News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 03/02

Started by JotaCC, 03 de February de 2012, 07:09

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Ukra feliz por voltar às opções seis meses depois

Quase seis meses depois, Ukra está de volta aos eleitos. E confessa sentir-se feliz e à espera de uma oportunidade para ajudar a equipa. No final da visita à EB 1 de Crespos, o avançado revelou que tem trabalhado para conquistar espaço no plantel e mostra-se apto para dar já o contributo à equipa na Taça da Liga, frente ao Portimonense.

"Tenho trabalhado para merecer a confiança do treinador, sei que preciso de ritmo competitivo, mas tenho trabalhado bem e estou à espera de uma oportunidade", destacou, lembrando estar pronto para ajudar a equipa. "Sinto-me feliz, porque, acima de tudo, recuperei de uma lesão que me impedia de fazer aquilo que mais gosto que é jogar futebol. Esses tempos já passaram, agora estou bem, estou apto, sinto-me bem e estou pronto para ajudar o Sp. Braga", garantiu.

Ukra já foi inscrito na Liga e até já foi chamado para o jogo do Marítimo, mas ficou de fora das opções para a Europa, situação que não preocupa o jogador. Primeiro, ressalva, estão os objectivos colectivos: "sentia-me capaz e gostava de ajudar o Sp. Braga em todas as condições, mas acima dos interesses individuais estão os colectivos, o treinador entendeu que deveria reforçar o sector defensivo, sector onde tivemos mais lesões. Os interesses colectivos estão à frente de tudo", destacou.

Considerando a campanha no campeonato de "excelente", Ukra é claro quando questionado sobre o segundo lugar: "dependemos de nós, porque apanhámos o FC Porto em nossa casa. Queremos dar seguimento, temos trabalhado bem e sinto que a equipa está confiante. É jogo-a-jogo, com os pés bem assentes na terra".


Sp. Braga: Salino diz não ser surpresa a campanha da equipa

Olhos postos no segundo lugar do campeonato. A vitória na Madeira, na última jornada do campeonato, deixou o Sp. Braga a três pontos do FC Porto e da segunda posição do pódio, por isso, a confiança está em alta no plantel arsenalista. Quem o diz é Leandro Salino, brasileiro que ontem, à margem da visita do clube à EB 1 de Crespos, abordou o bom momento que a equipa atravessa. Para o médio - agora adaptado a lateral direito no lugar de Baiano - a campanha do Sp. Braga na Liga não é surpresa, dada a qualidade e ambição dentro do clube.

"A equipa do Sp. Braga está de parabéns pela campanha que está a fazer, todos os jogadores e trabalhadores estão de parabéns, estamos com os pés no chão e vamos continuar assim, continuar a vencer os jogos e subindo cada vez mais na tabela classificativa", sublinhou no final da visita. Salino confessa não estar surpreendido pelo terceiro lugar e é peremptório: "não é surpresa, o Sp. Braga trabalha sempre para estar nos primeiros lugares. Não tem surpresa nenhuma, pelo menos para nós, só se for para outras equipas, porque os jogadores do Sp. Braga estão conscientes e sabem do que fazem e o que querem".

Em terceiro na classificação e apenas dois pontos do FC Porto, Salino lembra a ambição dos 'guerreiros do Minho' e aponta ao segundo lugar. "Temos que ganhar os jogos, fazer a nossa parte primeiro. Ganhando jogos, jogando bem, de forma consiste nte, acho que é possível chegar ao segundo lugar", frisou o brasileiro. Adaptado por Leonardo Jardim à ala direita da defesa, devido à lesão de Baiano, Salino confessa esperar voltar a jogar no meio-campo. "Espero que sim, não vou dizer que não. A minha posição de origem é o meio-campo toda a gente sabe disso, mas as coisas estão a correr bem, adaptei-me bem à posição de defesa direito.

A equipa está a jogar bem, espero continuar a jogar a defesa direito ou no meio, sempre para ajudar o Sp. Braga", revelou, confessando sentir-se "útil" por ser utilizado com mais frequência, mesmo não sendo o lugar de raiz. "As coisas estão a correr bem e quero continuar assim, já tinha jogado nesta posição, tanto no Nacional, como no Brasil, não é a primeira vez que jogo a defesa direita".

