News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 30/12

Started by JotaCC, 30 de December de 2011, 07:13

Previous topic - Next topic

JotaCC

Djamal: "Braga tem bons jogadores e não vai sentir a minha falta"

Durante o primeiro ciclo da época 2011/2012 Djamal tornou-se numa peça fulcral para Leonardo Jardim, no Sporting de Braga. Titular indiscutível, apresenta-se como o segundo jogador mais utilizado no plantel, para o campeonato, a seguir a Alan.

Mas agora a equipa terá de sobreviver sem o internacional da Líbia, uma vez que o atleta parte na próxima quarta-feira para a Taça das Nações Africanas, onde vai defender as cores da Líbia. Levanta-se a questão quem será o sucessor do futebolista, com a resposta a recair em Custódio.

"O Braga não vai sentir a falta do Djamal porque tem bons jogadores para ajudar o clube a ficar num lugar ainda melhor possível. O plantel tem muitos bons jogadores e não haverá problemas nisso", salientou o futebolista, ontem, aquando a presença na cerimónia da entrega dos Troféus no Torneio de Natal da Câmara Municipal de Braga.

Humilde, Djamal chegou mesmo a conferir que o lugar ficará bem entregue a Custódio. "O Custódio é muito bom jogador e vai fazer um bom trabalho. Penso que o Custódio até é melhor jogador que eu e vai fazer o t rabalho sem problema", salientou o jogador.

Ao fim de seis meses em Braga, Djamal faz um balanço extremamente positivo, até pela forma como conquistou um lugar na equipa. E mostra-se optimista em relação ao que resta do campeonato, admitindo a possibilidade do clube alcançar, em breve, o Sporting na classificação final. "Estamos em quarto lugar mas existe o objectivo para chegar ainda mais à frente e acho que o Braga vai conseguir, até porque temos bons jogadores e estamos muito confiantes. É possível passar o Sporting por-que não está assim muito longe, são dois pontos de diferença e isso não é grande coisa", salientou o internacional da Líbia.

O futebolista está de partida, mas antes ainda vai dar o contributo à equipa no jogo com o Nacional da Madeira, a contar para a Taça da Liga. "Já ganhámos cá ao Nacional, mas todos os jogos são complicados. O Braga tem condições para ganhar ao Nacional", afirmou o médio dos 'Guerreiros do Minho' colocando a fasquia alta na medida em que aponta que a conquista da Taça da Liga também é um objectivo no horizonte.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Rodrigo Galo apresenta-se hoje
médio brasileiro de 25 anos

O empréstimo do médio Rodrigo Galo ao Gil Vicente está finalmente oficializado e o brasileiro já vai participar na sessão de trabalho que o técnico Paulo Alves agendou para hoje.

Trata-se de um regresso a uma casa conhecida, já que foi precisamente ao serviço dos gilistas que Galo, de 25 anos, deu nas vistas durante três temporadas consecutivas até chamar a atenção do Sp. Braga, clube que garantiu os seus direitos por quatro anos durante o último defeso.

RECORD

JotaCC

Djamal tapa buraco propondo Custódio

Atento à concorrência interna, Djamal tem a certeza de que Leonardo Jardim não terá de procurar muito no plantel para descobrir um médio-defensivo à altura das responsabilidades. O leque de opções disponíveis pode envolver Custódio, Vinícius ou Salino, mas só o primeiro é mencionado pelo líbio, que se despede temporariamente de Braga no dia 4 de Janeiro, rumo à Taça das Nações Africanas (CAN'2012). Faltam, por isso, poucos dias para confirmar o palpite. "O Custódio é muito bom; julgo que é melhor jogador do que eu. Vai fazer um bom trabalho, sem problemas. Tenho grande confiança nele", revelou, dizendo-se encantado por poder representar o seu país na principal competição africana de selecções. "Estou muito feliz por representar a Líbia na Taça das Nações Africanas e o Braga não vai sentir a minha falta, pois tem bons jogadores. Acredito muito no treinador e nos meus companheiros; por aí não haverá problema", assegurou.

A confiança no grupo é de tal forma grande que Djamal até consegue prever um novo salto no campeonato. "Para já, vamos em quarto lugar e temos capacidade para chegar um pouco mais à frente. Estamos a jogar bem e com confiança", justificou, assumindo, sem rodeios, que o Braga tentará passar a perna ao terceiro classificado. "É possível ultrapassar o Sporting, porque só tem mais dois pontos. Em futebol, dois pontos não são grande coisa e acredito que o Braga vai continuar a fazer um bom campeonato", reforçou.

