News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 14/04

Started by JotaCC, 14 de April de 2012, 07:18

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Montra de portugueses para a selecção

Quim, Custódio, Hugo Viana, Rúben Amorim e Nuno Gomes, são os portugueses que se destacam na equipa do Sporting de Braga e perfilam-se para entrar nas contas de Paulo Bento, para o Europeu'2012.

"O Braga fez uma grande época, tem grandes jogadores e muitos deles podiam ser chamados para a selecção. Isso não depende apenas de nó s, há outros colegas que fizeram uma grande época, e a decisão cabe ao seleccionador", respondeu Hélder Barbosa sobre este assunto.
Certo é, os jogadores atrás mencionados integram a lista de pré-convocados. A lista final dos eleitos será anunciada a 14 de Maio, depois do final do campeonato e a expectativa mantém-se nos joga-dores bracarenses.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Hélder Barbosa: «Acreditamos no 2.º lugar»
promete empenho para voltar a fazer história

As duas derrotas consecutivas para o campeonato afastaram os arsenalistas do sonho do título, mas não se pense que por Braga se perdeu a ambição de continuar a fazer história e de encher páginas de jornais com bons resultados. Os adeptos continuam a incentivar os jogadores e estes prometem cerrar os dentes para fechar a época em beleza. "O objetivo é ganhar os últimos 4 jogos. Acreditamos e sonhamos com o 2.º lugar", atirou Hélder Barbosa, passando a desenvolver o raciocínio:"Estamos quase a atingir matematicamente o nosso objetivo principal, que é ficar nos 4 primeiros lugares. Depois vamos olhar para outras metas. Se conseguirmos ficar em 2.º lugar será bem melhor do que o objetivo inicialmente traçado."

Formado no Dragão, o extremo nem pestanejou quando lhe pediram para olhar para o topo da tabela. "O FC Porto conseguiu uma vantagem confortável e, neste momento, é o mais forte candidato a ser campeão", respondeu, não deixando transparecer tristeza pela sua atual equipa estar mais longe do 1.º lugar.

RECORD

JotaCC

Jardim puxou orelhas à equipa

Gémeo do Paços de Ferreira (próximo adversário do Braga) pela forma aguerrida como encara qualquer jogo, o Aves chegou a ser um bicho de sete cabeças intratável num jogo-treino destinado, preferencialmente, aos jogadores menos utilizados por Leonardo Jardim. À porta fechada e protegidas de qualquer tipo de pressão exterior, as chamadas segundas escolhas dispunham de uma excelente oportunidade para subirem de cotação, mas o atrevimento da equipa visitante depressa exerceu um efeito contrário, expondo fragilidades e lapsos pouco habituais entre os Guerreiros do Minho. Um golo do lateral-direito Geraldes agudizou um pouco mais as circunstâncias e o desfecho só não se traduziu numa surpresa negativa porque treinador tratou de chamar o grupo à razão, ao intervalo, deixando bem claro que só poderá alcançar a equipa titular quem der realmente o litro em campo, seja em treinos ou particulares. O abanão despertou as consciências pretendidas e, de certo modo, funcionou como combustão para o golo da igualdade, assinado por Vinícius.

Em busca de alternativas para a ponta final do campeonato, Jardim concedeu uma hora de jogo aos "habituais" suplentes e terá anotado mais reparos no bloco de apontamentos do que soluções credíveis para a deslocação à Mata Real. Por aí, os últimos 30 minutos da partida foram mais do que esclarecedores. Na máxima força, reflexo das entradas dos jogadores pertencentes ao núcleo duro, o Braga encostou, por fim, o adversário às cordas e o golo de Vinícius, um dos tais que têm sido vistos mais vezes no banco do que na relva, mais não foi do que o ponto final de um belo lance de entendimento entre os "repetentes" Mossoró, Alan, Lima e Hélder Barbosa (fez a assistência). Numa perspetiva otimista, Vinícius terá saído valorizado do teste com o Aves por ter ficado associado ao melhor período dos arsenalistas, mas dificilmente conquistará a titularidade na próxima jornada, sendo mais provável a entrada de Djamal no onze para compensar o castigo de Hugo Viana, motivado pelo nono cartão amarelo.

Outro cenário será o regresso imediato de Rúben Amorim à competição, inviabilizando, por absoluto, as hipóteses do brasileiro e do líbio. Com mais uma semana de trabalho pela frente, nada é definitivo entre os minhotos e a única certeza que prevalece é a intransigência de Jardim em relação a atitudes de relaxamento, quando os primeiros lugares continuam à vista.

Como começou
Nuno André Coelho e Samuel como exceções


Apenas dois jogadores alinharam de início sem o rótulo de jogador menos utilizado: Nuno André Coelho tem sido titular indiscutível desde que Ewerton se lesionou; já o brasileiro Samuel, contratado em Janeiro, continua por estrear. Quanto aos restantes, Baiano, Djamal e Nuno Gomes já figuraram entre as primeiras escolhas de Jardim.