48 alunos deliraram com a presença de Salino e Ukra



A campanha de charme do Sp. Braga prosseguiu, ontem, na EB 1 de Crespos, numa parceria com a junta de freguesia, onde os 48 alunos deliraram com a presença de Salino e Ukra. Os craques distribuíram autógrafos e cartões de sócios aos mais novos. "São todos simpatizantes do Sp. Braga, alguns de outros clubes, mas mais de metade já era sócio. Para eles é uma emoção verem aqui os jogadores. Sinto orgulho no Sp. Braga, é um clube que tem crescido de forma sustentada nos últimos anos", destacou o professor Vítor Castanheira.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Salino ameaça FC Porto

Ver o Sporting pelo retrovisor não basta para satisfazer Leandro Salino e, consequentemente, toda a equipa do Braga. A atracção pelo êxito tornou-se de tal forma num hábito entre os minhotos que até o segundo lugar, ocupado actualmente pelo FC Porto, é encarado como um objectivo perfeitamente possível, como se verificou há duas épocas. "Se fizermos a nossa parte, jogando bem e continuando consistentes, é possível chegarmos ao segundo lugar", observou Leandro Salino, referindo-se claramente à curta distância de três pontos que separa o Braga dos portistas na classificação.

Como a velha táctica de manter "os pés bem assentes no chão" tem sido cumprida à risca, Salino garante não estar "nada surpreendido" com a ascensão do Braga. "As outras equipas é que podem estar surpreendidas. O Braga está a fazer uma excelente campanha, e todos os jogadores estão de parabéns. Sabemos do que somos capazes e vamos lutar pelo melhor lugar possível", afirmou o jogador brasileiro, que, no plano individual, tem sido admirável no muro defensivo da equipa.

Para quem não se cansa de recordar que é como médio que se sente melhor, Leandro Salino não se tem portado nada mal como lateral-direito e já são os próprios adeptos a propor maior investimento nessa posição. Elogios à parte, o jogador continua a rejeitar semelhante cenário, isto por entre ressalvas sábias, porque a concorrência tanto tem crescido a meio-campo como no corredor direito, para o qual foi contratado Miguel Lopes. "Espero voltar a jogar no meio-campo, mas não vou dizer que o vou fazer já. As coisas têm corrido bem", observou.


"Interesses colectivos acima dos individuais"

Depois de em 2010/11 não ter podido representar o Braga na Liga Europa devido aos regulamentos da UEFA - já tinha jogado pelo FC Porto -, Ukra vai ficar novamente de fora das competições europeias. Desta vez, a decisão coube a Leonardo Jardim, que preferiu inscrever o central Palmeira, como forma de precaver qualquer problema com Ewerton, Douglão ou Nuno André Coelho. O extremo ficou triste, mas garantiu ontem perceber a opção: "Agora que me sinto bem, gostava de ajudar o Braga em todas as competições. No entanto, acima dos interesses individuais estão os colectivos. O treinador decidiu que deveria reforçar o sector defensivo, porque foi um sector em que tivemos bastantes lesões, e compreendo a opção."

O objectivo de Ukra até ao final da época passa por "conquistar um espaço no plantel", pois considera que o Braga ainda pode roubar o segundo lugar do campeonato ao FC Porto. "Só dependemos de nós, porque ainda recebemos o FC Porto no AXA", lembrou o extremo, que classificou de "excelente" a campanha do Braga. "Sinto que a equipa está confiante, mas temos de continuar com os pés bem assentes na terra", sublinhou.


"Regresso ao FC Porto? Ainda não pensei nisso..."

A cinco meses de terminar o contrato de empréstimo com o Braga, Ukra ainda não sabe o que lhe reserva o futuro, mas não está preocupado com isso. "Neste momento estou com a cabeça no Braga. Tenho contrato com o clube até ao final da época e, depois, mais dois anos de contrato com o FC Porto. Sinceramente, ainda nem sequer pensei nisso", garantiu o extremo, que está concentrado apenas numa coisa: jogar. "Depois, conforme correrem as coisas, se decidirá o meu futuro", sintetizou.


Miguel Lopes será duplo de Elderson

Contratado para compensar o longo afastamento do lesionado Baiano, Miguel Lopes terá mais hipóteses de actuar como lateral-esquerdo do que no flanco oposto. O lateral-direito de raiz emprestado pelo FC Porto já somou 27 minutos precisamente no lugar habitualmente ocupado por Elderson. A estreia pelo Braga aconteceu frente ao Rio Ave e coincidiu com a primeira experiência no corredor canhoto, motivada pela necessidade inesperada de substituir o internacional nigeriano, traído por problemas musculares. A resposta foi tão positiva que teve repetição em jogos particulares com o satélite Vizela e, mais recentemente, contra o Marítimo, pelo que ganha consistência a possibilidade de Miguel Lopes alinhar de início como lateral-esquerdo contra o Besiktas, na primeira mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa, de modo a compensar a ausência por castigo de Elderson, expulso em Brugge no fecho da fase de grupos da competição. Imorou, candidato natural à posição, já evolui na relva, mas mantém-se à parte do grupo de trabalho e tem pela frente várias etapas da recuperação para queimar até readquirir o ritmo competitivo desejável.

