News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

AFINAL SOMOS ENCARNADOS??

Started by nandes, 26 de April de 2012, 13:51

Previous topic - Next topic

nandes

Sempre pugnei em que éramos "vermelhos" e nunca "encarnados". No entanto, ao "vasculhar" o facebook, fui alertado para esta questão e que me está a custar aceitar, mas como sempre ouvi dizer, contra factos não há argumentos.

Afinal, NÓS SOMOS ENCARNADOS E NÃO VERMELHOS!!!

UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

miguel_afonso

Sei ao que te referes... Mas julgo que por ter sido escrito em outros tempos, escreveu-se encarnado!
Acho que é apenas uma forma de expressão...

Luís Duarte

Quote from: miguel_afonso on 26 de April de 2012, 14:12
Sei ao que te referes... Mas julgo que por ter sido escrito em outros tempos, escreveu-se encarnado!

Tal e qual... Na altura em que os estatutos foram feitos, ficava mais bonito dizer encarnado...

nandes

Não sou jurista, mas penso que temos de nos reger pelo que está escrito nos Estatutos até que os mesmos sejam alterados. A ser assim, propunha que o pessoal pense bem nisso de modo a eventualmente pedir uma alteração aos estatutos, EU NÃO QUERO SER ENCARNADO >:( >:( >:( >:(

SCB / BL

nando11

Quote from: nandes on 26 de April de 2012, 14:22

Não sou jurista, mas penso que temos de nos reger pelo que está escrito nos Estatutos até que os mesmos sejam alterados. A ser assim, propunha que o pessoal pense bem nisso de modo a eventualmente pedir uma alteração aos estatutos, EU NÃO QUERO SER ENCARNADO >:( >:( >:( >:(
Ó Nandes, encarnados é o mesmo que dizer que somos gays  >:(.
NÓS SOMOS BERMELHOS
GVERREIRO BERMELHO E BRANCO

nandes

Quote from: nando11 on 26 de April de 2012, 15:06

NÓS SOMOS BERMELHOS

S.C. BRAGA: Vermelho ou ENCARNADO?!

AQUI ESTÁ PARA ESCLARECER QUEM AINDA TENHA DÚVIDAS:

ESTATUTOS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA:

... "ARTIGO 5º

EMBLEMA

1 - O Emblema é o da cidade de Braga, sendo composto pelas seguintes cores:

a) Encarnada, a metade esquerda;

b) Branca, a metade direita;

2 - O Emblema tem inscrita a denominação do S.C.B. por extenso.

ARTIGO 6º

BANDEIRA

1 - A Bandeira tem as seguintes cores:

b) Branca, a metade direita.

2 - A Bandeira tem ao centro o emblema e a denominação do S.C.B., por extenso.

ARTIGO 10º

COMPOSIÇÃO

O equipamento a envergar pelos atletas do S.C.B. deverá ostentar o emblema e compõe-se de:

a) Camisola encarnada, com manga ou meia manga branca, calção branco e meias encarnadas com canhão branco;

b) Excepcionalmente poder-se-á utilizar equipamento diferente, quando regulamentarmente ou outros motivos justificáveis o imponham, sendo sempre obrigatória a ostentação do emblema.

EU NÃO QUERO SER ENCARNADO!!! >:( >:( >:( :'( :'(

SCB / BL

nando11

Quote from: nandes on 26 de April de 2012, 15:16
Quote from: nando11 on 26 de April de 2012, 15:06

NÓS SOMOS BERMELHOS

S.C. BRAGA: Vermelho ou ENCARNADO?!

... "ARTIGO 5º

EMBLEMA

ARTIGO 6º

BANDEIRA

2 - A Bandeira tem ao centro o emblema e a denominação do S.C.B., por extenso.

ARTIGO 10º

COMPOSIÇÃO

O equipamento a envergar pelos atletas do S.C.B. deverá ostentar o emblema e compõe-se de:

a) Camisola encarnada, com manga ou meia manga branca, calção branco e meias encarnadas com canhão branco;

b) Excepcionalmente poder-se-á utilizar equipamento diferente, quando regulamentarmente ou outros motivos justificáveis o imponham, sendo sempre obrigatória a ostentação do emblema.

EU NÃO QUERO SER ENCARNADO!!! >:( >:( >:( :'( :'(
Só temos que mudar isso. Juntos temos força.
GVERREIRO BERMELHO E BRANCO

Sérgio Gonçalves

Quote from: Luís.Duarte.35 on 26 de April de 2012, 14:20

Tal e qual... Na altura em que os estatutos foram feitos, ficava mais bonito dizer encarnado...

