News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 01/05

Started by JotaCC, 01 de May de 2012, 07:28

Previous topic - Next topic

JotaCC

Nuno André Coelho foi aposta ganha
central encontrou finalmente caminho certo

Nuno André Coelho estreou-se a marcar com a camisola do Sp. Braga na última jornada. O golo que conseguiu, porém, não garantiu qualquer ponto aos guerreiros do Minho mas confirmou o central português como esteio de uma defesa de onde agora vai sair, por castigo, Douglão.

Contratado no último verão ao Sporting, Nuno André Coelho assinou com o Sp. Braga até meados de 2015 e está para ficar.

O clube detém apenas 30% dos direitos desportivos do jogador de 26 anos e pode até estar a equacionar subir esta percentagem.

RECORD

JotaCC

Besiktas e Lille cobiçam Barbosa

O mercado começa a agitar-se em torno de Hélder Barbosa. Depois de ter estado na iminência de ser dispensado ainda no verão, o extremo aproveitou o empréstimo de Pizzi ao Atlético de Madrid para se fixar no plantel e arrancou para uma época memorável, despertando rapidamente atenções pelos golos e assistências que foi colecionando na Liga Europa e no campeonato. Representado pela agência inglesa "World in Motion", o camisola 10 do Braga tem sido seguido pelo Everton e West Bromwich, ambos da Premier League, e ainda pelo Birmingham (Championship), a quem marcou dois golos na primeira vitória dos minhotos no Reino Unido; mas o Besiktas (Turquia) e o Lille (França) são os mais interessados nos seus serviços.

No caso do Besiktas, trata-se de um "namoro" relativamente antigo. Caso tivesse recebido guia de marcha em agosto, o extremo teria carta branca para rodar, num quadro de empréstimo, noutro clube e a ex-equipa comandada por Carlos Carvalhal estava bem colocada para recebê-lo, tendo reatado conversações muito recentemente com os seus agentes no sentido de conhecer as condições desejadas pelo jogador. Já o Lille, terceiro classificado da Liga francesa, teve um procedimento semelhante, embora já com a certeza de que só poderá contratar Barbosa se bater a cláusula de oito milhões de euros, enquadrada num contrato válido por mais duas épocas (até 2014).

A menos de um mês de completar 25 anos, Hélder Barbosa está preparado para qualquer cenário de transferência, assim como para permanecer na equipa arsenalista, desta vez com a forte possibilidade de voltar a atuar na Liga dos Campeões. Enquanto o nome do esquerdino é referenciado na Alemanha, no sentido de alargar um pouco mais o leque de interessados, o atacante alimenta a esperança de entrar na convocatória final de Paulo Bento para o Europeu e a verdade é que esse objetivo já esteve mais longínquo, pois fez parte dos pré-convocados para o particular de Portugal com a Polónia, em Varsóvia.


Uma dupla para estrear

Depois dos vários problemas sentidos até aqui por Leonardo Jardim para formar uma dupla de centrais, o que seria da época se até ao final não surgisse mais uma dificuldade? Por entre lesões traumáticas e castigos disciplinares, foram vários os motivos que obrigaram o treinador do Braga a mexer uma e outra vez no eixo defensivo, pelo que já está mais do que experimentado nestas situações. Sábado, com o Beira-Mar, será a vez de Nuno André Coelho e Ewerton se juntarem na defesa da baliza de Quim, naquela que será a sétima dupla diferente desde o arranque de 2011/12.

Curiosamente, Nuno André Coelho e Ewerton foram os primeiros jogadores experimentados por Leonardo Jardim na posição. O teste decorreu no primeiro jogo da pré-época, com o Freamunde, mas as análises depreciativas fizeram o treinador decidir-se por nunca mais juntar o português e o brasileiro. E assim foi... até agora. Tudo por culpa da indisponibilidade de Douglão, cuja expulsão frente ao Olhanense não foi nada bem recebida pela equipa técnica liderada pelo madeirense, deixando-a sem outra alternativa, até porque Samuel nunca foi opção.

Das seis duplas utilizadas por Leonardo Jardim nos 44 jogos oficiais que contemplou a época do Braga até agora, a primeira idealizada pelo treinador foi a que permaneceu mais tempo junta. Paulo Vinícius e Ewerton estrearam-se em Vila do Conde e, salvo um ou outro encontro pelo meio, só se separaram em definitivo na receção ao Paços de Ferreira (dezembro), quando o primeiro sofreu uma rotura de ligamentos no joelho direito. Ao todo formaram parelha em 15 desafios, nos quais os arsenalistas obtiveram seis vitórias, seis empates e três derrotas, sofrendo 11 golos. Ainda assim, foi a Douglão-Ewerton que apresenta melhor taxa de sucesso (71 por cento de triunfos).

