News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

A questão Vitória de Guimarães

Started by ric, 13 de April de 2012, 09:55

Previous topic - Next topic

ric

caros:

O assunto é polémico.
Falar do nosso vizinho e rival, em termos de futebol, é algo que origina urticária a muita gente...

No entanto, enterrar a cabeça na areia e deixar andar tudo como está é, claramente, um caminho para o abismo . A acrescer a tudo isto, temo que um dia possamos ter (todos) problemas graves e irreversíveis. E nesse caso muito se há-de lamentar, chorar e muitos remorsos serão distribuidos pelos dois lados. Isto para não falar nos verdadeiros responsáveis . E naqueles que - indirectamente - mas com muita mais responsabilidade não dão exemplos de fair.play e de cidadania desportiva.

meus amigos:

Para mim, todos temos culpas (vitória e Braga). No entanto, parece-me que grande parte da culpa será dos dirigentes dos dois clubes. O não entendimento entre direcções de clubes tão próximos e que lutam galhardamente na mesma competição é caricato e não abona nada em relação ao crescimento e futuro das duas instituições.
Sei que vão falar de muitas histórias e culpas. Respostas e contra respostas. Ataques e contra- ataques.
Uns dirão que o responsável é X , outros Y. Como numa guerra "vulgar" é sempre dificil saber quem atirou o primeiro tiro. Neste caso, teriamos que recuar bastante para conseguir o fio da meada e continuariamos com "uma pescadinha de rabo na boca".

Tudo isto para dizer que sou completamente a favor da pacificação da relação das duas direcções.
Que, atirando bem alto os mais verdadeiros interesses da responsabilidade e cidadania, as partes "beligerantes" fizessem um "tratado de não agressão e cessar fogo". Que ignorassem as culpas que atiram a terceiros e que esperam que o outro se retrate. Isso não vai acontecer de qq dos lados pois cada um tem "a sua razão".

Mas não podemos andar neste "faz de conta" que pode acabar em tragédia mais tarde ou mais cedo.
Existem razões ponderosas que podem fazer com que as partes aceitem pôr uma pedra no assunto, ignorando ou esquecendo quem a maior culpa.
Existem razões que se sobrepoêm a orgulhos bacocos ou convicções que se podem abdicar em favor de altos interesses. E esses interesses são de cidadania responsável, de fim ao incitamento á violência, de respeito pelo adversário e garantir segurança nas duas cidades durantes os confrontos desportivos.

Se as direcções dos dois clubes, que devem dar exemplo e serem capazes de ter em atenção estes factores, não o sabem entender, deviam as autoridades deste pais mediar uma tomada de pacificação de relações.

Assim não dá. Vem aí um defeso do campeonato. Não espero que se ande aos beijos mas que se respeite o espectáculo. Vincando a rivalidade com atitude positiva e sadia. Procurando viver com rivalidade que espicaça os espectáculos e que lhe dão cor mas onde sobressaia o fair-play e a vitória do melhor. Rivalidade posicionada na vontade de ser melhor que o adversário e superá-lo dentro do campo. E que tudo não ultrapasse o humor e ironia para enfeitar vitórias.

Ainda estamos a tempo. Antes de chorarmos.

PS: Sei que virá aí um chorrilho de opiniões contrárias. Eu apenas deixo a minha ideia , sem ser totó nem piegas. Apenas porque quero continuar a mandar umas bocas aos vitorianos e a saborear as nossas vitórias. Em paz. E a poder dizer que o futebol continua a ser uma festa.


lmcoelho

Um bom texto ric mas, infelizmente é inexequível.

Na minha opinião, as direcções até podiam fazer as pazes e criar um ambiente de pacificação. Penso até que o SCBraga o faz, pois não me lembro de nenhum "incitamento à violência" nos tempos mais próximos.

