News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 10/02

Started by JotaCC, 10 de February de 2012, 07:09

Previous topic - Next topic

JotaCC

Assalto ao segundo lugar

O Sporting de Braga entra em campo esta noite, para defrontar o Vitória de Setúbal, na abertura da jornada 18 da I Liga, pelas 20.15 horas. Parte com três pontos de desvantagem para o segundo classificado, que é o FC Porto, logo dispõe de uma excelente oportunidade para dar mais um salto na classificação, nem que seja à condição, uma vez que os portistas apenas jogam no do-mingo, diante da União de Leiria.

A ambição dos arsenalistas, por muito que se tente encobrir está patente. Leonardo Jardim mostra-se reservado, alertando para a qualidade do adversário, sem aumentar a responsabilidade do desafio em si. "Não é a nossa preocupação. Queremos é consolidar o nosso trajecto, conquistar os três pontos e dar continuidade ao que temos feito. Independentemente dos resultados dos outros adversários, interessa-nos ter um bom rendimento e ganhar os três pontos", afirmou o treinador do Sporting de Braga.

O proveito do colectivo está sempre acima de tudo, daí que Leonardo Jardim relega para segundo plano, por exemplo, o facto de quebrar um recorde no clube se somar o 12.º jogo consecutivo sem perder, feitos obtidos por Jesualdo Ferreira e Domingos Paciência, no passado. "Não procuro recordes individuais mas o sucesso colectivo. Isso é que é importante", respondeu o treinador do Sporting de Braga sem alongar-se mais em comentários sobre o tema.

Ruben Amorim estreia-se na lista dos convocados

Chegou há duas semanas a Braga e tem agora a oportunidade de se mostrar aos sócios. Ruben Amorim é a principal novidade na lista dos convocados do Sporting de Braga para o jogo desta noite, rendendo Rivera, que ficou de fora por opção. De regresso, em comparação com o jogo do Portimonense, está ainda o avançado Lima.

A lista completa dos convocados do Sporting de Braga para o jogo da 18.ª jornada da I Liga é a seguinte:
Guarda-redes: Quim e Berni
Defesas: Salino, Miguel Lopes, Ewerton, Douglão, Palmira, Elderson
Médios: Custódio, Vinicius, Hugo Viana, Mossoró, Rúben Amorim
Avançados: Paulo César, Nuno Gomes, Carlão, Hélder Barbosa, Alan, Lima e Ukra


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Rúben Amorim para estrear

Uma semana e meia depois do primeiro contacto com os novos companheiros, Rúben Amorim foi convocado pela primeira vez por Leonardo Jardim. Apesar de o médio cedido pelo Benfica até 2013 ainda não estar completamente familiarizado com as rotinas da equipa, o treinador madeirense não se privou de o chamar para a recepção ao Vitória de Setúbal, e a possibilidade de lhe conceder os primeiros minutos com a camisola do Braga é bastante elevada. Resta saber para que posição o lançará, porque, como Augusto Inácio recordou a O JOGO, o internacional português "é um jogador polivalente, que pode jogar como lateral, médio-interior e extremo-direito, embora seja como médio-interior que explana melhor o seu futebol". Seja como for, o actual treinador dos romenos do Vaslui, responsável pela estreia de Amorim a titular no Belenenses, quando este tinha apenas 19 anos, não tem dúvidas de que "com a experiência que adquiriu no Benfica, Rúben Amorim pode acrescentar mais qualidade à que o plantel do Braga já tem".

Técnica e tacticamente mais evoluído que em 2004, Rúben Amorim pode, segundo Augusto Inácio, encaixar bem no meio-campo idealizado por Leonardo Jardim. "Se o Braga continuar a jogar com um médio-defensivo [Custódio] e dois volantes, penso que Rúben Amorim se poderá entender bem com o Hugo Viana", sustenta o antigo lateral-esquerdo da Selecção Nacional, à qual o agora arsenalista espera regressar muito em breve. Para isso basta-lhe, de acordo com Inácio, fazer o que não fazia no Benfica, porque qualidade é coisa que não lhe falta. "O Braga é um grande clube do futebol português e de há uns anos para cá pode dizer-se que é mesmo o quarto grande. O Europeu está aí à porta e, por isso, em Braga Rúben Amorim terá mais possibilidades de ser convocado, já que no Benfica, jogando poucas vezes, seria mais difícil", antevê.

Até entrar em rota de colisão com Jorge Jesus, Rúben Amorim tinha participado em 14 encontros oficiais do Benfica, oito dos quais como titular. Um deles foi precisamente contra o Braga, na décima jornada do campeonato, que terminou empatado (1-1). A nova aventura arranca hoje.


