News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 03/03

Started by JotaCC, 03 de March de 2012, 07:20

Previous topic - Next topic

JotaCC

Leonardo Jardim: "importante é o Braga vencer"

Leonardo Jardim não foge ao discurso que tem vindo a fazer ao longo da temporada: os objectivos do Sp. Braga estão definidos desde o início da temporada e não serão alterados enquanto não forem cumpridos.
O técnico arsenalista não dá importância ao resultado do Benfica-Porto e afirma mesmo que o que lhe interessa apenas e só é que a sua equipa conquiste mais uma vitória.

"Em caso de vitória da minha equipa, que é o único resultado sob o qual podemos ter influência, vamos consolidar a terceira posição e de certeza absoluta nos vamos aproximar do segundo lugar. Mas temos que estar focalizados naquilo que podemos controlar, que é o nosso jogo, e não pensar nos resultados dos adversários. O fim-de-semana perfeito é o Braga vencer. Os outros não vão ganhar os dois e alguém vai perder pontos. A minha única preocupação é que o Sp. Braga vença", afirmou o treinador, acrescentando que os objectivos estão definidos e são para ser cumpridos antes de poderem ser alterados: "o Braga não tem um discurso de cautela, tem um discurso real. Temos o bjectivos definidos desde o início da época e pretendemos alcançá-los. Não podemos queimar etapas em relação a isso. Temos que ter objectivos por etapa e neste momento o nosso é concluir a etapa que o clube nos colocou no início da época e é nisso que estamos focalizados. Não podemos pensar em chegar a um objectivo final sem concluir os que estão antes desse. A equipa mantém a sua forma de estar, mantém os seus objectivos e vai fazer por, em primeira instância, concluir os objectivos do clube".

Quanto à partida desta tarde, Leonardo Jardim considera que a equipa está preparada para defrontar e vencer um adversário complicado e que causa sempre dificuldades aos arsenalistas.
"O Nacional é uma equipa que atravessa o seu melhor momento da época. Conseguiu duas vitórias nos últimos jogos. Tem boa qualidade técnica e uma transição ofensiva rápida, com jogadores velozes na frente e que cria sempre dificuldades ao Braga. Nos últimos dez anos o Braga só ganhou uma vez e queremos contrariar esses dados e conquistar os três pontos em disputa".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Leonardo Jardim
"Não posso pensar no objetivo final se não alcancei o inicial"

A pressão exterior para que o Braga assuma uma candidatura ao título está a aumentar, mas não afeta Leonardo Jardim. Num discurso prudente, como é habitual, o treinador arsenalista explicou o porquê de o plantel estar a autoexcluir-se da luta, apesar de a classificação indicar outra coisa. "O Braga não tem um discurso de cautela, mas sim real. Não podemos queimar etapas. Ainda esta semana vi o nosso selecionador [Paulo Bento] dizer, e muito bem, que não pode pensar em ganhar o Europeu antes de passar a fase de grupos. Temos de ter objetivos por etapas e, neste momento, a primeira é atingir a que a Direção nos traçou", sublinhou Jardim, que, na sequência do tema, até fez uma analogia com a ascensão como treinador. "Antes de chegar ao Braga, percorri várias etapas. Não posso estar a pensar num objetivo final quando ainda não alcancei os objetivos iniciais", declarou.

Sendo assim, Leonardo Jardim está unicamente concentrado em "conquistar os três pontos contra o Nacional", equipa que, no entender do treinador madeirense, está "atravessar o melhor momento da época", pois nunca poderia controlar o resultado do clássico de ontem. "O fim de semana perfeito seria a vitória do Braga, pois permitiria consolidar o terceiro lugar e aproximarmo-nos do segundo. Não podemos pensar nos resultados dos adversários", salientou o madeirense, visivelmente orgulhoso pelos elogios que a equipa tem recebido ultimamente. "Quem tem de avaliar a qualidade do futebol do Braga não sou eu. Agora, posso dizer que tentamos dar importância ao resultado e à qualidade do futebol", rematou.


Lima soma prémios no mês de fevereiro

Fevereiro de 2012 ficará gravado a letras douradas no currículo de Lima. Durante o último mês, o avançado apontou seis golos na Liga ZON Sagres, ultrapassou momentaneamente o benfiquista Cardozo no topo da lista dos melhores marcadores - o paraguaio recuperou ontem a liderança - e, com efeito, acumulou esta semana vários prémios individuais relativos a fevereiro: melhor jogador do mês para o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, para a Liga e também para os adeptos do Braga.

Lima está diretamente ligado à sequência ímpar do Braga, única equipa que alcançou nove vitórias seguidas no atual campeonato. Na segunda volta, à partida para a jornada 21, ninguém marcou mais do que ele. O brasileiro já faturou por seis vezes nesta fase da competição e todas durante o mês de fevereiro: bisou contra V. Setúbal, fez um hat trick diante do Gil Vicente e marcou um golo na goleada sobre o V. Guimarães. Além disso, também fez o gosto ao pé na Liga Europa, ao apontar o tento da vitória no reduto do Besiktas, na segunda mão dos dezasseis avos de final.

Numa eleição feita por adeptos e treinadores, Lima foi distinguido pela Liga com 21 por cento dos votos, à frente de Hugo Viana (12%) e do benfiquista Rodrigo (12%). No Facebook, Lima reuniu 118 votos dos adeptos do Braga e foi eleito o Guerreiro do Mês, seguido por Hugo Viana e Quim.


O campeão da segunda volta

À partida para a 21ª jornada, o Braga foi a equipa que mais pontos conquistou na segunda volta do campeonato. Os arsenalistas contam por vitórias os jogos realizados nesta fase da competição e são os únicos com 15 pontos. A seguir, surgem FC Porto e Marítimo, ambos com quatro triunfos e uma derrota: os dragões perderam em Barcelos (3-1) e os insulares em casa... com o Braga (2-1). O Benfica aparece apenas no quarto lugar, com os mesmos dez pontos do Sporting.


