News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 28/03

Started by JotaCC, 28 de March de 2012, 07:16

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Mesquita Machado acredita na conquista do título

O presidente da Câmara Municipal de Braga partilha do sonho de todos os adeptos do Sp. Braga. Agora que a equipa está na liderança do campeonato - mais um ponto do que FC Porto e mais dois do que Benfica - Mesquita Machado espera que os árbitros continuem sem ceder às pressões dos dois clubes, assumidamente, candidatos ao título.
"Temos árbitros de grande qualidade e espero que eles se mantenham firmes e não se deixem influenciar por esse tipo de pressões", sublinhou o edil, em declarações à rádio Renascença.

Esperando que "as pressões do FC Porto e do Benfica não funcionem", Mesquita Machado é peremptório: "o Sp. Braga tem optado por não fazer esse tipo de pressões, nem críticas às arbitragens. Todos sabemos que os árbitros dão o melhor de si dentro de campo, por vezes cometem um ou outro erro, mas quem é que não os comete?" , questionou, reforçando a ideia de que as arbitragens em Portugal "têm sido de grande qualidade" e "os árbitros têm-se mantido imunes às pressões". "Assim continue a ser", desejou Mesquita Machado.

Destacando a ambição da equipa - que ocupa o topo da tabela da Liga Portuguesa fruto do triunfo frente à Académica e depende apenas de si própria para se sagrar campeã - o presidente da autarquia bracarense partilha a crença dos adeptos e sócios na conquista do título nacional esta época.
"Quem sabe, não será já este ano. Acredito que o Sp. Braga pode fazer a festa na última jornada do campeonato que será em Alvalade. Se vencer o Benfica e o FC Porto, até se calhar não precisa de vencer o Sporting, podendo fazer uma festa antecipada", rematou, entre elogios à brilhante campanha da equipa bracarense durante esta temporada.


Matheus: "Braga tem condições para ser campeão"


A liderança no campeonato faz sonhar alto com o título. E recordar a época 2009/2010, a melhor de sempre do clube, onde o Sp. Braga lutou até ao final pelo título com o Benfica. Os arsenalistas acabaram no inédito segundo lugar, com 71 pontos, a cinco dos encarnados, que se sagraram campeões. Dessa equipa, Matheus era uma das referências do ataque. Agora ao serviço do Dnipro, da Ucrânia, o brasileiro partilha do sonho dos amigos que deixou em Braga e de todos os adeptos bracarenses.

"Tenho visto e acompanhado os jogos do campeonato português e considero que tem demonstrado há bastante tempo que pode ser considerado um grande. Espero que continuem a dar sequência ao bom trabalho. O Sp. Braga tem condições para ser campeão, tal como o FC Porto e Benfica, as três equipas podem sagrar-se campeãs", referiu o ex-avançado arsenalista.
Matheus destaca o "excelente trabalho" desenvolvido nos últimos anos, por isso, "com toda a certeza no futuro podem conquistar o título".

O motivo para o sucesso? "A união. O Sp. Braga tem um trabalho de bastantes anos, de longa duração, numa boa aposta da direcção em jogadores, treinadores e equipas médicas, em vários departamentos. É uma estrutura bem comandada pelo presidente António Salvador e pelo treinador, Jardim, e todos os jogadores que chegam são bem recebidos. É um grande clima de equipa. É esta união, vontade e carácter dos jogadores, juntamente com toda a estrutura e gestão", frisou.

Diariamente actualizado das notícias do Sp. Braga pelos "amigos" bracarenses Paulo César - "que é como se fosse um irmão" - e Lima, Matheus confessa que seria a concretização de um sonho a conquista do título para o Sp. Braga. "Ficava bastante feliz por eles, é um trabalho de muitos anos e têm feito por merecer pela qualidade que demonstram. Não me surpreende em nada a campanha da equipa, nem a mim, nem quem acompanha o futebol", destacou.

