News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 15/12

Started by Bruno3429, 15 de December de 2011, 06:52

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga à procura do primeiro lugar

O único pensamento presente na comitiva do Sporting de Braga, que ontem viajou para a Bélgica, é vencer hoje o Brugge e assegurar o primeiro lugar no grupo H da Liga Europa. Os arsenalistas têm já a passagem assegurada aos 16 avos-de-final, ao contrário dos belgas, mas só o triunfo interessa para acabar na frente do grupo e reforçar o prestígio que alcançou na temporada passada nas competições europeias, onde foi vice-campeão da Liga Europa.

Diario do Minho

Bruno3429

Lima para a história
brasileiro Pode passar a ser o melhor marcador de sempre do clube na UEFA

RICARDO VASCONCELOS

O Sp. Braga vai tentar, esta noite, roubar a liderança do grupo H ao Brugge para reforçar as probabilidades da sorte lhe sorrir no sorteio de amanhã para os 16 avos-de-final da Liga Europa, mas o jogo da Bélgica pode coroar Lima como o melhor marcador de sempre dos arsenalistas nas provas organizadas pela UEFA.

O avançado brasileiro já marcou por 3 vezes só esta época (Young Boys, Birmingham e Maribor) e igualou Matheus e Linz, dois jogadores que deixaram a sua marca no Estádio Axa pelos remates certeiros que foram contabilizando na Liga Europa, Taça Intertoto e, mesmo, na Liga dos Campeões.

Record

Bruno3429

"Queremos o primeiro lugar"

"Já estamos qualificados, mas queremos vencer para ficarmos em primeiro lugar no grupo e fugir às equipas que saíram da Liga dos Campeões." Foi desta forma que o treinador bracarense, Leonardo Jardim, fez a antevisão ao jogo de hoje com o Club Brugge (20h05, Sport TV 1).

O técnico português prometeu mesmo uma equipa ofensiva e sem grandes alterações: "Vamos ter a habitual identidade, porque não alteramos os processos em função do adversário. Sabemos que se trata de uma equipa com muita qualidade, com técnica e que gosta de posse e circulação de bola. Por isso, vamos estar atentos para anular esses processos."

Quem afinou pelo mesmo diapasão foi Leandro Salino, que, observou, quer esquecer a derrota da primeira volta (1-2): "Isso faz parte do passado. Não estamos a pensar na vingança, mas queremos muito ganhar."

António Salvador, líder dos minhotos, admitiu que vai ao mercado em Janeiro: "Não estava nos planos, mas, devido à onda de lesões, precisamos de reforços."

Correio da Manhã

Bruno3429

Sp. Braga joga primeiro lugar na Bélgica
'É importante evitar equipas mais fortes '


Leonardo Jardim destaca a importância do encontro de hoje devido ao facto de permitir evitar as melhores equipas da «Champions».

É com o apuramento garantido que o Sporting de Braga vai entrar em campo para defrontar o Club Brugge, que precisa de pontuar para também marcar presença nos 16avos de final da Liga Europa. Apesar da situação tranquila, Leonardo Jardim reconhece que o encontro é importante para as aspirações do clube na competição, já que terminar o grupo no primeiro lugar é sinónimo de evitar clubes como Valência, Manchester United ou Manchester City na próxima eliminatória.
'Apesar de termos já a qualificação garantida, queremos vencer para ficarmos em primeiro no grupo e fugir às quatro/cinco equipas que vão agora entrar na Liga Europa provenientes da Liga dos Campeões', começou por destacar Leonardo Jardim, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro desta noite (20h05).
O treinador bracarense adiantou que a sua equipa jogará para ganhar, apesar do empate ser suficiente para segurar a liderança, alertando, ainda assim, para a boa qualidade do adversário. 'Vamos ter a habitual identidade, porque não alteramos os processos em função do adversário. Sabemos que se trata de uma equipa com muita qualidade, com técnica e que gosta de posse e circulação de bola. Por isso, vamos estar atentos para anular esses processos', explicou o sucessor de Domingos Paciência.
Neste sentido, é improvável que Leonardo Jardim faça grandes alterações no «onze» habitual, não só pela ausência de opções, mas também pela importância do jogo que foi realçada pelo técnico. As únicas novidades poderão acontecer na frente de ataque, com a entrada de Nuno Gomes para o lugar mais adiantado, passando Lima a jogar numa das alas.
No outro jogo do grupo, o Birmingham precisa de derrotar o Maribor e esperar por uma vitória do Sporting de Braga para seguir em frente na Liga Europa.

