News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 24/02

Started by JotaCC, 24 de February de 2012, 07:10

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga despede-se da Liga Europa



Que destino! A melhor equipa fica de fora da competição. Culpa dos erros cometidos no casting e no primeiro 'round'. Mas o futebol é assim mesmo e é isto que faz as delícias do desporto rei. Depois da derrota de há uma semana, o Sp. Braga tinha de entrar bem no jogo de ontem, Isto era entrar determinado, com atitude, pressionante, não permitindo que a formação turca fizesse o seu jogo. Foi o que aconteceu.

Surpresa para muitos foi a inclusão de Djamal na equipa, não tanto por aquilo que pode fazer ou não dentro de campo, mas mais pelo facto de Custódio ter desempenhado ultimamente um papel brilhante no meio campo dos arsenalistas. Todavia, Jardim teve outra ideia.

A verdade é que Djamal veio permitir que o Sp. Braga explorasse mais os corredores, pois as subidas dos laterais, mais Salino do que Elderson, eram compensadas pelo líbio, fazendo com que Alan ou mesmo Paulo César pudessem fazer movimentos mais interiores de forma a criarem mais espaços entre o central e o lateral. Assim foi, juntando al guma velocidade o Sporting de Braga desde o início que encostou a equipa turca e as situações de perigo foram surgindo na área de Gonen.

Foi justamente numa dessas ocasiões que num movimento já anunciado Alan ganhou a zona entre o central e o lateral e cruzou para Lima fazer o golo. Reagiu o Besiktas, Carvalhal lançou aquilo que se esperava, ou seja, a referência no ataque, Hugo Almeida, os turcos começaram a surgir com mais frequência na área arsenalista.

Valeu, então, Quim que com duas intervenções negou o golo a formação do crescente. Já antes, porém Viana, tinha desfrutado de uma grande oportunidade para fazer o 2-0.
As chances de golo foram surgindo em catadupa na segunda metade, Lima teve-o na biqueira da bota, o estádio e o Bósforo gelaram, mas não o suficiente para que o Sp. Braga pudesse festejar a passagem aos oitavos.
A pressão dos arsenalistas chegou a ser asfixiante mas, na hora da verdade, a falta de eficácia foi madrasta. Queixem-se do jogo de Braga e levantem a cabeça!

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Desilusão: Sp. Braga ganha mas é eliminado pelo Besiktas
Golo de Lima atenua despedida da Europa

O Sporting de Braga venceu na Turquia com um golo de Lima, mas não conseguiu inverter o triunfo (2-0) que o Besiktas conquistou na primeira-mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa. Depois de ter conquistado o segundo lugar na prova, na época passada, os minhotos falham, assim, o apuramento para os oitavos-de-final, tal como aconteceu em 2007/08, diante do Werder Bremen de Hugo Almeida, actual referência do ataque turco.

Foi uma exibição de crença e esforço do conjunto treinado por Leonardo Jardim, que entrou por cima no jogo e assim se manteve até aos instantes finais. Lima marcou e deu corpo ao volume ofensivo dos minhotos, enquanto que os turcos, desconcentrados e abúlicos, só despertaram depois da primeira mexida de Carlos Carvalhal, que apostou numa equipa sem ponta-de-lança de raiz nos primeiros minutos.

O golo bracarense surgiu na fase em que o Besiktas se encontrava encostado aos seus domínios, apenas a defender. Uma leitura perfeita e um cruzamento de Alan desmoronaram o sector recuado dos turcos, permitindo um desvio certeiro do 'matador' Lima, junto ao primeiro poste.

Momentos antes, Ruben Amorim tinha rematado com perigo, justificando a primeira presença no onze titular do treinador Leonardo Jardim.

Com a entrada do avançado português Hugo Almeida, ainda na primeira parte, os turcos passaram a subir mais no terreno e o médio Manuel Fernandes teve uma intervenção descarada, obrigando o guarda-redes Quim a uma defesa difícil. Nada que afectasse a gula da equipa bracarense, que voltou a surgir mais pressionante e ameaçadora do que o adversário, até porque os extremos Ricardo Quaresma e Simão Sabrosa tiveram uma actuação muito discreta na partida.

