News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 17/02

Started by Bruno3429, 17 de February de 2012, 07:08

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga: "Derrota não afectou em nada"
Joana Russo Belo

A derrota europeia frente ao Besiktas, na terça-feira, em nada afectou o grupo. A garantia foi deixada por Custódio, à margem da visita do Sp. Braga à EB 1 de Moure, em Vila Verde. Num plantel sem marcas da quebra do ciclo vitorioso de 12 jogos sem derrotas, o capitão arsenalista aponta mesmo ao triunfo em Barcelos, amanhã, diante do Gil Vicente, em jogo a contar para a 19.ª jornada da Liga.

"Não afectou em nada, o grupo está bem, não vai ser por esse jogo que nos vamos deixar ir abaixo, estamos a preparar lindamente o jogo com o Gil Vicente como o costume e com optimismo", sublinhou, lembrando que no pensamento está apenas a conquista dos três pontos.
"Esperamos mais uma vitória, sabemos que é uma equipa que está bem, está confiante, fez três bons jogos, com o Sporting, FC Porto e Académica, e sabemos que vai ser difícil, mas estamos bem no campeonato e esperamos vencer o jogo", frisou, deixando o apelo aos adeptos "para que nos apoiem e apareçam no Estádio em Barcelos".

Custódio reforça a ideia de que o importante agora é pensar no campeonato, "só depois do Gil vamos pensar novamente no Besiktas". O médio confessou ter s ido "doloroso" os meses de recuperação à lesão que o afectou no início da época, e diz sentir-se "bem". Titular desde que Djamal foi para a CAN em Janeiro, Custódio está firme no onze de Jardim e espera continuar a merecer a confiança do técnico. "Trabalho todos os dias para jogar, penso que as coisas têm sido positivas e é esse o meu pensamento. Estamos todos a lutar por um lugar, sou apenas mais um, tenho sido titular e espero continuar. Se um dia não o for, respeitarei da mesma forma como respeito quando jogo".

As boas exibições podem abrir as portas da selecção, sonho que o médio não esconde: "representei a selecção em todos os escalões e é um sonho representar a selecção A, um enorme orgulho defender o meu país, mas não é uma coisa que viva obcecado, espero sim a ajudar o Sp. Braga a conquistar vitórias". Também Carlão deixou claro que o desaire da Liga Europa não afectou o grupo e considera ser possível um bom resultado na Turquia. "Procurámos buscar os erros para crescer e estamos a trabalhar com a cabeça erguida. Temos ainda o segundo jogo, acabou apenas a primeira parte. Temos esperança de dar a volta à eliminatória", rematou.

Correio do Minho

JotaCC

Sp: Braga - Escola EB 1 de Moure: cem alunos em delírio com os craques



Cem futuros 'guerreiros' em delírio com os craques. Prosseguindo a campanha de charme juntos dos alunos do concelho, o Sp. Braga visitou mais uma escola, desta vez a EB 1 de Moure, em Vila Verde. O objectivo é cativar os jovens e atrair cada vez mais sócios ao clube bracarense, numa iniciativa de olhos postos no futuro e que se tem intensificado nas últimas épocas.

Custódio e Carlão fizeram as delícias dos mais pequenos, distribuindo autógrafos, fotografias e boa disposição. No final, até testaram os reflexos dos mais pequenos na baliza do campo de futebol onde decorreu a iniciativa, para entusiasmo de todos os alunos. Marisa Silva, do quarto ano, foi a felizarda e recebeu dos jogadores arsenalistas uma camisola devidamente autografada.

"Fiquei surpreendida, foi uma surpresa. Gostei muito, foi a primeira vez que vi jogadores assim ao vivo. Gostava agora de ser sócia do clube", cont ou ao Correio do Minho.
Também o pequeno Hugo Mota, de seis anos, recebeu orgulhoso os postais autografados dos jogadores: "o meu pai é árbitro da primeira Liga, Manuel Mota, e também jogo futebol nas escolinhas do Vilaverdense. Quero ser guarda-redes. O Quim é o meu ídolo, quero ser como ele", revelou.

O convite para a visita do Sp. Braga à EB 1 de Moure partiu do agrupamento de escolas, com o intuito de permitir aos alunos o contacto com os craques, numa freguesia com grande tradição pela modalidade e pelo clube bracarense. "Moure tem uma tradição no futebol e as famílias são quase todas adeptas do Sp. Braga. Os meninos gostam de ter contacto com os ídolos e os jogadores preferidos, é uma festa para eles. Considero ser fundamental que as instituições venham à escola, assim como é importante abrir a escola à comunidade e às instituições locais", explicou Armando Sá, coordenador do agrupamento.

