News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 01/02

Started by JotaCC, 01 de February de 2012, 07:09

Previous topic - Next topic

JotaCC

Missão: distribuir sorrisos


Emoção e solidariedade marcaram, ontem, a cerimónia de entrega às instituições escolhidas, dos produtos alimentares que o Sp. Braga angariou no jogo contra o Rio Ave.
As cerca de nove toneladas de alimentos angariadas entre sócios, adeptos, simpatizantes e toda a estrutura do Sporting Clube de Braga pintaram de sucesso estas iniciativa que o presidente arsenalista já prometeu repetir.

António Salvador emocionou-se na hora de entregar os bens alimentares e agradeceu todo o trabalho realizado e a participação dos bracarenses, considerando esta como uma iniciativa extremamente positiva.

"Fizemos um trabalho muito importante na divulgação desta campanha junto da comunidade e da Igreja porque achámos que o momento actual do país o justificava. Encheu-nos de orgulho ver que os bracarenses e minhotos responderam afirmativamente a esta causa. Braga demonstrou que é solidário para com a sociedade civil. Estes resultados deixam-me satisfeito, enquanto presidente desta instituição, por saber que o Braga contribui de forma muito significativa para que as pessoas que vão receber estas ajudas possam sorrir e ter um dia melhor. É por isso que o Sp. Braga é uma instituição de bem e que vai continuar, dentro das suas possibilidades, a contribuir e a ter a responsabilidade que quer ter para esta zona do país", considerou o presidente arsenalista.

Para além da emoção, também a satisfação era um sentimento mais do que patente no rosto de António Salvador que mostrou a sua faceta solidária ao lançar um repto para que todos os organizem também iniciativas solidárias deste género e ajudem os mais carenciados a terem um sorriso no rosto e dias melhores pela fr ente.

"Deixo um repto a todos os clubes para que, dentro das suas possibilidades, tentem também contribuir para ajudar as pessoas que mais necessitam. Não há vitórias mais importantes do que esta. As vitórias dentro de campo são importantes, mas as vitórias desta onda solidária na qual todos os sócios e simpatizantes se envolveram, são-no ainda mais. Somos um clube humilde, queremos trabalhar de forma exemplar dentro do clube, mas também para a sociedade civil", finalizou o dirigente desportivo.

Assim, em dia de encerramento do mercado de transferências, o Braga marcou a diferença com um enorme abraço solidário.

D. Jorge Ortiga muito satisfeito com iniciativa do Sp. Braga

Para D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, esta iniciativa realizada pelo Sp. Braga é de louvar porque permite apoiar mais um elevado número de pessoas que necessitam de ajuda alimentar, referindo que foi um gesto muito interessante celebrar um aniversário desta forma.

"Acho este gesto muito interessante e tenho que elogiar esta forma de celebrar um aniversário que o Sp. Braga fez. O clube pensou nos mais carenciados e necessitados e penso que isto
é muito importante", referiu o arcebispo, acrescentando que estas nove toneladas podem ajudar milhares de pessoas: "segundo a Pastoral Social estas instituições que vão receber os alimentos estão a ajudar cerca de mil pessoas semanalmente".

D. Jorge Ortiga considerou ainda que esta é uma iniciativa que deve servir de exemplo. "Se é uma boa iniciativa deve ser imitada. Por outros clubes, outras instituições, empresas que podem ajudar muita gente".



Barroso, Paulo Santos e João Tomás elogiam evolução do Sp. Braga



São os jogadores que fazem a mística do clube? Aquela foi uma das questões que os alunos da Esprominho — Escola Profissional do Minho, lançaram ontem aos três convidados.
"O António Salvador é que foi o grande impulsionador", respondeu Barroso, vincando "a contratação de jogadores de grande qualidade e o bom balneário".

João Tomás, que fez questão de explicar que o bom balneário não tem a ver com ausência de chuveiros rotos, reconheceu que em Braga a mística do clube evoluiu de maneira que dantes "ouviam-se mais as claques dos clubes grandes mas agora já se ouve mais a do Braga".
Paulo Santos lembrou que se apresentou ao público de Braga num jogo contra o Benfica e que se escutavam as bancadas a gritar mais pela formação de Lisboa, mas realçou que tal já não acontece.

