News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 02/02

Started by JotaCC, 02 de February de 2012, 07:08

Previous topic - Next topic

JotaCC

Djamal perto do regresso

Depois de ter deixado o plantel do Sporting Clube de Braga para dar o seu contributo à selecção nacional da Líbia na sua participação na CAN 2012, o médio Djamal está perto do regresso a Braga e pronto para voltar a dar o seu contributo aos arsenalistas.
A selecção líbia não foi além da fase de grupos da competição de equipas nacionais africanas e, como tal, o jogador do Sp. Braga já não tem que se manter ao serviço da sua selecção e pode regressar a Portugal para continuar a ajudar os 'Guerreiros do Minho' sendo mais uma opção à disposição de Leonardo Jardim.
Até ao final da semana, o joga-dor deve apresentar-se em Braga e regressar ao trabalho, tendo agora que batalhar para tentar voltar a garantir um lugar no onze titular de Jardim. Com a ausência de Djamal, Custódio regressou à equipa e mostrou-se em excelente forma, rubricando boas exibições nas últimas partidas.
Como tal, Djamal já sabe que vai ter que dar o seu melhor para tentar um regresso à titularidade. No entanto, o próprio líbio reconheceu essa situação antes de viajar para a CAN 2012, considerando que o meio-campo do Sp. Braga ficava bem entregue ao seu companheiro Custódio que, aliás, afirmou ser melhor jogador do que ele.
O regresso de Djamal está para breve, mas o médio ainda não será, certamente, opção para o jogo do próximo sábado, uma vez que tem que cumprir o normal plano de recuperação do esforço físico despendido ao serviço da selecção.

Carlão continua engripado

O plantel do Sp. Braga continua a preparar a recepção ao Portimonense (sábado a partir das 18.30 horas), a contar para a terceira jornada do grupo C da segunda fase de grupos da competição, na qual pode confirmar a presença na próxima fase. Para tal, o plantel tem treinado à porta-fechada, situação que se vai manter até dia do jogo.
No treino de ontem, Cartão continuou a apresentar-se algo limitado, com uma gripe, enquanto Imorou e Nuno André Coelho treinaram integrados, mas ainda limitados. Paulo Vinicius, Baiano e Luiz Alberto continuam lesionados.


"Jovens precisam de mais estruturas para progredir"




As camadas jovens do Sporting de Braga movimentam seiscentos miúdos que ao fim da tarde se dispersam por vários campos de treino. Isto realça Agostinho de Oliveira, director técnico do futebol de formação, em declarações ao 'Correio do Minho'. Apesar disso os arsenalistas apuraram todas as equipas da formação para as fases seguintes nos nacionais, o que nos juniores significa a fase final do campeonato nacional. Entre outros, medirão forças, com FC Porto, Benfica e Sporting. "Temos de competir com grandes colectividades", admite.
Os juniores vão disputar um quadro competitivo formatado ainda pelo próprio Agostinho Oliveira quando ao serviço da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Todos estes quadros competitivos com quatro apurados do norte e quatro do sul, fui eu que fiz, há dois três anos, quando estava a trabalhar na Federação", reconhece, observando que "são 14 jogos que se vão disputar, já sem um núcleo intermédio. Assim os jogadores têm uma montra para se poder mostrar, um nível competitivo alto onde jogam as oito melhores equipas nacionais e fazem um rastreio, a passagem para o futebol mais competitivo do primeiro ano de seniores".
Este ex-responsável por vários escalões de formação da FPF, agora na pele de director técnico das camadas jovens arsenalistas, compara a concorrência não só ao nível competitivo mas das estruturas e considera que além dos três grandes "também o Vitória de Guimarães tem infra-estrutura de apoio que nós não temos".
"Temos exiguidade de espaços e uma abrangência que obriga a dispersar as nossas crianças por muitos lados. Não esqueçamos que temos cerca de 600 miúdos, incluindo escolinhas, benjamins, traquinas, todos eles, os de competição e os de não competição".

