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Os novos paradigmas para encher o estádio!

Started by ric, 10 de April de 2012, 16:58

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ric

POST 1/2

Caros amigos:

Aviso desde já que irei escrever bastante neste tópico pois é uma área pela qual venho lutando: espectadores/ adeptos para o nosso Enorme.
SÃO 2 POSTS pois excedi o tamanho de um único.

O Fidelis dizia num outro tópico excelente que jesualdo ferreira falava num estádio com 30 mil para sermos campeões. Eu ouvi e presenciei. Tive algumas dúvidas na altura mas confesso que interiorizei bem o que o prof queria dizer. E este foi um aviso sábio, não tenho qualquer dúvida ... Até o vizinho Pimenta já disse, no alto da sua "sabedoria" que precisavam de 100 mil adeptos para algum clube fora dos 3 grandes fosse campeão...
Dei por mim a pensar noutros momentos em que esta situação foi abordada:
António Salvador falou que a cidade não correspondia ao esforço do clube, lançou o "espicaçar " de gostar mais da massa adepta do "lado de lá do picoto" (para mim uma mancha na carreira presidencial de salvador...). Mais tarde lançou a "isca" do Braga apostar em ter mais adeptos/sócios do que o Sporting.
Todos a envolverem a questão dos adeptos (leia-se força de espectadores no estádio Axa onde verdadeiramente se criam "infernos" e as equipas "têm um baque" quando lá jogam.). Um estádio cheio é hoje em dia , prova de força. E força é aquilo que os clubes têm de mostrar (ou convencer) para que possam ser olhados com "medo" e os jogadores contrários se sentirem intimidados (no sentido positivo da palavra , claro).
Hoje, falamos que no AXA e fora de Braga, o SCBraga não tem ainda uma massa adepta forte. Não tem aquele potencial humano que faz parar corações e impõem respeito, voltando a atenção de todos ( e até da CS) em torno de si. Mais do que a qualidade dos actores falta-nos o reconhecimento do "público" para termos um grande espectáculo.
Portanto, penso que estaremos de acordo que sem esta "entourage" o "arrojo" de nos intrometermos entre a luta de galifões é menos capaz e exige o triplo do esforço. È não poder falhar NUNCA onde alguns podem falhar. É ser 10 vezes mais capaz e forte. È aguentar sem vacilar todos os socos no estômago de um percurso desportivo bem difícil.

O SCBraga cresceu na última década a olhos vistos. Desportivamente atingiu patamares nunca vistos durante a orientação de salvador. O seu crescimento foi tão grande que chegou a uma taça Europeia (quando será que nos veremos nesta situação novamente???), calcorreou alguns dos melhores palcos europeus, jogou de igual para igual com colossos como Milão, Liverpool ou Sevilha, mordeu os calcanhares ao campeão nacional e intrometeu-se definitivamente entre os pódio. No primeiro ano de Jesualdo lutamos para não descer....
Talvez por isto, sejamos apontados um "CASO"  raro mesmo a nível europeu e não foi por acaso que vencemos um troféu que premiava o melhor índice desportivo.

Acreditei, piamente,  que Braga ( a cidade e a região) precisavam de um "clique" para se voltar para o seu clube mais representativo. Não era preciso troféus (se bem que ajudavam...). Acreditei que estes feitos que atrás relembrei pudessem ser suficientes para termos assistências record , não daquelas que hoje temos comparadas com a década de 90 onde uma boa casa no 1º de Maio seriam 7500 almas... Não, acreditei que com performances elevadas, com adversários de primeira água conseguíssemos passar a todos a excelência de um trabalho colectivo e de uma equipa ganhadora .Achei que devíamos , que era a nossa altura de agradecer, retribuindo em número ao esforço de todos, a começar pelo presidente Salvador.

Mas raras vezes subimos a fasquia dos 20 mil espectadores. Mesmo em jogos com adversários de valor mundial e a lutar por objectivos  nunca por nós pensados. Subimos, é certo que subimos na média de espectadores. Mas nunca num nível correspondente ao que recebemos desportivamente.

Nos últimos 3 anos vivemos os melhores momentos de uma longa história. Nunca conseguimos ter médias superiores a 13/14 mil espectadores^:
2011/12 ( ainda faltam mais dois jogos em casa): 192.745 (14.827)

2010/11: 217.630 (14.509)
2009/10: 214.112 (14.274)
2008/09: 158.278 (10.551)
2007/08: 234.211 (15.638)
2006/07: 183.838 (12.255)
2005/06: 196.356 (11.550)


Com a excepção de 2008/2009 onde caímos bastante em termos de espectadores, apenas aumentamos em cerca de 3 mil o número de espectadores. Ou seja, subimos cerca de 25% o número de espectadores.E nos últimos anos mantemos o índice precisamente nos anos de ouro desta nova era do SCB.
Podem pensar que é muito! E 25% é bastante, diga-se em abono da verdade.
Mas já pensaram um bocado o que a equipa conquistou desportivamente? Não cresceu 5 ou 6 vezes mais em termos de conquistas? Não jogamos "noutros campeonatos"? Não se lembram que nunca mais jogamos para o pontito? Reparem no número de vitórias fora de portas agora e há 7/8 anos atrás...

25% não é nem será um número que nos faça sentir satisfeitos. Mas são 25% que representam mais 3 mil espectadores em média, não são termos mais 20 ou 25 mil nas bancadas...

