News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 04/05

Started by JotaCC, 04 de May de 2012, 07:09

Previous topic - Next topic

JotaCC

Hélder Barbosa a cem por cento

Hélder Barbosa está pronto para ser mais uma opção para o treinador Leonardo Jardim tendo em vista o confronto de amanhã contra o Beira-Mar. O extremo arsenalista apresentou-se ontem a cem por cento no treino realizado pela equipa e mostrou que é opção para o próximo encontro, a contar para a partida da 29.ª e penúltima jornada do campeonato.

A recepção aos aveirenses revela-se de carácter decisivo para as aspirações bracarenses já que a vitória confirma o terceiro lugar da tabela classificativa, mantendo longe o Sporting que, nas últimas jornadas, aproveitou para se aproximar e ainda ameaçar o último lugar do pódio, que pertence aos minhotos.

Assim, o plantel arsenalista continua a trabalhar a todo o gás e os jogadores só têm uma ideia em mente, regressa r aos triunfos para apagar a imagem deixada no encontro da última jornada e retirar da cabeça dos adeptos a inesperada derrota com a Olhanense.
Hoje há nova sessão de treino, realizada à porta fechada e na qual Leonardo Jardim vai ultimar pormenores para esse importante confronto de amanhã.

Recorde-se que de regresso à equipa deve também estar Mossoró, que cumpriu castigo na última jornada, e também o jovem defesa central Ewerton que será certamente a opção para ocupar o lugar deixado vago por Douglão, que foi expulso no encontro contra a Olhanense. Vinicius, que também cumpriu castigo no último jogo, também regressa às opções de Jardim.
No final da sessão de treino, às 12.30 horas, o treinador procede à habitual conferência de imprensa de antevisão do jogo.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Triângulo mágico junta-se de novo
MOSSORÓ JUNTA-SE A CUSTÓDIO E HUGO VIANA

Leonardo Jardim já avisou que não quer ouvidos no Dragão, pois o jogo do tudo por tudo para garantir o acesso à Champions é com o Beira-Mar e esse é que interessa. O treinador aborda o confronto com os aveirenses com uma maior largura de opções, nomeadamente no trio do meio-campo, podendo voltar a formar-se o triângulo mágico: Custódio, Hugo Viana e Mossoró.

A verdade é que, depois das duas derrotas com Benfica e FC Porto que colocaram a equipa fora da órbita do título, não houve forma de acertar o passo, com o empate em Paços de Ferreira (onde não esteve Hugo Viana) e o surpreendente desaire caseiro ante o Olhanense, aí sem Mossoró, que também teve de cumprir castigo, tal como o esquerdino na Mata Real.

RECORD

JotaCC

Vermelhos contra a corrente

Será precipitado imaginar que o Braga entrou num preocupante vórtice de descontrolo emocional tendo por base as recentes expulsões de Vinícius e Douglão. É verdade que aconteceram nas últimas duas jornadas, numa fase crucial do campeonato, justificando, em parte, o empate em Paços de Ferreira e a derrota na receção ao Olhanense, mas desenquadram-se, em absoluto, de uma postura de correção assinalável desde o começo da época, que coloca o Braga na penúltima posição das equipas com mais cartões (63) e na última das mais faltosas (341). "Acredito que essa sucessão de expulsões foi uma pura coincidência; podiam ter acontecido separadamente no começo ou mesmo a meio da época", considera o ex-arsenalista Miguel Garcia, encontrando apenas dois motivos plausíveis para as sanções aplicadas ao médio (por acumulação de amarelos) e ao central (vermelho direto). "Terão sido reflexo de algum excesso de empenho ou de pontuais desconcentrações", estima.

Certo de que o espírito competitivo dos minhotos não se evaporou numa questão de semanas, o lateral também não crê que o grupo esteja a lidar mal com a aproximação do Sporting. "É uma equipa madura, com jogadores experientes que já passaram por grandes clubes. Já na época passada a média de idades da equipa andava pelos 28 anos", recorda, deixando a certeza de que a defesa do terceiro lugar, que dá acesso à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, será férrea. "Têm os pés bem assentes no chão. Não vão ceder", avisa.