Antigo companheiro de Miguel Lopes no Rio Ave, Sílvio conhece tão bem o novo reforço dos arsenalistas como os terrenos que pisava como lateral-esquerdo adaptado. "Sou destro e fui contratado como lateral-direito pelo Atlético de Madrid, mas já na formação do Benfica actuava pela esquerda. No Odivelas, sempre joguei pela direita e só fui contratado pelo Rio Ave porque agradei num único jogo que fiz como defesa-esquerdo, para a Taça. É claro que não jogo tão bem com o pé esquerdo. Para Miguel Lopes, que está menos habituado, poderá ser mais difícil. Terá de fazer um esforço para transferir as rotinas do pé direito para o esquerdo e dar à perna", explica o jogador do Atlético de Madrid.

Mais a sério, o jogador colchonero (ex-Braga) garante que o amigo tem raça para vencer qualquer desafio no campo. "Acrescenta velocidade, sendo muito vertical e ofensivo nas suas acções", assinala, reconhecendo que Miguel Lopes terá de aguardar pacientemente por uma oportunidade na direita da defesa. "Salino tem estado muito bem", sentencia Sílvio.


Carlão acelera para o jogo com o Portimonense


Dispensado, já na Madeira, do jogo com o Marítimo para não comprometer o restabelecimento de uma gripe, Carlão trabalha desde o começo da semana com o grupo sem restrições, estando por isso em condições de jogar amanhã contra o Portimonense, no fecho do Grupo C da Taça da Liga. O avançado brasileiro alinhou de início na jornada anterior da prova, frente ao Penafiel, marcando inclusivamente um golo, mas deverá ser ultrapassado por Nuno Gomes na corrida pela titularidade, como O JOGO já deu conta. O internacional português abriu alas, com um golo, a uma preciosa vitória na última jornada do campeonato, sendo por isso um sério candidato a figurar no onze inicial, por troca com Lima, a merecer algum descanso. De resto, não se prevêem grandes mudanças na equipa arsenalista. Às portas de fazer história na Taça da Liga (bastará um empate), o Braga vai encarar a equipa algarvia praticamente na máxima força, mas é possível que Leonardo Jardim satisfaça a curiosidade dos adeptos ao estrear alguns dos jogadores contratados em Janeiro. Para já, a grande expectativa é saber se Rúben Amorim (ex-Benfica) entrará na lista de convocados, a ser divulgada esta manhã.


Crespos rendida aos craques

Uma visita com a duração de sensivelmente uma hora foi suficiente para Ukra e Salino proporcionarem, às crianças que frequentam a Escola EB1 de Crespos, um dia diferente do habitual. No regresso de uma campanha que tem resultado na angariação de um elevado número de sócios para o Braga, o extremo português e o médio brasileiro distribuíram autógrafos e alguns presentes naquele estabelecimento de ensino do concelho bracarense. O artigo mais desejado era a camisola do clube, que foi entregue à Joana, que teve ainda o privilégio de ver os dois craques do plantel arsenalista juntarem-se aos elementos das restantes turmas da escola para lhe cantar os parabéns, já que ontem celebrou o seu décimo aniversário.

O JOGO

JotaCC

SP. Braga – Leandro Salino
"Podemos alcançar o 2º lugar"

"Para nós, o terceiro lugar não é surpresa e podemos perfeitamente chegar ao segundo lugar", disse ontem Leandro Salino, médio do Sp. Braga, em jeito de aviso ao FC Porto, que está apenas a três pontos de distância dos minhotos.

O médio brasileiro, agora adaptado à ala direita da defesa, acrescentou que o plantel do Sp. Braga "tem os pés bem assentes no chão, mas não deixará de lutar pelo melhor lugar possível" nesta temporada.

Entretanto, o avançado Carlão regressou aos treinos, refeito da gripe. É mais uma opção para o embate da Taça da Liga com o Portimonense, agendado para amanhã (18h30). Já Ruben Amorim e Miguel Lopes foram inscritos na Liga Europa.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Sporting de Braga «ameaça» o campeão

'É possível chegar ao segundo lugar '

Leandro Salino e Ukra salientaram o bom momento da equipa e acreditam que ainda é possível fazer melhor do que até agora.

