News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 03/04

Started by JotaCC, 03 de April de 2012, 07:18

Previous topic - Next topic

JotaCC

Cordão humano para apoiar Sp. Braga

O sonho do título nacional continua vivo, mesmo depois do desaire da Luz. Por isso, os adeptos bracarenses preparam uma iniciativa de apoio à equipa para o jogo de sábado, frente ao FC Porto. A mensagem está a ser transmitida pelo fórum do 'superbraga.com' e pela rede social do 'Facebook': criar um cordão humano de apoio e incentivo ao Sp. Braga, no próximo sábado.

À imagem do que sucedeu há dois anos, com a realização de um cordão quando o clube arsenalista lutou até ao final da época com o Benfica pelo título, esta época a ideia volta ao de cima perante a brilhante caminhada da equipa e a possibilidade de ainda conquistar o inédito primeiro lugar.
"Queremos mostrar o apoio mesmo depois da derrota no estádio da Luz e demonstrar que estamos com a equipa. Nada está perdido, o sonho continua vivo nesta fase decisiva. Ganhar ao FC Porto é determinante, sábado está muita coisa em jogo", revelou João Castro, um dos promotores da iniciativa.

Destacando o "percurso e crescimento" do Sp. Braga nos últimos seis anos, João Castro diz que é também uma forma de homenagear os jogadores: "para além de acreditarmos que podemos ser campeões, queremos prestar homenagem aos jogadores e a esta grande equipa".
Assim, a concentração dos adeptos está agendada para as 18 horas no Bom Jesus, junto ao Hotel do Lago, local de estágio da equipa. A organização apela à participação de todos os bracarenses, num cordão que irá depois acompanhar a equipa até ao Estádio AXA. De carro, moto ou outro veículo, e equipados a rigor, a ideia é mostrar o apoio aos jogadores antes de um duelo encarado como decisivo.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Elite nacional
9 PORTUGUESES DO PLANTEL JÁ PASSARAM PELOS TRÊS GRANDES

Não será por falta de experiência que o Sp. Braga vai deixar fugir esta grande oportunidade de chegar a um título inédito no clube. A equipa tem demonstrado que há, de facto, estofo para aguentar esta pressão de jogos sucessivos e decisivos, nomeadamente o que passou na Luz e o que aí vem, com a receção de sábado à noite ao FC Porto.

A construção do atual plantel teve até uma visível preocupação em juntar um núcleo duro de jogadores com conhecimento de causa no futebol português, sendo que a curiosidade entretanto atingida não terá sido propositada, mas é bem real. Todos os portugueses que fazem parte do grupo de Leonardo Jardim têm algo em comum que acaba por ser paradigmático: os nove passaram pelos denominados e históricos grandes do futebol português.

RECORD

JotaCC

Com ADN do FC Porto para chegar ao título

Os anos passam e a "tradição" mantém-se: o Braga idealizado por António Salvador, poupado nas despesas e apaixonado por genéricos a custo zero para depois realizar vendas-recorde, abastece-se preferencialmente com os chamados excedentários do FC Porto. Os azuis e brancos visitam a Pedreira no sábado, numa partida importantíssima na luta pelo título de campeão nacional, e os adeptos arsenalistas torcem, naturalmente, para que o feitiço desses jogadores se vire contra o feiticeiro ou criador, ao ponto de aniquilá-lo. Nem é preciso vasculhar muito no plantel às ordens de Leonardo Jardim para descobrir jogadores com semelhante "pedigree"; basta olhar para o onze que alinhou de início frente ao Benfica, na última jornada: estavam lá Miguel Lopes, Nuno André Coelho, Alan e Hélder Barbosa. Enquadrado numa convocatória alargada, com 20 unidades, Ukra (outro com passado portista) assistiu à partida na bancada do Estádio da Luz, mas o grupo que entrou em ação chegou a sobrou para "esmagar" as representações do Benfica (Quim e Benfica) e Sporting (Custódio e Hugo Viana).