Agora, resultaria mais e melhor era as duas direcções convidarem os lideres das claques para um almoço/jantar e aí fazerem as pazes. Pois o problema não está no Salvador nem no pimentinha/descidinha/milinho mas em alguns adeptos mais ferozes de ambas as equipas.

Eu também gosto de mandar uma boquitas e quando vou a espanha, tento falar em portunhol (o Português é assim, fala sempre o idioma da terra que está de visita, o que se há-de fazer), mas nunca me passou pela cabeça ver uma violência campal em que CERTAMENTE um dia acabará em morte como a que existe neste momento.
Orgulhosamente Bracarense!
O meu nick é LMCOELHO, não IMCOELHO

miguel_afonso

Ric

Há uns tempos eu abri um tópico que se chamava " E se o SC Braga e o V. Guimarães se unissem?". Obviamente não falava num junção dos clubes, mas sim um união institucional em prol dos dois clubes, da região.

Hoje com o Gil Vicente na primeira liga, esta questão tem ainda mais relevo.
Se considerar-mos os votos na Liga

AF Porto - 11 (Porto, Paços, R. Ave, Leixões, Penafiel, Trofense, Freamunde)
AF Lisboa - 7 (Benfica, Sporting, Estoril, Atlético, Belenenses)
AF Braga - 7 (Braga, V. Guimarães, Gil, Moreirense)
AF Aveiro - 6 (Beira Mar, Feirense, Oliveirense, Arouca)
AF Madeira - 5 ( Maritimo, Nacional, U. Madeira)
AF Algarve - 3 (Olhanense, Portimonense)
AF Aveiro - (Academica, Naval)
AF Setúbal - (Setúbal)
AF Leiria - (Leiria)
AF P. Delgada (S. Clara)
AF C.Branco (Sp. Covilhã)

Vemos que a AF de Braga apesar de ter tantos votos como AF Lisboa tem mais clube na 1ª Liga.
A minha pergunta é não seria conveniente aos 4 clubes profissionais da AF de Braga votarem em bloco?
Não teriam mais força se apresentassem ideias comuns?

Da forma como a Liga está constituída e como ficou provado com a  eleição do Figueiredo uma votação em Bloco pode fazer toda a diferença.

Na minha opinião uma aproximação faria toda a diferença em assuntos como direitos televisivos, publicidade, bilhetes, etc...
Rivais desportivos sempre, mas ambos vivemos de um negocio comum que é o futebol...

ric

Quote from: miguel_afonso on 13 de April de 2012, 10:37
Ric

Há uns tempos eu abri um tópico que se chamava " E se o SC Braga e o V. Guimarães se unissem?". Obviamente não falava num junção dos clubes, mas sim um união institucional em prol dos dois clubes, da região.

Hoje com o Gil Vicente na primeira liga, esta questão tem ainda mais relevo.
Se considerar-mos os votos na Liga

AF Porto - 11 (Porto, Paços, R. Ave, Leixões, Penafiel, Trofense, Freamunde)
AF Lisboa - 7 (Benfica, Sporting, Estoril, Atlético, Belenenses)
AF Braga - 7 (Braga, V. Guimarães, Gil, Moreirense)
AF Aveiro - 6 (Beira Mar, Feirense, Oliveirense, Arouca)
AF Madeira - 5 ( Maritimo, Nacional, U. Madeira)
AF Algarve - 3 (Olhanense, Portimonense)
AF Aveiro - (Academica, Naval)
AF Setúbal - (Setúbal)
AF Leiria - (Leiria)
AF P. Delgada (S. Clara)
AF C.Branco (Sp. Covilhã)

Vemos que a AF de Braga apesar de ter tantos votos como AF Lisboa tem mais clube na 1ª Liga.
A minha pergunta é não seria conveniente aos 4 clubes profissionais da AF de Braga votarem em bloco?
Não teriam mais força se apresentassem ideias comuns?

