News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 16/02

Started by JotaCC, 16 de February de 2012, 07:10

Previous topic - Next topic

JotaCC

Vermelhos de indignação
hélder barbosa sem culpas no cartório no momento do jogo
   
O Sp. Braga ainda não foi ao tapete na Liga Europa e a mensagem que dirigentes e treinadores já fizeram passar aponta no sentido de jogar todas as fichas em Istambul, na próxima semana. Importa agora olhar para o futuro e não tanto repisar o passado. A expulsão de Hélder Barbosa castigou a equipa na partida de anteontem mas ninguém lhe apontou o dedo e Leonardo Jardim preferiu falar de falta de critério do árbitro, que minutos antes não penalizou Ricardo Quaresma num lance em tudo idêntico com Leandro Salino.

Tal como as imagens de Record demonstram, o capitão da equipa turca colocou o corpo à frente do n.º 10 dos Guerreiros do Minho quando este se preparava para entrar na área do Besiktas com a bola dominada. Mas não foi esse o entendimento do árbitro holandês, um juiz de campo de 37 anos que até vai falhar o Euro'2012 por ter marcado um penálti numa simulação e por ter deixado de marcar um penálti numa falta que interpretou como simulação...

RECORD

JotaCC

Hélder Barbosa revoltado

Tristeza, amargura e revolta. Foram estes os sentimentos que invadiram Hélder Barbosa quando recebeu ordem de expulsão no jogo com o Besiktas. A decisão de Kevin Bloom, muito criticada pelo Braga, marcou o jogo com os turcos e deixou o extremo incrédulo, pois considera que a interpretação do árbitro foi errada. Foi isso que Ângelo Martins, representante do internacional jovem português, ouviu da boca deste e que ontem contou a O JOGO. "Disse-me que o lance do primeiro amarelo não justifica cartão e que, no segundo, jamais lhe passou pela cabeça simular. Ele foi empurrado e perdeu o equilíbrio", revelou o agente.

Mesmo nervoso por ter deixado a equipa entregue à sorte, Hélder Barbosa acabou por ver o jogo na bancada, porque o regulamento da UEFA obriga os jogadores a passarem pela zona mista no final. No entanto, teve de se controlar para não entrar na onda de críticas ao árbitro. "A vontade do Hélder [Barbosa] era dizer algumas coisas ao senhor Bloom, mas o momento não o permitia e nem era aconselhável", afirmou Ângelo Martins, convicto que, apesar de o extremo ter treinado ontem cabisbaixo, a expulsão não o perturbará. "O Hélder [Barbosa] é um indivíduo com um carácter forte, que se adapta a todo o tipo de adversidades que lhe vão aparecendo pela frente. Por isso, não será isto a desmoralizá-lo", concluiu.

Dia de São Valentim pintado a vermelho

Com o cartão vermelho visto contra o Besiktas, Hélder Barbosa passou a contabilizar três expulsões na carreira. Curiosamente, esta foi a segunda vez que aconteceu no dia de São Valentim. Há dois anos, quando ainda representava o Vitória de Setúbal, o extremo foi admoestado com dois amarelos por Artur Soares Dias e teve de deixar mais cedo o jogo com o Leiria, realizado no tradicional Dia dos Namorados.

O caso do jogo
A explicação do protagonista


"Faço uma diagonal para receber um passe e, quando vou passar pelo meio de dois adversários, dou um salto para passar por cima das pernas deles. Ao pular, o indivíduo que está sobre o meu ombro esquerdo [Toraman], empurra-me com o braço, fazendo-me perder o equilíbrio. Não protestei nem nada; simplesmente caí e levantei-me. Houve uma má vontade do árbitro, que não terá gostado da minha cara ou qualquer outra situação. De certeza que não vi o segundo amarelo por qualquer coisa que tenha feito."


Mossoró é o principal sacrificado de Jardim

Mossoró é, de longe, o jogador que mais vezes foi substituído por Leonardo Jardim esta época. O jogo com o Besiktas, no qual o médio-ofensivo foi substituído ao intervalo para dar o lugar a Carlão, numa altura em que Leonardo Jardim procurava uma fórmula para fazer face à inferioridade numérica forçada pela expulsão de Hélder Barbosa, foi o último exemplo desta particularidade.