"Nem o Estádio 1.º de Maio podemos usar sempre"

Agostinho Oliveira explica que, assim, "temos que ir alugando campos para os nossos miúdos. Nem o Estádio 1.º de Maio podemos usar sempre, por ser relvado. Além de ter de o partilhar com outras actividades, o facto de o 1.º de Maio ser relvado condiciona as horas de utilização", explica.
"Vamos para a Póvoa, S. Paio, Celeirós, Lomar... aproveitamos aqui dois sintéticos para os juvenis. Mas depois, quando na hora nobre após as aulas dos miúdos, que saem às 6.30h, já não podemos aproveitar espaços municipais que são usados por outras colectividades do concelho. Temos de nos dispersar, o que implica carrinhas que têm que ir, carrinhas que têm de vir em transportes e perdas de tempo", prossegue, sustentando que se houvesse concentração de estruturas os resultados "poderiam ser ainda mais positivos". Mesmo assim foi possível nos últimos dois anos apurar as equipas das competições das camadas jovens para as fases seguintes, o que, segundo este responsável "até nem era muito previsível".

Iniciados do ano passado para trabalho de continuidade

"Na equipa de juvenis jogam iniciados do ano passado. Normalmente esta equipa tem mais de 50% dos atletas em juvenis do primeiro ano. Isto é para que daqui a um ano possamos ter aqui uma equipa com um perfil competitivo bastante superior. Tínhamos incertezas em admitir que estaria apurada para a fase seguinte do campeonato", justifica.
Agostinho Oliveira assume que apurar equipas para níveis competitivos elevados é objectivo e lembra que "queríamos arrastar o núcleo de miúdos do primeiro ano. Esta equipa foi do terceiro ano no campeonato nacional de iniciados. Faz o primeiro ano de juvenis 'A' com uma grande parte de juvenis do primeiro ano e estará toda junta novamente daqui por um ano".

Para o Axa não passam equipas completas

O director técnico vai avisando que para o Axa "não passam equipas completas. Passamos valores individuais que nos possibilitam dar alguma força à formação do Sporting de Braga. Essa não é uma realidade colectiva. O colectivo ajuda a conquistar vitórias mas estamos a tentar produzir ind ividualidades, é isso que tentamos passar para o Axa".


Equipa B avança na próxima época

Embora alguns meios já tenham avançado, há ainda detalhes para ultimar em relação ao projecto da equipa B que os arsenalistas lançam na próxima na Liga de Honra. O director técnico das camadas jovens abre pouco o jogo. "Nada há definido em termos de organização. De momento, e dito pelo senhor presidente do clube, o Sporting Clube de Braga vai avançar uma equipa B para o próximo ano. Tudo está em cima", resume.
Interrogado sobre os jogadores que têm rodado no Vizela ou noutros clubes, como o Rio Ave, limita-se a responder que o Vizela "terá sempre jogadores. Não terá é jogadores do Sporting de Braga". Mas insiste: na questão dos jogadores emprestados às altas esferas do clube é que vão definir.

Liga Orangina, juniores e equipa principal

Agostinho Oliveira salienta que "estamos falar de uma Liga Orangina, que tem algo que se lhe diga em termos de qualidade competitiva" e acentua que as equipas B vão ter para os clubes que as projectam "uma realidade, um espaço que ainda não está bem aproveitado dentro daquilo que é a origem da equipa, dentro daquilo que é o trabalho da equipa", comenta, acrescentando que tem de haver "um espaço de aproveitamento e de experimentação desses mesmos jovens. A equipa B, entendida nesta perspectiva, é um valor extraordinário para o futuro do clube e para o futuro competitivo e reafirmação da grandeza do clube. Não é tanto se a equipa B for um hospital ou espaço de penalização para o jogador, embora também o possa ser pontualmente. Não pode ser só para isto", vincou.
Vai a equipa B ter como função essencial a construção de uma plataforma giratória entre os juniores e a equipa principal? — perguntamos.
"Sim, mas não só", responde, explicando que "alguns colegas têm feito alusão a esta situação. Hoje estamos virados para mercados internacionais. Implementei algumas filosofias de trabalho aqui no Sporting de Braga. Uma delas tem a ver com não aceitar estrangeiros a não ser no último ano de juniores. E no último ano de juniores porque é o ano em que podemos verificar as condições, capacidades, qualidade de execução e possibilidades de ingresso na equipa A", salientou.
"Não podemos fechar as portas ao espaço comunitário e ao da lusofonia neste caso com a possibilidade naturalização, alguns envolvidos. Toda a realidade que perpassamos é a da comercialização do futebol, Há espaço para que os nossos se reafirmar. Mas não é só o nosso jogador que tem de se reafirmar. Tem também de haver contributos em qualidade que nós podemos transmitir ao clube que servimos", referiu Agostinho Oliveira.

