação no panorama do futebol português.


Leonardo Jardim: «O terceiro lugar é um prémio justo»
Técnico do Sp. Braga só lamenta as derrotas contra Benfica e F.C. Porto

Leonardo Jardim considera que o terceiro lugar e a qualificação para a Liga dos Campeões simbolizam a boa temporada do Sp. Braga. O técnico diz ainda que as derrotas frente a Benfica e F.C. Porto mexeram com o estado emocional da equipa.

«Atingimos o nosso objetivo de forma justa. Pelo que fizemos ao longo do ano justificámos este terceiro lugar. As quatro últimas jornadas não podem desvalorizar o nosso trabalho. Atingimos a segunda melhor classificação de sempre do Sp. Braga no campeonato.»

[Sobre o estado emocional do Braga]
«Achei a equipa ansiosa. Depois de termos chegado ao primeiro lugar perdemos dois jogos decisivos sem termos sido inferiores. A equipa ficou abalada com isso porque sentia que podia estar na luta pelo título até ao fim.»

[Sobre a próxima temporada]
«É normal que se façam alterações. Com certeza, o clube quererá apetrechar a sua equipa.»

[Sobre a justiça do título do F.C.Porto]
«A classificação de uma prova destas é sempre justa. Premeia a regularidade. O F.C. Porto é um justo campeão.»


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sp. Braga garante terceiro lugar e Champions com ajuda de Rui Rego
05.05.2012 - 22:22 Tiago Pimentel
Foto: José Manuel Ribeiro/Reuters (arquivo)
   
Custódio marcou o golo da vitória do Sp. Braga

Sporting e Sporting de Braga vão cumprir calendário na última jornada. A luta entre os dois emblemas pelo terceiro lugar, o último que dá acesso à Liga dos Campeões, ficou ontem encerrada com a vitória (1-0) dos minhotos frente ao Beira-Mar, que aliada com a derrota (0-2) dos "leões" no Estádio do Dragão fecha as contas desta disputa particular.

Custódio fez o golo da equipa de Leonardo Jardim, num lance em que o guarda-redes do Beira-Mar, Rui Rego, ficou muito mal visto. O remate foi forte, mas de longe, e o guardião não segurou a bola, que lhe passou pelas mãos e foi parar ao fundo da baliza. O Sporting de Braga regressou assim às vitórias no campeonato, interrompendo um ciclo de quatro jogos sem vencer (três derrotas e um empate). Mas, melhor que isso, garantiu o terceiro lugar e consequente presença na pré-eliminatória da Liga dos Campeões em 2012-13.

A primeira parte não teve grandes ocasiões de perigo – em 16 remates das duas equipas apenas três foram enquadrados com as balizas. Nuno André Coelho, de cabeça, levou a bola a passar perto do poste (8'), e Hélder Barbosa disparou não muito longe da baliza aos 26'. Os visitantes tiveram o melhor lance aos 34', quando, após um bom lance de Balboa, Jaime rematou para defesa de Quim.

A qualidade da partida melhorou no segundo tempo, com o Sporting de Braga, que já tinha sido o conjunto que esteve em melhor nível nos primeiros 45 minutos, a voltar a mostrar-se superior. Logo no primeiro minuto, Lima esteve perto do golo, mas falhou o desvio ao centro de Mossoró. Porém, aos 56', chegou ao golo dos anfitriões: Custódio rematou de fora da área e contou com a ajuda de Rui Rego para inaugurar o marcador. O guarda-redes do Beira-Mar fica muito mal no lance.

A equipa de Ulisses Morais, que vinha de uma vitória sobre o Paços de Ferreira (os aveirenses tinham três triunfos nos quatro jogos antes da visita a Braga) tentou responder ao golo sofrido. O melhor que o Beira-Mar conseguiu no segundo tempo surgiu aos 71', quando Joãozinho, isolado por um toque de calcanhar de Artur, surgiu na cara de Quim mas atirou para fora.

A derrota acaba por não beliscar os objectivos do Beira-Mar, que garantiu a manutenção graças aos resultados das equipas da metade inferior da classificação. Já o Sporting de Braga regressou às vitórias, passando a somar 62 pontos. Mais seis que o Sporting, que perdeu (0-2) com o FC Porto, no Dragão. "Leões" e minhotos encontram-se na última jornada, em Alvalade, mas desta vez – ao contrário do que aconteceu na última jornada da época 2010-11, quando os "leões" venceram em Braga e garantiram o terceiro lugar – será um encontro apenas para cumprir calendário. O último lugar no pódio e a vaga na pré-eliminatória da Liga dos Campeões já estão entregues à equipa de Leonardo Jardim.

POSITIVO
Custódio

Após uma primeira parte sem golos, o Sporting de Braga dava tudo por tudo no segundo tempo para chegar à vantagem no marcador e segurar o terceiro lugar. O médio acreditou, rematou de longe e contou com a colaboração de Rui Rego para garantir a vitória.

Sp. Braga
A época começou com um treinador novo, mas o clube não se desviou do caminho traçado e alcançou os objectivos pretendidos. Garantiu matematicamente o último lugar do pódio e, mais importante que isso, uma vaga na Liga dos Campeões em 2012-13. Algo que é tudo menos um pormenor tendo em conta as receitas envolvidas.

NEGATIVO
Rui Rego

Teve um falhanço colossal que definiu o desenrolar da partida. Não segurou o remate de Custódio (56') e assim comprometeu as aspirações do Beira-Mar no jogo. A bola foi rematada com força, mas Rego não teve mãos firmes e deixou-a passar para o fundo da baliza.

PUBLICO

JotaCC

Ewerton (Braga): «F.C. Porto? Não recebi nenhuma proposta»
Defesa brasileiro nega já ter um acordo com os dragões

Ewerton, defesa do Sp. Braga, em declarações após a vitória por 1-0 sobre o Beira-Mar:

«Pude voltar a jogar, felizmente. A lesão prejudicou-me, mas voltei num bom momento. A equipa fez um bom jogo e felizmente garantiu o terceiro lugar. Não conseguimos os outros objetivos a que nos havíamos proposto, mas chegámos à Champions. Temos ainda o jogo com o Sporting e queremos acabar a temporada a vencer.»

[Sobre o suposto interesse do F.C. Porto]
«Do F.C. Porto não recebi nenhuma proposta oficial. É uma boa equipa, mas só penso no Sp. Braga e estou bem aqui.»

MAIS FUTEBOL