Assim, Lima falhou por pouco o segundo golo após o intervalo, Nuno Gomes, que entrou no segundo tempo, também falhou, e o mesmo aconteceu com o médio Hugo Viana, na cara do guarda--redes Cenk. O resto foi o público a incentivar a equipa da casa e a fazer uma festa com sabor amargo para os comandados de Leonardo Jardim.

"UMA VITÓRIA COM MÁGOA"

"Esta foi uma vitória com mágoa porque não nos permitiu passar à próxima eliminatória", disse o técnico Leonardo Jardim no final do jogo. Para o madeirense, a expulsão no primeiro jogo (Hélder Barbosa) contribuiu decisivamente para o afastamento na Liga Europa. "Agora queremos casa cheia, na segunda-feira, com o V. Guimarães", acrescentou.

Já Lima, autor do único golo da partida, disse que a equipa "fez um grande jogo". "Foi pena não continuarmos na prova. Honrámos a camisola", vincou.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

O destino foi cruel para o mais audaz

A Liga Europa prossegue sem os finalistas da última edição. O que restava foi ontem injustamente afastado por um Besiktas que merecia castigo pela falta de ambição revelada nas duas mãos. Ao Braga faltou apenas um pouco mais de discernimento na hora de finalizar, porque, sobretudo na segunda parte, teve oportunidades para aplicar o devido castigo à equipa turca, fazendo tremer o inferno que é o Inonu. Nem o público conseguiu perturbar os bracarenses, que controlaram o encontro, souberam encontrar os caminhos para a baliza de Cenk Gonen, foram mais perigosos e nunca esconderam uma vontade enorme em dar a volta à eliminatória.

Leonardo Jardim começou por dar a ideia de algum conservadorismo quando apostou em Djamal, que não jogava desde que voltara da CAN, em detrimento de Custódio. A ideia seria aproveitar a capacidade física do líbio para ajudar os centrais a anular o ponto mais forte de Hugo Almeida (jogo aéreo), mas Carlos Carvalhal voltou a revelar muito respeito pelo Braga. Demasiado, se calhar, tendo em conta que jogava em casa e partia em vantagem. O treinador do Besiktas repetiu a estratégia utilizada em Braga, com Quaresma como avançado, e a aposta esteve longe de funcionar. A equipa turca nunca se aproximou com perigo da baliza de Quim durante quase toda a primeira parte e, pior do que isso, ofereceu de bandeja o controlo do jogo.

Com Hugo Viana a concentrar todas as atenções dos médios do Besiktas, o Braga apostou todas as fichas no lado direito para atacar. Era por aí que poderia fazer chegar a bola à área e não demorou a descobrir o caminho. Havia demasiado espaço entre Sivok e o lateral Tanju. Salino, Alan e Rúben Amorim, cujas movimentações abriam autênticas crateras na defesa local, souberam aproveitá-lo. De resto, foi por essa zona que surgiram as jogadas mais perigosas dos arsenalistas antes do intervalo, inclusive o golo de Lima, que surgiu já depois de uma grande perdida de Amorim.

Sem chama e qualquer ocasião de golo para amostra, Carlos Carvalhal fez o que lhe competia ainda antes do intervalo: lançou Hugo Almeida. E a verdade é que a reação foi quase instantânea. Com Quaresma no lado direito e uma referência no ataque, o Besiktas lançou o assalto à baliza de Quim, que foi evitando como pôde o golo dos turcos. O Braga abanava, mas não caía, e a mensagem que partia do banco não podia ser melhor. Jardim queria mais e decidiu apostar tudo, lançando Carlão e Nuno Gomes. Os turcos, receosos de ver o pássaro fugir, acantonaram-se à entrada da área e tentavam responder somente em contra-ataque, quase sempre por Quaresma, uma vez que Simão voltou a ser facilmente anulado por Salino.

