News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/04

Started by JotaCC, 11 de April de 2012, 07:12

Previous topic - Next topic

JotaCC

Djamal na calha para Mata Real

A pausa no campeonato - devido à final da Taça da Liga - vai permitir curar feridas dos dois desaires consecutivos e recarregar baterias para os quatro últimos jogos do campeonato, mas não deverá ser suficiente para a recuperação de Rúben Amorim. Por isso, na Mata Real, frente ao Paços de Ferreira, no próximo dia 20, Leonardo Jardim terá de fazer alterações no onze, para colmatar a ausência de Hugo Viana, castigado depois de ter visto o quinto cartão amarelo da época, no último desafio com o FC Porto.
Sem Hugo Viana, o terceiro mais utilizado do plantel pelo técnico, a solução natural seria Rúben Amorim, no entanto, dificilmente o médio irá recuperar da lesão muscular na coxa direita, sofrida no jogo com a União de Leiria, precisamente há um mês. O médio trabalha condicionado no ginásio e relvado, sendo que tudo indica que não recupere os índices físicos desejados até à próxima semana.
Com Rúben Amorim fora do baralho, a primeira alternativa de Leonardo Jardim será Djamal. O médio líbio ocupará uma posição mais recuada no miolo do terreno, com Custódio e Mossoró mais adiantados, mantendo o tridente Alan, Hélder Barbosa e Lima na frente. Djamal perfila-se para ser o eleito, até porque, foi titular durante a primeira volta, até ter saído para a CAN.
A segunda opção passa por recuar Alan, num 4x3x3 com Custódio, Mossoró e Alan no meio-campo, optando por lançar Paulo César, Hélder Barbosa e Lima no ataque.
A terceira alternativa - e menos viável tendo em conta a importância dos quatro desafios que faltam para o objectivo do segundo lugar de entrada directa na Liga dos Campeões na próxima época - é substituir Hugo Viana por Rivera, sem necessidade de outras mudanças. No entanto, o jovem médio foi apenas titular num jogo esta época, frente ao Beira-Mar, onde jogou 60 minutos, juntando-se mais 12 minutos na Taça da Liga, em casa do Gil Vicente.

Pausa no campeonato abre portas do treino

Há muito que as portas da 'pedreira' não se abriam aos adeptos. Esta tarde, o segundo treino do plantel do Sp. Braga poderá ser seguido de perto pelos sócios e comunicação social, excecionalmente, já que o fim-de-semana é de pausa no campeonato.
Com mais de dez dias para preparar o próximo desafio com o Paços de Ferreira, Jardim decidiu dar um 'mimo' aos adeptos e abriu a sessão de trabalho, forma também de ajudar a 'sarar' as feridas das duas derrotas consecutivas frente ao Benfica e FC Porto com o apoio dos adeptos.
Pela manhã, o grupo treina às 10.30 horas (fechado), num dia com dupla sessão e portões abertos, a partir das 15.30 horas.
Em termos clínicos, Baiano caminha a passos largos para o regresso à competição, o que poderá acontecer na Mata Real. O defesa direito trabalha integrado no grupo, ainda sob vigilância médica. Salino efectua tratamento com a perna imobilizada, já Rúben Amorim e Paulo Vinícius fazem trabalho condicionado de ginásio e relvado.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Ataque aos milhões
DERROTA DAS ÁGUIAS INJETOU ÂNIMO

Leonardo Jardim esteve em Alvalade a assistir ao clássico de anteontem (ao lado de Rui Vitória) e o treinador do Sp. Braga trouxe o tónico que faltava para focar o plantel no grande objetivo que resta: garantir o 2.º lugar na Liga Zon Sagres e o consequente apuramento direto para a fase de grupos da Champions da próxima época.

