News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 02/05

Started by JotaCC, 02 de May de 2012, 07:09

Previous topic - Next topic

JotaCC

Lima para a ponta final
GOLEADOR NÃO MARCA HÁ QUATRO JOGOS E MEIO

O Sp. Braga conta com o poder de fogo de Lima para a ponta final do campeonato. O ponta-de-lança, que completa 29 anos em agosto e que deve assumir-se como a grande transferência de verão do Sp. Braga (que apenas detém 60% do seu passe), não marca há 405 minutos.

Ou seja, há quatro jogos e meio que Lima marca passo depois de ter conseguido uma série de oito jogos sempre a golear (com um total de dez tentos).

No último jogo, frente ao Olhanense, Lima bem tentou quebrar o enguiço, mas Fabiano demonstrou mais uma vez que merece ser um dos destaques do campeonato que está a terminar.

RECORD

JotaCC

Debandada no ataque

Pontualmente utilizado por Leonardo Jardim, o internacional mexicano Édson Rivera poderá tornar-se, de forma algo insólita, no único repetente do ataque do Braga na próxima temporada. Em fim de contrato, Paulo César e Nuno Gomes não devem ser convidados a renovar; Ukra, que correu o risco de não ser inscrito em janeiro, poderá ser devolvido ao FC Porto; Carlão continuará a pertencer aos japoneses do Kashima Antlers, pois não será acionada a opção de compra do seu passe; por último, Hélder Barbosa e Lima, ambos valorizados por uma época extraordinária, estarão em vias de ser transferidos em troca de importantes encaixes financeiros.

A debandada será mesmo geral - ou muito aproximada do que se verificou no setor defensivo no verão, com o lateral-esquerdo Elderson a ser o único a permanecer no plantel -, caso Alan, de 32 anos, volte a ser confrontado com uma proposta milionária de um clube árabe, como aconteceu há dois anos, ou então se o Braga entender que o empréstimo de Rivera será benéfico para ganhar rodagem. Nem adianta imaginar que o clube será capaz de segurar as principais pérolas do ataque para entrar em força na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, ainda por garantir face à ponta final do Sporting, porque o rigor financeiro sempre foi uma das bandeiras da presidência de António Salvador. Percebeu-se isso quando aconteceram as vendas de Moisés (Al-Rayyan) e Sílvio (Atlético de Madrid), acompanhadas das partidas de Artur (Benfica), Rodríguez (Sporting), Paulão (Saint-Étienne) e Miguel Garcia (Orduspor), todos em fim de contrato.

Finalista vencido na Liga Europa, depois de resistir até à fase de grupos da Liga dos Campeões, o Braga partiu para uma nova aventura europeia desfalcado na defesa, mas depressa contornou o problema com contratações bem pensadas, ajoelhando perante o Besiktas somente nos 16 avos de final da Liga Europa, ao mesmo tempo que se intrometia no campeonato entre os crónicos candidatos ao título. Para variar, desta vez apenas Elderson estará de partida; para o ataque, além dos emprestados Zé Luís e Yazalde, chegará sangue novo, com a clara intenção de manter o nível... elevado.


Caso a caso

Lima

A época estrondosa que está a realizar colocou-o na frente da montra arsenalista, pelo que será muito difícil ao Braga segurar o melhor marcador da Liga - tem os mesmos 19 golos de Cardozo - no Verão. Mesmo preso por mais um ano de contrato, o avançado brasileiro tem uma cláusula de rescisão (4,5 milhões de euros) ao alcance de inúmeros clubes europeus e há quem (Montpellier) tenha vindo a observá-lo com regularidade.

Nuno Gomes

Transferido para Braga depois de o contrato que o ligava ao Benfica ter expirado, o avançado assinou por uma época com os arsenalistas, ficando estes com a opção de renovar o vínculo por mais uma. Contudo, tanto um como outro ainda não deram qualquer indicação que o casamento venha a prolongar-se na próxima temporada, pois o português não tem sido tão utilizado quanto gostaria e tem outras hipóteses em carteira.