Não creio tratar-se de ser mais bonito, creio que era imposição do regime da altura, pois a palavra vermelho tinha uma conotação fortemente comunista. Esta é pelo menos a versão que em tempos descobri para o Benfica ser encarnado...
Sócio nº 2014

JR1287

Quote from: Sérgio Gonçalves on 26 de April de 2012, 16:18
Quote from: Luís.Duarte.35 on 26 de April de 2012, 14:20

Não creio tratar-se de ser mais bonito, creio que era imposição do regime da altura, pois a palavra vermelho tinha uma conotação fortemente comunista. Esta é pelo menos a versão que em tempos descobri para o Benfica ser encarnado...

É verdade. Vermelhos eram os comunistas, por isso essa palavra foi banida de todos os documentos oficiais do Estado Novo, e substituída por encarnado, ou seja, cor da carne, que também servia para realçar a força da raça e da própria cor.

Gverreiro21

VERMELHOS????? NUNCA!!!!!!!! Vermelho e ENCARNADO é diferente....tal como verde e verde lima não são a mesma coisa!! Até nas camisolas do SUPER BRAGA e do benficazinho se percebe bem os tons de cor diferentes! BRAGA é encarnado e não é porque parecia mais bonito....mas sim porque em detrimento do verde optou-se pelas cores do Arsenal de Londres! Mas é normal que as pessoas por falta de informação fiquem induzidas em erro......uma coisa é certa: vermelhos são os de Lisboa, aqui é ENCARNADO! Vermelho é a cor dos vermes...

LÊR NA INTEGRA:

"S.C. BRAGA: Vermelho ou ENCARNADO ?!

"ARTIGO 5º
EMBLEMA

ARTIGO 6º
BANDEIRA
2 - A Bandeira tem ao centro o emblema e a denominação do S.C.B.; por extenso.

ARTIGO 10º
COMPOSIÇÃO
b) Excepcionalmente poder-se-á utilizar equipamento diferente, quando regulamentarmente ou outros motivos justificáveis o imponham, sendo sempre obrigatória a ostentação do emblema."

Segundo o Dicionário Etimológico de José Pedro Machado:
ENCARNADO: é algo que tem que ver com a carne.

Vermelho: é derivado de vermículo, vermezinho, e passou a denominar a cor por causa da cochonilha, insecto vulgarmente chamado piolho-dos-vegetais, de que se extrai uma tinta escarlate, o carmim.

Segundo a Wikipedia:
Encarnado - Adj. e Subs. (Latim Ruber, rufus) Cor que surge na parte mais baixa do espectro, logo , a menos refractada. Familiar por ser a cor do sangue, do fogo (um plasma entre a matéria e a energia), das rosas, da papoula e da fruta amadurecida.

Vermelho - o Vermelho é obtido artificialmente através do sulfato de mercúrio, e por meio da sua utilização como pigmento ou como selante para a construção naval. Sinônimo de escarlate, ou encarnado brilhante e mais claro. Ver obras de Ticciano.

Estatutos do sport lisboa e benfica:
"ARTIGO 5º
1. o SLB tem como simbolos fundamentais a aguia e as cores vermelha e branca e adopta a divisa "e pluribus unum",(...)"

Em Portugal, o benfica apesar de ser os vermelhos, durante o período da ditadura, passaram a ser conhecidos pela comunicação social como "os encarnados", isto para diferenciar da conotação que na altura "os vermelhos" tinham aos comunistas. No entanto "os encarnados" é e sempre foi uma atribuição falsa visto que a cor do clube de Lisboa é o vermelho. "Os encarnados" é a atribuição correcta que se aplica ao S.C. Braga, desde que os estatutos do clube do Minho alteraram as suas cores verde e branco para encarnado e branco.

ESCLARECIDOS ?!?

RESUMINDO E CONCLUINDO: NÓS TODOS OS BRAGUISTAS QUE AMA-MOS O SPORTING CLUBE DE BRAGA, EM DETRIMENTO DO VERDE E BRANCO DA GÉNESE DO CLUBE, SOMOS ACTUALMENTE NÃO OS vermelhos (cor dos vérmes), MAS SIM OS VERDADEIROS ENCARNADOS (COR DA CARNE: SUOR, TRABALHO, DEDICAÇÃO, VALENTIA, ENFIM...COR DOS GVERREIROS)!"

João Pedro Sá

Penso que antigamente até era ''proibido'' dizer vermelho! Vermelho estava ligado ao comunismo, ao diabo etc,     e por isso usava-se 'encarnado'

barinho

Já que estamos em democracia há 38 anos acho que não fazia mal nenhum mudar para vermelho agora.

Gverreiro21

o benfica já utilizava o vermelho nos seus estatutos no tempo da ditadura......ENCARNADO É A COR DOS GVERREIROS!! Nunca houve a intenção de utilizar o vermelho. Mesmo as cor utilizada neste forum se bem reparam é o ENCARNADO, a cor do BRAGA, e não o vermelho....

SOU SÓCIO E POR MIM O BRAGA NUNCA SERÁ VERMELHO!! ENCARNADO É ÚNICO E FICA-NOS MUITO BEM!

