News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 15/01

Started by JotaCC, 15 de January de 2012, 07:16

Previous topic - Next topic

JotaCC

"Queremos continuar a vencer"

Pela frente vai estar o "melhor Sporting" dos últimos anos, mas Leonardo Jardim deixou claro que quer fechar a primeira volta no terceiro lugar. E continuar a olhar para os lugares cimeiros. É esta a ambição do Sp. Braga para o jogo desta noite, frente ao Sporting (20.15 horas), duelo que irá ditar a terceira posição. Com as duas equipas em igualdade pontual, Jardim garante que os arsenalistas vão entrar em campo com respeito pelo adversário, mas, plenamente, conscientes de que apenas a vitória interessa aos objectivos da equipa.
"Em termos de valia efectiva e performance desportiva são duas equipas equivalentes. O Sporting é um clube que esta época fez um investimento grande em relação aos objectivos do campeonato para não acontecer o que aconteceu nos últimos anos. Apesar de estar a oito pontos do líder, é uma equipa que tem como objectivo ser campeã. Com muito respeito, o Sp. Braga pretende, em casa e perante o público, mostrar qualidade e continuar a vencer. É o nosso objectivo para o jogo", frisou o técnico.
Jardim garante que o Sp. Braga "não quer saber de onde parte o favoritismo" para o jogo, mas antes aproveitar o factor casa para serem "competitivos, fortes e conquistar pontos para consolidar cada vez mais a nossa posição na tabela classificativa". "A nossa ambição é andar sempre nos lugares da frente", acrescentou, lembrando que falta ainda muito campeonato pela frente.
Arsenalistas e 'leões' já se encontraram esta época, em Alvalade, jogo que ditou o afastamento dos minhotos da Taça de Portugal. Jardim espera agora que a equipa apresente maior rigor defensivo. "O segredo é continuar a explanar bom futebol como fizemos em Alvalade, mas ter algum cuidado e maior rigor defensivo para não sofrer, é a forma que encontrámos para conquistar os três pontos que ambicionamos", revelou.
O técnico arsenalista espera "um Sporting forte, um dos candidatos ao título", adversário "extremamente forte": "penso que é o Sporting mais forte dos últimos anos. Temos o máximo respeito, mas queremos em nossa casa, perante o nosso público, vencer", referiu Jardim, apelando ao apoio dos adeptos no Estádio Municipal. "Poderá ser importante ter bastante apoio para ir de encontro aos nossos objectivos".


Convocados: Luís Alberto é a novidade


Quatro dias depois de ter sido anunciado como reforço de Inverno, Luís Alberto estreia-se nos convocados do Sp. Braga para o duelo com o Sporting, a contar para a 15.ª jornada. O médio brasileiro é a novidade na lista de 19 jogadores que conta também com o regresso de Hugo Viana, após castigo.

A lista de convocados é a seguinte:
guarda-redes: Quim e Berni.
defesas: Ewerton, Elderson, Douglão e Palmeira;
médios: Leandro Salino, Luís Alberto, Hugo Viana, Custódio, Mossoró e Vinicius;
avançados: Paulo César, Hélder Barbosa, Rivera, Nuno Gomes, Alan, Lima e Carlão.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Viana dá mais força no ataque ao castelo
JARDIM CONSIDERA "IMPORTANTE" O REGRESSO DO seu criativo

Médio volta e reforça a confiança do treinador para um bom resultado frente aos leões.

No ataque ao acesso à "zona Champions", Leonardo Jardim reconhece que o regresso de Hugo Viana, após cumprir um jogo de castigo, é "importante". Não é caso para menos: o médio formado precisamente no Sporting marcou três golos nos últimos cinco jogos que disputou e é assumidamente um dos elementos da equipa capaz de fazer a diferença.

O próprio Jardim já reconheceu a justiça de uma chamada à seleção do jogador de 28 anos, nascido em Barcelos. De resto, o treinador bracarense tem perfeita consciência que uma vitória sobre o Sporting colocará a sua equipa isolada na 3.ª posição, aumentando para 5 pontos a vantagem sobre o Marítimo.

RECORD

JotaCC

Luís Alberto é trunfo para gastar

Novidade sonante na convocatória do Braga para o jogo com o Sporting, Luís Alberto é um sério candidato a um lugar no onze inicial. Ao longo da semana, Leonardo Jardim fez múltiplas combinações a indiciar equipas prováveis, envolvendo Vinícius, Rivera, Paulo César e Mossoró, mas tudo se tornou um pouco mais cristalino a partir do momento em que Hélder Barbosa recuperou de um problema num pé. Por outras palavras, Rivera e Paulo César dificilmente jogarão de início, sendo a grande dúvida a titularidade de Mossoró, que poderá ser rendido pelo ex-jogador do Nacional em função de um meio-campo musculado, com Custódio como repetente na posição de trinco. Leonardo Jardim não abriu muito o jogo. "Está disponível [Luís Alberto], e como só temos 19 jogadores disponíveis, foi chamado. Se vai dar o contributo ou não, vamos esperar para ver", propôs.


Miguel Lopes de fora fez treino condicionado

Apesar de ter sido o primeiro reforço de Inverno assegurado, Miguel Lopes ficou de fora da convocatória para o jogo com o Sporting, por opção técnica. O lateral fez treino condicionado, juntamente com o central Nuno André Coelho. Palmeira foi o único jogador do Vizela chamado.


Custódio pede máximo apoio aos adeptos

Nuclear no jogo com o Beira-Mar, Custódio fez esquecer Djamal e torce por uma vitória contra o Sporting. Num vídeo colocado no sítio oficial do clube na internet, o médio fez um convite especial: "Tudo se torna mais fácil com o vosso apoio. Venham ao estádio!".