Para ganhar. Leonardo Jardim quer terminar o grupo no primeiro lugar

Leandro Salino
'Não pensamos em vingança',


O médio brasileiro quer retificar o resultado do jogo disputado em Braga, para que os «arsenalistas» terminem a fase de grupos em primeiro. 'O que aconteceu em Braga é passado. Não estamos a pensar em vingança, mas queremos ganhar para estarmos numa posição mais tranquila no sorteio. O Sp. Braga vem à Bélgica com vontade de vencer', assumiu Salino.

Club Brugge
'Sp. Braga é um grande teste '


O treinador Cristoph Daum elogiou a equipa de Leonardo Jardim, considerando que o conjunto belga terá de jogar nos limites para chegar à vitória. 'O Sp. Braga é uma equipa muito técnica, com muita qualidade individual. Devemos jogar no extremo, pois será um jogo diferente. Será um verdadeiro teste para nós', sublinhou o técnico alemão do Club Brugge.

Palavra de presidente
Plantel será reforçado em janeiro


António Salvador foi obrigado a mudar os planos que tinha e vai dar «prendas» a Leonardo Jardim. Em virtude das lesões que assolam o plantel, nomeadamente o setor defensivo, o presidente do Sporting de Braga confirmou que vai reforçar o plantel para a segunda metade da temporada. 'Não estava nos nossos planos fazê-lo, mas em virtude da onda de lesões que afetou o plantel não há que o esconder. Vamos ter de ir ao mercado, mesmo sabendo que isto representará um prejuízo financeiro que não estava nas previsões', explicou António Salvador, que, assim, também não coloca de parte a possibilidade de vender algum jogador, embora esse não seja um cenário equacionado para já.
Em relação ao jogo com o Club Brugge, António Salvador mostrou-se confiante na vitória.

O Primeiro de Janeiro

JotaCC

Guerreiros querem terminar na frente

Minhotos só vencem o grupo se ganharem ao Club Brugge. Nuno Gomes deve recuperar a titularidade num jogo em que é preciso marcar. Belgas deslizam no fio da navalha.

A passagem aos 16 avos-de-final da Liga Europa, o primeiro objectivo do SC Braga nesta fase da competição, foi carimbada na jornada anterior, ao vencer o Birmingham na pedreira. Agora, segue-se uma nova meta: terminar na liderança do grupo H. Para isso, é necessário ganhar esta noite ao Club Brugge, equipa que vive numa tremenda incerteza, porque, apesar de partir para este jogo na frente, tanto pode apurar-se como saltar fora da prova.

Depois de terem sido finalistas vencidos na última edição da Liga Europa, perdendo por 0-1 com o FC Porto, os bracarenses continuam em alta no futebol internacional. A escorregadela caseira com o adversário de hoje foi ultrapassada e quando falta uma jornada para concluir a fase de grupos, a equipa já tem a continuidade assegurada, evitando as sempre dramáticas contas de última hora. A calculadora ficou em Portugal, porque aquilo que resta a estes guerreiros do Minho é bastante simples. Os três pontos pela vitória na Bélgica significam ser primeiro; perder, ou empatar dá a liderança ao Club Brugge.

Perante este cenário muito mais transparente do que os céus de Bruges, que continuam cinzentos e a ameaçar chuva e frio para a hora do desafio, não resta outra solução a Leonardo Jardim do que apostar numa estratégia que resulte em novo triunfo fora de portas, como sucedeu em Birmingham, precisamente no encontro que abriu esta fase.

