News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 24/03

Started by JotaCC, 24 de March de 2012, 07:08

Previous topic - Next topic

JotaCC

Esquecer Barcelos a pensar na Académica

O fim de um dos objectivos que o Sp. Braga tinha traçado para esta temporada é para esquecer. A eliminação da Taça da Liga, aos pés do Gil Vicente, já foi atirada para trás das costas e o plantel arsenalista já se encontra a preparar, a todo o vapor, o próximo jogo, a recepção à Académica, partida que se disputa na próxima segunda-feira, a partir das 20.15 horas.
Neste momento a equipa está focada e concentrada noutro objectivo que passa por conquistar, frente aos estudantes, a 13.ª vitória consecutiva no campeonato e continuar a perseguir o escondido e camuflado sonho de lutar pelo título de campeão nacional.
Ontem, no regresso ao trabalho, o mais importante foi recuperar física e psicologicamente os jogadores, para que esqueçam o desaire e a desilusão da Taça da Liga e se concentrem completamente em lutar pela única competição que disputam.
Mantém-se a expectativa quanto a dois possíveis "reforços" para as opções de Leonardo Jardim para o jogo de segunda-feira. Luiz Alberto tem treinado a cem por cento nas últimas semanas e pode voltar aos escolhidos, enquanto o capitão Alan, que treina ainda de forma algo condicionada, pode vir a ser a surpresa nos convocados para a Académica.
Certo é que Ewerton, Baiano, Paulo Vinicius, Ruben Amorim e Salino continuam lesionados.

Bilhetes para a deslocação à Luz hoje à venda

O Sporting Clube de Braga coloca hoje à venda, nos locais habituais, os bilhetes para a deslocação a Lisboa, a casa do Benfica, em jogo da 25.ª jornada da Liga e que se disputa, a partir das 21.15 horas do próximo dia 31 de Março.
Os associados bracarenses podem, portanto, adquirir os ingressos para essa partida pelo preço de dez euros, sendo que, como já é habitual, o Sp. Braga colocou à disposição dos associados o "pack viagem" que engloba viagem e bilhete, por 25 euros.
Os interessados em acompanhar os Guerreiros do Minho a Lisboa podem, por isso, adquirir os bilhetes já a partir de hoje, nos locais de venda habituais, sendo que, aproveitando o jogo da próxima segunda-feira, a recepção à Académica, a direcção bracarense vai também disponibilizar os ingressos as bilheteiras do Estádio AXA.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Levanta a cabeça
QUIM ALVO DE TODAS AS ATENÇÕES APÓS ERRO DE BARCELOS

Quim como alvo de todas as atenções! O guarda-redes ficou marcado pelo erro que ditou o empate do Gil Vicente e a consequente eliminação nas grandes penalidades, mas sentiu ainda em Barcelos o carinho do grupo, começando pelos jogadores em pleno relvado. Seguiram-se as palavras de toda a equipa técnica ainda em pleno balneário no Estádio Cidade de Barcelos, mas as mensagens prolongaram-se um pouco por todo o dia de ontem. O telemóvel do n.º 1 não parou de receber mensagens e a tónica foi sempre a mesma: "Levanta a cabeça que isto acontece!"

Jorge Vital, treinador de guarda-redes que trabalhou com Quim no Sp. Braga em duas ocasiões diferentes (com Jesualdo Ferreira e Domingos Paciência), é um dos que dá garantias de "recuperação imediata".

Diogo Melo: «Sp. Braga é muito forte»
médio destaca hugo viana e lima

   
Diogo Melo não comenta a luta pelo título entre dragões, águias e arsenalistas, porque "para a Académica, isso é indiferente" e o que interessa é "somar os pontos que precisam" até ao final da Liga Zon Sagres, para assegurar o mais cedo possível a permanência. No entanto, o brasileiro, de 27 anos, que deve regressar ao onze na 2.ª feira, deixa elogios ao "grupo muito forte" do Sp. Braga e destaca dois nomes: Hugo Viana e Lima.

"O Hugo Viana tem grande qualidade e o Lima é o artilheiro do campeonato, mas vamos lá para conquistar os 3 pontos", garante o médio. Se o triunfo não for possível, Diogo Melo destaca que importa "somar pontos; se um ou três... depende da forma como o jogo correr".

RECORD

JotaCC

Rede lançada a Vieira

O misto de arte e frieza com que Hugo Vieira assinou o primeiro golo do Gil Vicente na partida de quinta-feira, nas meias-finais da Taça da Liga, suportando de forma notável a pressão dos centrais Douglão e Nuno André Coelho, foi apenas mais um detalhe, para os responsáveis do Braga, quanto às suas qualidades. Estreante na I Liga, o avançado tem sido seguido pelos responsáveis arsenalistas desde a época passada e já foi abordado no sentido de se mudar para a Pedreira no final do campeonato, altura em que expira o contrato com os gilistas, tornando-se num jogador livre. O convite aconteceu em finais de fevereiro, mas o Braga só terá uma resposta quando a equipa de Barcelos assegurar a manutenção no principal campeonato do futebol português, por vontade expressa do atacante, que, por outro lado, já despertou a atenção de clubes de renome em Espanha e Itália, contribuindo para isso a influência do agente FIFA Carlos Gonçalves, gestor da carreira do treinador André Villas-Boas (ex-Chelsea), nesses mercados endinheirados.