Atrasados uma hora na chegada à Madeira

O Braga, ontem, só chegou à Madeira às 18h30, uma hora depois do previsto. Um atraso motivado pelo facto de o avião fretado pela Direção do clube ainda não se encontrar na pista quando a comitiva arsenalista chegou ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Longa se tornou a espera, mas a viagem correria de forma tranquila até à ilha de onde é natural o técnico Leonardo Jardim. Alguns adeptos do Braga seguiram viagem com a equipa, ao contrário do presidente António Salvador.

Esta é a terceira vez que o Braga vai jogar na Madeira na presente temporada, depois de ali ter derrotado, primeiro, o Nacional (2-1) para a Taça da Liga e, mais recentemente, o Marítimo (2-1) para o campeonato. Hoje, procura o pleno inédito.


Exibições agradam a Vandinho

As últimas semanas têm sido férteis em elogios para o Braga. As exibições frente a Besiktas e Vitória de Guimarães deixaram os adeptos extasiados e Vandinho, que viu o dérbi do Minho nas bancadas do AXA, juntou a voz à dos que acreditam que os arsenalistas poderão protagonizar uma gracinha esta temporada. "Fico muito feliz de voltar e ver o Braga bem, porque no clube ainda estão muito jogadores com quem tive oportunidade de trabalhar. Por isso, tenho de torcer por eles. Ver o Braga a jogar com aquele ritmo forte leva-me a acreditar que poderá brigar com os grandes até ao final", referiu o ex-capitão bracarense numa entrevista à Rádio Renascença.

Na base do crescimento do Braga está, de acordo com Vandinho, António Salvador, uma pessoa que "não falha com os seus compromissos. Quando cheguei ao clube tive a oportunidade de acompanhar o trabalho dele [António Salvador] durante esse tempo e há poucas pessoas no futebol como ele.

Ele construiu uma organização no clube para garantir que nada falhe", analisou o médio, que deve dar continuidade à carreira no Brasil na sequência de uma experiência falhada nos Emirados Árabes Unidos.


"Lima manifestou ambição pessoal"

Apesar de o clube não assumir publicamente uma candidatura ao título, Lima afirmou no final do jogo com o Vitória de Guimarães que Braga era candidato. Como se explica a diferença de discursos?

O Lima falou depois de um jogo em que o Braga venceu um rival, ainda por cima com o melhor resultado dos últimos anos, e em que tinha acabado de se isolar no primeiro lugar da lista dos melhores marcadores. A euforia por vezes leva a respostas dessas. No entanto, convém lembrar que ele respondeu assim depois de os jornalistas, que também estão a fazer o seu trabalho, lhe terem colocado várias questões sobre o tema. É normal que o Lima tenha manifestado a ambição pessoal, mas tanto ele, como os restantes atletas do Braga, sabem bem o que está delineado em termos de projeto e falamos a uma só voz.


Vinícius substitui o mexicano Rivera

Volvidas três semanas de se ter sentado pela última vez no banco, na receção ao Vitória de Setúbal, Vinícius (na foto) voltou a fazer parte de uma lista de convocados do Braga. O médio, que esta temporada participou em apenas sete encontros oficiais, foi a única alteração efetuada por Leonardo Jardim em comparação com o rol de eleitos para o embate com o Vitória de Guimarães. O mexicano Rivera, que havia ficado na bancada no dérbi do Minho, foi o sacrificado para a entrada do brasileiro.


Associação braguista foi reactivada

A Associação Braguista marcou ontem o seu regresso com um jantar num restaurante da Cidade dos Arcebispos. A sociedade sem fins lucrativos, que foi reativada após um ano e meio de interregno, tem como principal objectivo ser mais uma voz dos sócios e ajudar a projectar o Braga, bem como organizar algumas actividades de interesse para os arsenalistas. Nas eleições realizadas recentemente, Maria Almeida foi nomeada presidente, enquanto Ricardo Amorim, criador do sítio Superbraga.com, é o novo presidente da Assembleia Geral.


Pedro Caixinha
"Vamos defrontar um candidato ao título"

Na projeção do jogo desta tarde, Pedro Caixinha não tem dúvidas em considerar o Sporting de Braga um candidato ao título, admitindo que tal situação resultará numa motivação adicional para os seus jogadores.

"Este é um bom momento para demonstrarmos que poderemos vencer um grande", conforme relevou, justificando que o Nacional "vai defrontar um candidato ao título. O Braga ainda vai jogar com o FC Porto e com o Benfica, por isso é na realidade candidato".

Pese esta leitura, e o reconhecimento das diferenças entre a sua equipa e a de Leonardo Jardim, Pedro Caixinha acredita num bom resultado: "temos uma equipa ambiciosa e com qualidade pelo que nesse capítulo da ambição as equipas irão equivaler-se".

Exaltou ainda que o Nacional "quer ganhar, mas para isso é preciso estarmos perfeitos para conseguirmos anular alguns dos nossos jogadores adversários, que estão em excelente momento de forma". Mas, garantiu, "não existir nenhuma equipa mais favorita que outra para este jogo".

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Técnico diz que não quer queimar etapas
Jardim rejeita luta pelo título

O Lima estava eufórico. É natural que tenha ambições, mas ele e os seus colegas sabem o que está delineado. Falamos todos a uma só voz", disse ontem Leonardo Jardim sobre as palavras de Lima, que assumiu a candidatura do Sp. Braga ao título no final da goleada (4-0) frente ao V. Guimarães na última jornada.

"O campeonato só agora entra no último terço e o nosso objectivo está definido pela direcção, não podemos queimar etapas. Ainda esta semana, o seleccionador [Paulo Bento] disse que não podia ser campeão europeu sem passar a fase de grupos", acrescentou.

Leonardo Jardim realçou depois a importância de vencer hoje o Nacional, na Choupana (18h30, Sport TV 1), para poder beneficiar do clássico entre Benfica e FC Porto: "Vamos encarar o jogo com o objectivo de conquistar os três pontos, sabendo de antemão que vamos defrontar o Nacional no seu melhor momento da época. E convém lembrar que nos últimos dez anos o Sp. Braga só por uma vez ganhou na Choupana."

