News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

topfutebol.com - "AO ATAQUE" 08-07-2012 - Lateralus

Started by Nemec, 13 de February de 2012, 18:35

Previous topic - Next topic

Nemec

Foi hoje publicada a primeira crónica no blog "O lado do futebol que nunca viram", sobre o SC Braga escrita por mim, contudo, futuramente se alguém desejar poderá escrever as crónicas semanais.

13-02-2012

O passado e o presente

Sou sócio do Sporting Clube de Braga desde que, com cerca de 5 anos, comecei a ir ao futebol com o meu pai. Hoje em dia não se vêm tantas crianças nos estádios portugueses, muito por culpa de mentalidades e rivalidades bacocas, que põe em perigo qualquer um. Felizmente não somos todos assim, e dos adeptos de futebol que frequentam os estádios ainda há os que o fazem porque gostam de futebol. Nos dias de hoje começa a tornar-se fácil ser-se sócio e adepto do Braga. As épocas acabadas em lugares europeus, as constantes presenças em competições europeias, a conquista da Taça Intertoto (que o próprio Platini desvalorizou recusando-se vir a Braga entregar o troféu, pergunto-me se faria o mesmo se fosse, por exemplo, o vencedor um PSG), a presença na final da Liga Europa em Dublin e o trajeto brilhante até lá, tudo isto facilita uma aproximação dos mais jovens ao clube da cidade. Contudo nem sempre foi assim e há 20 anos atrás eu era considerado uma pessoa estranha pelos meus amigos da escola por ser do Sporting Clube de Braga. Era considerado estranho por ter uma camisola com o símbolo do Sporting Clube de Braga. Mas foram essas épocas de sofrimento até à última jornada na luta pela manutenção que me fizeram apaixonar pelo clube da minha cidade. Sou do Braga desde pequenino, digo-o porque o sinto, digo-o porque me orgulho, digo-o porque o amo.

O momento que o Sporting Clube de Braga está a ultrapassar é sem dúvida marcante. Há 10 anos atrás não imaginava que veria no centro do relvado a bola estrelada da Champions League por exemplo. Era dos sonhos que nem me atrevia revelar. É isso que dá um sabor diferente a tudo o que os Braguistas estão a viver. É isso que nos faz deslocar até ao aeroporto para receber a equipa que acabou de passar mais uma eliminatória da Liga Europa, é isso que nos faz soltar uma lágrima sempre que nos lembramos de Sevilha ou de Dublin, é isso que nos arrepia e nos dá vida. Mas não somos todos assim, infelizmente...

Contra muitos prognósticos, crenças e vontades, esta época o Sporting Clube de Braga tem conseguido mais uma vez mostrar que tem argumentos na luta pelos lugares cimeiros da tabela. Sem grandes orçamentos nem contratações o técnico Leonardo Jardim (a quem muitos pediram a cabeça no início da época e agora se mostram rendidos e arrependidos) construiu uma nova equipa onde toda a defesa foi reformulada por duas vezes em relação à época anterior. Primeiro pela saída de todo o bloco defensivo da época transata e depois pelas lesões de 4 defesas titulares no início da época (Nuno André Coelho, Paulo Vinicius, Imorou e Baiano). Na visão que tenho tido do futebol do Sporting Clube de Braga, gosto mais do futebol praticado esta época que o da época passada. Creio que o Sporting Clube de Braga tem um futebol mais bonito e com mais golos. Afinal a festa do futebol são os golos.

Esta é talvez a época com mais portugueses no plantel dos Gverreiros, não me lembrava de ver o Sporting Clube de Braga jogar com tantos portugueses ao mesmo tempo. No último jogo estiveram em campo: Quim, Custódio, Hugo Viana, Hélder Barbosa e Ruben Amorim. No banco de suplentes ainda estavam Miguel Lopes e Nuno Gomes, ficando na bancada, por opção devido a longa paragem por lesão Ukra. Nuno André Coelho continua sem entrar nas contas devido à lesão que o atormenta. Ao todo são 9 os portugueses que são apostas válidas e com créditos dados no futebol português.
Quando se pensava que Domingos Paciência tinha batido todos os recordes do Sporting Clube de Braga e que Leonardo Jardim teria uma vida difícil para escrever o seu nome na história do clube, eis que o madeirense apura pela primeira vez o clube para os 1/16 final da Liga Europa através da fase de grupos desde a reestruturação para 4 equipas. Consegue também a marca de 10 vitórias seguidas e 11 jogos sem perder.

