News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 18/04

Started by JotaCC, 18 de April de 2012, 07:04

Previous topic - Next topic

JotaCC

Ewerton é para segurar até final do contrato

É mais um dos jogadores cobiçados do plantel do Sp. Braga. A brilhante época de estreia de Ewerton com a camisola arsenalista e no futebol português - apesar da tendinopatia no adutor direito o ter afastado do onze em Fevereiro - tem superado, largamente, as expectativas, ao ponto do central de 23 anos despertar já a cobiça de clubes de outras ligas europeias e de emblemas nacionais como o FC Porto, interesse, ontem, tornado público pelo empresário do brasileiro.

"Existem interesses de vários clubes europeus, incluindo o FC Porto, mas nada de oficial, só sondagens", explicou Thomas Vilela, em declarações à assessoria de imprensa do jogador.
Cedido ao Sp. Braga até Junho de 2013 pelo Corinthians Pilar (ex-Corinthians Alagoano), os bracarenses têm, por isso, ainda mais um ano de contrato com o central e direito de opção de compra do passe. "Vamos aguardar o final da temporada para tomar qualquer decisão. O Ewerton tem mais um ano de contrato com o Sp. Braga. A verdade é que ele está muito feliz e espera ainda ganhar muitos títulos no Minho", sublinhou.

Peça fundamental da estratégia defensiva da equipa, a SAD arsenalista pretende segurar Ewerton até ao final do empréstimo, tendo em conta a margem de progressão, salvaguardando a posição num futuro negócio. Com mais um ano de contrato e opção de compra, o Sp. Braga receberá uma indemnização bastante superior a 1,5 milhões de euros caso um clube como o FC Porto pretenda negociar o central.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Ewerton na órbita dos dragões
empresário do defesa revelou interesse

A finalizar o primeiro ano de empréstimo ao Sp. Braga, abrem-se novos horizontes na carreira de Ewerton. De acordo com o seu empresário, há diversos emblemas que o têm seguido atentamente, entre eles os campeões nacionais. "Existe o interesse de vários clubes europeus, incluindo o FC Porto, mas não existe nada de oficial, apenas sondagens. Vamos aguardar pelo final da temporada para tomar qualquer decisão, até porque o Ewerton tem mais uma época de contrato com o Sp. Braga. Ele está muito feliz e espera ganhar títulos no Minho", referiu Thomas Vilela, através da assessoria de imprensa do central brasileiro.

De acordo com informações recolhidas pelo nosso jornal, até ao momento não existiu qualquer avanço do FC Porto relativamente ao defesa, de 23 anos, embora isso possa vir a acontecer no futuro. A provável saída de Rolando para o estrangeiro obrigará os dragões a investir na contratação de um central e Ewerton beneficia do facto de pertencer ao banco BMG, instituição com a qual os portistas têm relações privilegiadas, devido às transferências dos laterais Alex Sandro e Danilo.


Caiçara é um dos nomes que integram a lista
PARA ALÉM DE ADRIANO E DE HUGO VIEIRA
   
Na última época, o Sp. Braga abasteceu-se em Barcelos. Rodrigo Galo e Zé Luís justificaram um investimento na ordem do milhão de euros mas ambos retornaram à casa de partida na condição de emprestados, embora por razões diferentes – o primeiro porque não convenceu Jardim, o segundo porque teve uma lesão que o afastou muito tempo dos relvados.

Agora prepara-se nova investida dos bracarenses no reduto do conde de Barcelos. O guarda-redes Adriano e o ponta-de-lança Hugo Vieira são alvos conhecidos mas Record pode acrescentar mais um à lista de possíveis compras: Júnior Caiçara.


RECORD

JotaCC

Zé Luís
"Vão aparecer outros Limas e eu só espero ser o Zé Luís"

À meia volta, de primeira, Zé Luís voltou a fazer jus à ilha do Fogo (Cabo Verde), onde nasceu, tornando o Benfica mais inflamável do que nunca esta época, pelo menos até Saviola saltar da cartola de Jorge Jesus para assegurar, já perto do fim, a conquista de um título comemorado de forma moderada. O golo da igualdade relançou a final da Taça da Liga e quase restituiu ao avançado emprestado ao Gil Vicente uma boa parte do destaque que fez dele uma das contratações mais sonantes do Braga para esta época.

O golo que marcou ao Benfica na final da Taça da Liga vai ajudá-lo a regressar a Braga pela porta grande?

Nem pensar. Todos os golos são importantes. É claro que teve o seu impacto, porque se tratava de uma final, mas não vai ajudar em nada. O que me pode ajudar em Braga será o meu trabalho quando lá voltar. Eles já me conhecem e sabem do que sou capaz. Julgo que não ficaram nada surpreendidos.

É habitual marcar golos daquela forma, num misto de arte e força?