Diego oferece titularidade a Ricardo


Diego constitui a principal baixa do Vitória de Setúbal para o encontro de hoje. O guarda-redes brasileiro não recuperou de uma lesão na região lombar e falha o primeiro jogo como titular em jogos do campeonato nas duas épocas que leva ao serviço dos sadinos. Ricardo deverá ser o titular, algo que não acontece em jogos do campeonato português desde 20 de Maio de 2007, dia em que ajudou o Sporting a golear (4-0) o Belenenses.

No lote de indisponíveis está ainda José Pedro, que também não conseguiu recuperar da lesão que o afastou à ultima hora do jogo com o FC Porto, a contar para a Taça da Liga. Destaque ainda para o regresso de Bruno Severino e Gonçalo Graça, que tinham ficado de fora da última convocatória.


"FC Porto? Queremos consolidar o trajecto"

Por mais criativas que sejam as provocações, é difícil arrancar "sound bites" retumbantes a Leonardo Jardim. Tiradas polémicas ou promessas exageradas, já na fronteira da ficção científica, não fazem o género do treinador do Braga, que reagiu com diplomacia quando confrontado com a possibilidade de hoje alcançar o FC Porto na classificação, ainda que provisoriamente, em caso de triunfo sobre o V. Setúbal. "Não estamos preocupados com as outras equipas. O nosso objectivo é consolidar aquilo que é o nosso trajecto e a nossa posição, daí a importância de conquistar os três pontos", reagiu.

Aos olhos de Jaime Pacheco, bastaria ao Braga ter um Hulk no seu plantel para atacar o título. A declaração foi um dos pratos fortes de uma entrevista recente do técnico campeão nacional pelo Boavista, mas não mexeu com a fleuma habitual de Jardim, tão resistente aos impulsos como um jogador de xadrez. "É uma opinião que respeito, porque Jaime Pacheco tem um grande currículo desportivo", atalhou, mais interessado em projectar a recepção ao V. Setúbal. "É uma equipa com qualidade, a merecer o nosso respeito, e cujo valor não está reflectido na classificação. É das mais experientes e do nosso campeonato; pratica um futebol muito técnico e circular", analisou.

Por entre os adjectivos elogiosos ao adversário, Jardim deixou escapar a fórmula certa para ganhar. "Teremos de anular essa forma de jogar impondo a nossa forma de estar em termos ofensivos, apostando nos corredores e sendo sólidos", analisou, deixando claro que não poupará ninguém tendo em vista o jogo de terça-feira, com o Besiktas. "Só pensamos a curto prazo", vincou.


Djamal voltou da CAN com menos peso

Quando o termómetro passa dos 30 graus, como se verifica na Guiné-Equatorial, palco da CAN'2012, o corpo é que paga. Foi o que aconteceu a Djamal, que ao serviço da selecção da Líbia ganhou uma silhueta mais elegante. em detrimento da forma física ideal. "Depois de ter estado um mês em África, numa prova que acarreta dificuldades, perdeu quatro quilogramas só por causa do calor", relatou Jardim, justificando a exclusão do médio na convocatória.


Recorde colectivo

Bastará uma vitória ou um empate no jogo de hoje para Leonardo Jardim figurar ao lado de Jesualdo Ferreira e Domingos Paciência como treinador associado a 12 jogos do Braga sem perder. Na verdade, não será bem ao lado, antes uns patamares acima, porque a actual equipa arsenalista soma dez vitórias e um empate, contra oito triunfos e quatro empates de Jesualdo e sete vitórias e cinco empates de Domingos. Jardim prefere distribuir os louros. "Não me preocupo muito com recordes individuais; só quero o sucesso da equipa", declarou.


Ataque reforçado

Ausentes do onze inicial que enfrentou o Portimonense, para a Taça da Liga, Alan e Lima deixaram de ser dúvidas para se tornarem certezas na convocatória para o jogo com o Setúbal. "Não estão a cem por cento, mas acreditamos que podem dar o seu contributo", comentou Leonardo Jardim, admitindo assim um ataque na máxima força. Do outro lado da barricada surgirá um velho conhecido. "Meyong conhece a nossa forma de trabalhar, mas cada jogo é preparado de formas diferentes", alegou.


Besiktas empatou em casa do Sivasspor

A série negra do Besiktas, marcada por três derrotas consecutivas, foi quebrada ontem com um empate (1-1) em casa do Sivasspor. A equipa de Carlos Carvalhal adiantou-se no marcador perto do intervalo por intermédio de Tomás Sivok, mas a equipa visitada repôs a igualdade aos 85 minutos. Manuel Fernandes foi o único jogador português utilizado, enquanto Simão Sabrosa assistiu ao jogo no banco de suplentes. A quatro dias da visita da equipa turca, Leonardo Jardim aposta num bom resultado com o Vitória de Setúbal para ganhar confiança. "Será uma excelente motivação", comentou.