No regresso ao trabalho após dois dias de folga, Leonardo Jardim não atribuiu grande relevância às duas derrotas consecutivas, ante águias e dragões, que terminaram com a melhor série da história do clube (13 vitórias consecutivas no campeonato) e que deixaram a equipa praticamente arredada da luta pelo título. O treinador reforçou naturalmente o que ainda há a conquistar e o que representa para a equipa e para o clube voltar à prova milionária da UEFA.

RECORD

JotaCC

Ewerton volta ao topo da lista

O planeamento da nova temporada já é uma realidade no FC Porto, que tem Ewerton, defesa-central do SC Braga, como um dos alvos preferenciais para atacar no defeso.

O brasileiro foi apontado aos campeões nacionais ainda em janeiro, durante a reabertura do mercado de transferências, associação reforçada esta terça-feira por alguns blogues na internet, com a garantia de que o jogador vestirá de azul e branco na próxima época.

A verdade é que a informação que atribui aos campeões nacionais direito de opção sobre o defensor nunca foi desmentida. O facto de o passe do futebolista, de 22 anos, pertencer ao Banco BMG - está cedido aos bracarenses até final da campanha 2012/13 - proporciona condições ainda mais favoráveis à sua mudança.


A BOLA

JotaCC

Champions pela via mais curta

Com o título já distante, embora matematicamente ainda possível de alcançar, o Braga passa a olhar para o segundo lugar como a meta final da temporada. E este não é um objetivo qualquer. Caso consiga ultrapassar o Benfica, a equipa arsenalista entrará diretamente na Liga dos Campeões e, além do encaixe financeiro que será imediatamente garantido, o planeamento da nova época também ficará a ganhar.

Portugal voltará a ter três equipas na Champions em 2012/13, fruto da fantástica campanha na Liga Europa na temporada transata. Os dois primeiros classificados no campeonato entram diretamente na fase de grupos da prova milionária, ao passo que o terceiro terá de disputar a terceira pré-eliminatória e o play-off. Uma diferença que terá implicações significativas na agenda das equipas na início da próxima temporada.

A Liga ZON Sagres termina a 13 de maio, com os arsenalistas a jogarem em Alvalade na última jornada. Se ficar em terceiro, o Braga terá de encerrar as oficinas logo a seguir para usufruir do mês habitual de férias e, assim, dar início à pré-época em meados de junho, com vista à preparação da terceira pré-eliminatória, cuja primeira mão realiza-se em julho. Neste cenário, o Braga ficaria sem a possibilidade de realizar jogos particulares ou participar em digressões e torneios de final de época. Além do mais, o departamento de futebol ficaria também com muito menos tempo para contratar jogadores de modo a construir o plantel ideal até ao arranque dos trabalhos. Algo que interferiria também na preparação do técnico bracarense, Leonardo Jardim.

No fundo, esta situação foi vivida pelo Benfica no último verão. Segundos no campeonato anterior mas sem entrada direta na Liga dos Campeões, os benfiquistas iniciaram a pré-época logo a 22 de junho, porque um mês depois tiveram de entrar em campo para disputar a terceira pré-época diante dos turcos do Trabzonspor. Já o FC Porto, campeão e apurado automaticamente para a Champions, começou a trabalhar apenas a 30 de junho e só realizou o primeiro jogo oficial no dia 7 de agosto. E foi para a Supertaça Cândido de Oliveira, com o Vitória de Guimarães, o que não se coloca no caso do Braga, que até poderá começar a treinar mais tarde do que os dragões em 2011, se conseguir, é claro, ficar em primeiro ou segundo lugar na Liga ZON Sagres.

Além da honra, não faltam motivos para o Braga dar tudo pelo segundo posto, na impossibilidade de chegar ao sonho do título.

Cenários


2

Se ficar em terceiro no campeonato, o Braga terá de iniciar a pré-época duas semanas antes do que se ficar em primeiro ou em segundo, posições que darão acesso direto à Liga dos Campeões. No primeiro caso, inicia os trabalhos a meados de junho e, no segundo, arranca no início de julho.

