News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 22/03

Started by JotaCC, 22 de March de 2012, 07:17

Previous topic - Next topic

JotaCC

Leonardo Jardim: "o objectivo é estar na final"

O Sp. Braga nunca esteve tão perto de ir à final da Taça da Liga — um dos troféus desejados esta época pelo presidente António Salvador — e consciente da importância do jogo para o clube, Leonardo Jardim não vai facilitar esta noite em Barcelos. "A nossa gestão é apresentar sempre a equipa mais forte e competitiva. Para nós este é o jogo mais importante da época, porque é o próximo e nos pode proporcionar a chegada à final da Taça da Liga, que desejamos. Por outro lado, não sou apologista de fazer poupanças. Sou defensor que devem jogar sempre os melhores", disse perentoriamente, reforçando o objectivo da equipa do Sp. Braga em vencer um título esta temporada.

Apesar da ambição assumida com todas as letras, Leonardo Jardim não espera, porém, tarefa fácil neste dérbi minhoto que vale a final da Taça da Liga.
"Espero um Gil Vicente competitivo e com qualidade, como tem feito nos jogos na sua casa. Não é por caso que as equipas do primeiro terço da classificação da Liga tiveram grandes dificuldades a jogar em Barcelos. É uma equipa forte, mas num jogo com estas características se queremos vencê-los para estar na final temos de ser superiores", afirmou ontem Jardim na antevisão da partida.

O técnico madeirense repartiu mesmo o favoritismo no duelo."Neste momento, penso que não existem favoritos. O Gil Vicente tem tido uma alta performance com as equipas da frente, e o Braga está numa fase boa com grande rendimento desportivo. Acredito que vai ser um bom jogo, e em que o Sp. Braga tem que estar no seu máximo rendimento para vencer", destacou, aproveitando o ensejo para pedir o apoio dos adeptos arsenalistas. "Gostaria que os adeptos nos apoiassem neste jogo, porque o seu apoio vai ser fundamental", frisou mesmo Leonardo Jardim.

O técnico do Sp. Braga desvalorizou ainda o pouco tempo de recuperação do Gil Vicente, depois do jogo de segunda-feira à noite com o Sporting.
"As equipas altamente profissionais como é o caso do Gil Vicente recuperam em três dias. O Sp. Braga também já fez muitos jogos esta época nessa situação e não foi por isso que jogou mais ou menos, que ganhou ou perdeu. Por outro lado, a motivação neste caso do adversário supera qualquer desgaste", apontou.


Paulo Alves: "como se fosse último jogo da vida"

É o duelo mais importante da época. Por isso, vai ser jogado "como se fosse o último jogo da vida". Com "garra, atitude, superação e muito coração". É esta a fórmula de Paulo Alves para tentar, à terceira, travar o Sp. Braga esta época. Depois de duas derrotas em Barcelos - no jogo de apresentação e para o campeonato [ambas por 3-0] - o Gil Vicente procura esta noite travar mais um grande do futebol nacional, embalado pelo triunfo da passada segunda-feira, frente ao Sporting. Benfica, FC Porto e 'leões' já sucumbiram aos pés dos gilistas, resta o Sp. Braga, agora com ambição redobrada de chegar à primeira final da história do clube.

"É um dos jogos mais importantes, porque daria uma primeira final, coisa que nunca aconteceu neste clube e, por isso, será um jogo diferente, será um momento que exigirá de todos, mais do que as questões técnicas ou tácticas, uma abordagem como se fosse o último da nossa vida. E, só com uma mentalidade muito forte, em termos de garra, atitude e superação de muito coração, poderemos passar este jogo. Se conseguirmos chegar à final, ficaremos na história deste clube", frisou o técnico.

Paulo Alves garante que os jogadores vão superar-se e acredita que não haverá fadiga pelo facto de terem jogado segunda-feira: "foi muito importante termos ganho ao Sporting, porque as questões motivacionais e o entusiasmo ajuda de alguma forma às questões físicas, vamos tentar que não se reflicta. Os jogadores sabem da importância e da dimensão deste momento, tendem a superar-se com isso. Acredito que não iremos acusar nenhuma sobrecarga".

Em caso de vitória, já se sabe que será o Benfica o adversário da final de Coimbra, a 14 de Abril, mas o treinador desvaloriza esse facto: "acabou por ser um resultado que espelhou mais ou menos o que se passou no jogo, se fosse do campeonato diria que um empate seria o melhor resultado. Já sabemos que será o Benfica, mas , neste momento, isso não é preocupação, se não passarmos amanhã [hoje], não adianta pensar com quem vamos jogar", frisou, revelando que seria "extraordinariamente fantástico chegar à final", depois do regresso, no ano passado, à principal Liga portuguesa.

"Sp. Braga é neste momento a melhor equipa portuguesa"

"Neste momento, olho para o Sp. Braga como o principal candidato ao título nacional". Paulo Alves não tem dúvidas de que o adversário desta noite, na meia-final da Taça da Liga, é a equipa mais forte a nível nacional e a mais regular, candidata, por isso, ao título.