O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga

Rúben Amorim nos convocados

A chamada do ex-médio do Benfica é o grande destaque na lista de convocados de Leonardo Jardim para a receção ao Vitória de Setúbal, agendada para hoje. Alan e Lima também fazem parte dos eleitos, mas à condição, porque não se encontram a 100 por cento da sua condição física.
Lista dos 20 convocados: Guarda-redes - Quim e Berni; defesas - Miguel Lopes, Douglão, Ewerton, Palmeira e Elderson; médios - Custódio, Hugo Viana, Rúben Amorim, Leandro Salino, Vinícius e Mossoró; avançados - Alan, Ukra, Hélder Barbosa, Lima, Paulo César, Carlão e Nuno Gomes.


Besiktas empata antes de Braga

O adversário do Sporting de Braga nos 16 avos de final da Liga Europa, empatou a um golo no terreno do Sivasspor, em jogo da 26.ª jornada da Liga turca. Apenas com o português Manuel Fernandes no «onze» (e Simão Sabrosa no banco), a equipa de Carlos Carvalhal até marcou primeiro, por intermédio do defesa checo Sivoc, mas Kilic empatou o jogo, a cinco minutos do final.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Sporting de Braga defronta o Setúbal esta noite e pode igualar o FC Porto no segundo lugar

O Sporting de Braga defronta esta noite o Vitória de Setúbal, na abertura da jornada 18 da I Liga. Em caso de vitória a formação arsenalista pode igualar o FC Porto no segundo lugar da classificação, mas Leonardo Jardim adverte que não pensa nos adversários, antes na conquista dos três pontos.

O jogo entre Sporting de Braga e Vitória de Setúbal tem início às 20.15 horas.

A chamada de Rúben Amorim é a principal novidade na lista dos convocados, destacando-se ainda a integração de Lima e Alan, que treinaram limitados durante a semana.

ANTENA MINHO

JotaCC

Sp. Braga-V. Setúbal abre a 18.ª jornada da I Liga

O Sporting de Braga recebe hoje o "lanterna vermelha" Vitória de Setúbal, no arranque da 18.ª jornada da I Liga de futebol, com o objetivo de igualar os 40 pontos do campeão FC Porto, atualmente no segundo lugar.

O jogo tem o início marcado para as 20h15, no estádio Axa e será arbitrado por Hugo Pacheco.

Há baixas dos dois lados. Nos bracarenses Paulo Vinicius, Baiano, Imourou e Luís Alberto são ausências confirmadas. Nos sadinos Diego, Zé Pedro e Miguel Fidalgo também estão fora do jogo.

Os "arsenalistas" gozam uma série de seis encontros do campeonato só com triunfos, mas os avançados Alan e Lima podem não estar a "100 por cento" para enfrentar uma equipa sadina que não conhece o sabor da vitória há 10 partidas e ainda não venceu fora de portas, seguindo no 16.º lugar com os mesmos 14 pontos da União de Leiria.

O Sporting de Braga tem 37 pontos, mais cinco que o Sporting, e poderá "encostar-se" ao FC Porto em caso de triunfo, uma vez que os "dragões" só domingo recebem a igualmente "aflita" equipa leiriense.

A ronda continua sábado com a difícil deslocação do Sporting ao recinto do Marítimo, com os insulares (quintos classificados) a poderem igualar os "leões", enquanto o Benfica vai ser visitado pelo Nacional, 10. posicionado.

Programa da 18.ª jornada:

- Hoje:
Sporting de Braga -- Vitória de Setúbal, 20h15 (Sport TV1).

RTP

JotaCC

Sp. Braga-V. Setúbal : de cima a baixo
Partida que abre a jornada 18 da Liga

O campeonato está de volta nesta sexta-feira, depois da interrupção para a Taça da Liga. Sp. Braga-V. Setúbal é o jogo que abre a jornada 18, às 20h15.

O Sp. Braga olha para cima, se vencer passa a somar os mesmos 40 pontos que o FC Porto, no segundo lugar. Os minhotos têm mostrado muita solidez, têm seis vitórias seguidas na Liga e aliás, se não perderem hoje, igualam o melhor registo do clube, 12 jogos sem derrotas.

É um jogo de extremos. No V. Setúbal, pelo contrário, os sinais não são bons. Últimos na tabela em igualdade com o U. Leiria, os sadinos não ganham há 10 jogos e ainda não venceram fora de casa esta época para a Liga. O caminho é óbvio. Precisam de pontos.