Carlão


Cedido pelos japoneses do Kashima Antlers até ao final da temporada, o brasileiro não regressará a Braga depois de Junho, uma vez que o clube não tenciona acionar a cláusula de opção fixada no contrato de empréstimo. Vítima de várias lesões, principalmente musculares, o ponta-de-lança, que contabiliza apenas três golos, acabou por somar poucas aparições e quase sempre como suplente utilizado.

Alan

Há duas épocas fechou os olhos a um contrato chorudo proveniente das arábias e prolongou o vínculo contratual com o clube, sendo, nesta altura, um dos elementos mais antigos do plantel. À partida, será um dos sobreviventes da debandada geral, embora uma nova proposta financeiramente atrativa o possa levar até outras paragens. Seja como for, o Braga terá sempre uma palavra final na hora de decidir o futuro do capitão.

Ukra

Por estar contratualmente ligado ao FC Porto, será este a determinar o futuro do extremo, mas os arsenalistas até gostariam de o manter na equipa. Todavia, tudo dependerá das condições propostas pelos azuis e brancos.

Hélder Barbosa

Despertou a cobiça de vários clubes euro-peus com uma época incrível e alguns já quiserem conhecer as condições do extremo. Tendo em conta a flexibilidade do Braga para analisar cada negócio, uma boa oferta dificilmente será recusada.

Paulo César


Na reta final do contrato, já sabe que não continuará nos Guerreiros do Minho, pois com Leonardo Jardim perdeu muito do protagonismo que tinha com Domingos Paciência. Tudo indica que continuará a carreira fora de Portugal.


Yazalde e Zé Luís da incubadora para a Pedreira

Com a previsível saída de vários atacantes, o Braga está obrigado a ir ao mercado para garantir alguns reforços, mas nem todos implicarão gastos. São os casos de Zé Luís e Yazalde, dois jogadores a quem os arsenalistas deram a oportunidade de ganhar experiência competitiva em clubes do principal campeonato e que agora vão regressar à casa mãe. Tanto o avançado do Gil Vicente, de 21 anos, como o do Rio Ave, de 23, vão realizar a pré-temporada e têm fortes hipóteses de integrar o plantel, até porque têm aproveitado o empréstimo para mostrar serviço: o primeiro marcou três golos em 14 aparições, um dos quais na final da Taça da Liga, frente ao Benfica; já o segundo contabiliza oito remates certeiros no campeonato, dois dos quais obtidos contra Sporting (quinta jornada) e Benfica (22ª ronda).

O regresso de Zé Luís, de resto, foi recebido com satisfação por parte por empresário do avançado, Cardoso da Silva, que não duvida da capacidade do cabo-verdiano para se afirmar no Braga. "Sair foi uma opção boa para o Zé Luís. Toda a gente lhe reconhece qualidades, porque é um homem de área e um goleador. Portanto, estou convencido de que irá impor-se [no Braga]", referiu o agente do atacante à Rádio Renascença, consciente de que a lesão sofrida por Zé Luís antes do arranque do campeonato acabou por lhe dificultar bastante a vida no plantel dos arsenalistas.


Não há proposta por Kenny Cooper

Depois de uma experiência sem sucesso na Académica em 2004/05, Kenny Copper foi ontem associado ao Braga pelo sítio "topmercato.com". Segundo este, as exibições realizadas esta temporada pelo avançado do New York Red Bulls, alegadamente seguido por Bordéus, Saint-Étienne, Atalanta, Hoffenheim e Standard Liège, já teria motivado os arsenalistas a apresentarem uma proposta de 1,5 milhões de euros ao clube norte-americano para o contratar. Ao que O JOGO apurou, contudo, os bracarenses não estão interessados no ponta de lança de 27 anos, que saiu de Portugal sem qualquer golo marcado em dez aparições pela Briosa.


Dois meses a sofrer golos

Os meses de março e abril foram terríveis para o Braga, que sofreu golos em todos os jogos realizados durante este período. Ao todo foram 12 golos em nove encontros, oito dos quais relativos ao campeonato. De resto, nos últimos quatro a equipa arsenalista acabou por não vencer nenhum.