A BOLA

Bruno3429

António Salvador
"Ninguém será negociado"

CRISTINA AGUIAR
MELO ROSA

O mês de Janeiro dá aos clubes a possibilidade de realizar alguns acertos no plantel e o Braga não será excepção. António Salvador admitiu-o ontem, à saída das instalações da Liga, onde esteve presente no Conselho de Presidentes, mas garantiu que os minhotos desempenharão só o papel de comprador, nunca de vendedor. "Dos jogadores que estão a jogar, nenhum será negociado", afiançou o líder dos arsenalistas, num mensagem dirigida aos potenciais interessados nas principais figuras da equipa. Aliás, só a quantidade anormal de lesões traumáticas que afectaram alguns elementos da defesa vão levar os bracarenses a ser um dos emblemas mais activos no primeiro mês do ano. "Infelizmente, as lesões vão obrigar-nos a ir ao mercado, algo que não pensávamos ser necessário fazer. São custos com os quais não contávamos", admitiu Salvador, que tem como alvos principais um lateral-direito e um central, embora possam surgir novidades para outras posições do terreno.

Por definir continua a situação de Pizzi, que se encontra cedido ao Atlético de Madrid até ao final da época. Os "colchoneros" têm até 31 de Dezembro para accionar a cláusula de 15 milhões de euros prevista no contrato de empréstimo para a compra do extremo, mas António Salvador desconhece a intenção do clube espanhol. "Pizzi? Está em Madrid. Acho que tem sido convocado, vai jogando de vez em quando e está bem de saúde. Se vão accionar a cláusula, têm de perguntar ao Atlético. Vamos ver o que vai suceder", rematou.

"Com espírito guerreiro vencer torna-se mais fácil"

As obrigações enquanto presidente do Braga impediram-no de viajar ontem com a equipa para a Bélgica, mas António Salvador estará hoje em Brugge confiante que os arsenalistas terminarão no primeiro lugar do Grupo H da Liga Europa. "Sabemos das dificuldades que temos tido nos últimos tempos, nomeadamente em termos de lesões, mas os que estão têm capacidade para discutir o resultado. Com união, força, vontade e espírito guerreiro, vencer será mais fácil", referiu.

Manter o hábito de ganhar fora
PEDRO ROCHA

Passar a fronteira deixou de ser para o Braga um filme recheado de sustos e finais desagradáveis. Ganhar em Brugge é fundamental para escapar aos cabeças-de-série nos 16-avos-de-final da Liga Europa oriundos da Liga dos Campeões (Manchester United, Manchester City, Valência e Olympiacos), e semelhante desfecho apenas se rodeia de alguma dificuldade pela simples razão de a equipa arsenalista nunca ter vencido na Bélgica - o melhor que conseguiu foi um empate (1-1) no palco do Standard de Liège, em 2008/09. Suprimido esse pormenor, estamos perante um Braga habituado a cravar lanças cirúrgicas em diversas nações da Europa, e até em dose dupla por época, como aconteceu em 2008/09 e 2010/11. Já lá vão sete vitórias históricas e a última já teve a marca de água de Leonardo Jardim (sobre o Birmingham, em Inglaterra).

O começo desta curiosa aventura remonta a 1997/98, quando o Braga, sob o comando de Fernando Castro Santos, bateu, na Geórgia, o Dínamo Tbilisi por 0-1 (golo de Toni). As outras seis deslocações triunfais já aconteceram durante a presidência de António Salvador, com os treinadores Jorge Costa (2006/07), Jorge Jesus (2008/09), Domingos Paciência (2010/11) e Jardim. Actual treinador do Cluj (Roménia), Jorge Costa estreava-se como técnico principal e bastou um golo de Diego (Atlético de Madrid) para vencer em Parma (Itália); Jorge Jesus desbravou caminho a Leste após a conquista da Taça Intertoto, com o Braga a vencer na Bósnia e na Eslováquia. Por sua vez, Domingos liderou conquistas inéditas em Espanha, ante o Sevilha (3-4), e na Sérvia, na estreia do clube na Liga dos Campeões, terminando a época como finalista vencido da Liga Europa. Convém lembrar, por último, que o Braga ainda não perdeu esta época fora em jogos da Liga Europa: tem uma vitória (Birmingham) e dois empates (Young Boys e Maribor).