O princípio deste curioso novelo de ex-portistas habituados a ganhar (títulos) remonta à temporada de 2008/09, marcada pela passagem de Jorge Jesus pela Pedreira. De costas voltadas para o Vitória de Guimarães, aliado do Benfica na tentativa de afastar o FC Porto da Liga dos Campeões no seguimento do processo Apito Final, abortada pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), os portistas negaram uma segunda cedência de Alan e encaminharam-no a título definitivo, precisamente, para o rival minhoto, juntamente com o médio uruguaio Luis Aguiar e o avançado colombiano Renteria, ambos por empréstimo. Reflexo ou não desta operação, a verdade é que a equipa vitoriana teve uma época desastrada, enquanto se assistia à ascensão fulgurante do Braga tanto no campeonato como na extinta Taça UEFA, para o qual se apurou através de uma participação vitoriosa na última edição da Taça Intertoto.

Já sob o comando de Domingos Paciência, que ficaria associado a um histórico segundo lugar (2009/10) e à participação na final da Liga Europa (2010/11), o contingente portista seria reforçado numa primeira fase com o empréstimo do avançado Adriano, atualmente na Oliveirense, sendo posteriormente renovado com Hélder Barbosa e Ukra. Por essa altura, Alan já era uma das principais vedetas dos Guerreiros do Minho, provando assim que o seu fulgor decrescente ao serviço do FC Porto não terá sido mais do que um equívoco motivado pela falta de oportunidades. Aos 32 anos, o extremo brasileiro continua a ser titular indiscutível no ataque arsenalista e apenas desapareceu durante pouco mais de um mês por causa de uma entorse no joelho esquerdo, de média gravidade.


Barbosa trocado por Kieszek

Mais eficaz esta época do que nunca, com cinco golos no campeonato, um na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e quatro na Liga Europa; Hélder Barbosa promete suceder a Alan na qualidade de ex-dragão de sucesso ao serviço do Braga. Trocado pelo guarda-redes polaco Kieszek em 2010, que rumaria ao FC Porto, o extremo-esquerdo demorou algum tempo a afirmar-se entre os minhotos e, no verão passado, esteve mesmo em risco de ser dispensado, valendo-lhe então a transferência, por empréstimo, de Pizzi ao Atlético de Madrid. Superada essa fase de indefinição, Barbosa continuou a surpreender ao conquistar Leonardo Jardim, beneficiando ao mesmo tempo da paragem forçada de Paulo César, motivada por problemas físicos. Hoje é difícil imaginar o ataque sem ele.

Passagem pelos dragões

Nuno André Coelho
Ajudou a pagar Moutinho


De pouco valeu a Nuno André Coelho ter sido capitão dos sub-21 e sub-23 ou alvo de comparações com Ricardo Carvalho (Real Madrid). Vítima da concorrência no FC Porto, o central aceitou ser cedido ao Sporting envolvido no negócio da transferência de João Moutinho (vendido por 11 milhões de euros), mas deixaria o clube de Alvalade no fim da época passada. Em Braga, aproveitou a lesão de Ewerton para se afirmar como central do lado esquerdo.

Miguel Lopes
O quarto lateral da direita

Oriundo da equipa B do Benfica, subiu a pulso como profissional primeiro ao serviço do Operário e depois do Rio Ave, transferindo-se em 2009 para o FC Porto, onde era pontualmente utilizado, razão pela qual rodou no Bétis. Sem colocação esta época, chegou a Braga em janeiro para concorrer com Salino pela posição de lateral-direito. Para trás, já tinham ficado Rodrigo Galo (dispensado) e Baiano (lesionado). A lesão de Salino abriu-lhe as portas da titularidade.

Ukra
Aproveita bem o tempo


Produto da formação do FC Porto, andou pelo Varzim e pelo Olhanense até regressar à base para ganhar tudo em apenas meia época, com André Villas-Boas: campeonato, Liga Europa e Taça de Portugal. Bastou-lhe participar em oito jogos, somando, por exemplo, apenas 29 minutos na Liga. Cedido ao Braga, por empréstimo, demorou algum tempo a recuperar de uma lesão muscular, mas o clube acionou em janeiro a opção de empréstimo até ao fim da temporada.