Dois guarda-redes jovens no treino


O dia de ontem foi especial para dois dos muitos jovens que compõem os escalões de formação do clube. Bruno (18 anos), da equipa de juniores, e Maximiano (13 anos), da de iniciados, tiveram a possibilidade de trabalhar na companhia de Quim e Berni, no âmbito do programa de trabalho da escola de formação de guarda-redes, sob a orientação de Rui Correia.

Entretanto, à parte ia evoluindo Hélder Barbosa, que, de acordo com o boletim clínico divulgado pelos arsenalistas, realizou "treino ainda condicionado, tendo subido ao relvado e efetuado trabalho complementar no ginásio". A utilização no sábado não está em causa.


Colchonero Pizzi é para vender ao Atlético ou a outro clube

Emprestado desde agosto ao Atlético de Madrid, Pizzi não entra nos planos da próxima época. Por mais de uma vez, Leonardo Jardim já confessou que sempre admirou as qualidades do médio-ofensivo, que chegou a alinhar como titular nas duas primeiras jornadas do campeonato antes de rumar a Madrid, mas é ponto assente que o regresso a Braga não irá verificar-se, pois está na forja a venda do passe. Apesar de não ter exercido em janeiro a opção de compra, mediante o pagamento de 15 mil euros; o Atlético mantém-se interessado nos seus serviços, sendo igualmente seguro que outros clubes em Espanha espreitam uma oportunidade para fecharem contrato com o jogador. Representado pela Gestifute, um dos parceiros principais da SAD arsenalista, Pizzi é encarado, há algum tempo, como um negócio irreversível.


Fiusa admite lutar por Rodrigo Galo


O regresso de Rodrigo Galo a Barcelos poderá tornar-se definitivo. Emprestado pelo Braga desde janeiro, o brasileiro já manifestou publicamente o desejo de permanecer no clube e António Fiusa não desdenha a ideia. "Gosto sempre de contar com os melhores jogadores e o Galo está nesse patamar. Vai acabar a época em beleza e depois vamos ver o que podemos fazer", declarou o presidente do Gil, remetendo para o fim da época conversações com o Braga. Na ressaca do jogo com o Vitória de Guimarães, César Peixoto ressentiu-se de uma lesão numa coxa, tendo sido por isso dispensado do treino de ontem.


O JOGO

JotaCC

IFFHS: Sporting contraria tendência de descida de equipas portuguesas

O Sporting aparece no top-10 das melhores equipas do "ranking" da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) no último mês, sendo a melhor equipa lusa na hierarquia que continua a ser liderada pelo Barcelona.

A prestação europeia dos leões proporcionou uma subida de seis lugares no ranking e levou à entrada no grupo dos dez melhores, à frente do Vasco da Gama e atrás do... Athletic Bilbao, carrasco da equipa de Alvalade nas meias-finais da Liga Europa.

Em sentido inverso, as restantes equipas português perderam posições em relação ao último mês: o Benfica caiu do 23.º para o 36.º lugar; o SC Braga de 43.º para 69.º; o FC Porto de 31.º para 76.º; e o Marítimo de 360.º para 397.º.

Exceção feita para o Nacional, que subiu do 199 para o 187.º posto, dividindo a posição com o Panathinaikos, de Jesualdo Ferreira.

Ranking atualizado a 2 de maio:
1. (1.) Barcelona (Espanha) 367,0 pontos
2. (2.) Real Madrid (Espanha) 306,0
3. (4.) Universidad de Chile (Chile) 304,5
4. (5.) Bayern (Alemanha) 287,0
5. (7.) At. Madrid (Espanha) 278,0
6. (3.) Vélez Sarsfield (Argentina) 264,0
7. (19.) Chelsea (Inglaterra) 245,0
8. (12.) Athletic Bilbao (Espanha) 244,0
9. (15.) Sporting (Portugal) 235,5
10. (13.) Vasco da Gama (Brasil) 235,0
...
36. (23.) Benfica (Portugal) 176,0
69. (43.) SC Braga (Portugal) 148,5
76. (31.) FC Porto (Portugal) 141,5
187. (199.) Nacional (Portugal) 90,5
397. (360.) Marítimo (Portugal) 62,0

A BOLA