Época mais baixa em cartões

Com 88 cartões no cadastro, o Braga era à 28ª jornada da época 2007/08 a equipa do campeonato mais castigada com cartões. Sob o comando de Manuel Machado, que havia rendido Jorge Costa, os minhotos jogavam nos limites e, sem grande espanto, colecionavam facilmente amarelos e duplos amarelos em quantidades industriais, obrigando o treinador a proceder a constantes alterações na equipa para compensar castigos ou simplesmente para evitá-los. As recentes ausências forçadas, por castigos, de Hugo Viana e Mossoró e o facto de Djamal, Custódio, Hélder Barbosa e Quim estarem na iminência de somarem cinco amarelos parecem apontar para um contexto idêntico esta época, mas é incomparavelmente menor o total de cartões vistos até ao momento pela equipa: 63.

Tamanha redução não foi resultado, porém, de um possível tratamento de choque operado pelo treinador Leonardo Jardim; resultou antes de um processo gradual, com a contribuição de Jorge Jesus em 2008/09 (71 cartões); e Domingos Paciência em 2009/10 (67) e 2010/11 (83). Curiosamente, ou talvez não, o atual número de cartões dos minhotos é quase um decalque do total de há duas épocas, quando o Braga lutava pelo título com o Benfica, já com o FC Porto e o Sporting bem afastados.


Mossoró de regresso substitui Rúben Amorim


Titular frente ao Olhanense, Rúben Amorim será substituído por Mossoró na posição 10. O criativo brasileiro cumpriu castigo na jornada anterior e será a segunda novidade no onze, a par de Ewerton, destinado a compensar a suspensão de Douglão.


AXA já não canta vitória há duas jornadas seguidas

Como se não bastasse a recente derrota caseira com o FC Porto, já consagrado campeão nacional, o Braga voltou a perder, frente ao Olhanense. Resultado: o Estádio AXA já soma duas derrotas consecutivas. À terceira tentativa, amanhã, a Pedreira volta a abrir as portas.


Danilo pisca o olho aos arsenalistas

Com oito golos e outras tantas assistências no campeonato, Danilo Dias, do Marítimo, tem despertado o interesse da Imprensa brasileira. O avançado dos insulares concedeu recentemente uma entrevista ao site brasileiro Lancenet, na qual apontou os clubes que gostaria de representar em Portugal.

"Braga ou Sporting. Acho que são equipas mais caseiras, com um desenho tático no qual me enquadraria melhor", respondeu o dianteiro brasileiro de 26 anos, cujo contrato com o Marítimo acaba em 2014.

Danilo Dias, porém, não tem pressa em sair do emblema insular. "Em janeiro houve contactos de alguns clubes alemães. Mas a mim não chegou nada, chegou apenas ao clube. Acredito que as transferências no final da época só poderão acontecer se eu terminar bem. Estou feliz aqui e só quero pensar nisso no final da época", garantiu o jogador, cujos principais sonhos são "jogar a Liga dos Campeões e pela seleção brasileira".


Alan bate recorde de passes para golo

Embora esteja a marcar menos do que nas duas épocas anteriores, Alan tem vindo a destacar-se pelas assistências para golo, tendo somado a décima da temporada na receção ao Olhanense, sete das quais no campeonato. Quer na Liga ZON Sagres quer no total, o capitão nunca tinha feito tantos passes para golo desde que chegou ao AXA, em 2008/09. Nessa temporada, efetuou seis no campeonato e oito no total, e em 2009/10 conseguiu cinco e sete, respetivamente. Na época transata, fez seis na Liga e nove em todas as provas.


Fábio Lopes abordado

Júnior do Nacional, Fábio Lopes é um dos alvos do Braga para a futura equipa B e já foi convidado a mudar de clube. Com passagens pela formação do Sporting e Benfica, o médio-ofensivo português representou entre 2009 e 2011 o Bétis de Sevilha, tendo prestado provas no verão passado no Milan, antes de se mudar para a Madeira.

O JOGO

JotaCC

Sprint final pela coroa dos golos

A luta pelo título de melhor marcador da Liga ZON Sagres não fugiu à regra do equilíbrio que tem pautado este campeonato e, por isso, promete uma duelo bem interessante para as últimas duas jornadas. Arredados do primeiro lugar, Benfica e Braga pretendem assegurar as respetivas posições na tabela e levar os seus goleadores ao trono.