Apuramento dos juniores do Guimarães:
"é-me completamente indiferente"


No último jogo da fase inicial de juniores o Sporting de Braga entrou já apurado, mas estava ainda em jogo o apuramento ou não do Vitória de Guimarães. Perguntamos se como responsável técnico da formação do Braga considera positivo que o Vitória de Guimarães se tenha apurado ou se lhe é indiferente
"É completamente indiferente para nós. Se vão estes quatro é porque o nível competitivo é melhor", responde. Mas quando insistimos sobre a rivalidade Braga-Guimarães, vai dizendo que 'é normalíssima". "Ela perpassa. Há uma diferenciação nos estímulos dos jogadores que na sua valorização vai sentindo guerras, por vezes feitas de bairrismo exacerbado. Na luta, na perspectiva da realidade que consumimos no dia da dia, tudo isso faz parte da história do clube. Eu vivi essa história há quarenta e tal anos atrás no Sporting de Braga. Vivi essas histórias como jogador das camadas jovens e como profissional. Vivi histórias lindíssimas, se calhar não tão dramáticas como as de hoje. Vivi histórias de caixões colocadas à entrada de Caneiros, ou pedidos de cafés em quantidades nem que fossem caixas de fósforos em números iguais aos dos golos marcados".

CORREIO DA MINHO

JotaCC

O mais rápido da Liga

Os adeptos costumam medir a qualidade de um avançado pela quantidade de golos, sem olhar ao tempo que ele actua em cada encontro. Se não fosse a relação golos/minutos de jogo, Nuno Gomes não figuraria entre os melhores do campeonato português esta temporada. Afinal, não há outro ponta-de-lança que precise de tão pouco tempo de jogo para facturar como o do Braga. A relação golos/minutos não é tão aliciante como a que apresentou na temporada passada ao serviço do Benfica, na qual precisava apenas de 17 minutos para fazer o gosto ao pé, mas, mesmo assim, continua a ser a melhor... entre os homens de área. O internacional português contabiliza cinco disparos certeiros na presente edição do campeonato, o último dos quais obtido frente ao Marítimo - Gil Vicente, Nacional e Feirense foram as outras vítimas -, e uma média de um golo a cada 103'. Só o médio Izmailov, com três golos em 262' - um a cada 87 minutos - é mais rápido.

Apesar de se ter mudado com a esperança de jogar com maior regularidade, a fim de convencer Paulo Bento a chamá-lo para o Euro'2012, Nuno Gomes contabiliza apenas uma dúzia de aparições, oito das quais como suplente utilizado. No entanto, o avançado tem tirado o maior proveito dos minutos que Leonardo Jardim lhe vai concedendo aqui e ali. Aliás, o internacional português é um dos jogadores do campeonato com rendimento mais elevado a partir do banco. A maior prova foram os três golos marcados como suplente utilizado - Gil Vicente e Marítimo foram as vítimas -, registo que só Kléber, do FC Porto, consegue igualar.

Numa altura em que se discute se Nuno Gomes deve ou não ser utilizado com maior regularidade, os números parecem dar razão aos que o desejam ver jogar mais vezes. O que decidirá o treinador dos arsenalistas quando o campeonato regressar, não se sabe, mas para já o avançado português deverá merecer uma oportunidade na equipa titular no encontro de sábado com o Portimonense, a contar para a derradeira jornada da terceira fase da Taça da Liga.


Amorim na montra para o Euro'2012

Crescem os motivos para Paulo Bento se tornar num dos frequentadores habituais do Estádio AXA. A cinco meses do arranque do Campeonato da Europa, o seleccionador nacional já terá um esboço da convocatória final de Portugal, sempre condicionada por eventuais lesões, e não espantará se a lista incluir alguns jogadores do Braga, entre os quais Rúben Amorim. Incompatibilizado com Jorge Jesus no Benfica, o médio, de 27 anos, foi uma das grandes surpresas do mercado de Inverno e a transferência para Braga não se tratou de uma mera casualidade, pois beneficiará de grande exposição ao serviço do terceiro classificado, ao lado de Quim, Custódio, Hugo Viana e Nuno Gomes, todos membros de contingente de jogadores bracarenses seleccionáveis.