CORREIO DO MINHO

Bruno3429

Avança Elderson
nigeriano cumpriu castigo e rende miguel lopes


A derrota com o Besiktas não deve fazer com que Leonardo Jardim altere a fórmula que tanto sucesso trouxe à equipa, principalmente nos últimos meses. A única exceção será Elderson:o nigeriano estava castigado no embate da Liga Europa e foi rendido por Miguel Lopes, mas o esquerdino deve voltar ao seu lugar habitual na deslocação a Barcelos.

O polivalente jogador, emprestado pelo FC Porto, até atuou bem contra o Besiktas, mas esteve parado durante muito tempo e até nem seria muito conveniente fazer 180 minutos num curto espaço de tempo.

Apenas o leão dá pontos
empate "salva" honra de portugal em semana negra


Três derrotas e um empate é o saldo das equipas portuguesas neste regresso das competições europeias. Muito pouco até porque o Lyon, com a vitória sobre o Apoel, permitiu à França ganhar vantagem sobre Portugal na luta pelo 5.º lugar no ranking da UEFA. Depois dos desaires de Sp. Braga e Benfica, o FC Porto também sucumbiu diante do poderoso Manchester City, pelo que só o 2-2 do Sporting na Polónia conseguiu "salvar" a honra nacional.

Para agravar a situação portuguesa, ainda falta entrar nestas contas o Marselha, que recebe o Inter na próxima quarta-feira, na 1.ª mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Com menos equipas ainda em prova – duas contra quatro portuguesas –, a França tem agora um avanço de 0,999 pontos.

Record

Bruno3429

Custódio: «Não nos vamos deixar ir abaixo»
Carlão também está confiante para a visita a Barcelos


Custódio e Carlão consideram que a derrota diante do Besiktas para a Liga Europa não afectou o Sp. Braga e para o provar querem voltar aos triunfos, já no próximo sábado, no «derby» regional com o Gil Vicente, jogo da 19ª jornada da liga marcado para o próximo sábado, para Barcelos.

«A derrota [na terça-feira] não afectou em nada, o grupo está bem e acho que não vai ser por esse jogo que nos vamos deixar ir abaixo. Estamos a preparar o jogo com o Gil Vicente como o costume e, acima de tudo, com optimismo», destacou o médio à margem de uma visita a uma escola de Moure, no Concelho de Vila Verde.

Custódio admite que as contas na Europa «estão mais difíceis», mas garante que a equipa, agora, está apenas concentrada na liga e na visita a Barcelos onde espera «somar mais uma vitória». Apesar do optimismo, Custódio diz que não vai ser fácil. «O Gil Vicente está bem, confiante e que fez três bons jogos, com o Sporting, F.C. Porto e Académica. Mas nós também temos estado bem no campeonato, estamos bem classificados, esperamos vencer e ter o apoio dos adeptos do Braga em Barcelos», referiu.

Custódio esteve vários meses lesionados e regressou à equipa em Janeiro, aproveitando a ausência de Djamal na CAN-2012. Mas para o médio, a luta pela titularidade é contínua. «Trabalho todos os dias para jogar, não conheço nenhum jogador que trabalhe para não jogar. As coisas têm sido positivas, mas somos vinte e tal jogadores a lutar por um lugar e se um dia não for titular respeitarei essa decisão», comentou.

Carlão e o Besiktas: «Também podemos vencer lá»

Carlão acompanhou Custódio na visita à escola vilaverdense e também desvalorizou a derrota diante dos turcos. «Continuamos a trabalhar com a cabeça erguida, sabendo que há um segundo jogo, acabou só a primeira parte. Da mesma maneira que eles vieram cá fazer um resultado positivo, nós também o podemos fazer» lá, referiu.

Quanto à visita a Barcelos, Carlão diz que os jogadores estão preparados para dificuldades. «Esperamos um grande jogo pela sequência de bons resultados das duas equipas, esperamos errar o menos possível para sair de lá com uma vitória», referiu.