Não é habitual, mas aconteceu. É preciso ter oportunidades e aproveitar. Saiu de forma espontânea, mas com intenção. Estava apertado por vários jogadores e tive de rematar de primeira. Tinha que me antecipar ao Garay. Mais um segundo e ele roubava-me a bola.

Se tivesse entrado mais cedo em jogo o desfecho teria sido outro?

Com um pouquinho mais de sorte, poderíamos levar o jogo para as grandes penalidades. E aí já não ganha quem é mais forte. A partir do momento em que empatámos o jogo, tentámos manter a igualdade, mas não deu.

O que correu mal para acabar emprestado ao Gil Vicente?

Tive uma lesão grave (fratura do quinto metatarso) no verão e parei durante meia época. Quase não tive a oportunidade de lutar por um lugar. Foi muito azar. Já tinha tido essa lesão no Gil Vicente e tive uma recaída muito grande. Foi no jogo de apresentação, frente ao Aston Villa. Bastou um movimento de rotação mais brusco, mas já há algum tempo que não andava bem. Nunca estava a cem por cento, sentia sempre dores. Fui aguentando e, por vezes, tinha de parar nos treinos. Felizmente, tudo passou com a operação. Apesar de ainda não estar a cem por cento, já não sinto o incómodo.

Uma boa parte do dinheiro investido pelo Braga esta época foi canalizado para a sua contratação. Também acusou esse peso da responsabilidade?

Tenho a noção de que represento um grande investimento e, obviamente, quero demonstrar que não fizeram um mau negócio. Não ficarão desiludidos comigo.

As chegadas de Nuno Gomes e Carlão foram fatais para a sua continuidade?

Face à minha lesão, o Braga tinha de procurar alternativas no mercado. Quando voltei, alguém teria de sair, porque o treinador não poderia ficar com cinco ou seis avançados. Optaram pelo Carlão, Nuno Gomes e Lima, que têm as suas qualidades, enquanto eu só tive a oportunidade de treinar durante um mês, embora ainda condicionado. O empréstimo ao Gil Vicente acabou por ser positivo.

Lima é o melhor avançado do plantel?

É o que marca mais golos e a equipa precisa deles para vencer. Tem sido fundamental e merece o devido destaque. Fico contente por ele. No verão, quando disse que ia marcar 30 golos, foi quase uma piada para o plantel. Eu ouvi isso no balneário numa conversa e mais tarde pelos jornais. A verdade é que só está a cinco golos desse marco. Está de parabéns: é o melhor avançado do futebol português. Está cheio de confiança.

Se ele for vendido, as suas hipóteses de se afirmar aumentam na próxima época?


O Lima é que sabe o que é melhor para ele. Não estou à espera da saída de ninguém para seguir o meu caminho, nem quero tirar o lugar a ninguém. Serei mais um para ajudar o Braga. É claro que se ele sair as coisas ficam relativamente mais fáceis. O Braga é uma equipa grande e, por certo, surgirão outros Limas. Eu cá espero ser o Zé Luís de sempre. Sei bem qual é o meu potencial. Tenho a certeza de que ajudarei a equipa com golos.

Jogando uma época inteira, quantos golos será capaz de fazer?

Não estabeleço marcos. Trabalhando bem, os golos aparecem por arrasto. Há duas épocas, só alinhei pela equipa principal do Gil Vicente nos últimos quatro jogos e marquei quatro golos; em 2010/11, fiz 10 golos antes de me lesionar. Nos juniores, fui o melhor marcador do campeonato nacional, com 25 golos, e a equipa até desceu de divisão.

"Hugo Vieira é grande"

Titular em apenas três jogos, com outros tantos golos marcados, pelo Gil Vicente; Zé Luís tem funcionado habitualmente como duplo ou complemento de Hugo Vieira nos momentos de maior aflição. Por entre convites milionários do estrangeiro, o segundo, em fim de contrato, já foi confrontado com um convite do Braga e Zé Luís aprova a escolha. "Seria, sem dúvida, um grande reforço. Tem demonstrado que é um grande jogador, mas ele é que tem decidir. Não me quero meter no futuro dele. Nunca me consultou sobre essa possibilidade de jogar em Braga, mas se calhar já pode ter conversado com o Galo e o Guilherme. Se ele fosse para Braga, seria excelente jogarmos juntos no ataque. Já nos conhecemos bem e, de certo modo, completamo-nos", avalia.

Já a situação de suplente, deve-se essencialmente às opções tomadas por Paulo Alves. "Mudaram o esquema de jogo. Antes, o mister jogava com um ponta de lança, agora joga o Hugo solto e tem-se adaptado bem. É mérito dele, mas isso não justifica o facto de eu andar pelo banco de suplentes. Se o Messi e o Ronaldo estivessem na mesma equipa, certamente iriam jogar juntos. Se eu não jogo, é uma opção do treinador. Só tenho de respeitar", observa.