Ao invés de Custódio e Hugo Viana, que ainda não conseguiram convencer Paulo Bento, apesar de atravessarem bons momentos de forma, Rúben Amorim tem sido presença habitual nos trabalhos da Selecção Nacional desde que foi chamado por Carlos Queiroz para o Mundial da África do Sul, em 2010, quando se verificou que Nani não estaria em condições de competir. Adaptável a várias posições, apenas jogou então cinco minutos contra a Costa do Marfim, mas não deixou de ser aproveitado pelo novo seleccionador, embora na condição de suplente não utilizado durante a fase de apuramento para o Europeu da Polónia e Ucrânia.

Sabedor de que Paulo Bento apenas chama jogadores com "rodagem" ao serviço dos respectivos clubes, Rúben Amorim percebeu que o Benfica seria um capítulo fechado nos próximos tempos, no seguimento de um desentendimento com o treinador, e viu no Braga uma excelente oportunidade para relançar a carreira, ao ponto de despertar um pouco mais a atenção do seleccionador. Na Pedreira, reencontrou o guarda-redes Quim e o ponta-de-lança Nuno Gomes (também eles ex-Benfica), ambos dispensados por Jorge Jesus e com esperanças legítimas de marcar presença no Euro'2012.


Jardim ameaça máximos de Jesualdo e Domingos

Dependente apenas de um empate para alcançar a fase seguinte da Taça da Liga e sem perder há dez jogos consecutivos (nove vitórias e apenas um empate), o Braga tem boas razões para não facilitar diante do Portimonense, na última jornada do Grupo C. Em caso de apuramento, será a primeira vez que o clube irá tão longe na prova e um resultado positivo ajudará Leonardo Jardim a aproximar-se das séries de 12 jogos conseguidas por Jesualdo Ferreira, em 2005/06, com oito vitórias e quatro empates em jogos do campeonato, Taça UEFA e Taça de Portugal; e por Domingos Paciência, em 2010/11, com sete vitórias e cinco empates em partidas do campeonato e Liga Europa. Contas feitas, faltam apenas dois jogos para o Braga de Leonardo Jardim igualar ou até mesmo bater os dois máximos históricos de jogos sem derrotas.

Especialista em vencer barreiras, como foi o primeiro triunfo do Braga em Inglaterra, frente ao Birmingham, Jardim deverá proceder a pontuais alterações na equipa para o duelo com o Portimonense, sendo previsíveis o regresso de Alan, que cumpriu castigo na última jornada do campeonato; a titularidade de Nuno Gomes, em foco na partida com o Marítimo; e a estreia do central Samuel e do médio Rúben Amorim.


Palmeira é a surpresa na lista para a Liga Europa

Em vez de uma, haverá duas alternativas aos centrais Douglão e Ewerton nos jogos da Liga Europa: Nuno André Coelho e Palmeira . Regressado aos treinos há quase um mês, o ex-central do Sporting já estará em condições de competir na recepção ao Besiktas, marcada para 14 de Fevereiro, mas o técnico Leonardo Jardim preferiu jogar pelo seguro inscrevendo o defesa Palmeira, do satélite Vizela, em detrimento do trinco Vinícius e dos extremos Rivera e Ukra. É uma escolha compreensível, pois o brasileiro Samuel não pode ser utilizado em jogos da Liga Europa em virtude de já ter disputado esta época dois jogos da mesma prova, pelo Anderlecht. Já o lateral-direito Miguel Lopes e o médio Rúben Amorim preencheram as restantes vagas permitidas na lista ontem entregue à UEFA. Na lista B, também para a Liga Europa, figuram como novidades os juniores Carlos Eduardo e Hugo Airosa, ambos centrocampistas.


