News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 03/05

Started by JotaCC, 03 de May de 2012, 07:08

Previous topic - Next topic

JotaCC

Cerrar defesa para sprint final

Vão ser dois últimos jogos do tudo ou nada de olhos postos na Liga dos Campeões. Por isso, é preciso cerrar a defesa para um sprint final determinante para as aspirações europeias do Sp. Braga. Há dois meses a sofrer golos, os arsenalistas estão obrigados a vencer o Beira-Mar para cimentar, pelo menos, o terceiro lugar de acesso ao 'play-off' da liga milionária, mas desde o dia 26 de Fevereiro que a baliza bracarense soma dez golos e ameaça os objectivos, já que há quatro jogos que os 'guerreiros' também não vencem.

Desde a jornada 24, com o triunfo à Académica, por 2-1, que o Sp. Braga não festeja uma vitória, quatro jogos que acabaram por afastar o sonho do título e complicar as contas para a Liga dos Campeões: derrota com o Benfica (2-1), com o FC Porto (0-1), empate em Paços de Ferreira (1-1) e derrota frente ao Olhanense (1-2).

O pior ciclo da época fica também marcado pelos golos sofridos, uma vez que os bracarenses encaixaram, desde a 20.ª jornada, 10 golos, número que traduz esse ciclo menos positivo que os bracarenses atravessam. Depois de um período de 13 triunfos consecutivos e o registo de apenas 16 golos em 20 jornadas, o mês de Março iniciou a curva descendente dos 'guerreiros do Minho', com dois meses desastrosos em termos defensivos para as redes defendidas por Quim.

A caminhada brilhante 'emperrou' no final do mês de Fevereiro, após a goleada ao Vitória de Guimarães (4-0), desde então, o Sp. Braga - mesmo com quatro triunfos consecutivos - não conseguiu evitar não sofrer golos, somando dez tentos encaixados.
Frente ao Beira-Mar a palavra de ordem é vencer, porque os 'leões' estão à espreita com três pontos apenas de distância.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

"Leonardo Jardim está no top como Ronaldo"

Defensor intrépido da marca madeirense, Alberto João Jardim acompanha à distância, há algum tempo, o trabalho desenvolvido por Leonardo Jardim e diz-se rendido ao atual treinador do Braga. A curiosidade do presidente do Governo Regional da Madeira não espanta: quem poderia adivinhar que um ex-treinador do Camacha, que partiu incógnito da ilha para tentar a sorte num Chaves impróprio para dar nas vistas, seria capaz de alcançar rapidamente uma das equipas mais fortes do campeonato português, estando muito próximo de conseguir um apuramento milionário para a Liga dos Campeões? Campeão da Liga Orangina pelo Beira-Mar, Jardim orientou os aveirenses durante meia época na I Liga e, já ao serviço de um Braga recém-finalista da Liga Europa, intrometeu-se na luta pelo título. Com o terceiro lugar quase garantido, Jardim é mais uma prova de que deixou de fazer sentido pensar que só há Cristiano Ronaldo no arquipélago e que o resto é paisagem...

Caso o Sporting não ganhe no Dragão, Leonardo Jardim está a uma vitória de se tornar no primeiro treinador madeirense a qualificar uma equipa (Braga) para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. É um orgulho para a Madeira?

Tudo o que faz um madeirense é motivo de orgulho para a Madeira.

Se tal acontecer, conta homenageá-lo de alguma forma?

Gostaria de poder fazê-lo um dia, mas sei que a sua simplicidade não aceita muito esse tipo de coisas.

Aprecia a forma de jogar do Braga? A boa época dos minhotos é mérito de quem: Leonardo Jardim, António Salvador ou dos jogadores?

Nestas coisas, o mérito é sempre de todo o grupo de trabalho, mas este precisa sempre de um bom líder. Gosto muito de ver o Braga jogar, tem jogadores que merecem a Seleção.

Por que razão só este madeirense conseguiu vingar como treinador na I Liga?

Porque é competente e soube agarrar as oportunidades.

Leonardo Jardim, como treinador de futebol, está no top para a Madeira como Cristiano Ronaldo está na qualidade de futebolista?

Obviamente que sim, embora ainda lhe falte um "grande" nacional ou estrangeiro.

Conhece Leonardo Jardim, já conversaram? Que impressão tem dele?

Infelizmente não conheço o senhor pessoalmente. Seria bom que isso pudesse acontecer em breve. Que clube gostaria que Leonardo Jardim treinasse um dia?

Um dos três "grandes" ou um grande clube europeu.

E a Seleção Nacional?

Porque não? Mas, para já, a Seleção está bem entregue.


