News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Entrevista de Alan ao jornal o Jogo

Started by Legião, 26 de December de 2011, 15:50

Previous topic - Next topic

Legião

A teoria de que o actual plantel do Braga dispõe de piores recursos do começa a perder validade. À luz dos números, a equipa soma agora mais oito pontos do que na época passada e quase se aproxima do desempenho de 2009/10, quando acabou o campeonato a discutir o título com o Benfica. As turbulências parecem ter batido asas e a segunda vitória fora de casa, em Olhão, devolveu a confiança ao grupo.

Elemento inspirador numa equipa habituada a surpreender, Alan até já admite um Braga a bater-se por mais do que um lugar de acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Com a vitória em Olhão e consequente aproximação ao Sporting, com a distância encurtada para dois pontos, será possível ao Braga repetir a participação na Liga dos Campeões?

O nosso objectivo é esse, buscar sempre mais. Estamos em quarto, vamos em busca do terceiro lugar e por aí em diante. Foi muito positiva a última vitória. Virámos o jogo e a união da equipa foi mais uma vez demonstrada.

Quem está mais forte: Benfica, FC Porto ou Sporting?

Os mais fortes são o Benfica e o FC Porto. O Sporting ainda tem algumas oscilações, enquanto o Benfica e o FC Porto, apesar de não fazerem grandes jogos, lá vão ganhando.

O Artur (Benfica) disse recentemente que em Braga acontecem coisas do outro mundo... Esse é o grande trunfo do Braga: nunca perder em casa?

Sem dúvida. Em nossa casa, somos nós a mandar. Agora só temos de passar isso também para fora de casa.

A vitória mirabolante em Olhão também foi de outro mundo?

Não foi uma vitória do outro mundo, foi antes uma segunda parte do outro mundo, porque a primeira foi muito má. Reflectiu a força da equipa. Ao intervalo conversámos, reflectimos sobre o que aconteceu de mau na primeira parte e tratámos de corrigir na segunda. O treinador não disse nada de especial: identificou os erros cometidos e motivou os jogadores. Foi assim que demos a volta por cima.

Qual foi o grande acontecimento de 2011?

A reviravolta em Olhão. No fim da época, esse resultado vai fazer a diferença. São três pontos muito importantes e tiveram grande impacto no grupo pela forma como foram conseguidos. Muita gente não acreditava, mas nós acreditávamos e demos a volta ao resultado.

Esqueceu a participação na final da Liga Europa...

É claro que foi marcante. Temos que pensar em chegar lá de novo. Esse meu esquecimento deve-se à nossa forma de trabalhar. Foi um feito muito bonito, que infelizmente não ganhámos, mas olhamos sempre em frente. Em futebol não se pode dormir, caso contrário, o comboio passa e a gente fica para trás. Eu próprio costumo dizer aos meus amigos que águas passadas não movem moinhos. Temos que seguir em frente. Se ficarmos agarrados ao passado, não aproveitamos o presente e o futuro.

Depois de ter acabado o campeonato em segundo lugar e ter disputado a final da Liga Europa, o que falta ao Braga para conquistar o título?

Queríamos ir à final da Taça de Portugal e não conseguimos. Resta-nos o campeonato, a Liga Europa e a Taça da Liga. Há que continuar a trabalhar e continuar a carregar no pedal. Pode ser que Benfica, FC Porto e Sporting escorreguem. Para já, não temos prioridades, mas assumo que a Taça de Portugal era uma prioridade no começo da época.

O que correu mal na eliminatória com o Sporting?

Pecámos um pouco na finalização. Começámos bem, mas o Sporting fez dois golos e controlou o jogo. Em termos globais estivemos bem, simplesmente não concretizámos as oportunidades.

Leonardo Jardim já disse que não se pode comparar o actual Braga com o da época passada e até citou as ausências de Moisés, Rodriguez, Paulão e Léo Fortunato; dos médios Vandinho e Luis Aguiar e do avançado Matheus... De que jogador sente mais falta?

A equipa está a portar-se bem. Todos esses jogadores fazem falta, são todos muito bons, mas quem ficou tem dado boa conta do recado. Sou amigo de todos. Converso com eles sempre que posso. Falo habitualmente com o Matheus, o Vandinho e o Moisés. É difícil dizer se estaríamos melhor classificados com eles do nosso lado. São excelentes jogadores, mas há diferenças: a defesa foi praticamente toda trocada e o ataque está produzir mais do que na época passada.

Esse bom comportamento do ataque deve-se ao facto de apenas ter saído o Matheus?

Refiro-me ao comportamento global da equipa em termos ofensivos. Agora marcamos mais golos. Temos tido mais sorte na finalização, mas sorte também se procura trabalhando.

Os insultos racistas que denunciou constituem o episódio mais negativo da sua passagem por Portugal?

Estou cá há 10 anos e foi sem dúvida o episódio mais negativo. Já passou, é para esquecer. Não merece ser guardado.

O Artur sempre conseguiu promover um encontro entre o Javi García (Benfica) e o Alan?

Não aconteceu. É verdade que chegou a falar comigo sobre isso. Telefonou-me de propósito, mas recusei. Disse-lhe que estava tudo acabado e que não fazia qualquer sentido.