Hélder Barbosa
É o Giggs da Pedreira


Alcunhado desde cedo de Giggs do Olival, o extremo do FC Porto somou internacionalizações pelas seleções mais jovens e empréstimos à Académica, Trofense e Vitória de Setúbal. Enquanto ensaiava cruzamentos de trivela, à Ricardo Quaresma, alternava boas exibições com jogos para esquecer, acabando em Braga no âmbito da transferência de Kieszek. Sob o comando de Leonardo Jardim, passou a ser batalhador e a jogar para a equipa, colocando de parte os individualismos.


Adeptos pedem cordão humano

Dada a importância do jogo de sábado diante do FC Porto (20h30) para a corrida pelo título, um grupo de adeptos do Braga está a organizar um cordão humano, cujo objetivo é acompanhar a viagem de autocarro que a equipa vai realizar desde o local de estágio (o Hotel do Lago, no Bom Jesus) até ao Estádio AXA.

A iniciativa está a ser divulgada na internet, tanto nos sítios de adeptos bracarenses como nas redes sociais. No Facebook, por exemplo, foi criada uma página relativa ao evento, com o nome de "Cordão Humano de Apoio ao SC Braga".

O cordão humano tem início marcado para as 18h00 de sábado e o desafio avizinha-se como bastante ambicioso, em função da distância entre o porto de partida e o de chegada: nove quilómetros.

Cajuda
"O mais forte candidato"
[/color]

Manuel Cajuda, que deixou, há pouco tempo, o comando técnico do Leiria e que foi treinador do Braga durante várias épocas, fez ontem uma projeção curiosa da luta pelo título. "O Braga parece-me, com alguma sinceridade e desejo, provavelmente, o mais forte candidato ao título. Conhecendo o crescimento sustentado que o clube tem feito nos últimos anos, não tenho qualquer dúvida de, a cinco jornadas do fim, apontar essa situação", afirmou o treinador durante o fórum de desporto levado a cabo pela RDP Internacional. "Na próxima jornada, o Braga poderá eventualmente ganhar ao FC Porto e o Benfica poderá não ganhar em Alvalade", acrescentou.


Espanhol Pablo Sarabia apontado ao AXA

Pablo Sarabia, médio espanhol, de 19 anos, formado no Real Madrid e que no verão se transferiu para o Getafe, está descontente com a escassa utilização - participou em apenas 16 jogos no campeonato - e quer sair do clube com o qual assinou um contrato de cinco temporadas. O empresário do jogador, Ginés Carvajal, já está a trabalhar no sentido de encontrar uma solução para Sarabia, cujo futuro deverá passar pelo estrangeiro. Há vários clubes interessados e o jornal espanhol "AS" colocou mesmo o Braga nesse lote, tendo escrito que os arsenalistas avançaram com uma proposta de três milhões de euros para a compra do jogador em janeiro de 2011. De acordo com a mesma notícia, o Benfica também já pediu informações sobre Pablo Sarabia, além dos ingleses do Arsenal e dos alemães do Borússia Dortmund.


Mossoró, o melhor do mês

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) elegeu Mossoró como o melhor jogador da Liga ZON Sagres em março. De resto, o pódio foi dominado totalmente pelos arsenalistas, uma vez que Hugo Viana ficou em segundo lugar e Lima em terceiro. Salvador Agra, do Olhanense, foi o quarto e, por isso, foi considerado o melhor jogador jovem do mês passado. Recorde-se que Lima havia sido o melhor de fevereiro para o Sindicato e o melhor de março para a Liga de Clubes.