À espera também que Lima mantenha a liderança dos melhores marcadores, "porque é um profissional que nunca desiste das coisas", Matheus deixa ainda uma palavra para os adeptos e para a antiga equipa: "continuem a sonhar. Têm de acreditar que é possível".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Registo de Jesualdo para bater já na Luz
a caminho de estabelecer um novo recorde PONTUAL
   
O Sp. Braga soma e segue! As 13 vitórias consecutivas no campeonato atiraram a equipa para a liderança do campeonato e os olhos dos adeptos já estão focados na deslocação de sábado, ao Estádio da Luz. Cavar um fosso ainda maior para os encarnados de Lisboa é o objetivo, não só por praticamente, afastar a equipa orientada por Jorge Jesus do objetivo da temporada, como, também, por deixar os jogadores de Leonardo Jardim em posição favorável para a receção do fim-de-semana seguinte ao FC Porto.

Mas há mais! A 6 jornadas do fim da prova, o treinador madeirense pode, desde já, superar o registo de pontos de Jesualdo Ferreira: 58, em 2004/05 e 2005/06. O que torna este feito mais incrível é que a marca do professor foi conquistada ao cabo de 34 jornadas, enquanto o atual plantel o pode ir mais além em apenas... 25!

RECORD

JotaCC

Líder nesta fase acaba campeão

A vitória frente à Académica pode ter valido ao Braga muito mais do que a quebra de um recorde de José Mourinho (13 triunfos seguidos) ou a ascensão ao primeiro lugar do campeonato; pode ter-lhe valido o título. A conclusão resulta da análise das últimas 50 edições do competição, nas quais o líder a seis jornadas do final acabou, quase sempre, por sagrar-se campeão. Neste período, verificaram-se apenas três exceções. Curiosamente, com cada um dos tradicionais candidatos: Sporting em 1970/71 (foi campeão o Benfica), FC Porto em 1979/80 (vencedor foi o Sporting) e Benfica em 1985/86 (FC Porto foi o campeão).

A tendência do primeiro classificado a seis jornadas do fim acabar com o cetro nas mãos intensificou-se nos últimos 25 anos. Neste período, dominado maioritariamente pelo FC Porto (16 títulos), não se verificaram surpresas. Nem mesmo quando o Boavista, que agora serve de inspiração para o sonho bracarense, foi campeão (2000/01). Os boavisteiros viram uma vantagem de quatro pontos para os vizinhos da Cidade Invicta cair para apenas um, mas foi o suficiente para quebrar novamente a hegemonia dos denominados "três grandes", feito que só o Belenenses, na longínqua época de 1944/45, havia conseguido.

O calendário que se apresenta diante o Braga no imediato é tudo menos simpático, com deslocações à Luz e à Mata Real intervaladas pela receção ao FC Porto, mas a tradição protege o primeiro classificado nesta fase. A tendência na maior parte dos casos foi para a diferença entre o comandante e os perseguidores, que atualmente é de um ponto para os dragões e dois para as águias, aumentar. São disso exemplos as temporadas de 1961/62, 1990/91 e 2001/02. Na primeira, o Sporting tinha um ponto de vantagem sobre os portistas e acabou com dois; na segunda aconteceu o mesmo, mas com o Benfica no papel de líder; na mais recente, os leões até conseguiram alargar para cinco a magra diferença de um ponto que o separava do Boavista a seis jornadas do fim do campeonato.

Consequência ou não do salto para o comando da competição, a verdade é que o Braga acabou por alterar o discurso inicial. Agora, até Leonardo Jardim, que procurou sempre baixar as expectativas criadas pelos adeptos, admite que o clube da Cidade dos Arcebispos "quer o primeiro lugar". Afinal, todos os dados apontam para a conquista de um título inédito mais lá para junho. Quem sabe se um triunfo contra Benfica e FC Porto nas próximas jornadas, que daria aos arsenalistas margem de manobra para disputar as últimas jornadas com maior tranquilidade - e convém não esquecer que na derradeira têm de visitar o Sporting -, não faz alguns foguetes estoirarem mais cedo.