Sendo casado com uma portuguesa, natural de Viseu, pensa naturalizar-se português e representar a Selecção Nacional?

Não teria problema nenhum. Por acaso tenho passaporte português há uns cinco ou seis anos, mas nunca fui abordado nesse sentido. Ficaria muito feliz, pelos meus filhos, ambos são portugueses, e pela família e amigos que tenho em Portugal. Quando terminar a carreira, fico em Portugal, já não regresso ao Brasil. Já sou mais português do que brasileiro.

Quando se verifica que a equipa soma agora mais oito pontos do que na época anterior, em igual período, fica a impressão de que o clube até saiu a ganhar com tantas saídas...

Pelos pontos somados, é uma interpretação possível. É difícil dizer se o clube saiu a ganhar ou se saiu a perder. Como o campeonato está mais equilibrado este ano do que no ano passado, esses oito pontos a mais que somamos devem ser valorizados.

Dos jogadores mais novos, quem o surpreendeu mais?

O Baiano, o Paulo Vinícius e o Ewerton. O Nuno Gomes nem precisa de comentários. Eu combinava muito bem com o Baiano, o entrosamento era muito bom. Com o Salino, as coisas também têm corrido bem, até melhor do que a gente pensava: é um jogador muito rápido e desarma muito bem. Só que não é um lateral de raiz. Por vezes, até dá para confundir os adversários e também os jornalistas pela questão do penteado (risos).

Ewerton é dos jogadores com mais mercado. Concorda?

É um central com margem de progressão muito grande. É muito jovem e vai evoluir bastante.

Como é a relação do plantel com Leonardo Jardim: primeiro estranha-se, depois entranha-se?

Tem sido boa. Tem métodos diferentes do Domingos, mas nunca estranhámos. É uma excelente pessoa. No começo era fechado, mas depois tornou-se mais conversador. Já se pode falar numa relação de amizade entre o grupo e o treinador.

Os adeptos é que não têm gostado de alguns resultados, como aconteceu no fim dos jogos com o Leiria (derrota) e a Académica (empate). É compreensível ou já se trata de uma nível de exigência exagerado?

Os adeptos podem fazer o que quiserem. Eles reagiram assim, porque têm noção do nosso valor e acham que podemos dar sempre mais. Estão habituados aos êxitos das últimas duas épocas: fomos vice-campeões e fomos à final da Liga Europa. Estão bem habituados e as vítimas somos nós (risos).

Até que idade pensa jogar?

Até sentir força nas pernas. Sinceramente, ainda não parei para pensar nisso. Tenho contrato com o Braga até 2014.

Quando Jorge Jesus comentou que o Alan chegou a ser hipótese para o Benfica, foi uma novidade ou já sabia disso?

Já tinha conhecimento disso. Julgo que o Benfica chegou a conversar com o Braga durante o Verão de 2010. Comigo, confirmo que conversaram. O Raul José (adjunto de Jorge Jesus) telefonou-me a perguntar se estaria disponível e depois não aconteceu nada. Só falaram comigo uma vez; depois já não percebi o que aconteceu.

Há dois anos esteve perto de se mudar para o Al-Sarjah (Dubai). Perdeu muito dinheiro?

Esse interesse do Benfica surgiu quase ao mesmo tempo do Al-Sarjah, há dois anos. O Al-Sarjah chegou a apresentar uma proposta concreta. Era um bom contrato, muito valioso, mas julgo que tomei a decisão certa ao permanecer em Braga. Só tinha mais um ano de contrato e aceitei renovar.

O Sporting foi outra oportunidade perdida em 2010?

Foi, já no tempo do Paulo Sérgio... Nada está perdido em futebol. Em termos de estrutura, o Braga equivale-se ao Sporting, Benfica e FC Porto. Nunca fiquei triste por essas transferências não se concretizarem. Ficava ansioso, mas depois seguia o meu caminho, trabalhando.

Projecta terminar a carreira ao serviço do Braga?

Nesta altura, não posso dizer que vou terminar a carreira no Braga, porque nem sei o dia de amanhã. Se isso puder acontecer, seria motivo de grande orgulho.

in http://www.ojogo.pt/27-360/artigo962441.asp
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

barinho

Legião

Força capitão, nós também acreditamos!
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

bracarense23

disco infiltrator

Gui40

Grande entrevista do nosso capitão!  :)

abesbilico

COM O BRAGA PARA SEMPRE NO MEU CORAÇÃO, MESMO QUE NUNCA SEJA CAMPEÃO!

MeZut#

Não pedimos que ganhem sempre, mas que joguem sempre para ganhar! S.C.BRAGA!

darkshines

Ou muito me engano ou poderemos estar perante o melhor jogador de sempre do scbraga.....

Sim, ainda sou relativamente novo mas duvido muito que tenham passado pelo Scbraga muitos jogadores com a classe deste "miudo"!

leo

Um grande jogador. Sente o clube e em termos profissionais e táticos do melhor que já vi. Tem uma excelente leitura dos tempos de jogo. Um GUERREIRO!!!!!
Força Alan

barinho

Quote from: darkshines on 27 de December de 2011, 15:10
Ou muito me engano ou poderemos estar perante o melhor jogador de sempre do scbraga.....