Atento à especulação que cresce em torno de Hugo Vieira, que chegou a ser dado como certo no Panathinaikos (Grécia), o Braga não aceitará entrar em qualquer leilão, sob pena de suplantar o teto salarial definido pela SAD presidida por António Salvador, e até pode usar como trunfo extra, para eliminar a concorrência, a possibilidade de oferecer ao jogador português, de apenas 23 anos, uma participação inédita na Liga dos Campeões, o que poderá projetá-lo ainda mais na alta-roda do futebol internacional, rumo ao contrato de uma vida. Esse será, aliás, o principal chamariz do Braga, isto numa altura em que vai ganhando definição a futura venda de Lima, atual melhor marcador da I Liga, com 18 golos, tantos quantos os do benfiquista Cardozo, situando-se Vieira entre os alvos preferenciais para reforçar o ataque.

Para lá da questão financeira, a passagem infeliz do avançado pelo Bordéus (França), então orientado pelo ex-benfiquista Ricardo Gomes, depois de ter deixado os juniores do Santa Maria, também poderá jogar a favor dos minhotos. Inadaptado a uma nova realidade e longe da família, regressou a Portugal aos 19 anos para representar o Estoril e só reconquistou a paz de espírito no ponto de partida, mudando-se em 2009 para o Gil Vicente.


Cajuda e Vital em defesa de Quim

Manuel Cajuda, que recentemente deixou o comando técnico do Leiria e que orientou Quim durante várias épocas no Braga, reconhece que o seu antigo guarda-redes não fez tudo o que estava ao seu alcance para evitar o segundo golo do Gil Vicente na meia-final da Taça da Liga. Contudo, o treinador não admite que a imagem de Quim possa sair afetada por causa deste momento infeliz.

"Como todos os lances no futebol, uns são muito bons e outros menos bons. Há poucos dias, vi Quim a salvar o Braga de uma derrota com uma defesa extraordinária. E agora fez um franguito. Ninguém esperava, mas faz parte da vida", comentou, a O JOGO, Manuel Cajuda, enumerando alguns dos feitos do experiente guarda-redes ao longo do seu percurso. "Se alguém quiser beliscar Quim, só digo isto: nas últimas duas vezes que o Benfica foi campeão, era Quim que estava na baliza. Antes de Quim partir para o Benfica, os grandes momentos do Braga também foram com ele na baliza", frisou.

Por sua vez, Jorge Vital, antigo treinador de guarda-redes do Braga e, mais recentemente, do Sporting, tem uma visão ligeiramente diferente do lance que determinou o empate em Barcelos, na quinta-feira. "Acontece em futebol. A bola bateu na pequena área, sofrendo um ressalto esquisito. Falar-se, como se tem dito, que é apenas uma falha de Quim não me parece justo", analisou o especialista, muito elogioso para com o guardião arsenalista, com o qual trabalhou no Braga. "Quim é um guarda-redes de 'top' internacional. Não vai ficar afetado com isto, porque tem uma personalidade forte e é muito exigente consigo próprio", disse.

Num aspeto, entre outros, Manuel Cajuda e Jorge Vital estão de acordo: em Portugal, o negativo é sempre empolado, em detrimento do positivo. "Quando se comete uma falha, esquecem-se das coisas boas. É um país medíocre", afirma o treinador. "Em Portugal, anda-se sempre à procura do erro. Por essa Europa fora, os guarda-redes também falham e não se valoriza tanto isso", refere Vital.

Desta forma, não possa pela cabeça de Cajuda que Quim possa perder a titularidade: "Se mudasse agora, Leonardo Jardim mostrava que andava enganado estas semanas todas. Ele sabe bem o guarda-redes que tem."


Grandes penalidades já são uma maldição

Não é só a Inglaterra - eliminada cinco vezes de Campeonatos da Europa e do Mundo no desempate por penáltis - a poder queixar-se da maldição das grandes penalidades. O Braga também. O jogo de Barcelos, na quinta-feira, das meias-finais da Taça da Liga, elevou para um patamar já significativo a lista de insucessos dos arsenalistas neste tipo de decisões: cinco em seis casos.

O Braga só uma vez venceu uma eliminatória no desempate por penáltis. A exceção aconteceu em 2002/03, quando na IV Eliminatória da Taça de Portugal, afastou o Maia (3-4) depois de um empate (1-1) no final dos 120 minutos. Na ronda seguinte, porém, o Braga foi eliminado pela Naval, na Figueira da Foz, ao perder (8-7) nos penáltis após o nulo que se manteve até ao fim do prolongamento. Desde então, viu-se nesta situação mais três vezes e perdeu sempre: Aves (2005/06), Rio Ave (2009/10), ambos na Taça de Portugal, e agora Gil Vicente. Uma tendência que a primeira experiência do Braga em penáltis parecia querer vaticinar: derrota com o Estrela da Amadora (8-9) já no segundo jogo dos 16 avos de final da Taça de Portugal, após 0-0 na Reboleira e 1-1 em Braga.


