News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 17/04

Started by JotaCC, 17 de April de 2012, 07:17

Previous topic - Next topic

JotaCC

Quarto grande também nas bancadas

Acompanhando o crescimento do sucesso desportivo da equipa nos últimos anos, o Braga tem vindo a afirmar-se paulatinamente como o quarto maior clube português no número de assistências no estádio. Outrora perseguidor do Vitória de Guimarães, o emblema arsenalista prepara-se para encerrar mais uma época à frente do eterno rival neste parâmetro estatístico, comprovado pelos dados fornecidos pela Liga no seu sítio oficial. Em 13 jogos realizados no AXA para o campeonato - até ao final ainda se disputarão mais dois, com Beira-Mar e Olhanense -, mais de 190 mil espectadores já passaram pelas bancadas do recinto, número que permite aos responsáveis da SAD sonharem com a fixação de um novo recorde de assistências. O máximo até ao momento foi obtido em 2007/08, temporada em que a equipa até não foi além do sétimo lugar no campeonato e obteve um dos piores registos de golos marcados de que há memória (32 tiros certeiros), em que estiveram na Pedreira um total de 234.211 pessoas.

À frente do Braga no número de assistências só mesmo os denominados três grandes: Benfica (566.785), Sporting (450.248) e FC Porto (444.020). A ultrapassagem ao Vitória de Guimarães acaba, assim, por ser a maior novidade nesta tabela, até porque o fenómeno é recente. Até 2010, os arsenalistas terminaram as épocas sempre atrás do arquirrival. Na de 2008/09, por exemplo, a diferença entre os dois clubes mais representativos do Minho chegou a ser favorável aos vimaranenses em cerca de 90 mil espectadores. Após o segundo lugar obtido no campeonato, porém, a tendência começou a mudar, ao ponto de já na temporada transata a Pedreira (216.503) ter terminado com uma assistência superior à do D. Afonso Henriques (209.235).

O número de assistências registado no AXA, que em nove anos de existência já recebeu 1.779.500 pessoas em jogos do campeonato, ganha ainda maior relevo pelo facto de, ao contrário de em épocas anteriores, o clube ainda não ter oferecido qualquer "borla". Pelo menos à luz do regulamento de competições da Liga. Os adeptos do Braga não tiveram de pagar para assistir ao encontro com o Rio Ave (16ª jornada), mas chegaram a ser emitidos bilhetes, que foram distribuídos mediante a troca por alimentos, no âmbito de uma campanha de angariação de géneros alimentares efetuada pelos bracarenses, que posteriormente os cedeu a instituições de caridade da cidade. Ou seja, a SAD arsenalista ainda tem a possibilidade de abrir os portões do estádio, pelo menos, uma vez esta temporada.


Meta de Salvador quase atingida

Na última grande entrevista que concedeu a O JOGO (12/03/2011), António Salvador apontara como objetivo atingir os 40 mil sócios no espaço de quatro anos, embora gostasse que o clube andasse na casa dos 30 mil quando terminar o atual mandato (2014). E a verdade é que não anda longe. De acordo com a última contagem, o número de associados do emblema minhoto é de cerca de 29 mil, a maior parte dos quais com uma idade inferior aos 18 anos, fruto de inúmeras campanha de angariação imaginadas pelo departamento de marketing da SAD, entre as quais a visita regular a escolas do concelho. Com isto, os responsáveis bracarenses fizeram com que a quantidade de aliados disparasse sensivelmente 80 por cento em cinco anos, passando dos 16 mil em 2007 para os 29 mil atuais, que, à semelhança do que sucede com os sócios de FC Porto, Benfica e Sporting, também podem beneficiar de descontos em postos de abastecimento de combustível e algumas empresas da cidade.


"Estamos numa fase de expansão nacional"


Com o arquirrival Vitória de Guimarães ultrapassado no número de sócios e de assistências no estádio, Rui Romeiro revela a O JOGO que a próxima meta será aproximar o clube dos chamados três grandes. O projeto é, segundo o diretor de marketing dos arsenalistas, "aliciante", mas considera existirem condições para tal.

