News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Entrevista da Professora Sameiro Araújo

Started by JotaCC, 01 de February de 2012, 07:28

Previous topic - Next topic

JotaCC

"Há desinvestimento no respeito pelo trabalho"

Uma grande desilusão com o estado do atletismo do Sporting de Braga é bem patente nas respostas de Sameiro Araújo, treinadora que se diz dependente do resultado de Dulce Félix nos Jogos Olímpicos de Londres para decidir se continua ou não a trabalhar.

Há cerca de dez anos disse em entrevista a O JOGO que o Braga teria de investir mais no atletismo. Passados estes anos o clube parece estar ainda mais débil. A que se deve?

Isso é verdade. Acho que esperei demasiado tempo, sempre pensando que as coisas acabariam por mudar e que apareceria alguém com as minhas ambições. Alguém que visse o Sporting de Braga como eu: com orgulho, amor, vontade de engrandecer o clube. Só que me cansei. Já não tenho a irreverência dos meus 20 ou 30 anos, quando tomava posições muitas duras e tecia críticas a quem se colocasse no caminho do êxito da equipa de atletismo. Muitas vezes, a minha posição de treinadora do Braga esteve em risco devido às posições que tomava em defesa das atletas. Por vezes fui além daquilo que era suposto enquanto treinadora. Nem sempre fui compreendida, mas hoje sei que o atletismo tem este historial porque fui lutadora.
Essa força parece ter esmorecido...

Há um tempo para tudo e julgo que o meu terá chegado ao fim. Estou cansada de lutar. Estou desiludida e triste. Daí estar a ponderar o futuro. O final da época passada foi mau de mais. No fecho das transferências, o atletismo do Braga teve uma semana negra. Saíram muitas atletas. Tinham talento, algumas eram campeãs nacionais e ainda hoje não percebo como foi possível. Ainda pensei que a entrada de um ex-atleta para uma posição importante na direcção do clube pudesse alterar o sentido das coisas. Mas o tempo mostrou que estava enganada. Nada se alterou.
O clube continua a formar atletas, e bem, mas depois deixa-os fugir para os mais fortes. Não há forma de travar isso?

Claro que há. Bastaria o clube apostar o que já apostou nos anos 80 e 90. Não seria nada inédito. Apenas repetir o que foi feito e bem feito no clube. Não há nada para inventar. E não falo só da questão financeira. Há um sem-número de situações que me preocupam nos últimos tempos. O desinvestimento, além de financeiro, é também nos afectos, do respeito pelo trabalho.

"Nos últimos 20 anos fiz férias quatro vezes"

Continua a ser uma das melhores treinadoras de meio-fundo e fundo. Como ainda resiste entre homens?

Devido ao gosto pela modalidade, à vontade férrea de mostrar às mulheres que é possível atingir o topo da carreira, mesmo no desporto, que é gerido e dominado por homens. Tenho também objectivos por concretizar. Já conquistei muitas coisas bonitas, mas há algo que continuo à procura e talvez seja isso que ainda me prende.
Então pensa continuar mais uns anos?

Tenho um compromisso com algumas atletas. Não abandonarei a modalidade antes do final da época e os Jogos Olímpicos serão um factor decisivo para a minha decisão. Depois de fazer o balanço, poderei prolongar ou não a minha carreira por mais um ciclo olímpico. Ficar mais tempo depende de muita coisa. Para lá de 2016 é que não me revejo...
É treinadora profissional?

Não, a minha profissão actual é psicóloga. Durante cerca de 24 anos fui professora de Educação Física. No entanto, considero-me uma treinadora profissional. Pelo empenho, pela dedicação, pelas horas diárias que dedico ao treino, pelo investimento ao longo dos anos e pelos resultados! Enfim, o meu profissionalismo está evidente no trabalho realizado.
Alguma vez o foi?

Posso considerar que sim. Entre 1994 e 2000 estive requisitada pela FPA e durante esses anos fui profissional a 100%. Estava na pista das 9h30 às 12 horas e das 16 às 20h30, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados, quando não havia competição, treinava das 9h30 às 12 horas. Não havia dia de descanso, como nas modalidades colectivas, não havia férias de Verão. Nos últimos 20 anos fiz férias quatro vezes, e de uma semana a 10 dias de cada vez.
Ser profissional é fundamental?

Não direi que é fundamental, porque consegui coisas importantes em períodos que não estava a tempo inteiro. Mas é muito importante. Curiosamente, foi nos anos em que estive requisitada que as minhas atletas conseguiram melhores resultados.