Braga para animar não ameaça dragão

Quando, no final da semana passada, as 1025 entrevistas telefónicas do Termómetro O JOGO foram feitas, no âmbito de um estudo da Eurosondagens, a jornada 25 ainda não se havia disputado: o Braga era líder, seguido do FC Porto e do Benfica, que viria a destroná-lo, na Luz, permitindo o regresso ao topo da equipa de Vítor Pereira - aquela que, mesmo em segundo lugar, surgia já como mais forte candidata à conquista de um título tão discutido entre os adeptos como no relvado. Tal como nas contas da Liga ZON Sagres, também no que respeita às opiniões há uma curta diferença a separar os três emblemas que animam a discussão do primeiro lugar, sendo que o estatuto de recém-chegado a estas andanças não deixa o Braga de Leonardo Jardim muito distante dos principais colecionadores de títulos nacionais. Entretanto, o FC Porto confirmou a tendência apontada pelos inquiridos e voltou à liderança, que já antes teve e perdeu.

Quem acha que VAI GANHAR O CAMPEONATO DA LIGA na época de 2011/12?

FC PORTO 32,8%

BENFICA 29,6%

BRAGA 27,8%

NÃO SABE/NÃO RESPONDE 9,8%


Jardim proibido a Vítor Pereira

Os adeptos acreditam no FC Porto, muito mais do que em Vítor Pereira, cuja cotação caiu para quase um terço, no intervalo de um mês. Este período serviu para consolidar o estatuto de melhor treinador deste campeonato que já era detido por Leonardo Jardim. O mérito do trabalho desenvolvido pelo madeirense que lidera o Braga está patente na margem sólida que, neste campeonato do banco, lhe atribuiu uma liderança confortável, que nenhum dos ditos grandes ameaça.

Quem tem sido para si O MELHOR TREINADOR da Liga na época de 2011/12?


LEONARDO JARDIM 38,9%

RICARDO SÁ PINTO 21,7%

JORGE JESUS 15,6%

VÍTOR PEREIRA 10,0%

PEDRO MARTINS 1,9%

OUTRO 1,7%

NS/NR 10,2%


O JOGO

JotaCC

Manuel Cajuda

'Braga é o candidato mais forte '

Para o ex-treinador do União de Leiria, os bracarenses estão em melhor posição do que FC Porto e Benfica para conquistar o título, reconhecendo que a próxima jornada pode ser decisiva para as contas finais. 'Na próxima jornada, o Sporting de Braga poderá eventualmente ganhar ao FC Porto, o Benfica poderá não ganhar em Alvalade, e então, a quatro jornadas do fim, o Sporting de Braga apresenta-se, seguramente, como o mais forte candidato ao título. Conhecendo o crescimento sustentado que o clube tem feito, não tenho qualquer dúvida de, a cinco jornadas do fim, apontar essa situação', explicou Cajuda.


Antes do FC Porto


Cordão humano até ao estádio

Um grupo de adeptos está a tentar reunir gente suficiente para a realização de um cordão humano que visa a apoiar a equipa do Sporting de Braga antes do jogo com o FC Porto. O repto foi lançado ontem e está a ser divulgado em fóruns do clube e no Facebook, onde foi aberta uma página alusiva ao evento com o nome «Cordão Humano de Apoio ao SC Braga». O objetivo é ambicioso, já que a meta é reunir adeptos suficientes para o percurso do autocarro desde o Bom Jesus até a Estádio AXA, cuja distância ultrapassa os nove quilómetros. A confirmar-se, o cordão humano será formado a partir das 18 horas.

Jogador do Mês


Mossoró foi o melhor em março

O médio do Sporting de Braga foi considerado pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) o melhor jogador do campeonato no mês passado, tendo superado os companheiros de equipa, Hugo Viana e Lima, segundo e terceiro classificados, respetivamente. Num «top-10» sem jogadores dos três «grandes», destaque para Salvador Agra, que foi eleito o melhor jogador jovem.


PRIMEIRO DE JANEIRO


Bruno3429

Baiano já está integrado
Por António Casanova

O SC Braga continuou esta manhã a preparar o jogo com o FC Porto, no sábado, às 20.30 horas, realizando um treino à porta fechada nos relvados secundários do estádio AXA.

Baiano, operado a uma rotura de ligamentos no joelho direito em novembro, está mais próximo de regressar à competição, devendo voltar aos relvados antes do final da época.