A.COSTA

Faça-se uma rápida e cirúrgica alteração aos estatutos no sentido de corrigir ... Na altura o termo "encarnado" deve ter sido incluído por algum benfiquista (obviamente).
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

jacm

Quote from: King on 26 de April de 2012, 16:47
VERMELHOS????? NUNCA!!!!!!!! Vermelho e ENCARNADO é diferente....tal como verde e verde lima não são a mesma coisa!! Até nas camisolas do SUPER BRAGA e do benficazinho se percebe bem os tons de cor diferentes! BRAGA é encarnado e não é porque parecia mais bonito....mas sim porque em detrimento do verde optou-se pelas cores do Arsenal de Londres! Mas é normal que as pessoas por falta de informação fiquem induzidas em erro......uma coisa é certa: vermelhos são os de Lisboa, aqui é ENCARNADO! Vermelho é a cor dos vermes...

Segundo o Dicionário Etimológico de José Pedro Machado:
ENCARNADO: é algo que tem que ver com a carne.

Vermelho: é derivado de vermículo, vermezinho, e passou a denominar a cor por causa da cochonilha, insecto vulgarmente chamado piolho-dos-vegetais, de que se extrai uma tinta escarlate, o carmim.

Segundo a Wikipedia:
Encarnado - Adj. e Subs. (Latim Ruber, rufus) Cor que surge na parte mais baixa do espectro, logo , a menos refractada. Familiar por ser a cor do sangue, do fogo (um plasma entre a matéria e a energia), das rosas, da papoula e da fruta amadurecida.

Vermelho - o Vermelho é obtido artificialmente através do sulfato de mercúrio, e por meio da sua utilização como pigmento ou como selante para a construção naval. Sinônimo de escarlate, ou encarnado brilhante e mais claro. Ver obras de Ticciano.

ESCLARECIDOS ?!?

RESUMINDO E CONCLUINDO: NÓS TODOS OS BRAGUISTAS QUE AMA-MOS O SPORTING CLUBE DE BRAGA, EM DETRIMENTO DO VERDE E BRANCO DA GÉNESE DO CLUBE, SOMOS ACTUALMENTE NÃO OS vermelhos (cor dos vérmes), MAS SIM OS VERDADEIROS ENCARNADOS (COR DA CARNE: SUOR, TRABALHO, DEDICAÇÃO, VALENTIA, ENFIM...COR DOS GVERREIROS)!"
Nada esclarecido! Olha com atenção para as cores dos emblemas e camisolas de um e outro para veres quem é quem.
POR UM BRAGA CAMPEÃO

Pedro Cunha

Sou Bracarense há muitos anos , alias penso que já o era desde a barriga da Minha Mãe, e sempre fui Vermelho desde o sangue até ao clube. Encarnado são os mouros....Se for preciso é fazer uma alteração aos estatutos. Encarnado NUNCA....« quando tu entras em campo de VERMELHO e Branco...o estádio .....».. Peço a quem de direito repor esta situação .BRAGA SEMPRE

Gverreiro21

Para além dos Estatutos dos dois clubes olhando para os equipamentos e emblemas....é notório que o benfica representa o vermelho e o ENORME BRAGA um tom mais escuro, ou seja, o ENCARNADO!

A Comunicação Social que em Portugal é bastante ignorante e corrupta, é que começou a referir-se ao benfica como "encarnados" por causa do comunismo mas no seu estatuto são vermelhos. A Comunicação Social é que tem de se corrigir e NÃO O BRAGA TER DE MUDAR SEJA O QUE FÔR!

"ENCARNADOS" são o SC BRAGA! É a cor dos Gverreiros do Minho, a cor da carne, da raça e da coragem!

Quem diga o contrário, a meu vêr ou está mal informado ou é algum lampião infiltrado... pois contra factos não há argumentos!

VERMELHOS SÃO OS LAMPIÕES!!!!! SEMPRE FORAM!!

Vasco Soares

Meus amigos, o assunto ate pode ser serio, mas nao posso de deixar de brincar um pouco .
A mim sempre me foi ensinado que o Braga nao é vermelho nem encarnado, é BORMELHO, isto dito pelo meu querido avô, socio n 96 do enorme sport de braga  como ele diz, pessoa de pouca formaçao academica, mas que me ensinou 2 coisas futeboleiras 1º que antes morto que do puorto, e 2º que nós os bracarenses somos bormelhos.  8)

Guerreira

Para mim o Braga é vermelho e ponto final.
Encarnado é mais usado pelas pessoas do centro e sul do país. Somos do norte e cá em cima nunca se ouve dizer encarnado, mas sim VERMELHO!!!! Com toda esta polémica, se tivesse que escolher mudaria para azul pois é a cor da cidade, mas encarnado NUNCA

enormeBRAGA

Digam-me o que disserem, quanto a mim serei sempre "BURMEILHO"
#VãoTerDeContarConnosco