Protecção a clubes com formação

Como avalia o facto de clubes como o Maratona e a Conforlimpa não fazerem formação e contratarem os que outros formaram?

Isso acontece porque lhes é permitido e porque existem clubes como o Sporting de Braga a formar os atletas. Admito que possa haver clubes que apostem simplesmente no alto rendimento. Mas para eles deveria existir um regulamento de transferências diferente.

Há regulamentos para salvaguardar os clubes formadores...

Há. Mas julgo que os valores envolventes estão desactualizados. As contrapartidas deveriam ser repensadas. E deveriam ser "protegidos" os clubes que fazem verdadeiramente formação.

"Tiago Costa será o melhor português"

O Tiago Costa é mais uma revelação. Onde poderá chegar?

Aos 23 anos já é um dos melhores portugueses da actualidade. Prevejo que a médio prazo possa ser o melhor fundista português. Tem tudo para atingir esse patamar: talento, humildade, capacidade de trabalho, espírito de sacrifício e grande vontade de vencer.
Há diferenças a treinar atletas masculinos e femininos?

A maioria das mulheres é mais emotiva, lutadora e determinada, mas também mais complicada a gerir as emoções. Como em tudo, há excepções. Os homens, por natureza são mais materialistas, mais picuinhas e mais destemidos.
O meio-fundo e fundo vive momentos menos brilhantes?

Não concordo. A nível europeu continuamos a ter muito bons resultados no sector feminino. Dominamos os rankings europeus dos 10 000 m, meia-maratona e temos excelentes maratonistas. Falta-nos apenas um atleta a ganhar uma medalha num Mundial ou Jogos Olímpicos para não se dizer mais isso.
Há jovens com talento?

Há jovens com qualidade. Não podem é queimar etapas na sua formação. Têm de saber esperar, ter enquadramento técnico e apoio médico, sobretudo na prevenção.

"Ando mais preocupada"

Doping: como vê e analisa este flagelo?

A minha posição sempre foi e é a mesma: punição total para os prevaricadores. No entanto, estou apreensiva relativamente a situações que não podemos controlar: ninguém nos dá garantias de determinado suplemento poder estar contaminado. Após o caso da Sara Moreira, fiquei ainda mais preocupada. Pode acontecer a qualquer um.

"Medalha olímpica é um desafio"

A Dulce Félix vem no seguimento de outras grandes fundistas que orientou. Que semelhanças encontra, por exemplo, entre a Dulce e a Manuela Machado?

A Dulce é, de certa maneira, uma atleta "à moda antiga". Tem um espírito de sacrifício e uma entrega ao treino notáveis. É lutadora, tal como a Manuela e, como é óbvio, tem o talento de uma campeã.
Face ao domínio africano na maratona, a Dulce pode ir ao pódio de um Mundial ou de uns Jogos Olímpicos?

Por que não? Sei que é extremamente difícil, mas não há impossíveis. Temos de ter objectivos, e uma medalha num campeonato do mundo ou Jogos Olímpicos é um desafio que quero pelo menos tentar. Temos de ser ambiciosos, mas ao mesmo tempo com os pés bem assentes na terra. A Dulce é jovem e ainda agora se estreou na maratona, tem um longo caminho a percorrer.
A Dulce é maratonista por vocação, ou por questões de ordem financeira?

As motivações terão de lhe perguntar a ela. Fui eu que a incentivei a fazer uma experiência na maratona, porque lhe reconheci potencial para grandes resultados. Ela acredita em mim e, como tal, avançamos para a aventura, que se veio a mostrar acertada.

"Orgulho na Jéssica"

Foi a Sameiro a formar a Jéssica Augusto. Quando a vê correr ainda sente que existe nela um pouco de si?

Claro que sim. Treinei a Jéssica sete anos, com os resultados que são conhecidos. A Jéssica foi campeã da Europa de Juniores e orgulho-me do trabalho que realizei com ela. Caso a sua formação desportiva não fosse a mais correcta, com certeza não teria conseguido atingir o nível que atingiu.
Mas deixaram de se entender?

Não deixámos de nos entender. Foi uma decisão da Jessica num momento complicado da carreira dela. Continuo a sentir um grande carinho por ela, continuamos amigas.
Conhece bem a Jessica e a Dulce. Qual tem mais perfil para maratonista?

Não respondo a essa questão por uma questão de delicadeza. Só adianto que são atletas muito diferentes, com personalidades bem distintas.