Podemos então agora parar para reflectir.
O que se passa então , na nossa cidade e região, para que este grande salto desportivo não fosse acompanhado devidamente ?
Que mais teremos de fazer para reconhecer que falhamos ao nível de envolvimento clube/cidade?
Curiosamente dei por mim a visitar Villareal, clube e cidade espanhola. Tem percursos semelhantes ao Braga embora a estória arsenalista seja muito mais gloriosa. O Villlareal andou no sobe e desce e em divisões terciárias desde a sua fundação em 1923 Em 1997/98, o clube, depois de 65 anos nas divisões inferiores, estreava na elite do futebol espanhol.
Não foi, no entanto, um começo positivo. De cara, o Villarreal ficou na 18ª posição do certame e desceu. Voltaria, porém, em 2000/01, e começaria uma história surpreendente no torneio nacional.
Conseguiu um sétimo lugar logo no primeiro ano depois do retorno, e, dois anos depois, garantiu vaga na  UEFA ao vencer a Taça Intertoto Na temporada 2004/05, o Villarreal terminou o Campeonato Espanhol em 3º e conseguiu vaga na Liga dos Campeões , onde chegaria até as semifinais na temporada 2005/06. Hoje , o seu estádio para 25 mil pessoas está sempre cheio, isto numa cidade com 45 mil almas! Um presidente endinheirado, vários mecenas, jogadores de topo e muito trabalho em conseguir reunir o apoio da região ditaram esta história de sucesso. Nada que não seja possível "copiar" para o nosso Enorme.
Mas voltemos atrás....ás duas questões centrais...
O que se passa então , na nossa cidade e região, para que este grande salto desportivo não fosse acompanhado devidamente ?
Que mais teremos de fazer para reconhecer que falhamos ao nível de envolvimento clube/cidade?
Comecemos pelas razões "exteriores", aquelas em que não é possível controlar directamente:
1-   QUEBRA DE CREDIBILIDADE DO FUTEBOL – quer queiramos quer não, existem muitos potenciais adeptos que não se reveêm neste nosso futebol de engano e de mentira. Se os organismos oficiais são os primeiros a prevaricarem não defendendo com isenção a "sua indústria", que dizer do espectador que se sente enganado e injustiçado? Não estamos a trazer "gente nova " ao futebol!
2-   QUEBRA DE PODER DE COMPRA E DIFICULDADES ECONÓMICAS – este é um aspecto fundamental e que não tem sido focalizado como deve merecer. O futebol é um espectáculo e "espectáculos" são os primeiros a serem colocados para  trás quando a carestia de vida aperta. Com raríssimas excepções – e sempre daqueles que estão perdidos de amores pelo clube – ninguém "tira á boca para dar à vista". Ninguém tem circo se não há dinheiro para pagar o palhaço. Numa modalidade cada vez mais familiar (veja-se o interesse crescente das meninas e senhoras) ter de pagar a dobrar ou triplicar para toda a família é...obra. Não olhar a isto é descurar a realidade!
3-   LÓGICA DA TELEVISÃO  E DOS HORÁRIOS– o futebol está a morrer salvo raríssimas excepções como espectáculo de bancada. O servilismo das SAD´s á concessionária dos direitos televisivos é um colete de forças ao expansionismo do futebol, focalizado para ser um espectáculo de realizações televisivas. Uma grande parte das receitas de um ano é devido a este serviço e tudo o resto é passado para segundo plano. A questão dos horários (quantas vezes á semana e a horas bem tardias), o largo espalhamento dos jogos por quase 4 dias de competição semanal retira sal ao desporto-rei e espectadores. Não ver isto é tapar a cabeça com as palas da Correaria...
4-   CUSTO DOS BILHETES – muitas vezes falamos e comparamos preços de bilhetes de um concerto dos U2 ou Madonna com um Braga- Liverpool. Não podemos fazer este tipo de comparações. Os públicos alvo são diferentes e, sobretudo, a procura é incomparavelmente diferente. Hoje um Barcelona ou real pode fazer a sua politica de preços pois tem casa cheia e filas para comprar ingressos num estádio sempre cheio. O Nosso Braga nem de perto nem de longe pode ambicionar a tal. Nas condições actuais da carestia de vida, alguns preços são ... pornográficos. Não reconhecer isto é andar longe da realidade!
5-   CONDIÇÕES DO ESTÁDIO – sei que o que vou dizer não será compreendido mas o nosso estádio não é o melhor para trazer "povo". Os acessos são medíocres, os estacionamentos inexistentes, a ordenação do transito enervante, os apoios dentro e fora do estádio ridiculos. Lembrem-se que falamos de uma estádio novo, de raiz e de milhões. Não de uma renovação qualquer de um campozito metido no meio da cidade... Hoje, também o público do futebol quer conforto, facilidades, acessos rápidos, qualidade! Só os "de sempre" toleram passar horas em filas,  e a programar quase de véspera onde vão estacionar, que autocarro tomar,etc, etc. È próprio da nossa condição que aspiremos a comodidade e fluidez. Não a confusões e empecilhos. Não ver isto é estar por fora de tudo!
6-   SEGURANÇA – o fenómeno hooligan foi por todos acompanhado. Viu-se o que a Inglaterra e outros países fizeram para estancar a violência. Hoje temos estádio novos, novas mentalidades na maioria dos adeptos mas muita burrice e atitudes insensatas seja da polícia ou de espectadores. Também em braga temos sentido isto criando uma sensação de insegurança em torno de um jogo que deveria ser uma festa. Hoje, muitas pessoas pensam se vale a pena o risco. Não admitir esta realidade é fazer como a avestruz!

Deixei ficar aqui algumas razões para identificar causas para enquadrar este problema. Temos um Bom Produto (equipa), uma boa marca (clube) mas uma má embalagem. E apesar da oferta ser interessante a imagem não se apresenta forte e a embalagem não vende.

Temos então que nos voltar para dentro e alterar as nossas variáveis, aquelas que podem ser invertidas a nosso favor para "embrulhar" a embalagem num papel mais "chamativo".
Fui um acérrimo defensor da ida dos futebolistas ás escolas.
Numa primeira fase em moldes diferentes, visitas mais "low-profile" e sem "marcar pontos concretos". Pouco depois, o clube continuava estas iniciativas e inseria um modelo que me afigurava ser mais eficaz. Os miúdos eram brindados com um rectângulo mágico amarelo, passando a pertencer ao rol da legião de associados. Este papel, por pequenino que seja fazia a diferença. Era a garantia do futuro, uma aposta num "depósito a prazo" com rendimentos evidentes num médio prazo. O público alvo eram as crianças da escolaridade básica, logo com7 a 9/10 anos. Na idade da formação dos gostos e das opções. E como moldava um petiz uma visita de um craque á sua escola!
Mas esta aposta era, como disse a médio prazo. O clube criava raízes para um crescimento a 6/7 anos (altura em que esta tropinha faria – esperava-se – "choradinho" aos pais para ir á bola). Era também a clara constatação que não seria mais possível mudar "burro velho" e que dificilmente adultos seriam puxados para a Legião. Por terem já gostos marcados, pelo tal bi-clubismo, por falta de cultura desportiva, por falta de bairrismo e por comodismo. E por, e por.... N razões.
Por isso a politica do Braga era certa. Por isso se davam passos certos em direcção ao futuro. E por aqui se incutia o braguismo, qual bichinho que ia morder e passar a residir no coração. Para sempre!
Acompanhado de um merchandising mais acutilante ( a colagem aos romanos foi perfeita) estavam criadas as bases de sustentação do futuro do clube.