Imagens de grandes jogos

O auditório estava cheio e a sessão principiou com a apresentação dos jogadores através de vídeos de jogos em que cada um deles foi interveniente: João Tomás com a camisola do Benfica a marcar golos no Estádio da Luz contra o Sporting, Paulo Santos em vários estádios a executar defesas espectaculares e Barroso a fazer o que o público mais lhe apreciava: os remates de longe, fortes e certeiros, vá-rios dos quais na conversão de livres directos que resultaram em golos.

Depois vieram as perguntas. Qual a sensação de chegar à selecção nacional? Como foi a relação do futebol e da escola?
Como é jogar num estádio cheio? O que sentem quando lhes pedem autógrafos? Como é que preparam o fim da carreira?

Perante esta pergunta, Barroso, que já deixou de jogar, avisou os outros dois que quando saírem dos relvados o mais certo é começarem a cair no esquecimento. "Mais ninguém vai querer saber", afirmou. Por sua vez, Paulo Santos garantiu que já tem mais ou menos pensada a solução profissional para depois da carreira desportiva. João Tomás admitiu gozar um ano de férias.

Mas os jogadores lançaram aos estudantes o aviso que, mesmo se há futebolistas a ganhar muito dinheiro, nem todos facturam como Ronaldo ou Messi.
Saber viver com as críticas? Isso pode fazer a diferença entre o êxito e o passar ao lado de uma grande carreira — sustentou Barroso.

Lembrando que já desempenha a função de treinador, frisou ser essa uma questão para a qual carecem, de formação muitos dos jogadores mais jovens. "Muitos até são bons jogadores mas sem saberem conviver com a crítica não têm condições para evoluir numa equipa sénior", disse.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Reforço a pensar na Champions

Sem entrar em pormenores técnicos, António Salvador justificou a contratação de Rúben Amorim com a ambição de atacar os três primeiros lugares. Mais do que nunca esta época, os lugares da Champions estão ao alcance do Braga e o ex-jogador do Benfica só "é um reforço como os outros" na opinião do dirigente por "acrescentar qualidade à que já existe" no plantel. "O que o Braga tem vindo a fazer não é novidade nenhuma para mim e para o 'staff' técnico. No começo da época, disse que o Braga ia continuar a lutar pelos primeiros lugares e alguns cronistas caíram sobre mim, falando numa debandada dos jogadores. Hoje, estamos onde estamos", constatou António Salvador, dando conta do cumprimento de três linhas de força essenciais. "Com trabalho, paixão e solidariedade, sabíamos que chegaríamos onde estamos", declarou.

Definido de uma vez por todas que o Braga joga para os primeiros três lugares, conforme estabeleceu Salvador "logo no princípio da época", o dirigente não confirmou, por fim, a venda de Pizzi ao Atlético de Madrid. "Têm de perguntar ao Atlético. Na altura certa, faremos o ponto da situação", prometeu.


Amorim sonha com títulos

A rota ascendente do Braga na hierarquia do futebol português cria grandes expectativas em Rúben Amorim, ontem confirmado oficialmente como reforço dos arsenalistas até 2013. Acostumado a estar envolvido na luta pela vitória nas mais variadas competições nacionais, o médio deseja que a transição do Benfica para o clube da Cidade dos Arcebispos lhe permita manter esse hábito saudável. "Espero dar continuidade ao sucesso que outros jogadores têm vindo a ter no Braga, ajudar a equipa a fazer um grande campeonato e, se possível, conquistar títulos", afirmou o internacional português ao sítio do emblema bracarense, ao qual chega com óptimas referências, ou já não fossem membros do plantel Quim e Nuno Gomes, com quem jogou na equipa lisboeta. "Estou muito feliz por estar em Braga. Ouvi dizer muito bem do clube, e os resultados falam por si", referiu.

A estreia de Rúben Amorim nos treinos acontecerá hoje, longe dos olhares dos adeptos, que, na melhor das hipóteses, o poderão ver em acção no sábado, no encontro com o Portimonense (Taça da Liga). O ex-Benfica já esteve ontem em Braga, mas apenas para realizar testes médicos e assinar um contrato válido para a próxima época e meia, por empréstimo do Benfica. Riscado das opções de Jorge Jesus para o que restava da temporada, depois de se ter incompatibilizado com o treinador das águias, o médio quer agora recuperar o tempo perdido e jogar com maior assiduidade, pois ainda ambiciona fazer parte das escolhas de Paulo Bento para o Campeonato da Europa deste ano. E nada melhor que uma montra como a Liga Europa para o fazer, uma vez que o facto de ter alinhado em cinco encontros da Liga dos Campeões pelos lisboetas não é impeditivo que participe na segunda prova mais importante da UEFA.