Chuva à chegada e seca no aeroporto de Oostend

Com uma pontualidade britânica, o voo charter do Braga descolou às 11h30 projectadas. À chegada ao Aeroporto de Sá Carneiro, no Porto, nem uma palavra: a concentração total era uma das palavras de ordem e havia conferência de Imprensa marcada para o fim do dia, antes do treino de adaptação à luz e ao relvado do Jan Breydelstadion. A viagem decorreu de forma tranquila e teve a duração de duas horas, com o almoço a ser servido a bordo, mas a comitiva de jogadores, técnicos, dirigentes, adeptos e profissionais ligados à Comunicação Social só pôde abandonar a aeronave meia hora depois da aterragem, pois não havia qualquer autocarro para fazer transbordo até à zona da gare de partidas e chegadas. Os responsáveis do aeroporto de Oostend entendiam que o percurso poderia ser feito a pé, mas a tripulação do avião venceu o braço-de-ferro, alegando que a chuva que se fazia sentir naquela altura era intensa e lá apareceu um autocarro... da responsabilidade dos bombeiros. Ao princípio da noite, num contexto de muito frio e chuva, Leonardo Jardim tomou o pulso à equipa.


Leonardo Jardim
"O Brugge nunca foi desconhecido"


Atento aos ecos do adversário, Leonardo Jardim não subscreveu a visão de Christoph Daum, convencido de que o Brugge soube tirar partido do factor surpresa quando visitou o Estádio AXA. "Não concordo. No primeiro jogo, o Braga já conhecia bem o Brugge, mas ainda bem que o treinador reconheceu alguma felicidade no resultado. Nunca existiu falta de conhecimento", esclareceu, assumindo, sem hesitações, só os três pontos interessam no fecho da fase de grupos. "Não queremos saber do empate, porque não nos beneficia em nada. Queremos vencer. Demos um passo importante ao garantir a qualificação e agora queremos fugir às equipas mais fortes da Liga Europa", expôs.

Dentro das limitações do plantel, fruto de uma onda de lesões que tarda em acabar, o Braga será ambicioso e Leonardo Jardim já nem se queixa. "É para isso que existe o treinador: gerir as dificuldades e rentabilizar quem está apto", observou. Em Janeiro, chegarão reforços, mas o treinador não se mostra ansioso. "Temos dois jogos e o Natal. Há que aproveitar o presente".

Salino diz-se tranquilo como lateral-direito

Pelas contas de Salino, o assalto ao Brugge significará o seu "sexto jogo" na qualidade de lateral-direito improvisado. A perda de Baiano, por lesão, até ao fim da época caiu como uma bomba na equipa, mas o médio brasileiro disfarçou facilmente o problema. "Sinto-me tranquilo nesta nova posição. Tenho procurado fazer o meu melhor para ajudar a equipa", comentou, sendo suficientemente explícito quanto às intenção do Braga na Bélgica. "É para vencer de modo a acabar o grupo em primeiro lugar", precisou. Deitando o olho ao adversário, Salino fez os elogios da praxe, garantindo que hoje não "haverá qualquer sentimento de vingança" pela derrota em Braga. "Têm jogadores experientes e bons, mas queremos ganhar para se tornar mais fácil o sorteio dos 16-avos-de-final".


Fechar com cerca de 1,7 milhões no bolso

Derrotar hoje o Brugge permitirá ao Braga terminar a fase de grupos com cerca de 1,7 milhões de euros no bolso. Por força da obtenção do apuramento para os 16-avos-de-final da prova, confirmado na última jornada, os arsenalistas contabilizam actualmente 1,550 milhões em prémios.


Fernando Couto já está em Brugge

Depois de terça-feira ter alinhado no Jogo Contra a Pobreza, em Hamburgo (Alemanha), Fernando Couto juntou-se ontem à equipa em Brugge (Bélgica). O manager do Braga assistiu, inclusive, ao treino de adaptação ao relvado e à luz artificial do Estádio Jan Breydel.


Bastante frio ontem e hoje

Se algum adepto do Braga fizer hoje a viagem rumo a Brugge, o melhor é agasalhar-se bem, porque vai encontrar muito frio na cidade belga. Aliás, as temperaturas à hora do jogo deve rondar os três graus, à semelhança do que sucedeu ontem no treino. "Não está frio, está gelado", comentou Salino.