Puxando o filme da época ligeiramente atrás, até às meias-finais da Taça da Liga, Zé Luís garante que não jogou com qualquer sentimento de raiva contra o Braga. "A minha postura é sempre a mesma dentro de campo: só quero ajudar a equipa. Nem deu para falar com eles, foi tudo muito rápido", conta.

"Tenho saudades de falar crioulo e adoro mornas"

Só a paixão pelo futebol fez Zé Luís renunciar aos estudos e deixar Cabo Verde. "Era bom aluno", assegura. Na rua, em torneios de futebol de salão e, mais tarde, na formação do Académica do Fogo e Batuque, percebia-se que marcava golos em quantidades industriais. O empresário João José só precisou de vê-lo num torneio em Lisboa, ao serviço dos sub-21, para investir na sua carreira. Aos 17 anos, tentou colocação em Portugal, mas teve de esperar pela maioridade para ingressar nos juniores do Gil Vicente. O choque térmico foi terrível. "Fechava-me em casa com os aquecedores ligados e chorava quase todas as noites com saudades da família", conta. Ao som de mornas, superou a amargura. "Adoro ouvir Cesária Évora e Ildo Lobo", revela, confessando um desejo especial. "Tenho saudades de falar crioulo. Por vezes, na rua, ouço conversar alguns cabo-verdianos, mas não é a mesma coisa. Quando puder, vou falar, falar, falar... É muito difícil querer dizer uma coisa e ter de expressar-me em português", confessa.


Rúben Amorim e Baiano quase aptos

O Braga deu ontem continuidade à preparação do jogo com o Paços de Ferreira, que na sexta-feira marcará o arranque da 27ª jornada da Liga ZON Sagres. Baiano, Rúben Amorim e Paulo Vinícius permanecem em treino integrado condicionado, sendo que os dois primeiros estão bem mais próximos do regresso à competição. Quer um quer outro fazem alguns exercícios com a equipa e à parte, sendo que o médio até apontado à titularidade na Mata Real para substituir o castigado Hugo Viana. Caso contrário, Djamal e Luís Alberto são as alternativas para completar o meio-campo com Custódio e Mossoró. O trinco já treina normalmente, depois de ter feito gestão de esforço no final da semana passada.


Ewerton "empurrado" por falso empresário

Ewerton foi ontem empurrado para o Dragão por Thomas Vilela, empresário que, esclareceu O JOGO, não representa o central. Nélson Almeida e Daniel de Paiva, empresários de Ewerton, desmentem avanços. "Ele está emprestado por dois anos ao Braga e não há nada com o FC Porto", revelou-nos Nélson Almeida. Entretanto, Daniel de Paiva, agente brasileiro, confirmou que o passe de Ewerton está dividido entre um fundo associado ao Banco BMG e o Corinthians Alagoano. "Thomas Vilela é apenas um amigo de longa data do jogador, representante que o ajudou no início da carreira e nosso sócio. Mas ele não decide nada", explicou Daniel de Paiva a O JOGO, depois de Thomas Vilela ter referido o nome do FC Porto num comunicado que projetava Ewerton para uma transferência já no verão.


O JOGO

JotaCC

Carlos Resende continua no ABC

Carlos Resende vai continuar a treinar o ABC na próxima época. O técnico tinha o direito de opção, a exercer até ao passado dia 15, tendo deixado a decisão nas mãos da direção, que ratificou a sua continuidade no Flávio Sá Leite.

Desta forma, Carlos Resende continuará a manter, no seu currículo, o nome de apenas quatro clubes: o Ateneu da Madre de Deus, onde começou a praticar a modalidade, o Sporting, onde jogou nas camadas de formação, o FC Porto, para onde se transferiu com apenas 17 anos e começou a carreira de treinador, e o ABC, o outro clube onde jogou enquanto sénior e no qual recomeçou as funções de técnico depois de deixar os dragões.

Enquanto treinador, Resende, 40 anos, venceu um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e uma da Liga, tudo no FC Porto.


O JOGO

JotaCC

Pinto da Costa: «Vaticinei como treinadores de futuro Vítor Pereira e Leonardo Jardim. Não me enganei»

Na comemoração dos 30 anos à frente do FC Porto, Pinto da Costa lembrou que ninguém é mais importante do que o clube e rejeitou falar em candidatura, pois ainda tem mais um ano de mandato pela frente.

«É importante que as pessoas saibam que não há ninguém eterno e que o FC Porto é muito maior do que qualquer pessoa, por muito grande que a sua longevidade possa ser», afirmou o líder portista.

«O meu mandato só termina daqui a um ano e ainda há tanta coisa para resolver, por isso é prematuro tomar alguma decisão quanto a isso», acrescentou Pinto da Costa, que aproveitou para consolidar uma ideia vincada antes: Vítor Pereira e Leonardo Jardim são treinadores de futuro.

«Há um ano, vaticinei como treinadores de futuro o Vítor Pereira e o Leonardo Jardim. Os dois estão a lutar pelo título, o que é sinal de que não me enganei».

ZEROZERO