Leonardo Jardim
"O melhor Sporting dos últimos anos"

Os três empates consecutivos cedidos pelo Sporting podem dar a ideia de uma equipa em quebra de rendimento, mas Leonardo Jardim desconfia deste mau momento dos leões. O treinador do Braga não esquece os milhões gastos esta temporada pelo clube de Alvalade e, por isso, espera encontrar pela frente "uma equipa forte", que certamente terá uma postura diferente da revelada na primeira parte do encontro com o Nacional, relativo às meias-finais da Taça de Portugal. "O Sporting é um dos candidatos ao título, fez um forte investimento esta época, tem muito jogadores internacionais pelas respectivas selecções e isso torna-o muito forte. Penso mesmo que será o Sporting mais forte dos últimos anos", elogiou o madeirense, que, ainda assim, coloca os da sua equipa no mesmo patamar dos sportinguistas. Pelo menos no capítulo da "valia efectiva e performance desportiva". "Estamos com o mesmo número de pontos e o Braga, por muito respeito que tenha pelo Sporting, quer, perante o seu público, continuar a demonstrar qualidade e vencer", acrescentou.

"Consolidar a posição na tabela" continua, segundo Leonardo Jardim, a ser a principal meta do Braga, que poderá fechar a primeira volta num lugar de acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões. No entanto, o treinador deu pouca importância ao facto, pois considera que o jogo com o Sporting "não irá resolver o campeonato". "Com a ambição que o grupo de trabalho tem, depois de atingir o quarto lugar quererá olhar em frente e subir na classificação. Mas o nosso objectivo inicial é mantermo-nos no grupo dos quatro melhores e, depois, ir conquistando mais pontos", explicou o madeirense, que se dá por contente com o que a equipa conseguiu até ao momento. "É verdade que podíamos estar melhor, mas estamos satisfeitos com o que produzimos, porque estamos dentro do que perspectivámos internamente, embora tenhamos a ambição de fazer melhor", disse.

Menos ambíguo em relação à utilização de Hugo Viana, o treinador dos arsenalistas admitiu que estará de regresso, após um jogo de castigo. "Não sei se voltará à titularidade, mas é importante para tornar o Braga mais forte e competitivo", observou, recordando as dificuldades que teve na elaboração da convocatória anterior. "Tivemos que recorrer ao nosso clube satélite", referiu Jardim.


Porta aberta a mais reforços

Apesar de já ter recebido Miguel Lopes, Luís Alberto e Samuel, que ainda não foi oficializado, Leonardo Jardim deixou ontem no ar a possibilidade de poderem chegar mais reforços para o Braga durante o mês de Janeiro. "O clube está a analisar o mercado e a tentar colmatar as suas necessidades", garantiu o treinador dos Guerreiros do Minho, sublinhando que esta atitude está directamente relacionada com "os problemas resultantes das lesões, que tornaram necessário criar alternativas na equipa, para que esta possa dar uma resposta positiva em todas as provas em que está inserida".


Contra Liga sem descidas


O aumento do número de clubes do campeonato principal seria bem recebido por Leonardo Jardim, mas a possibilidade de não haver descidas esta época para ajudar ao alargamento, não. "A competição é um factor importante e a descida de divisão permite muita competitividade até ao fim do campeonato. Se isso não acontecesse, poderia verificar-se uma desvalorização do resultado desportivo, diminuía a competitividade e criava casos", sustentou o técnico dos bracarenses.


Bordéus equaciona contratação de Yazalde

Décimo classificado na Ligue 1 francesa, o Bordéus tem seguido com atenção a carreira de Yazalde e poderá avançar com uma proposta de compra do seu passe ainda este mês. O internacional sub-21 português emprestado pelo Braga ao Rio Ave já terá sido sondado e poderá ser o segundo reforço de Inverno dos girondinos, depois da contratação do médio internacional polaco Ludovic Obraniak (ex-Lille). "O Bordéus é um bom clube; é muito agradável saber que estou a ser seguido. É tentador poder jogar na Ligue 1 de França. Se esse interesse se confirmar, terão de conversar com o Rio Ave e o Braga", declarou o avançado, citado pelo bloglo.fr. Ligado contratualmente ao Braga até 2014, Yazalde está blindado por uma cláusula de três milhões de euros, tendo rodado nas últimas três épocas no Olhanense e Rio Ave.


Henrique na recta final

Mais duas semanas e Henrique já deverá regressar aos treinos sem qualquer tipo de limitações... no Feirense. O central, contratado no defeso ao Olhanense e posteriormente emprestado à equipa de Santa Maria da Feira, passou os últimos meses em Braga a tratar uma rotura muscular, sofrida no treino que se seguiu ao jogo com o Portimonense para a Taça da Liga - no qual acabou expulso -, mas já se encontra na recta final da recuperação. Antes de se lesionar, o jogador natural de Fafe tinha realizado um total de dez jogos, sete dos quais para o campeonato.


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Leonardo Jardim prevê jogo equilibrado com os leões
"Duas equipas equivalentes"

"O Sporting mais forte dos últimos anos." É assim que Leonardo Jardim caracteriza o adversário de hoje do Sp. Braga (20h15, Sport TV 1), num encontro que antevê "equilibrado", entre duas formações "equivalentes".

"O Sporting ainda tem o objectivo de ser campeão. Contudo, o Braga tem os mesmos pontos [28], joga em casa, com o apoio do seu público e pretende continuar a demonstrar qualidade e vencer para consolidar a sua posição", disse o técnico dos arsenalistas, de 37 anos.

As duas equipas já se defrontaram na 4ª eliminatória da Taça de Portugal, tendo os leões vencido por 2-0. Para o madeirense, o "segredo", mais do que evitar que o adversário marque cedo, está em "continuar a explanar bom futebol como a equipa fez em Alvalade, mas com maior rigor defensivo".

Domingos Paciência foi o treinador do Sp. Braga nas duas últimas épocas, mas para Jardim nem o técnico leonino tirará partido de um maior conhecimento da equipa minhota, nem os jogadores bracarenses estarão em vantagem por saberem como o técnico pensa o jogo.

Hugo Viana está de regresso aos eleitos, depois de cumprir castigo, enquanto Luís Alberto (ex-Nacional) foi chamado pela primeira vez.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Ruidíaz a caminho da Luz

Avançado peruano chega a custo zero

Raúl Ruidíaz está a um pequeno passo de se tornar jogador do Benfica. O avançado de 21 anos já terminou contrato com o Universidad de Deportes, do seu país, e apesar de ter uma proposta do Sp.Braga terá preferido rumar à Luz.
Tudo indica, no entanto, que caso o Benfica garanta o seu concurso o possa emprestar até final da temporada. A mãe do jogador, Tatiana, confirma negociações em Portugal. "O pai do Raúl esteve aí, mas não posso falar muito mais", disse à imprensa do seu país.