Durante a estadia em Braga, Rúben Amorim usará a camisola com o número 90. O médio foi quase sempre o 5 ao longo da carreira - chegou a utilizar o 29, o 21 e 15, mas por um curto espaço de tempo -, mas esse já não se encontrava disponível, pois pertence a Ewerton.

Concorrentes com fartura para lateral ou médio-interior

Se no Benfica a concorrência por um lugar no onze era de peso, em Braga a concorrência de Rúben Amorim será, no mínimo, alargada. Embora se sinta mais confortável como médio-interior-direito, até porque foi aí que deu nas vistas no Belenenses, o esquerdino também poderá jogar como lateral. O problema é que, nos arsenalistas, não faltam soluções para as duas posições. Se para a defesa Leonardo Jardim tem Miguel Lopes e Salino (Baiano continua lesionado), para o meio-campo conta com Mossoró, Vinícius e Luís Alberto (ex-Nacional).


Samuel oficializado meio mês depois de assinar

Guardada estava para o fim do mês a melhor das notícias para Samuel. O jogador de 25 anos já tinha assinado por uma época e meia, com opção de renovação por mais três temporadas, há mais de 15 dias, mas só ontem foi inscrito na Liga de Clubes. Terminado o estranho compasso de espera, o central manifestou-se encantado numa gravação vídeo colocada no sítio oficial do clube. "É muito gratificante ter esta oportunidade de vestir esta camisa e espero fazer uma grande história, se Deus quiser com títulos", testemunhou. Esta é a terceira experiência do defesa brasileiro na Europa, após ter representado o Werder Bremen (Alemanha) em 2010/11 e o Anderlecht (Bélgica) esta época. No Brasil, iniciou a carreira ao serviço do Ituano, onde cumpriu a formação, representando depois a Portuguesa dos Desportos, Paraná, Comercial, Joinville e o São Paulo. O novo camisola 55 chega a Braga para compensar o longo afastamento de Paulo Vinícius e só terá a oportunidade de render Douglão ou Ewerton em provas nacionais.

Nova lista europeia


Termina hoje o prazo para o Braga inscrever novos jogadores (no máximo, três) na Liga Europa e os nomes de Miguel Lopes e Rúben Amorim já eram apontados ontem como certezas. Ukra é um forte candidato à terceira vaga, mas entre os responsáveis arsenalistas ainda se admite uma surpresa, como Palmeira, Vinícius ou Rivera. Desta lista saem Paulo Vinícius, parado até ao fim da época; assim como Mérida, devolvido ao Atlético de Madrid; e Rodrigo Galo, emprestado ao Gil Vicente. Samuel e Luís Alberto também não entram por já terem actuado na Liga Europa esta época.

Solidariedade foi triunfo da época


Enquanto falava sobre o sucesso da campanha "um alimento por um bilhete" para o jogo com o Rio Ave, António Salvador chegou a emocionar-se e, por segundos, guardou silêncio. Recomposto daquele sentimento inesperado, o presidente do Braga foi eloquente. "Não há vitórias mais importantes do que esta. As vitórias dentro de campo têm a sua importância, mas esta foi um sucesso", classificou o dirigente, anunciando que o Braga não se ficará por aqui em matéria de solidariedade, atendendo "ao estado actual do país". "Fizemos uma divulgação muito forte junto das comunidades e da própria igreja. Deixou-me bastante orgulhoso verificar que todos os adeptos e bracarenses aderiram à causa denonimada Braga Solidário. O Braga é uma instituição de bem e vai continuar a ter uma responsabilidade social em relação às populações do Minho", avançou.