O Sp. Braga estreia Ruben Amorim nos convocados e recuperou Alan e Lima, que estiveram em dúvida. Do lado do V. Setúbal, o grande destaque será na baliza, onde Ricardo ocupa o lugar de Diego, lesionado. Amoreirinha também deve voltar após longa ausência por lesão, numa altura em que Anderson do Ó já não está no Bonfim: o central brasileiro rescindiu.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Resultado final: Sp. Braga-V. Setúbal, 3-0
«Bis» de Lima e mais um de Alan

Por Redacção

O Sp. Braga bateu o V. Setúbal por 3-0 na abertura da 18ª jornada e alcançou o F.C. Porto, que no domingo recebe o Leiria, no segundo lugar da classificação.

Uma impressionante série de sete jogos a ganhar para a Liga, 12º jogo sem perder. A equipa de Leonardo Jardim iguala, assim, as melhores séries do Sporting e Benfica.

Lima abriu o marcador, sobre o intervalo, e fechou a contagem, com novo golo aos 85 minutos, com um golo de Alan pelo meio, aos 62. Já nos últimos instantes, Quim negou o golo de honra a Meyong, com a defesa a uma grande penalidade marcada pelo camaronês.

Maisfutebol

Bruno3429

Sp. Braga-V. Setúbal, 3-0 (crónica)
Sétima vitória consecutiva na Liga, 12º jogo sem perder, dois registos igualados na história do Sp. Braga
Por Vítor Hugo Alvarenga

Triunfo de gente grande, números de candidato ao topo. Sétima vitória consecutiva na Liga, 12º jogo sem perder, dois registos igualados na história do Sp. Braga. O aflito V. Setúbal só teve pernas para meio jogo e caiu com naturalidade. F.C. Porto alcançado à condição e Lima imparável entre os locais (3-0).

Leonardo Jardim solidifica a sua posição e alcança os melhores registos de Jesualdo Ferreira e Domingos Paciência no Sp. Braga. Obra com estruturas fortes e consolidadas, agora reforçadas por elementos como Miguel Lopes ou Ruben Amorim, alternativas a um onze forte.

Regresso ao passado entre as redes no Estádio AXA. Quim para um lado, Ricardo para o outro, a veterania no reencontro de dois guarda-redes que passaram pelos grandes e pela baliza da selecção nacional. A 29 de Abril de 2007, o Benfica de Quim empatava com o Sporting de Ricardo.

Quim tirou a graça de Meyong

O guardião do V. Setúbal mantém alguns hábitos, como as saídas nem sempre coordenadas da baliza, mas evidenciou boa forma física e reflexos a condizer. Evitou um par de lances de perigo e não teve responsabilidades nos golos arsenalistas.

Na selecção, Quim teve sempre menos oportunidades que Ricardo. Nesta fase, o titular do Sp. Braga tem maior crédito na opinião pública. Aliás, o nº 1 dos locais evitou o tento de Meyong (regresso saudado ao Minho) ao minuto 55, com uma defesa de enorme qualidade.

O Sp. Braga vinha de uma primeira parte agridoce, com mais posse de bola e vários sustos acumulados. Lima colocou uma bola no poste, a passe de Hugo Viana, mas o Vitória foi incisivo em contra-ataque e procurou tirar partido dos seus especialistas nas meias distâncias.

Leonardo Jardim procurava a sua sétima vitória consecutiva, a confirmação de uma época de poderio arsenalista, pódio justificado e segundo lugar à vista, em pressão alta ao F.C. Porto. Após 45 minutos de qualidade média, os minhotos chegaram mesmo à vantagem.

Lima vezes onze

Custódio trabalhou bem a meio-campo e lançou Lima. Este entrou na área, contou com o desvio de Ricardo Silva e viu Ricardo ficar pelo caminho, celebrando o 1-0. Décimo golo (viria a marcar o 11º) para o brasileiro na Liga, um excelente registo a diminuir o espaço para a concorrência. Nuno Gomes que o diga.

O V. Setúbal chegou ao intervalo com razões de queixa. Por um lado, fizera pouco para estar a perder, pelo contrário. Por outro, lamentou um fora-de-jogo mal tirado a Ricardo Silva e uma falta ofensiva assinalada a Targino, num lance em que pediu grande penalidade (não parece). Ainda assim, Bruno Ribeiro prejudicou a sua equipa ao ser expulso por protestos, já no acesso às cabines.

O treinador sadino não regressou para a etapa complementar e viu a formação do Bonfim sofreu o segundo golo pouco depois. Uma vez mais, Lima foi protagonista. O brasileiro voltou a receber a bola na área mas, desta vez, percebeu a movimentação de Alan e assistiu o conterrâneo.

Minutos antes, Quim fizera a tal brilhante defesa após cabeceamento de Meyong. A vitória do Sp. Braga começou na baliza e terminou na inspiração de Lima. Tudo girou em torno do avançado brasileiro.