Mesquita Machado
"Que a pressão de FC Porto e Benfica não funcionem"

As constantes críticas do FC Porto e do Benfica, que parecem estar a afetar os árbitros, foram ontem condenadas por Mesquita Machado, para quem a postura mais contida do Braga merece elogios. "Espero que as pressões de FC Porto e Benfica não funcionem. Nós temos árbitros de grande qualidade e espero que eles se mantenham firmes e que não se deixem influenciar por esse tipo de pressões", referiu à Rádio Renascença o presidente da Câmara Municipal bracarense, convencido que este poderá ser o ano em que o clube do coração concretiza um sonho. "Acredito que o Braga pode fazer a festa na última jornada do campeonato, em Alvalade. Se vencer o Benfica e o FC Porto, se calhar nem precisa de vencer o Sporting, podendo fazer uma festa antecipada", observou.


Pedreira é central de reciclagem


O Braga é o melhor exemplo de que no futebol nada ou alguém pode ser dado como perdido. Dez jogadores de Leonardo Jardim não couberam nos três grandes e encontraram no clube arsenalista um lugar ao sol, onde, afinal, também podem ambicionar altas conquistas, superando até aqueles que um dia não os quiseram ou, no mínimo, os desaproveitaram.

O Braga venceu a Académica e dessa forma saltou para a liderança isolada do campeonato, ultrapassando Benfica e FC Porto, e consegui-o com sete jogadores que não tiveram espaço nos três grandes, agora perseguidores dos minhotos. O caso de Quim é o mais flagrante: depois de ter sido campeão pelo Benfica em 2009/10 foi dispensado por Jorge Jesus. Nuno André Coelho também é um bom exemplo, já que primeiro não foi aposta do FC Porto e, depois, também não conseguiu afirmar-se no Sporting. À direita, Miguel Lopes mantém-se ligado contratualmente ao FC Porto, mas pela segunda época seguida está a jogar longe do Dragão em regime de empréstimo.

No meio-campo, surgem Custódio e Hugo Viana, vendidos pelo Sporting a Dínamo de Moscovo e Newcastle, respetivamente. Passariam, mais tarde, épocas apagadas, e estabilizaram no Braga, com o esquerdino a ter a hipótese de voltar a ser campeão, como em 2001/02.

Na frente, Hélder Barbosa está a realizar a melhor época da carreira, depois de nunca se ter imposto no FC Porto, clube onde se formou. Na segunda parte, teve a companhia de Ukra, emprestado pelos dragões pela segunda temporada seguida. De fora, ficaram ainda o suplente utilizado Nuno Gomes, e os lesionados Rúben Amorim e Alan.


Afinal, Jardim gosta e muito de GALO

Descrito como "o prato principal" do seminário intitulado "Da Formação ao Alto Rendimento", organizado ontem pelo Limianos, em Ponte de Lima, Leonardo Jardim acabou por explicar as razões que estão na origem do sucesso pessoal e do Braga. Embora tenha vincado que "não há verdades absolutas", a filosofia que utiliza diariamente passa por andar quase sempre à frente da informação. "Utilizo um conceito que se baseia numa interação total e que dá pelo nome de GALO: Gestão Andando de um Lado para o Outro. Não sou um treinador de gabinete; gosto de andar de um lado para o outro uma hora antes e outra depois do treino, a falar com as pessoas, a perceber o que elas sentem. A ausência é quase sempre pronuncio de desgraça. Se um treinador estiver ausente e estiver dentro do gabinete, acaba despedido antes de a informação lhe chegar", sustentou o madeirense, num dia que classificou de "feliz", enquanto exibia a imagem de duas capas de jornais, entre elas a de O JOGO, que destacavam a subida do clube ao primeiro lugar da Liga.

Como há "problemas e estratégias a traçar todos os dias", Leonardo Jardim frisou que um bom gestor "não é o que só aparece nos momentos dos prémios e que festeja os golos". Também tem de saber lidar com os jogadores, os que jogam e que não jogam, para que nunca percam o ânimo. "A motivação é essencial em todo o processo desportivo", sublinhou o madeirense, que até teve uma tirada curiosa. "O natural é engraxar por cima, mas eu faço-o por baixo, ou seja, chego junto dos roupeiros ou fisioterapeutas e digo-lhes que são os melhores do mundo. Assim estou a motivá-los", referiu.