Entretanto, o regresso do médio Vinicius é a principal novidade nos eleitos arsenalistas. Alan, Ewerton, Baiano, Paulo Vinícius e Luís Alberto continuam a recuperar de lesões.

CORREIO DA MANHA

Bruno3429

Henrique teve de voltar ao Braga
C.A.

Henrique voltou ao Braga para ser seguido pelo departamento médico, por força da recaída da lesão muscular. O central emprestado pela SAD bracarense reintegrara o plantel do Feirense na passada terça-feira, mas ressentiu-se do problema físico. À exceção deste caso, Manuel Barbosa, massagista, e Cunha Bragança, enfermeiro, não têm qualquer outro caso clínico, pois Carlos Fonseca e Diogo Rosado apresentam sinais muito positivos da recuperação das respetivas lesões.

O Jogo

Bruno3429

Jardim espera o "melhor" Nacional

O madeirense Leonardo Jardim não se quis pronunciar em relação ao resultado do clássico, ontem, preferindo centrar atenções no desafio de hoje, frente ao Nacional.
"Temos de perceber que o campeonato só agora está a partir para o último terço, temos objectivos definidos pela direcção e não podemos queimar etapas", notou, acrescentado: "Ainda esta semana ouvi o nosso seleccionador, e bem, dizer que para ser campeão europeu antes tem que passar a fase de grupos".

Em relação ao jogo de hoje, acredita que o Braga vai encontrar problemas. "O Nacional é uma equipa de qualidade, que atravessa talvez o seu melhor momento da época", e relembrou que os bracarenses só venceram no terreno dos madeirenses uma vez nos últimos 10 anos, pese o Nacional também esteja há sete encontros sem vencer os bracarenses (última vitória foi em 2008): "Temos que estar no limite das nossas faculdades para atingir os nossos objectivos", apontou.

Em relação à convocatória, destaque para o regresso de Vinícius. O médio brasileiro tinha ficado de fora das opções do treinador, Leonardo Jardim, nos últimos jogos dos "arsenalistas", tendo voltado agora aos eleitos. De fora em relação à última convocatória ficou o médio ofensivo mexicano Rivera.

Alan, Ewerton, Baiano, Paulo Vinícius e Luís Alberto continuam as recuperações das suas lesões e não podem ser opção para o técnico.

Diario de Notícias da Madeira

Coelho SCB

Braga
BILHAR GRANDE



Um projeto com nexo, uma direção unida, um líder forte, competente, sabedor de futebol, carismático e eis um Sp. Braga que se construiu, de forma sustentada, até bater à porta e entrar, por conquista própria, no clube dos grandes.

Com o histórico e tradicionalmente forte Vitória de Guimarães implantado nas mesmas gentes, ninguém imaginava que o Braga abrisse caminho até ao topo e de forma tão categórica. Chegou e veio para ficar.

Um forte presidente faz fortes as suas gentes, António Salvador foi do melhor que aconteceu ao futebol português neste século, como dirigente desportivo. Com a simplicidade dos competentes.

A maioria esmagadora dos clubes devia olhar para Braga, seguir o exemplo, procurar competências e deixar, de vez, o afagar de egos, a atração pelo "quadradinho luminoso", os 5 minutos de fama e a seguir a falência.

Nesta época, o clube minhoto tem uma palavra a dizer sobre o campeonato nacional. Sem deslumbramentos, é um candidato muito sério e já o provou.

Gostaria muito que fosse campeão.

Autor:  ALBERTO DO ROSÁRIO
In:Record.pt (Opinião > Cronistas > Bilhar grande)
#VãoTerDeContarConnosco
#BragaoléAndFriends

JotaCC

SC Braga vence (3-1) na Madeira e alcança Benfica

O SC Braga venceu o Nacional por 3-1, na Choupana, e soma agora os mesmos 49 pontos do Benfica. Águias mantêm-se no segundo lugar por terem vantagem na diferença entre o número de golos marcados e sofridos (30 contra 28).

Clique aqui para consultar a ficha de jogo, as incidências da partida, os comentários, as estatísticas individuais e as estatísticas de equipa.

Tiveram os guerreiros de puxar dos galões para passar na tradicionalmente difícil deslocação ao Funchal, que foi palco do 10.º triunfo consecutivo dos minhotos no campeonato.

O Nacional marcou primeiro, por Moreno, aos 12 minutos, beneficiando de entrada apática do SC Braga.

Diego Barcellos poderia ter aumentado a vantagem dos insulares aos 37 minutos, mas seriam os bracarenses, três minutos depois, a chegar ao empate por Lima, que assim iguala Óscar Cardozo com 16 golos no topo da lista dos melhores marcadores da Liga.

O SC Braga precisou apenas de nove minutos para dar a cambalhota no resultado na etapa complementar, com um golo de Mossoró.

O Nacional procurou reagir, subiu no terreno e expôs-se aos contra-ataques do adversário. Ukra deu a estocada final ao cair do pano, numa altura que Pedro Caixinha tinha já recebido ordem de expulsão, por contestar uma decisão de Vasco Santos.


«Vitória importante para consolidar terceiro lugar» - Leonardo Jardim

Leonardo Jardim continua sem assumir a candidatura ao título. Treinador do SC Braga diz que a vitória em casa do Nacional «é importante», sobretudo, porque permite consolidar o terceiro lugar na classificação da Liga.

«O resultado de 3-1 não espelha as dificuldades que tivemos, o Nacional esteve muito bem nos primeiros 25 minutos. Sabíamos que é uma equipa de transição muito rápida e nós estivemos lentos na construção. Sempre que perdíamos a bola dávamos espaço ao Nacional para fazer aquilo que mais gosta», analisou Jardim em declarações à Sport TV, admitindo que «o Nacional merecia ter ido a ganhar para o intervalo».

«Fomos superiores na segunda parte, criámos as melhores ocasiões de golo e acabámos por vencer bem», referiu.

Sobre o título... «É importante para mim e para o grupo de trabalho conseguirmos a 10.ª vitória consecutiva, pois consolida a terceira posição no campeonato», disse Leonardo Jardim, indicando que o triunfo na Choupana permite concretizar «pequenos objetivos»: «Nos últimos dez anos o SC Braga tinha apenas uma vitória aqui e nunca tinha ganho às equipas da Madeira na mesma época».