Mas a equipa crescia mais do que se julgava. De lugar cativo na Europa, chegava a vice-campeão nacional, a vencedor da Intertoto, a finalista da Liga Europa! Tudo muito depressa e sem a tal base de sustentação que falava acima que lhe permitiria ter um "mais conforto e resguardo" nestas guerras de valentes.
Paralelamente, sinto que o clube não ganhou muito no espaço imediato com estas acções. Isto por várias razões: horários dos jogos (quem leva uma criança ao futebol ás 8 e meia de segunda feira?), critérios não uniformes para o acesso aos  jogos (umas vezes gratuitos a menores e outros não), complexidade para  aquisição de bilhetes para os " que estão fora desta área" e que gostariam de levar os filhos,etc. isto para além dos pormenores (pormaiores) dos pontos que referi atrás.

Seria interessante saber o alcance concreto destas acções. Sei que pelo menos mais de 3 mil jovens legionários foram incorporados na legião este ano. Seria fácil por consulta aos seus números de associado saber o número daqueles que foram ao estádio, logo a seguir ás acções ou no seguimento das mesmas. Não andarei longe se disser que menos de 10% acederam ao chamamento e são hoje "habitués" no AXA fruto das acções nas escolas. Mas mesmo assim, acho uma acção correcta e com evidentes resultados a médio prazo.

Abro então nova página neste meu "testamento" para tentar mostrar-vos que seria interessante alterar o paradigma. Porque precisamos de mais resultados imediatos, com espectadores sempre presentes para nos acompanhar nestas novas andanças que surgiram- repito – mais depressa do que todos julgávamos. Mas se os conseguimos alcançar num período de tempo menor, temos que reconfigurar o que estava previamente definido e delineado.
Temos de chamar hoje, sim já hoje, mais adeptos ao estádio.

Continua abaixo...

ric

#1
CONTINUAÇÃO post 2/2
Temos de chamar hoje, sim já hoje, mais adeptos ao estádio.

Para mim, continua a haver uma deficiente interacção  do clube com a cidade. Para o bracarense alheio a estas andanças, ele reconhece que o clube está bem, anda ali prós lados de Dume mas parece que é algo longe, sem presença efectiva nos locais onde passa. A falta de um local de convívio de associados , apesar das lojas que o clube tem, poderia dar um toque mais coloquial e de aproximação á cidade e aos adeptos.
Por outro lado, faltam símbolos do clube espalhados pela cidade num total alheamento ao que é nosso e ao maior símbolo desportivo da cidade. Quantos estabelecimentos ostentam o símbolo do Braga? Mas muitos têm a bandeira galega (numa correcta acção da associação comercial)... Não vejo é esse envolvimento com o nosso clube. Mas devia. Lá isso devia.

E quantas vezes desceu o clube á cidade? Quantas vezes pugnei aqui que se devia fazer uma apresentação simbólica no centro da cidade, com os craques próximos das pessoas e um passeio caloroso na enorme zona pedonal do casco urbano?
Quantas vezes foram anunciadas os jogos devidamente agora que todas as semanas mudam de hora e dia?
Quantas vezes tivemos stands do clube nas principais festas da cidade e exposições tipo Agro?
Quantas vezes foi referido nos hotéis da cidade que a cidade tinha um finalista da Europa e um dos estádios mais emblemáticos do mundo?
Quantas vezes se levou o público anónimo a um evento lúdico ou cultural ao Axa, tentando quebrar o gelo e a barreira daquele enorme espaço granitico?
Quantas vezes se tentou separar algumas águas politicas que podem ser benéficos para o clube mas que distanciam quem não quer futebol e politica misturados?
Quantas vezes o clube trouxe á cidade as suas modalidades, num evento de exibição e show-off mostrando que o clube é muito mais do que uma equipa de futebol?
Quantas vezes o clube se reuniu com núcleos que abriu com pompa e alegria e se divorciou deles num curto espaço de tempo?
Quantas vezes se interessou em conhecer porque um associado não foi ao futebol ou porque não pagou as quotas mas que hoje se mostra mais actuante  e persuasivo quando é para subscrever um pacote de telecomunicações ?
Quantas vezes pensou nos desempregados e em facilitação de meios mais suaves de pagamentos de quotas?

Estas são questões para chamar a cidade a si. Mas quanto a mim, interessa cativar outro público.
O da faixa etária entre os 14 / 16 anos, ou seja, os alunos dos estabelecimentos do 2º e 3º ciclo (estes preferencialmente).

Vou explicar porquê:
Devemos ter entre 6 a 7 mil alunos deste escalão no concelho e talvez uns 2 a 3 na cidade. São alunos e jovens com maior autonomia e facilidade motora.
Facilmente podem sair sozinhos, ir ao estádio a pé e não depender de terceiros (os pais como sucedia nos mais novos das escolas). Por outro lado, facilmente passam palavra e funcionam muito por grupo. Uma experiencia bem sucedida com um é passada a outro e por aí adiante.
Bem trabalhado pode-se facilmente incutir modas e regras de conduta. Uns copiam os outros e generalizam-se hábitos.
Ora este tipo de adeptos estão a começar a vivencia desportiva. Alguns podem estar já arreigados aos tais clubes "fáceis", os que vencem . mas a sua irreverência e gosto pela diferença pode ditar apetências e facilmente podem ser rendidos ás hostes legionárias.

Para tal é preciso que o clube crie dias abertos no estádio, á semana, em sintonia com a escola e até o núcleo de desporto. Não esquecendo as visitas que deveriam ser mais periódicas e não intermitentes.

Um atleta tem que dispor de , pelo menos 2 dias por mês para dar a sua imagem ao clube. E ter , sobretudo a noção que existem atletas que "vendem" muito mais do que outros. O mais "giraço" pode ser um tónico forte para as meninas em idade de  secundário e pode canalizar adorações iguais a muitos ídolos da música. Não podemos levar jogadores a escolas onde a sua prestação tem sido muito baixa e quase ignorada. Quantas vezes Alan, Viana, Lima e Quim foram ás escolas? São eles os rostos do clube!!!!!!!!!!Valem muito mais – com a devida vénia  e sem qq ponta de divisão– que um lesionado Baiano ou um recruta dos novos...