Na presença do arcebispo D. Jorge Ortiga, em representação da arquidiocese de Braga que tratará de distribuir os alimentos recolhidos a organizações ligadas à Cáritas e a Conferências Vicentinas, António Salvador convidou inclusivamente os restantes clubes da I Liga a seguirem o exemplo. "Dentro das suas possibilidades, façam igual, sejam solidários. As pessoas mais necessitadas precisam de ajuda", salientou. Grato ao clube e aos adeptos, D. Jorge Ortiga elogiou o "espírito de altruísmo" de todos, incluindo dos jogadores de futebol. "Podem ser referências em termos de fraternidade", propôs.

9 | Nove toneladas de alimentos foi o resultado da iniciativa solidária do Braga. Os adeptos trocaram géneros alimentícios por bilhetes para o jogo com o Rio Ave, transmitido em directo pela televisão, e o Estádio AXA registou a melhor casa da época: mais de 25 mil espectadores, quando o recinto tem capacidade total para 30 mil.

Treino ligeiro após despertar madrugador

Com o encontro com o Portimonense no horizonte, o Braga regressou na manhã de ontem aos treinos, embora os jogadores mais utilizados frente ao Marítimo tenham trabalhado de forma ligeira. A sessão teve início apenas às 11 horas, uma vez que a comitiva bracarense regressou da Madeira por volta das 8h40. O voo que a trouxe de volta ao continente deixou o Funchal minutos antes das 7 horas, obrigando todos a despertarem bem cedo para se apresentarem no aeroporto. O descanso ficou reservado para a tarde, já que só esta manhã é que Leonardo Jardim orientará novo treino.

Djamal esperado até sexta-feira

Concluída a participação da Líbia na Taça das Nações Africanas (CAN), Djamal vai regressar de imediato a Braga, onde é esperado até sexta-feira. Se tal suceder, o médio-defensivo, que esteve em destaque na maior prova de selecções do continente africano, poderá ser opção para o jogo com o Portimonense, no sábado, na terceira jornada da terceira fase da Taça da Liga, depois de ter falhado os encontros com Beira-Mar, Sporting, Penafiel, Rio Ave e Marítimo, respectivamente.

O JOGO

JotaCC

Juvenis
2ª fase foi sorteada

Foi ontem sorteada a 2ª fase dos Juniores B (Juvenis). Eis a 1ª jornada completa: Zona 1: Boavista-Feirense e V. Guimarães -vencedor dos jogos Vizela-Padroense; Zona 2: Braga-FC Porto e Varzim-Marítimo; Zona 3: Imortal-Santa Clara e V. Setúbal-Benfica; Zona 4: Sporting-vencedor dos jogos Leiria-Oeiras e Belenenses-Casa Pia. Esta fase vai de 12 de Fevereiro até 10 de Março, altura em que se conhecem os quatro emblemas que vão disputar o título de campeão nacional.


"Há desinvestimento no respeito pelo trabalho"

Uma grande desilusão com o estado do atletismo do Sporting de Braga é bem patente nas respostas de Sameiro Araújo, treinadora que se diz dependente do resultado de Dulce Félix nos Jogos Olímpicos de Londres para decidir se continua ou não a trabalhar.

Há cerca de dez anos disse em entrevista a O JOGO que o Braga teria de investir mais no atletismo. Passados estes anos o clube parece estar ainda mais débil. A que se deve?

Isso é verdade. Acho que esperei demasiado tempo, sempre pensando que as coisas acabariam por mudar e que apareceria alguém com as minhas ambições. Alguém que visse o Sporting de Braga como eu: com orgulho, amor, vontade de engrandecer o clube. Só que me cansei. Já não tenho a irreverência dos meus 20 ou 30 anos, quando tomava posições muitas duras e tecia críticas a quem se colocasse no caminho do êxito da equipa de atletismo. Muitas vezes, a minha posição de treinadora do Braga esteve em risco devido às posições que tomava em defesa das atletas. Por vezes fui além daquilo que era suposto enquanto treinadora. Nem sempre fui compreendida, mas hoje sei que o atletismo tem este historial porque fui lutadora.
Essa força parece ter esmorecido...