Tudo o que faltava ao Braga por esta altura era marcar um golo, que deixaria os turcos ainda mais desnorteados e gelaria por completo o inferno. Oportunidades para tal não lhe faltaram: Lima, Carlão, Alan e até Douglão, que formou uma dupla intransponível com Nuno André Coelho pelo segundo jogo consecutivo, tiveram nos pés ocasiões excelentes para, pelo menos, obrigar a eliminatória a um merecido prolongamento. No entanto, desta vez, a sorte preferiu proteger os mais receosos e atirar com os audazes borda fora.


Arbitragem
Deixou jogar e agiu sempre com critério

Se há uma semana o Braga terminou o jogo com razões de queixa da arbitragem, desta vez não há nada que possa ser apontado à equipa liderada por Istvan Vád. O húngaro deixou o jogo desenrolar normalmente, apitou apenas quando foi obrigado e agiu disciplinarmente quando não havia outra alternativa, como o amarelo a Douglão por falta sobre Hugo Almeida e a Salino por simulação. Apenas um senão: devia ter interrompido o jogo para Nuno André Coelho receber assistência, uma vez que a lesão (deslocou o ombro direito) era grave.


O MOMENTO

57'
A sorte fugiu no pé de Lima

Mesmo num ambiente adverso, o Braga controlava o jogo e dava sinais de poder marcar a qualquer momento. E oportunidades não lhe faltaram. A mais flagrante protagonizada por Lima. Aproveitanto um ressalto, o avançado entra na área do Besiktas e, só com Cenk pela frente, tenta colocar a bola por cima do guarda-redes, errando o alvo de uma forma incrível. Foi o primeiro de três golos desperdiçados por jogadores bracarenses até ao final do jogo e acabaram por ter influência no desfecho da eliminatória.


Lances-chave

20' Com uma abertura sublime, Hugo Viana desmarca Rúben Amorim na perfeição, mas este, na cara do golo, atira por cima.

25' [0-1 ] Numa iniciativa individual, Alan rompe pela defesa do Besiktas e procura o remate. A bola vai na direção de um defesa contrário, mas o brasileiro ganha o ressalto e cruza para Lima encostar.

34' Salino ganha o flanco e cruza para um mau alívio da defesa turca. A bola chega a Hugo Viana que, em boa posição, atira contra um adversário.

36' Bela jogada individual de Quaresma a tirar Elderson do caminho. O remate sai à figura de Quim.

40' Manuel Fernandes ganha espaço em zona frontal e, perante a oposição de Douglão, atira colocado para uma defesa apertada de Quim. Cheirou a empate.

41' Besiktas atravessa a melhor fase e volta a criar perigo em tons lusos. Desmarcado por Quaresma, Hugo Almeida fica em boa posição mas não consegue evitar o desvio de Douglão.

55' Canto executado por Manuel Fernandes e Toraman a cabecear para defesa apertada de Quim.

57' Lima falha

78' Já perto da bandeirola de canto, Carlão consegue tirar um cruzamento. Nuno André Coelho deixa passar a bola para Douglão que, em zona privilegiada, atira por cima.

82' Uma jogada que tem tanto de confusão como de perigo. Tudo começa em Lima, com Nuno Gomes e Carlão também envolvidos. Num curto espaço de terreno, a bola acaba em Alan e o golo parecia certo, valendo um corte de um defesa.

89' Hugo Viana tenta a sorte de longe e, beneficiando de calma a mais do guardião Cenk, Nuno Gomes quase consegue a recarga.