Temos que conjugar apetências para o estádio.
Criar um mais fácil cartão "jovem apoiante" de forma  a que todos possam sentir-se parte da legião sem a logística associada a um típico cartão de associado. Hoje, a informática faz milagres e uma boa relação com as escolas permitiria dsitribuir cartões sem fotografia mas com nome a todos os alunos sem excepção. E este cartão daria mais valias aos seus detentores idênticas ás dos actuais associados mas mais virados para o seu escalão etário: cinemas, Fnacs, etc

Importante seria facilitar os acessos ao estádios, ou melhor, franquear PORTAS aos mais novos. Luto há anos para que todos os miúdos em idade escolar possam ter entrada livre no estádio.

Felizmente temos um estádio ENORME  e infelizmente  VAZIO.

Seria algum problema franquear as portas a todos, abrindo um espaço especial numa das bancadas de forma a que seja a bancada JOVEM?
Alicerçada em bares á maneira, música nas áreas por baixo das bancadas . Não precisamos de fomentar , á custa do Braga mais valias para as sede do Bairro ou para os cafés das redondezas (se bem que tb é importante e faz parte da romaria). A juventude poderia chegar uma hora antes do jogo e sair uma ou duas horas  depois, passando a dispor no estádio de áreas de lazer á sua imagem.
Os bilhetes gratuitos, esses, eram colocados á disposição na hora em bilheteiras próprias ou então com a introdução do cartão "jovem adepto" nos torniquetes. E aqueles que tivessem assistido a mais do que 5 jogos teriam a primazia de serem os escolhidos para assistir aos jogos da "pica maior" , ou seja, com os 3 porquinhos e Bitorinha...

Não podemos é por entraves a isto. A ter uma logística complicada quando as idades são de simplicidade e pouca paciência para com filas e essas "cenas".
Não compreender isto é não entender a juventude.
Quem conhece jovens em idade escolar sabe que ao longo deste ano, foram várias a s vezes que uns adeptos puxaram os colegas para ver o Braga.
Apenas a situação financeira (para quem não é sócio tem que pagar um preço altíssimo e não existem bilhetes para estudantes) e a logística da coisa (a ida a locais de venda e espera em filas) atraiçoam quem vai ver o Braga como acção repentina e fruto do momento.
É o tal arrastamento que outros fazem. E não conseguir dar "vazão" a este impulso é não apostar no futuro.
Parece-me também que em termso de camisolas oficiais o clube não pode insistir nos 30 a 40 euros. Sei bem que as coisas são assim, que é tradição, existem contratos. Etc, etc....  mas até há bem pouco tempo era impossível perdermos o 13º mês e perdemos.

Ter camisolas oficias do clube a 10 euros é mais sensato e universal.

Com algumas destas estratégias orientadas a estas faixas etárias, podemos ter, a curtíssimo prazo, uma segunda bancada poente ou nascente com 5 a 6 mil jovens adeptos, irmanados num ideal que , mesmo que seja algo virtual irá fazer a sua mossa e virará ...paixão.

Aos de locais mais distantes da cidade, quinzenalmente e com combinações prévias poderiam os TUB trazer miúdos de Vila verde ou povoa de LANHOSO. mais granditos já não seria problemático.
Agora colocar a juventude a pagar 2.5 e 5 euros por mês como associado, muitas vezes obrigar a pagamento de bilhete, ter que levar injecções de espectáculos pimba nos intervalos, ter bares que em vez de serem "cool" são "demodés" e SOBRETUDO BANCADAS VAZIAS NA CIDADE DA (europeia) JUVENTUDE NÃO LEVA A LADO NENHUM.

Saibamos cativar a geraçaõ que pode ser braguista.

Saibamos compreender que temos que dar concessões e rebuçados para sabermos colher frutos de uma massa humana e simpatizante mais forte e actuante.

E seguir com a estratégia de consolidação dos mais velhos criando condições melhores, apoios eficientes e simplificação de processos.

São ideias que penso serem passíveis de discussão e que me foram ocorrendo enquanto pensava nesta problemática.

Se quisermos ser grandes, já manha e não daqui a 20 anos.
Eu já não espero.
E quero ver o Braga campeão! Porque , estamos no tempo de deixarmos os "quase" e pensarmos que somos capazes.

BRG_1921

#2
Outro bom exemplo é o Atlético de Bilbau.

Acredito que estamos a caminhar no sentido correcto, mas o processo de interiorizar o Braguismo nos bracarenses e na região minhota é mais demorado que o crescimento desportivo. Se olharmos para à 10 anos atrás a diferença é brutal, acho até que o processo está mais adiantado do que parece uma  vez que muitos dos que vão encher o Axa num futuro próximo permanentemente com os 30 mil são hoje crianças.

Brevemente chegaremos aos 30 000 sócios o que também é de realçar.

Penso que um pormenor importante para o crescimento do clube e dos adeptos no estádio é a comunicação social (quem não aparece, esquece) e que o Braga tem de a saber trabalhar, penso que também aí estamos a evoluir.

A associação aos Gverreiros do Minho foi também um passo importante, veio trazer identidade ao clube e à cidade o que ajuda a nos orgulharmos de ambos e a fomentar o "bairrismo" braguista.

LS

Eu acho que o único problema, é a falta de adeptos das outras equipas sem ser os 3 grandes...

Os pequenos não tem adeptos, ou tem poucos, como Braga, e os Vitorias. Daqui a pouco mais vale fazer-se um campeonato a 3, e acredito que um dia vai acontecer porque os outros não tem adeptos! E esses precisam de nós para sobreviver, se não houver pequenos também não há grandes!

A mentalidade é que esta mal, porque quase todos apoiam um dos 3 estarolas, isso vai demorar a mudar, e ate com tendência para aumentar em todo o pais, fora Braga, devido ao nosso crescimento.

Não venham com desculpas do estádio, quando vem cá os grandes ou quando é de borla, o estádio já é bom... Enfim ainda no jogo com o Porto vi um gajo que está sempre no estádio equipado a rigor a Braga, e nesse jogo foi para o meio dos Super, todo à porto... Isto enerva-me e ultrapassa me completamente, mas é o povo que temos.

