News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Entrevista de Micael Martins ao Correio do Minho

Started by TRINCADO, 27 de December de 2006, 12:24

Previous topic - Next topic

TRINCADO

Teve um final de ano quase perfeito...

- Quando acabou o jogo com o Vitória de Guimarães a sensação que tive, e creio que foi geral, foi a de que não podia ter feito melhor, pois terminamos o ano com 6 pontos de diferença do 2º classificado, com 12 vitórias e apenas dois empates e sem derrotas. Penso que este seja registo único nos juvenis. Terminar a 1ª Fase sem derrotas pode servir de estímulo. Obviamente face a estes resultados sentimos todos orgulho e felicidade, especialmente jogadores e treinadores, mas não mais que isso, sentindo no balneário uma grande tranquilidade por parte dos jogadores, sem excesso de euforia... mas até ao momento os jogadores têm tido muito mérito nos resultados. 


Até onde pode chegar este Braga?

- Neste momento, não sabemos onde podemos chegar, mas existem objectivos que queremos alcançar. O grupo está nesta posição porque foram acreditando progressivamente nas suas capacidades, no trabalho desenvolvido, na força do colectivo. Esta equipa é eminentemente colectiva: "ideia de jogo – todos pensam o mesmo ao mesmo tempo". Obviamente somos muito ambiciosos e nós enquanto equipa técnica, vamos fazer todos os esforços no sentido de optimizar as capacidades dos jogadores, de forma a podermos chegar o mais longe possível. Portanto, vamos ver até que ponto conseguimos evoluir.


Em 2007 faz 10 anos que está no clube, qual a sensação?


- A sensação é óptima e neste momento estou feliz aqui. Sinto que estou a contribuir para o crescimento dos jogadores com quem trabalho. Gosto dos jogadores e penso que os jogadores também gostam de mim.


Quais as suas ambições?

- Quem me conhece bem sabe aquilo que eu pretendo. Sou bastante ambicioso, mas também sei que não sou o melhor treinador do Mundo. Contudo, acredito que sou bastante bom naquilo que faço e se tiver uma oportunidade, daquelas que aparecem uma vez na vida, vou agarrá-la com toda a força. Gostava de ganhar um lugar na história do Sporting Clube de Braga, e sei perfeitamente o que fazer para isso acontecer.     


Apesar de não ter sido jogador profissional também jogou futebol?

- Claro que sim, comecei a jogar aos sete anos e passei pela formação do Braga e Ginásio da Sé. Como sénior joguei até aos 22 anos em vários clubes da cidade (Divisão de Honra - distrital) depois abdiquei de jogar para estudar com o objectivo de um dia poder ser treinador. E claro, para quem não foi profissional de futebol, o caminho a percorrer terá que ser este. Isto é, conheci rapidamente as regras do jogo, entendi como me tinha de comportar e percebi que  sem padrinhos nem currículo como jogador, tinha que me impor pela vontade, competência e capacidade. Para isso tinha que ter conhecimentos e foi o que fiz e sinto que neste momento estou melhor do que quando comecei a minha carreira como treinador.   


Qual o segredo do trabalho dos juvenis?

- Não existem segredos. Temos tido a preocupação de adaptar o jogo e o treino às características mentais e físicas dos jogadores, de modo a que estes se sintam estimulados. Treinamos no sentido colectivo de jogo, fraccionando o grupo de trabalho em pequenas sociedades, isto é, há que trabalhar globalmente o atleta de forma a corrigir os erros cometidos e o que queremos melhorar. Treinamos com o objectivo de melhorar sob o ponto de vista do jogo, tendo claramente definido um modelo e os princípios orientadores. O que acontece diariamente é a aplicação desses princípios na busca da melhoria da qualidade do jogo e daquilo que é a nossa forma de jogar e pensar o jogo, "a nossa identidade". Convém salientar que esta é apenas a minha opinião e esclarecer que não afirmei, nem nunca o farei, que a nossa forma de trabalhar é que está correcta e que todas as outras estão erradas. Aquilo que eu posso dizer é que a equipa técnica dos Juvenis trabalha de determinada forma e que até ao momento temos tido resultados positivos. 


O momento passado na equipa B, com manutenção alcançada e num ápice a extinção, foi marcante a nível pessoal? E a nível profissional?