Pizzi fica no Atlético até Junho e depois será vendido

O futuro de Pizzi continua envolto num manto de dúvidas. Apesar de o Atlético de Madrid ainda não ter exercido o direito de opção, que inicialmente tinha como prazo-limite 31 de Dezembro e entretanto foi alargado até 31 de Junho, o extremo continuará no clube espanhol até ao final da temporada, como estava previsto desde a primeira hora, e só depois será tomada uma decisão. Uma coisa é certa: dificilmente o brigantino representará o Braga em 2012/13, pois há vários clubes interessados na compra do seu passe, que António Salvador avaliou em 15 milhões de euros. Ou seja, os arsenalistas vão facturar com o internacional jovem português, a dúvida é quanto.

Apesar do arranque de época prometedor pelo Braga, Pizzi sentiu algumas dificuldades para se impor no Atlético de Madrid, onde chegou nos últimos dias do mercado de transferências, em Agosto. O extremo realizou apenas uma dezena de jogos pelos colchoneros e somente dois como titular, ambos na era de Gregorio Manzano. O treinador espanhol foi substituído entretanto por Diego Simeone, mas o cenário não sofreu grande alteração. De resto, o ex-bracarense alinhou apenas cinco minutos na vitória (3-0) sobre o Villarreal.


O JOGO

JotaCC

Opção de compra anulada

Atl. Madrid não fica com Pizzi

O Atlético de Madrid optou por não pagar os 15 milhões de euros estipulados na opção de compra para garantir Pizzi a título definitivo, pelo que o jogador regressará ao Sporting de Braga no final da temporada. O extremo luso, que ainda jogou nas duas primeiras jornadas pelo Sporting de Braga, não conseguiu agarrar a titularidade nos «colchoneros» e poucas vezes tem sido utilizado.

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

UEFA estuda lei contra fundos

A UEFA prepara-se para abrir guerra à partilha de direitos económicos dos jogadores com terceiros, um mecanismo muito usado em Portugal, sobretudo pelos clubes grandes, que recorrem com frequência a fundos de investimento para comparticipar na compra de craques. A confirmação surgiu ontem pela boca de Gianni Infantino, secretário-geral do organismo, que se mostrou preocupado com o "enorme crescimento" desta forma de propriedade dos direitos sobre futebolistas. "Iremos debruçar-nos sobre o assunto porque as coisas não podem continuar assim", sustentou o italiano.

A ideia da UEFA, de acordo com a edição de ontem do jornal inglês "The Guardian", é que os jogadores cujos passes não pertençam na totalidade aos clubes pelos quais estão inscritos sejam impedidos de participar nas provas europeias. "Seguramente que é uma hipótese", adiantou Infantino. Nesse caso, Portugal seria um dos países mais afectados, pois os nossos principais clubes têm parcerias com vários fundos. Só para se ter uma ideia, nesta altura FC Porto, Benfica e Sporting têm nos respectivos plantéis um total de 43 jogadores cujos passes não lhes pertencem na totalidade, sendo que os leões contam com um total de 19, contra 12 de águias e dragões - dados recolhidos dos últimos relatórios e contas das SAD (ver quadros).

A ameaça da UEFA vai de encontro aos desejos das federações inglesa e francesa, que já proíbem a participação de terceiros - fundos, empresários, outros clubes ou até os próprios atletas - nos direitos económicos dos jogadores que actuam nas suas ligas. "A regra é: um jogador apenas pode pertencer ao clube que o regista. Nada mais", explicou a O JOGO Dan Jones, especialista da Deloitte e orador no recente "Football Talks", organizado pela Liga. "Um acordo de transferência pode incluir cláusulas que determinem que o clube vendedor tenha direito a uma percentagem numa futura venda. Mas nunca tem direitos ou controlo sobre o jogador em causa", destacou.

Além de seguida pelos principais clubes nacionais, a partilha dos passes de jogadores é muito comum em Espanha, Itália e Alemanha. Ingleses e franceses acreditam que este mecanismo pode ser usado para contornar as leis de fair-play financeiro que a UEFA está a começar implementar e, por isso, querem bani-lo em toda a Europa.

"A partilha dos passes dos jogadores é algo que está tão difundido que será difícil agora alterar as regras. Mas, tal como disse em Portugal, concordo que os direitos sobre os futebolistas devem pertencer na totalidade ao futebol e não a terceiros", opinou Dan Jones.