Da forma como a Liga está constituída e como ficou provado com a  eleição do Figueiredo uma votação em Bloco pode fazer toda a diferença.

Na minha opinião uma aproximação faria toda a diferença em assuntos como direitos televisivos, publicidade, bilhetes, etc...
Rivais desportivos sempre, mas ambos vivemos de um negocio comum que é o futebol...

concordo.
Mas esta questão prende-se com conjugação de esforços e sinergias para obter mais força e proveitos. A união faz (sempre) a força.

Mas o tema do meu tópico é mais ...humano. Mais de relações de vizinhança cordial e sadia salvaguardando a clara vontade de vencer de cada lado.è nesta perspectiva que toco agora. A que alegas seria uma extensão que viria por acréscimo.

miguel_afonso

Ric

Eu até acho que seria mais fácil começar pelos interesses económico dos Clubes! Porque mesmo que seja evidente que ambos teriam benefícios, haveria gente a criticar a aproximação!

Se se conseguisse fazer, terias os clubes a lutar por objectivos e propostas comuns dos quais retirassem benefícios,  seria normal e consequente a tal aproximação humana...

RIKYSCB

FC Porto inviabiliza reatamento de relações

T.A./C.G.
As relações entre o Vitória de Guimarães e o FC Porto não serão retomadas tão cedo, mesmo com a entrada em funções de uma nova Direção. Júlio Mendes pretende manter relações institucionais com todos os clubes - menos com o Braga, a não ser que o vizinho dê o primeiro passo para a convivência -, mas a ideia não cai bem no Dragão.

De acordo com as informações recolhidas por O JOGO, os responsáveis portistas não esquecem o episódio ocorrido em junho de 2008, quando o Vitória e o Benfica, no âmbito do processo Apito Final, se uniram e apresentaram na UEFA um recurso que pretendia impedir o FC Porto de disputar a Liga dos Campeões. O Tribunal Arbitral do Desporto decidiu a favor dos portistas, mas as relações com o Vitória de Guimarães ficaram automaticamente suspensas. Aliás, nem a tentativa de conciliação feita na altura por Manuel Almeida, ex-vice-presidente do Vitória e amigo de Pinto da Costa e Reinaldo Teles, surtiu o efeito desejado.

Tal como fez em relação a todos os clubes, menos com o Braga, o Vitória enviou um convite ao FC Porto para a tomada de posse dos novos órgãos sociais, que foi declinado. Do Dragão não surgiu resposta, nem tão pouco um fax de felicitações pela entrada em funções do novo presidente. O corte institucional é mesmo para manter, inviabilizando, por enquanto, cedências de jogadores. Pelos vistos, a saída de Emílio Macedo da Silva, principal responsável pela queixa na UEFA, não é suficiente para se passar uma borracha sobre o assunto.


Ainda querem ser "amigos" deste clube prrhhh  >:( >:( >:( >:(
Força Braga - Com raça e atitude é meio caminho para ganhar os jogos!!

jaimec

ó ric ... até te reconheço razão ... mas já conheço 3 FACTOS que inviabilizam tal ideia :

- O bresidente mendes é um MENTIROSO. Prometeu q regularizava os ordenados totalmente na campanha, sendo eleito. Foi eleito ... é melhor fasear os pagamentos ! HAHAHAHA  ;D

- É DESONESTO, visto que diz publicamente ter encontrado uma situação pior do que imaginava ... e ele era o anterior presidente do Conselho Fiscal da direção demissionária. Que faria se não fosse, mas para enganar o parolo (sócio do guimerdães), serve .... Boa  ;)

- É mal-educado e pouco civilizado, pelo tratamento que deu a um sinal de boa-fé e de civilização por parte do SCB, ao ignorar as nossas felicitações pela vitória eleitoral. Mas isso já seria de esperar, sendo um frustrado da aldeola .  ::)

... e há um 4º facto, lembrei-me agora que o vice do mendes, o nº2 dele é o abestalhado Cirilo. Será preciso dizer mais ?