DN



Bruno3429

Sp. Braga-Sporting (antevisão): para quem é o pódio?
No Minho discute-se o 3º lugar e o direito a sonhar com algo mais


Braga e Sporting batem-se em campo este domingo, 20h15, com o 3º lugar no horizonte. Quem vencer termina a primeira volta no último lugar do pódio. Para quem perder fica mais difícil acreditar no título.

O momento:

Sp. Braga

Sem perder desde Novembro, aquando da visita ao Dragão, o Sp. Braga vem de uma série de três vitórias consecutivas, todas fora de portas, entre campeonato e Taça da Liga. Na semana passada aproveitou bem a escorregadela do Sporting no Clássico para estreitar distâncias e igualar o rival antes do teste decisivo: quem assume o 3º lugar no final da primeira volta? Nota curiosa: na última vez que o Sp. Braga esteve seis jogos sem perder, este ano, a série foi interrompida...pelo Sporting, em jogo da Taça de Portugal, em Alvalade.

Sporting

O Sporting tem, em Braga, a quarta tentativa para conseguir a primeira vitória em 2012. Os leões somam três empates seguidos e não ganham fora de Alvalade desde 30 de Outubro, quando derrotaram o Feirense. É inquestionável que a equipa de Domingos já teve mais fulgor esta época. Mas também já pareceu menos capaz pelo que um triunfo na casa de um adversário de respeito poderia ser um balão de oxigénio robusto para a segunda metade da época. Holofotes virados para Domingos, que volta à cidade onde fez história.

Os ausentes:

Sp. Braga Djamal está na CAN e a lista de lesionados integra Baiano, Nuno André Coelho, Paulo Vinícius e Imourou. Miguel Lopes, reforço de Inverno, ainda não foi chamado, ao contrário de Luís Alberto.

Sporting Wolsfwinkel, lesionado no jogo da Taça com o Nacional, é o grande ausente. A convocatória não integra ainda Renato Neto, titular nos dois últimos jogos. André Santos também fica de fora, por opção. Izmailov e Rinaudo também estão lesionados.

Discurso Directo:

Leonardo Jardim (Sp. Braga)
«Temos os mesmos pontos e o Sp. Braga, com muito respeito que tem pelo Sporting, joga em casa, com o apoio do seu público e pretende continuar a demonstrar qualidade e vencer para consolidar a sua posição na tabela. As duas equipas são equivalentes dentro do campo, mas este é o Sporting mais forte dos últimos anos.»

Domingos Paciência (Sporting)
« É natural que me sinta bem por voltar a uma casa onde me senti muitas vezes feliz, tenho de agradecer àqueles adeptos e jogadores. Há um resultado a obter que passa essencialmente por ganhar. A única diferença é que conheço melhor a maioria dos jogadores, sei que aquela equipa assenta o futebol nas referências que lá ficaram.»

Histórico de confrontos:

Este é um dos clássicos do futebol português que já se realizou 55 vezes em jogos a contar para o campeonato. O Sporting leva vantagem, tendo ganho em 25 ocasiões, contra 18 dos minhotos. Na última época o jogo valeu, também, o 3º lugar, mas final. O Sporting levou a melhor com um golo de Yannick Djaló.

Equipas prováveis

SP. BRAGA: Quim; Leandro Salino, Douglão, Ewerton e Elderson; Custódio e Hugo Viana; Alan, Mossoró e Hélder Barbosa; Lima.

Outros convocados: Berni, Palmeira, Luís Alberto, Vinícius, Rivera, Paulo César, Carlão e Nuno Gomes

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Polga, Onyewu e Insúa; Carriço, Elias e Schaars; Matías, Bojinov e Capel

Outros convocados: Marcelo Boeck, Rodriguez, Evaldo, Arias, André Martins, Pereirinha, Jeffrén, Carrillo e Ribas

Maisfutebol

Bruno3429

«O nosso objetivo sempre foi ultrapassar o Sporting» - Djamal
Por Redação

Concentrado na seleção da Líbia, que prepara o CAN, Djamal será hoje um espectador atento na recepção do seu SC Braga ao Sporting.

O médio de 28 anos é uma das grandes baixas de Leonardo Jardim mas fica a torcer por fora e já enviou mensagens aos companheiros, à distância de mais de 6000 quilómetros.

«Vou seguir o jogo de longe mas espero que possamos ganhar. Vou apoiá-los à distância. Trata-se de um jogo muito importante, o nosso objetivo sempre foi ultrapassar o Sporting. Sei que os meus companheiros vão fazer tudo para vencer. Força Braga!», referiu Djamal ao Blogolo, antes de falar na concorrência que terá pela frente no regresso à cidade dos Arcebispos:

«Antes de sair já tinha ouvido falar no interesse em Luís Alberto [reforço contratado ao Nacional]. O clube faz o que é preciso para continuar a ser bom. O Cústódio também tem vindo a trabalhar muito bem e o Braga tem de precaver para eventuais ausências. Não estou preocupado, sei o que fazer», afirmou Djamal.

A Bola

Bruno3429

SC Braga x Sporting: Quem descola no terceiro lugar?
Duarte Monteiro

A fechar a primeira volta do Campeonato Nacional, os dois perseguidores da dupla Benfica/FC Porto defrontam-se em Braga para discutir quem fica, para já, com o 3º lugar. Uma derrota é o fim do título, um triunfo mantém viva a esperança. SC Braga x Sporting a partir das 20h15...

Sporting procura primeira vitória em 2012

O Sporting chega ao Minho ainda sem saber como é ganhar em 2012. Foram três empates em outros tantos jogos, entre Liga, Taça da Liga e Taça de Portugal, mas para continuar a acreditar que o título é possível a equipa leonina terá de sair de Braga com os três pontos.

Mas o último triunfo longe de Alvalade data de 30 de outubro - vitória por 0x2 sobre o Feirense - e a equipa de Domingos Paciência também já se mostrou bem mais «saudável» esta época. No entanto, um triunfo em casa de um rival direto podia reanimar as tropas verdes e brancas.