Maisfutebol

JotaCC

Sporting de Braga


Custódio confiante para Barcelos


O médio bracarense garantiu que a derrota diante do Besiktas, para a Liga Europa, não afetou o Sporting de Braga e querem demonstrá-lo frente ao Gil Vicente. Em Barcelos, Custódio espera 'somar mais uma vitória', mas sabe que vai ser 'difícil', porque pela frente estará uma equipa que 'confiante e que fez três bons jogos, com o Sporting, FC Porto e Académica', 'A derrota na terça-feira não afetou em nada. O grupo está bem e acho que não vai ser por esse jogo que nos vamos deixar ir abaixo. Estamos a preparar o jogo o Gil Vicente como o costume e, acima de tudo, com otimismo', garantiu o médio.

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

A sonhar com o Europeu

Habituado a figurar nas convocatórias das selecções nacionais mais jovens, Custódio ainda procura, aos 28 anos, a primeira internacionalização pelos AA. O médio-defensivo, que pegou de estaca na equipa do Braga desde o começo de 2012, tem realizado exibições elogiadas por todos e, por isso, chega a esta fase da época como um dos possíveis seleccionáveis de Paulo Bento para o Europeu. A concorrência é elevada, mas o trinco não perde a esperança. "Representei a Selecção Nacional em todos os escalões e seria um sonho representar os AA. Agora, não é algo com que viva obcecado", confessou, ontem, Custódio, que no currículo tem 13 jogos pelos sub-21, 11 pelos sub-20, oito pelo sub-19 e dois pelos sub-17.

Depois de seis meses a sofrer por fora, devido a problemas físicos resultantes do estágio de pré-temporada, Custódio admite que "as coisas têm estado a correr bem", fruto do "bom rendimento da equipa". Aliás, o médio arsenalista acredita que o desempenho do Braga até ao final da época também poderá influenciar Paulo Bento na hora de efectuar a convocatória final. "Se o Braga alcançar vitórias, poderei estar mais perto desse objectivo [chegar à Selecção]", vincou.

Com Pepe destinado a jogar como central depois da saída conturbada de Ricardo Carvalho, Miguel Veloso, Raul Meireles, André Santos e Manuel Fernandes apresentam-se como os principais concorrentes de Custódio para as vagas de trinco, embora quase todos prefiram desempenhar as funções de médio de transição (vulgo posição 8). Pela longa paragem a que esteve sujeito, o bracarense é o que se poderá apresentar mais fresco no Europeu, mas tem uma desvantagem em relação aos demais: nunca foi chamado aos trabalhos da equipa das Quinas durante a era Carlos Queiroz/Paulo Bento.

"Derrota não nos atira abaixo"


Quem pensa que a derrota com o Besiktas, na primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, poderá perturbar o Braga está, segundo Custódio, completamente enganado. "O grupo está bem; não será por esse jogo que iremos abaixo", afiançou o médio do Braga, porta-voz de um grupo unido e confiante em relação ao futuro. "Estamos a preparar lindamente o jogo com o Gil Vicente, com o bom ambiente do costume e com optimismo", esclareceu.

Seja como for, em Braga há a consciência das dificuldades que a equipa irá encontrar no Estádio Cidade de Barcelos. Na base deste pensamento estão os recentes resultados do Gil Vicente, que leva três vitórias consecutivas, duas delas contra FC Porto e Sporting. "Sabemos que o Gil [Vicente] é uma equipa confiante, que fez três bons jogos, mas temos estado bem no campeonato, estamos bem classificados e esperamos vencer", avisou.


Carlão, sem metas, só quer ajudar

A titular ou como suplente, o lema de Carlão é só um: "Ajudar o Braga a conquistar os objectivos". De visita à escola EB1 de Moure, Vila Verde, juntamente com Custódio, o brasileiro reconhece que um avançado "vive de golos", mas não faz disso uma obsessão. "Nunca tive metas de golos; o mais importante é ajudar a equipa a conquistar os pontos", destacou, antevendo o jogo com o Gil Vicente com relativo optimismo. "O Gil vem de excelentes resultados, mas é para vencer", precisou.


Gil Vicente inspira diabo Nuno Gomes

O melhor atalho para o Braga regressar às vitórias chama-se Nuno Gomes. Em Barcelos, mora um Gil Vicente assustador, engrandecido pelas vitórias consecutivas sobre o FC Porto, Sporting e Académica, mas continua a figurar entre os adversários predilectos do ponta-de-lança e há razões para pensar que os golos podem realmente acontecer no seguimento dessa curiosa atracção fatal... para os gilistas.