É psicóloga para ser melhor treinadora

"Sou psicóloga no Externato Infante D. Henrique e vice-presidente da Alfacoop, cooperativa de ensino. Sou também técnica nacional de meio fundo, além de coordenadora técnica da equipa de atletismo do Sporting de Braga", diz Sameiro Araújo sobre os seus cargos actuais, lembrando que atingir o reconhecimento não foi fácil para uma mulher. "O início da minha carreira foi complicado. Tinha a vantagem de treinar só mulheres e as atletas de há 20 ou 30 anos tinham uma mentalidade mais fechada. Mas no início da minha carreira havia também o reverso da medalha. Havia muita relutância por parte dos homens/rapazes para treinar com uma mulher", explica. Sameiro Araújo entrou no atletismo aos dez anos. "A minha professora de Educação Física levou-me a uma prova de velocidade e de salto em comprimento no Estádio 1º de Maio e o bichinho ficou até hoje", diz. Ainda é treinadora no mesmo local, pois como atleta não teve grande êxito, e a sua vida moldou-se à modalidade. "Optei por uma profissão ligada ao Desporto, quando antes pensava em Direito, e formei-me em Psicologia por sentir uma lacuna enquanto treinadora", diz.

O JOGO

miguel_afonso

Esta Senhora já fez muito por este clube. É uma pena ver o estado em que o nosso atletismo se encontra.
A nossa SAD tem feito um trabalho brilhante no futebol. Talvez devessem dar uma olhada para o atletismo também...

PS- Custa ver que os femininos desceram a 2ª divisão....

Guarda-Redes

É uma vergonha ao que isto do atletismo chegou. Segue o mesmo caminho da natação pelos vistos...

Urge fazer algo...
O Braga não é um grande é o Enorme!

JotaCC

No meu entender  com que eu já disse uma altura aqui no fórum, forma-mos para depois os outros virem cá buscar os melhores atletas como Jéssica e a Dulce por exemplo estas foram as mais recentes assim não se consegue ganhar títulos .

Guarda-Redes

E que condições da-mos nós a essas atletas para que elas cá fiquem? Não temos dinheiro? Não poderiamos arranjar? O maratona, organiza as meias maratonas de lisboa e portugal e tem € para contratar toda a gente. É a função dos dirigentes proporcionar condições aos atletas, e se não o fazem é porque não estão a fazer um bom trabalho.

Até há 1 ou 2 meses, no site oficial do Braga ainda tinha o plantel de atletismo de 2006, agora não tem nenhum...por aqui se vê que a importância que dão às coisas não é muita!
O Braga não é um grande é o Enorme!

miguel_afonso

Quote from: Guarda-Redes on 01 de February de 2012, 15:40
E que condições da-mos nós a essas atletas para que elas cá fiquem? Não temos dinheiro? Não poderiamos arranjar? O maratona, organiza as meias maratonas de lisboa e portugal e tem € para contratar toda a gente. É a função dos dirigentes proporcionar condições aos atletas, e se não o fazem é porque não estão a fazer um bom trabalho.

Até há 1 ou 2 meses, no site oficial do Braga ainda tinha o plantel de atletismo de 2006, agora não tem nenhum...por aqui se vê que a importância que dão às coisas não é muita!

Tens razão no que dizes...
Já agora como funciona o Dpt de Atletismo? Quem são os responsáveis?
É uma estupidez formar tantos talentos e entregar-los de mão beijada a outros clubes...

JotaCC

Quote from: miguel_afonso on 01 de February de 2012, 15:44

É uma estupidez formar tantos talentos e entregar-los de mão beijada a outros clubes...

È bem verdade ninguém liga as modalidades ditas amadoras, tanto a direcção do SC.Braga como nós sócios, como é que querem que as modalidades cresçam se só ligam ao futebol, as modalidades amadores bem geridas podem dar  lucro, ao clube e a cidade, só a organização de provas trás muita gente, bem me lembro ao uns anos atrás de algumas provas organizadas na cidade a enchente que era.

miguel_afonso

Quote from: JotaCC on 01 de February de 2012, 15:58
Quote from: miguel_afonso on 01 de February de 2012, 15:44

È bem verdade ninguém liga as modalidades ditas amadoras, tanto a direcção do SC.Braga como nós sócios, como é que querem que as modalidades cresçam se só ligam ao futebol, as modalidades amadores bem geridas podem dar  lucro, ao clube e a cidade, só a organização de provas trás muita gente, bem me lembro ao uns anos atrás de algumas provas organizadas na cidade a enchente que era.

Em relação á direcção pelos factos recentes tens razão. Em relação aos adeptos não sei, mas podemos perguntar! Porque ou temos modalidades e apostamos nelas, ou não temos...
Seria interessante saber a opinião das pessoas...