O brasileiro já está a treinar com a equipa, embora sob vigilância médica.

Ausentes para o jogo de sábado estarão também o central Paulo Vinícius e os médios Rúben Amorim e Salino, ao cuidado do departamento médico.

A Bola

Bruno3429

Adeptos do Sp. Braga organizam cordão humano no jogo com o FC Porto
Luís Filipe Silva

Um grupo de adeptos do Sporting de Braga mobilizou-se para organizar um cordão humano de apoio à equipa no próximo sábado, antes do jogo frente ao FC Porto. A ideia é unir os cerca de 9 quilómetros que separam o parque do Bom-Jesus do Monte, onde a equipa se concentra numa unidade hoteleira em estágio antes dos jogos, e o estádio AXA. A iniciativa ganhou força e já chegou aos fóruns do clube e até às redes sociais como o Facebook.

Diario do Minho

Bruno3429

Cajuda considera Braga o mais forte candidato ao título
Técnico desvaloriza dragões: "Não me parece difícil ganhar ao FC Porto"

O treinador Manuel Cajuda considerou hoje que o Sporting de Braga é a equipa com melhores condições para ser campeã nacional de futebol, pela maturidade que ganhou nos últimos anos.

O ex-treinador do União de Leiria, que falava à margem do 1.º encontro sobre futebol, que se realizou em Vila Franca do Rosário, diz ser difícil os "guerreiros do Minho" perderem pontos frente aos actuais campeões nacionais, na próxima jornada, vendo ainda o Sporting com melhores condições para vencer o Benfica.

"Provavelmente o Sporting de Braga é o mais forte candidato ao título nesta altura. Não sabemos o que vai acontecer. Não me parece difícil ganhar ao FC Porto. Pode acontecer o Sporting de Braga ver-se na liderança a quatro jornadas do fim. Para quem tem a maturidade de há dois anos estar a lutar pelo título, não sei se será fácil tirar-lhes pontos nesta altura", disse, regozijando-se pelo facto de a Liga Portuguesa ser "caso único na Europa, onde a cinco jornadas do fim três equipas lutam ainda pelo título nacional".

Para Manuel Cajuda, o Benfica, derrotado em casa pelo Chelsea (1-0) na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, e Sporting, apesar de ter ganho ao Metalist (2-1) na mesma fase na Liga Europa, vão ter enormes dificuldades em seguir em frente.

"Parece-me que os dois estão um pouco atrapalhados. Estava muito feliz quando o Sporting estava a vencer por 2-0, mas aquele golo que sofreu pode ter complicado de forma muito dura a eliminatória. O Benfica, ao perder com o Chelsea em casa, fez um resultado que não era o esperado. Como português ficaria muito feliz se as duas equipas passassem", rematou.

Manuel Cajuda, que afirma poder voltar ao trabalho a curto prazo fora de Portugal, não ficou alheio aos assobios de que Quim foi alvo no Estádio da Luz, aquando do Benfica-Sporting de Braga de sábado, e relembrou que os dois últimos títulos conquistados pelos "encarnados" foram com o agora guarda-redes dos "arsenalistas" na baliza.

"Não me parece que isso seja relevante. É um facto que o Benfica foi campeão duas vezes com o Quim. Ele é um guarda-redes que faz pontos. O Benfica é um grande clube e não foi com animosidade. Seguramente o Quim está orgulhoso por ter jogado no Benfica", concluiu

Diario de Notícias da Madeira

JotaCC

Bira do Minho
   
Autor:  JOAQUIM QUEIRÓS

A próxima jornada pode ser a jornada do título, não só na capital minhota, na luta dos guerreiros contra os dragões, mas também com o embate das águias no covil dos leões.

Na cidade dos Arcebispos teremos um vira à moda do Minho e um bira à moda do Porto, a chamada pronúncia do norte...