Ao longo da carreira, o internacional português já marcou oito golos ao Gil Vicente e não terá sido por mero acaso que esta época chegou ao golo 200 em todas as competições dos campeonatos que disputou (português e italiano, ao serviço da Fiorentina), precisamente contra a equipa de Barcelos. Lançado por Leonardo Jardim no segundo tempo, o avançado estreou-se a marcar com a camisola arsenalista e foi decisivo, por duas vezes, para uma vitória segura (3-1).

Para quem acompanhou a pré-época dos minhotos, o jogo no Estádio AXA, referente à quarta jornada do campeonato, quase se tratou da reposição de um filme já visto no Verão, quando o Braga estragou a festa de apresentação do Gil Vicente ao vencer, no Estádio Cidade de Barcelos, por 3-0. Devolvido, por empréstimo, em Janeiro, Zé Luís marcou então dois golos à ex-equipa, tendo o cuidado especial de não festejar qualquer golo; por sua vez, Nuno Gomes ampliou a vantagem nos descontos, fazendo assim a sua pré-estreia a marcar.

Amanhã, no mesmo palco, estará em jogo a defesa do terceiro lugar e Lima, que esteve em branco contra o Besiktas, bem poderá contar com a ajuda de Nuno Gomes para vencer a equipa-sensação do campeonato.


Luís Alberto fez corrida

Afastado da competição há quase um mês para cumprir um plano de fortalecimento muscular, Luís Alberto deixou de trabalhar exclusivamente no ginásio para ensair corridas no relvado. O ex-médio do Nacional estará muito em breve à disposição de Leonardo Jardim, tendo como concorrentes directos Custódio, Djamal e Rúben Amorim.


Galo virou mesmo extremo


Contratado ao Gil Vicente como lateral-direito, Rodrigo Galo nunca conseguiu convencer Leonardo Jardim. O treinador do Braga entende que o brasileiro rende mais como extremo e acabou por adivinhar a sua nova faceta, no regresso a Barcelos. Amanhã, o Braga irá ainda reencontrar o médio Guilherme e o avançado Zé Luís, também emprestados.

O JOGO

JotaCC

Nacional pede impugnação do regulamento das equipas B

O Nacional vai pedir a impugnação do Regulamento de Inscrição e Participação de Equipas B na II Liga, aprovado pelos clubes em Assembleia Geral da Liga realizada a 14 de Dezembro de 2011 e que a Direcção da FPF ainda terá de aprovar. O clube liderado por Rui Alves contesta parte do ponto 1 do artigo 6º do Regulamento, que atribui a inscrição de equipas B na Liga Orangina aos cinco melhores classificados da I Liga na época 2010/11, não pondo em causa, porém, o facto de os clubes que já têm formação B, como acontece com o Marítimo, estarem habilitados a inscrevê-la no segundo escalão português. O JOGO sabe que a impugnação que o Departamento Jurídico do Nacional está a elaborar assenta no facto de os clubes, no campeonato 2010/11, não saberem que a classificação na competição valeria para a inscrição de equipas B, realçando que o regulamento não pode ser feito com base em resultados passados, desvirtuando a verdade desportiva.

O emblema madeirense vai avançar hoje - dia em que termina o prazo estabelecido pela Liga - com a inscrição da sua equipa B.

FC Porto, Benfica, Sporting, V. Guimarães, Braga e Marítimo já anunciaram a intenção de participar na Liga Orangina com formações B.


O JOGO


Bruno3429

Quim, Rúben Amorim, Custódio, Hugo Viana e Nuno Gomes pré-convocados para a Seleção
Por Pascoal Sousa

Cinco jogadores do SC Braga foram incluídos num lote alargado de pré-convocados por Paulo Bento para o jogo particular que Portugal disputa dia 29, diante da Polónia. O problema é que Quim, Rúben Amorim, Custódio, Hugo Viana e Nuno Gomes, caso virem confirmada a chamada, não poderão ser utilizados por Leonardo Jardim na receção ao Vitória de Guimarães, dia 27, no Estádio Axa, para a 20.ª jornada do Campeonato.

O selecionador nacional, que divulgará na próxima sexta-feira a lista definitiva de convocados, já veio a público esclarecer que os jogadores chamados terão de entrar em estágio no dia 26, ou seja, 24 horas antes do encontro entre os rivais do Minho.