Temos que viver com os adeptos que temos, que não são mais que 20mil verdadeiros, é a nossa realidade. Com um crescimento sustentado e uma mudança de mentalidades desta geração, acredito que vamos crescer.


LS

O Futebol em Portugal vai morrer, não tenho duvidas nenhumas, e esses 3 vão jogar para Espanha, la ganham mais em televisão, e os estádios tem adeptos da equipa adversária!

Aqui jogam sempre em casa, porque os clubes não tem adeptos devido a nossa mentalidade, que como tudo nesta país... enfim...

Ou vão jogar um campeonato a 3

LS

Quote from: BRG_1921 on 10 de April de 2012, 17:22
Penso que um pormenor importante para o crescimento do clube e dos adeptos no estádio é a comunicação social (quem não aparece, esquece) e que o Braga tem de a saber trabalhar, penso que também aí estamos a evoluir.
Esta aqui também um pormenor importantíssimo, as crianças só ouvem falar dos 3 grandes nas noticias jornais etc... Como vão ser do clube da terra?? impossível, mal o conhecem! Mesmo que conheçam, depois vão ter sempre uma queda para um dos 3, porque são os únicos que são falados!

ric

amigos:

mas se a mentalidade ainda custa ou demora a mudar, vamos ficar quietos a esperar que ela se enraize cadavez mais? ou vamos assumir que temos trabalho redobrado a fazer para tentar alterar o rumoi das coisas?

temso que inverter o paradigma. Deixar de pensar que o clube deve permanecer tranquilo á espera de adeptos.

temos que eleger politicas de acção e público alvo. Inverter mentalidades e esquecer muitos clichés. Não posso mudar esses tipos de vermelho e branco e azuis por um jogo. Se não os consigo mudar vou preocupar-me com eles? Não. tenho é que pensar emn redefinir estratégias. Com marketing agressivo, com propostas tentadoras, com técnicas de vendas e promoção de marca. estamos a vender um produto essenciLMENTE Com muita concorrência, muitas  vezes desleal e sem qq organismo de supervisão. e se existem empresas com sucesso que sobrevivem em´áreas de concorrencia feroz, temos que saber incutir um novo rumo ao nosso clube.

Que seria da pepsi se assumisse que a Coca-cola era indestrutível?
Que seria da super-bock se pensasse que em portugal só se bebia Sagres?

Deixemos ficar a ideia que estamos em luta, muito desleal e deficitária para termos mais força. E deixemos de pensar que todos são maus da fita e traidores só porque gostam de outros clubes. Eu não entendo mas respeito. Não os quero é converter pois não será possivel e gasto muitas energias.
Mas temos que procurar os nossos nichos de mercado. e eles estão á vista. por mim já os identifiquei.

Agora se querem tudo direitinho, que eles venham a nós como cordeirinhos, que sigam aquilo que fazemos há anos com um sabor de nada irritados e felizes, então estamos muito enganados.

E não podemos esquecer que o nosso estádio é bom mas tem coisas erradissimas que não se compadecem com os moldes actuais.

Querem um exemplo? eu gostava imensao d eralis. A sensação da velocidade, das classificativas, do pós, da adrenalina valiam valentes molhas, secas monumentais, cansaço quase ao limite. Quem corre por gosto não cansa. hoje, apesar de manter alguma atracção por este desporto já não aguento toda a logistica necessária e a sensação de desconforto que terei. mesmo que tire muito gozo do espectáculo, já não posso aguentar tudo o resto. Acomodei-me, aburguesei-me...envelheci... Mas sobretudo tenho a consci~encia que hoje, procura-se a facilidae de processos, o pagamento por multibanco e webbank. Quem aguenta 15m na fila de um banco para levantar cheques?

hoje a sociedade evoluíu, tornou-nos mais exigentes no que respeita a conforto e facilidades.
para quem procura as primeiras emoções do futebol não lhes podemos atirar com logisticas complicadas. tem que ser tudo fácil.

ou então ter a sorte de cativar maluquinhos que nada pedem em troca , quais seguidores de uma seita qualquer em que nada lhes fará qualquer problema.
o futebol não é essa seita nem está para aí virada. mas não podemos parar no tempo e esperar que todos sejam maluqinhos da bola...

miguel_afonso

Tudo muito bem, mas o que é que nós devemos fazer ou podemos fazer?
Esta é que é a verdadeira questão?

Concordo que necessitamos de alterar o paradigma, a forma como vivemos o clube. Se virmos o exemplo do forum, a quantidade de adeptos Vs foristas inscritos e postagens por dia dá um rácio irrisório...


Duarte

Um exemplo muito simples:

-Esta semana juntamo-nos para realizar um cordão humano e arruada de apoio ao SCB. Quantas vezes isso foi referido no facebook do Braga ou no próprio site do clube. ZERO! A adesão das pessoas não poderia ter sido muito maior e assim passar ainda melhor imagem caso o Braga nos tivesse ajudado NO MINIMO na divulgação? Bastava uma simples nota no site e no facebook que conta com quase 20 mil fãs! Estas iniciativas também ajudam a fomentar o Braguismo e a despertar a cidade para o Clube, bastava ver a felicidade estampada nos rostos das crianças que participaram.

-Enquanto isso, os dois clubes de lisboa, foram recebidos no aeroporto aquando das chegadas europeias porque logo no fim do jogo foram incentivados nas respectivas páginas oficiais do clube no FB e inclusive fornecida a hora de chegada do avião.

São estas pequenas grandes coisas que ainda faltam no nosso clube, por vezes dá a sensação que quem tem a função de comunicar com os adeptos e cativá-los não sente nem sabe minimamente o que é o Braguismo. Numa empresa, os trabalhadores, mais que profissionais também precisam de ter paixão no seu trabalho para garantir o sucesso da mesma, esta premissa também se devia de aplicar ao clube.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

nuno1986

Belo tópico RIC. Dos fatores expostos considero o 2 e o 5 o mais importantes. Dificuldades economicas e localização do estadio. Neste momento sao sempre os mesmo que estao dispostos a pagar bilhete e para Dume ver um jogo. Agora que se vêm as piscinas ao lado do AXA paradas n se percebe como a falta de visao do que é o crescimento do clube pode ser tão grande. A politica de preços esta a ser bem feita, a catação de adeptos jovens tambem, a ligação de SCBraga ao Minho tambem, só falta a ida ao estadio. O nº de socios uns bons milhares nos ultimos anos e as média de assistencia como expoes nao andam ao mesmo ritmo. Ou seja, pelo que vejo estamos a crescer muito fora do estadio, mais adeptos, mais peso nos media, melhores resultados no campo, e na bancada a melhoria vai devagar.
Tenho esperança que com a construçao da academia, os actuais campos de treino ao lado do AXA passem a ser pa estacionar, seria uma boa ajuda.
Quanto à situaçao economica da regiao, o Braga pouco pode fazer infelizmente.