Ric, com gente destas é impossível trabalhar . Podemos seguir o nosso caminho, sem nos associarmos aos malfeitores d'além taipas . São peso morto ...

ric

Quote from: jaimec on 13 de April de 2012, 11:50
ó ric ... até te reconheço razão ... mas já conheço 3 FACTOS que inviabilizam tal ideia :

- O bresidente mendes é um MENTIROSO. Prometeu q regularizava os ordenados totalmente na campanha, sendo eleito. Foi eleito ... é melhor fasear os pagamentos ! HAHAHAHA  ;D

- É DESONESTO, visto que diz publicamente ter encontrado uma situação pior do que imaginava ... e ele era o anterior presidente do Conselho Fiscal da direção demissionária. Que faria se não fosse, mas para enganar o parolo (sócio do guimerdães), serve .... Boa  ;)

- É mal-educado e pouco civilizado, pelo tratamento que deu a um sinal de boa-fé e de civilização por parte do SCB, ao ignorar as nossas felicitações pela vitória eleitoral. Mas isso já seria de esperar, sendo um frustrado da aldeola .  ::)

... e há um 4º facto, lembrei-me agora que o vice do mendes, o nº2 dele é o abestalhado Cirilo. Será preciso dizer mais ?

Ric, com gente destas é impossível trabalhar . Podemos seguir o nosso caminho, sem nos associarmos aos malfeitores d'além taipas . São peso morto ...

eles são todos uns "merdas" por isso nada fazemos, deixamos as coisas correr até uma desgraça... OK

Qtas vezes a bem de interesses superiores temos que dar a mão a quem não confiamos mas que por esses nobres interesses , tudo se ultrapassa? Não precisamos andar aos beijos nem com hipocrisias mas ter uma atitude ..."normal" de adversários e não de inimigos amuados.

Agora não dar nenhum passo pq os consideramos mentirosos ou que não fazem as pazes com clubes terceiros (situações que só a eles lhes dizem respeito) não me parece razão suficente para evitar futuras desgraças (e olha que já estivemos mais longe de acontecer..)

miguel_afonso

Quote from: jaimec on 13 de April de 2012, 11:50
ó ric ... até te reconheço razão ... mas já conheço 3 FACTOS que inviabilizam tal ideia :

- O bresidente mendes é um MENTIROSO. Prometeu q regularizava os ordenados totalmente na campanha, sendo eleito. Foi eleito ... é melhor fasear os pagamentos ! HAHAHAHA  ;D

- É DESONESTO, visto que diz publicamente ter encontrado uma situação pior do que imaginava ... e ele era o anterior presidente do Conselho Fiscal da direção demissionária. Que faria se não fosse, mas para enganar o parolo (sócio do guimerdães), serve .... Boa  ;)

- É mal-educado e pouco civilizado, pelo tratamento que deu a um sinal de boa-fé e de civilização por parte do SCB, ao ignorar as nossas felicitações pela vitória eleitoral. Mas isso já seria de esperar, sendo um frustrado da aldeola .  ::)

... e há um 4º facto, lembrei-me agora que o vice do mendes, o nº2 dele é o abestalhado Cirilo. Será preciso dizer mais ?

Ric, com gente destas é impossível trabalhar . Podemos seguir o nosso caminho, sem nos associarmos aos malfeitores d'além taipas . São peso morto ...

Sim! Mas o Vitoria como qualquer outro clube, não é a pessoa que o dirige...

Na minha opinião o factor peso de nº de votos é muito importante. Uma coisa que provavelmente alguns de vocês não sabem, é que o sorteio da Liga é condicionado.
Há 3 clubes que não podem jogar entre ele nas primeiras jornadas e além disso também não podem jogar entre si em jornadas consecutivas como aconteceu connosco. Este regulamento teve que ser aprovado, alguém acredita que apesar das guerras que se lêem nos jornais eles não se uniram para aprovar isto? Assim como alguém duvida que ele se unem para eleger Presidentes da Liga e da Federação? Alguém tem duvidas que eles tudo farão para que não haja venda em bloco dos direitos televisivos?