A estatística individual do brasileiro esta temporada é um algodão que não engana: nos 21 jogos que realizou na condição de titular, Mossoró acabou por ser sempre substituído. Não admira, por isso, que a média de minutos por jogo do camisola 8 não vá além dos 55 minutos. Nestes 21 encontros, Mossoró só por quatro vezes esteve em campo mais do que 80 minutos num jogo: Vitória de Setúbal (85'), Birmingham (84'), Rio Ave (84') e Marítimo (87').

Mossoró participou em 28 jogos em 2011/12 (incluindo todas as competições), sete dos quais como suplente utilizado.

O início da época não foi fácil para Mossoró, que raramente fez parte das primeiras opções de Leonardo Jardim. Mas a partir da vitória sobre o Olhanense (3-4) o brasileiro tornou-se num titular indiscutível, tendo sido poupado apenas na recepção ao Penafiel, na Taça da Liga. Nesta fase, Mossoró contribuiu para a sequência espectacular de resultados da equipa arsenalista, tendo feito as suas duas assistências para golo da época: primeiro contra o Sporting e, mais recentemente, diante do Vitória de Setúbal. Quanto a golos, o médio ainda continua com a conta pessoal a zeros.

Ritmo alto que imprime pode ser a justificação

Leonardo Jardim justificou recentemente uma substituição de Mossoró que ajuda a explicar o porquê de o médio ser tantas vezes sacrificado. Após o jogo com o Rio Ave, que o Braga venceu por 2-1 e no qual Mossoró saiu aos 84 minutos, o técnico justificou a decisão com o estilo de jogo do brasileiro, sempre em alta rotação, o que provoca desgaste físico e torna difícil manter a mesma intensidade durante os 90 minutos: "O Mossoró dá o máximo e mantém o ritmo competitivo alto. Teve de jogar mais tempo e acusou alguma fadiga".

Quim com pensamento positivo para Barcelos

Ser derrotado ao fim de 12 jogos sem perder pode mexer com o ânimo de uma equipa, mas o Braga tem tudo para ser uma excepção à regra. A garantia foi dada por Quim, que espera provar em Barcelos, no regresso da Liga ZON Sagres, que a derrota com o Besiktas foi um mero deslize. "Perdemos, mas paciência. Temos de concentrar-nos no próximo jogo, porque queremos vencer, embora saibamos que será bastante complicado", referiu o guarda-redes dos arsenalistas, que só depois irá concentrar-se no embate da segunda mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa, em Istambul. "Temos de pensar que podemos marcar dois golos lá [Istambul]. No futebol nada é impossível; não podemos atirar já a toalha ao chão", sublinhou. Na base da crença de Quim está "a vitória conseguida em Birmingham", na fase de grupos da Liga Europa, o único jogo em que o Braga conseguiu marcar três golos como visitante nas provas europeias. "Eles venceram cá e nós também podemos vencer lá por dois golos", reiterou.

Elderson estará de volta

Depois de ter cumprido um jogo de suspensão frente ao Besiktas, por ter sido expulso contra o Brugge, Elderson tem o regresso previsto ao onze para sábado, dia em que o Braga vai a Barcelos defrontar o Gil Vicente para a 19ª jornada da Liga ZON Sagres. Miguel Lopes, titular à esquerda na Liga Europa, deve, por isso, voltar ao banco de suplentes.

Fernandes elogiado

O central checo Sivok, autor do primeiro golo do Besiktas contra o Braga, na sequência de um canto batido por Manuel Fernandes, elogiou o internacional português. "Tenho de lhe agradecer, porque o passe dele foi fenomenal. Os cruzamentos do Manuel Fernandes são meio golo", afirmou o defesa.


O JOGO

JotaCC

«Derrota com o Besiktas não vai afetar» - Custódio

O médio Custódio considera que a derrota sofrida diante do Besiktas não terá efeitos negativos na equipa para o próximo compromisso do SC Braga, marcado para sábado, em Barcelos, diante do Gil Vicente.

«A derrota não afeta em nada. Não é por um jogo que não ganhamos que vamos abaixo. Estamos a preparar o jogo com o Gil Vicente com o mesmo otimismo de sempre e com vontade de ganhar», garantiu Custódio, que falava à margem de uma visita à Escola EB1 de Moure, em Vila Verde.

O médio, porém, está ciente que o Gil Vicente poderá criar muitas dificuldades: «Sabemos que vamos defrontar uma equipa muito difícil, que está confiante depois de três jogos bons, com Sporting, FC Porto e Académica, mas o Braga também está bem no campeonato, por isso só podemos pensar na vitória.»

Depois de vários meses parado, devido a constantes problemas físicos, Custódio entrou como um raio na equipa e aproveitou da melhor forma a ausência de Djamal.