António Salvador criticou a falta de adeptos no estádio num jogo da Taça UEFA em 2007, afirmando que, se fosse noutra cidade, que esta parava. Considera que isso mexeu com os bracarenses?

Sem dúvida que sim. Essa frase levou a que os habitantes da cidade, os simpatizantes e os sócios do Braga quisessem pertencer a esta 'tribo' que é os Guerreiros do Minho. Agora, sem o sucesso desportivo não seria possível alcançarmos os números que temos conseguido, pois todas as pessoas gostam de pertencer a um clube vencedor e o Braga é um clube vencedor e inovador.

Esse conceito de Guerreiros do Minho não choca um pouco com o Vitória de Guimarães, o outro grande clube da região?

Nós fazemos o nosso caminho. Sabemos o que o clube vale e só temos isso em mente. Não estamos preocupados em rivalizar com ninguém. Agora, é verdade que esse conceito é aglutinador de toda uma região. No entanto, neste momento já passámos essa fase e estamos numa fase de expansão nacional e internacional. Pelas caminhadas que temos feito nas provas europeias, a marca Braga também já é valorizada internacionalmente. Por isso, não nos comparamos com ninguém, nem nos queremos comparar.

Mas comparações existirão sempre. É importante para o Braga terminar novamente à frente do grande rival da região no número de assistências no campeonato?

Repito: não nos comparamos com ninguém. Os números falam por si e não há forma de os contrariar. Estamos a realizar um trabalho sustentado e a estratégia é esta, para que o Braga se continue a assumir como um dos quatro grandes. Aliás, essa já é a nossa postura a nível nacional.

Será possível ao Braga atingir um dia o patamar dos chamados "três grandes" também no número de sócios?

É um projeto aliciante e uma situação para a qual estamos a trabalhar. Temos um plano estratégico sustentado e estou convencido de que a médio longo prazo vamos lá chegar. Condições para isso não faltam.


Paulo Vinícius volta a treinar sob vigilância médica

Leonardo Jardim não poderia desejar um melhor começo de semana. Logo no primeiro treino depois de dois dias de folga, o treinador viu Paulo Vinícius (na foto) trabalhar quase sem limitações. O central, que sofreu uma rotura de ligamentos no joelho direito durante um treino em meados de dezembro, já vinha treinando com o fisioterapeuta Francisco Miranda, mas só ontem participou na maioria dos exercícios realizados pelo restante plantel, ainda que sempre debaixo de olho dos responsáveis clínicos. Ganha, assim, mais força a possibilidade avançada a O JOGO pelo pai do jogador, Janio Calisto, que se mostrara convencido na total recuperação do filho a tempo de participar nos dois últimos jogos da Liga, com Olhanense e Sporting, respetivamente. Contudo, é pouco provável que o faça, uma vez que, face à disponibilidade de Douglão, Nuno André Coelho, Ewerton e Samuel, os minhotos não querem correr o risco de o ver sofrer uma recaída.


Djamal lidera a corrida

Tendo em conta os cuidados com que Rúben Amorim ainda vai treinando, a entrada de Djamal para a vaga deixada por Hugo Viana no onze é o cenário mais provável em Paços de Ferreira. O líbio, que foi titular pela última vez em fevereiro, na deslocação ao terreno do Besiktas, deverá entrar para a posição mais recuada do meio-campo, motivando a subida de Custódio no terreno.


      
Craque dos juniores suscita interesse

Sete golos em sete jogos na fase final do campeonato nacional de juniores estão a projetar Alan, avançado brasileiro que chegou em janeiro ao Braga, emprestado pelo Coritiba. O jogador tem sido observado por vários clubes, dos quais se destaca o Hamburgo, da Alemanha. Porém, o Braga tem opção de compra até ao final de junho e, a julgar pelos desempenhos do craque, deve estar interessado em segurá-lo, com a perspetiva de o utilizar na futura equipa B.


Cohene não espera Braga desmotivado

A derrota do Braga frente ao FC Porto atirou os minhotos para fora da luta pelo primeiro lugar - ainda que tal cenário não esteja confirmado matematicamente -, mas Javier Cohene não espera que o adversário vá baixar a guarda. "O Braga nunca foi fraco, e a mentalidade deles não vai mudar. Se não for pelo primeiro lugar, vão lutar até ao fim pelo segundo", afirmou em declarações à agência Lusa.