As apresentaçoes do clube serem feitas no centro da cidade é uma excelente ideia. Ligar o clube à cidade.

ric

Quote from: Duarte on 10 de April de 2012, 20:02
Um exemplo muito simples:

-Esta semana juntamo-nos para realizar um cordão humano e arruada de apoio ao SCB. Quantas vezes isso foi referido no facebook do Braga ou no próprio site do clube. ZERO! A adesão das pessoas não poderia ter sido muito maior e assim passar ainda melhor imagem caso o Braga nos tivesse ajudado NO MINIMO na divulgação? Bastava uma simples nota no site e no facebook que conta com quase 20 mil fãs! Estas iniciativas também ajudam a fomentar o Braguismo e a despertar a cidade para o Clube, bastava ver a felicidade estampada nos rostos das crianças que participaram.

-Enquanto isso, os dois clubes de lisboa, foram recebidos no aeroporto aquando das chegadas europeias porque logo no fim do jogo foram incentivados nas respectivas páginas oficiais do clube no FB e inclusive fornecida a hora de chegada do avião.

São estas pequenas grandes coisas que ainda faltam no nosso clube, por vezes dá a sensação que quem tem a função de comunicar com os adeptos e cativá-los não sente nem sabe minimamente o que é o Braguismo. Numa empresa, os trabalhadores, mais que profissionais também precisam de ter paixão no seu trabalho para garantir o sucesso da mesma, esta premissa também se devia de aplicar ao clube.
Exacto. Belo exemplo. Depois não nos podemos queixar...eu,sinceramente acho que muitas vezes o clube vive numa redoma. Tipo" Ok estou a fazer a minha parte.facam a v/ também...". Nada de mais errado

SCB Monsul

Falar é fácil! Na minha opinião o clube, nos últimos anos, tem começado a fazer algo mais para cativar público. Porém existem factores de bastidores que nós desconhecemos, que só quem está na frente vê e que impedem muitas coisas. Temos de apoiar e acreditar. O clube tem crescido em termos de adeptos a olhos vistos! Não é fácil conseguir adeptos assim tão facilmente! Conseguir adeptos é preciso muito tempo, muita paixão e muito esforço a defender as nossas cores e incutir nos outros o nosso espírito vencedor!! Temos de ser pacientes! Crescer o que crescemos em 5 anos não é mau! Claro que temos de continuar a dar as nossas opiniões e encontrei aqui em cima algumas boas ideias passíveis de serem concretizadas! Mas outras, também acho que são difíceis ou insustentáveis.... O principal de tudo é defendermos o nosso clube e dar o corpo às balas contra tudo e todos! Assim sim, crescemos e somos mais fortes!
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

andre_carneiro

#12
Ric, este é para mim um grande candidato a tópico do ano. Quase que me deixa sem nada a acrescentar...

Acho que um dos maiores impeditivos de um maior grupo de adeptos em cada jogo são precisamente os horários impingidos pela TV. Mas neste campo o Braga só não pode fazer grande coisa... Enquanto não houver consciencia generalizada dos clubes não se poderá fazer frente ao monopólio dos media.
Para mim ir à bola não passa de uma rotina e tenho a certeza que seria muito mais facil engendrar rotinas se os jogos fossem sempre as mm horas e que estas fossem minimamente decentes! Um jogo as 15 ou 16 é perfeito... As 19.30, 20.45, etc... São ridículos!

Quanto ao que eu acrescentaria é que soluções se dar a este estádio disfuncional? Alterações de fundo são necessárias, no entanto não acredito minimamente que as façam... Até podem aumentar o estacionamento à volta do estádio, até podem abrir mais portas nos acessos... Mas ainda assim há a necessidade de alterações mais fundas... E os elevadores, e os torniquetes e a bancada da equipa visitante?

E o marketing do clube onde anda? Como dizes, falta o símbolo no centro da cidade, perto dos bracarenses! Já foi aqui sonhado a megastore do Braga em pleno centro da cidade, com cafe, bar, restaurante e muito muito merchandising... A resposta que nos foi dada pelo clube foi a lojinha (e que maravilha) do Braga Parque. E porque não, sugiro mais uma vez, aproveitar os autocarros da TUB para uma mega campanha? Pintados todos à Braga, não só o vidro de trás mas todo o autocarro, mm para causar choque! E slogans a puxar ao da terra... Este ano até nos podemos chamar o mais português dos candidatos ao titulo!

Foram dadas neste tópico valiosíssimas ideias para o nosso clube, ideias algumas que poucos custos trarão mas que muitos benefícios darão ao Braga... Espero que além da comunicação social, também mto boa gente da nossa SAD aqui venha espiar!

Mais uma vez parabéns pelo tópico!
[url="http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php"]http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php[/url]

PAF

Desde logo louvo a tua paciência para escreveres tamanho texto! Muitas horas certamente... Eu li mais ou menos de relance:)

Sei que muita gente acho que devíamos ter mais adeptos no estádio fruto dos resultados que temos vindo a conseguir, eu penso totalmente o contrário, neste momento a nossa base são 10mil (+1000-1000), embora a média seja mais alta que isso fruto de alguns jogos esporádicos e para mim é impossível conseguir mais, pelo menos do jeito que a maior parte queria ou quer!
O crescimento é feito a longo prazo, o melhor exemplo é o Porto, levou 20 a 30 anos a conseguir o que é hoje, e com muitos e muitos títulos, coisa que nós ainda não temos.
Acho que o nosso crescimento não andará longe do prazo do Porto... daqui por 20 anos (talvez menos um pouco) estaremos a colher frutos de hoje, isto se conseguirmos manter-nos no topo! porque se não conseguirmos, as coisas complicam-se como prova a época de 2009.