Alan marca e devolve a simpatia

Os visitantes caíram na etapa complementar, física e amimicamente, deixando espaço para o controlo arsenalista e natural avolumar no resultado. Na recta final, após canto cobrando por Alan, Lima subiu em boa posição e cabeceou para o 3-0.

Meyong podia reduzir a desvantagem sadina mas, na cobrança de um castigo máximo, atirou para o meio e Quim adivinhou. «Eu conheço-te», lembrou o guardião local. Os adeptos do Sp. Braga aplaudiram o antigo ponta-de-lança.

Triunfo natural de um sério candidato à luta pelos lugares cimeiros.


Sp. Braga-V. Setúbal, 3-0 (destaques)
Lima vezes onze

Por Vítor Hugo Alvarenga

Estrela: Lima
Onze golos na Liga para o avançado brasileiro. Excelente registo para um jogador que carregava o rótulo de perdulário. Aos 25 anos, Lima atravessa um belo momento de forma e deixa pouco espaço para a concorrência, como Nuno Gomes. Desperdiçou a primeira oportunidade, quando surgiu isolado, atirando ao poste. À segunda, com a ajuda de Ricardo Silva, bateu Ricardo. Após o intervalo, provou não ser egoísta e ofereceu o segundo golo a Alan. Seria retribuído nos últimos minutos. Canto de Alan, cabeça de Lima, 3-0. Exemplar.

A desilusão: Bruno Ribeiro
Antes de mais, com inúmeros treinadores no desemprego, custa ver um técnico que não surge na ficha de jogo como tal. Depois, Bruno Ribeiro deu um mau exemplo aos seus jogadores quando logrou ser expulso ao intervalo, provavelmente por palavras à equipa de palavras. O pedido de demissão, que ficou sem efeito, não trouxe melhores resultados ao V. Setúbal e o futuro não é risonho.

O momento: minuto 45
Custódio trabalha muito bem sobre Neca e abre para Lima, que tem espaço e entra na área sobre a direita. O avançado já falhara uma oportunidade soberana, atirando ao poste. Desta vez, ensaia o remate cruzado e vê a bola entrar. Ricardo cai para o lado contrário. O que se passou? A bola de Lima desviou em Ricardo Silva e enganou o guarda-redes, derrubando uma resistência sadina que provocou vários sustos na etapa inicial.

Outros destaques

Alan
Marcou o segundo golo a passe de Lima e devolveu a benesse do avançado ao marcar o canto que resultou no 3-0. Importante nos momentos decisivos.

Quim
Evitou o 1-1 momentâneo com uma defesa fenomenal após cabeceamento de Meyong. Em cima do apito final, adivinhou a intenção do camaronês, num castigo máximo, e evitou mesmo o golo do V. Setúbal. Venceu o duelo particular com Ricardo.

Hugo Viana
Está numa fase de inspiração, provando ser um dos melhores médios do futebol português. Aquele pé esquerdo desenha trajectórias imaculadas e imprevistas, precisando de apenas um toque para variar o jogo ou descobrir um espaço entre a muralha contrária. Uma vez mais, inventou lances com uma simplicidade quase sem paralelo no nosso burgo.

Ricardo
Regresso à titularidade num jogo da Liga, algo que não acontecia há cinco anos. Em Braga, Ricardo reencontrou Quim. Os dois guarda-redes não entravam num duelo desde o Benfica-Sporting de 29 de Abril de 2007. Agora, na recta final das carreiras, vivem momentos distintos. Ricardo procura o seu espaço em Setúbal e não se pode dizer que tenha tido responsabilidades no golo do Sp. Braga, uma vez que foi traído pelo desvio de Ricardo Silva. No mais, as qualidades e os defeitos do costume.

Meyong
Saudado pelos adeptos do Sp. Braga no início do encontro, Meyong não conseguiu fazer o que mais gosta, ou seja, balançar as redes contrárias. Ainda assim, obrigou Quim a uma defesa do outro Mundo ao minuto 55, evitando o empate. Trocou Braga por Setúbal, outra casa que lhe é querida. Perdeu de forma incrível um penalty, em cima do final do tempo regulamentar. Atirou para o meio, Quim adivinhou. Foi aplaudido pelos locais, uma vez mais.

Ruben Amorim
Estreia pelo Sp. Braga, ao minuto 76. Quinze minutos de uma nova realidade. Pode ser uma alternativa importante para Leonardo Jardim, nesta segunda metade da temporada.