"Este campeonato tem sido um pouco atípico, normalmente os campeonatos e equipas campeãs apresentam índices de regularidade grandes e a única equipa que, neste momento, tem apresentado isso é o Sp. Braga. O Benfica e FC Porto vão sendo irregulares, o que não é muito natural nessas equipas. Neste momento, é justo dizer que o Sp. Braga é a equipa que melhor futebol está a praticar, que maior regularidade apresenta e mais motivada está", destacou, entre elogios ao adversário.

"É, de facto, um Sp. Braga muito forte, neste momento é a equipa que tem melhores condições para chegar ao título, desde logo porque depende dele, embora o FC Porto também. Pela alternância de rendimento do Benfica e FC Porto, sente-se que possam perder pontos, e o Sp. Braga tem sentido oposto, não facilita com ninguém", lembrou.

Razões para cuidados redobrados esta noite, depois do 3-0 no último confronto para o campeonato: "será diferente, é um jogo a eliminar e mais do que as questões tácticas será o coração. A alma, o coração e raça de cada um será determinante. O Sp. Braga atravessa um momento de grande magnitude, tem jogadores extremamente motivados, alguns que precisam de atenção redobrada, como o Lima, porque ao mínimo descuido e desconcentração pode ter influência directa no jogo".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Gil Vicente e SC Braga lutam por presença na final

O Gil Vicente e o SC Braga medem forças, esta sexta-feira, às 20.15, no Estádio Cidade Barcelos, para garantirem a presença na final da Taça da Liga, onde o vencedor irá defrontar o Benfica.

O treinador do Gil Vicente, Paulo Alves, deverá apostar na mesma equipa que venceu o Sporting há três dias: Adriano; Éder, Halisson, Cláudio e Júnior Caiçara; André Cunha, Luís Manuel e César Peixoto; Rodrigo Galo, Hugo Vieira e Guilherme.

NO que diz respeito ao SC Braga, embora o guarda-redes Berni tenha realizado mais jogos na Taça da Liga, o treinador Leonardo Jardim deverá apostar em Quim

A equipa dos «guerreiros» deverá ser a seguintes: Quim; Miguel Lopes, Douglão, Nuno André Coelho e Elderson; Mossóro, Custódio e Hugo Viana; Paulo César, Lima e Hélder Barbosa.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga – Jardim
"Objectivo é estar na final"

Leonardo Jardim disse ontem que "estar na final da Taça da Liga é um dos objectivos" traçados desde o início da época" pelo Sp. Braga, independentemente do trajecto no campeonato (a equipa está em 3º lugar, a um ponto do líder FC Porto).

"Depois de lá estarmos, claro que o objectivo é vencer", afirmou o treinador dos bracarenses na antevisão do jogo de hoje (20h15, Sport TV 1) diante do Gil Vicente, para a meias-finais da Taça da Liga, que será dirigido por Hugo Miguel (Lisboa).

Para a partida, que terá como palco o Estádio Cidade de Barcelos, Leonardo Jardim chamou, pela primeira vez nesta época, o central brasileiro Samuel.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Segunda meia-final da Taça da Liga

Sporting de Braga na máxima força em Barcelos

O técnico bracarense não assume favoritismo e promete uma equipa completamente concentrada no objetivo de chegar à final.

Leonardo Jardim garantiu total concentração da sua equipa para o encontro que dá direito a disputar a final da Taça da Liga. Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Gil Vicente (20h15), o técnico frisou que estar na final da Taça da Liga é um dos objetivos traçados desde o início da época, independentemente do trajeto no campeonato. 'Não existem favoritos. O clube tem que viver do presente e esse é sempre o próximo jogo. Os jogadores fizeram um bom trabalho ao longo destes meses, mas os 12 triunfos seguidos pouco interferem. A importância deste jogo exige total concentração', começou por dizer Leonardo Jardim, deixando em aberto a possibilidade de usar o «onze» habitual porque não é 'apologista de poupanças',
Sobre o adversário, o técnico madeirense disse esperar 'um Gil Vicente competitivo, com qualidade, como tem feito em casa e que não é por acaso que as equipas do primeiro terço da tabela têm tido grandes dificuldades em jogar lá', desvalorizando o facto de os gilistas terem jogado na segunda-feira: 'Nas equipas altamente profissionais da Liga, três dias de recuperação são suficientes. A partir das 48 horas, os jogadores estão recuperados', defendeu Leonardo Jardim.

Sem poupanças. Leonardo Jardim não deverá mexer muito na equipa que tem somado vitória atrás de vitória no campeonato


Hugo Miguel nomeado para Barcelos

O árbitro Hugo Miguel foi nomeado pela Federação Portuguesa de Futebol para dirigir a segunda meia-final da Taça da Liga, que tem início marcado para as 20h15, no Estádio Cidade de Barcelos. Segundo comunicado do Conselho de Arbitragem da FPF, o árbitro lisboeta vai ser auxiliado por Hernâni Fernandes e Nuno Roque. Recorde-se que o vencedor do Gil Vicente-Sporting de Braga vai encontrar o Benfica na final que terá lugar no Estádio Cidade de Coimbra, no dia 14 de abril


Gilistas procuram a sua primeira final
'Muito importante para a história do Gil Vicente '


Paulo Alves considerou a meia-final da Taça da Liga, frente ao Sporting de Braga, como um dos jogos mais importantes para o Gil Vicente, que nunca marcou presença na final de uma competição oficial. O treinador do clube de Barcelos reconheceu que o Sporting de Braga é um adversário muito forte, pois 'tem os jogadores extremamente motivados e está, no seu todo, numa excelente forma, por isso nos trará muitas dificuldades', mas confia nas possibilidades da sua equipa.
'É um jogo muito importante porque pode dar a primeira final, coisa que nunca aconteceu neste clube. Por isso mesmo será diferente de todos os outros e será para ser abordado como o último da nossa vida. Por isso, só com uma mentalidade muito forte em termos de garra, atitude, superação e muito coração é que poderemos passar à final e fazer história. Acredito que temos possibilidade de passar', sublinhou Paulo Alves, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro desta noite.