«As contas fazem-se no fim» - Mossoró

Mossoró classifica como «fundamental» a vitória do SC Braga no Funchal, para a qual contribuiu com um golo, mas esclarece que a posição dos minhotos na Liga não altera os objetivos traçados no início da época.

«Foi uma vitória importante. A equipa entrou focada, sabendo que é sempre difícil jogar na Madeira, tanto com o Nacional como com o Marítimo. Voltámos a mostrar que estamos unidos e concentrados. Fizemos um grande jogo. Foi uma vitória fundamental para ficarmos tranquilos junto do segundo classificado», afirmou o jogador brasileiro em declarações à Sport TV, escusando-se a colocar o SC Braga na corrida ao título.

«Não olhamos para o título. Pensamos jogo a jogo. Estamos a viver este momento de uma forma muito intensa e as vitórias estão a surgir. Temos de manter o mesmo empenho e determinação. O nosso objetivo está traçado desde o início da época e passa por ficar entre os quatro primeiros», indicou, reconhecendo, porém, que «as contas fazem-se no final do campeonato».

A BOLA

JotaCC

Juniores: Benfica e Sp. Braga seguram liderança
ambos com 9 pontos em 4 jogos

Sp. Braga e Benfica continuam a liderar o grupo de apuramento para o campeão nacional do escalão de juniores, ambos com 9 pontos, em 4 jogos disputados

Os arsenalistas receberam e venceram o Sporting, por 3-1. Afonso Figueiredo (20'), Alan (53') e Tomás (65') marcaram para os da casa e Mateus Fonseca reduziu para os leões já perto do fim (79').

A turma de Alvalade caiu para o 4.º posto, com 6 pontos conquistados em 4 jogos.

O Benfica também logrou conquistar os 3 pontos no seu reduto, ao bater Vitória de Guimarães por 2-1.

Os golos só surgiram na segunda metade com Fábio Cardozo a marcar aos 63' para os encarnados, Areias empata aos 65' para os vitorianos mas Ivan Cavaleiro acabaria por sentenciar o jogo aos 75' para a turma da Luz.

RECORD

JotaCC

Sp. Braga apanha Benfica no segundo lugar

O Sp. Braga deu a volta ao marcador na Madeira e acabou por vencer por 3-1, conseguindo alcançar o Benfica na perseguição ao FC Porto, que desde ontem lidera isolado o campeonato português. É a 10ª vitória consecutiva dos nortenhos.

Moreno adiantou os madeirenses logo aos 12 minutos mas Lima, a cinco minutos do fim da primeira parte, fez o 1-1.

Aos 54, Mossoró fez a reviravolta no marcador e a três dos 90 Ukra selou o resultado final.

Sp. Braga e Benfica ocupam o segundo lugar da tabela, com menos três pontos do que o FC Porto, que ontem derrotou os de Jorge Jesus garantindo a liderança isolada.

SOL

Bruno3429

O Braga vence e iguala Benfica

O Braga venceu o Nacional da Madeira por 3-1 na Choupana e igualou o Benfica no segundo lugar (49 pontos). A equipa do Minho ainda esteve a perder, com um golo de Moreno aos 12 minutos, mas fez a igualdade ainda na primeira parte por Lima (40'). Na segunda metade Mossoró (54') e Ukra (87') assinaram a reviravolta no marcador. Com este resultado, além de reforçar o seu lugar no pódio, o Braga promete dar luta aos FC Porto e Benfica no que resta da liga.

O Jogo

JotaCC

SC Braga dá a volta na Madeira e apanha Benfica na vice-liderança (1x3)

Começa a ser impossível não associar o SC Braga à luta pelo título. Os bracarenses estiveram a perder com o Nacional da Madeira, deram a volta ao marcador e alcançaram o Benfica no segundo lugar da classificação, estando a três pontos do FC Porto, líder do campeonato.

Leonardo Jardim e os jogadores têm dito que o objetivo dos minhotos continua a ser um lugar entre os quatro primeiros classificados, mas a cada jornada que passa o SC Braga tem-se aproximado da liderança.

Desta vez aproveitou da melhor forma a derrota do Benfica frente ao FC Porto para igualar os encarnados na vice-liderança.

O SC Braga venceu o Nacional da Madeira por 1x3, mas além da vitória demonstrou que não se abate à primeira adversidade. Moreno, logo aos 12 minutos, inaugurou o marcador a favor da equipa de Pedro Caixinha e colocou os insulares na frente do resultado.

A resposta dos comandados de Leonardo Jardim apenas chegou a cinco minutos do intervalo, com o inevitável Lima a bater Marcelo Valverde, aproveitando da melhor forma uma das poucas oportunidades de que dispôs no primeiro tempo.

Na segunda parte, o Nacional da Madeira tentou ir em busca de nova vantagem, mas a eficácia do SC Braga derrotou a vontade da turma da casa. Mossoró, aos 54 minutos, e Ukra, a dois minutos dos 90, carimbaram o triunfo dos bracarenses, que, assim, apanharam o Benfica na segunda posição com 49 pontos.


ZEROZERO

JotaCC

À décima vitória consecutiva, o Sp. Braga alcançou o Benfica

Não é uma questão de discurso, mas de futebol. Por muito que os responsáveis do Sp. Braga rejeitem o estatuto de candidato ao título, em campo, os jogadores têm-se esforçado por provar o contrário. Na Madeira, assistiu-se a uma exibição e a uma reviravolta de equipa grande. O Nacional entrou por cima, mas saiu de gatas (1-3), subjugado pelo novo companheiro do Benfica na tabela.

Quando Moreno, aos 12', concluiu da melhor forma uma combinação entre Rondón e Candeias para abrir o marcador, a comitiva bracarense terá experimentado uma sensação de déjà vu. A 30 de Janeiro, também no Funchal, Hugo Viana e companhia também tinham entrado em falso, frente ao Marítimo. E deram a volta por cima (1-2).