Há um tempo para tudo e julgo que o meu terá chegado ao fim. Estou cansada de lutar. Estou desiludida e triste. Daí estar a ponderar o futuro. O final da época passada foi mau de mais. No fecho das transferências, o atletismo do Braga teve uma semana negra. Saíram muitas atletas. Tinham talento, algumas eram campeãs nacionais e ainda hoje não percebo como foi possível. Ainda pensei que a entrada de um ex-atleta para uma posição importante na direcção do clube pudesse alterar o sentido das coisas. Mas o tempo mostrou que estava enganada. Nada se alterou.
O clube continua a formar atletas, e bem, mas depois deixa-os fugir para os mais fortes. Não há forma de travar isso?

Claro que há. Bastaria o clube apostar o que já apostou nos anos 80 e 90. Não seria nada inédito. Apenas repetir o que foi feito e bem feito no clube. Não há nada para inventar. E não falo só da questão financeira. Há um sem-número de situações que me preocupam nos últimos tempos. O desinvestimento, além de financeiro, é também nos afectos, do respeito pelo trabalho.

"Nos últimos 20 anos fiz férias quatro vezes"

Continua a ser uma das melhores treinadoras de meio-fundo e fundo. Como ainda resiste entre homens?

Devido ao gosto pela modalidade, à vontade férrea de mostrar às mulheres que é possível atingir o topo da carreira, mesmo no desporto, que é gerido e dominado por homens. Tenho também objectivos por concretizar. Já conquistei muitas coisas bonitas, mas há algo que continuo à procura e talvez seja isso que ainda me prende.
Então pensa continuar mais uns anos?

Tenho um compromisso com algumas atletas. Não abandonarei a modalidade antes do final da época e os Jogos Olímpicos serão um factor decisivo para a minha decisão. Depois de fazer o balanço, poderei prolongar ou não a minha carreira por mais um ciclo olímpico. Ficar mais tempo depende de muita coisa. Para lá de 2016 é que não me revejo...
É treinadora profissional?

Não, a minha profissão actual é psicóloga. Durante cerca de 24 anos fui professora de Educação Física. No entanto, considero-me uma treinadora profissional. Pelo empenho, pela dedicação, pelas horas diárias que dedico ao treino, pelo investimento ao longo dos anos e pelos resultados! Enfim, o meu profissionalismo está evidente no trabalho realizado.
Alguma vez o foi?

Posso considerar que sim. Entre 1994 e 2000 estive requisitada pela FPA e durante esses anos fui profissional a 100%. Estava na pista das 9h30 às 12 horas e das 16 às 20h30, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados, quando não havia competição, treinava das 9h30 às 12 horas. Não havia dia de descanso, como nas modalidades colectivas, não havia férias de Verão. Nos últimos 20 anos fiz férias quatro vezes, e de uma semana a 10 dias de cada vez.
Ser profissional é fundamental?

Não direi que é fundamental, porque consegui coisas importantes em períodos que não estava a tempo inteiro. Mas é muito importante. Curiosamente, foi nos anos em que estive requisitada que as minhas atletas conseguiram melhores resultados.

Protecção a clubes com formação

Como avalia o facto de clubes como o Maratona e a Conforlimpa não fazerem formação e contratarem os que outros formaram?

Isso acontece porque lhes é permitido e porque existem clubes como o Sporting de Braga a formar os atletas. Admito que possa haver clubes que apostem simplesmente no alto rendimento. Mas para eles deveria existir um regulamento de transferências diferente.

Há regulamentos para salvaguardar os clubes formadores...

Há. Mas julgo que os valores envolventes estão desactualizados. As contrapartidas deveriam ser repensadas. E deveriam ser "protegidos" os clubes que fazem verdadeiramente formação.

"Tiago Costa será o melhor português"

O Tiago Costa é mais uma revelação. Onde poderá chegar?

Aos 23 anos já é um dos melhores portugueses da actualidade. Prevejo que a médio prazo possa ser o melhor fundista português. Tem tudo para atingir esse patamar: talento, humildade, capacidade de trabalho, espírito de sacrifício e grande vontade de vencer.
Há diferenças a treinar atletas masculinos e femininos?

A maioria das mulheres é mais emotiva, lutadora e determinada, mas também mais complicada a gerir as emoções. Como em tudo, há excepções. Os homens, por natureza são mais materialistas, mais picuinhas e mais destemidos.
O meio-fundo e fundo vive momentos menos brilhantes?