SC Braga num bom momento

Do lado bracarense o cenário é mais agradável. Foram três triunfos consecutivos e o alcançar do leão no 3º lugar na última ronda. O SC Braga não perde há seis jogos, algo que já tinha acontecido esta época. Na altura, a derrota chegou pelas mãos do... Sporting, na Taça de Portugal.

Quanto a «baixas» de ambos os lados, nota para as ausências de Wolfswinkel, Izmailov e Renato Neto do lado do Sporting, enquanto Djamal, na CAN, não conta para Leonardo Jardim na preparação para o embate com os leões. No entanto, Luís Alberto, reforço de janeiro dos minhotos, já foi chamado para este encontro.

Sporting com vantagem histórica

Liga Portuguesa
SC Braga vs Sporting
55 Jogos, 18V 12E 25D (Golos: 69-86)

Últimos Resultados:
10/11: SCB 0-1 SCP
09/10: SCB 1-0 SCP
08/09: SCB 0-1 SCP
07/08: SCB 3-0 SCP
06/07: SCB 0-1 SCP

Num olhar pelos números históricos no que diz respeito a confrontos entre SC Braga e Sporting no Minho, há 55 encontros a registar, com vantagem para os leões. São 25 triunfos dos lisboetas contra 18 dos minhotos. Pelo meio houve espaço para 12 empates.

Zerozero

Bruno3429

Leonardo Jardim: «Vitória assenta bem»

Leonardo Jardim, treinador do Sp. Braga, comentou aos microfones da SportTV o triunfo da sua formação frente ao Sporting, por 2-1, em encontro da 15.ª jornada da Liga Zon Sagres, destacando o bom domínio por parte dos seus pupilos.

"Conseguimos vencer com um bom jogo e com domínio. O Sp. Braga sempre foi a equipa mais dominadora e penso que o Sporting só conseguiu relançar o jogo quando fez o 2-1. Fomos capazes de reagir para manter o resultado e a vitória assenta bem aquela que foi a primeira equipa", revelou.

"O Sp. Braga tem uma equipa à imagem dos seus jogadores, que trabalha para conseguir conquistar pontos, mas também para ter uma boa qualidade de futebol. Conseguimos materializar o domínio em golos e isso é o mais importante", resumiu.

A terminar, o timoneiro dos bracarenses revelou que o objectivo da temporada se mantém – ficar no topo da classificação: "O Sp. Braga tem como principio jogar para os primeiros quatro lugares, mas agora chegámos ao terceiro e temos de conquistar pontos jogo a jogo para estabilizar nos primeiros. Se der para ficar em segundo melhor, se der para o primeiro lugar ainda melhor, mas só queremos fazer bons jogos e colher pontos."


Hélder Barbosa: «Fomos objetivos»
feliz com sucesso bracarense


Hélder Barbosa foi um dos marcadores de serviço no triunfo do Sp. Braga frente ao Sporting, por 2-1, em encontro da 15.ª jornada da Liga Zon Sagres. No final da contenda esteve aos microfones da SportTV para escalpelizar o sucesso dos bracarenses.

"Sabíamos que íamos ter uma tarefa difícil frente ao Sporting mas fomos objetivos, coerentes e merecemos o triunfo", revelou.

"A equipa está confiante e com vontade de conseguir ainda mais esta temporada. Vamos jogar e lutar jogo a jogo pelos nossos objetivos", rematou.

Record

Bruno3429

Braga vence Sporting (2-1) e rouba terceiro lugar aos leões

O Braga venceu o Sporting por 2-1 e ultrapassou os leões na classificação. Os erros da defensiva leonina foram fundamentais para a vitória bracarense.

O Braga entrou forte na partida mas à medida que o tempo foi passando o Sporting foi equilibrando. Se é verdade que Hugo Viana e Mossoró podiam ter marcado através de fortes remates também é verdade que Insúa quase inaugurou o marcador numa cabeçada que obrigou Quim a aplicar-se.

A segunda parte começou com uma bola ao poste de Matias Fernandez depois de boa jogada individual. Não marcou o Sporting marcou o Braga, aos 51 minutos, por Hélder Barbosa depois de desentendimento fatal entre Onyewu e João Pereira.

Aos 64 minutos novo golo do Braga depois de novo erro defensivo dos leões. Rodríguez, regressado à titularidade, entregou inexplicavelmente a bola a Custódio, Mossoró isolou Lima e o avançado brasileiro fez o segundo na cara de Rui Patrício.

Os erros não foram exclusivos do Sporting. Aos 74 minutos Quim tem uma má saída a canto de Matias Fernandez e permite o golo a Carrillo que relançou os leões no jogo. O Sporting tentou o empate mas até ao fim a melhor oportunidade pertenceu ao Braga, num livre indireto no interior da área, depois de Patrício ter segurado um atraso de Evaldo.

O terceiro lugar do campeonato é agora pertença do Braga. Já o Sporting desceu para quarto e está a 11 pontos do líder Benfica. Nos últimos sete jogos os leões venceram apenas um.

Clique aqui para consultar a ficha de jogo, as incidências da partida, os comentários, as estatísticas individuais e as estatísticas de equipa.

A Bola

Bruno3429

Sp. Braga-Sporting, 2-1 (crónica)
Leões a 11 pontos do líder. Esfuma-se o sonho de Domingos num Coliseu de tantas outras conquistas
Por João Tiago Figueiredo

O ambiente evocava pelejas antigas. Lutas de gladiadores, força bruta e multidão em gáudio à espera de ver triunfar o eleito. E aguardando, também, entretenimento do bom. O mundo girou, a Roma antiga é uma recordação dos livros de história mas o Municipal bracarense foi Coliseu por uma noite. Guerreiros contra leões e triunfo dos primeiros (2-1). O espectáculo não foi de sonho mas aqueceu a noite. E gelou as hostes leoninas, agora a 11 pontos do líder Benfica.

À entrada das equipas, o som épico de «Carmina Burana» dava o mote para a batalha. Estava em jogo o 3º lugar no final da primeira volta. Mais do que isso: lutava-se pelo sonho. Sp. Braga e Sporting sabiam que perder a briga que encerrava a primeira metade da época tirava muita da ilusão com que ambos partiram no início.