Mesmo o Benfica tem dificuldade em encher o seu estádio, a média deve andar nos 40mil, num universo de potenciais expectadores 10 a 20 vezes maior que o nosso!

A história também está presente, nós em 15anos mais que duplicamos os espectadores... muitos esquecem o passado... éramos muito poucos!
Deixo a pergunta: Crescer com que adeptos? Para mim só há um único caminho, apostar nos mais novos, tem sido feito alguma coisa, mas muito mais há a fazer (não esquecer a crise actual, espero que o clube não a esqueça, muita gente sem dinheiro para futebol... nem para comer diga-se!).
As cidades vizinhas maiores têm o seu clube, podemos ir buscar alguns adeptos a Vila verde, a Famalicão, Povoa Lanhoso... é uma hipotesse, mas que ligação tem estas pessoas a Braga? Nenhuma, zero, não se identificam com a cidade e muitos muito menos com o clube, fruto das ligações aos 3grandes, que me leva ao ponto seguinte.
E já agora que ligação têm à cidade muitas das quase 200mil que por cá vivem... pouca ou nenhuma, Braga cresceu mas com pessoal que veio cá parar pelos mais diversos motivos e que durante muitos anos o Braga lhes foi totalmente indiferente, era/é o clube ionde uma vez por ano iam ver o seu clube do coração jogar.

Eu olho à minha volta e não vejo ninguém que podia ir ver o Braga e não vá, ou que podia ser sócio e não é... ou melhor podiam ir ou ser sócios, mas não era o seu clube. Eu tenho tentado levar alguns jovens, e às vezes levo amigos sempre que tenho cartões disponíveis. Mas daí até alguns serem adeptos de estádio ainda vai um longo caminho. achoq ue o meu exemlo não difere muito da maior parte do pessoal que escreve por cá... o que diz bem da limitação que é o nosso crescimento.

Comparar Portugal com qualquer outro país futebolístico na europa é no mínimo anedótico... não existe na Europa futebolística um fenómeno igual ao português, onde durante quase um século foi quase obrigatório ser de um dos 3clubes (durante anos quase só 2 pelo que me apercebo da história, sendo o porto um clube regional).
Falaram de Espanha e do Villareal, é verdade que a cidade é pequena, mas estamos a falar de uma região com mais de 500mil pessoas e onde ser de um clube grande quase não existe, pelo menos da forma que existe cá.
Já disse noutro tópico, o Real vai jogar a Valladolid (que é quase jogar em casa) e leva 200pessoas! Já vi clubes da regional a levar mais pessoas.

Mesmo assim em comparação com clubes de cidades do nosso nível de vários países pelo pouco que conheço não me parece que estejamos mal, nomeadamente cidades/clubes da Holanda Belgica, Grécia.

No que respeita a divulgação, eu sou do tempo em que comprar um cachecol do Braga era quase missão impossível, andava de bandeira... e camisola era mesmo impossível e não foi assim há tanto tempo! Hoje já temos bastante coisas, mas ainda estamos ao nível de um clube do 3ºescalão inglês! Com preços quase ingleses ou alemães!

Aquiles

Parabéns pelo tópico.
No geral concordo com tudo. Há que fazer mais, muito mais se queremos ter o peso necessário para desiquilibrar definitivamente a nosso favor a balança.
Recordo o exemplo do ABC, que começou a ganhar ao conseguir criar um ambiente infernal, em praticamente todos os jogos com um apoio sensacional. Momentos inesqueciveis. Os nosso sentiam-se impelidos a vencer e os adversários tremiam, com toda aquela força.

Todos os pontos são bem vistos, esperemos que quem de direito possa passar por aqui e ler um pouco.

Mas será que nós próprios, foristas que por aqui passamos quase todos os dias, não conseguiremos impulsionar algumas iniciativas?

Tenho para mim que uma das coisas que é mais premente é uma boa divulgação dos jogos em casa. Deveria existir em 5 ou seis pontos da cidade, durante a semana anterior ao jogo, um bom painel a divulgar o mesmo e o respectivo horário.
Por outro lado deveria existir uma rede de contactos, para quem enviar uma mensagem a divulgar os jogos e os horários e outras iniciativas. Será que o Superbraga, não conseguiria criar um serviço destes? Já deve ter  uma consideravel lista de contactos era só aproveitá-los...
Criar o "caminho da paixão..." com o percurso assinalado no chão ou com indicações desde o centro da cidade até ao Estádio, para deslocação a pé, ou mesmo a partir de outros pontos considerados importantes.
Na entrada pelo Bairro da Misericordia, colocar uma bilheteira só para os jogos, para que todos que queiram possam comprar ingresso na hora.
Disponibilizar os parques com acesso pelo Bairro, para os sócios em geral, nos jogos em que já sabemos que há menos assistência e limitar apenas nos jogos grandes.

Certamente que muito há a fazer, há que meter as mãos á obra.

PAF

Quote from: Aquiles on 10 de April de 2012, 22:40
Parabéns pelo tópico.
No geral concordo com tudo. Há que fazer mais, muito mais se queremos ter o peso necessário para desiquilibrar definitivamente a nosso favor a balança.
Recordo o exemplo do ABC, que começou a ganhar ao conseguir criar um ambiente infernal, em praticamente todos os jogos com um apoio sensacional. Momentos inesqueciveis. Os nosso sentiam-se impelidos a vencer e os adversários tremiam, com toda aquela força.

Todos os pontos são bem vistos, esperemos que quem de direito possa passar por aqui e ler um pouco.

Mas será que nós próprios, foristas que por aqui passamos quase todos os dias, não conseguiremos impulsionar algumas iniciativas?

Tenho para mim que uma das coisas que é mais premente é uma boa divulgação dos jogos em casa. Deveria existir em 5 ou seis pontos da cidade, durante a semana anterior ao jogo, um bom painel a divulgar o mesmo e o respectivo horário.
Por outro lado deveria existir uma rede de contactos, para quem enviar uma mensagem a divulgar os jogos e os horários e outras iniciativas. Será que o Superbraga, não conseguiria criar um serviço destes? Já deve ter  uma consideravel lista de contactos era só aproveitá-los...
Criar o "caminho da paixão..." com o percurso assinalado no chão ou com indicações desde o centro da cidade até ao Estádio, para deslocação a pé, ou mesmo a partir de outros pontos considerados importantes.
Na entrada pelo Bairro da Misericordia, colocar uma bilheteira só para os jogos, para que todos que queiram possam comprar ingresso na hora.
Disponibilizar os parques com acesso pelo Bairro, para os sócios em geral, nos jogos em que já sabemos que há menos assistência e limitar apenas nos jogos grandes.