Não concordo. A nível europeu continuamos a ter muito bons resultados no sector feminino. Dominamos os rankings europeus dos 10 000 m, meia-maratona e temos excelentes maratonistas. Falta-nos apenas um atleta a ganhar uma medalha num Mundial ou Jogos Olímpicos para não se dizer mais isso.
Há jovens com talento?

Há jovens com qualidade. Não podem é queimar etapas na sua formação. Têm de saber esperar, ter enquadramento técnico e apoio médico, sobretudo na prevenção.

"Ando mais preocupada"

Doping: como vê e analisa este flagelo?

A minha posição sempre foi e é a mesma: punição total para os prevaricadores. No entanto, estou apreensiva relativamente a situações que não podemos controlar: ninguém nos dá garantias de determinado suplemento poder estar contaminado. Após o caso da Sara Moreira, fiquei ainda mais preocupada. Pode acontecer a qualquer um.

"Medalha olímpica é um desafio"

A Dulce Félix vem no seguimento de outras grandes fundistas que orientou. Que semelhanças encontra, por exemplo, entre a Dulce e a Manuela Machado?

A Dulce é, de certa maneira, uma atleta "à moda antiga". Tem um espírito de sacrifício e uma entrega ao treino notáveis. É lutadora, tal como a Manuela e, como é óbvio, tem o talento de uma campeã.
Face ao domínio africano na maratona, a Dulce pode ir ao pódio de um Mundial ou de uns Jogos Olímpicos?

Por que não? Sei que é extremamente difícil, mas não há impossíveis. Temos de ter objectivos, e uma medalha num campeonato do mundo ou Jogos Olímpicos é um desafio que quero pelo menos tentar. Temos de ser ambiciosos, mas ao mesmo tempo com os pés bem assentes na terra. A Dulce é jovem e ainda agora se estreou na maratona, tem um longo caminho a percorrer.
A Dulce é maratonista por vocação, ou por questões de ordem financeira?

As motivações terão de lhe perguntar a ela. Fui eu que a incentivei a fazer uma experiência na maratona, porque lhe reconheci potencial para grandes resultados. Ela acredita em mim e, como tal, avançamos para a aventura, que se veio a mostrar acertada.

"Orgulho na Jéssica"

Foi a Sameiro a formar a Jéssica Augusto. Quando a vê correr ainda sente que existe nela um pouco de si?

Claro que sim. Treinei a Jéssica sete anos, com os resultados que são conhecidos. A Jéssica foi campeã da Europa de Juniores e orgulho-me do trabalho que realizei com ela. Caso a sua formação desportiva não fosse a mais correcta, com certeza não teria conseguido atingir o nível que atingiu.
Mas deixaram de se entender?

Não deixámos de nos entender. Foi uma decisão da Jessica num momento complicado da carreira dela. Continuo a sentir um grande carinho por ela, continuamos amigas.
Conhece bem a Jessica e a Dulce. Qual tem mais perfil para maratonista?

Não respondo a essa questão por uma questão de delicadeza. Só adianto que são atletas muito diferentes, com personalidades bem distintas.

É psicóloga para ser melhor treinadora

"Sou psicóloga no Externato Infante D. Henrique e vice-presidente da Alfacoop, cooperativa de ensino. Sou também técnica nacional de meio fundo, além de coordenadora técnica da equipa de atletismo do Sporting de Braga", diz Sameiro Araújo sobre os seus cargos actuais, lembrando que atingir o reconhecimento não foi fácil para uma mulher. "O início da minha carreira foi complicado. Tinha a vantagem de treinar só mulheres e as atletas de há 20 ou 30 anos tinham uma mentalidade mais fechada. Mas no início da minha carreira havia também o reverso da medalha. Havia muita relutância por parte dos homens/rapazes para treinar com uma mulher", explica. Sameiro Araújo entrou no atletismo aos dez anos. "A minha professora de Educação Física levou-me a uma prova de velocidade e de salto em comprimento no Estádio 1º de Maio e o bichinho ficou até hoje", diz. Ainda é treinadora no mesmo local, pois como atleta não teve grande êxito, e a sua vida moldou-se à modalidade. "Optei por uma profissão ligada ao Desporto, quando antes pensava em Direito, e formei-me em Psicologia por sentir uma lacuna enquanto treinadora", diz.