O central não encontra muitos pontos fracos na equipa arsenalista, mas sabe bem que situações pode o Paços de Ferreira aproveitar. "O mais forte é o ataque", atira, sublinhando que o lado esquerdo e o meio-campo terão de ser explorados. "Há uma ou outra vez em que se perdem um pouco nas marcações", explica. "Sempre pensámos mais em nós e naquilo que podíamos fazer, e aquilo que pensamos é confirmar a nossa continuidade na Liga já na sexta-feira, com uma vitória ou um empate", acrescenta. Curiosamente, os castores podem carimbar a permanência frente a uma equipa que na primeira volta marcou o ponto de viragem, servindo para uma espécie de "limpeza mental". "Esse encontro, um de vários que tivemos, foi muito importante. Os dirigentes deram-nos muita confiança. Aliás, eles sempre acharam que íamos conseguir a permanência", acrescenta.

Entretanto, tanto Cohene como Michel já treinaram normalmente e podem jogar. Fora de hipótese para o jogo com o Braga estão Manuel José, Arturo Álvarez e Tony, todos a recuperar de lesões.

Hoje há jogo-treino, às 15h00, com a equipa de juniores do clube.


O JOGO

JotaCC

Vítor Silva
"Queremos chegar à final"

"É uma alegria grande voltar à final-four da Taça CERS, e temos o objetivo de chegar à final", disse o treinador Vítor Silva, frisando o esforço feito pelo HC Braga: "A Direção optou por reduzir o orçamento, perdendo jogadores como Pedro Alves, Tiago Barbosa e Rodrigo Sousa. Apostou em jovens e, se calhar, a equipa perdeu um pouco em experiência, perdendo, com isso, também uns três ou quatro pontos a nível nacional. Mas estes jogadores têm muita vontade e, na Taça CERS, acabam de vencer uma equipa alemã que de alemã tem pouco [n.d.r. David Páez e Jordi Camps são dois dos exemplos]." Na final-four, o Braga encontrará o Alcoy, equipa que Vítor Silva já analisou: "É organizada defensivamente. Há pouco tempo perdeu apenas por 2-3 com o Barcelona. Bate-se bem, mas o facto do jogo não ser em Espanha é bom. Sabemos o que sofremos o ano passado com o Vilanova em Espanha."


O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga

Paulo Vinicius perto do regresso

O «central» foi a grande novidade no treino de ontem do Sporting de Braga, quase quatro meses e meio depois de se ter lesionado com gravidade. De acordo com o «site» oficial do clube, Paulo Vinícius ainda trabalha condicionado e sob vigilância médica, mas já o faz integrado no restante grupo, assim como Rúben Amorim e Baiano. Salino continua a realizar tratamento.

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Hugo Vieira não confirma contacto com o Sporting de Braga

Com o final do campeonato à porta, o mercado já começa a mexer. Os nomes de Hugo Vieira e do guarda-redes Adriano - do Gil Vicente - estão na lista do Sp. Braga para a nova temporada, sendo que o interesse pelo jovem avançado já não é de agora e arrasta-se desde a época passada. Cobiçado por vários clubes nacionais e estrangeiros, Hugo Vieira está em final de contrato com os gilistas, sendo, por isso, um jogador livre, mas não adianta se o futuro passará por Braga.

"Na próxima semana vou decidir o meu futuro. Só aí terei assinado o acordo com algum clube. Tenho propostas cá em Portugal e também muito boas propostas lá fora. Vai pesar muito a questão financeira. Mas, acima de tudo, pretendo um clube que me dê projecção", revelou ao 'Correio do Minho'.

Sem assumir possíveis contactos com a direcção do Sp. Braga - apesar de ser público o interesse dos bracarenses na aquisição do promissor avançado - Hugo Vieira não abre o jogo: "tenho propostas muito boas cá em Portugal, mas só tomo uma decisão quando a 'vida' do Gil Vicente estiver decidid a e quando a manutenção na Liga estiver garantida, o que julgo que irá acontecer na próxima jornada".