O Sporting de Braga está a apenas três pontos do segundo classificado, o FC Porto, e Salino e Ukra acreditam ser possível ultrapassar a equipa portista. 'Temos que fazer a nossa parte primeiro, ganhando os nossos jogos, jogando bem e de forma consistente, e depois sim, acho que é possível chegar ao segundo lugar', disse o médio brasileiro, à margem de mais uma visita de uma delegação do clube a uma escola do concelho, no caso à EB1 de Crespos, enquanto o extremo português salientou o facto de o Sporting de Braga depende só de si: 'Estamos a três pontos, mas dependemos de nós pelo segundo lugar porque apanhamos o FC Porto em nossa casa', Contudo, Ukra não considera a equipa orientada por Vítor Pereira o adversário mais direto do Sporting de Braga. 'Há outras boas equipas, mesmo as que estão atrás de nós, como o Sporting e o Marítimo, têm excelentes equipas e estão a fazer um excelente campeonato. Todos os adversários são concorrentes e adversários, todos nos querem ganhar, sabemos que todos os jogos são difíceis, mas estamos preparados para tudo', referiu o jogador que está emprestado pelo FC Porto.
O extremo está de volta aos eleitos do treinador da equipa bracarense, Leonardo Jardim, após mais de oito meses parado devido a uma grave lesão no joelho esquerdo e diz-se 'feliz', por voltar a poder fazer o que 'mais gosta',
Já Leandro Salino, que foi adaptado a defesa direito depois da lesão de Baiano, voltou a abordar o bom momento dos bracarenses, considerando ainda que o terceiro lugar não surpreende. 'O Sporting de Braga trabalha sempre para estar nos primeiros lugares e não há surpresa nenhuma para nós, só se for para as outras equipas. Estamos conscientes do que estamos a fazer, sabemos que estamos bem e queremos continuar assim', completou o ex-jogador do Nacional da Madeira.

Adaptação bem sucedida. Salino confidenciou que se sente bem a jogar a lateral-direito


Benfica

No top-10 do «ranking» IFFHS


O Benfica desceu um lugar, mas mantém-se como o melhor clube português para a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol e o único entre os 10 primeiros, após a queda para o 12.º do FC Porto. O Braga reforçou a condição de terceiro melhor representante português, ao subir de 35.º para 31.º, ligeiramente à frente do Sporting (35.º).


PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

Segundo lugar ao alcance do Sporting de Braga

Foi com grande entusiasmo que os alunos da Escola EB 1 de Crespos receberam ontem a comitiva do Sporting de Braga nas suas instalações. Trajados a rigor e com os cânticos alusivos ao clube, os mais pequenos envolveram Leandro Salino e Ukra mal estes dois entraram no perímetro da escola. Na circunstância, Salino mostrou-se confiante que o Sporting de Braga pode chegar ao 2.º lugar.

Diario do Minho

JotaCC

Leonardo Jardim convoca 19 jogadores

O técnico do Beira-Mar, Leonardo Jardim, chamou 19 jogadores para a partida diante do Portimonense, da terceira e última jornada do grupo C da Taça da Liga.

Da lista hoje divulgada ainda não faz parte o mais recente reforço dos arsenalistas, Rúben Amorim.

Lista de convocados:

- Guarda-redes: Quim e Berni.
- Defesas: Miguel Lopes, Douglão, Ewerton, Palmeira e Elderson.
- Médios: Custódio, Hugo Viana, Leandro Salino, Vinícius e Mossoró e Rivera.
- Avançados: Alan, Ukra, Hélder Barbosa, Paulo César, Carlão e Nuno Gomes.

Sporting de Braga e Portimonense jogam este sábado, às 18h30, no Estádio Axa, em Braga.

O JOGO

JotaCC

Alan rende Lima; Rúben Amorim de fora

Para o jogo de sábado, frente ao Portimonense, às 18.30 horas, no Estádio Axa, Leonardo Jardim fez apenas uma alteração na convocatória: sai Lima e entra Alan, que falhou o desafio com o Marítimo devido a castigo.

Rúben Amorim, o mais recente reforço da equipa, ficou de fora. O médio fez apenas três treinos e o treinador madeirense entendeu que ainda é cedo para o lançar. Também o central Samuel, outro dos reforços de janeiro, não foi chamado, mantendo-se Palmeira entre as primeiras escolhas.