Em aberto. Paulo Alves quer fazer história

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Gil Vicente x SC Braga: Quem faz companhia ao Benfica em Coimbra?

O Benfica já lá está, na final da Taça da Liga, faltando a Gil Vicente e SC Braga decidir quem lhe segue as pisadas rumo ao Estádio Cidade de Coimbra, onde no dia 14 de abril se discute um dos títulos da época no futebol português.

Em Braga, a mais recente prova do calendário luso tem lugar de destaque, com Leonardo Jardim a apontar à conquista da Taça da Liga, um dos grandes objetivos do emblema minhoto para a presente temporada.

«No SC Braga não existem primeiros e segundos objetivos, existem objetivos em cada prova e em relação à Taça da Liga fomos bem claros no início da época quando dissemos que queríamos fazer uma prova acima das campanhas das últimas épocas», disse.

Braga vive momento de grande fulgor

Samuel, que chegou em janeiro proveniente do Anderlecht, foi chamado pela primeira vez por Leonardo Jardim e pode fazer a estreia pelos bracarenses em Barcelos. O defesa brasileiro entra para o lugar de Leandro Salino, jogador que se lesionou frente ao Feirense.

Gil Vicente com «garra e determinação»


Do lado gilista vive-se um momento de otimismo, reforçado pelo triunfo por 2x0 sobre o Sporting na última segunda-feira, no encerramento da 23ª jornada da Liga portuguesa. Paulo Alves recorda a importância do desafio.

Gil Vicente vem de uma vitória sobre o Sporting por 2x0 ©Catarina Morais
«Este é um jogo muito importante porque pode dar a primeira presença numa final ao Gil Vicente. Vamos encará-lo com muita garra e determinação. A equipa que tiver mais vontade de vencer será finalista», referiu.

Equilíbrio perfeito em Barcelos

Nos duelos entre os emblemas minhotos na cidade de Barcelos o equilíbrio é perfeito. Em 15 encontros oficiais há cinco vitórias para cada lado e ainda cinco empates, todos a contar para o Campeonato Nacional.

Esta época, nos duelos entre si, o SC Braga leva a melhor. Venceu por 3x1 em casa e no palco do encontro desta noite ganhou por 0x3.

ZEROZERO

Bruno3429

Gil Vicente e Braga num dérbi para a história

O segundo finalista da Taça da Liga em futebol será encontrado hoje à noite, em Barcelos, onde Gil Vicente e Sporting de Braga se defrontam... para fazer história. É que o vencedor marcará pela primeira vez presença na final da competição, a disputar no dia 14 de abril, em Coimbra, frente ao Benfica. Paulo Alves e Leonardo Jardim não escondem a ambição de chegar a Coimbra.

Diario do Minho

JotaCC

Gil Vicente e Braga disputam lugar na final da Taça da Liga

O Gil Vicente recebe esta noite o Sporting de Braga para decidir quem irá defrontar o Benfica na final da Taça da Liga. Depois de ter vencido o Sporting em jogo do campeonato, a formação gilista tem esta quinta-feira outra prova de fogo frente aos "arsenalistas". Do outro lado está um Braga a disputar o campeonato, e que nas últimas vinte partidas conta apenas com duas derrotas e um empate.

Desde que começou a ser disputada a prova, em 2007/2008, nem Braga nem Gil Vicente marcaram presença na final. Por esse motivo, uma das equipas irá hoje fazer história. Ao contrário de Benfica e Porto, gilistas e bracarenses sublinham que vencer a Taça da Liga é um objetivo. Segundo Paulo Alves e Leonardo Jardim, todas as competições são prioritárias.

O Gil Vicente tem sido uma surpresa desde o início da época frente aos "grandes", principalmente a jogar em casa. Apesar de ter perdido com os "arsenalistas", as vitórias sobre o Porto e o Sporting, e um empate a duas bolas frente ao Benfica, deixam antever que não existirá um favorito para o encontro desta noite.

O jogo tem início marcado para as 20:15 e será arbitrado por Hugo Miguel, da Associação de Futebol de Lisboa.