Mesquita no meio de 20 bracarenses

À partida para Brugge, Mesquita Machado foi a figura mais notada entre os 20 adeptos do Braga que viajaram no charter da equipa. No entanto, espera-se que os bracarenses venham a ter hoje mais alguns apoiantes na bancada, pois o jogo está a criar alguma expectativa nos emigrantes portugueses na Bélgica.


Cortem o Brugge pelo meio

Quem não conseguiu apagar da memória a incomodativa visita do Brugge, que se traduziu na primeira derrota da época do Braga, deverá invocar de cor e salteado os nomes de Joseph Akpala e Donk. Era ainda Verão, mas os dois jogadores arrefeceram significativamente o entusiasmo que se vivia na Pedreira com golos cirúrgicos, especialmente o segundo, marcado aos 90 minutos. Três meses depois invertem-se os papéis, e a equipa minhota deve preparar-se para um adversário bem montado cujo ponto nevrálgico reside no meio-campo. É a certeza transmitida por Rudy, um dos três portugueses que representam o Cercle Brugge, quarto classificado da liga belga. "Em termos globais, o Brugge tem uma boa equipa. Julgo que o seu sector mais forte é o meio-campo, onde são nucleares Víctor Vázquez e Lior Rafaelov. São muito fortes na posse de bola e na construção de jogo ofensivo. Se eles ganharem vantagem por aí, causarão grandes dificuldades. Acredito, porém, que isso não vai acontecer, porque o Braga é uma equipa superior. Terão de exercer pressão em todos os pontos do relvado de jogo e manter a posse de bola", aconselha o avançado em declarações a O JOGO.

Longe de ser invencível em casa - "só perderam um jogo em casa esta época", referiu Rudy -, o Brugge não deixa de tirar partido do conforto do Estádio Jan Brevdel, o mesmo palco da equipa do português, e até o frio glacial poderá jogar contra o Braga. "Já esteve mais frio, agora está melhor. No nosso último jogo, à noite, estavam aí uns cinco graus", testemunhou, confirmando a força extra dos adeptos belgas. "São um pouco mais passivos do que os portugueses, mas puxam muito pela equipa. O Brugge vai em segundo lugar no campeonato, e isso é sempre motivador. Vão ter casa cheia de certeza absoluta", prevê. De volta às quatro linhas, o avançado recomenda ainda, à equipa portuguesa, poder de "antecipação". "Têm de ir para cima deles logo no começo do jogo, de forma a surpreender, procurando o golo o mais cedo possível", explicou, citando Lima e Alan como unidades fundamentais para a estratégia resultar. "A mobilidade de Lima causa sempre desequilíbrios e vai criar-lhes muitos problemas... e depois ainda há Alan; é um extremo excelente: rápido e muito imprevisível."

Resumindo e concluindo, o Brugge não é um papão e nem está ao nível dos três grandes em Portugal. "Não me parece. É sem dúvida uma das equipas mais fortes da Bélgica, tem uma boa estrutura, mas o Braga está mais bem apetrechado de jogadores", sentencia Rudy, considerando normal a desfeita do AXA. "Venceram em Portugal? Bom, não assisti a esse jogo, mas imagino que o Braga terá dado espaço a mais ao meio-campo do Brugge", observa. Passada a tempestade, a previsão repete-se pelo estatuto internacional há algum tempo conquistado pelos minhotos. "O Braga não perdeu favoritismo por isso, e também não acredito numa repetição", garante Rudy.

"Falaria de Hugo Viana ao Cercle Brugge"

O alegado interesse do Club Brugge na contratação do lateral-esquerdo Elderson, já noticiado pela Imprensa belga, é uma novidade para Rudy. "É um bom lateral-esquerdo", certifica apenas, admitindo que não perde muito tempo a actualizar-se sobre o desporto na Bélgica. Se o seu clube lhe pedisse a opinião sobre o melhor jogador do Braga, indicaria um jogador português. "Falaria de Hugo Viana. É o melhor jogador do Braga: muito experiente e com um bom pé esquerdo", assinala. A rivalidade entre os dois clubes de Brugge é "forte", mas jamais comparável "ao que se sente em torno de um Sporting-Benfica". Perdido o dérbi desta época, o avançado será tão arsenalista como lusitano: "No dérbi desta época, perdemos 1-0 e joguei; agora estarei do lado do Braga, porque se trata de uma equipa portuguesa. Só ainda não decidi se vou assistir ao jogo no estádio."