O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga apresenta reforços

Rúben Amorim quer ganhar títulos


Para além do médio emprestado pelo Benfica, os bracarenses anunciaram, finalmente, a contratação do «central» brasileiro, Samuel.

O Sporting de Braga apresentou ontem os últimos reforços de inverno para Leonardo Jardim. O «central» Samuel (ex-Anderlecht) e Rúben Amorim, vão representar os bracarenses até final da próxima temporada e já falaram como jogadores bracarenses. Em declarações ao «site» oficial do clube, o ex-jogador do Benfica mostrou-se satisfeito por rumar ao Minho, onde acredita que será bem sucedido. 'Estou muito feliz por estar em Braga. Ouvi dizer muito bem deste clube e os resultados falam por si. Espero dar continuidade ao sucesso que outros jogadores têm vindo a ter aqui no Sporting de Braga e fazer um grande campeonato. Com títulos, se possível', afirmou Rúben Amorim.
Já o brasileiro Samuel, de 25 anos, que treinava em Braga há cerca de três semanas, mas só ontem foi inscrito na Liga de clubes, disse ser 'muito gratificante ter a oportunidade de vestir a camisola do Sporting de Braga', 'Espero ter uma grande história de sucesso neste clube e espero que com títulos', afirmou.
Por outro lado, António Salvador elogiou os reforços, mas não quis destacar Rúben Amorim por ter vindo do Benfica. 'É um reforço como todos os outros, mais um jogador que vem ajudar e acrescentar qualidade à que já existia no plantel', limitou-se a dizer o presidente brancarense, antes de prometer um Sporting de Braga a continuar a lutar pelos primeiros lugares: 'No princípio da época, disse que ia lutar pelos primeiros lugares e muitos de vocês, e alguns cronistas, riram-se de mim, principalmente depois da debandada de jogadores e treinadores. Mas só eu é que sei o que falei com as pessoas e com os jogadores que chegaram sobre o que queríamos, e tínhamos a certeza que, com trabalho, paixão, união e solidariedade íamos chegar onde estamos', declarou António Salvador.

Ambição. Rúben Amorim quer ajudar Sporting de Braga a conquistar títulos


PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

Primeiro treino de Rúben Amorim
Por Pascoal Sousa

Leonardo Jardim orienta neste momento um treino à porta fechada, no relvado secundário do Estádio Axa, preparando o jogo de sábado, frente ao Portimonense, para a terceira e última jornada do grupo C da Taça da Liga.

Destaque para a plena integração de Rúben Amorim, que pela primeira vez se treina com os novos companheiros. Em face da ausência de Djamal, que só deverá regressar da seleção da Líbia na sexta-feira, e da lesão de Luís Alberto, é bem possível que o ex-benfiquista seja chamado por Jardim para a convocatória do jogo frente ao algarvios.

De baixa continua Carlão, ainda afetado pelo síndrome gripal que o afastou à última hora do jogo com o Marítimo. Imorou e Nuno André Coelho treinam-se integrados mas ainda sob vigilância médica, enquanto Paulo Vinícius e Baiano dão continuidade aos respetivos programas de reabilitação física.

A Bola

Bruno3429

Mérito a quem o merece
Luís Miguel Rosa

É de elementar justiça dar mérito a quem o merece. E, por muito que se desgoste, a excelente equipa do treinador madeirense Leonardo Jardim teve mérito. Foi melhor, mais consistente e levou os tão desejados três pontos de volta para Braga, ameaçando seriamente o segundo lugar no pódio ocupado pelo seu vizinho FC Porto. Mas se por um lado é justa a vitória da equipa bracarense, será igualmente injusto não relevar o que de bom fez este nosso Marítimo.

Em dia de encerramento da 17ª jornada da Liga Zon Sagres, era indesmentível que a massa adepta sonhava com uma aproximação ao terceiro lugar da classificação. Alguém imaginaria isto no início da temporada? Numa segunda-feira igualmente marcada pela cerimónia de comemoração dos sócios que há um quarto de século envergam as cores verde-rubras, e abrilhantada pela humildade de um jovem senegalês que veio despedir-se do clube que o lançou para a ribalta (e ao qual eu faço votos de enorme sucesso, tão grande como a sua gentileza e vontade), estavam os dados lançados para mais um feito nesta belíssima temporada.