HISTÓRIA do jogo

Com o golo de ontem, passou a ser o melhor marcador de sempre do Braga nas competições europeias

Lima é o máximo goleador na UEFA

Mais um jogo, mais um golo de Lima. O avançado está com a corda toda esta temporada e já só está a 11 de atingir o objetivo a que se propôs ainda no estágio de pré-época, em Melgaço: chegar aos 30. No entanto, o disparo certeiro de ontem não pode ser visto como apenas mais um, pois permitiu ao Pistoleiro de Monte Alegre entrar para a história do Braga como o melhor marcador de sempre do clube nas competições organizadas pela UEFA. O brasileiro contabiliza agora nove golos, mais um do que o compatriota Matheus e o austríaco Roland Linz. Apesar do enorme feito, preferiu distribuir o mérito pelos companheiros. "É fruto do trabalho de uma grande equipa e dentro desta há um avançado que está a atravessar um bom momento", referiu Lima, em declarações à Sport TV no final do encontro de Istambul. "Agradeço a todos os que me ajudaram a alcançar esta proeza; hoje provámos mais uma vez que temos uma grande equipa e que temos tudo para fazer um grande campeonato", acrescentou o avançado brasileiro.

Lima chegou ao clube da Cidade dos Arcebispos no começo da última temporada, proveniente do Belenenses, e estreou-se a marcar nas competições europeias num encontro de boa memória para o Braga. Foi em 24 de Agosto de 2010, em Sevilha, e logo com um hat trick que possibilitou aos arsenalistas uma entrada inédita na fase de grupos da Liga dos Campeões, durante a qual haveria de faturar contra o Partizan de Belgrado. A partir daí começou a fazer vítimas na Liga Europa: primeiro o Lech Poznan, ainda em 2010/11, e depois Young Boys, Birmingham, Maribor e Besiktas.


A ESTRELA

Alan 7
Capitão serpentina merecia aquele golo


É um daqueles jogadores em que a idade funciona como um posto, tal a maturidade e a sobriedade que revela em praticamente todas as vezes em que o jogo chama por ele. Desde cedo mostrou que estava em Istambul para inverter o rumo da eliminatória e bem que inclinou a tendência do jogo para o meio-campo defensivo dos turcos. A jogada que assinou aos 25 minutos é bem ilustrativa disto, ao serpentear pela direita, ainda que com uma pontinha de sorte, até servir na perfeição Lima no 1-0. Por isto e por tudo o que continuou a fazer, Alan merecia aquele golo que um defesa do Besiktas lhe negou ao minuto 82.


O Braga um a um
Guiado por Alan e Viana Lima fez tremer Istambul

Quim 7

No dia em que cumpriu o jogo 50 nas competições europeias, o guarda-redes fez jus à longa carreira, revelando total segurança para resolver os problemas que lhe foram surgindo. O momento alto aconteceu aos 40 minutos, ao parar com grande estilo um remate de Manuel Fernandes. Voltou a realizar uma defesa de elevado grau de dificuldade aos 55', desta feita a cabeceamento de Toraman.

Salino 6

Raça a toda a prova e coragem para subir e levar a bola conduzida até ao ataque. No plano defensivo, secou quase por completo Simão, tendo sido apenas uma vez ultrapassado pelo extremo português.

Douglão 7

Cada vez mais confiante, voltou a arrancar uma exibição de alto nível, efetuando cortes providenciais, como aquele em que aos 41 minutos negou o golo a Hugo Almeida. Aos 78' ainda foi ao ataque, mas rematou por cima.

Nuno A. Coelho 7

Titular pelo segundo jogo seguido, esteve à altura do colega do lado, não permitindo veleidades aos adversários. Sempre pronto para sair a jogar e empurrar a equipa para o ataque.

Elderson 5

Globalmente, saiu-se bem, embora Quaresma lhe tenha causado alguns problemas, como um túnel na segunda parte.

Djamal 5

No primeiro jogo a titular desde que regressou da CAN, o trinco líbio cumpriu a missão, embora sem registos de grande destaque.

Rúben Amorim 6

Boa estreia a titular com a camisola do Braga, combinando a preceito com Hugo Viana e os avançados. Falhou o golo isolado aos 20 minutos.

Hugo Viana 7

A classe do maestro arsenalista causou estragos em Istambul. Jogou e fez jogar a equipa. Aos 20 minutos, deixou Rúben Amorim na cara do golo, entre outros passes de qualidade.