É verdade que na maior parte do tempo o plantel teve, no mínimo, dois centrais disponíveis para jogar, mas Jardim deparou-se com um cenário negro na quarta jornada do campeonato. Com Ewerton (entorse num tornozelo) e Nuno André Coelho (rotura de ligamentos joelho direito) lesionados e Douglão ainda sem certificado, Leonardo Jardim teve de apostar em Djamal ao lado de Paulo Vinícius, mas até o médio deu conta do recado.


O fim de Douglão

Seja qual for a punição que lhe venha a ser aplicada pela expulsão com o Olhanense, Douglão não jogará mais esta época. A atitude irrefletida de sexta-feira, protestando veementemente um lance em que não tinha razão, não foi bem recebida e este será o castigo pelo sucedido.


Entrada livre no AXA para atingir o recorde

A uma vitória, caso o Sporting não vença no Dragão, de assegurar o terceiro lugar no campeonato e a entrada direta na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões na próxima época, o Braga vai disputar o último jogo da época em casa, frente ao Beira-Mar, de portas abertas. Os minhotos estão a 21 431 espectadores de bater o recorde de assistência numa só temporada (até ao momento, estão contabilizados 234 211) e, nessa medida, a SAD resolveu oferecer pela segunda vez consecutiva entradas grátis aos sócios e adeptos do clube, assinalando ao mesmo tempo o Dia da Mãe.


Custódio no clube dos 150 jogos

O jogo com o Olhanense fez Custódio entrar para o clube de jogadores que já completaram 150 encontros no principal campeonato português, 28 dos quais realizados ao serviço do Braga. O médio-defensivo, que possui o estatuto de titular indiscutível para Leonardo Jardim desde janeiro, estreou-se na prova na temporada 2001/02, pela mão de Laszlo Boloni, num Sporting-Salgueiros, mas só agora pôde atingir essa marca, pelo facto de entre 2007 e 2008 ter jogado na Rússia.


Parado por traumatismo

Substituído no segundo tempo do jogo com o Olhanense, Hélder Barbosa apresentou um traumatismo no pé direito no arranque para mais uma semana de trabalho. Por prevenção, o extremo apenas fez tratamento, mas não inspira grandes cuidados, devendo recuperar a tempo de alinhar contra o Beira-Mar já na próxima jornada. O plantel às ordens de Leonardo Jardim volta a treinar esta manhã e a sessão até poderá assinalar a reintegração de Barbosa.


Carlão de novo operacional e à disposição de Jardim

Subtraído da convocatória na véspera do jogo com o Olhanense por razões físicas, Carlão deixou de ser um problema para o departamento médico. No regresso ao trabalho, o avançado juntou-se ao grupo sem restrições, estando por isso em condições de entrar em ação no duelo com o Beira-Mar, a partir do banco de suplentes. O impedimento inesperado do brasileiro terá mesmo obrigado Leonardo Jardim a repensar o onze inicial utilizado, frente aos algarvios, com Rúben Amorim a conquistar a titularidade com alguma surpresa, em detrimento de Nuno Gomes, que passou a ser o ponta de lança de prevenção, pronto para qualquer eventualidade.


O JOGO

JotaCC

Próxima jornada


Todos os jogos às 20h30 de sábado

Os encontros da 29.ª da I Liga vão disputar-se no sábado, simultaneamente, às 20h30. Com o campeão já encontrado – o FC Porto –, a disputa dos lugares de acesso à Liga dos Campeões e Liga Europa, assim como a decisão relativa às despromoções, obriga à simultaneidade dos confrontos das equipas envolvidas nessas contas. No Dragão, joga-se o «clássico» entre FC Porto e Sporting.


PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

Hélder Barbosa ainda limitado
Por Pascoal Sousa

Hélder Barbosa evoluiu num quadro de treino limitado, na segunda sessão do SC Braga dedicada à receção ao Beira-Mar, sábado, às 20.30 horas, jogo que se disputa no Estádio Axa.

O extremo ressente-se de um traumatismo no pé direito, mas a lesão não é considerada impeditiva de alinhar frente aos aveirenses.

Para o desafio frente à sua antiga equipa, Leonardo Jardim já poderá contar com Mossoró e Vinícius, que cumpriram castigo na partida com o Olhanense.

Em sentido inverso, Douglão, expulso frente aos algarvios, fica de fora da penúltima jornada, abrindo a porta ao regresso de Ewerton ao onze.

Quarta-feira, o plantel do SC Braga volta a realizar treino à porta fechada, às 10.30 horas.

A Bola