Como acabou
Ewerton e Vinícius nos titulares


A ponta final do Braga na partida com o Aves ficou marcada pela entrada da esmagadora maioria dos habituais titulares, mas não serviu para descortinar o onze para Paços de Ferreira, pois incluiu Hugo Viana, que terá de cumprir castigo. Por outro lado, Ewerton na defesa e Vinícius no meio-campo poderão ser sinais de mudanças.

Lateral-direito Baiano matou saudades durante 30 minutos

Afastado dos grandes palcos desde Novembro, altura em que foi operado ao joelho direito, Baiano queimou mais uma importante etapa rumo à recuperação total. Com pouco mais de uma semana de treinos livres, o lateral-direito alinhou durante os primeiros 30 minutos do jogo com o Aves e só deu o lugar a Miguel Lopes por uma mera questão de precaução, pelo que é possível que o seu regresso à competição se verifique antes do fim do campeonato. Em foco nas partidas com o Benfica e o FC Porto, Miguel Lopes tem dado boa conta do recado e até fez esquecer Salino, mas a recuperação de Baiano será sempre uma boa notícia, pois os azares têm sido uma constante esta época na posição de lateral-direito.


Custódio poupado ao esforço

Dono e senhor da posição 6 desde janeiro, altura em que Djamal se ausentou para participar na Taça das Nações Africanas, Custódio acabou por ficar de fora do jogo-treino com o Aves. O médio defensivo não apresenta qualquer problema de ordem físico - nos treinos realizados à porta aberta nunca falhou um exercício -, mas nem sequer foi utilizado na última meia hora, pois Leonardo Jardim preferiu poupá-lo a este esforço suplementar. No entanto, a utilização no embate com o Paços de Ferreira não está colocada em causa.

A maior dúvida para a deslocação dos arsenalistas à Mata Real é mesmo Rivera. O jovem médio-ofensivo mexicano padece de um traumatismo na coxa direita e, até ao momento, ainda não foi avançado qualquer prognóstico para regressar aos treinos.


Hélder Barbosa
"Lutar para acabar no segundo lugar"

A matemática do campeonato ainda atribui ao Braga algumas hipóteses de alcançar o topo da classificação, mas a diferença pontual para o FC Porto (cinco pontos) faz os bracarenses apontarem baterias para um objetivo mais modesto, ainda que igualmente importante, mormente para os cofres do clube. De resto, contrariando o que vinha sendo a postura de todo o grupo quando era confrontado com o desejo de conquistar o título, Hélder Barbosa não escondeu que obter o acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões seria muito bom. "O FC Porto conseguiu alguma distância e, por isso, é o mais forte candidato. O nosso objetivo principal, que era ficar nos quatro primeiros, está atingido e a partir daí começámos a olhar para outras metas. Estamos no terceiro lugar, mas sonhamos com o segundo, que é um objetivo bem melhor do que tínhamos planeado, e vamos lutar por ele", prometeu o extremo, consciente que, para o conseguir, precisa de uma ajudinha dos adversários do atual segundo classificado. "Sabemos que não dependemos só de nós; também depende do Benfica. A nós resta-nos conquistar os três pontos nos quatros jogos que faltam e esperar", referiu.

Agora com um papel bem mais influente na equipa do que na temporada passada por esta altura, Hélder Barbosa explica esta mudança de rendimento com as oportunidades que foi recebendo de Leonardo Jardim para mostrar o quanto pode fazer. Será então que o extremo se considera mais importante com o treinador madeirense do que com Domingos Paciência? "Não posso dizer que me sinta mais importe. Agora, como fui mais utilizado, sinto que ajudei mais o Braga. Foi bom para mim e espero que o meu contributo também tenha sido bom para o clube", sustentou o internacional jovem português, que não perdeu o sonho de um dia vestir a camisola da Seleção AA. No entanto, sabe que a concorrência é forte. "O Braga fez uma grande época, temos grandes jogadores e muitos deles poderiam ir à Seleção. Mas não está dependente de nós. Sabemos da qualidade de outros colegas que também fizeram grandes épocas e, por isso, compete ao selecionador [Paulo Bento] escolher", afirmou o esquerdino.


Fim de semana de descanso

A ausência de jogos oficiais durante o fim de semana levou Leonardo Jardim a conceder dois dias de folga aos jogadores, que aproveitarão para recuperar do esforço despendido nas últimas semanas. O regresso ao trabalho está agendado apenas para a manhã de segunda-feira, altura em que o treinador do Braga começará a preparar a estratégia para o jogo com o Paços de Ferreira, que se realiza na sexta-feira.


Salvador esteve na AF Braga

O arranque das comemorações do 90º aniversário da AF Braga, fundada a 23 de novembro de 1923, que se prolongarão por nove meses, contou ontem com a presença de António Salvador. Apesar da agenda apertada, o presidente do Braga não quis faltar à cerimónia de abertura, na qual Luís Freitas Lobo concedeu uma palestra sobre as virtudes e complexidades do futebol nacional.


O JOGO

JotaCC

Braga tem vantagem

O Braga, único representante luso na Taça CERS de hóquei em patins, recebe hoje (17h00) os alemães do Friedlingen. Na primeira mão dos quartos de final, o Braga venceu por 7-4, pelo que está com um pé na final-four da prova, que se pode voltar a disputar em Vilanova (Espanha).


O JOGO