Paulo César 5

No lugar do castigado Hélder Barbosa, foi uma boa companhia para Alan e Lima na primeira parte, mas na segunda esteve discreto e acabou por ser o primeiro a sair.

Lima 7

Os golos dão-lhe moral e o avançado esforçou-se ao máximo para ser o herói completo. Marcou na primeira oportunidade que teve, só que falhou uma ocasião flagrante aos 57'.

Carlão 3

Fez um centro e uma tentativa de finalização junto à baliza.

Nuno Gomes 3

Boa assistência para Carlão aos 82 minutos.

Custódio 3

Só jogou dez minutos, mas fez um remate perigoso.


Leonardo Jardim

"Superiores em todas as variáveis"

Leonardo Jardim era um treinador com "dois sentimentos opostos" após o encontro de Istambul. O Braga disse adeus à Liga Europa mas, segundo o próprio, de cabeça bem levantada. "Estou triste pelo facto de não ter passado a eliminatória e satisfeito pela exibição", começou por dizer. "Demos uma prova da qualidade da equipa. Mostrámos o porquê de o futebol português estar bem em toda a Europa. O Braga foi superior em todas as variáveis do jogo e criou mais situações de golo para ter outro resultado. O futebol é isto", prosseguiu. Juntando o encontro da primeira mão, no qual os arsenalistas saíram derrotados por dois golos sem resposta, Leonardo Jardim não tem dúvidas em escolher a "expulsão" de Hélder Barbosa como o momento que marcou a eliminatória. Isso mesmo ficou visível em Istambul. "Até à entrada do Hugo Almeida o Besiktas não conseguiu criar perigo. Nós tivemos oportunidades por Lima, Amorim e Alan", insiste, para de seguida garantir que "um segundo golo espelharia a qualidade evidenciada pelo Braga". Fechado o capítulo, é tempo de o Braga se concentrar nas duas provas que restam. "O Braga tem tido uma evolução positiva. Hoje [ontem] voltou a mostrar essa atitude e temos ambições na Liga e Taça da Liga, prova onde queremos estar na final", garantiu, olhando já o jogo com o Vitória de Guimarães. "Esperamos segunda-feira uma casa com muita gente. A equipa precisa de apoio", terminou.


DISCURSO DIRETO

A tarefa era difícil. Felizmente marquei, depois falhei, é normal, acontece. Parabéns a toda a equipa, que fez um grande jogo. Não é fácil jogar aqui. Saímos de cabeça erguida e com a sensação de que honrámos a camisola.

Lima

jogador do Braga


"Gostávamos de ter continuado numa prova que nos diz muito, mas saímos de cabeça levantada. Fizemos uma grande exibição num ambiente fantástico. Onde vou estar na segunda-feira? Em Braga ou na seleção? Tenho de pensar no jogo com o V. Guimarães"

Quim

jogador do Braga


Pelo que fizemos, merecíamos ter vencido por 3-0. A eliminatória ficou marcada pela primeira mão, em que jogámos muito tempo com 10 e o Besiktas enganou-se ao marcar dois golos. Agora vamo-nos concentrar no campeonato

Rúben Amorim

jogador do Braga


Sabíamos que o jogo contra o Braga não ia ser nada fácil, como ficou demonstrado dentro de campo; mas, para nós, o mais importante foi ter seguido em frente na Liga Europa, onde queremos ir o mais longe possível. Segue-se, agora, o Atlético de Madrid.

Quaresma

jogador do Besiktas



António Salvador

"Europa viu grande equipa"

No final do jogo, o presidente do Braga, António Salvador, elogiou a atitude da equipa e lamentou a péssima arbitragem da primeira mão, no AXA, que, de certa forma, limitou as aspirações bracarenses na prova.

"Quero dar os parabéns aos jogadores do Braga, provámos aqui e a toda a Europa que somos uma grande equipa, que foi eliminada porque num jogo teve a infelicidade de encontrar um árbitro que não nos deixou ganhar. Hoje, com uma grande arbitragem, soubemos ganhar. Não foi possível passar, mas há que olhar em frente e pensar no próximo jogo."