«Depois de se estar bem não se pensa muito no passado, mas foi bem doloroso ter ficado de fora tanto tempo. Felizmente as coisas estão agora a correr muito bem, sou titular e espero continuar a sê-lo, respeitando sempre as opções do treinador», comentou o médio, que não pensa na possibilidade de ser chamado por Paulo Bento para jogar por Portugal: «Representei a Seleção em todos os escalões e seria um sonho estar na equipa principal, mas não é nada que me deixe obcecado.»

A BOLA

JotaCC

Luís Alberto volta a correr

Afastado da competição há quase um mês para cumprir um plano de fortalecimento muscular , Luís Alberto deixou de trabalhar exclusivamente no ginásio para ensaiar corridas no relvado. O ex-médio do Nacional estará muito em breve à disposição de Leonardo Jardim, tendo como concorrentes diretos Custódio, Djamal e Rúben Amorim. A equipa treinou esta manhã à porta fechada, perspetivando-se apenas a troca de Miguel Lopes por Elderson para a visita de sábado ao Gil Vicente

O JOGO

JotaCC

Nomeações: Xistra no V. Guimarães-Benfica
Paulo Baptista em Setúbal, Jorge Ferreira em Alvalade.


Carlos Xistra foi o árbitro nomeado para o duelo entre V. Guimarães e Benfica, da 19ª jornada da Liga. José Cardinal e Luís Marcelino serão os auxiliares.

Paulo Baptista vai estar no V. Setúbal-F.C. Porto, Hugo Miguel no Gil Vicente-Sp. Braga e Jorge Ferreira no Sporting-P. Ferreira.

Nomeações da 19ª jornada:
U. Leiria-Beira Mar: Vasco Santos
Rio Ave-Marítimo: Manuel Mota
V. Guimarães-Benfica: Carlos Xistra
Nacional-Académica: Rui Silva
V. Setúbal-FC Porto: Paulo Baptista
Sporting-P. Ferreira: Jorge Ferreira
Feirense-Olhanense: Artur Soares Dias
Gil Vicente-Sp. Braga: Hugo Miguel

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Carlão rejeita meta de golos

Lima estabeleceu como objetivo marcar 30 golos (e leva já 15), mas Carlão prefere não alinhar pelo mesmo caminho. Ainda assim, o avançado deseja naturalmente fazer o gosto ao pé o maior número de vezes possível.

«Nunca estabeleço metas em relação aos golos que vou marcar, mas desejo naturalmente marcar o máximo possível», disse Carlão durante uma visita à Escola EB1 de Moure, em Vila Verde.

No horizonte dos bracarenses surge agora confronto com o Gil Vicente, em Barcelos. Nada fácil tendo em conta os resultados do adversário. Certo, porém, é que o grupo de trabalho está confiante, sem feridas pela derrota da passada terça-feira com o Besiktas.

«A derrota não mexeu com o grupo, pois sabemos que estamos apenas na primeira parte da eliminatória e da mesma forma que vieram cá ganhar também o podemos fazer em Istambul», disse Carlão, deixando de imediato o mote para a partida do próximo sábado:

«É um jogo para vencer. Penso que vai ser um espetáculo interessante pela sequência de resultados que as duas equipas têm tido no campeonato.»

A BOLA

JotaCC

Custódio: «Não vivo obcecado com chamada à seleção»

Após ter perdido grande parte da primeira metade da temporada devido a lesão, Custódio voltou a conquistar um lugar no SC Braga e admite que tem a esperança de ser chamado por Paulo Bento ao Campeonato da Europa de 2012.

«Representei todas as seleções e é um sonho, mas não vivo obcecado com isso», afirmou o médio que na época passada chegou a Braga, proveniente do Vitória de Guimarães.

O médio garante, também, que a derrota com o Besiktas já é passada e que o grupo liderado por Leonardo Jardim já só pensa no confronto com o Gil Vicente.

«A derrota do SC Braga já é passado e esse jogo não vai atirar-nos abaixo», disse, durante a visita à Escola EB1 de Moure, em Vila Verde.

Juntamente com o jogador português esteve Carlão, avançado que fez uma mini antevisão ao encontro com a turma de Barcelos, a contar para a 19ª jornada da Liga Zon Sagres.

«O Gil Vicente vem de um excelente resultado, mas acreditamos que podemos fazer um grande jogo. Esperamos errar o menos possível para vencer», atirou.

ZEROZERO