No plano teórico, o avançado paraguaio dos lisboetas pode ter uma vantagem em relação ao brasileiro dos minhotos: amanhã irá defrontar um Leiria bastante fragilizado, com necessidade de recorrer à inscrição de juniores para entrar em campo com 11 jogadores, e há quem perspetive uma autêntica autoestrada para Tacuara. Aliás, António Salvador, presidente do Braga, já alertou para essa possibilidade numa entrevista ao Jornal de Notícias em que lamentou a "perda de credibilidade" dos campeonatos profissionais. Em defesa daquele que é um dos principais ativos do clube, Salvador levantou a possibilidade de Cardozo marcar quatro ou cingo golos frente a um adversário enfraquecido, eventualmente só com oito jogadores em campo. Nesta jornada, Lima terá pela frente o Beira-Mar, em casa, ao passo que na última ronda o Braga visita Alvalade e o Benfica o Estádio do Bonfim.

Se o campeonato terminasse agora, a coroa dos golos seria entregue a Cardozo. Isto porque o primeiro critério de desempate é a utilização e, nesse aspeto, o número 7 das águias tem precisado de menos tempo para marcar. Com 27 jogos disputados, todos na condição de titular, Cardozo soma 2304 minutos. Por sua vez, Lima alinhou em todas as partidas do Braga no campeonato (27 como titular e uma como suplente utilizado) e, por isso, contabiliza mais minutos do que o adversário sul-americano: 2365.

A cumprir a quinta época consecutiva em Portugal, Cardozo procura repetir um feito que alcançou pela única vez em 2009/10, época em que o Benfica se sagrou campeão nacional e o paraguaio ganhou o despique individual com Falcao, atingindo o seu recorde máximo no campeonato: 26 golos. Já Lima leva mais seis golos do que o acumulado nas duas anteriores épocas, as suas primeiras no principal escalão do futebol português: apontou sete golos ao serviço do Belenenses (2009/10) e apenas seis com a camisola arsenalista, em 2010/11. Agora, pode não só bater o recorde interno de Chico Gordo (21 golos, em 1977/78) como também tornar-se no primeiro jogador da história do Braga a sagrar-se melhor marcador do campeonato nacional.

Lima, porém, precisa de quebrar o jejum para alcançar estas metas. Depois de sete jornadas sempre a marcar, contribuindo para a série de 13 vitórias seguidas do Braga, o ponta de lança não fatura há quatro jogos: o seu último golo foi apontado à Académica, no dia 26 de março. Cardozo também passou por uma fase de quatro jogos consecutivos em branco, mas na última jornada voltou aos golos, ao converter um penálti no empate (2-2) com o Rio Ave. Hulk, artilheiro-mor na época passada e atual terceiro, com 14 golos, aguarda pelo sucessor, a menos que faça um sprint incrível.


Bracarense todo o terreno

Lima já marcou de todas as formas na atual edição da Liga ZON Sagres: duas vezes de livre, quatro de grande penalidade e 13 golos de bola corrida, três dos quais conseguidos de cabeça. Para ele, é quase indiferente jogar em casa (dez golos) ou fora (nove).

Benfiquista sem golos de livre

É uma das suas imagens de marca, mas, neste campeonato, o avançado do Benfica ainda não marcou de livre: 14 dos seus golos foram apontados de bola corrida e cinco na transformação de penáltis. É mais forte na Luz (12 golos) do que fora (sete).


Tão diferentes e tão iguais

As diferenças entre Lima e Cardozo são visíveis à distância, quer na morfologia quer no estilo de jogo, mas é curioso verificar que os dois avançados têm movido influências em áreas idênticas, ao longo do campeonato. Ambos somam o mesmo número de golos (14) com o pé preferido: o esquerdo para Cardozo e o direito para Lima. O bracarense tem apenas mais um golo do que o benfiquista com o pé contrário (dois), mas o Tacuara leva uma ligeira vantagem de cabeça: quatro contra três.

De resto, é dentro da área que ambos se têm sentido como peixes na água, com o paraguaio a somar 18 dos seus 19 golos no interior do "salão de festas". Já Lima fez 17 dos 19 também naquele espaço. No que toca a penáltis, os dois matadores também se aproximam, com cinco para o benfiquista e quatro para o arsenalista.

Há mais pontos comuns, como, por exemplo, terem bisado contra o Vitória de Setúbal. Miguelito, defesa/médio-esquerdo dos sadinos, jogou com Cardozo no Benfica e com Lima no Belenenses. "É mais fácil cruzar para a área com o Cardozo, porque é mais alto. Por outro lado, torna-se mais fácil solicitar o Lima em jogadas rápidas", explica.