Certamente que muito há a fazer, há que meter as mãos á obra.

Aqui está uma situação quase anedótica do nosso estádio... a bilheteira! Quem não conhecer bem o estádio é bem capaz de perder parte do jogo para conseguir comprar um bilhete e chegar ao seu lugar se for por exemplo na poente superior.

Outra pormenor ou pormaior é merchandising em dia de jogos... estão lá as barracas, mas e o Braga? Sei que o estádio é um desastre para isso, desde logo teria que ter 2bancas uma na nascente e outra na poente, mas algo podia ser feito.

SCB Monsul

Quote from: PAF on 10 de April de 2012, 22:55
Quote from: Aquiles on 10 de April de 2012, 22:40
Parabéns pelo tópico.
No geral concordo com tudo. Há que fazer mais, muito mais se queremos ter o peso necessário para desiquilibrar definitivamente a nosso favor a balança.
Recordo o exemplo do ABC, que começou a ganhar ao conseguir criar um ambiente infernal, em praticamente todos os jogos com um apoio sensacional. Momentos inesqueciveis. Os nosso sentiam-se impelidos a vencer e os adversários tremiam, com toda aquela força.

Todos os pontos são bem vistos, esperemos que quem de direito possa passar por aqui e ler um pouco.

Mas será que nós próprios, foristas que por aqui passamos quase todos os dias, não conseguiremos impulsionar algumas iniciativas?

Tenho para mim que uma das coisas que é mais premente é uma boa divulgação dos jogos em casa. Deveria existir em 5 ou seis pontos da cidade, durante a semana anterior ao jogo, um bom painel a divulgar o mesmo e o respectivo horário.
Por outro lado deveria existir uma rede de contactos, para quem enviar uma mensagem a divulgar os jogos e os horários e outras iniciativas. Será que o Superbraga, não conseguiria criar um serviço destes? Já deve ter  uma consideravel lista de contactos era só aproveitá-los...
Criar o "caminho da paixão..." com o percurso assinalado no chão ou com indicações desde o centro da cidade até ao Estádio, para deslocação a pé, ou mesmo a partir de outros pontos considerados importantes.
Na entrada pelo Bairro da Misericordia, colocar uma bilheteira só para os jogos, para que todos que queiram possam comprar ingresso na hora.
Disponibilizar os parques com acesso pelo Bairro, para os sócios em geral, nos jogos em que já sabemos que há menos assistência e limitar apenas nos jogos grandes.

Certamente que muito há a fazer, há que meter as mãos á obra.

Aqui está uma situação quase anedótica do nosso estádio... a bilheteira! Quem não conhecer bem o estádio é bem capaz de perder parte do jogo para conseguir comprar um bilhete e chegar ao seu lugar se for por exemplo na poente superior.

Outra pormenor ou pormaior é merchandising em dia de jogos... estão lá as barracas, mas e o Braga? Sei que o estádio é um desastre para isso, desde logo teria que ter 2bancas uma na nascente e outra na poente, mas algo podia ser feito.

Essa da bilheteria nunca me tinha ocorrido! Mas em termos de merchandising até acho que na poente não está mal....
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

Vasco Soares

O Ric e bem referenciou que o apoio dos adeptos nao cresceu na mesma maneira que o sucesso desportivo, mas tb se dá o inverso, o clube cresceu muito dentro de campo mas na relaçao com os associados ainda está muito aquém do minimamente exigivel.
Os sócios do scb sao algo que vem um pouco distante na hierarquia de prioridades da nossa direcçao.
Quanto de nós nao fomos apontando falhas gritantes, mas que na maioria delas poderiam ser facilmente resolvidas.
O ditado é facilmente comprovavél e perfeitamente actual : se maomé nao vai á montanha vai a montanha a maomé.
O clube tem que "descer á rua", tem que se mostrar , tem que se propagandear, tem que ser "chato" para acordar de vez a cidade e a regiao que o envolve, nao pode ver os seus apoiantes como um "mal necessario", nao pode dar melhor condicçoes de acesso aos jogos a adeptos contrarios, do que dá aos seus proprios socios.
Nao pode ter funcionarios nas suas lojas que nao teem um sorriso para oferecer aos seus socios, sempre ou se nao sempre, na sua esmagadora maioria quando entro numa loja do scb a sensaçao que o funcionario me dá  é que pensa " cá vem mais outro chatear".
Na minha maneira de ver acho que o clube tem algumas  prioriades trocadas, pensa-se numa academia, mas nao se pensa numa sede, tudo para a formaçao mas depois nao se dá sequencia a essa mesma formaçao, basta ver o exemplo do porto e benfica, fantasticos complexos do olival e do seixal e depois nem um jogador da formaçao está presente sequer no banco dos suplentes, entao para quê gastar milhoes?
Em resumo, o braga neste momento está em cima de uma ponte que tem que forçosamente perceber o que quer para o seu futuro, está com estrutura , está com algum desafogo financeiro, e com algum estatuto nacional, mas agora é que a porca torce o rabo, ou dá o tal passo em frente ou entao nao vai sair disto e quando digo sair disto refeiro-me a todos os niveis, nao me estou a referir a prestaçoes desportivas só.

SCB Monsul

Eu acho que sobretudo temos de fazer do nosso amor pelo clube a nossa imagem de marca! Por exemplo porque não passar mais vídeos como este no nosso estádio? Para  mim, até um jogador que chegasse ao nosso clube, ou até a equipa inteira, deviam ver isto para que começassem logo a sentir amor a camisola!


http://www.youtube.com/watch?v=4keQfdpViX0&feature=relmfu
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

Magicobraga

Eu acho que as coisas tem de acontecer naturalmente, quanto mais resultados a equipa tiver mais adeptos vem assistir ao jogos.

Se forçarmos acontece o que acontece sempre, o ambiente no estadio fica fraquinho e ha muitas conversas paralelas que em nada beneficiam o apoio ao Braga.