Por capricho do destino, Djamal perderá uma das paragens mais desejadas: Aveiro. Torcerá à distância, mas a nostalgia não lhe rouba o desejo de vencer. "É uma pena não poder jogar contra o meu antigo clube (Beira-Mar), estive lá três anos e deixei lá muitos amigos. Só que a vida é assim mesmo: terei de representar o meu país", observou. Antes, no arranque de 2012, será a vez de o Braga se estrear na Taça da Liga, com a "ambição" de erguer o troféu, e logo na Choupana. "Já ganhámos ao Nacional, no AXA, esta época, mas lá será complicado", avisou.


Família em segurança durante a guerra civil


Anunciada a libertação total da Líbia após oito meses de conflito sangrento que terminou com a morte do presidente Muamar Kadhafi, Djamal suspira de alívio. A família sempre esteve "em segurança", mas o jogador do Braga ainda não regressou ao seu país. "Ia falando com eles", recordou, apostando numa prestação histórica da Líbia na Taça das Nações Africanas. "Temos a Zâmbia e o Senegal, mas os adeptos estão muito felizes pela nova fase do país e vamos fazer tudo para lhes dar mais uma alegria."


Regresso de Pizzi em Janeiro está fora de hipótese


Emprestado desde Agosto ao Atlético de Madrid, Pizzi não passará de uma miragem para o Braga na reabertura do mercado de transferências. A SAD aguarda que os colchoneros exerçam até ao fim de Janeiro a opção de compra do passe do atacante português, por 15 milhões de euros, e o seu regresso imediato à Pedreira está totalmente descartado, apesar de o seu nome gerar enorme entusiasmo entre os adeptos arsenalistas. É sabido que o técnico Leonardo Jardim pretende acrescentar talento ao sector do meio-campo e sempre viu em Pizzi qualidades especiais, razão pela qual chegou a colocá-lo na posição 10 nas duas primeiras jornadas do campeonato, mas o reforço será outro em função de mais um importante encaixe financeiro. Esse será, aliás, o ponto de partida para o Braga atacar em força o mercado, em busca de um lateral-direito, um central e um médio. Com a chegada do argentino Diego Simeone ao comando do Atlético de Madrid, o futuro de Pizzi parece estar suspenso, mas o jogador, num breve contacto telefónico com O JOGO, foi suficientemente explícito. "Sou jogador do Atlético até ao fim da época", precisou. Besiktas e Saragoça seguem o caso com atenção.



Zé Luís na goleada

Primeiro "reforço" de Inverno do Braga (será inscrito em Janeiro), Zé Luís provou contra o Vizela que já lá vai o tempo em que recuperava de uma cirurgia a um dedo do pé esquerdo. O avançado cabo-verdiano, que esteve parado durante praticamente quatro meses, alinhou durante toda a segunda parte do jogo particular com a equipa-satélite, disputado à porta fechada no Estádio AXA, e até participou na jogada que resultou no quinto golo, assinado por Lima: rápido a fugir aos defesas, disparou forte para uma defesa apertada do guarda-redes e, na recarga, o brasileiro só teve de encostar para o fundo das redes. Pouco depois, caía o pano, com o Braga a golear, de forma expressiva, o Vizela (5-0). Hélder Barbosa, Ewerton, Nuno Gomes e Rivera foram os restantes homens-golo.

Se o regresso à acção de Zé Luís era a confirmação que faltava para se perceber que Lima e Nuno Gomes não deixaram de ter a vida mais facilitada com a recente dispensa do camaronês Meyong, já a total disponibilidade de Custódio deve ser encarada como a solução mais óbvia para resolver o afastamento iminente de Djamal, convocado pela selecção da Líbia para a CAN'2012. Primeiro como lateral-direito e depois como médio-defensivo, precisamente no lugar do líbio; o internacional português alinhou durante os 90 minutos, sempre em alta rotação.


Rivera prefere ser 10

Estrela no México, Édson Rivera continua a ser uma promessa por estrear em Braga. Quando o grande momento acontecer, vestirá a pele de extremo-esquerdo, como tem evoluído em treinos e jogos particulares, mas a sua preferência é outra. "Na época passada, jogava na posição 10", deixou escapar. Com abertura de espírito para desafios, o internacional sub-20 continua a achar que escolheu "bem" e diz ter "expectativas elevadas". "Sempre soube que seria difícil em Braga. Tenho aprendido muito com o Quim ou o Nuno Gomes", contou.