O JOGO

JotaCC

IFFHS: Benfica é nono, FC Porto 12.º

O Benfica continua entre os dez primeiros classificados no ranking da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), tendo descido uma posição, comparando com a anterior atualização. O FC Porto, por seu lado, abandonou os dez melhores numa lista liderada pelo Barcelona, seguindo-se Real Madrid e Vélez Sársfield.

O Barcelona, com 359 pontos, é o primeiro classificado do ranking da IFFHS, hoje divulgado e que compreende o período entre 1 de fevereiro de 2011 e 30 de janeiro de 2012.

O Real Madrid, de José Mourinho é o segundo posicionado, com 302, seguindo-se os argentinos do Vélez Sársfield com 271.

Os emblemas de Manchester, United e City, mantêm o quarto e o quinto posto, respetivamente, bem como o Santos, que é sexto, a Universidad de Chile, sétima e a Universidad Católica, que subiu do décimo posto para o oitavo, ultrapassando o Benfica, que é nono com 222 pontos.

O último lugar entre os dez melhores é ocupado pelo Schalke 04, seguindo-se o Paris Saint-Germain e o FC Porto, em 12.º. Os azuis e brancos, comparando com a anterior atualização, desceram três lugares e somam agora 218,5 pontos.

Nesta lista, e bastante mais abaixo, surge ainda o SC Braga, no degrau número 31, subindo quatro lugares. os arsenalistas somam 177 pontos. Abaixo, na posição 35, está o Sporting com 169 pontos.

ZEROZERO

JotaCC

Salino e Ukra visitam escola

Salino e Ukra visitam esta tarde, a partir das 15 horas, a escola EB 1 de Crespos, não muito longe do Estádio Axa, em mais uma iniciativa integrada na campanha de angariação de novos sócios. A dupla bracarense irá confraternizar com os alunos daquele estabelecimento de ensino, distribuir autógrafos e entregar uma camisola ao melhor estudante da instituição.

Esta manhã, Leonardo Jardim orientou novo treino à porta fechada no relvado secundário, preparando a receção ao Portimomense, sábado, às 18.30 horas, último jogo do Grupo C da Taça da Liga. Luís Alberto continua limitado por problemas de natureza muscular.

Sexta-feira, o plantel treina-se outra vez às 10.30 horas, à porta fechada, estando agendada para as 12.30 horas a conferência de Imprensa de Leonardo Jardim, no Estádio Axa.


A BOLA

JotaCC

Salino avisa FC Porto: «É perfeitamente possível chegar ao segundo lugar»

Com a vitória na Madeira, associada à derrota do FC Porto em Barcelos, o SC Braga está agora a três pontos do segundo lugar da classificação. Leandro Salino garante que a equipa vai lutar pelo melhor lugar possível.

«O SC Braga está a fazer uma excelente campanha e todos os jogadores estão de parabéns. Estamos com os pés bem assentes no chão, sabemos do que somos capazes e vamos lutar pelo melhor lugar possível», disse o brasileiro, de visita à escola EB 1 de Crespos, em Adaúfe.

«Para nós não é surpresa estarmos no terceiro lugar, só se for para outras equipas. Temos ganho os jogos difíceis e posso dizer que é perfeitamente possível chegar ao segundo lugar», prosseguiu, como que deixando aviso ao FC Porto, o alvo mais próximo na classificação, a apenas três pontos de distância.


«Compreendo a opção do treinador» - Ukra

Ultrapassados a lesão que o afastou dos relvados cerca de seis meses, Ukra mostra-se feliz por poder voltar a ser opção e nem sequer se mostra melindrado por Leonardo Jardim não o ter inscrito na lista para a Liga Europa.

«Claro que gostaria de jogar todas as competições, mas o mister achou que era importante reforçar o setor defensivo, pois está mais debilitado, por isso compreendo a opção», afirmou Ukra, que esta tarde esteve de visita à escola EB 1 de Crespos, em Adaúfe.

Para o jogador, o mais importante é poder voltar a jogar: «O meu primeiro objetivo era ganhar condição física e agora vou procurar o meu espaço na equipa.»