Gaspar, central do Rio Ave, equipa que esta época não sofreu golos de Lima e só foi batida por Cardozo de penálti (duas vezes), revela a forma como os tenta secar. "Contra o Lima, procuro não sair da minha posição e depois vou com ele até ao fim da jogada. Frente ao Cardozo, tento reduzir-lhe o espaço na área e também fazer com que ele nunca saia a jogar para a esquerda", refere.

No que toca a guarda-redes, Adriano, do Gil Vicente, sofreu golos dos dois esta época. "O Lima é muito perigoso a fugir entre o lateral e o central. O Cardozo não perdoa na área", diz. Já Cássio, do Paços de Ferreira, não sofreu de Cardozo, mas foi batido duas vezes pelo bracarense. "O Lima é forte nos cruzamentos ao primeiro poste. O Cardozo é mais previsível", distingue.


Cássio (Paços de Ferreira)
"Lima foi o melhor ponta de lança do campeonato"


"O Lima é mais pequeno, é mais móvel e gosta de se antecipar no primeiro poste, onde é muito forte. O Cardozo é diferente, é mais previsível, mas tem um remate muito forte. Ambos são grandes finalizadores, também marcam bem penáltis e livres. Não temo nenhum em particular, mais perigoso era o FC Porto nos tempos do Falcao. Na minha opinião, o Lima foi o melhor ponta-de-lança do campeonato, porque teve mais influência do que o Cardozo nos resultados."

Gaspar (Rio Ave)
"Messi e Ronaldo sozinhos também não fazem nada"

"É difícil fazer este tipo de comparações, porque não há jogos iguais. Já marquei o Cardozo e tive muito trabalho e já o marquei e não tive trabalho nenhum. O Messi e o Ronaldo sozinhos também não conseguem nada. Depende sempre de muitos fatores. A nível físico, são semelhantes, embora o Cardozo seja mais alto e remate mais forte. O Lima é mais móvel, ágil e rápido. Contra o Lima, tento não sair da posição e com o Cardozo procuro que ele não saia para a esquerda".

Adriano (Gil Vicente)
"Dois matadores, um mais móvel e outro mais de área"

"São dois grandes matadores. O Lima é mais móvel, gosta de infiltrar-se entre o lateral e o central. Cai para um lado e para o outro, o que se torna difícil para os defesas. Temos que estar muito atentos. O Cardozo é mais de área, não costuma perdoar naquele espaço. Tanto um como outro rematam muito bem. Nos penáltis, o Lima bate mais para a direita do guarda-redes e o Cardozo espera pelo movimento do guarda-redes e prefere o meio ou o nosso canto inferior direito".

Miguelito (V. Setúbal)
"Basta colocar lá a bola que eles aparecem"


"São dois grandes jogadores, matadores, finalizadores natos. Só com muita concentração é possível travá-los. Apesar de ambos jogarem bem de cabeça, é mais fácil cruzar para o Cardozo, porque é mais alto. Se for uma jogada mais rápida, torna-se mais fácil solicitar o Lima. Acima de tudo, com um e outro basta colocar lá a bola que eles aparecem. Ambos estão a realizar um excelente campeonato e dou-lhes os parabéns por isso. Que ganhe o melhor".


Balizas já alvejadas para fechar


Na reta final do campeonato, o Braga vai defrontar o Beira-Mar e o Sporting, equipas que foram vítimas do instinto matador de Lima na primeira volta. O avançado marcou na vitória em Aveiro (2-1) e depois também atirou a contar, na jornada seguinte, na receção aos leões que terminou com o triunfo dos arsenalistas (2-1). Até então, nunca tinha faturado diante do Sporting, nas na época passada já havia apontado um golo ao Beira-Mar, na derrota caseira por 3-2.


3 questões: Paulinho Cascavel, melhor marcador em 1987 e 1988
"Não se combina servir o goleador"

1 O Paulinho Cascavel bateu duas vezes o Fernando Gomes na última jornada. A equipa combinou jogar para si?

Nas minhas épocas não foi combinado. O grupo está em primeiro lugar, o que não invalida que um jogador possa beneficiar o colega numa situação em que dois estão na cara do golo ou de penálti, se isto valer um título individual. Quis sempre o melhor para o grupo, mas sem desperdiçar a oportunidade de ser o melhor marcador.

