News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/01

Started by JotaCC, 20 de January de 2012, 07:05

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Mesquita Machado - "Melhor prenda seria o título da I Liga"

O presidente da Câmara Municipal de Braga fez questão de assinalar o 91.º aniversário do Sporting de Braga, destacando as alegrias que o clube tem dado à cidade e às suas gentes, além do trabalho que desenvolve em prol da juventude, não só no futebol como nas mais diversas modalidades. O grande desejo do edil passa por festejar o título de campeão, um sonho antigo que Mesquita Machado mantém vivo. "Felicito o Sporting de Braga pelos seus 91 anos. são 91 anos que tem contribuído para engrandecer o nome de Braga", salientou o autarca, no final da reunião de câmara realizada ontem.

O Sp. Braga, segundo Mesquita Machado, vai muito além do futebol profissional. "O clube tem realizado um excelente trabalho no âmbito da formação da nossa juventude, porque além do futebol profissional o Sporting de Braga tem uma excelente escola de futebol, tem atletismo, tem outras modalidades e até desporto adaptado para jovens portadores de deficiências", salientou. E foi nesse contexto que expressou os "os parabéns ao Sp. Braga, que é o clube de todos os bracarenses". Como nota final fica expresso o desejo que, por certo, se estende aos demais adeptos bracarenses. "Espero uma prenda e que essa prenda seja aquilo que vos falara que é um título ao nível da primeira Liga. Lá chegaremos".


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Finalmente Samuel ainda sem ser oficial
BRASILEIRO treina-se e AGUARDA por FUMO BRANCO

Ao fim de duas semanas de estada em Braga, deu finalmente para ver Samuel em ação. O defesa-central continua a treinar-se junto do plantel de Leonardo Jardim, mas para todos os efeitos ainda não pode ser dado como verdadeiro reforço de inverno. Isto porque o brasileiro, de 25 anos, ainda não foi sequer apresentado oficialmente pelo novo clube e a sua inscrição, claro, não entrou na Liga.

A questão é que a confirmação de Samuel está a ser estrategicamente adiada, uma vez que António Salvador espera ainda chegar a acordo para o regresso de Paulão ao clube.


RECORD

JotaCC

Voltou Nuno André Coelho

A lei da concorrência voltará a imperar muito em breve na defesa do Braga, devastada, de forma inesperada, pelas lesões graves de Nuno André Coelho, Paulo Vinícius, Baiano e Imorou, como se não tivessem bastado as saídas de Moisés (Al-Rayyan), Rodríguez (Sporting), Miguel Garcia (Orduspor) e Sílvio (Atlético de Madrid). As recentes contratações de Miguel Lopes e Samuel (ainda por inscrever na Liga) resolveram parte do problema e o regresso, ontem, de Nuno André Coelho aos treinos, sem restrições, só pode significar um leque mais alargado de opções. Como Salino tem funcionado bem como lateral-direito, na condição de adaptado, e o central Palmeira mantém-se a trabalhar com o plantel profissional desde que foi requisitado ao "satélite" Vizela, pode mesmo dizer-se que Leonardo Jardim se depara actualmente com um curioso excesso de contingente no sector.

É claro que a reintegração de Nuno André Coelho não indicia uma utilização imediata. Afastado da competição desde o começo de Setembro, altura em que foi operado a uma rotura ligamentar do joelho direito, o central português tem ainda várias etapas para queimar até recuperar a condição física ideal, mas a sua disponibilidade vem mesmo a calhar para a recepção ao Besiktas (Turquia), na primeira mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa, marcada para 14 de Fevereiro. Como é sabido, Samuel não pode alinhar na Liga Europa em virtude de ter participado em dois jogos pelo Anderlecht (Bélgica) e, nessa medida, apenas restavam Douglão e Ewerton como centrais com alguma experiência internacional, o que não acontece com a jovem promessa Palmeira.

No princípio do mês, já com Samuel contratado, o cenário era tudo menos animador nas contas para o centro da defesa. A aridez de soluções mantinha-se no plano internacional e desencadeou mais um ataque ao mercado em busca de um novo central. Gorado o empréstimo de Kanu, que só deixará o Standard Liège (Bélgica) num contexto de venda; António Salvador tentou o regresso de Paulão, mas o defesa não está disposto a prescindir do salário (elevado) que aufere no Saint-Étienne (França). Nuno André Coelho voltou em boa altura.