Eu acredito piamente que em questões de fundo, que influenciam directamente o negocio do futebol, há uma consonância entre  Porto e Benfica. E por isso mesmo o Sporting tem vindo a ser asfixiado...

Enquanto não nos mentalizarmos que o Futebol é um negocio e que sendo tratado de forma corporativa todos beneficiam, ficamos a perder... Vejam como o Governo mexeu sem medo no IVA do futebol, aqui ninguém se entende, não houve, nem há uma resposta a uma só voz....

O Minho é das regiões que mais e melhores talentos produz. Ainda o ano passado a AF Braga ganhou um titulo europeu de futebol amador... Braga, Gil, Vitoria são rivais e sempre serão, mas os nossos adversários não estão no Minho. E a eles não lhes interessa ter um Braga forte ou um Vitoria forte e muito menos que exista cooperação entre os 2...


enormeBRAGA

já venho a dizer isto à anos. Uma "união" estratégica entre clubes minhotos, só nos iria beneficiar. Eu até acho que os poderes instituídos no futebol, nos olhariam com outros olhos e com outro respeito, que por muito que nos custe, nem nós, nem eles têm. Por exemplo, será que com a união dos três principais clubes minhotos, o Gil cairia como caíu, em detrimento do Belenenses? Será que com os três clubes a fazer pressões, todas no mesmo sentido, tamanha injustiça, seria aplicada aos gilistas? Quer queiramos quer não, o Gil serviu de bode expiatório para a fraca prestação dos pastéis na liga. Mas como eles são um clube da capital, a coisa compõe-se de outra forma. Partindo do princípio que os três porquinhos, salvo raras excepções,  não se entendem, pelo menos o trio de uma acentada,a união, faria uma certa diferença, nas decisões finais da liga e da PFF. Meus caros, a união faz a força.... Eu sei que é um cliché, mas aplica-se aqui como uma luva.
#VãoTerDeContarConnosco

jaimec

ric, eu não disse que eles são todos uns "merdas" , nem que por isso nada fazemos, nem para deixamos as coisas correr até uma desgraça !?!?

Estou certo de que há-de haver gente sensata naquele clube (apesar de pessoalmente não conhecer nenhum).
É certo que já fizemos alguma coisa para isso, que eu aplaudo, diplomaticamente demos as felicitações à nova direção . A resposta foi a que foi ...
E essa de deixarmos correr as coisas até uma desgraça, acho que foi um desabafo mal conseguido. Certamente não pensas que eu acredito nisso, mesmo sem me conheceres.

O que eu escrevi são FACTOS ! Não podemos querer trabalhar com quem não quer trabalhar conosco.


Migu3l Cruz

Concordo plenamente com a opinião do RIC, as duas instituições só têm a ganhar com o reatar das relações. E mais, com a união dos clubes  da AF Braga (visto que temos três a actuar na 1ª liga), poderíamos ter um peso significativo nas  decisões  da Liga e tentar mudar para melhor o panorama do futebol nacional.
Agora, para os que dizem que é inexequível  porque há mentalidades muito cerradas (provincianas) e não querem, de modo algum, ter qualquer tipo de convivência com os rivais.... Eh pá!!... não estamos em nenhuma faixa de Gaza no meio dum conflito israelo-árabe, somos um sociedade tolerante e civilizada, existindo tanto cá, como lá pessoas de bem, e se houver no meio delas alguns energúmenos que continuam a envergar o caminho da violência selvática, cabe-nos a nós enquanto sociedade (sim porque não é só as forças de autoridades que têm o dever de actuar em casos destes), condenar e actuar. Acho que em pleno século XXI temos conhecimento suficiente para prevenir e combater este tipo de situações.
Braga Cidade e Clube sempre no coração

Bragamo-te

Com o Cirilo esqueçam é um puto, teve o descaramento de dizer que aquilo que fizeram aos juniores em Guimarães foi bem feito porque aqui também foi igual. Quando temos dirigentes deste calibre não vale a pena.