O líder aproveitou ainda para dar uma palavra de apreço aos adeptos e aos seus jogadores, principalmente ao lesionado Alan. "Ainda vamos dar muitas alegrias aos adeptos. Está demonstrado que só um grande plantel com grandes profissionais, que tem tido muitas lesões, hoje aconteceu mais uma, que pensamos que poderá ser grave. Mostrámos o porquê de termos ido à final. A melhor equipa ficou pelo caminho", concluiu.


Alan é dúvida para o dérbi

A utilização de Alan no jogo de segunda-feira, contra o Vitória de Guimarães, está seriamente em dúvida. A informação foi avançada pelo presidente António Salvador, que suspeitou de uma lesão grave. Mais tarde, o médico João Pedro Araújo esclareceu que se tratava de uma entorse no joelho esquerdo. Alan será reavaliado hoje, a exemplo de Nuno André Coelho, que deslocou o ombro direito. Apesar desta contrariedade, e demonstrando enorme espírito de sacrifício, o central continou em campo


Equipa fura o caos

Percorrer as ruas de Istambul em dia de semana é um pesadelo. O volume de automóveis é tal que as ruas ficam congestinadas. No entanto, o Braga teve um importante aliado para furar o caos e chegar ao Estádio Inonu a tempo do jogo: a polícia. A autoridade não largou o autocarro por um instante e foi abrindo caminho até ao estádio.

Troca de camisolas

Em dia de reencontros, destaque para os de Quim, Nuno Gomes e Simão, um trio que festejou o título de campeão nacional no Benfica, em 2004/05, sob as ordens de Giovanni Trapattoni, e que ontem aproveitou para, no final do jogo, pôr a conversa em dia e, até, trocar de camisolas, como aconteceu entre Nuno Gomes e Simão.

À espera de Paulo Bento

Será hoje que Quim, Custódio, Rúben Amorim, Hugo Viana e Nuno Gomes, Manuel Fernandes, Simão e Hugo Almeida ficarão a saber se são convocados por Paulo Bento para o particular de Portugal com a Polónia. A expetativa dos bracarenses é naturalmente maior, pois a utilização no dérbi com o V. Guimarães, agendado para segunda-feira, poderá estar em causa.


Carlos Carvalhal
"Tivemos ponta de sorte"


Carlos Carvalhal, treinador do Besiktas, reconheceu, no final da partida, que os deuses da fortuna amparam os seus comandados. "O Braga tem eliminado grandes equipas na Europa. O Besiktas, no ano passado, perdeu duas vezes, por 4-1, contra o Dínamo Kiev nesta fase da prova. Estamos muito felizes por passar. Os meus atletas foram inexcedíveis e tivemos uma ponta de sorte, é verdade", pelo que ter eliminado os bracarenses "foi excelente".


O JOGO

JotaCC

Vitoria amarga na Turquia

O Sporting de Braga foi ontem afastado da Liga Europa de futebol, apesar de ter vencido por 1-0 em casa dos turcos do Besiktas, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da prova.

Um golo de Lima, aos 25 minutos de jogo, deu ainda alguma esperança à equipa "arsenalista", mas os pupilos de Leonardo Jardim não conseguiram depois ultrapassar o bloco defensivo contrário, sendo eliminados com o resultado desfavorável de 2-0 trazido da primeira mão.

ANTENA MINHO


JotaCC

Vitória soube a pouco

O Sporting de Braga, finalista vencido da última edição da prova, venceu, ontem, o Besiktas por 1-0, em partida da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa, mas foi afastado da competição, ao não conseguir anular a desvantagem de dois golos sofrida no Estádio AXA. Um bom jogo dos arsenalistas e um triunfo foram insuficientes para garantir o apuramento.