Génova e Hertha de olho em Lima


Mais "matador" do que nunca, Lima continua a despertar a atenção de clubes europeus com poderio económico. Com contrato válido até 2013 e blindado por "apenas" cinco milhões de euros, o avançado tem sido seguido atentamente pelo Génova (Itália) e Hertha de Berlim (Alemanha), mas à SAD do Braga não chegou ainda qualquer proposta de compra do seu passe. Por outro lado, António Salvador, o presidente do clube, já deixou bem claro que não está na disposição de negociar qualquer jogador em Janeiro, ao invés do que se verificou há um ano, pelo que a transferência do avançado só avançará no fim da época.


Miguel Lopes operacional

Emprestado pelo FC Porto até ao fim da época, Miguel Lopes acelera para a estreia. O lateral-direito cumpriu nos últimos dias um programa de reforço muscular e integrou ontem o primeiro treino com a nova equipa, sendo, por isso, improvável a sua inclusão na convocatória para o jogo com o Rio Ave.


Inscrição de Samuel mais facilitada

Se a inscrição de Samuel estiver congelada somente por não poder alinhar em jogos da Liga Europa, o brasileiro tem bons motivos para respirar fundo, de alívio, com o restabelecimento de Nuno André Coelho. Prestar a cumprir a última etapa da sua recuperação, relacionada somente com a recuperação da forma física, o central português passará a entrar nas contas de Leonardo Jardim para os jogos europeus, assumindo-se como alternativa a Douglão ou Ewerton, tornando ao mesmo tempo menos relevante o "handicap" de Samuel, que já assinou um contrato válido para os próximos 18 meses, com opção de renovação por mais três épocas. O cenário de empréstimo a outro clube não está totalmente posto de parte, mas o tempo parece jogar a favor do ex-defesa do Anderlecht, tanto mais que o Braga tem-se deparado com dificuldades em descobrir no mercado central de renome, financeiramente acessível.


"Entrada no novo ano foi fantástica"


O lado obscuro de 2012 não tem passado de um pseudomito para o Braga. Em campo, as vitórias seguem encadeadas e ninguém quer perder a embalagem, incluindo Custódio, que aproveitou a ida de Djamal para a selecção da Líbia, apurada para a Taça das Nações Africanas, para reconquistar um lugar no meio-campo. "A entrada no novo ano foi fantástica. Temos três vitórias e conseguimos praticamente o apuramento para as meias-finais da Taça da Liga. Era um dos nossos objectivos para esta época. Por outro lado, ganhámos ao Sporting. Foi uma vitória muito importante e estamos em vantagem na luta pelo terceiro lugar. Estamos muito motivados com o trabalho que temos desenvolvido", observou.

A recepção ao Rio Ave é o próximo teste à força arsenalista e o "trinco" só aposta na vitória. "Vamos com grande ambição para o próximo jogo, de modo a mantermos a vantagem de três pontos em relação ao Sporting. Só o triunfo interessa contra o Rio Ave", apontou, parcialmente alheio à deslocação do Sporting a Olhão. "Não estamos preocupados com os outros, só com o nosso trabalho. Se vencermos os nossos jogos, estaremos mais perto de fazermos história e de alcançar metas importantes", vincou.

Com mais 11 pontos do que na época passada em igual período do campeonato, o Braga actual até parece superior, mas Custódio evita a comparação. "São contextos diferentes. São dois grandes Bragas, com grandes equipas e bem orientados. A ambição sempre foi a mesma: ganhar cada vez mais", assegurou, usando do mesmo cuidado para comentar a polémica envolvendo o ex-treinador Domingos Paciência e os companheiros Mossoró e Hugo Viana, acusados de atitudes antidesportivas pelo actual técnico do Sporting. "Não ouvi nada, só soube pela Imprensa. Todos são bons profissionais. Apenas li o que disse o Domingos Paciência, mas não assisti a nada. Conheço bem o Hugo Viana, o Mossoró e o Domingos e é tudo gente que se dá ao respeito", esclareceu.

De volta ao presente, o médio não se esqueceu do aniversário do clube. "Dou os parabéns ao Braga pelos seus 91 anos de história. Espero que este clube continue a fazer história nos próximos anos", desejou, reportando-se, por exemplo, à participação na final da Liga Europa. "Foi um ano (2011) bastante bom, tirando algumas contrariedades que aconteceram comigo e outros companheiros."