Djamal e Rivera foram estrelas em Lamaçães

A 18ª edição do Torneio de Natal de futebol de cinco, em sub-14, organizado em Lamaçães pela divisão de desporto da Câmara Municipal de Braga e ganha pela Escola de Futebol Fernando Pires, terminou em grande estilo com as presenças dos jogadores Djamal e Rivera. Os dois profissionais entregaram os troféus às equipas participantes, posaram para as fotografias e deram autógrafos, convivendo de forma simpática com os jovens atletas. A interactividade tem sido, aliás, uma prática dos últimos dias, sendo certo que o treino desta manhã, com vista ao jogo de terça-feira com o Nacional, será aberto.


Clubes de acordo falta o sim de Galo

Há muito que era conhecido o desejo gilista de ver no plantel o lateral-direito Rodrigo Galo, jogador que teve uma passagem feliz por Barcelos, na época passada, e que agora deverá regressar à equipa orientada por Paulo Alves, num acordo entre Gil Vicente e Braga válido até ao final da época.

Os clubes acordaram no empréstimo, com direito de opção no fim da temporada e, durante a estadia de Galo em Barcelos, será o clube liderado por António Fiusa que será responsável pela totalidade dos vencimentos do jogador brasileiro.

Mas se os pormenores entre os dois emblemas minhotos estão ultimados, já Rodrigo Galo adiantou, a O JOGO, que o acordo que possibilita o ingresso no Gil Vicente só deverá ser concretizado hoje, pela manhã e está ainda dependente de detalhes. "Ainda não há acordo porque ainda não assinei", disse ontem o jogador, numa altura em que chegou a ser considerada a possibilidade de Galo já realizar o treino vespertino. "Estou certo que tudo deve estar resolvido até ao fim-de-semana pois, sempre disse que em Portugal o Gil Vicente é o clube onde gostaria de jogar mas se assinar amanhã [hoje], pode ser que até treine de imediato, depende de uns detalhes", adiantou Rodrigo Galo".

Rodrigo Galo tem contrato com o Braga até 2015 mas Leonardo Jardim não conta com o jogador esta temporada, pelo que o regresso ao clube onde evoluiu na época anterior seja o desfecho mais que esperado.

O JOGO


JotaCC

Paixão arbitra V.Guimarães-Benfica da Taça da Liga

O Conselho de Arbitragem divulgou ontem a lista de nomeações para a jornada inaugural da terceira fase da Taça da Liga. Eis os jogos completos: Grupo A: Rio-Ave-Sporting (Cosme Machado) e Gil-Vicente-Moreirense (Artur Soares dias); Grupo B: Marítimo-Santa Clara (António Ferreira) e V. Guimarães-Benfica (Bruno Paixão); Grupo C: Nacional-Braga (Hugo Miguel) e Portimonense-Penafiel (João Capela); Grupo D: V. Setúbal-Estoril (Manuel Silva). O Paços Ferreira-FC Porto já se realizou.


ABC ficou em quinto

Duas vitórias, um empate e uma derrota ditaram o quinto lugar do ABC no Torneio da Holanda que ontem terminou em Limburgse. Na última jornada, e no dia em que comemorou o 78º aniversário, o ABC ganhou aos finlandeses do HC West, por 21-20 (11-7 ao intervalo). Numa equipa que rodou vários elementos, Ricardo Pesqueira foi o "homem do jogo", e Miguel Sarmento e Pedro Seabra os melhores marcadores, com quatro golos cada.


Filipe Cruz
"Angola precisa mais de mim"


Parte integrante da geração de ouro do andebol português, Filipe Cruz abraçou a carreira de treinador em 2006, para treinar o 1º de Agosto e, mais tarde, em 2009, a selecção de Angola. Para preparar o Campeonato Africano das Nações (CAN) regressou a Portugal para uma semana de estágio e a forma como foi acarinhado antes do encontro amigável entre a Selecção Nacional e a congénere angolana mostra bem que as exibições de Filipe Cruz ainda estão frescas na memória dos portugueses. "As pessoas ainda me conhecem e ainda sinto o carinho que têm por mim", afirma a O JOGO.

O antigo lateral-direito já tinha estado em Portugal em Agosto, para disputar um torneio de pré-temporada que serviu de preparação para os Jogos Pan-Africanos. "Os frutos do estágio reflectiram-se nos Jogos, pois chegámos à final com o Egipto. Foi muito bom, porque eu conheço bem o andebol português e fizemos bons testes", considera o seleccionador.