DIARIO DO MINHO

JotaCC

UEFA - Vitórias de Sporting e Braga permitem nova aproximação a França

UEFA - Vitórias de Sporting e Braga permitem nova aproximação a França legenda da imagem
As vitórias de esta quinta-feira de Sporting e de Sporting de Braga para a Liga Europa de futebol permitiram hoje a Portugal manter-se na corrida com a França pelo quinto lugar do "ranking" da UEFA.

Depois de Lyon e Marselha terem vencido os respetivos compromissos da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, e de Benfica, para a "Champions", e FC Porto, para a Liga Europa, terem sido derrotados nos seus embates, restava a "leões" e "arsenalistas" minimizarem os danos e tentarem vencer as suas partidas. 

Em Istambul, o Sporting de Braga foi vencer o Besiktas por 1-0 e quase virava a seu favor a eliminatória, sendo afastado devido à derrota por 2-0 da primeira mão, enquanto, em Alvalade, o Sporting apresentou-se com a vantagem de ter empatado 2-2 e confirmou o seu favoritismo, vencendo por 1-0. 

Finda mais esta ronda, e quando faltam os encontros da segunda mão dos oitavos da "Champions - jogam ainda Benfica (casa) e Lyon e Marselha (fora), a França mantém o quinto lugar, agora com 54.011 pontos, enquanto Portugal é sexto com 53.346. 

Os dois países estão agora empatados em termos de equipas, com Portugal e França a pontuarem com duas formações cada e os seus pontos a serem divididos pelas mesmas seis equipas com que iniciaram as competições. 

No final da temporada, e numa altura em que quarto e sétimo classificados estão muito afastados, o quinto lugar dá direito à presença de três equipas na próxima edição da Liga dos Campeões, duas diretamente e uma terceira na última eliminatória, enquanto o sexto dá direito às mesmas três equipas,
duas diretamente e uma terceira na penúltima eliminatória, além de terem ambos direito a três equipas na Liga Europa. 
 
RTP

Bruno3429

Classe 'arsenalista' quase destruia turcos
Besiktas 0-1 Braga


Uma muralha turca e alguma falta de pontaria foram determinantes para a eliminação do Sporting de Braga da Liga Europa de futebol, tendo a vitória por 1-0 em Istambul sido insuficiente para seguir em frente. 

O avançado brasileiro Lima marcou o único golo da partida, aos 25 minutos, mas o finalista da época anterior 'caiu de pé', ao protagonizar uma corajosa exibição frente a um adversário que 'lucrou' com as incidências da primeira mão, que venceu em Braga por 2-0, num jogo marcado por critérios de arbitragem discutíveis. 

Os minhotos tomaram conta do jogo, e aos 25 minutos, na sequência de várias tentativas, Alan insistiu pela direita e cruzou para o interior da pequena área, onde apareceu Lima a desviar para o golo. 

Carlos Carvalhal percebeu que o Besiktas estava demasiadamente recuado e fez entrar o ponta de lança Hugo Almeida, e aos 40 minutos a equipa turca, através de  Manuel Fernandes obrigou Quim a uma defesa apertada.

O segundo tempo manteve o mesmo cenário, com os bracarenses mais incisivos. Lima, aos 57 minutos, falhou um 'chapéu', completamente isolado e no último  quarto de hora, Alan esteve perto de fazer o segundo, parado apenas por um defesa.

No último minuto, chegou-se a reclamar grande penalidade, alegadamente por mão de um defesa do Besiktas.

Diario de Notícias da Madeira

JotaCC

Alan riscado do 'derby'

Alan vai falhar o jogo de segunda-feira entre o SC Braga e o Vitória de Guimarães, por causa de uma entorse sofrida no joelho esquerdo na partida frente ao Besiktas. O brasileiro vai ter de parar por algum tempo, mas só depois de efetuar exames radiológicos o gabinete médico do SC Braga poderá determinar com exatidão a gravidade da lesão.

De resto, o quadro clínico dos bracarenses para o derby é negro. Além de Alan, também Nuno André Coelho saiu do jogo na Turquia lesionado. O central deslocou o ombro direito e poderá ter feito uma luxação, diagnóstico a confirmar hoje quando o grupo se reunir para um treino no Axa, às 16.30 horas, à porta fechada. O charter que trouxe a comitiva de Istambul aterrou no aeroporto de Pedras Rubras às 5.10 horas.