Braga ou o estrangeiro - Panathinaikos e Sp. Gijón foram clubes que já tentaram o concurso do avançado - serão os destinos mais prováveis. "Há muita possibilidade de ir para o estrangeiro, porque pesa muito a ida à selecção, cá não valorizam os jogadores. Vamos ver, tudo poderá acontecer", frisou.

Já o presidente do Gil Vicente, António Fiúsa, considera que a presença da equipa na final da Taça da Liga abriu portas à cobiça de alguns jogadores do grupo. "Quando uma equipa tem um plantel de qualidade e jogadores que sobressaem é normal. O Vieira é um jogador livre e pode decidir a vida como bem entender. No caso do Adriano não, porque tem mais um ano de contrato com o Gil Vicente", explicou, lembrando que ainda não têm "conhecimento de proposta de nenhum clube". "Vamos esperar calmamente", rematou.

Quanto ao avançado Zé Luís, emprestado aos gilistas, prepara-se para regressar a Braga para a nova temporada.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Agente de Ewerton confirma interesse do FC Porto

Thomas Vilela, empresário do defesa-central Ewerton, confirma o interesse do FC Porto no jogador brasileiro do SC Braga.

«Existem interesses de vários clubes europeus, incluindo o Porto, mas não há nada oficial, só sondagens», esclareceu o empresário, em declarações à assessoria de imprensa do defensor.

«Vamos aguardar o final da temporada para tomar qualquer decisão. O Ewerton tem mais um ano de contrato com o Braga. A verdade é que ele está muito feliz e espera ainda ganhar muitos títulos no Minho', afirmou o agente.

Ewerton está cedido até Junho de 2013 pelo Corinthians do Pilar (ex-Corinthians Alagoano), mas grande os direitos económicos do atleta estão nas mãos do banco brasileiro BMG, instituição com a qual o FC Porto tem uma parceria para a construção do museu dos azuis e brancos no Estádio do Dragão.

A BOLA

JotaCC

F.C. Porto interessado em Ewerton (Sp. Braga)
Empresário diz que os dragões fizeram sondagem pelo central brasileiro

O F.C. Porto está interessado no brasileiro Ewerton, do Sp. Braga. A confirmação foi dada pelo empresário do jogador, Thomas Vilela, que, no entanto, garante que os campeões nacionais não são os únicos na corrida.

«Existem interesses de vários clubes europeus, incluindo o Porto, mas nada de oficial, só sondagens», explicou, em declarações à assessoria de imprensa do jogador.

Ewerton tem 23 anos e está cedido ao Sp. Braga até Junho de 2013 pelo Corinthians Alagoano, agora chamado de Corinthians Pilar. Os bracarenses têm, por isso, ainda mais um ano de contrato com o central e o agente lembrou isso mesmo.

«Vamos aguardar o final da temporada para tomar qualquer decisão. O Ewerton tem mais um ano de contrato com o Braga. A verdade é que ele está muito feliz e espera ainda ganhar muitos títulos no Minho», completou.

A maioria dos direitos económicos do jogador estão na posse do banco brasileiro BMG, o mesmo que estabeleceu uma parceria com o F.C. Porto para construir o museu do clube.

Ewerton foi uma das maiores revelações do Sp. Braga esta época, apesar de estar ausente desde a eliminatória com o Besiktas, quando se lesionou. Nuno André Coelho entrou, então, no onze e as boas exibições convenceram Leonardo Jardim. Ewerton já está recuperado, mas tem ficado no banco de suplentes aguardando nova oportunidade.


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Empresário confirma que FC Porto quer Ewerton

Ewerton, do SC Braga, tem vindo a ser apontado ao FC Porto e o empresário do defesa, Thomas Vilela, confirma que os dragões estão mesmo interessados nos serviços do jogador.

«Existem interesses de vários clubes europeus, incluindo o FC Porto, mas não há nada oficial, só sondagens», afirmou Thomas Vilela, agente do defesa, à assessoria de imprensa do jogador.

«Vamos aguardar o final da temporada para tomar qualquer decisão. O Ewerton tem mais um ano de contrato com o SC Braga. A verdade é que ele está muito feliz e espera ainda ganhar muitos títulos no Minho», ressalvou o empresário.

ZEROZERO