A Bola

Bruno3429

Ukra e Elderson voltam aos convocados
Por Pascoal Sousa

Ukra e Elderson são as notas de destaque na lista de 20 convocados do SC Braga para o jogo com o Gil Vicente, sábado, às 20.15 horas, no Estádio Cidade de Barcelos.

O nigeriano regressa às opções de Leonardo Jardim depois de ter falhado o último compromisso da Liga Europa, frente ao Besiktas, por castigo, e irá reocupar o seu lugar no lado esquerdo da defesa, em Barcelos. Ukra não está inscrito na UEFA e volta a merecer a confiança do treinador para o Campeonato.

Paulo Vinicius e Baiano, que recuperam de cirurgias, e Luís Alberto, a respeitar programa de fortalecimento muscular, são as baixas clínicas no SC Braga. Por opção técnica, ficam de fora Rivera, Vinicius, Samuel e Palmeira.

Lista completa de convocados:

Guarda-redes: Quim e Berni;

Defesas: Nuno André Coelho, Salino, Miguel Lopes, Ewerton, Douglão, Elderson;

Médios: Djamal, Custódio, Hugo Viana, Mossoró e Rúben Amorim;

Avançados: Paulo César, Nuno Gomes, Carlão, Hélder Barbosa, Ukra, Alan e Lima.

Paulo Alves não quer desleixos
Por Nuno Pedro Fernandes

Paulo Alves, treinador do Gil Vicente, já fez a antevisão à receção ao SC Braga, amanhã, a partir das 20.15 horas. Depois do treino dos gilistas, que se realizou à porta fechada no Estádio Cidade de Barcelos, o treinador falou nas dificuldades que irá encontrar.

«Não podemos assumir qualquer tipo de favoritismo face a uma equipa que está a realizar um excelente campeonato e luta por um lugar na Liga dos Campeões, que é um objetivo bem diferente dos nossos. Mas o Gil Vicente já mostrou que tem capacidade para ombrear seja com quem for, está a atravessar um momento muito bom e queremos mantê-lo. Para tal, é preciso entrar no jogo com a mesma mentalidade e evitar desleixo», referiu.

A convocatória é divulgada amanhã, após o treino que se realiza às 10 horas, também no Estádio Cidade de Barcelos.

Roberto e Luís Carlos não podem defrontar o SC Braga. O primeiro realiza um TAC esta tarde e o segundo tem exame médico marcado para segunda-feira.

Sandro é baixa certa porque foi operado esta segunda-feira e Alison, que se lesionou no jogo com a Académica, trabalhou sem limitações e deverá ser opção.

A Bola

JotaCC

Leonardo Jardim: «Nunca comento decisões do nosso selecionador»
bracarenses têm 5 futebolistas pré-convocados

Quim, Custódio, Hugo Viana, Ruben Amorim e Nuno Gomes estão pré-convocados para o jogo da Seleção Nacional, na Polónia, dia 29.

Ou seja, quem for mesmo chamado por Paulo Bento corre o risco de falhar a receção ao V. Guimarães, pois o dérbi do Minho está marcado para o dia 27, uma segunda-feira e a concentração dos convocados de Portugal é no dia 26 (domingo).

Mas este não perece ser um problema para Leonardo Jardim, que contornou a questão essencial com o facto de estar focado "ainda nos dois jogos que antes desse", referindo-se à partida de amanhã, em Barcelos, e ao reencontro com os turcos do Besiktas, em Istambul, dia 23.

"Em primeiro lugar é com grande satisfação que vejo jogadores do Sp. Braga a representar a sua seleção, pois isso reflete os bons desempenhos do Sp. Braga, mas agora a nossa única preocupação é o jogo do Gil Vicente", disse Jardim sobre esta inusitada pré-convocatória, com 5 jogadores do Sp. Braga.

"Nunca comento as decisões do nosso selecionador, revejo nele grande competência para o cargo que ocupa. Só tenho sempre de o apoiar em todas as decisões".


Leonardo Jardim: «Gil representa grau de dificuldade alto»
rival "baixa muito o bloco"
   
Leonardo Jardim está avisado para o bom momento do Gil Vicente, adversário deste sábado, na 19.ª jornada da Liga Zon Sagres. O treinador do Sp. Braga apresentou os seus argumentos.

"Este é um jogo com um grau de dificuldade alto, pois o adversáiro passa por um excelente momento de forma em termos de rendimento desportivo", reforçou Jardim, registando as "três vitórias moralizadoras contra adversáiro de qualidade", referindo-se aos recentes triunfos dos galos de Barcelos frente a FC Porto, Sporting e Académica.