LUSA

A.COSTA

#7
Leonardo Jardim
"Queremos ir à final e vencer"
BRUNO FILIPE MONTEIRO

O Braga está a atravessar um grande momento de forma, fruto de 12 vitórias noutros tantos jogos, mas Leonardo Jardim não quer ver a equipa apresentar-se em Barcelos no modo campeonato. Em discussão está a presença na final da Taça da Liga e, por isso, o treinador arsenalista, que recusou a ideia de fazer poupanças, apelou aos jogadores para se concentrarem no presente, ou seja, na meia-final com o Gil Vicente. "No Braga, não existe primeiro nem segundo objetivo. Fomos bem claros desde o início da época: queríamos fazer uma campanha acima da dos últimos anos e, como é a primeira vez que estamos nas meias-finais, temos a ambição de chegar à final", vincou o madeirense, apostado em imitar a proeza de Rui Sim-Sim em 1966 e acrescentar mais um troféu ao museu do clube. "Quando entramos numa competição como a Taça de Portugal ou da Liga, tentamos sempre chegar à final. Na da Liga, estamos a um passo e, por isso, se lá chegarmos, vamos querer vencer", afirmou.

Tendo em conta "as dificuldades que as equipas do primeiro terço da tabela têm tido a jogar em Barcelos", Leonardo Jardim considera que "não existem favoritos" nesta eliminatória. O treinador dos bracarenses lembrou que "é importante os jogadores empenharem-se e estarem no limite do seu rendimento desportivo", caso contrário poderão ter um dissabor. De resto, nem o pouco tempo de descanso do Gil para este encontro o faz ter mais esperanças, pois acha que "a ambição e a motivação do adversário ultrapassa qualquer desgaste".

"Equipa não sentirá falta de Salino"

Forçado a gerir um plantel afetado por um sem-número de lesões traumáticas quase desde o início da época, Leonardo Jardim já fala com naturalidade dos problemas que vai enfrentando, o último dos quais a perda de Salino. O treinador do Braga não gosta de "lamentar as ausências" e por isso está convencido de que "os jogadores disponíveis vão dar uma resposta positiva e levar a que a equipa não acuse" a saída do médio nos últimos tempos convertido (com sucesso) a lateral-direito.

"Árbitros? Todos erram"

FC Porto, Benfica e Sporting têm sido muito críticos com as atuações dos árbitros, mas Leonardo Jardim não vê razão para tanto alarido. "Os árbitros erram como qualquer outro interveniente no desporto: treinadores, jogadores, dirigentes... Agora, só se fala deles num contexto desfavorável. Gostava de ver as pessoas falarem dos árbitros num contexto favorável", desafiou o treinador em defesa de uma classe que está sob fogo.

www.facebook.com/diariodesportivo.ojogo



Samuel em estreia absoluta

A espera de Samuel foi longa, mas chegou ao fim. O único reforço do Braga no mercado de Inverno que continua por estrear foi finalmente convocado por Leonardo Jardim, e logo para um jogo que poderá ser histórico para o clube. O central ex-Anderlecht, que chegou em janeiro a Portugal para assinar pelos minhotos e cuja inscrição na Liga esteve envolvida num manto de dúvidas, ocupa a vaga do lesionado Salino, que será rendido no onze por Miguel Lopes. De resto, a entrada do lateral-direito luso deverá ser a única alteração promovida na equipa pelo treinador madeirense, que deverá terminar a rotatividade que vinha fazendo na baliza e entregar a titularidade a Quim, utilizado no jogo teoricamente mais complicado da fase de grupos, com o Nacional. Djamal é uma hipótese a considerar para dar algum descanso a Custódio, como sucedeu com o Besiktas, mas o português é favorito à titularidade.

www.facebook.com/diariodesportivo.ojogo


Viana desperta cobiça do Corunha

BRUNO FILIPE MONTEIRO
PEDRO ROCHA

Face às exibições realizadas esta época, por todos consideradas suficientemente consistentes e atrativas para o médio merecer uma chamada de Paulo Bento à Seleção Nacional, seria uma questão de tempo até começarem a surgir clubes interessados em Hugo Viana. Pois bem, a cerca de dois meses e meio de terminar o campeonato aí estão eles a posicionar-se na grelha de partida para a corrida pela contratação do médio, que, no currículo, tem já duas passagens pelo estrangeiro: Inglaterra (Newcastle) e Espanha (Valência e Osasuna).

Talvez atraído pelos golos que Viana apontou recentemente e que a internet tratou de espalhar pelo globo, o Génova assumiu-se como o primeiro candidato a recebê-lo no final da temporada. No entanto, o clube italiano, no qual joga Miguel Veloso e para o qual irá Diogo Rosado (Feirense) em Julho, tem concorrentes de peso em Espanha. Ao que O JOGO apurou, o Corunha é outro dos emblemas fortemente interessados no internacional português, cuja cláusula de rescisão ronda, apenas e só, os cinco milhões de euros.

Prestes a entrar no último ano de contrato com o Braga e com um preço tão apetecível, Hugo Viana é encarado pelo Corunha como um jogador capaz de conduzir o clube novamente a lugares tranquilos no principal campeonato espanhol. Os galegos caíram esta temporada para a segunda liga, mas estão bem encaminhados para regressar ao convívio dos grandes, uma vez que são líderes destacados da prova, com mais 11 pontos que o terceiro classificado (Valladolid). Por isso têm acompanhado com bastante interesse o futebol português, onde pescaram no começo da época Bruno Gama e Diogo Salomão, dois jogadores representados pelo agente FIFA Jorge Mendes, que também gere a carreira do médio arsenalista, que poderá muito bem ser o seguinte.

www.facebook.com/diariodesportivo.ojogo

Click here to find out more!