Deve ter sido a experiência acumulada a desinibir a equipa, porque os minhotos não acusaram a desvantagem - e muito menos a pressão de jogarem para o segundo lugar, de aproveitarem a oferta do Benfica. O futebol do Nacional fluía sobretudo pelas alas (cortesia de Candeias, que fez de Elderson o que quis), o Sp. Braga tentava tirar partido do miolo (A saída de Andrés Madrid, por lesão, facilitou a tarefa) e daquele pé esquerdo magistral de Hugo Viana.

Aos 24', Lima recebeu um passe de 40 metros na área, mas deixou-se antecipar. Aos 40', desviou com êxito já na pequena área, após uma assistência perfeita de Mossoró.

A mesma dupla não acusou o arrefecimento da descida aos balneários, no intervalo, e regressou em alta. Lima, todo ele mobilidade e sentido de oportunidade, fugiu à marcação pela direita, desviou a bola do caminho do guarda-redes Marcelo e contou com a ajuda do poste para "assistir" Mossoró, que se limitou a empurrar para o 1-2.

Agora era o Nacional que tinha de ir atrás do prejuízo. Pedro Caixinha trocou Mateus por João Aurélio mas não ganhou nada com isso. Leonardo Jardim substituiria Mossoró por Ukra e ganharia mais um golo por isso (67'). O mérito do jogador emprestado pelo FC Porto foi o de acompanhar a jogada que Leandro Salino e Lima desenharam a régua e esquadro. E o de encostar para o 1-3 final.

Antes desse momento, o Nacional tentara o empate pelas alas, pelo centro, em lances de bola parada - e Neto, de cabeça, quase aproveitava uma falha de marcação. Tudo em vão. O Sp. Braga ia anulando todas as investidas e espreitando o contra-ataque, para o golpe fatal, que carimbou a décima vitória consecutiva na Liga, a quinta fora de casa. Um registo impressionante, que colou a equipa ao Benfica no segundo lugar (49 pontos), a um mês da visita ao Estádio da Luz.

Ficha de jogo
Estádio da Madeira, no Funchal.
Assistência cerca de 2000 espectadores.

Nacional Marcelo Valverde, Claudemir, Luís Neto, Danielson, Marçal (Keita, 75'), Moreno, Madrid (Elizeu, 24'), Diego Barcellos, Candeias, Mateus (João Aurélio, 57') e Mário Rondon.
Treinador Pedro Caixinha.

Sporting de Braga Quim, Salino, Douglão, Nuno André Coelho, Elderson, Custódio, Hugo Viana, Ruben Amorim (Djamal, 82'), Mossoró (Ukra, 66'), Hélder Barbosa e Lima (Nuno Gomes, 90').
Treinador Leonardo Jardim.

Árbitro Vasco Santos (Porto).
Amarelos Nuno André Coelho (32'), Moreno (47') e Mossoró (56').
Golos 1-0, por Moreno, aos 12'; 1-1, por Lima, aos 40'; 1-2, por Mossoró, aos 54'; 1-3, por Ukra, aos 87'.


PUBLICO

Bruno3429

#12
Nacional-Sp. Braga, 1-3 (crónica)
Leonardo Jardim não o assume, mas há um candidato no Minho

Manuel Alves

O Sp. Braga venceu e convenceu. Apesar de o Nacional ter entrado a vencer, os minhotos provaram que têm mais argumentos e, mesmo não o assumindo, são mesmo candidatos ao título. Foi a primeira vez que o conjunto bracarense fez o pleno na Madeira, batendo Marítimo e Nacional. Foi a décima vitória consecutiva dos pupilos de Leonardo Jardim.

Nacional e Sp. Braga surgiram com estratégias bem definidas. Os minhotos nos seu 4x3x3 habitual, com Mossoró como novidade no lugar de Paulo César. Os madeirenses também 4x3x3, mas com dois homens mais defensivos no meio-campo: Moreno e Andrés Madrid. Pedro Caixinha definiu claramente que a sua equipa tinha de atacar pelo flanco direito, onde Elderson se confirmou como elo mais fraco dos minhotos.

Foi dessa forma que os locais cedo chegaram ao golo, com um excelente passe atrasado de Candeias para Moreno que rematou sem hipótese para Quim. Sob a batuta de Hugo Viana, os pupilos de Leonardo Jardim reagiram ao golo e partiram à procura da igualdade. Mas Madrid lesionou-se aos 23 minutos e foi substituído por Elizeu. Sem mexer na estrutura nacionalista, a troca mexeu com o jogo.

FICHA DE JOGO E NOTAS

Nessa altura, os visitantes tinham mais posse de bola, mas ainda sem causar dores de cabeça à defesa alvinegra. Só aos 24 minutos um passe longo de Hugo Viana obrigou Neto a um corte oportuno pois Lima ficaria isolado.

Curiosamente, seriam os homens de Caixinha a perder o 2-0 aos 36 minutos. O inevitável Candeias cruzou bem no lado direito e Barcellos chegou um pouco tarde não conseguindo o desvio de cabeça quando tinha tudo para o fazer.

Quem não marca sofre: foi assim mais uma vez. O Sp. Braga chegou ao empate aos 39 minutos, num excelente trabalho de Mossoró que cruzou com conta, peso e medida para Lima e este não perdoou, somando o 16º golo na prova, em igualdade com Cardozo no topo dos marcadores.

Era a melhor fase do Sp. Braga. Mais um excelente passe de Hugo Viana isolou Lima e o avançado rematou bem, mas Marcelo Valverde fez a defesa da noite, desviando para canto. Pouco depois chegava o intervalo e o empate aceitava-se, face à boa entrada dos nacionalistas e à boa resposta da turma de Braga.

Minhotos a todo o vapor

Se o final da primeira parte já tinha dado mais Braga, após o intervalo, foram de novo os minhotos a entrar a todo o vapor. E como tal, o 1-2 aos 54 minutos. Uma boa combinação entre Mossoró e Lima, com este a rematar ao poste, para Mossoró, na recarga, empurrar para a baliza.

A resposta alvinegra só surgiu aos 68 minutos e após uma saída em falso de Quim, mas Neto cabeceou mal na sequência de um livre apontado por Claudemir. Os visitantes voltaram a assumir o jogo e foram construindo alguns lances perigosos, mas na hora do remate nunca o fizeram de forma certeira.