Mais responsabilidade do lado do Sporting, como tem de ser, pelo estatuto acumulado ao longo dos anos. Na tabela, o mesmo somatório. E em Braga uma fé que move a equipa e a torna especial nos jogos grandes.

Domingos mexeu na estratégia, Jardim apostou na continuidade. O leão tremeu, o guerreiro entrou forte. Insúa não acrescentou nada ao ataque, Capel perdeu-se na direita e Ribas...alguém viu Ribas? Não fosse Matías a mexer com o jogo leonino e este tinha sido pouco mais de nada em grande parte dos 90 minutos.

João Pereira, o leão atarantado

Tardou a entrar e pouco tempo esteve por cima. O Sporting apenas aproveitou períodos de menor fulgor bracarense para assustar um Coliseu que pedia a vitória do guerreiro. É verdade que Quim teve trabalho, sobretudo num remate de Matías e num cabeceamento de Insúa, na primeira parte. Também é certo que, logo após o reatamento, o chileno colocou uma bola no poste que levaria o Sporting para a frente. Mas antes tinha sido Braga. E depois também.

O jogo começara com Hélder Barbosa a obrigar Patrício a defesa apertada e com Lima a tirar um remate de Hugo Viana que ia para a baliza. Apenas as faces mais visíveis do atrevimento bracarense que encolheu o Sporting. Não meteu logo o leão na jaula, mas ameaçou.

O público fazia parte do quadro bélico. Sublinhava com assobios cada intervenção do regressado Rodríguez, mas seria João Pereira, que também já jogou em Braga, a estar em evidência. Erro partilhado com Onyewu a permitir o golo inaugural de Hélder Barbosa. E, sem pernas para Lima, assistiu de lugar privilegiado ao soberbo passe de Mossoró e à conclusão letal do homem dos golos decisivos.

Sp. Braga por cima no auge da batalha. Não se adivinhava resposta do leão moribundo.

Quim escorregou, a vitória não

Já com Carrillo e Bojinov em campo, Domingos mandou a equipa para a frente. Em busca da réstia de esperança que a relançasse no jogo e no campeonato. Jardim jogou pelo seguro e trocou a fantasia de Mossoró pelo músculo de Luís Alberto. A força também dá jeito para ganhar uma batalha.

O Sporting procurava sem cabeça o tento redentor. A luva de Quim, escorregadia, devolveu-o ao jogo. Inadmissível o erro que deu o golo de Carrillo. Foi sempre assim na fria noite de Braga: para o marcador mexer houve algum mérito e muito demérito.

O empate não era bom mas parecia um sonho para quem estava tão longe dele há minutos. O Sp. Braga recuou e resistiu, até porque não sofreu grandes ameaças. E ainda esteve perto de dar a estocada final, em mais um lance (o terceiro da época) em que Rui Patrício agarra uma bola vinda de um companheiro. O lance não é claro, pode ter batido no joelho, mas por via das dúvidas...Conversa batida.

Leonardo Jardim vence a batalha, o Sp. Braga é terceiro no final da primeira volta. E como ainda não se falou do regresso de Domingos fica a nota final. Pode ter perdido em Braga o que se habituou a conquistar com o rival desta noite: a capacidade de sonhar.


Sp. Braga-Sporting, 2-1 (destaques)
Jogo prodigioso de Hugo Viana, acompanhado por um Hélder Barbosa capaz de grandes momentos
Por Pedro Jorge da Cunha

A Figura: Hugo Viana

Um bom jogador de futebol é isto. Executa bem tudo o que faz e, acima de tudo, pensa e antecipa com critério as acções em que intervém. Jogo enorme, do princípio ao fim. Prova, uma mais, de que é nesta altura um dos melhores médios portugueses. Merece a selecção, merece provavelmente um clube ainda maior do que o Sp. Braga ¿ pelo menos um que assuma abertamente a candidatura ao título -, merece um aplauso venial por ter enchido o campo. Faltou-lhe um golo, apenas isso. E andou tão perto. Obrigou Rui Patrício a três intervenções de elevado grau de dificuldade.

O Momento: dois leões a dormir

Instante desbloqueador no filme do jogo. Lima a centrar sobre a direita, mais inofensivo do que um Nobel da Paz, e a bola a passar entre Onyewu e João Pereira. Os defesas desentenderam-se, adormeceram, estenderam a melhor passadeira que tinham lá em casa ¿ vermelha ¿ e Hélder Barbosa aproveitou para inaugurar o marcador. O golo desorientou os leões, deixou-os atarantados. Logo depois surgiu o segundo.

A Desilusão: João Pereira

Directamente envolvido nos dois golos do Sp. Braga. No primeiro, como já se disse, ficou a olhar para a torre de controlo norte-americana e perdeu o norte. No segundo é inexplicavelmente batido em velocidade e concentração por Lima. Noite para esquecer no regresso a um estádio onde tantas noites de glória viveu.

OUTROS DESTAQUES

Matías Fernández


Mais vítima do que réu. De longe o jogador do Sporting com melhor rendimento em Braga. Interventivo, capaz de inventar espaço onde só pernas existiam, muito rematador. El Crá é tímido, parece muitas vezes distante. Gosta de estar só e pensar o jogo. Mas nem isso o deixaram fazer. Roubaram-lhe a solidão ao exigirem-lhe o mundo e depois não lhe fizeram companhia. Imperdoável. Três pontapés perigosíssimos, um ao poste. Tudo o que de bom fez o Sporting saiu da criatividade do chileno.

Hélder Barbosa

Milhões de volts num corpo aparentemente frágil. Ligado à corrente, intenso, contagiante, muitas vezes intrépido para o marcador directo. Ameaçara duas vezes antes de chegar ao golo. Onyewu e João Pereira ficaram a olhar para o nada, Barbosa cravou-lhes nas costas o pontapé da traição. É português, é extremo, está a fazer uma temporada extraordinária.

Leandro Salino

É um luxo ter um lateral direito adaptado a jogar a este nível. Impiedoso na marcação a Insúa, fisicamente capaz de subir e descer vezes sem fim pelo corredor. Não jogou toda a vida nesta posição? Quem diria. Actuação extremamente positiva, praticamente isenta de erros.