Paulo Alves
"É o jogo mais importante da história do Gil"
PEDRO ROCHA

Predestinado para escrever páginas debruadas a ouro no livro do Gil Vicente, como foi a do regresso ao campeonato principal, Paulo Alves prepara-se para rebentar a escala dos melhores feitos. O clube nunca disputou uma final e o treinador confia num desfecho épico contra o vizinho Braga, o mais recente grande do futebol português e que, ao invés de FC Porto, Benfica e Sporting, já ganhou em Barcelos. "Será um jogo diferente dos outros. Para lá das questões técnicas ou táticas e da beleza do jogo, terá de ser abordado como se fosse o último jogo da nossa vida. Só com muita garra, atitude e coração poderemos chegar à final. Trata-se do jogo mais importante da história do clube", observou, desvalorizando o desgaste físico motivado pelo recente jogo com o Sporting. "Foi muito importante termos vencido o último jogo. A motivação e o entusiasmo ajudarão a superar o cansaço, e os jogadores vão transcender-se", estimou.

A proposta de Paulo Alves faz sentido, pois do outro lado voltará a aparecer o transcendental Lima, autor de um "desagradável" hat trick na última visita a Barcelos. "No seu todo, o Braga está numa excelente forma e os seus jogadores estão extremamente motivados. Não costumamos jogar com a preocupação de marcar A, B ou C - não é a nossa forma de estar no futebol -, mas alguns jogadores merecem cuidados redobrados e Lima será um deles. À mínima distração e, mesmo dispondo de pouco espaço, pode ter influência direta no jogo. Teremos de jogar com grande concentração, de modo a anular este momento de magnitude do Braga", referiu, aplaudindo, de forma moderada, o apuramento do Benfica para a final. "De alguma forma, foi merecida a vitória, atendendo a que atirou duas bolas ao poste. No jogo de campeonato, o empate seria mais justo", deixou escapar, dizendo-se para já totalmente focalizado no jogo desta noite.

"Braga é mais forte do que FC Porto e Benfica"

Palco de visitas frustrantes para FC Porto, Benfica e Sporting, Barcelos transformou-se num curioso barómetro para candidatos ao título. A coluna do mercúrio continua a crescer na direção do Braga, o único a vencer na casa do Gil Vicente, e Paulo Alves não se mostra espantado. "Neste momento, o Braga está mais forte do que FC Porto, Benfica e Sporting. Em regra, as equipas campeãs apresentam índices de regularidade grandes e o Braga tem sido assim; enquanto o FC Porto e o Benfica têm sido muito irregulares, o que não é habitual, isto já para não falar do Sporting. Em suma, o Braga é a equipa que melhor futebol pratica", sentenciou o treinador, dando conta de uma estranha fragilidade dos gigantes crónicos: "Sente-se que o Benfica e o FC Porto podem perder pontos a qualquer momento."

www.facebook.com/diariodesportivo.ojogo



César Peixoto deixou de dar galo

As aparências também iludem no futebol, e o arranque azarado de César Peixoto ao serviço do Gil Vicente tratou-se de mais um entre muitos exemplos. Estreado em Coimbra depois de ter sido contratado em janeiro para acrescentar qualidade ao meio-campo, o esquerdino até saboreou os últimos minutos de uma preciosa vitória, construída antes de entrar em campo, mas foi preciso esperar mais cinco jogos até anotar mais uma participação realmente vitoriosa. Aconteceu frente ao Sporting, na última jornada do campeonato, e nem ficou marcada por uma passagem fugaz pelo relvado, pois Peixoto alinhou como titular, sendo substituído somente aos 89 minutos, quando os três pontos já estavam mais do que assegurados. Como suplente utilizado, não deu sorte nas partidas contra o Braga e o Beira-Mar, tendo somado 90 minutos integrais somente na receção ao Paços de Ferreira, que se saldou numa inesperada derrota por 1-2. No primeiro jogo em que jogou de início, em Olhão, ficou ligado a uma igualdade a zero, dando o lugar a Guilherme já no segundo tempo, quando Paulo Alves resolveu arriscar um pouco mais no ataque, embora sem sucesso.

Uma semana de champanhe às refeições

Apesar de ser "um homem de fé", António Fiusa dispensa pagar êxitos desportivos com promessas religiosas, incluindo os mais profanas. "Se o Gil Vicente chegar à final, não vou dizer que vou cortar o cabelo, porque já tenho pouco... Olhe, vou beber champanhe durante uma semana, ao almoço e jantar", gracejou o presidente do clube, convocando o máximo possível de adeptos gilistas para o jogo desta noite. Pelos cálculos do dirigente, o estádio deverá receber cerca de nove mil espetadores (meia casa).

Gilistas recebem 25% do lucro

Caso o Gil Vicente alcance a final da Taça da Liga, marcada para 14 de Abril, os jogadores serão contemplados com um prémio significativo. O montante apenas será calculado após a realização do jogo no Estádio Cidade de Coimbra, mas é garantido que corresponderá a 25 por cento de metade do total da receita apurada, que será dividida com o Benfica, conforma estipula o regulamento da prova.

www.facebook.com/diariodesportivo.ojogo


[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

JotaCC

25ª jornada: Benfica-Sp. Braga é no sábado
FC Porto-Olhanense também: veja o calendário

O jogo da 25.ª jornada da Liga entre Benfica e Sporting de Braga, atuais segundo e terceiro classificados, vai jogar-se no sábado, 31 de março, na Luz. O encontro tem início às 21h15, com transmissão na SportTV.