Caixinha deixou, entretanto, o banco nacionalista pois recebeu ordem de expulsão aquando da substituição de Keita, dando mostras de alguma intranquilidade face ao resultado. Leonardo Jardim foi refrescando a sua equipa para lhe dar consistência defensiva e tinha condições para matar o jogo em contra-ataque.

Foi o que aconteceu aos 63 minutos, com Ukra a sentenciar o jogo. Lima fez o mais difícil em velocidade e ofereceu o golo ao extremo recém-entrado. Agora por muito mais que Leonardo Jardim diga que não, não há volta a dar: o Sp. Braga é mesmo um candidato ao título. O Nacional quebrou a onde de vitórias, tendo até começado bem. Mas os argumentos minhotos foram claramente mais fortes.


Nacional-Sp. Braga, 1-3 (destaques)
O maestro Hugo Viana liderou a equipa. Lima é o matador, Moreno e Candeias ainda animaram, mas foi de menos.
Manuel Alves

Marcar no recomeço dá confiança
Se o Nacional chegou à vantagem cedo (12 m), o Sp. Braga também conseguiu operar a reviravolta no marcador logo após o recomeço da partida, dando consistência à igualdade conseguida já perto do intervalo. Foi marcar nos momentos chave e ganhar confiança para um segundo tempo imparável.

FIGURA
Hugo Viana: o maestro habitual

O futebol ofensivo do Braga passa muito pelos seus pés. E Hugo Viana tem uns excelentes pezinhos. Bem nos passes longos, bem a combinar com colegas. Tentou também a sua sorte em termos de remate mas sem ser feliz. Aliás, a Hugo Viana só lhe faltou mesmo marcar um golo. E merecia.


OUTROS DESTAQUES

Candeias: O suspeito do costume
Está num grande momento de forma. Candeias deu que fazer à defesa bracarense, principalmente, a Elderson. Foi seu o passe que deu golo por Moreno.

Moreno: bom regresso
O médio Moreno regressou após lesão. E fê-lo da melhor forma, apontando o seu segundo golo na I Liga pelos nacionalistas. Em termos defensivos lutou muito e tentou parar Hugo Viana e companhia.


Lima: mantêm-se na corrida dos marcadores
A velocidade e capacidade técnica de Lima fazem dele um dos melhores avançados da Liga. Esta noite apontou mais um golo e continua lado a lado com Cardozo. E está explicado porquê. Ofereceu a Ukra o terceiro golo da equipa.

Mossoró: o irrequieto
Foi aposta de Leonardo Jardim. E Mossoró justificou. Foi seu o lance que deu o empate do Braga. Bons pormenores técnicos, velocidade e um perigo constante em curtos espaços do relvado. E foi seu o golo que operou a reviravolta no marcador.

Ukra: o substituto marcador
Marcou ao Guimarães e hoje. Ukra é uma aposta que Leonardo Jardim vai tendo e de forma certeira. Uma vez mais, este jovem que esteve ausente por lesão sentenciou a partida.


Jardim não desarma: «Queremos ficar nos primeiros quatro»
Nacional-Sp. Braga, 1-3 (reportagem)

Manuel Alves

Leonardo Jardim, treinador do Sp. Braga, depois da vitória sobre o Nacional (3-1), na Choupana, em jogo a 21ª jornada a liga:

[O Braga considera que queimou esta etapa com justiça?]
«Penso que o resultado de 3-1 espelha algumas facilidades que não existiram. O jogo teve duas fases distintas. Os primeiros 25 minutos em que o Braga não entrou bem, deixando o adversário ser mais forte na pressão da zona intermédia e depois dando muitos espaços ao Nacional para fazer transições. Tivemos dificuldades. Aos poucos fomos acertando e conseguimos o empate. Penso que na primeira parte não fizemos muito para conseguir empatar. Na segunda parte sim. Controlámos desde o começo, corrigimos que tínhamos de corrigir, fomos mais fortes, fizemos dois golos e podíamos ter feito mais, enquanto o adversário raramente chegou à nossa baliza sem ser de bola parada. Penso que a vitória pela margem de um golo, seria mais justa pelo que se passou aqui hoje».

[Qual é a próxima etapa?]
«É recuperar bem e preparar o próximo jogo com o Leiria, que é importante, pois pode-nos permitir continuar a consolidar a nossa posição na tabela classificativa e a somar pontos de forma a atingir o mais rápido possível os objectivos traçados pelo clube».

[É só consolidar esta etapa ou passar para outra?]
«Os nosso objectivos inicialmente traçados ainda não estão conseguidos. Não passa pela cabeça de ninguém queimar etapas para outros objectivos. Queremos ficar nos primeiros quatro lugares e depois ir subindo degraus consoante o nosso rendimento e as nossas competências».

[Foi bom para o Braga o resultado do Benfica-FC Porto?]
«Na antevisão deste jogo já disse que o Braga não se pode preocupar com os seus adversários pois não tem interferência directa na performance desportiva deles. O Braga tem de se preocupar com os seus jogos, com o rendimento que tem de ter de forma a conseguir ultrapassar os seus adversários, pois sabemos que todos colocam adversidades e não há jogos fáceis, nem vitórias antecipadas. Por isso, temos de ter muito cuidado e estar na máxima intensidade em todos os jogos».

[Este Braga tem competência para ser campeão nacional?]
«O Braga tem competência para estar na terceira posição, por mérito, pela qualidade do seu plantel».

[Mas ser campeão¿]
«Não sei, pois não foi esse o objectivo traçado no início da época. Sabemos para onde vamos e queremos obter o objetivo o mais cedo possível».

[Pessoalmente é uma aposta ganha?]
«Sim. É uma aposta ganha, pois mostrei trabalho no Braga. Tenho tido ao longo da minha carreira necessidade de o mostrar em todos os clubes por onde passei e aqui no Braga quero continuar a solidificar a minha carreira.»