O Jardim é tão comum como o Silva

Em Chaves, Aveiro e Braga, a suspeita foi recorrente: haveria algum grau de parentesco entre Leonardo Jardim e o polémico Alberto João Jardim? Resposta certa: nenhum. Para que não restem dúvidas, o próprio presidente do Governo Regional da Madeira desmitificou a questão. "Não somos primos. Jardim é um apelido tão vulgar na Madeira, como Silva em Lisboa", explicou, ansioso por felicitá-lo muito em breve. "Tem prestigiado a Madeira", vincou.


Pedro Coronas e Rafa debaixo de olho


A preparação da próxima época arrancou em força, uma vez que, ao contrário de que aconteceu no último verão, desta vez António Salvador terá de formar mais do que um plantel. Com o regresso das equipas B, os arsenalistas já estão a analisar vários jovens atletas com potencial para a integrarem e é nesse âmbito que têm vindo a seguir Pedro Coronas (21 anos) e Rafa (23 anos). O primeiro é extremo e o segundo médio-defensivo; estão ambos contratualmente ligados ao Penafiel e têm estado em destaque na Liga Orangina, prova na qual realizaram a maior parte dos jogos como titulares. Coronas até já fez três golos, a Trofense, União da Madeira e Oliveirense. Rafa só fez o gosto ao pé por uma ocasião, na Taça de Portugal, ao Merelinense.


Juniores querem oferecer primeiro título a Salvador

Ter uma equipa dos escalões de formação a lutar por um título nacional é algo a que o Braga não está habituado, mas é o que sucede este ano. À imagem da equipa principal dos arsenalistas, a de juniores também alargou os horizontes, trocando os objetivos regionais por outros mais ambiciosos. "Um reflexo do crescimento do clube", diz o treinador Artur Jorge, que espera agora vê-lo traduzido na conquista do campeonato, uma vez que, a duas jornadas do fim, os quatro pontos que separam o Braga do Benfica podem passar a apenas um no sábado, quando ambos se defrontarem no Estádio 1º de Maio. "Temos uma equipa com ambições de ser campeã e, em termos pessoais, gostaria muito de oferecer esse título a António Salvador e poder premiá-lo pelo excelente trabalho que tem feito", referiu o técnico a O JOGO, esperançado em que os adeptos apareçam em força.

O sucesso dos juniores abre ainda boas perspetivas para a futura equipa B, à qual poderão chegar muitos dos atletas treinados por Artur Jorge. "Não tivemos nenhum jogador convocado para as Seleções Nacionais de sub-19 e sub-18, mas, mesmo assim, estamos a lutar pelo título nacional e acredito que temos jogadores que podem chegar ao mais alto nível", rematou Artur Jorge.


Hélder Barbosa sem limItações e apto para o onze

Limitado no começo da semana por um traumatismo no pé direito, Hélder Barbosa reintegrou-se nos trabalhos da equipa sem restrições, estando em condições de alinhar de início na receção ao Beira-Mar. O extremo-esquerdo ainda trabalhou à parte no treino de terça-feira, mas já superou a lesão, pelo que o ataque arsenalista se poderá apresentar na máxima força na jornada de sábado, com Alan na direita e Lima na posição de ponta de lança. Já para o meio-campo não faltarão opções, pois Vinícius e Mossoró estão novamente ao dispor do treinador Leonardo Jardim, que deverá apostar na titularidade de Ewerton para compensar o castigo do defesa-central Douglão.


Faleceu Joaquim Guimarães

O Braga está de luto pela morte do vice-presidente do Conselho Fiscal Joaquim Guimarães. As cerimónias fúnebres decorreram ontem de manhã e o ex-dirigente não foi esquecido por António Salvador, presidente da SAD, que, no sítio oficial dos arsenalistas, endereçou os pêsames à família e agradeceu "a entrega, disponibilidade, lealdade e trabalho" do dirigente em prol do Braga.

O JOGO

JotaCC

Não enfiem o barrete
ORDENS DE JARDIM PARA NÃO PENSAR NO JOGO DO DRAGÃO

Diz o povo que não se pode contar com o ovo no c.u da galinha. Um provérbio que Leonardo Jardim bem pode afixar no balneário bracarense como forma de avisar os seus jogadores para o perigo de acreditar mais no que o FC Porto pode fazer sábado frente ao Sporting que no resultado do jogo com o Sp. Braga com o Beira-Mar.

As contas não são difíceis de fazer. Se o já campeão nacional vencer o Sporting, ao Sp. Braga bastará um empate para assegurar o 3.º lugar e ir a Alvalade com toda a tranquilidade. Se houver empate no clássico, aí só a vitória do Sp. Braga sobre a equipa aveirense – que já assegurou a permanência – garantirá o acesso ao playoff da Liga dos Campeões.

RECORD