Maisfutebol

Bruno3429

Sétima vitória seguida deixa Sp. Braga no patamar do FC Porto

O décimo e 11.º golos de Lima no campeonato e o terceiro de Alan valeram a sétima vitória consecutiva do Sp. Braga na Liga. A vítima foi o V. Setúbal (3-0), que é cada vez mais último na tabela. Com este resultado, os minhotos igualam provisoriamente o FC Porto (que só joga no domingo) no segundo lugar.

Lima/Alan/Hugo Viana ou Hugo Viana/Alan/Lima. A ordem é indiferente, porque o resultado desta sociedade é quase sempre o mesmo. São eles os elementos desequilibradores deste Sp. Braga e o jogo desta noite não foi excepção.

Aos 7', o avançado brasileiro permitiu uma grande defesa a Ricardo, com um remate colocado, de fora da área. E foi da mesma zona que o V. Setúbal foi tentando a sorte na primeira parte: Bruno Amaro (desferiu um pontapé poderoso para grande defesa de Quim) e Neca usaram e abusaram da meia-distância. Sem êxito.

Aos 31', Viana isolou Lima com um passe magistral e o brasileiro, cara a cara com Ricardo, acertou no poste. À terceira, porém, foi de vez. O avançado voltou a fugir pela direita e rematou cruzado: a bola desviou em Ricardo Silva e traiu o guarda-redes. A primeira parte terminou logo a seguir e o Sp. Braga saiu em vantagem para o intervalo.

Na segunda parte, mais do mesmo. Algum inconformismo dos sadinos no início, com um bom cabeceamento de Meyong (ele, que em 2008-09 ajudou o Sp. Braga a derrotar o V. Setúbal, ao marcar o único golo do encontro). E os suspeitos do costume de novo a fazerem a diferença.

Abertura soberba de Hugo Viana para a direita, assistência perfeita de Lima para o coração da área após uma falha de Miguelito e desvio oportuno de Alan para o 2-0, aos 62'. Aos 84', trocaram de papéis. Alan bateu o canto e Lima (que bisou pela terceira vez na Liga) desviou de cabeça para o 3-0 final.

Final porque o camaronês Meyong, já perto dos 90', não conseguiu enganar Quim na marcação de uma grande penalidade que puniu uma falta de Elderson na área. "Eu sabia", disse o guarda-redes do Sp. Braga ao avançado depois de ter travado o remate.

Ficha de jogo
Sp. Braga, 3
V. Setúbal, 0

Jogo no Estádio Axa, em Braga.

Sp. Braga Quim; L. Salino, Douglão, Ewerton, Elderson; Custódio, Hugo Viana, Mossoró (Ruben Amorim, 75'), Alan, H. Barbosa (Paulo César, 81'), 
Lima (Carlão, 87').
Treinador Leonardo Jardim

V. Setúbal Ricardo; Ney (Amoreirinha, 86'), Igor, Ricardo Silva, Miguelito; Bruno Amaro, Hugo Leal, Neca (Rafael Lopes, 68'), Jorge Gonçalves (Bruno Severino, 73'), Targino, Meyong.
Treinador Bruno Ribeiro

Árbitro Hugo Pacheco, do Porto.
Amarelos Miguelito (50'), Elderson (89')

Golos 1-0, por Lima, aos 45'; 2-0, por Alan, aos 62'; 3-0, por Lima, aos 84'

Publico

Bruno3429

Braga vence Setúbal e iguala F.C. Porto
Braga igualou provisoriamente o F.C. Porto na Liga

O Sporting de Braga venceu, esta sexta-feira, o Vitória de Setúbal, por 3-0, em jogo da 18.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, e igualou provisoriamente o campeão F.C. Porto na segunda posição.

Lima, aos 45+2 e 84 minutos, e Alan, aos 62, marcaram os golos dos bracarenses, que passaram a somar 40 pontos, os mesmos que o F.C. Porto, que recebe no domingo a União de Leiria, ficando com oito pontos de avanço sobre o Sporting.

O Vitória de Setúbal continua na última posição, com 14 pontos, os mesmos que os leirienses.

JN

Bruno3429

Sp. Braga vence Setúbal (3-0) e iguala, à condição, o FC Porto

O Sporting de Braga bateu o Vitória de Setúbal, por 3-0, no jogo de abertura da 18.ª jornada da I Liga, e igualou provisoriamente o campeão FC Porto na segunda posição.

Lima, aos 45 e 84 minutos, e Alan, aos 62, marcaram os golos arsenalistas, que passaram a somar 40 pontos, os mesmos que o FC Porto, que recebe no domingo a União de Leiria, ficando com oito pontos de avanço sobre o Sporting, também de forma provisória, visto que os "leões" defrontam apenas amanhã o Marítimo.

O Vitória de Setúbal continua na última posição, com 14 pontos, os mesmos que a U. Leiria.