13

A última jornada do campeonato está agendada para o dia 13 de maio - o Braga defrontará o Sporting, em Alvalade - e a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões costuma realizar-se na última semana de julho. O play-off será a meio do mês seguinte, altura em que o campeonato também já começou.

22

O Benfica, na época passada, começou a 22 de junho para disputar a pré-eliminatória. O FC Porto, com entrada direta na Champions, arrancou no dia 30 de junho, uma semana antes do necessário normalmente, mas devido à Supertaça Cândido de Oliveira.

1

Em 2010/11, o Braga disputou a terceira pré-eliminatória (Celtic) e o play-off (Sevilha).

Dérbi de Lisboa atrasou contas históricas

Se por um lado a derrota do Benfica no dérbi de Lisboa permitiu ao Braga continuar a apenas um ponto das águias na luta pelo segundo lugar; por outro, impediu que os arsenalistas pudessem confirmar matematicamente já na próxima jornada um lugar entre os três primeiros, em caso de vitória sobre o Paços de Ferreira. Algo que será apenas uma questão de tempo, dada a vantagem confortável sobre o Sporting (oito pontos), e que significará, no mínimo, a segunda melhor classificação de sempre do clube no campeonato principal. É que o Braga ficou uma vez em segundo (2009/10), mas nunca foi terceiro.


"Começar época mais cedo não é um grande transtorno"

José Soares, professor catedrático de Fisiologia da Universidade do Porto, considera que "começar em meados de junho não é um grande transtorno", atendendo a que "um mês de férias chega para os atletas estarem em plenas condições". É, aliás, segundo este especialista, "um período aceitável e suficiente para a recuperação dos atletas". Por uma razão muito simples: "Um atleta de alto rendimento não pode encarar as férias como um cidadão comum e nesse mês tem que ter, forçosamente, um plano de treino em função das suas características e de forma a não aumentar a massa gorda e diminuir a massa muscular. Um ou dois quilos a mais está dentro dos limites normais".

José Soares sublinhou que, independentemente da data de arranque da pré-época, "os atletas não podem estar um mês sem fazer absolutamente nada". Ou seja, "dez a 12 dias sem fazer nada é aceitável, a partir daí têm de começar atividades que lhes permitam manter a condição física".


Portas do treino voltam a abrir esta tarde

Com a paragem do campeonato, motivada pela realização da final da Taça da Liga, o Braga decidiu mexer ligeiramente nas rotinas. Hoje, treinará duas vezes e, ao contrário do que quase sempre tem acontecido esta época, a sessão da tarde (15h30), nos campos de apoio do Estádio AXA, será aberta aos adeptos e à Comunicação Social. A última vez que tal aconteceu foi a 19 de janeiro, dia em que o clube comemorou o 91º aniversário. Desde então, Leonardo Jardim preparou sempre os jogos à porta fechada, exceção feita aos 15 minutos obrigatórios na véspera da partida da Liga Europa, com o Besiktas.


Ensaio em casa com Aves

Com a intenção de preparar a deslocação a Paços de Ferreira, jogo que abre a 27ª jornada no dia 20, o Braga faz depois de amanhã um jogo-treino em casa com o Aves, da Liga Orangina. Apesar do compromisso do campeonato estar à distância precisamente de uma semana, o objetivo é ensaiar a estratégia e, claro, procurar não perder muito ritmo motivado pela paragem na Liga ZON Sagres. Ainda não está definido se o jogo-treino será aberto aos sócios.


Salvador felicitou Júlio Mendes

Há pouco mais de uma semana, quando Júlio Mendes foi eleito presidente do Vitória de Guimarães, António Salvador, líder do Braga, enviou um fax a felicitá-lo pela vitória no ato eleitoral e a desejar boa sorte para o mandato de três anos. Apesar desta atitude, o Braga não recebeu qualquer convite da parte dos novos responsáveis vitorianos para estar presente ontem à noite na tomada de posse da nova Direção que sucede à de Emílio Macedo da Silva.