Rui Patrício

Nada a fazer nos golos do Sp. Braga. Registo para mais uma acção merecedora da marcação de um livre indirecto na sua grande área. Atraso de Evaldo (acima do joelhou ou não) e Patrício a arriscar ao amarrar a bola. A derrota não mancha uma exibição quase sempre acertada, emoldurada em três ou quatro excelentes intervenções. Só não contava com o desacerto do quarteto defensivo.

Lima

Admirável o jeito como deixou João Pereira para trás e fez o 2-0. Jogo de trabalho, movimentação intensa, três ou quatro pormenores de categoria. Atravessa um bom momento.


Jardim: «Fomos equipa mais dominadora»
Treinador dos minhotos relembra jogo com leões, para a Taça de Portugal

O treinador do Sp. Braga, Leonardo Jardim, em declarações à Sport TV após a vitória sobre o Sporting por 2-0, na jornada 15 da liga 2011/12:

«Cumprimos o objectivo, que era vencer. Vencemos com um bom jogo. Durante o encontro fomos a equipa mais dominadora, que criou mais situações. O Sporting só relançou o jogo quando fez o 2-1, quando estávamos mais perto do terceiro. Mas o futebol é assim, sofremos para garantir o resultado. O Sp. Braga é à imagem dos jogadores, que trabalham diariamente para obter resultados ao fim-de-semana. Em Alvalade [derrota para a Taça de Portugal] o resultado não tinha sido positivo, mas hoje materializámos o domínio em golos. O Braga tem como objectivo jogar para os quatro primeiros lugares, mas se der para chegar ao segundo melhor, se chegarmos ao primeiro melhor ainda.»

Hélder Barbosa: «Confiança vem das vitórias»
Marcou o primeiro golo do Braga frente ao Sporting (2-1),

Hélder Barbosa, autor do primeiro golo do Sporting de Braga frente ao Sporting (2-1), na 15ª jornada da Liga, em declarações à SportTV:

«É mais uma vitória, frente a um grande adversário. Era um tarefa difícil, mas praticámos um bom futebol e saímos daqui com os três pontos. Estamos confiantes, a confiança vem de vitórias e queremos sempre mais. Agora vamos pensar jogo a jogo.»

[É possível chegar a Benfica e FC Porto] «Vamos olhar jogo a jogo, queremos chegar onde pudermos e vamos lutar pelo máximo possível.»

Maisfutebol

Bruno3429

#11
«Vamos lutar pelo máximo possível» - Hélder Barbosa
Por Redação

Autor do primeiro golo frente ao Sporting, o camisola 10 do SC Braga diz que a equipa está confiante e disposta a lutar pelo máximo possível.

«É mais uma vitória diante de um grande adversário. Sabíamos que tínhamos pela frente uma tarefa difícil, mas a equipa está de parabéns, praticou bom futebol, foi objetiva e conquistou os três pontos, que era o nosso objetivo», começou por dizer Hélder Barbosa.

Com a vitória, o SC Braga isola-se no terceiro lugar do Campeonato. Até onde poderá chegar? «A equipa está com confiança, vem de vitórias, vamos continuar a pensar em mais e lutar pelo máximo possível.»


«A vitória assenta-nos bem» - Leonardo Jardim
Por Redação

O treinador do SC Braga não tem dúvidas em considerar que a vitória frente ao Sporting assenta bem àquela que foi a melhor equipa no relvado.

«Cumprimos o nosso objetivo, que era vencer, fazendo um bom jogo. O SC Braga foi sempre a equipa mais dominadora, que criou mais situações de golo, e o Sporting só relançou o jogo quando fez o 2-1 numa altura em que estava mais perto de sofrer o 3-0. Sofremos para manter o resultado, mas a vitória assenta bem àquela que foi a melhor equipa», afirmou Leonardo Jardim

O treinador seguiu depois em elogios à sua equipa: «O SC Braga joga à imagem dos seus jogadores, que trabalham diariamente para fazerem bons jogos ao fim de semana. Para nós é importante conquistar pontos mas também apresentar bom futebol. Foi isso que aconteceu, tal como tinha acontecido em Alvalade, mas agora conseguimos materializar o domínio em golos.»

Com a chegada ao pódio, os bracarenses olham agora mais em frente: «O SC Braga tem como objetivo lutar pelos quatro primeiros lugares. Neste momento chegamos ao terceiro e a nossa ambição é conquistar pontos jogo a jogo de forma a ganhar estabilidade na classificação. Se der para chegar ao segundo, melhor, se for ao primeiro, ainda mais.»

A Bola

Bruno3429

Braga vence Sporting por 2-1 e sobe ao terceiro lugar
Norberto A. Lopes

O Braga venceu o Sporting, por 2-1, num jogo que teve um duplo sabor para equipa minhota. Além do triunfo ultrapassou os leões na tabela classificativa e instalou-se no terceiro lugar.

No Minho assistiu-se a um jogo que parecia um clássico. Foi vivo, com oportunidades para cada lado e muita faísca, como convém nestes desafios entre equipas bem apetrechadas. Depois de uma primeira parte sem golos, os dois adversários só construíram o resultado depois do intervalo. Com o Braga a aproveitar os deslizes do Sporting na defesa. Primeiro, Hélder Barbosa (51) beneficiou da lentidão de Onyewu e João Pereira, depois Lima (64) aproveitou a lentidão do segundo num lance de contra-ataque puro.

Com 2-0 no marcador, parecia que o Braga tinha o jogo na mão. Puro engano. O Sporting reagiu bem e o recém entrado Carrillo (74) fez o 2-1 que fez os leões sonhar, ao aproveitar uma falha do guarda-redes Quim na marcação de um pontapé de canto. O jogo continou vivo até ao fim com a equipa de Domingos Paciência, treinador que regressou ao AXA, a acusar a pressão de ter de regressar às vitórias depois do empate diante do F. C. Porto, em Alvalade, na jornada anterior da Liga.

Agora, o Sporting fica a 11 pontos do líder Benfica e, provavelmente, passou a ver o título por um canudo. O Braga, esse, depois de muito barulho de fundo sobre o trabalho de Leonardo Jardim, volta a ter asas. Já está em terceiro lugar na Liga e tem três pontos de vantagem sobre os leões.