Maisfutebol

Bruno3429

#13
Sp. Braga: Jardim ainda não fala do título
Treinador dos minhotos mantém a cautela do costume; adjunto de Pedro Caixinha lamenta a lesão de Andrés Madrid


Apesar da insistência da comunicação social, Leonardo Jardim não assume a candidatura ao título. Nem depois de mais uma vitória convincente na Liga, a décima consecutiva. O técnico do Sp. Braga manteve o habitual estilo pautado pela cautela em declarações à SporTv:

Hélder Batista (treinador adjunto do Nacional):

«Fizemos uma grande primeira parte, adquirimos a vantagem e até podíamos ter chegado ao 2-0. Depois de o Braga empatar tivemos mais dificuldades e na segunda parte o adversário foi superior. O Braga é candidato ao título. Faltou-nos mais eficácia. A saída do Andrés Madrid condicionou a nossa estratégia.»

Leonardo Jardim (treinador do Sp. Braga):

«O resultado não espelha as dificuldades que tivemos. O Nacional fez 25 minutos muito bons. Perdemos muitas vezes a bola no início e demos espaço ao Nacional. Aos poucos fomos impondo o nosso jogo e na segunda parte fomos melhores. Na primeira não fomos. Conseguimos passar a controlar o jogo a partir de dada altura.»

«O título? Importante foi chegar à décima vitória consecutiva. Consolida a nossa terceira posição. O Braga só tinha ganho aqui uma vez nos últimos dez anos e nunca tinha ganho aos dois adversários madeirenses, aqui na ilha, na mesma época.»



Mossoró: «Não olhamos para o título»
Brasileiro satisfeito pela vitória na Choupana mas sem falar, ainda, na corrida ao título

Mossoró marcou um golo e fez uma assistência e, no final, comentou o jogo à Sport TV, sem falar no título:

«Foi uma vitória importante. Entrámos focados porque jogar aqui na Madeira é sempre difícil. A equipa está unida e concentrada. Fizemos um grande jogo e esta vistoria foi fundamental para ficarmos tranquilos e chegar ao 2º lugar. Ser campeão? Não olhamos para o título. Vivemos jogo a jogo. Temos de continuar com o mesmo empenho e concentração e no final da época fazemos as contas. Vocês sabem que o nosso objetivo é estar entre os quatro primeiros.»


Sp. Braga, a melhor equipa portuguesa (versão atualizada)
Neste momento, acho que não há dúvidas

Por Luís Sobral

Planeo.pt Ofertas de lazer, beleza, viagens e muito mais até 90% desconto! (O Sp. Braga explicou este sábado na Madeira por que é forte candidato ao título. Sobreviveu a uma má entrada em jogo, manteve-se sereno, aproveitou a primeira oportunidade e depois acabou com o adversário, sem piedade. E voltou a ter Lima, muito Lima )

A quebra do Benfica não ressuscitou só o F.C. Porto, deu também ao Sporting de Braga o estatuto de candidato ao título.

Tal como no caso do campeão, é justo dizer que nada disto seria possível se o Sp. Braga não fizesse o seu trabalho. Ao contrário do F.C. Porto, é possível acrescentar que os bracarenses estão a ganhar há muito tempo e somam a isso uma qualidade de jogo e confiança que nesta altura são únicas em Portugal.

Sim, o Sp. Braga é neste momento a melhor equipa portuguesa.

Pode ser que isso não chegue para ganhar a Liga. Pode ser que tenha uma quebra. Pode até ser que nas jornadas 25 e 26, quando encontrar os outros candidatos, falhe. Pode ser. Mas também pode ser que chegue assim, com F.C. Porto e Benfica, até ao último suspiro da Liga. Veremos.

Seja como for, este Sp. Braga já é um sucesso e Leonardo Jardim confirmou que se trata de mais um treinador destinado a chegar a um dos grandes, um dia destes. Como Jesualdo, Jesus e Domingos.

É fácil embirrar com António Salvador, pelo estilo, mas é justo reconhecer que tem feito um trabalho extraordinário em Braga. E saber escolher bem o treinador não é um detalhe.

Maisfutebol

Bruno3429

Braga vence Nacional por 3-1 e iguala Benfica no 2.º lugar
Alvinegros estiveram a vencer mas permitiram a reviravolta


O Braga venceu o Nacional por 3-1 e com os três pontos alcançados encosta no Benfica, no 2.º lugar da classificação, mantendo-se a três pontos do líder, FC Porto. O Nacional até havia inaugurado o marcador aos 11 minutos, por Moreno, num remate forte e cruzado. O Braga chegou ao golo da igualdade ao minuto 39, através de Lima, o goleador da equipa. Mossoró marcou o 2-1 para o Braga, concretizando a reviravolta após um rápido contra-ataque, pouco depois dos 50 minutos. Aos 87 minutos, Ukra estabeleceu o 3-1.

Diario de Notícias da Madeira

Bruno3429

Hugo Viana: «Nada muda por estarmos iguais ao Benfica»
Nacional-Sp. Braga, 1-3 (reportagem)
Manuel Alves

Hugo Viana, médio do Sp. Braga, depois do triunfo sobre o Nacional (3-1), na Choupana, em jogo da 21ª jornada da liga:

[Uma vitória importante aqui?]
«Mais importante do que a vitória, é a forma como aconteceu. Demos a volta ao resultado e isso é sempre bom. Demonstrámos espírito de equipa e isso foi importante no ir atrás do resultado. Estamos a jogar bonito e isso reflecte-se nas vitórias alcançadas. Isto é fruto do todo o grupo, os que jogam, os que são suplentes e entram e aqueles que até ficam de fora. Juntos, vamos lutar para fazer algo mais».

[Agora na corrida pelo título?]
«O objectivo não é o título, mas sim ficar nos quatro primeiros lugares. Se pudermos ficar em terceiro lugar ou ir por aí acima, melhor. Nada muda por estarmos iguais ao Benfica. Temos sempre de pensar jogo a jogo como o fizemos até aqui. E agora estamos já a pensar no Leiria, com muita humildade pois queremos dar mais uma boa alegria aos nossos adeptos».