O JOGO

JotaCC

FC Porto quer roubar Ewerton ao SC Braga

O defesa Ewerton, que milita no SC Braga, está na lista de interesses do FC Porto para reforçar o plantel para a próxima época.

O jogador foi notícia ao longo do último defeso, em janeiro, sendo já nessa altura apontado aos dragões.

A transferência acabou por não se concretizar mas ganha agora contornos mais reais. Alguns blogues na internet garantem que o jogador vai mesmo ingressar no FC Porto no verão.

As notícias dão conta de que os azuis e brancos possuem um direito de opção de compra sobre o central, cujo passe pertence ao Banco BMG, estando emprestado aos arsenalistas pelo Corinthians Alagoano até ao final da próxima época.

ZEROZERO

Bruno3429

Jardim abre o treino e adeptos dizem presente
Por Paulo Pinto

Três meses depois, o plantel do SC Braga voltou a treinar-se à porta aberta. Derrotas com Benfica e FC Porto parecem não beliscar a confiança dos adeptos na equipa.

Com efeito, cerca de uma centena de bracarenses fez questão de presenciar os trabalhos orientados por Leonardo Jardim, indiferentes ao frio e à chuva que se faziam sentir durante a sessão.

No relvado, o lateral direito Baiano voltou a dar sinais de estar perto do regresso à competição. Ausentes continuam Paulo Vinicius, Salino e Rúben Amorim, todos em tratamento.

O treino de quinta-feira, agendado para as 10.30 horas, voltará a ser aberto aos adeptos e à Comunicação Social. Durante a tarde, dois jogadores a designar visitam a Escola EB 2/3 de Palmeira.


PSP agride adeptos do SC Braga no jogo com o FC Porto (com vídeo)
Por Redação

O jogo entre SC Braga e FC Porto, disputado no passado sábado no Estádio Axa, ainda dá que falar e pelos piores motivos. Em causa, a agressão de que foram vítimas dois adeptos da equipa minhota, por parte de um agente da PSP.

As imagens que circulam na Internet mostram o agente da autoridade a atingir dois adeptos bracarenses com o bastão, desconhecendo-se as razões que motivaram a intervenção.

De acordo com a TVI, um dos adeptos foi transportado para o hospital.

Contactada pela estação de Queluz de Baixo, a PSP de Braga informou que «no próprio dia foi registada a ocorrência e que corre a nível interno um processo disciplinar para averiguar o ocorrido».

A Bola

Bruno3429

IGAI investiga incidentes entre polícia e adeptos
Por Redação

Depois da divulgação do vídeo com incidentes entre um polícia e adeptos do SC Braga no jogo frente ao FC Porto, a Inspeção-Geral da Administração Interna decidiu abrir um inquérito para apurar o que se terá passado.

«A Inspeção-Geral da Administração Interna instaurou processo de inquérito aos incidentes ocorridos durante o jogo Sporting de Braga-FC Porto, que se realizou no passado dia 07 de abril no Estádio AXA-Municipal de Braga», pode ler-se numa nota de imprensa divulgada esta quarta-feira pelo próprio IGAI.

No vídeo em questão pode ver-se um agente da PSP carregar à bastonada sobre adeptos do SC Braga, seguido de uma reação de revolta dos adeptos presentes nessa zona do estádio.


PSP suspende elemento envolvido em incidentes com adeptos
Por Redação

O agente da PSP que carregou à bastonada sobre adeptos do SC Braga foi suspenso preventivamente das funções de «spotter».

Segundo um comunicado do Comando Distrital de Braga da PSP, o polícia foi alvo de um «procedimento disciplinar» e de uma «suspensão cautelar do exercício das funções de 'spotter' enquanto decorrer o processo disciplinar».

Recorde-se que já esta quarta-feira, a Inspeção-Geral da Administração Interna tinha anunciado a abertura de um inquérito para apurar o que se passou entre o polícia em causa e os adeptos do SC Braga, no jogo do clube bracarense frente ao FC Porto.

A Bola