Terça-feira é dia de Liga Europa para Sporting Clube de Braga e Besiktas. Joga-se à terça por imposição da UEFA e joga-se às 17h30 a meio da semana porque para a UEFA era confuso organizar um jogo da Liga Europa no meio dos jogos da Liga dos Campeões. E um jogo com uma fraca assistência não será também confuso para eles? Ou o facto de nós termos uma hora a menos que a maioria dos países europeus é esquecida? Ainda assim espero uma boa partida de futebol, e que ganhe o meu Sporting Clube de Braga...

"Podemos ter uma pedreira no estádio, mas por ti nunca me gelará o coração"

Rui Xavier (Nemec)

http://oladodofutebolquenuncaviram.blogspot.com/2012/02/cronicas-do-braga-passado-e-presente.html
[url="http://nemecrui.blogspot.com"]http://nemecrui.blogspot.com[/url]

[url="http://nemecrui.webnode.com"]http://nemecrui.webnode.com[/url]

MeZut#

Não pedimos que ganhem sempre, mas que joguem sempre para ganhar! S.C.BRAGA!

Kriticus


Gui40


Sif

Lindo, espetacular.. Ate fico sem palavras..  ;D
E grande frase para terminar! Muito bem! :D estou a ver que ficamos muito mas mesmo muito bem representados com o cronista  ;D Parabens :)

guerreira_minhota


DeBarceloscomAmor <3



Hugo Pena


C.P.

SEMPRE MAS SEMPRE BRAGA E SÓ BRAGA

jaimec

Quote from: DeBarceloscomAmor <3 on 13 de February de 2012, 19:44
Arrepiante!

Arrasas-te Nemec  ;)

E também arrasaste Nemec !  ;)

p.s. - não me leves a mal, brincadeirinha ...


lininho

Quote from: jaimec on 13 de February de 2012, 21:22
Quote from: DeBarceloscomAmor <3 on 13 de February de 2012, 19:44
Arrepiante!

Arrasas-te Nemec  ;)

E também arrasaste Nemec !  ;)

p.s. - não me leves a mal, brincadeirinha ...

Aliás, arrasa qualquer um, quanto mais a ele próprio... ::)
Está bom, muito bom.
zé: futuro capitão. 8-)

nando11

GVERREIRO BERMELHO E BRANCO

Hugo Quintas

Porque é que eu não escrevo assim?  :-\


Nemec, dás-me um autógrafo, por favor?


HQ, BS!

Armando Coelho

FABULOSO. Aliás...........não seria de esperar outra coisa.

A.COSTA

#16
Grande texto NEMEC. Parabéns.

Revivi alguns momentos ao ler este texto.

Quem não sente não entende.

Que seja para continuar. Boa.



Por falar em bom texto, cá vai uma sugestão de leitura:

http://educarpelodesporto.blogspot.com/2012/02/relatividade-dos-numeros-e-das-verdades.html
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

gomes

Muito bem, esta um espetáculo um verdadeiro sentimento  de quem vive o clube  !
O verdadeiro amor da minha vida bragaaaaaaaaaa!

Pezinhuh

NEMEC, mais uma vez brilhaste... nada que não estivesse à espera..

Levo comigo este parágrafo que relata na íntegra aquilo que passei:

"Contudo nem sempre foi assim e há 20 anos atrás eu era considerado uma pessoa estranha pelos meus amigos da escola por ser do Sporting Clube de Braga. Era considerado estranho por ter uma camisola com o símbolo do Sporting Clube de Braga. Mas foram essas épocas de sofrimento até à última jornada na luta pela manutenção que me fizeram apaixonar pelo clube da minha cidade. Sou do Braga desde pequenino, digo-o porque o sinto, digo-o porque me orgulho, digo-o porque o amo. "

AMO-TE BRAGA!!

FIDELIS

QUEM NÂO SENTE NÂO ENTENDE

Parabens miudo....de ti não esperava outra coisa

Fidelis Bracara
Braga e Basta