De fora ficam ainda cinco atletas: Baiano e Paulo Vinicius, a recuperar de cirurgias, Nuno André Coelho e Imorou, integrados nos treinos mas ainda sob vigilância médica, Luís Alberto, que faz programa específico de recuperação muscular, e ainda Djamal, em trânsito para Braga depois de representado a Líbia na CAN.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Quim e Berni;

Defesas: Salino, Miguel Lopes, Ewerton, Douglão, Palmeira e Elderson;

Médios: Custódio, Vinicius, Hugo Viana, Mossoró e Rivera;

Avançados: Paulo César, Nuno Gomes, Carlão, Hélder Barbosa, Alan e Ukra;



«Objetivo é chegar à final da Taça da Liga» - Leonardo Jardim

O treinador do SC Braga não vai facilitar frente ao Portimonense. Leonardo Jardim quer vencer o adversário e o grupo C e apurar pela primeira vez a equipa para a meia-final da Taça da Liga.

Para isso é necessário «concentração, intensidade e atenção» a um adversário renovado e com novo treinador:

«É um jogo igual a muitos outros em termos de importância, porque não temos a vitória no grupo assegurada. Esta partida permite-nos atingir dois grandes objetivos: ganhar o jogo e estar na meia-final; e o outro cortar com o passado e estar pela primeira vez presente nessa fase avançada da prova, o que seria um marco importante para o grupo de trabalho.»

Chegar à final da prova, e vencê-la, são claramente as duas metas que o técnico quer cortar com sucesso:

«O Braga definiu bem no início da época que quer estar na final e vencê-la, e objetivo continua a ser o mesmo. Temos a possibilidade de dar um passo rumo ao objetivo final.»

Rúben Amorim não foi chamado e Jardim deu a entender que ainda não chegou o momento certo para o médio atuar com a camisola do SC Braga:

«O Rúben é um jogador que pela sua polivalência nos permite pensar em várias alternativas. Há um mês que não faz treino de forma regular, fez agora o terceiro em Braga. Espero que continue a evoluir. É importante respeitar o estado físico do atleta e respeitar também o restante grupo, que tem revelado boa qualidade na resposta aos jogos.

Em relação ao Campeonato, o treinador não sai do discurso que tem presidido a sua abordagem ao tema, desde o início da época:

«O objetivo é terminar nos quatro primeiros lugares. A partir do momento em que chegámos ao terceiro olhamos para cima, claro, mas já fizemos isso quando estávamos no quarto posto e olhávamos para o terceiro lugar como um desejo. Não temos uma disputa com nenhum adversário em especial, queremos é consolidar o nosso trajeto.»

A BOLA

JotaCC

Leonardo Jardim quer «estar na final e vencê-la»

O objetivo do SC Braga na Taça da Liga já é conhecido mas hoje o treinador dos minhotos, Leonardo Jardim, voltou a reiterar o desejo da sua equipa: «O SC Braga definiu bem no início da época que quer estar na final e vencê-la».

O adversário chama-se Portimonense e é de um escalão inferior mas Leonardo Jardim não facilita e quer uma equipa concentrada, intensa e atenta: «É um jogo igual a muitos outros em termos de importância, porque não temos a vitória no grupo assegurada. Esta partida permite-nos atingir dois grandes objetivos: ganhar o jogo e estar na meia-final e ainda cortar com o passado e estar pela primeira vez presente nessa fase avançada da prova, o que seria um marco importante para o grupo de trabalho», assumiu o técnico dos arsenalistas, aproveitando para reforçar e reiterar os desejos da equipa que comanda.

«O SC Braga definiu bem no início da época que quer estar na final e vencê-la. O objetivo continua a ser o mesmo. Temos a possibilidade de dar um passo rumo ao objetivo final», simplificou o treinador.

O SC Braga continua, esta época, com bons resultados, como tem apresentado nas últimas temporadas. O treinador mantém o discurso ambicioso: «O objetivo é terminar nos quatro primeiros lugares. A partir do momento em que chegámos ao terceiro olhamos para cima, claro, mas já fizemos isso quando estávamos no quarto posto e olhávamos para o terceiro lugar como um desejo. Não temos uma disputa com nenhum adversário em especial, queremos é consolidar o nosso trajeto».

Na lista de convocados do SC Braga destaca-se a ausência de Rúben Amorim, recém-chegado ao Minho. O técnico diz que ainda não é a altura certa para estrear o ex-benfiquista: «O Rúben é um jogador que pela sua polivalência nos permite pensar em várias alternativas. Há um mês que não faz treino de forma regular, fez agora o terceiro em Braga. Espero que continue a evoluir. É importante respeitar o estado físico do atleta e respeitar também o restante grupo, que tem revelado boa qualidade na resposta aos jogos», explicou.

ZEROZERO