Para além destes dois estágios, Filipe Cruz não vem a Portugal tantas vezes quanto gostaria, ainda que tenha cá a família a viver: "Agora venho poucas vezes, porque tenho grandes responsabilidades no andebol angolano. Na maior parte do tempo é a minha família vai mais vezes a Luanda."

A orientar um grupo jovem, cuja média de idades ronda os 22 anos, Filipe Cruz ambiciona "conquistar um lugar no andebol africano". "De Janeiro de 2010 até agora, Angola ao mais alto nível fez cerca de 30 dias, não mais do que isso. O andebol só se pratica em Luanda e o campeonato só tem seis equipas. Fica extremamente difícil para um seleccionador ir buscar jogadores, mas vamos fazendo alguns 'milagres'", acrescenta, estabelecendo como objectivo "chegar ao pódio na CAN", que se disputa em Marrocos, entre 10 e 21 de Janeiro.

Como jogador, Filipe Cruz esteve 13 anos em Portugal, entre 1990 e 2003, não descartando a possibilidade de um dia treinar em Portugal. No entanto, agora quem mais precisa é o seu país natal: "Seria uma experiência enriquecedora, ia aprender muito mais, estaria ao mais alto nível, com condições de qualidade e podia exigir muito mais de mim. Mas Angola precisa mais de mim, porque tem escassez de treinadores. Acho que tenho mais importância lá do que aqui, que há muitos Filipe Cruz."

"O Stélvio não tinha jeito para o andebol"

Apesar de estar associado aos melhores resultados alcançados no andebol português, Filipe Cruz não conseguiu influenciar o filho mais velho, Stélvio Cruz, a seguir a modalidade. O médio de 22 anos, que agora joga no Recreativo Libolo, mas que já passou pelo Sporting de Braga e União de Leiria, formou-se nas escolas do emblema bracarense. "Tinha condições natas para o futebol. Ele foi sozinho sem ninguém o influenciar. Ainda jogou andebol um ano, ao lado do Fábio Magalhães que agora está na Selecção Portuguesa. Podia ter melhorado se continuasse, mas notámos que ele não tinha muita habilidade", lembra. Além de Stélvio, Filipe Cruz tem mais dois filhos, que também estão mais virados para o desporto-rei, pois um está nas escolas do Sporting de Braga e outro faz parte do Palmeiras Futebol Clube, também de Braga.


O JOGO

JotaCC

'Sporting de Braga está confiante '

Djamal quer o terceiro lugar o mais rápido possível

O médio quer subir na classificação e acredita que isso será uma realidade durante a sua ausência devido à participação na CAN.

Djamal acredita que o Sporting de Braga pode em breve ultrapassar o Sporting na tabela classificativa e ascender ao terceiro lugar do campeonato. 'O Sporting de Braga está no quarto lugar, mas tem o objetivo de chegar mais à frente e acho que vai conseguir. Tem bons jogadores, está confiante e a jogar bem. O Sporting não está muito longe, está a dois pontos e, no futebol, isso não é grande coisa. É possível ultrapassá-los', sublinhou o médio líbio, que vai falhar vários jogos dos minhotos devido à sua participação na Taça das Nações Africanas (CAN), mas diz confiar nos companheiros: 'O Custódio é muito bom jogador e vai fazer um muito bom trabalho', perspetivou.
Sobre o jogo com o Nacional, agendado para terça-feira, na Madeira, a contar para a Taça da Liga, Djamal notou que 'todos os jogos são complicados', mas lembrou que o Sporting de Braga já venceu os insulares para o campeonato (2-0, em casa), frisando que a equipa 'tem todas as condições para ir ganhar lá', até porque é ambição do clube aproveitar esta competição para tentar ganhar um troféu esta temporada.

Ausência forçada. Djamal não tem dúvidas de que Custódio será um bom substituto no meio-campo bracarense


Ao Gil Vicente

Sporting de Braga empresta Galo

Rodrigo Galo vai jogar no Gil Vicente até ao final da temporada, depois de o clube gilista ter chegada a acordo com os «bracarenses» para o empréstimo do avançado brasileiro. As negociações foram finalizadas ontem, com o jogador brasileiro a aceitar regressar a Barcelos. Rodrigo Galo tem contrato com o Sporting de Braga até 2015, mas não entrava nas contas de Leonardo Jardim.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Rivera à espera de oportunidades

Com contrato válido por cinco anos, Rivera chegou ao Minho esperançado em singrar rapidamente no futebol português. Contudo, o mexicano, de apenas 20 anos, está a passar por uma natural fase de adaptação ao país e também à forma como se joga em Portugal.