Aniversário dos 91 anos animado pela festa da Champions


A ultrapassagem ao Sporting e a ocupação isolada do terceiro lugar deixaram de ser fenómenos para um Braga em franca expansão europeia e a caminho do centenário. Nas comemorações oficiais do 91º aniversário, José Mendes, o presidente da assembleia geral, disse mesmo que a actual classificação deve ser encarada como "uma certa obrigação". "É lá que estamos e que queremos continuar. É evidente que todos temos o desejo de estar em zona de qualificação europeia e, sobretudo, em zona de qualificação para a Champions", disse o dirigente, que presidiu ao hastear da bandeira no Estádio AXA e à missa em memória dos fundadores do clube na capela do cemitério de Monte d'Arcos. Sobre as acusações polémicas de Domingos Paciência, envolvendo o técnico Leonardo Jardim e os jogadores Hugo Viana e Mossoró, José Mendes reagiu com diplomacia. "Temos consideração pelo Domingos que foi uma pessoa que serviu bem o Braga. Convém não termos a memória curta. As coisas não estão fáceis para o Sporting e desejo-lhe as maiores felicidades", comentou.


Wanderson cresce entre os "trincos"

Chamado à equipa principal do Braga na semana anterior ao jogo com o Beira-Mar, Wanderson parece ter conquistado a confiança de Leonardo Jardim. O trinco brasileiro tarda em ser devolvido ao Vizela e nem a recente contratação de Luís Alberto, ex-Nacional, complicou a sua situação, apesar de o treinador ter à disposição Custódio e Vinícius. Oriundos também do clube-satélite, o guarda-redes Rui Vieira, o central Palmeira e o médio-ofensivo Nuno Valente mantêm-se na Pedreira.


João Mendonça faleceu aos 82 anos


Herói do Braga na década de 1950, juntamente com os irmãos Jorge e Fernando, João Mendonça faleceu no passado domingo aos 82 anos em Madrid. O antigo jogador arsenalista chegou a representar o Atlético de Madrid, ao serviço do qual conquistou a Taça das Taças (1961/62), e o Barcelona. Numa nota colocada no sítio oficial do Braga na internet, podia ler-se ontem que Mendonça "é um expoente da memória do Braga que irá perdurar". "Neste dia especial, recordam-se aqueles que, com os feitos, esforço e árduo trabalho, contribuíram para a realidade de 91 anos de história".


O JOGO

JotaCC

Custódio manda «recado» aos adversários

'Ambição no Sporting de Braga é cada vez maior '


Custódio elogiou a 'entrada fantástica', do Sporting de Braga em 2012 e deu conta de uma 'ambição cada vez maior', no clube minhoto. Para o médio português, a ambição da equipa passa por vencer o próximo jogo frente ao Rio Ave e 'manter os três pontos de vantagem para o quarto lugar', ocupado pelo Sporting. 'A entrada no ano foi fantástica, com três vitórias. Conseguimos praticamente o apuramento para as meias-finais da Taça da Liga e uma vitória importantíssima sobre o Sporting que nos fez ganhar vantagem no terceiro lugar. Estamos satisfeitos e motivados com o trabalho que desenvolvemos', referiu Custódio, depois do treino de ontem dos «arsenalistas».
Este Sporting de Braga tem mais 11 pontos do que na mesma fase do último campeonato, mas o jogador recusou dizer se esta equipa é melhor que a da época passada. 'Podemos dizer que são duas grandes equipas, dois grandes Bragas, com grandes jogadores e bem orientados, mas a ambição é cada vez maior e é assim que continuará', salientou.

'Fase fantástica', Custódio quer mais vitórias


Quatro meses depois

Nuno André Coelho regressou aos treinos

O futebolista do Sporting de Braga está completamente recuperado da grave lesão no joelho direito contraída em setembro do ano passado e trabalhou pela primeira vez sem limitações no treino de ontem dos bracarenses. A recuperação demorou pouco mais de quatro meses e o jogador está longe ainda dos índices físicos ideais para regressar desde já aos jogos oficiais. No treino de ontem, no dia do 91.º aniversário do clube, os titulares do jogo de quarta-feira, para a Taça da Liga, que venceram o Penafiel, saíram mais cedo.

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Luís Alberto volta a ser opção

O SC Braga treina esta manhã à porta fechada, nos relvados secundários do Estádio AXA, onde prepara o encontro frente ao Rio Ave de domingo, às 16.15 horas.

Leonardo Jardim já conta com o médio brasileiro Luís Alberto. O jogador contratado em janeiro ao Nacional tinha falhado a sessão de ontem para fazer gestão de esforço, mas hoje já subiu ao relvado.

No departamento médico continuam Baiano, Paulo Vinicius e Imorou.

Ausente da sessão esteve também Djamal, que está ao serviço da seleção da Líbia para a CAN.

A BOLA