- Obviamente que sim, eu diria mais não foi marcante apenas para mim, mas sim para todo o grupo de trabalho, havia uma identidade "mística" muito forte na Equipa B.
Recordo que nas últimas 8 jornadas tínhamos que vencer 6 jogos para garantir a manutenção e, naturalmente, face à juventude do grupo, as emoções começaram a aumentar, até porque ninguém queria falhar. Ninguém queria ficar ligado à descida de divisão da equipa B. Felizmente para todos nós conseguimos alcançar esse objectivo, para tal acontecer foi necessário encarar as últimas oito jornadas como autênticas Finais....Obviamente depois deste feito, quando soubemos da noticia (extinção da equipa) instalou-se uma frustração muito grande em toda a gente que estava envolvida nesta equipa. Para mim, tanto a nível pessoal como profissional, foi uma frustração enorme, depois de todo o percurso que tive no clube. Neste momento, e como já passou algum tempo sinto que foi bastante importante para mim passar por esta experiência, até porque no mundo do futebol tudo é possível, e o pior que pode acontecer a um treinador é pensar que é dono de um lugar.


Houve alguma hesitação entre passar da II divisão para o escalão juvenil?


- Não, era mais ou menos inevitável, até porque a decisão da extinção da equipa B foi tardia, e também porque me sinto bem neste clube, e as pessoas gostam e estavam contentes com meu trabalho anterior. Senti-me querido por eles, por isso não podia recusar. Sou optimista e acho que as oportunidades no futebol profissional vão surgir mais vezes.       


No balneário dos juvenis do Braga a palavra título existe ou é assunto proibido?


- É um assunto proibido, aliás não faz sentido nenhum falar em títulos nesta altura do campeonato, até porque a estrutura do campeonato dos juvenis requer muitos cuidados especialmente na 2ª fase onde a margem de erro é nula. No entanto, tal como referi anteriormente, somos um grupo bastante ambicioso e sabemos até onde queremos chegar. Mas neste momento apenas estamos concentrados na 1ª fase do campeonato, e não nos vamos iludir com estes resultados iniciais, garantidamente! No entanto, a forma como os jogadores se comportaram nestes cinco meses faz com que tenha enorme confiança no grupo de trabalho. Aproveito também para enaltecer o excelente trabalho desenvolvido pelos meus colaboradores em especial ao Freitas e Adelino que têm sido simplesmente fantásticos.   


Sabe-se que alguns jogadores têm sido alvo de cobiça e observações?

- Está a criar-se uma sensação óptima à volta da equipa e é natural que se comece a despertar curiosidade em torno da equipa e consequentemente nos jogadores. Mas também acredito que os meus jogadores não se vou deixar iludir e vão continuar a jogar como sempre, com muita humildade e para ganhar! Algum dia poderemos vir a não jogar bem e perder um jogo mas, o dia-a-dia diz-me que os jogadores gostam de ganhar e encarar os jogos a sério, têm orgulho no que fazem e no clube que representam.       


Ainda na quarta-feira Agostinho Oliveira esteve a observar o jogo...

- É perfeitamente normal, neste momento somos a equipa com mais pontos, com mais golos marcados e das melhores defesas do campeonato nacional. É natural que os jogadores sejam observados por técnicos da selecção. 


A questão dos coreanos. Regressam ou não? Fazem falta?

- Os directores do Braga estão a fazer tudo o que está ao seu alcance para que os jogadores possam ser inscritos. Os atletas só regressam em Janeiro caso sejam inscritos, caso contrário, permanecem na Correia. Fazem Falta? Não quero individualizar as suas qualidades, mas neste momento existe um grande empatia com os nossos jogadores e o grupo de trabalho sente a falta deles.     


in Correio do Minho 27/12/2006

jaimec

O Micael tem muito valor, e é competente e profissional ... atenção direcção, o SCBraga não é só jogadores de futebol ! Não deixem fugir os valores que despontam ,por favor .