Imorou desvia atenção para os rivais

Apesar do salto para o primeiro lugar, Imorou continua a lembrar que "o título não é o objetivo" e, por isso, coloca a responsabilidade nos ombros dos rivais. "Estamos com uma dinâmica melhor do que eles. Mas parecemos o grau de areia na engrenagem. A pressão está em cima de Benfica e FC Porto. A liderança é um bónus, porque o nosso objetivo é ficar nos três primeiros lugares. Seria preciso um cataclismo para não concretizarmos essa meta", referiu o franco-beninense à revista francesa "Sharkfoot", à qual considerou também o jogo do Benfica com o Chelsea pode ser uma "vantagem


FC Porto entre 5 e 60 euros

Foram ontem divulgados os preços dos bilhetes para a receção do Braga ao FC Porto, agendado para o dia 7 de Abril, às 20h30. Os sócios arsenalistas com lugar anual pagam cinco euros e podem levar um acompanhante, cujo ingresso custa dez euros. O valor a pagar pelo público em geral varia entre os 35 e os 60 euros, consoante o local do estádio escolhido.

O JOGO

JotaCC

Futebol: Cidade dos arcebispos eufórica com liderança no Campeonato
Braga tem fé em vencer a Liga

O lilás da Paixão de Cristo que pinta a cidade para as solenidades da Semana Santa contrasta com a alegria vermelha e branca dos adeptos do Sporting de Braga, que, em plena Quaresma, alcançou o primeiro lugar na Liga portuguesa de futebol.

Ontem, nas principais ruas e praças, ornamentadas para a celebração da Paixão de Cristo, o clima era de fé, muita fé, na conquista do título.

"Se ganharmos no sábado na Luz, teremos todas as razões para fazer a festa. Não estará o campeonato ganho, mas será meio caminho andado", diz ao CM o comerciante Manuel Guimarães.

Também o antigo avançado do clube Carlos Teixeira considera que uma vitória contra o Benfica será importante, mas alerta: "A pressão pode afectar. Uma coisa é jogar contra um grande sem ter nada a perder, outra bem diferente é ter a obrigação de ganhar."

Os sócios e simpatizantes acreditam que "desta vez é que vai ser". Dizem que paira na cidade a "estrelinha da sorte" e só esperam que as "forças ocultas" não desviem o campeonato para outras bandas. "Já se sabe que a luta é desigual, pois os adversários são os maiores clubes portugueses", afirma João Capela, um daqueles sócios que só por doença faltam a um jogo na 'Pedreira'. Noémia Sotto Mayor, sócia há quase 30 anos, e também ela presença assídua nos jogos, tem medo de não resistir à emoção: "Não queria morrer sem ver o Braga campeão, para dedicar essa conquista ao meu pai."

Quem esfrega mais as mãos com os bons resultados obtidos pela equipa são os comerciantes. São unânimes em considerar que se trata de uma grande campanha de promoção da cidade, que terá o seu retorno.

"O melhor são os jogos internacionais contra equipas nórdicas, em que os adeptos invadem a cidade durante dias e consomem, quer ganhem quer percam. O título traria benefícios a médio prazo, até porque seria a primeira vez que, em Portugal, ganhava uma equipa de fora das cidades de Lisboa e do Porto", frisa Manuel Dias, comerciante.

Na 'Roma Portuguesa', a crença no futebol aumenta, em contraciclo com a religiosa. Todos vão rezar para que o clube vença as águias em Lisboa no próximo sábado.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

1500 bilhetes vendidos para a Luz

O SC Braga pediu ao Benfica nova remessa de bilhetes para o jogo de sábado, no Estádio da Luz, para responder à crescente procura dos adeptos arsenalistas.

Os primeiros 1500 ingressos foram ontem vendidos. As entradas mais baratas, cerca de 1200 a 10 euros, foram as primeiras a esgotar, e as restantes 300, ao preço unitário de 20 euros, registaram igualmente grande recetividade.

A nova remessa não incluiu, no entanto, bilhetes a 10 euros, mas apenas a 20 euros, o que inflaciona automaticamente o pacote viagem promovido pelo clube, que passa dos 25 para os 35 euros, com ingresso incluído.

A BOLA