O FC Porto, atual líder do campeonato, recebe duas horas antes (19h) o Olhanense. Já o Sporting só joga no domingo, 1 de abril, em Leiria. Um encontro transmitido em direto pela TVI, às 18h15.

A ronda arranca na sexta-feira com o Académica-Nacional, e termina no domingo com o Vitória de Guimarães-Paços de Ferreira.

Calendário da 25ª jornada

Sexta-feira, 30 março:
Académica-Marítimo, 20h15 (SportTV)

Sábado, 31 março:
FC Porto-Olhanense, 19h00 (SportTV)
Benfica-Sporting de Braga, 21h15 (SportTV)

Domingo, 1 abril:
Feirense-Beira-Mar, 16h00
Nacional-Rio Ave, 16h00
Gil Vicente-Vitória de Setúbal, 16h00
União de Leiria-Sporting, 18h15 (TVI)
Vitória de Guimarães-Paços de Ferreira, 20h15 (SportTV)

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Árbitros nomeados para a jornada 24

João Capela é o árbitro que vai dirigir o Olhanense x Benfica, jogo que vai abrir a jornada 24 da Liga Zon Sagres.

O árbitro da AF Lisboa foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem para um dos encontros mais importantes da jornada, sendo que Hugo Pacheco vai estar no Paços de Ferreira x FC Porto e André Gralha foi o escolhido para arbitrar o SC Braga x Académica.

Além dos árbitros nomeados para os encontros dos três primeiros classificados, destaque para a nomeação de Vasco Santos para o Sporting x Feirense e de Jorge Ferreira para o Marítimo x Gil Vicente, com os leões e os insulares a lutarem diretamente pelo quarto lugar.

Bruno Paixão, árbitro que esteve debaixo de críticas do Sporting após o encontro entre o Gil Vicente e os leões, pediu dispensa dos encontros deste fim de semana, assim como Duarte Gomes, João Ferreira e Pedro Proença.

ZEROZERO

JotaCC

Gil Vicente vence SC Braga nas grandes penalidades (4-2)

Foi uma luta complicada para o Gil Vicente, contra uns Guerreiros que venderam cara a derrota. Mas no final os gilistas conquistaram com mérito, após grande esforço, um lugar na final da Taça da Liga, contra o Benfica, ao bater o SC Braga por 4-2 nas grandes penalidades, após um empate dramático no último minuto por Júnior Caiçara.

Foi complicado para o clube do Galo chegar à primeira final da sua história. O brasileiro Caiçara foi o herói do jogo ao fazer o golo do empate aos 90 minutos e ao marcar o penalty que deu a chegada à final da equipa de Barcelos.

O primeiro golo do jogo foi do Gil Vicente, com Hugo Vieira (14') a segurar a bola entre os dois centrais do SC Braga e a picar por cima de Quim.

Mas os arsenalistas cresceram e pegaram no jogo. Tanto que, aos 25 minutos, Lima fez o empate ganhando a bola em antecipação dentro da área, após passe da esquerda de Mossoró, só tendo de encostar. Logo a seguir (31') a reviravolta por Hélder Barbosa. Mais um passe da esquerda de Mossoró para Lima. O avançado a rematar e a bola tabelada a ir para ao pé esquerdo de Hélder Barbosa, que rematou para as redes do Gil Vicente.

Até ao final do jogo bastante equilíbrio, com o SC Braga a conseguir as melhores oportunidades. Ao aproximarem-se os 90 minutos, os arsenalistas deixaram o Gil Vicente pegar no jogo, sendo que Júnior Caiçara aproveitou aos 90+1 para chutar de longe. Quim caiu muito lentamente e, com culpas, permitiu o golo do empate.

O jogo foi para grandes penalidades, com os gilistas a marcarem quatro golos (João Vilela, Cláudio, Rodrigo Galo e Júnior Caiçara) contra dois marcados pelo SC Braga (Lima e Custódio), mas com o mesmo número de penalties falhados (Hélder Barbosa e Ukra).

A final entre o Benfica e Gil Vicente está marcada para o 14 de abril no Estádio Cidade de Coimbra.


«Vamos continuar o nosso trajeto» - Leonardo Jardim

Olhar em frente. Assim pensa Leonardo Jardim depois de ter falhado o objetivo de estar na final da Taça da Liga. «Não conseguimos o grande objetivo que era estar na final. O campeonato é outra competição, vamos recuperar e vamos continuar o nosso trajeto», disse o treinador do SC Braga.

Sobre o jogo que ditou o afastamento da equipa, Leonardo Jardim assumiu que não queria ir às grandes penalidades, como que já prevendo o desfecho que viria a acontecer: «Sofremos o golo que não queríamos, pois naquela altura sabíamos que as grandes penalidades teriam grande fator aleatório.»

«O Gil entrou muito bem, marcou, mas a partir daí dominámos e fomos para o intervalo a vencer por 2-1 de forma justa. Na segunda parte também fomos mais dominantes, tivemos duas situações para marcar, mas não conseguimos. O Gil, mais com alma e coração, chegou ao empate e acabámos por perder nas grandes penalidades», foi o filme do jogo feito pelo treinador.