2 Que importância e peso pode ter um título individual como este na carreira de um jogador?

Para mim, e penso que para qualquer goleador, é o corolário de uma carreira. Trabalhamos sempre em prol do coletivo, mas não deve haver um único ponta de lança que não queira ser o melhor marcador. O valor e a carreira dos pontas de lança são medidos pelos golos que conseguem marcar".

3 Na sua opinião, quem é que merece sagrar-se o melhor marcador na presente temporada?

Penso que pela época que tem vindo a realizar, o Lima merecia uma oportunidade, até porque o Cardozo já foi o melhor marcador. Além do mais, no Benfica é um pouco mais fácil, embora o Braga também já seja uma equipa grande. Sei do que falo, porque fui o melhor marcador no Vitória de Guimarães e no Sporting".

O JOGO

JotaCC

Desistência da União de Leiria deixa Braga a um ponto do terceiro lugar

inShareO Sporting de Braga fica a um ponto de garantir o terceiro lugar na Liga de futebol e a presença na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões da próxima época caso a União de Leiria desista da competição.
Os minhotos, que detêm três pontos de vantagem sobre o Sporting, passariam a ficar com seis a mais do que os lisboetas, com duas jornadas por disputar, pois todos os resultados dos jogos da União de Leiria não seriam considerados para efeito de classificação, como determina a pena de desclassificação imposta pelo regulamento disciplinar da prova.
O Sporting ganhou os dois encontros com o «lanterna vermelha» (3-1 e 1-0), pelo que se veria privado de seis pontos, passando a somar 50, enquanto o Braga, que ganhou em casa por 2-1, mas perdeu em Leiria por 1-0, ficaria apenas com menos três pontos, totalizando 56 e aumentando para seis a vantagem sobre os «leões».

DIARIO DIGITAL

JotaCC

«Custódio cobiçado em Espanha» - Correio da Manhã

A boa forma de Custódio está a atrair a atenção de vários clubes da Liga Espanhola, entre os quais o Atlético de Madrid, soube o CM.

A BOLA

JotaCC

Leiria deixa Braga à porta da Champions

O Braga seria o mais beneficiado com a desistência do Leiria, pois ficaria a apenas um ponto de garantir o terceiro lugar e a presença na pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Os minhotos, que detêm três pontos de vantagem sobre o Sporting, passariam a ficar com seis a mais do que os lisboetas, com duas jornadas por disputar, pois todos os resultados dos jogos da União de Leiria não seriam considerados para efeito de classificação, como determina a pena de desclassificação imposta pelo regulamento disciplinar da prova. O Sporting ganhou os dois jogos com o Leiria, pelo que se veria privado de seis pontos, enquanto o Braga, que ganhou em casa e perdeu fora, ficaria apenas com menos três pontos. Se o o título do FC Porto não está em causa, o Benfica fica com o segundo lugar em perigo, pois não pode somar pontos no próximo jogo, com o Leiria, podendo ver o Braga entrar para a última jornada a apenas um ponto de atraso.

O  JOGO

JotaCC

Leonardo Jardim: «Se existe maior candidato ao terceiro lugar somos nós»

Leonardo Jardim, treinador do SC Braga, fez, esta sexta-feira, a antevisão ao jogo com o Beira-Mar, amanhã, no AXA, da 29ª jornada, começando por recordar os dois jogos que ditaram o adeus dos minhotos ao título.

«Quando se perde há muitas explicações, quando se ganha há poucas. Mas acredito que quando chegámos ao primeiro lugar e disputámos os dois jogos com as equipas que estavam na luta as coisas não correram bem. Foram jogos equilibrados, mas na equipa criou-se não uma desmotivação e a crença de poder fazer mais alguma coisa já não foi a mesma. Foi um abalo para a equipa, porque estávamos com bom espírito.»

Já no que toca à luta pelo 3º lugar, Jardim está confiante: «Tenho de estar confiante. Se existe maior candidato ao terceiro lugar somos nós, uma vez que temos três pontos vantagem sobre o adversário direto e jogamos em casa. Temos de deixar de olhar para trás, regressar às vitórias e consolidar o último objetivo, que é terceiro lugar.»