Mossoró regressou intacto aos treinos

O receio de Mossoró falhar a receção à Académica esfumou-se com a inclusão do brasileiro no treino da manhã, menos puxado para os jogadores utilizados em Barcelos. O médio-ofensivo queixara-se de dores perto do fim da primeira parte do jogo com o Gil Vicente, pedindo mesmo a sua substituição, mas Leonardo Jardim optou por mantê-lo em campo até ao intervalo, período em que se verificou que o problema sentido não passava de dores musculares, motivadas pelo número significativo de jogos já disputados esta época. De volta ao jogo para o segundo tempo, e numa altura em que era claramente o melhor jogador em campo, Mossoró deu o lugar a Rivera aos 78 minutos.

Alan acelera para a recuperação total

Improvável contra a Académica, Alan deverá estar operacional para o assalto ao Estádio da Luz, na jornada seguinte. O extremo mantém-se a trabalhar à parte do grupo, mas já queimou praticamente todas as etapas necessárias para contornar uma rotura muscular numa coxa, estando iminente o seu regresso à competição. Com Luís Alberto em condições de ser utilizado (já soma mais de duas semanas de treinos livres), as únicas baixas certas dos arsenalistas são para já Ewerton, Baiano, Paulo Vinícius, Salino e Rúben Amorim, prosseguindo até amanhã os treinos à porta fechada.

Hoje já há bilhetes à venda para a Luz


O Braga coloca hoje à venda, nos locais habituais, os bilhetes para o jogo com o Benfica, agendado para o próximo sábado, às 21h15, no Estádio da Luz, naquele que será o prato forte da 25ª jornada da Liga ZON Sagres. Isoladamente, os ingressos custam dez euros, e o pacote (viagem e bilhete) vale 25 euros. Aproveitando o jogo com a Académica, o Braga também colocará bilhetes à venda nas bilheteiras do Estádio AXA na segunda-feira.


O JOGO

JotaCC

«O Braga é candidato ao título, mas temos uma palavra a dizer»
Pedro Emanuel, treinador da Académica, quer seguir o exemplo do jogo no Dragão para roubar pontos a mais um grande

A Académica tem protagonizado uma época curiosa: é a equipa da Liga há mais tempo sem vencer (11 jogos), mas também é das que mais pontos roubaram aos grandes. O exemplo mais recente aconteceu no Dragão, a juntar a outras partidas proveitosas com o Sporting, o Benfica... e o próprio Sp. Braga também não passou em Coimbra.

Agora, na deslocação à Pedreira, num contexto mais urgente, ditado pelo aproximar no final da época e consequente necessidade de confirmar a manutenção, os estudantes querem manter a tendência de fazer peito às equipas da frente. Pedro Emanuel explica, então, como pode uma formação com tão longo jejum de vitórias ser bem-sucedida diante, precisamente, do conjunto que há mais tempo convive com os triunfos.

«Da mesma forma como chegou ao Dragão e teve a postura que teve. Os jogadores sabem o que têm vindo a fazer, sabem das suas capacidades, e, por isso, confiança não falta. Queremos disputar o jogo, de forma abnegada e humilde, porque reconhecemos valor ao Braga, mas sabemos que podemos ter uma palavra a dizer», referiu o técnico, vaticinando uma receita semelhante àquela que deu frutos diante dos outros grandes:

«É a demonstração da capacidade dos jogadores, da interpretação do que é o momento e o adversário, aliadas à uma capacidade de superação grande e à interpretação da estratégia para cada um dos jogos. Espero que segunda-feira isso venha a acontecer mais uma vez.»

A motivação não podia ser maior, afinal a Briosa vai defrontar uma equipa com fundadas razões para ambicionar ganhar o campeonato: «V~e-se na classificação, mas, acima de tudo, temos de dar mérito não só pelo percurso, pela sequência de vitórias, mas pelo trabalho desenvolvido pela estrutura do Braga e consistência dos últimos anos. Naturalmente, é candidato. Quando se chega a esta fase, neste lugar, e com possibilidade de passar ainda mais para a frente, tem legitimidade para isso.»

Qualquer ponto, nesta altura, tal como o técnico afirmou noutras ocasiões, «vale ouro», e enquanto a manutenção não estiver garantida, não poderá haver descanso. «Definimos os 30 pontos como meta, podem ser esses ou não, mas continuaremos a lutar por esse objetivo», garantiu o jovem treinador, que deixou no ar a possibilidade de promover uma surpresa no 11, apostando, nomeadamente, no central Mvom, que ainda não foi utilizado desde que chegou em Janeiro.

MAIS FUTEBOL