Ewerton, com uma tendinopatia do adutor direito, Luís Alberto, a fazer reforço muscular, e Mossoró, a contas com uma mialgia na face posterior da coxa esquerda, são outras das baixas na equipa.

Um cenário muito mau para Leonardo Jardim e que se pode agravar hoje. O SC Braga tem Quim, Custódio, Hugo Viana, Rúben Amorim e Nuno Gomes pré-convocados para o jogo particular entre Polónia e Portugal, dia 29. Se um ou mais jogadores deste grupo forem confirmados na convocatória a anunciar hoje, às 12.30 horas, por Paulo Bento, terão de se apresentar no estágio da Seleção Nacional a 26, ou seja, um dia antes do derby minhoto.

A BOLA

Bruno3429

Alan com lesão no ligamento, Nuno André Coelho e Mossoró em dúvida
Por Pascoal Sousa

Já é conhecida a gravidade da lesão contraída por Alan em Istambul. O brasileiro padece de uma lesão de grau 2 no ligamento lateral interno do joelho esquerdo, sendo por isso baixa confirmada no SC Braga para o jogo com V. Guimarães, na próxima segunda-feira.

O departamento médico bracarense, que não adianta qual o período de inatividade do jogador, comunicou esta sexta-feira que Alan vai ser submetido a tratamento conservador.

O encontro disputado na Turquia deixou ainda marcas em Nuno André Coelho, que está a contas com uma luxação do ombro esquerdo e limitado a tratamento e treino de
recuperação.

O defesa-central está, assim, em dúvida para a receção ao V. Guimarães, assim como Mossoró, que cumpre tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Ewerton (tratamento e trabalho condicionado no ginásio) e Paulo Vinicius e Baiano (tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado) juntam-se a Alan no lote de indisponíveis.

O plantel realiza este sábado, a partir das 10.30 horas, à porta fechada, o penúltimo treino antes do jogo com o V. Guimarães.

A Bola

Bruno3429

Alan falha, para já, o dérbi do Minho
Duarte Monteiro

Depois de reavaliado, esta sexta-feira, em Braga, Alan ficou a saber que padece de uma lesão de grau 2 no ligamento lateral interno do joelho esquerdo, falhando, para já, o dérbi do Minho com o Vitória de Guimarães na próxima segunda-feira.

O departamento clínico do SC Braga informa que o jogador será submetido a um tratamento conservador à lesão contraída ontem em Istambul, no encontro frente ao Besiktas, não adiantando, porém, o tempo de paragem previsto para o brasileiro.

Nuno André Coelho, a contas com uma luxação do ombro esquerdo, também está em dúvida para o encontro da 19ª jornada da Liga portuguesa, assim como Mossoró, que cumpre tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Zerozero

Bruno3429

Sp. Braga: Alan tem lesão ligamentar
Paragem do extremo não será nunca inferior a três semanas

Por Sérgio Pereira , Pedro Jorge da Cunha

O Sp. Braga pode perder Alan por um período alargado. O extremo lesionou-se em Istambul e, de acordo com o boletim clínico, tem um problema no «ligamento lateral interno» do joelho de grau 2. Isto significa que não houve uma rotura total do ligamento afetado. O atleta está a realizar tratamento conservador.

Segundo foi possível apurar pelo Maisfutebol, a paragem de Alan nunca será inferior a três semanas. A ausência no dérbi da próxima segunda-feira contra o V. Guimarães é certa, tal como a visita ao Nacional e a receção ao Leiria.

Nuno André Coelho também se lesionou. O defesa central anda azarado e fez uma «luxação no ombro esquerdo». Está a fazer tratamento e treino de recuperação. Além destes dois atletas, Ewerton, Mossoró, Paulo Vinícius e Baiano continuam a recuperar das respetivas lesões.

Maisfutebol