Lesionado desde o dia 6 de novembro, Baiano integra a lista de convocados do SC Braga para a receção, amanhã, ao Beira-Mar, na 29ª jornada da Liga portuguesa.

Também Márcio Mossoró, que cumpriu castigo frente ao SC Olhanense, está de regresso à lista de convocados de Leonardo Jardim.


ZEROZERO

JotaCC

Baiano regressa seis meses depois

Baiano é a grande nota de destaque na convocatória do SC Braga para o jogo de sábado, 20.30 horas, frente ao Beira-Mar, no Estádio Axa.

O lateral-direito regressa seis meses depois de ter sofrido uma entorse traumática do joelho direito, com lesão do ligamento cruzado anterior, lesão contraída frente ao Benfica, na 10.ª jornada, a 6 de novembro.

O jogador foi operado mas havia margem para ainda voltar à competição, o que acontece na penúltima jornada da Liga Zon Sagres. Em relação ao jogo com o Olhanense, saem dos convocados Carlão, Imorou e Douglão, este último castigado, e reentra Mossoró, para além, naturalmente, de Baiano.

Hélder Barbosa, que se treinou limitado ao longo da semana, recuperou e fará parte do onze. Salino é a única baixa por lesão.

Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Quim e Berni;

Defesas: Baiano, Nuno André Coelho, Ewerton, Miguel Lopes, Elderson;

Médios: Hugo Viana, Djamal, Mossoró, Rúben Amorim, Custódio e Luís Alberto;

Avançados: Hélder Barbosa, Alan, Ukra, Paulo César, Lima, Nuno Gomes


«SC Braga é o maior candidato ao terceiro lugar» - Jardim

Leonardo Jardim acredita que o SC Braga vai «quebrar» frente ao Beira-Mar o ciclo de quatro jogos sem ganhar. O treinador faz uma análise das razões que estarão na origem da quebra da equipa:

- Quando se perder há muitas explicações, quando se ganha há poucas. Mas acredito que quando chegámos ao primeiro lugar e disputámos os dois jogos com as equipas que estavam na luta as coisas não correram bem, Foram jogos equilibrados, mas na equipa criou-se não uma desmotivação mas a crença de que poder fazer mais alguma coisa já não foi a mesma. Foi um abalo para a equipa, porque estávamos com bom espírito.

Jardim lembrou aos jogadores que «no futebol estes ciclos acontecem» mas que o SC Braga está em posição privilegiada para segurar o último lugar do pódio:

-Tenho de estar confiante. Se existe maior candidato ao terceiro lugar somos nós, uma vez que temos três pontos vantagem sobre o adversário direto e jogamos em casa. Temos de deixar de olhar para trás, regressar às vitórias e consolidar o último objetivo, que é terceiro lugar.


«Jogar com oito atletas? Os clubes é que aprovaram os regulamentos!» - Jardim

O treinador do SC Braga não se alongou muito sobre a ameaça de desistência feita pelo UD Leiria. - «Enquanto não existem notícias reais é tudo especulação. Quando existirem certezas aí irei comentar», antecipou – mas não deixou se comentar o facto de a equipa do Lis ter alinhado com oito jogadores frente ao Feirense:

- Se os regulamentos permitem que isso aconteça... A minha opinião é que não devia acontecer porque beneficia quem joga contra equipa reduzidas, mas foram os clubes que aprovaram os regulamentos.

Sobre os benefícios que Cardozo, atacante do Benfica, pode retirar das fragilidades do UD Leiria, com prejuízo para Lima, que também disputa a Bola de Prata, Jardim preferiu fazer uma avaliação global:

- Não quero falar diretamente sobre este duelo, Acho injusto para as equipas que numa determinada fase tenham jogado de uma forma e agora de outra. Mas se regulamentos portugueses permitem, porque não?

A BOLA

JotaCC

Leonardo Jardim: «Não é num ciclo negativo que tudo se transforma»
bracarenses não vencem há 4 jogos

Leonardo Jardim, treinador do Sp. Braga, assumiu esta sexta-feira em conferência de imprensa que a sua equipa quer inverter o ciclo de quatro jogos sem vencer, apesar das dificuldades que o Beira-Mar possa causar.

"Não há jogos ideais. Apesar de já ter a sua situação resolvida, o Beira-Mar é uma equipa difícil. Queremos jogar para ganhar e quebrar este ciclo de falta de produtividade desportiva nos últimos quatro jogos", disse.