O Marítimo ainda se encontrou a vencer na partida, fruto de um golo de Pouga, marcado aos 30 minutos de jogo, mas a sua exibição na globalidade foi menos exuberante que o habitual e demonstrativa de alguma ansiedade na abordagem à disputa, o que pode, de alguma forma, explicar alguns desacertos defensivos e faltas de concentração que, juntamente com a mais-valia e experiência do conjunto bracarense, ditaram a reviravolta na segunda parte. Depois a (evitável) expulsão de Robson, que levou a mão onde deveria estar o pé ou a perna, num momento em que o jogo estava de alguma forma equilibrado, tornou a tarefa do Marítimo muito mais complicada que, valha a verdade, tudo fez em busca do tento da igualdade que acabaria por não surgir.

Independentemente destas considerações importa ressalvar que o Marítimo manteve o quinto lugar e as suas aspirações intactas. Não deixa de também ser importante lembrar que o Marítimo sofreu "apenas" a sua quarta derrota em 17 jogos na Liga, curiosamente registadas frente a Benfica, Porto e Braga (2). Para baixo o registo ainda está imaculado. Alias, ao 25º jogo oficial, este Marítimo de Pedro Martins regista a impressionante marca de 15 vitórias, 5 empates e 5 derrotas. Com todas as limitações que este plantel apresenta é obra, meus amigos! É obra!

Diario de Notícias da Madeira

JotaCC

Atlético Madrid não exerceu direito de compra sobre Pizzi
Extremo continua em Espanha até junho

O Atlético Madrid não exerceu o direito de compra sobre o extremo Pizzi, emprestado pelo Sp. Braga aos espanhóis até ao final da temporada, revelou esta quarta-feira o clube madrileno à agência Lusa.

"O Atlético Madrid não exerceu o direito de compra sobre Pizzi, mas ele vai ficar connosco até ao final da temporada e o técnico está muito contente com ele, assim como os seus companheiros de equipa", afirmou fonte oficial do clube da capital espanhola à Lusa.

Pizzi, de 22 anos, ingressou no Atlético Madrid nos últimos dias de agosto de 2011, tendo o clube agora treinado por Diego Simeone ficado com opção de compra sobre o extremo.

O acordo estabelecia que se o clube, onde também jogam os portugueses Sílvio e Tiago, quisesse exercer esse direito teria de pagar 15 milhões de euros ao emblema liderado por António Salvador e, mesmo que isso não acontecesse, o jogador acabaria a época em Madrid.

O extremo luso, que ainda jogou nas duas primeiras jornadas pelo Sp. Braga, não conseguiu agarrar a titularidade no Atlético Madrid e poucas vezes tem sido utilizado nos colchoneros.

RECORD

JotaCC

At. Madrid não exerceu opção de compra por Pizzi
Português continua emprestado pelo Sp. Braga até final da época.

O Atlético de Madrid optou por não exercer a opção de compra relativa a Pizzi, jogador emprestado pelo Sp. Braga. Os «colchoneros» tinham de pagar 15 milhões de euros pelo jogador, que em todo o caso fica na capital espanhola até ao final da presente temporada.

«O Atlético de Madrid não exerceu o direito de compra sobre Pizzi, mas ele vai ficar connosco até ao final da temporada e o técnico está muito contente com ele, assim como os seus companheiros de equipa», disse fonte oficial do emblema espanhol à agência Lusa.

Pizzi fez, até ao momento, dez jogos pelos «colchoneros» (apenas dois como titular), e marcou um golo.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Alterações à 20.ª jornada
Por Redação

Foram hoje divulgadas as alterações ao programa da 20.ª jornada da Liga, que será disputada entre 24 e 27 de fevereiro.

Programa:

Dia 24 (sexta-feira)
Marítimo-UD Leiria, 20.15 SportTV1

Dia 25 (sábado)
Académica-Benfica, 20.15 SportTV1

Dia 26 (domingo)
P. Ferreira-Nacional, 16.00
Olhanense-Gil Vicente, 16.00
Beira-Mar-V. Setúbal, 16.00
Sporting-Rio Ave, 18.15 TVI
FC Porto-Feirense, 20.15 SportTV1

Dia 27 (segunda-feira)
SC Braga-V. Guimarães, 20.15 SportTV1

A Bola