O Jogo

Bruno3429

#11
SC Braga vence (3-0) Vitória de Setúbal e pressiona dragões

O SC Braga recebeu e venceu, por 3-0, esta sexta-feira o Vitória de Setúbal, no jogo inaugural da 18.ª jornada. Mantendo assim a pressão sobre o FC Porto, agora com o mesmo número de pontos que os azuis e brancos, que defrontam a UD Leiria no apenas no domingo.

Lima e Alan que estiveram em dúvida estiveram em destaque na equipa do SC Braga, apontado os três golos da partida. Numa noite inspirada, Lima bisou e ainda assistiu Alan no segundo golo.

Os arsenalistas entraram na partida um pouco adormecidos e pela frente não encontraram um Vitória de Setúbal capaz de criar muito perigo perto da baliza de Quim. Os sadinos acabaram por melhorar perto do final da primeira parte, mas foi mesmo o SC Braga a marcar em cima do intervalo, com Lima a inaugurar o marcador já no tempo de compensação dado pelo árbitro.

Na segunda parte os guerreiros entraram melhor e controlaram o jogo enquanto os sadinos tardavam em reagir à desvantagem no marcador. Aos 62 minutos, Lima, após uma grande abertura de Hugo Viana, entra na área, vê Alan e cruza atrasado, com o brasileiro a empurrar a bola para o fundo da baliza.

A vencer por 2-0, o SC Braga continuou a gerir bem o jogo, já a pensar na partida com o Besiktas, para a Liga Europa, e nos minutos finais Lima fixou o resultado em 3-0 ao atirar, de cabeça, para o poste mais distante, após canto marcado por Alan.

Num jogo em que Rúben Amorim se estreou com a camisola do SC Braga e Ricardo foi titular na baliza do Vitória de Setúbal, Meyong ainda desperdiçou o golo de honra dos sadinos, ao falhar uma grande penalidade frente a frente com o antigo colega de equipa Quim, que defendeu o remate feito para o centro da baliza.


«Já passei por coisas bem piores» – Rúben Amorim

Após a estreia com a camisola do SC Braga na vitória frente aos sadinos (3-0), o médio Rúben Amorim, cedido pelo Benfica, reconheceu, que devido há longa paragem, não está na melhor forma, mas defendeu que já passou por «coisas bem piores».

«Penso que foi uma boa exibição, vencemos e alcançamos os objetivos pretendidos. Estamos no terceiro lugar a pensar em algo mais», começou por dizer Rúben Amorim, em declarações à Sporttv.

O médio estreou-se pelo SC Braga: «Sinto-me bem. Faltou-me algum ritmo mas recupero bem. Já passei por coisas bem piores. Sou mais um jogador que está aqui para ajudar».


«Após o golo tudo ficou diferente» – Leonardo Jardim

O treinador do SC Braga reconheceu que a partir do primeiro golo tudo «ficou diferente» e a sua equipa acabou por alcançar uma vitória tranquila frente aos sadinos (3-0).

«Foi um jogo com duas partes distintas. O primeiro tempo foi mais posicional e tínhamos poucos espaços. O Vitória de Setúbal era um adversário com qualidade técnica. A partir do golo tudo ficou diferente, porque o adversário concedeu mais espaços», afirmou Leonardo Jardim, em declarações à Sporttv.

O próximo desafio é frente ao Besiktas para a Liga Europa e o treinador dos «guerreiros» analisou a atual condição física da equipa: «Alguns jogadores apresentam uma melhor condição do que os restantes e é preciso saber gerir essa situação».

A Bola

Bruno3429

#12
Jardim elogia sadinos, Conhé criticou árbitro
Sp. Braga-V. Setúbal, 3-0 (reportagem)
Por Redacção

O treinador do Sp. Braga, Leonardo Jardim, e o adjunto do V. Setúbal, Conhé, em declarações à Sport TV após triunfo dos minhotos na jornada 18 da liga:

Leonardo Jardim:
«Foi um jogo distinto em qualidade nas duas partes. Na primeira, o V. Setúbal conseguiu dar-nos pouco espaço, reteve a bola e o nosso número de transições foi pouco. A partir do momento em que fazemos o golo, tudo se transformou, o Vitória teve de subir a linha defensiva e acabámos por dilatar o resultado de forma justa. A primeira parte do Vitória foi muito boa, teve muita posse de bola e estancou o nosso jogo pelo corredores. Besiktas? Evitamos poupanças, alguns jogadores estão num bom momento de forma outros estão mais fatigados. O objectivo é gerir e continuar com um Sp. Braga forte.»

