News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

MEMÓRIA DE (i)LEFANTE

Started by Finesco, 27 de December de 2006, 12:02

Previous topic - Next topic

Finesco

Se a moderação do Fórum concordar, este tópico servirá para os membros relatarem acontecimentos passados da vida do SC BRAGA.

Isto porque, como diz o ditado:

"Recordar é Viver"


Cumprimentos,

Fino
Assinado,

Fino (de joelhos...) :-*

Finesco

#1
Na longínqua época de 1994/95, o clube era dirigido por um individuochamado Nuno Cunha e o treinador era Manuel Cajuda, na sua primeira época em Braga.
O clube vivia momentos conturbados a nível financeiro. No início da época, não havia campos de treinos e só haviam cinco bolas para treinar, segundo o então treinador.
No plantel, despontavam nomes como: Barroso, Fernando Pires, Artur Jorge, Zé Nuno, Hélder, Bruno, Baltazar...e o Magnífico e inesquecível KAROGOLÃO! Além disso, tínhamos um barrete chamado DEMOL.

Chegada a reabertura do mercado, havia a necessidade imperiosa de contratar um ponta de lança, pois, no momento o plantel só dispunha de um: o LUISINHO  ;D. O Toni nessa altura estava lesionado.
O LUISINHO, foi um dos jogadores mais cómicos que por aqui passou.

Ao contrário do que acontece agora, a reabertura era em Dezembro e as inscrições fechavam no dia 31, ou seja, antes do fim do ano.
O presidente  de então, tinha que contratar um avançado, mas não tinha dinheiro. Vai daí, só poderia ser emprestado.
O treinador de então sismou no César Brito, encostado no Benfica. Vários outros nomes foram propostos, mas, o então treinador que estava em "estado de graça", recusou-os todos.
Entre os quais, havia um jovem ponta de lança do VASCO da GAMA, suplente, que necessitava de rodar.

Esse jovem artilheiro foi oferecido de bandeja ao Braga, por empréstimo, mas foi recusado devido à intransigência do treinador, que estava obcecado pelo César Brito.
Esse mesmo jovem ponta-de-lança, nesse mesmo ano transferiu-se pra o Grémio de Porto Alegre, tendo marcado mais de 40 golos nessa época e tendo repetido a façanha nas seguintes.
Uns anos mais tarde, foi contratado pelo F.C. Porto e nas quatro épocas em que vestiu de azul e branco foi o melhor marcador de Portugal e, por duas vezes, da Europa.
O seu nome era: MARIO JARDEL.


Fino

Assinado,

Fino (de joelhos...) :-*

ric

estas histórias de oportunidades fazem-me sempre lembrar a velha história  da minha avõ "se não morresse ainda hoje era viva"...

São estes quiproquos do futebol que dão "cor á emoção" e não atestam 8na maior parte dos casos) incapacidade ou falta de visão. Qtos foram os clubes que acertaram nas contratações? qtos os que falharam rotundamente? precisamente os mesmos...

Do Braga podiam ser tantas histórias falhadas como de sucessos que noinguém dava nada por eles.

olha, por exemplo, o vitor paneira jogou N anos bem perto (no vizela). treinava montes de vezes com o Braga 8nesse ano o Braga treinava com eles) e acabou por ir para o benfica e ser o jogador que todos conhecemos. O mesmo se pode falar do zémanel do boavista que era de fraião, do César peixoto , enfim...tantos....

O Braga deixou fugir alguns tesouros? Claro que sim mas como diz o outro, quem o não fez que atire a primeira pedra...

disco infiltrator

Realmente tantas situações que se falam..depois..pois falar depois é muito fácil...

Fala-se do bebeto q foi recusado pelo guimarães assim como o giovanni, o jimmy que andou pelo campo maiorense, o pauleta que andava pelo estoril, o DECO que andou no salgueiros e foi dispensado pelos lampiões. Aliás os lampiões são especialistas em dispensar craques e contratarem Tavares e Nelos rsrsrsrsr

Falar depois é fácil. O que não entendo é aquela obcessão do Cajuda pelo tocha do César Brito.....

Finesco

Calma lá! O objectivo deste tópico não é lamentar as contratações falhadas! É apenas recordar acontecimentos dum clube que tem uma história muito rica.

E para provar isso, vou contar outro episódio.
Decorria a época 1990/91 e o Braga estava no abismo, abaixo da linha de água, fruto de uma campanha desastrosa do "José Mourinho" da altura: "Raúl Águas".
Na altura, jogavam o Vinicius, o Santos, o Vítor Duarte, o Laureta, o Forbes, etc...
Para tentar dar a volta, a direcção de então (já não melembro quem lá estava) decide comprar três "trutas", pois, naquele tempo era permitido às câmaras abicharem.
Então, veio um gurada-redes internacional brasileiro (REGIS), um outro búlgaro (MLADENOV) e o mais famoso jogador israelita de todos os tempos (ELI OHANA).
Este último, demorou o seu tempo a ganhar forma, porque estava encostado havia tempos... Mas passado algum tempo, a sua grande classe levou-o à titularidade.
Só que nessa altura decorria a primeira guerra do golfo. E sendo ele israelita e vendo a sua família em apuros, decide abandonar o clube para se juntar aos seus entes queridos, que todos os dias levavam com os SCUDS do Saddam na cabeça.
Entratanto, a guerra acabou em meados de Fevereiro, o craque regressou e o Braga acabou por se salvar da descida na última jornada, espetando 5 a 2 ao Boavista.
E assim se dobrou mais uma página da história do nosso clube.


Fino

P.S.:(Anos mais tarde, voltou a Portugal como jogador do Beitar de Jerusalém e descreveu de forma de forma muito pouco agradável a sua curta passagem pelo futebol português. ???)



Assinado,

Fino (de joelhos...) :-*

ferna

Uma situação idêntica à do Jardel, agora por falta de dinheiro, FRED, actualmente no LYON, França e habitualmente convocado para a canarinha.

Mais um que passou ao lado de uma grande carreira, aqui em Braga...