Sim, ainda sou relativamente novo mas duvido muito que tenham passado pelo Scbraga muitos jogadores com a classe deste "miudo"!

Eu tenho 27 anos e tenho a mesma opinião que tu,para mim este é o melhor jogador que vi envergar a nossa camisola.Há muitos fantásticos jogadores que vi jogar pelo Braga como o Karoglan,Hugo Viana,Vandinho,Moisés,Barroso,etc.Mas para mim o Alan é o melhor!

Claro que não tive oportunidade de ver jogar figuras míticas como o Perrichon e outros mas aí só quem já era nascido nessa altura o pode dizer.

Kriticus

Quote from: barinho on 27 de December de 2011, 15:44

Eu tenho 27 anos e tenho a mesma opinião que tu,para mim este é o melhor jogador que vi envergar a nossa camisola.Há muitos fantásticos jogadores que vi jogar pelo Braga como o Karoglan,Hugo Viana,Vandinho,Moisés,Barroso,etc.Mas para mim o Alan é o melhor!

Claro que não tive oportunidade de ver jogar figuras míticas como o Perrichon e outros mas aí só quem já era nascido nessa altura o pode dizer.

Com os meus 23 anos, lembro-me bem de um craque chamado Karoglan, para mim o melhor que jogou no Braga. Ainda assim, penso que o Alan está no top 5 dos melhores jogadores que vestiram a nossa camisola! Um senhor jogador!

barinho

Quote from: Kriticus on 27 de December de 2011, 15:46

Com os meus 23 anos, lembro-me bem de um craque chamado Karoglan, para mim o melhor que jogou no Braga. Ainda assim, penso que o Alan está no top 5 dos melhores jogadores que vestiram a nossa camisola! Um senhor jogador!

A minha dúvida é mesmo entre o Alan e o Karoglan,com o HV muito perto.Agora imagina ter esses 3 na equipa ao mesmo tempo! :o

Sérgio Gonçalves

Quote from: barinho on 27 de December de 2011, 15:48

A minha dúvida é mesmo entre o Alan e o Karoglan,com o HV muito perto.Agora imagina ter esses 3 na equipa ao mesmo tempo! :o

Já que andamos numa de recordações, lembro o Edmilson, para mim um doa melhores que passou por ca, foi pena te-lo feito a correr...
Sócio nº 2014

Kriticus

Quote from: Sérgio Gonçalves on 27 de December de 2011, 17:07
Quote from: barinho on 27 de December de 2011, 15:48

Já que andamos numa de recordações, lembro o Edmilson, para mim um doa melhores que passou por ca, foi pena te-lo feito a correr...

A 2ª volta de 2000/01 (a época do Edmilson) de outro brasileiro chamado Zé Roberto foi do mais espectacular que vi em Portugal. Foi pena não ter dado continuidade...

barinho

Esse ataque era qualquer coisa.Zé Roberto,Edmilson,Riva,Feher,Luís Filipe na sua melhor forma de sempre.Se nessa altura tivéssemos a estaleca que temos hoje em dia podíamos ter sido campeões mas baqueamos nas últimas jornadas.

Gui40

Quote from: barinho on 27 de December de 2011, 18:07
Esse ataque era qualquer coisa.Zé Roberto,Edmilson,Riva,Feher,Luís Filipe na sua melhor forma de sempre.Se nessa altura tivéssemos a estaleca que temos hoje em dia podíamos ter sido campeões mas baqueamos nas últimas jornadas.

Sem dúvida!! Recordo me tão bem dessa época!!
Nessa época, em especial gostei dos nosso dois jogos contra o Sporting, em que ganhamos 3-1 ou 3-2 em casa e 1-2 em Alvalade, foram dois enormes jogos da nossa equipa!!

Kriticus

Quote from: Gui10 on 27 de December de 2011, 18:09

Nessa época, em especial gostei dos nosso dois jogos contra o Sporting, em que ganhamos 3-1 ou 3-2 em casa e 1-2 em Alvalade, foram dois enormes jogos da nossa equipa!!

3-2 em casa (bis do Fehér e outro do Edmilson) e 1-2 em Alvalade, com 1-0 ao intervalo e 2 golos do Zé Roberto no reatamento do jogo! Não esqueço essa época :)

elvis12

Era mesmo, perdemos a oportunidade que o Boavista por exemplo aproveitou :(

Anabela

Quote from: Kriticus on 27 de December de 2011, 18:17
Quote from: Gui10 on 27 de December de 2011, 18:09

3-2 em casa (bis do Fehér e outro do Edmilson) e 1-2 em Alvalade, com 1-0 ao intervalo e 2 golos do Zé Roberto no reatamento do jogo! Não esqueço essa época :)

Nesse 3-2 em casa também temos de dar mérito ao schmeichel :D. E,nesse jogo, também, ao intervalo estava 0-1 pois lembro-me do speaker do 1º de maio dizer que ía-mos conseguir dar a volta.