Por estas horas já trepam pela escadaria do Bom Jesus e cercanias do Sameiro as preces dos bracarenses afectos ao clube da cidade que reza (alguns, agora, uns tantos, já despiram as escamas do dragão e das águias que tantos anos defenderam...), acendendo a sua velinha pela vitória sobre os assalariados de Pinto da Costa e que os assalariados de Vieira sejam engolidos pelos leões.

Mas Pinto da Costa não se ficará por pedir que Janko seja jogador de futebol e que Hulk se lembre que há mais gente vestida de azul e branco, pois não deixará de ir ou mandar alguém até às cercanias do Gerês, mais propriamente S. Bento da Porta Aberta, para ali soltar a sua crença em todas as ajudas, mesmo no sopro nos ouvidos de Vitor Pereira - o que treina e o que manda apitar.

A sul, ainda sem se saber se as notícias de Londres são encorajadoras, Luis Filipe Vieira nunca acreditará tanto na palavra e nos gestos de Jesus. Nas mãos dele estarão milhões de euros e de ambições. Ou o Céu ou o Inferno, decisão que dependerá muito também dos comandados do homem do fato cinzento, um Sá Pinto que está a ser uma surpresa, parecendo mais um técnico inglês fleumático do que um agitado frequentador do Bairro Alto.

António Salvador, Pinto da Costa, Godinho Lopes e Luís Filipe Vieira preparam-se para rir e chorar. Haverá festa com rojões e papas de sarrabulho ou tripas à moda do Porto? Churrasco regado com champanhe na Luz ou um festim de bom presunto vindo dos diversos "covis" leoninos das Beiras portuguesas.

Resta saber se o presidente da FPF vai a Braga ou a Alvalade, pois duas jornadas seguida a ver azul e branco não será de bom gosto, embora Mário Figueiredo não se deva sentir também muito bem ao lado de quem, possivelmente, lhe terá negado o voto.

Resta saber quem serão os homens do apito. A estas horas a listagem na internet já deve estar cheia de mensagens. E todas simpáticas.

Apenas 90 e poucos minutos tudo poderá ficar alinhavado para a festa final. Só uma certeza: ganhará quem tradicionalmente equipar de azul ou vermelho.

Só se espera que nenhum dos golos sejam marcados pelos árbitros ou pelos presidentes dos clubes. Tristemente, que não seria a primeira vez.

A tempo: sem ter nada com os grandes futebóis, fica aqui o aviso: saíu a lei 8/2012, de 21 de Fevereiro que pode vir a acabar com muitos clubes, sobretudo na formação. Atenção, a quem gosta de futebol. Pode ser grave, muito grave.

RECORD

JotaCC

Depois de fevereiro, março também é o mês de Lima

Se Mossoró foi eleito pelo Sindicato dos Jogadores como o melhor do mês de março, o companheiro de equipa Lima mereceu essa distinção por parte da Liga, com base nos votos dos treinadores das equipas profissionais e dos utilizadores do site da Liga Portuguesa de Futebol.

O avançado brasileiro, que lidera a lista de melhores marcadores com 18 golos, mais um que o benfiquista Cardozo, repete assim a distinção de fevereiro, mês onde já tinha sido eleito o melhor jogador a atuar em Portugal.

Lima vai, por isso, receber o prémio instantes antes da receção ao FC Porto, sábado, na 26ª jornada da Liga portuguesa.

Nota ainda para Hugo Viana, que ficou em 2º lugar, e James Rodríguez, do FC Porto, que fechou o pódio.

ZEROZERO

JotaCC

Lima eleito pela Liga jogador do mês de março

Lima está em alta no Campeonato. Rei dos goleadores na prova maior do futebol português – tem mais um remate certeiro que o benfiquista Cardozo (18 golos) –, os méritos do atacante do SC Braga são também amplamente reconhecidos pelos treinadores de todos os clubes inscritos nas provas profissionais da Liga, bem como pelos utilizadores registados no site deste organismo.

O brasileiro voltou a ser eleito o jogador do mês de março, repetindo a proeza verificada em fevereiro.

A entrega do galardão será promovida antes da receção ao FC Porto.

A BOLA