Além disso, o mais recente histórico dos confrontos entre os dois vizinhos do Minho em Barcelos, não joga a favor dos bracarenses, que nos últimos 5 jogos na casa do Gil Vicente apenas ganharam um. Esse foi um dado reforçado também por Leonardo Jardim, que tem bem estudada a lição:

"O Gil Vicente é uma equipa que tem uma postura defensiva muito solidária e que baixa muito o bloco. Talvez seja das equipas que mais baixa o bloco em Portugal, pois normalmente defende com duas linhas de quatro e impossibilita o jogo ofensivo do adversário no último terço. Além disso, é uma equipa que em termos ofensivos baseia-se muito na transição rápida e quase nenhuma construção do jogo, vivendo também de situações de bola parada ofensivas. Temos de ter cuidados com isso."

Jardim deixou bem claro que a derrota ante o Besiktas, da última terça-feira, "não afeta em nada a equipa", explicando a razão:

"Nunca nos empolgamos com as nossas vitórias e também não nos deixamos abater com uma derrota. Acreditamos no processo, naquilo que fazemos e nas competências de cada um. Alteramos pouco a nossa forma de estar de trabalhar em relação aos resultados desportivos que conseguimos."

RECORD

JotaCC

Leonardo Jardim satisfeito com cinco jogadores nos pré-convocados da Seleção

O treinador do SC Braga comentou a notícia avançada por A BOLA sobre a chamada de cinco jogadores da equipa à pré-convocatória de Paulo Bento para o desafio particular que Portugal disputa frente à Polónia, dia 29. «É uma satisfação», resumiu o madeirense.

- O Braga tem cinco jogadores pré-convocados por Portugal para o jogo particular com a Polónia, dia 29? Como encara esta situação e se isso o preocupa, dado que se forem chamados não poderão atuar no derby com o V. Guimarães, na 20.ª jornada?

- É com satisfação que vejo os jogadores do Braga representarem as seleções, não só a portuguesa. Essa situação não me preocupa. Ainda temos dois jogos pela frente e a minha preocupação imediata é o Gil Vicente.

- Mas para si, enquanto treinador, dá-lhe satisfação ver tantos jogadores pré-convocados por Portugal, que é uma das melhores seleções do Mundo?

- Com certeza. Os bons desempenhos em temos coletivos refletem-se nas individualidades. Esta pré-convocatória traduz o bom trabalho que a equipa tem feito nos últimos sete/oito meses.

- Hélder Barbosa também não teria lugar nestes pré-eleitos de Paulo Bento?

- Nunca opino sobre opções do nosso selecionador. Vejo nele muita competência e só tenho de o apoiar em todas as decisões.

A BOLA

JotaCC

Jardim: «Jogo com o Gil Vicente é de grau de dificuldade elevado»

Leonardo Jardim sabe que vai encontrar em Barcelos um Gil Vicente motivado e confiante e por isso considera a partida de amanhã de «grau de dificuldade elevado». Nos convocados dos arsenalistas, destaque para os regressos de Ukra e Elderson.

«O jogo com o Gil Vicente é de grau de dificuldade elevado, por vários motivos. O adversário passa por um excelente momento de forma em termos de rendimento desportivo, vem de três vitórias moralizadoras frente a adversários de qualidade», começou por analisar Leonardo Jardim, na conferência de imprensa de antevisão à partida com o Gil Vicente, que se realiza amanhã às 20h15.

O treinador do emblema bracarense lembrou ainda que «nos últimos cinco embates em Barcelos, o SC Braga só venceu um» e deixou enormes elogios à formação de Paulo Alves: «É uma equipa com postura defensiva solidária, que baixa muito o bloco, defende com duas linhas de quatro o que impossibilita o jogo ofensivo dos adversários no último terço do campo. Em termos ofensivos vive sobretudo de transições e de lances de bolas paradas».

O SC Braga vem de uma derrota, em casa, com o Besiktas, nos 16-avos-de-final da Liga Europa, mas Leonardo Jardim rejeita que a equipa se apresente desmoralizada com esse resultado: «A nossa conduta é a mesma de sempre: não nos empolgamos com vitórias nem nos deixamos abater com derrotas, embora no caso da última ainda exista um segundo jogo. Não estamos eliminados», lembrou, rejeitando ainda problemas em termos de recuperação física dos atletas por a partida com os turcos se ter realizado na passada terça-feira.