JN

Bruno3429

Guerreiros do Minho vencem e sobem ao 3.º lugar

Sporting de Braga foi melhor a contra-atacar do que o Sporting a atacar. Leões caem para o quarto lugar e já estão a 11 pontos do líder Benfica. Domingos não faz melhor que Paulo Sérgio.

O Sporting de Braga venceu este domingo o Sporting, por 2-1, no estádio AXA, no jogo que encerrou a 15.ª jornada e a primeira volta da Liga. Os bracarenses sobem ao terceiro lugar da Liga e deixam os leões no quarto posto, a 11 pontos do líder Benfica.

Depois de uma primeira parte equilibrada, onde Rui Patrício e Quim foram os principais responsáveis pelo nulo no marcador, os arsenalistas acabaram por se superiorizar aos leões fazendo uso do contra-ataque e da velocidade dos seus avançados.

Hélder Barbosa, aos 51 minutos, aproveitou um cruzamento de Lima e uma falha de marcação da defesa do Sporting para bater Rui Patrício, três minutos depois de Matías Fernández ter atirado uma bola ao ferro. Aos 64 minutos foi a vez de Mossoró assinar um passe monumental para Lima, que escapou à marcação de João Pereira e conseguiu bater Rui Patrício.

O Sporting estreou o reforço Seba Ribas no ataque, mas o uruguaio não teve influência - pelo menos positiva - no futebol dos leões, que não conseguiram melhor do que reduzir a desvantagem com um golo de André Carrillo, a 20 minutos do final.

Os leões, agora treinados por Domingos Paciência, repetem a pontuação obtida na primeira volta da época passada, então treinados por Paulo Sérgio: 28 pontos, embora este ano estejam a 11 da liderança, quando na época passada estavam a 13. O Sporting de Braga, por sua vez, conseguiu uma pequena "vingança" diante da equipa que 'roubou' o terceiro lugar aos minhotos na última jornada da época passada.

DN

Bruno3429

Sporting de Braga vence Sporting por 2-1 e isola-se no terceiro lugar

O Sporting de Braga venceu hoje o Sporting, por 2-1, em jogo da 15.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, isolando-se no terceiro lugar no final da primeira volta.

O português Hélder Barbosa inaugurou o marcador aos 51 minutos e o brasileiro Lima aumentou a vantagem bracarense aos 64, com o peruano Carrillo reduziu aos 74.

Com este resultado, o Sporting ficou mais longe do topo, estando já a 11 pontos do líder Benfica no final da primeira volta, com o Sporting de Braga a estar a oito pontos da liderança.

Antena Minho

Bruno3429

Sp. Braga: mais onze pontos do que em 2010/11
Leonardo Jardim supera o último registo de Domingos, mas não o primeiro.
Por Redacção

Com a vitória sobre o Sporting, na 15ª jornada, o Sp. Braga encerra a primeira volta da Liga 2011/12 com 31 pontos, mais onze do que tinha no mesmo período da época anterior.

A equipa «arsenalista», então treinada por Domingos, chegou a meio do campeonato na sétima posição, e agora, sob orientação de Leonardo Jardim, ocupa o terceiro lugar, que roubou precisamente ao Sporting.

Já na comparação com 2009/10, o primeiro ano de Domingos na «pedreira», o Sp. Braga tem seis pontos a menos. Recorde-se que nessa temporada a equipa minhota terminou a Liga na segunda posição, atrás do Benfica.

Maisfutebol

Bruno3429

«Estamos onde queríamos estar» - António Salvador
Por Redação

O presidente do SC Braga António Salvador diz que o clube tem sido injustiçado, criticando quem afirmou, depois da final da Liga Europa da época passada, que iria haver uma «debandada» de jogadores do clube.

«Depois da final da Liga Europa disse que o SC Braga iria continuar a ser grande, que o clube iria lutar pelos quatro primeiros lugares. Obviamente que o SC Braga tem sido injustiçado. Agora estamos onde queríamos estar», afirmou o presidente bracarense.

António Salvador elogiou os jogadores do plantel bracarense: «Estamos onde estamos devido ao esforço, à vontade e ao querer dos jogadores. Agora vamos pensar jogo a jogo».

A Bola

Bruno3429

Mossoró e o segredo da vitória: «Fomos inteligentes»
Era fundamental ganhar este jogo, admite o médio bracarense
Por João Tiago Figueiredo

Mossoró, médio do Sp. Braga, em declarações na zona mista, no final do triunfo sobre o Sporting por 2-1:

«Era fundamental ganhar este jogo porque estávamos com a mesma pontuação e para além de ganharmos três pontos ficávamos em vantagem no confronto directo. Agora vamos trabalhar da mesma forma, para chegarmos ao final da época e conseguirmos o nosso objectivo. Queremos ficar nos quatro primeiros lugares. Temos de ter essa ambição. Temos de ter esse pensamento de estar na frente, para estarmos sempre entre os primeiros.»

«Não houve intranquilidade no final. É normal, estávamos a jogar contra uma grande equipa, eles marcaram e o jogo ficou um bocado perigoso mas aguentamos a pressão e fomos inteligentes. »

«Se o Braga é a terceira melhor equipa da primeira volta? Acredito que sim. Crescemos muito nos últimos jogos, já em Janeiro, e isso é fundamental para esta segunda volta. Mas a primeira volta correu dentro do que desejávamos, agora esperamos crescer e chegar mais à frente.»

Maisfutebol

JotaCC

SC Braga vence Sporting e ganha duelo pelo terceiro lugar   

Festa em Braga para a equipa arsenalista e desilusão do lado do Sporting, naquele que foi um triste regresso de Domingos Paciência ao estádio onde até hoje alcançou os momentos mais altos como treinador de futebol.

O SC Braga venceu o Sporting por 2x1 e ganhou a luta pelo último lugar no pódio do campeonato na viragem do campeonato. Os bracarenses partem, assim, para a segunda volta da Liga isolados no terceiro lugar com 31 pontos, mais três do que os leões, quartos classificados, que, curiosamente, na época passada terminaram a 15ª jornada exatamente com o mesmo número de pontos (28).