Objetivo falhado, há agora o campeonato: «Acreditamos que ainda temos objetivos para cumprir na prova em que estamos inseridos e é nisso que nos vamos concentrar.»


«Não nos podemos abalar» - Hugo Viana

O médio Hugo Viana assumiu a tristeza por ter falhado um dos objetivos que tinha em mente, mas garante que tal facto não pode abalar a equipa.

«Da maneira que estávamos a defender e a sair bem no contra-ataque poderíamos ter feito mais um golo. Parecia que tínhamos o jogo controlado, mas surgiu o lance do segundo golo do Gil Vicente, ganharam e estão de parabéns», referiu Hugo Viana, assumindo a tristeza por o SC Braga ter falhado a presença na final da Taça da Liga.

«Era um objetivo nosso mas não pode abalar. Saímos tristes por não estarmos na final, mas dentro de alguns dias temos mais um jogo importante para nos podermos redimir», disse o médio, que rejeitou novamente assumir qualquer candidatura no campeonato.


Génova atento a Hugo Viana

As exibições de Hugo Viana já despertam o interesse de alguns clubes europeus para a próxima temporada. Um deles, segundo o Calciomercato, é o Génova. O emblema italiano vem seguindo atentamente alguns jogos da equipa bracarense, no qual Hugo Viana se tem destacado.

Segundo o site italiano, o clube bracarense poderá negociar uma possível transferência por valores entre os 4 e 5 milhões de euros.

A BOLA

JotaCC

Quim deu um «galo» e a final ao Gil Vicente! (2x2, 4x2)

No dérbi do Minho com direito à final da Taça da Liga, o SC Braga virou a vantagem do Gil Vicente mas acabou traído pelo «frango» de Quim (2x2), que obrigou ao desempate por grandes penalidades, onde o Gil Vicente acabou por assegurar um lugar em Coimbra, no dia 14 de abril.

Vantagem do Gil virada por Lima e Barbosa

O primeiro a ter direito a sonhar na noite de Barcelos foi o galo da casa, que aos 16 minutos deu uma primeira bicada na esperança bracarense. Hugo Vieira foi lançado em profundidade entre Elderson e Nuno André Coelho, manteve o equilíbrio e ainda teve arte e engenho para «picar» a bola sobre Quim para a vantagem gilista.

Júnior Caiçara foi decisivo no apuramento do Gil Vicente ©Catarina Morais
Era um golo entre o domínio do SC Braga, naturalmente mais forte em campo mas de repente em desvantagem no caminho que daria acesso a Coimbra onde o Benfica já esperava desde terça-feira. E aos 25 minutos, o suspeito do costume, Lima, começou e acabou a jogada do empate bracarense.

Relançados na luta pela final, a equipa de Leonardo Jardim não tardou a virar do avesso a primeira tendência da noite. Passavam 60 segundos da meia hora quando Hélder Barbosa foi esquecido na área barcelense. De pé esquerdo e de primeira bateu Adriano e deu a primeira vantagem do encontro ao SC Braga.

Boa organização defensiva quebrada pelo «galo» de Quim

Até à hora do descanso, Caiçara ameaçou de livre direto mas a vantagem bracarense manteve-se de pé até ao segundo tempo, onde o Gil Vicente fez subir os médios para chegar mais vezes junto de Quim, mas raras foram as vezes em que o guardião português precisou de recorrer a dotes mais rebuscados.

Já o SC Braga quando chegava lá à frente, com menos frequência que na primeira parte, fazia-o com perigo, quase sempre com Lima e Mossoró nas jogadas. A mais evidente de todas foi aos 73 minutos, quando o guardião Adriano negou a decisão antecipada a Lima por duas vezes consecutivas no mesmo lance.

Mas o essencial do jogo bracarense no segundo tempo estava centrado na organização defensiva. O bloco mais recuado manteve-se sólido, quase sempre intransponível, até ao minuto 89, quando Quim decidiu soltar o «galo» em Barcelos. O remate de Júnior Caiçara não ameaçava a final ao Braga mas Quim não conseguiu segurar essa certeza e atirou tudo e todos para a marca dos onze metros.

Saiu a Hélder Barbosa e Ukra a fava na lotaria


Como nestas coisas das grandes penalidades há quase sempre vilões e poucos heróis, desta vez foi Hélder Barbosa e Ukra a «roubarem» o sonho da final ao SC Braga, que caiu nos penáltis frente ao Gil Vicente (4x2), com Júnior Caiçara, que tinha feito o empate aos 89 minutos, a bater a penalidade decisiva. É a primeira final da história do emblema de Barcelos.


António Salvador: «Levantar a cabeça»

O presidente do SC Braga já pensa no futuro após a eliminação em Barcelos nas grandes penalidades (2x2, 4x2), na Taça da Liga. António Salvador veio a público para mostrar o caminho a seguir pelos bracarenses.

«Sei bem que quando de perde com os três grandes não é tão frustrante. O Gil Vicente é uma equipa de qualidade mas os jogadores do Braga não merecem nenhum puxão de orelhas. O SC Braga não teve sorte. Podíamos ter feito o 1x3 mas não conseguimos. O Gil Vicente teve a sorte que nos faltou. Parabéns ao Gil Vicente», revelou o líder arsenalista.