Apesar de ainda não ter sido utilizado oficialmente em qualquer partida, o avançado não dá o tempo por perdido e assegura que «seria mais cómodo ficar no México».

A BOLA

Pé Ligeiro

Treino aberto com muitos adeptos


Leonardo Jardim abriu as portas do treino matinal do plantel do SC Braga, e os adeptos aderiram em bom número.

Indiferentes ao muito frio que se fazia sentir, algumas dezenas de adeptos acompanharam com entusiasmo a sessão de trabalho realizada nos relvados anexos ao Estádio Axa, esta manhã decorados por um manto branco.

No que à preparação da equipa diz respeito, Nuno André Coelho, Baiano, Paulo Vinícius, Ukra e Imorou mantém-se ausentes dos trabalhos, devido a impedimento físico.

O plantel volta a treinar-se às 15.30 horas, à porta fechada, no Axa.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

U. Leiria lidera... nas multas
LEIRIENSES PAGARAM 20.250 EUROS
   
A União de Leiria, da Liga ZON Sagres, lidera o ranking dos clubes mais castigados com multas durante os primeiros cinco meses da época futebolística portuguesa, muito por culpa de elevadas penas ainda relativas à época anterior.

Após 13 jornadas da Liga e um jogo antecipado da terceira jornada da Taça da Liga, a U. Leiria surge destacada no primeiro lugar do ranking, com 20.250 euros, sendo 14.350 relativos à época 2010/11, por irregularidades nas fichas de nove jogos.

Em causa estão os desafios da última edição da Liga: U. Leiria-Benfica, Rio Ave-U. Leiria, Académica-U. Leiria, U. Leiria-FC Porto, Sporting-U. Leiria, U. Leiria-Marítimo, Sp. Braga-U. Leiria, U. Leiria-Naval e Benfica-U. Leiria.

No site oficial da LPFP, o nome constante na ficha de jogo como técnico principal da equipa do Lis é o de Armando Santiago, quando o treinador era Pedro Caixinha, entretanto dispensado no decorrer da atual temporada.

Apesar de constar na ficha de jogo como técnico principal nunca se chegou a sentar no banco da equipa.

Atrás dos leirienses surge o Sporting, com 17.575 euros, sendo que "só" 11.800 dizem respeito a penas aplicadas ao clube, por reincidência, ao abrigo do artigo 151 do Regulamento Disciplinar, que diz respeito aos comportamentos indevidos do público (insultos, arremesso de objetos para o relvado e danos patrimoniais).

De resto, o clube de Alvalade foi o único a ser sancionado em todas as 13 jornadas da Liga já disputadas, sempre pelo mesmo motivo.

FC Porto (12.925 euros) e Benfica (10.875) surgem atrás do Sporting, com os seus valores a serem igualmente inflacionados pelo mau comportamento dos adeptos, embora no caso dos encarnados tenha sido ainda aplicada uma pena de 2.000 euros relativa à temporada transata.

Já o Gil Vicente, esta época de regresso ao escalão principal, é o clube menos castigado da Liga (3.100 euros).

Ranking:

1. U. Leiria: 20.250,00 milhares de euros
2. Sporting, 17.575,00
3. FC Porto, 12.925,00
4. Benfica, 10.875,00
5. Académica 9.425,00
6. V. Guimarães, 9.375,00
7. P. Ferreira, 9.150,00
8. Marítimo, 7.150,00
9. V. Setúbal, 6.250,00
10. Olhanense, 5.500,00
11. Sp. Braga, 5.075,00
12. Beira-Ma, 4.950,00
13. Feirense, 4.550,00
14. Rio Ave, 3.800,00
15. Nacional, 3.550,00
16. Gil Vicente, 3.100,00

Total: 133.500,00 milhões de euros

RECORD

JotaCC

Ukra já se treina sem limitações

A reintegração de Ukra nos trabalhos de conjunto constituiu o principal destaque do treino desta sexta-feira do plantel do SC Braga.

Operado ao joelho esquerdo antes do arranque oficial da época, o extremo subiu esta manhã ao relvado para se treinar, sem limitações, com os restantes colegas de equipa.

Indiferentes ao muito frio que se fazia sentir, algumas dezenas de adeptos acompanharam com entusiasmo a sessão de trabalho realizada nos relvados anexos ao Estádio Axa, esta manhã decorados por um manto branco.

Nuno André Coelho, Baiano, Paulo Vinícius e Imorou mantêm-se ausentes dos trabalhos, devido a impedimento físico.

O plantel volta a treinar-se às 15.30 horas, à porta fechada, no Axa.

A BOLA