Este resultado não tira qualquer mérito ao trabalho que Domingos Paciência está a realizar no Sporting, mas, falando apenas da prestação no campeonato, os leões estão com os mesmos registos de há um ano.

A primeira parte começou com o SC Braga mais forte. A equipa comandada por Leonardo Jardim soube aproveitar o espaço que os jogadores leoninos cederam a Hugo Viana e foi o médio formado na escola dos leões que teve nos pés a primeira oportunidade para marcar, mas Lima impediu que a bola seguisse para a baliza de Rui Patrício, após remate do colega de equipa.

Minutos depois, Mossoró colocou à prova Rui Patrício, mas o internacional português, que não teve qualquer golo nos golos sofridos, mostrou que estava atento e defendeu para canto.

Nos primeiros 15 minutos, o SC Braga entrou com mais velocidade e acabou por ter estas duas situações de perigo. No entanto, a partir daí a equipa de Alvalade recompôs-se e passou a ter mais posse de bola, tendo oportunidades para marcar por intermédio de Insúa, que cabeceou para defesa de Quim, e Matías Fernandez, que rematou por cima.

Ao intervalo registava-se o empate a zero, mas mais que a ausência de golos, o empate entre as duas equipas era aceitável, tendo em conta o futebol que produziram ao longo dos primeiros 45 minutos.

Matías Fernandez remata ao poste e SC Braga parte para a vitória

Se na primeira parte foi o SC Braga que entrou melhor, na etapa complementar foram os leões que entraram a todo o gás.

Matías Fernandez, logo aos 48 minutos, mostrou que os leões queriam levar os três pontos da Pedreira e teve nos pés a melhor ocasião de golo até essa altura, mas a bola bateu no poste da baliza defendida por Quim.

Faltou eficácia ao médio chileno, que acabou por revelar-se fatal devido à falha defensiva de Onyewu e João Pereira, que deixaram via aberta para Hélder Barbosa fazer o 1x0 aos 51 minutos.

Num lance de contra-ataque conduzido por Mossoró, o médio brasileiro passou a Lima, que, no corredor direito, cruzou rasteiro para a área, onde Onyewu e João Pereira falharam o corte e Ha,élder Barbos apenas com Rui Patrício pela frente, inaugurou o marcador.

Com o golo, o SC Braga voltou a crescer, Hugo Viana ameaçou ampliar a vantagem, com um remate defendido por Patrício, mas foi Lima quem fez o 2x0, em mais um lance de contra-ataque. Custódio recuperou a bola, Mossoró, uma vez mais, conduziu a bola e assistiu Lima, que ganhou em velocidade a João Pereira e apontou o golo que acabou por garantir os três pontos.

O tento de Lima valeu três pontos e o terceiro lugar ao SC Braga, mas os bracarenses tiveram que sofrer para segurar a vantagem.

Aos 74 minutos, Quim esteve mal na saída à bola e André Carrillo aproveitou para relançar o encontro, reduzindo para 2x1. Os últimos 15 minutos foram todos do Sporting, que não deixou os minhotos saírem do seu meio-campo, mas isso de nada valeu aos leões, que em Braga, praticamente, dizem adeus ao título.


Jardim diz que ganhou melhor equipa, Domingos pede mais aos jogadores
   

Após a vitória do SC Braga sobre o Sporting, Leonardo Jardim realçou que venceu aquela que foi a melhor equipa em campo, enquanto Domingos Paciência avisa que é preciso fazer mais e melhor para se ganhar os jogos.

Leonardo Jardim: «Cumprimos o nosso objetivo, que era vencer com um bom jogo. Durante o encontro fomos a equipa mais dominadora e que criou mais situações. O Sporting só foi mais forte quando relançou o jogo com o 2x1, quando estávamos mais perto do 3x0».

«O objetivo do SC Braga é ficar nos quatro primeiros lugares. Hoje conseguimos chegar ao terceiro e vamos tentar amealhar mais pontos para nos mantermos aqui. Se conseguirmos chegar ao segundo lugar, melhor, e se conseguirmos atingir o primeiro lugar, melhor ainda».

Domingos Paciência: «Entramos mal no jogo, a partir dos dez minutos conseguimos melhorar e criamos ocasiões para marcar, mas não marcamos. Na segunda parte, tivemos a bola ao poste do Matías e o SC Braga colocou-se por cima, através daquilo em que é muito forte, que são as transições. Depois do 2x0 soubemos reagir, reduzimos, mas não conseguimos chegar ao 2x2».

«Acabou a primeira volta, ainda há 15 jogos. Temos de jogar mais, há muito trabalho pela frente e há muita gente que tem de fazer mais e melhor».

ZEROZERO

JotaCC

Vitória (2-1) isola minhotos no terceiro lugar
Sp. Braga derrota Sporting

O Sp. Braga derrotou o Sporting este domingo na Pedreira, por 2-1, e termina a primeira volta do campeonato isolado no último lugar do pódio, com 31 pontos. Hélder Barbosa e Lima marcaram os golos dos 'arsenalistas', enquanto Carrillo apontou o tento de honra do Leão.

Os minhotos entraram mais atrevidos no encontro, mas foram perdendo gás e permitiram a reacção do adversário. Um remate fortíssimo de Mossoró e um cabeceamento oportuno de Insúa foram as ocasiões mais flagrantes de uma primeira-parte pautada pelo equilíbrio.


Os leões 'abriram' o segundo tempo com um remate ao poste de Matías Fernández, mas seria o Sp. Braga a inaugurar o marcador. Aos 51 minutos, Lima cruza da direita, Onyewu e João Pereira desentendem-se na defesa e a bola sobra para Hélder Barbosa, que finalizou de pé esquerdo na cara de Rui Patrício. Aos 64', o brasileiro Lima ampliou para 2-0, após ganhar em velocidade a João Pereira.

Domingos Paciência lançou Carrillo e Bojinov, para os lugares de Insúa e do estreante Ribas (exibição muito apagada), e o Sporting foi atrás do prejuízo. Carrillo ainda conseguiu reduzir, após  saída em falso de Quim, mas o triunfo não fugiu aos bracarenses.

CORREIO DA MANHA