Aos jornalistas Salvador falou ainda sobre a candidatura ao título do SC Braga.

«Candidato ao título? Vocês é que devem dizer isso. Eu disse no início da época quais eram os nossos objetivos. Bem sei que houve um treinador de uma equipa que disse que eram três os candidatos mas essa equipa, que ele falou, já está fora», destacou António Salvador.


Paulo Alves diz que «final é para ganhar», Jardim desiludido

Paulo Alves, treinador do Gil Vicente, e Leonardo Jardim, técnico do SC Braga, nas reações após o triunfo gilista nas grandes penalidades, na meia-final da Taça da Liga, que valeu ao Gil Vicente um lugar em Coimbra, no dia 14 de abril.

Paulo Alves: «Sabíamos que o momento era bom. Tem-se sentido que esta equipa tem potencial, apesar de alguma inexperiência, que justifica a alternância de rendimento. Mas acreditávamos. Tínhamos falado que se estivéssemos concentrados podíamos vencer e vencemos com toda a justiça. «Respeitamos todos por igual. Respeitámos o Braga, que é um sério candidato ao título. O Benfica é uma grande equipa, está muito mais habituado que o Gil Vicente a estas andanças, mas uma final não tem muito por onde se argumentar. É para ganhar, ponto final.»

Leonardo Jardim:
«Sofremos o golo do empate, que não previmos. Os penalties tinham fator aleatório e tentámos evitar que se decidisse aí. mas não conseguimos. O Gil Vicente entrou muito bem no jogo, nos primeiros 15 a 20 minutos. A partir daí, o Braga dominou e foi para o intervalo a vencer por 2x1. Na segunda parte, gerimos o jogo e tivemos duas oportunidades claras para marcar. Depois, o Gil, mais com alma e coração, começou a fazer lançamentos e num deles sofremos um golo. Nos penalties, que têm sempre um fator aleatório muito grande, acabámos perder e ficar alheados de um dos nossos objetivos, que era estar presente na final e vencê-la.»

Reações dos jogadores no final do encontro.

Júnior Caiçara: «É uma felicidade imensa pode levar o Gil Vicente a uma final. Nunca aconteceu na história deste clube. Não queria nem parar de olhar para o lance do golo. Estou muito feliz. Quando saímos do balneário sentíamos que estava a acontecer alguma coisa especial connosco. O Benfica? Passo a passo. Vamos ver. Acreditamos que podemos vencer. Não tem que ter medo de ninguém.»

Hugo Viana: «Da maneira que estávamos a jogar, a defender e a sair para o contra-ataque, criando várias ocasiões de jogo, parecia que o jogo estava controlado. Mas eles empataram e ganharam nos penalties. Chegar à final da Taça da Liga era um objetivo nosso, mas este jogo não nos pode abalar.»


ZEROZERO


JotaCC

Leonardo Jardim: «Taça da Liga era um dos objetivos»
TÉCNICO E A ELIMINAÇÃO EM BARCELOS

Leonardo Jardim, treinador do Sp. Braga, lamentou a derrota diante do Gil Vicente, nas meias-finais da Taça da Liga.

"Sofremos o golo do empate, que não previmos. Os penáltis tinham fator aleatório e tentámos evitar que se decidisse aí... mas não conseguimos. O Gil Vicente entrou muito bem no jogo, nos primeiros 15 a 20 minutos. A partir daí, o Braga dominou e foi para o intervalo a vencer por 2-1. Na segunda parte, gerimos o jogo e tivemos duas oportunidades claras para marcar. Depois, o Gil, mais com alma e coração, começou a fazer lançamentos e num deles sofremos um golo. Nos penáltis, que têm sempre um fator aleatório muito grande, acabámos perder e ficar alheados de um dos nossos objetivos, que era estar presente na final e vencê-la", analisou o técnico dos minhotos.

"Nesta competição vamos ficar a ver a final na televisão. Mas vamos continuar o nosso trajeto na Liga. Somos uma equipa competitiva, encaramos todos os jogos de uma forma positiva para vencê-los. Acreditamos que temos objetivos para cumprir dentro da única prova em que estamos e é isso que vamos fazer", prosseguiu Leonardo Jardim.


Hugo Viana: «Não estava à espera de sofrer aquele golo»
LAMENTA ERRO DE QUIM PERTO DO FINAL

Hugo Viana, médio do Sp. Braga, analisou a derrota frente ao Gil Vicente, nas meias-finais da Taça da Liga.

"Pela maneira como estávamos a defender e a sair para o contra-ataque, a controlar o jogo e a criar oportunidades de golos, não estava à espera de sofrer aquele golo. Podíamos ter feito o terceiro golo mais do que uma vez, mas não fizemos. O Gil Vicente está na final e por isso mereceu", começou por afirmar Hugo Viana no final do encontro.

"A Taça da Liga era um dos nossos objetivos desta época, estamos tristes, mas dentro de três a quatro dias temos outros jogo para nos podermos redimir", prosseguiu.

"Se somos candidatos ao título? Não. Éramos candidatos a chegar à final da Taça da Liga, porque chegámos à meia final, mas em relação ao campeonato sempre dissemos que não somos candidatos e vamos continuar a dizê-lo", concluiu.

RECORD