Na lista de convocados divulgada pelo treinador dos arsenalistas, destaque para os regressos de Elderson e Ukra.

O nigeriano falhou o último jogo dos bracarenses, com o Besiktas, por castigo, e regressa, assim, às opções do técnico, bem como Ukra, mas este por não estar inscrito na UEFA.

De fora, por problemas físicos, ficam Paulo Vinícius, Baiano e Luís Alberto ao passo que Rivera, Vinícius, Samuel e Palmeira falham a deslocação a Barcelos por opção.

ZEROZERO

JotaCC

Cinco pré-convocados para a selecção

O risco de perder Quim, Custódio, Hugo Viana, Rúben Amorim e Nuno Gomes, todos pré-convocados pelo seleccionador nacional Paulo Bento para o jogo particular com a Polónia, para o jogo com o Vitória de Guimarães, agendado para 27 deste mês, não inquieta para já Leonardo Jardim. A concentração da Selecção Nacional está marcada para o dia anterior, pois o jogo com a selecção polaca será disputado a 29 de Março "Neste momento, não estou preocupado com isso, É com com satisfação verificar que cada vez mais alguns jogadores do Braga vão às respectivas selecções. Os bons desempenhos do Braga em termos colectivos reflectem-se nas suas individualidades. O bom trabalho dos atletas tem sido premiado ao longo destes oito meses". Recorde-se que esta situação já se verificou esta época com Quim, ausente no jogo com o Vitória de Setúbal, à terceira jornada.


Leonardo Jardim: "O Gil passa por um excelente momento"


O bom momento do Gil Vicente não é novidade para Leonardo Jardim. Apostado em vencer em Barcelos, o treinador do Braga estudou bem o adversário e está a contar com dificuldades elevadas.
"O Gil passa por um excelente momento de forma, vem de três vitórias moralizadoras contra adversários de qualidade. Em cinco confrontos em casa do adversário, o Braga só ganhou um. É uma equipa com postura defensiva solidária e das que mais baixa o bloco em Portugal, com duas linhas de quatro jogadores", declarou.


O JOGO

Pé Ligeiro

Sp. Braga: selecção pode tirar cinco jogadores ao derby minhoto
Quim, Custódio, Rúben Amorim, Hugo Viana e Nuno Gomes estão pré-convocados para a Polónia

O Sp. Braga pode chegar ao derby com o V. Guimarães, na 20ª jornada, desfalcado de cinco jogadores, tantos quantos, segundo revela esta sexta-feira o jornal «A Bola», estão pré-convocados para o jogo particular que a selecção nacional vai realizar, a 29 de Fevereiro, à Polónia.

Leonardo Jardim: «Não nos deixamos abater com uma derrota»

Paulo Bento tem uma lista alargada que, ao que tudo indica, inclui Quim, Custódio, Hugo Viana, Ruben Amorim e Nuno Gomes. A lista final vai depois ser reduzida antes da concentração dos jogadores, mas a verdade é que pode mesmo incluir estes cinco jogadores minhotos. Quim, Hugo Viana e Nuno Gomes já foram chamados, tal como Ruben Amorim quando ainda estava ao serviço do Benfica, mas Custódio pode, finalmente, estrear-se na selecção principal depois de ter feito o habitual percurso nos outros escalões da equipa nacional.

Um motivo de «satisfação» para o treinador Leonardo Jardim que, no decorrer da antevisão do jogo com o Gil Vicente, defendeu que se trata de um «reflexo do que tem sido a época da equipa, ou seja, os bons desempenhos colectivos reflectem-se nas individualidades», referiu.

Elderson e Ukra de regresso para Barcelos

A concentração dos jogadores da selecção está marcada para dia 26 e a partida para Varsóvia para o dia seguinte, precisamente o dia em que o Sp. Braga recebe o V. Guimarães em jogo da 20ª jornada. Uma situação que, aliás, já se verificou na terceira jornada, quando o Sp. Braga visitou Setúbal sem Quim que, na altura, estava num estágio da selecção que preparava um jogo com o Luxemburgo.

Leonardo Jardim desvalorizou a questão. «Essa situação não me preocupa porque ainda temos dois jogos e, agora, estou exclusivamente focado no jogo com o Gil Vicente», atirou. Ainda antes do V. Guimarães, o Sp. Braga ainda vai à Turquia para o segundo jogo com o Besiktas.

MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!