[Mas este Braga não é candidato ao titulo?]
«Não somos candidatos pois não podemos competir com os orçamentos de outros clubes. A equipa tem vindo a crescer, mas já sabíamos que seria assim face ao trabalho que fazemos. Temos de continuar com humildade e conscientes que podemos vir a fazer algo mais».

[Um Hugo Viana em grande forma?]
«Qualquer jogador do Braga está melhor do que em outras temporadas ».


Custódio e o título: «Não pensamos nisso»
Por Redacção , Manuel Alves

Custódio, médio do Sp. Braga, depois da vitória sobre o Nacional (3-1), na Choupana, em jogo da 21ª jornada a liga:

[Este Braga vai lutar pelo título?]
«Não pensamos nisso. O delineado é ficar nos quatro primeiros lugares. Mas se pudermos ficar em terceiro ou segundo, claro que não vamos desperdiçar essa possibilidade».

[Uma boa vitória?]
«Fizemos um bom jogo aqui. Não entrámos bem mas conseguimos recuperar o resultado o que é sempre bom. Na segunda parte jogamos bem e conseguimos uma boa vitória».

[Com a derrota do Benfica havia mais motivação para vencer aqui?]
«A nossa motivação não era por isso, mas sim por obter mais uma vitória, a décima consecutiva. No entanto, conseguindo isso, é claro que foi bom igualar o Benfica».

Maisfutebol

JotaCC

Leonardo Jardim ainda não assume a candidatura ao título

Leonardo Jardim prefere destacar a consolidação do terceiro lugar do que assumir a candidatura ao título

Apesar de destacar a vitória frente ao Nacional, "que permitiu ao Braga consolidar o terceiro lugar", o técnico dos minhotos continuou este sábado sem assumir a candidatura ao título.

"O resultado não espelha as nossas dificuldades. Principalmente nos primeiros 25' o Nacional esteve muito bem, com transições muito rápidas. Nós na nossa construção estivemos muito lentos, perdíamos muito a bola, permitindo ao Nacional fazer aquilo que mais gosta [o contra-ataque]. Aos poucos fomos conseguindo ir impondo o nosso jogo e acabámos por ser melhores na segunda parte, ao contrário do que aconteceu na primeira", sintetizou Jardim no "flash interview" do final do encontro, considerando que a sua equipa foi feliz ao sair do primeiro tempo com um empate a uma bola.

"O resultado no final do primeiro tempo até foi positivo para nós, porque o Nacional merecia estar a ganhar por uma bola. No segundo tempo fomos superiores, criámos as melhores situações de golo e acabámos por vencer bem. É importante termos conseguido esta 10ª vitória [consecutiva] para mim, mas principalmente para o grupo de trabalho", concluiu.

"Esta vitória consolida também a terceira posição no campeonato e permite atingir alguns primeiros objectivos à equipa: o Braga nos últimos dez anos só havia vencido uma vez neste campo e nunca tinha vencido no mesmo campeonato as duas equipas da Madeira", referiu.´

Já o treinador-adjunto de Pedro Caixinha no Nacional destacou a prestação da sua equipa na primeira metade do encontro: "Estivemos quase perfeitos, fizemos uma primeira parte muito boa, entrámos muito bem no jogo e alcançámos a vantagem. Tivemos várias oportunidades para fazer o 2-0, mas não foi possível e eles igualaram. Começaram também a ter mais posse de bola, mais controlo, como eles gostam de jogar, com as suas diagonais longas. Na segunda parte, realmente o Braga foi superior ao Nacional."

O técnico nacionalista recordou que os seus jogadores defrontaram "uma grande equipa e um candidato ao título": "Não nos podemos esquecer disso, mas a atitude dos nossos jogadores foi brilhante. Faltou-nos, talvez, um pouco mais de eficácia. Tivemos mais cantos que o Braga, mais oportunidades, mas o Braga foi mais eficaz. Em termos de estratégia ficámos também condicionados com a saída de Andrés Madrid [lesionado, aos 23'], que era um elemento chave."

PUBLICO

jaimec

Sporting escorrega no Bonfim
Publicado: Sábado, 3 de Março de 2012, 23.27CET
O conjunto leonino saiu derrotado da deslocação ao terreno do V. Setúbal, por 1-0, graças a um golo de Bruno Amaro aos 20 minutos, enquanto o Sp. Braga foi à Madeira vencer o Nacional por 3-1 tendo alcançado o Benfica no segundo posto da Liga portuguesa.

O Sporting saiu derrotado da deslocação ao terreno do V. Setúbal, por 1-0, graças a um golo de Bruno Amaro aos 20 minutos. O Sp. Braga, por seu lado, foi à Madeira vencer o Nacional por 3-1 tendo alcançado o Benfica no segundo posto da Liga portuguesa.
Os sadinos começaram bem a partida, com Targino a acertar no poste da baliza leonina aos 11 minutos. Seria o aviso para o que se seguiria, já que Bruno Amaro assinou o 1-0 aos 20 minutos. O defesa Xandão ainda efectuou o corte mas a bola já teria ultrapassado a linha de golo. Em desvantagem no marcador, os "leões" tentaram responder mas não conseguiram marcar até ao descanso.
Na segunda parte a equipa de Alvalade tentou tudo para chegar ao empate mas pela frente encontrou uma formação do Setúbal apostada em guardar a magra vantagem. Aos 85 minutos Matías Fernández desperdiçou uma grande penalidade – Diego defendeu com brilhantismo o remate do médio do Sporting – com o Vitória a segurar a vantagem até final. Depois de terminada a partida, Carrillo, do Sporting, viu ainda o cartão vermelho.
O Sp. Braga, por seu turno, aproveitou para alcançar o Benfica no segundo lugar, já que venceu o Nacional da Madeira fora, por 3-1. Moreno colocou os madeirenses em vantagem aos 12 minutos, mas Lima restabeleceu a igualdade aos 40. No segundo tempo, Mossoró fez o 2-1 para os "arsenalistas" aos 54 minutos e Ukra selou o resultado final a três minutos dos 90.

©UEFA.com 1998-2012

http://pt.uefa.com/memberassociations/association=por/news/newsid=1762308.html#sporting+escorrega+bonfim