O treinador madeirense vincou o desejo de conquistar o 3.º lugar, que dá acesso à Liga dos Campeões.

"Queremos conquistar este último objetivo. Os jogadores acreditam no seu valor e não é num ciclo mais negativo que tudo se transforma. Estamos confiantes que vamos conseguir ficar no terceiro lugar", finalizou.

RECORD

JotaCC

Jardim diz que situação da U. Leiria é injusta
Treinador do Sp. Braga quer quebrar ciclo negativo

Leonardo Jardim entende que a situação atual da União de Leiria é injusta para as contas da Liga. A equipa orientada por José Dominguez tem opções muito limitadas (contra o Feirense jogou com apenas oito elementos), e o treinador do Sp. Braga entende que isso deturpa a competição.

O jogo entre o Benfica e a União de Leiria está mesmo em causa, o que pode condicionar também a luta pelo título de melhor marcador, entre o benfiquista Cardozo e o bracarense Lima. «Não quero falar sobre esse duelo em concreto, acho é injusto para as equipas terem jogado com a União de Leiria de uma forma e outras com uma equipa totalmente partida e a nem apresentar 11 jogadores, isso é que acho injusto», disse Jardim. «Se os regulamentos permitem que isso aconteça, o futebol português é que tem que refletir sobre isso. Na minha opinião isso não deveria acontecer porque beneficia uns em relação aos outros, mas os requerimentos da Liga e da Federação foram aprovados por todos os clubes e se as pessoas podem utilizá-los, porque não?», questionou.

No que diz respeito à receção ao Beira Mar, o treinador do Sp. Braga diz que «não há jogos ideais», mas espera «quebrar o ciclo» de quatro jogos sem vencer para garantir a Liga dos Campeões. «Tenho que estar confiante, porque neste momento o maior candidato a esse lugar somos nós. Temos três pontos sobre o quarto lugar, jogamos em casa e temos que conseguir esse objetivo», afirmou, citado pela agência Lusa.

Leonardo Jardim reconheceu, de resto, que a possibilidade de conquistar o título explica, pelo menos em parte, o mau momento da equipa: «Depois de chegarmos ao primeiro lugar, os dois jogos com as equipas que estavam na disputa pelo título (Benfica e FC Porto) não correram a nosso favor, por causa de pequenos detalhes, não por causa da produção desportiva, porque foram equilibrados. Na equipa criou-se não uma desmotivação, mas a sensação de que podíamos ter feito mais qualquer coisa e disputar até ao fim aquele lugar da frente do pódio. Não conseguimos e em termos emocionais foi um abalo para a equipa.»


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Leonardo Jardim: "Os regulamentos devem ser cumpridos"

A ameaça de desistência do Leiria do campeonato pouco significa para Leonardo Jardim. O treinador tem a noção de que o rateio dos pontos amealhados pelas outras equipas em jogos contra os leirienses colocará os minhotos novamente na corrida pelo segundo lugar, mas absteve-se de comentar esse contexto por enquanto incerto. "Enquanto não existem notícias reais, é tudo especulação. Não quero falar em ses e probabilidades. O que interessa é que estamos a lutar pelo terceiro lugar ", reagiu, considerando, porém, "injusto" que algumas equipas, entre as quais o Benfica, possam tirar partido de jogarem em vantagem numérica contra o Leiria. "Se os regulamentos permitem que isso aconteça, o futebol português deve refletir, não devia acontecer, beneficia uns e prejudica outros", sentenciou.
Já sobre a possibilidade de o benfiquista Cardozo poder aproveitar o próximo jogo para ultrapassar Lima na lista dos melhores marcadores, foi evasivo. "Não quero falar sobre esse duelo individual", respondeu, preferindo centrar-se no domínio geral. "Acho injusto para as equipas, umas vão jogar em vantagem numérica contra uma equipa totalmente partida. Se os regulamentos permitem, por que não?", ironizou, apostado em colocar uma pedra sobre os maus resultados. Sem ganhar há quatro jornadas consecutivos, o Braga atacará, em força, o Beira-Mar com a clara intenção de ganhar. "Não há jogos ideais, queremos é jogar para quebrar este ciclo de falta de produtividade e voltar às vitórias", apontou, confirmando a disponibilidade total do extremo Hélder Barbosa.

O JOGO