Sem sequer pensar no FC Porto, clube com o qual tem contrato por mais duas épocas: «Só tenho cabeça no SC Braga. Tenho mais dois anos de contrato com o FC Porto, mas a única coisa que pensei até agora foi em recuperar e poder voltar a jogar.»


Carlão volta aos operacionais

Depois de ter estado fragilizado com gripe, que obrigou à sua ausência no jogo com o Marítimo, o avançado Carlão já integrou o treino desta quinta-feira do plantel do SC Braga.

O jogador volta assim às opções de Leonardo Jardim, que esta manhã deu seguimento à preparação para o encontro com o Portimonense, para a Taça da Liga.

De fora continua Luís Alberto, a contas com lesão muscular, juntamente com Paulo Vinicíus e Baiano, que recuperam de intervenções cirúrgicas.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga inscreveu Amorim e Miguel Lopes na UEFA
Palmeira e dois juniores também disponíveis para a Liga Europa

O Sp. Braga inscreveu Rúben Amorim e Miguel Lopes na Liga Europa, apurou o Maisfutebol junto da UEFA. Os dois reforços de Inverno compensam as saídas de Baiano (sofreu lesão grave), Rodrigo Galo (emprestado ao Gil Vicente) e Fran Mérida (devolvido ao At. Madrid).

Às opções do técnico Leonardo Jardim junta-se ainda Palmeira, central do «satélite» Vizela, para além do brasileiro Carlos Eduardo e ainda Hugo Airosa, juniores incluídos na lista B.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Ukra: «Só tenho cabeça no SC Braga»

Ukra marcou presença na visita à escola EB 1 de Crespos, em Adaúfe, juntamente com Leandro Salino, e após seis meses de ausência devido a lesão não se mostra preocupado por ter ficado de fora da lista enviada pelo SC Braga para a UEFA.

«Claro que gostaria de jogar todas as competições, mas o mister achou que era importante reforçar o setor defensivo, pois está mais debilitado, por isso compreendo a opção», disse o jogador, que está focado em ganhar condição física.

«O meu primeiro objetivo era ganhar condição física e agora vou procurar o meu espaço na equipa», explicou. Sobre o FC Porto, clube que detém o seu passe, garante que não pensa.

«Só tenho cabeça no SC Braga. Tenho mais dois anos de contrato com o FC Porto, mas a única coisa que pensei até agora foi em recuperar e poder voltar a jogar.»


Miguel Lopes e Rúben Amorim inscritos na UEFA   

Os reforços Miguel Lopes e Rúben Amorim são as grandes novidades na lista enviada pelo SC Braga à UEFA para disputar a fase a eliminar da Liga Europa.

O defesa emprestado pelo FC Porto e o médio cedido pelo Benfica foram as escolhas de Leonardo Jardim, assim como o jovem Palmeira.

Em relação à lista que disputou a fase de grupos, os arsenalistas tiraram dos eleitos Paulo Vinícius, que deverá ficar parado até ao final da época devido a lesão, Rodrigo Galo, que foi emprestado ao Gil Vicente, e Fran Mérida, que deixou o SC Braga para regressar ao Atlético de Madrid.

A grande surpresa vai para a ausência de Ukra, jogador que está de regresso aos relvados após se ter lesionado na pré-época, sendo que Rivera e Vinícius também foram preteridos.

Por fim, os reforços Samuel e Luís Alberto não podiam ser inscritos, visto que já tinha disputado a Liga Europa ao serviço do Anderlecht e Nacional da Madeira, respetivamente.


Leandro Salino: «É perfeitamente possível chegar ao segundo lugar»

Em Braga ninguém tem problemas em assumir a ambição bracarense no Campeonato. A apenas três pontos do FC Porto, Leandro Salino garante que na mente dos jogadores está a luta pelo melhor lugar possível.

«O SC Braga está a fazer uma excelente campanha e todos os jogadores estão de parabéns. Estamos com os pés bem assentes no chão, sabemos do que somos capazes e vamos lutar pelo melhor lugar possível», disse.

Depois, um aviso ao FC Porto, o clube que está imediatamente acima na tabela. «Para nós não é surpresa estarmos no terceiro lugar, só se for para outras equipas. Temos ganho os jogos difíceis e posso dizer que é perfeitamente possível chegar ao segundo lugar.»


ZEROZERO