Conhé:
«A estratégia era ganhar o jogo. A primeira parte foi toda do Vitória, mas o árbitro não marcou um penalty a nosso favor. Nos descontos, depois, sofremos o golo. O Sp. Braga não jogou assim tão bem para nos marcar três golos. Mas com uma arbitragem muito prejudicial, não conseguimos dar a volta. Não é a primeira vez que este árbitro nos prejudica, já o fez com o Nacional e assim é difícil dar a volta à nossa situação. Trabalhamos com dignidade e depois temos estas coisas a acontecer. Vamos tentar dar a volta a isto já domingo, com o FC Porto. Podemos ganhar a qualquer equipa se as arbitragens não prejudicarem.»


Ruben Amorim: «Esta também é grande equipa»
Sp. Braga-V. Setúbal, 3-0 (reportagem)
Por Redacção

Ruben Amorim, médio do Sp. Braga, em declarações à Sport tv após o triunfo sobre o V. Setúbal, na jornada 18 da liga. O internacional português está emprestado pelo Benfica e nesta sexta-feira estreou-se pelo clube minhoto:

«Foi uma boa exibição, vencemos um jogo importante para manter o terceiro lugar e procurar algo mais. Tivemos mais bola e domínio, tivemos sorte de fazer o golo a sair da primeira parte e isso também ajudou. Sinto-me bem, tenho alguma falta de ritmo, mas recupero bem, já passei por coisas piores. O Sp. Braga tem vindo a fazer isso [intrometer-se entre os «grandes»], não é por eu vir para cá que isso acontece. Eu sou mais um a ajudar o Sp. Braga. Se este é um grupo com a mesma qualidade do Benfica? Não vamos ser hipócritas, mas é uma grande equipa também.»

Maisfutebol

JotaCC

Vitória está na última posição
Sp. Braga vence e pressiona FC Porto

O Sporting de Braga venceu esta sexta-feira o Vitória de Setúbal, por 3-0, em jogo da 18.ª jornada da Liga, e igualou provisoriamente o campeão FC Porto na segunda posição.

Lima, aos 45+2 e 84 minutos, e Alan, aos 62, marcaram os golos dos bracarenses, que passaram a somar 40 pontos, os mesmos que o FC Porto, que recebe no domingo a União de Leiria, ficando com oito pontos de avanço sobre o Sporting.

O Vitória de Setúbal continua na última posição, com 14 pontos, os mesmos que os leirienses, que ainda não jogaram.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Doce vitória com sabor a Lima! (3x0)

O SC Braga continua a pontuar o grande momento de forma com vitórias. Esta sexta-feira, na abertura da 18ª jornada, triunfo por 3x0 no Municipal de Braga sobre o V. Setúbal, cada vez mais condenado à última posição da Liga portuguesa.

Com dois internacionais lusos a guardar as balizas - Ricardo e Quim -, foi o da casa quem teve direito a mostrar os primeiros serviços, aos 14 minutos, quando Bruno Amaro fez uso do seu potente remate para Quim sacudir com as palmas da mão.

A resposta minhota surgiu pelo pé direito de Lima. O brasileiro apareceu isolado perante Ricardo mas as intenções de golo esbarraram no poste esquerdo da baliza sadina. O jogo - sem ser espetacular - estava entretido e Meyong, de cabeça, voltou a ameaçar Quim.

Lima «bisa» e ainda assiste Alan

Lima marcou dois e assistiu no segundo golo do SC Braga ©Catarina Morais
Mas seria mesmo Lima a abrir os festejos no Municipal de Braga, no primeiro minuto de compensação da primeira parte. O passe de Mossoró é perfeito e desta vez Lima tirou melhor as medidas na hora de bater Ricardo, ainda que o desvio de Ricardo Silva tenha sido decisivo.

As esperanças sadinas morreriam aos 62 minutos, já depois de Meyong ter perdido novo duelo com Quim. Lima, desta vez, fez de garçon e serviu em bandeja o golo a Alan, que bateu um indefeso Ricardo com a maior das tranquilidades.

Tranquilidade foi, aliás, a imagem que a formação de Leonardo Jardim transportou ao longo dos 90 minutos onde, apesar de algumas boas situações dos setubalenses, o triunfo bracarense nunca esteve em perigo real e até deu para a estreia de Rúben Amorim, que entrou aos 75 minutos.

Aos 84', o homem golo da Pedreira bracarense, Lima, voltou a faturar, num belo golpe de cabeça após canto da esquerda. O ponto final estava marcado para um novo duelo entre Quim e Meyong, agora da marca dos onze metros. O camaronês acabou por perder outra vez, em cima do minuto 90.

A noite desta sexta-feira marca também novo recorde minhoto na Liga portuguesa, onde leva sete triunfos consecutivos. Se lhe juntarmos a Taça da Liga são nada mais, nada menos que 10 as vitórias em série dos Guerreiros do Minho!

ZEROZERO