1

Não conhecia mas gostei da entrevista. Espero que continue a carreira brilhante dos juvenis

Ricardo

O professor Micael, juntamente com o resto da equipa técnica está a moldar uma verdadeira equipa. Quem os vê a jogar sabe do que falo. Não há vedetas nem armantes. Todos lutam por ganhar e é impressionante ver o futebol que já praticam, especialmente a nível da recuperação de bola e re-organização de jogo (digo eu!).
Também é veemente a onda de entusiasmo criada por esta equipa, contra o Guimarães estavam na boa mais de 200 pessoas a ver o jogo numa tarde em que fez um briol desgraçado! Pudera, um goal average de +44 golos diz qualquer coisa!
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

java

Parabens ao Micael pelo trabalho desenvolvido,mas nao nos esqueça-mos que tambem tem muito mérito o Domingos Costa que trabalhou a época passada com esta equipa nos distritais onde em vinte e dois jogos ganhou vinte e um.Bem hajam ao dois

cardoso

Gostei.
O Micael está de parabéns pela entrevista e pela excelente carreira nos juvenis.

Freitas

Quem tem o privilégio de conhecer o Micael pessoalmente, sabe que ele é capaz e muito dedicado no que faz e acrescenta a tudo isso uma grande dose de orgulho braguista....
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

TRINCADO

Quote from: Ricardo on 27 de December de 2006, 20:01
O professor Micael, juntamente com o resto da equipa técnica está a moldar uma verdadeira equipa. Quem os vê a jogar sabe do que falo. Não há vedetas nem armantes. Todos lutam por ganhar e é impressionante ver o futebol que já praticam, especialmente a nível da recuperação de bola e re-organização de jogo (digo eu!).
Também é veemente a onda de entusiasmo criada por esta equipa, contra o Guimarães estavam na boa mais de 200 pessoas a ver o jogo numa tarde em que fez um briol desgraçado! Pudera, um goal average de +44 golos diz qualquer coisa!

Faço minhas as palavras do Ricardo. Esta equipa de juvenis está a revelar uma maturidade extraordinária e muito entendimento do jogo. Creio que se está a fazer verdadeira formação, e arrisco-me a dizer que nos moldes actuais do futebol mundial, é o tesouro mais precioso que um clube pode ter, simboliza sobrevivencia e crescimento.
Acho também que esta é a entrevista que já faltava.

disco infiltrator

A escolinha da Quinta da Capela a funcionar :-) Parabéns Micael pelo excelente trabalho!

2378


   Parabéns aos juvenis e da entrevista retiro


  "Algum dia poderemos vir a não jogar bem e perder um jogo mas, o dia-a-dia diz-me que os jogadores gostam de ganhar e encarar os jogos a sério, têm orgulho no que fazem e no clube que representam. "   


    temos de conseguir chegar a uma fase-final.

Força Juvenis

Pé Ligeiro

Parabéns Micael pela execelente época que os juvenis estão a fazer. Há ali mão de mestre...
BRAGA SEMPRE MAIS!

lipe

Espero que o trabalho deste homem não seja em vão que não se forme para depois dar.
Continuem com o bom trabalho.

Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

soccer

Parbéns!!!! Gostei da entrevista!!! Muito nível e acima de tudo sabe o quer!!!! Parbéns Mister

senzala

#13
Senti que o homem tem garra, é bracarense e vi muita qualidade na entrevista. Só o futuro dirá até onde pode ir este treinador, espero que com o Braga. Impressionou-me o curriculo também.

Rossas - Vieira do Minho

jaimec

Pois ... já aqui dei a minha opinião sobre o Micael Martins .Mas tb soube de fonte segura que se o SCB se descuida com os seus profissionais ... provalvelmente vão-se embora, para depois irmos contratar treinadores benfiquistas ou do guimarães !

soccer

Grande Curriculum!!!! EHHHHEHEHEHEH!!!!!
Mister!!!!Parbéns mais uma vez!!!!

CHISPES

E o Diego Costa já é um fruto. Esperamos pela fornada dos juvenis. ;)
Bem-vindo Jorge Costa

oarsenalista

a grande virtude do micael foi deixar a equipa jogar como aprendeu, e sem tirar o teu mérito, nunca esqueças que a honestidade é o mais importante.

BRAGA FOREVER

Parabéns ao Micael Martins!

Espero que continue nesta onda de sucesso com os nossos miudos. ;)
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Vlad

Tenho acompanhado os excelentes resultados da equipa dos juvenis. Excelente. Parabéns!!
Mas já agora, quem é que  me pode esclarecer sobre o formato desta segunda fase? Como é que é? Quantos se apuram? Como é que funciona?
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"