O Salvador deu o 1º passo ao felicitar a nova direcção dos espanhóis e a desejar-lhes um bom trabalho, em resposta o que o Cirilo disse foi que a melhor coisa que a anterior direcção dos espanhóis fez foi romper relações com o Braga.

A nova direcção dos espanhóis em vez de tentar encontrar soluções para este clima de violência ainda deitam mais lenha para a fogueira e só vão parar para pensar quando morrer alguém, ou de um lado ou do outro, se for o filho do Cirilo talvez ele depois vá pensar no que anda a fazer nesta sociedade.

Ao Cirilo recomendo-lhe ver o filme "O Rapaz do pijama às riscas" quem viu o filme sabe o que estou a dizer.

Kriticus

Sobre esta questão, lembro-me de há uns anos o Salvador e o Vítor Magalhães (na altura presidente dos espanhóis) terem entrado juntos no relvado do D. Afonso Henriques, minutos antes de um derby ibérico, tentando passar a ideia de que as direcções estavam em sintonia, de forma a transmitir, de certa forma, alguma tranquilidade aos adeptos. Qual foi o resultado disso? Uma enorme assobiadela e insultos a ambos os presidentes, um por ser do rival e o outro por na ideia deles, se ter rebaixado a nós...

Na minha opinião, as direcções até podem ter boas relações, aliás acho que deviam, seria óptimo que a relação fosse ao nível da que temos com a direcção do Fiúsa, mas isso nunca iria alterar o comportamento dos adeptos. Veja-se que, por exemplo, este ano o AC Milan até tem um jogador emprestado pelo Inter (o Muntari), o que revela que há entendimento entre as direcções, mas algum dia isso iria mudar a rivalidade que existe entre os adeptos?

Ainda assim, reforço, acho que as direcções deveriam reatar as boas relações que existiam até há pouco tempo, permitindo uma permuta de bilhetes a preços decentes, bem como alianças benéficas para ambos os clubes, contra este sistema tripartido que temos instalado no nosso futebol...

jaimeh

A ideia é boa, mas é um bocado como o comunismo, utópico! Enquanto houverem Cirílos de parte a parte, vai ser difícil!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

SCB Monsul

Acham isto um assunto urgente e essencial ao bom crescimento do nosso clube?

Enfim...
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

unabomber

O Júlio Mendes gosta tanto de Guimarães que é por isso que vive em BRAGA.

Aquiles

Caros,

Já existiu em tempos uma Taça Amizade entre os dois clubes.

Talvez seja por aí que se deve começar, reatando a competição.

Como é obvio existem comportamentos errados de parte a parte, mas se nada fizermos vamos ser como os Israelitas e Palestinianos?

O alcançar de elevados patamares pelo SCBraga, a descida humilhante á segunda, o nosso acesso á liga dos Campeões, são coisas que causam muita perturbação do lado de lá.

Mas podemos e devemos manter uma relação competitiva e saudavel.

Abraço Braguista

rvx

Quote from: jaimeh on 13 de April de 2012, 15:00
A ideia é boa, mas é um bocado como o comunismo, utópico! Enquanto houverem Cirílos de parte a parte, vai ser difícil!

Quando chegar o dia em que pensar que pode haver derbies sem apedrejamentos é, simplesmente, um idealismo, deixa de fazer sentido haver adeptos visitantes nestes jogos. Ou melhor ainda, jogar-se-ia à porta fechada.

M.Araujo_Taipas

Vós não conhecem o Cirilo ele é do piorio intragável e como um penedo.