Daum tem prazer em ver o Braga jogar

A entrada de Christoph Daum revolucionou o Brugge, que, com o treinador alemão, alcançou cinco vitórias noutros tantos jogos. No entanto, Daum não alinha em euforias e avisou que não será fácil aos belgas fazerem do Braga a vítima número seis. "Eles têm uma equipa evoluída tecnicamente, com individualidades acima da média. É um prazer ver o Braga jogar, e amanhã [hoje] temos de estar nos nossos limites para conseguir um bom resultado", afirmou o técnico do Brugge, que, apesar de só precisar de um ponto para seguir em frente, recusa jogar para empatar. "Nem quero ouvir falar disso [empate]", sublinhou.

O Jogo

JotaCC

Liga Europa: SC Braga joga na Bélgica com o 1º lugar como objectivo   

O SC Braga joga esta noite (20h05) em Brugge, na última jornada da fase de grupos da Liga Europa, e pode em caso de vitória terminar no 1º lugar. É esse o objectivo de Leonardo Jardim e da «armada» bracarense que já tem o apuramento para a próxima ronda garantido.

Fase de grupos irregular pode acabar na perfeição

A fase de grupos começou bem para o SC Braga, com uma vitória em Birmingham (1x3), acabou por estar tremida, face à derrota em casa com o Brugge e o empate na Eslovénia, e agora pode acabar com a vitória no grupo. Uma campanha oscilante dos minhotos que tem tudo para ter um final feliz.

A pressão do apuramento já está afastada. O SC Braga volta a marcar presença na fase a eliminar e esse era, à partida, o grande e principal objectivo do finalista da época passada. Mas o 1º lugar está à distância de uma vitória e Leonardo Jardim é o primeiro a apontar ao trono.

«Apesar de termos já a qualificação garantida, queremos vencer para ficarmos em primeiro no Grupo e fugir às quatro/cinco equipas que vão agora entrar na Liga Europa provenientes da Liga dos Campeões», disse o madeirense em conferência de imprensa, ciente da importância que uma vitória esta noite pode ter no futuro arsenalista na competição.

Vários ausentes e uma história equilibrada

Carlão está de regresso aos convocados, ele que estava afastado da competição desde Outubro. Por outro lado, Baiano, Imourou, Nuno André Coelho, Ukra, Paulo Vinícius e Zé Luís, lesionados, e Palmeira, Vinícius e Meyong, por não estarem inscritos na Liga Europa, falham o encontro com os belgas.

O saldo do SC Braga em jogos oficiais com equipas belgas não podia ser mais equilibrado. Nos três encontros anteriores, há uma vitória, um empate e uma derrota a registar. Esta última no encontro da primeira volta em Braga, por 1x2. De resto, os minhotos defrontaram o Standard Liège em 2009 para a Liga Europa. Vitória por 3x0 no AXA e um empate a uma bola fora.

Belgas ainda podem cair

Para o Club Brugge esta desafio é bem mais importante do que pode parecer. Em caso de derrota frente ao SC Braga e de uma vitória do Birmingham sobre o Maribor, a equipa de Christoph Daum fica pelo caminho. Talvez por isso o técnico alemão alertou para os perigos da equipa portuguesa.

«O SC Braga é uma equipa muito técnica, com muita qualidade individual. Devemos jogar no extremo, pois será um jogo diferente. Será um verdadeiro teste para nós.»

ZEROZERO

JotaCC

Jardim quer vitória do Braga em Brugge

O Sporting de Braga vai jogar esta quinta-feira em Brugge para ganhar e assim assegurar o primeiro lugar do grupo H da Liga Europa, garantiu Leonardo Jardim, na conferência de imprensa anterior ao jogo.

"Queremos ganhar, para fugir aos adversários mais difíceis, nos 16 avos de final", disse o treinador bracarense, explicando que era importante "evitar" as equipas que descem da Liga dos Campeões para a Liga Europa.

Leonardo Jardim reconheceu também que o facto de os bracarenses já estarem apurados lhes permite jogar mais livremente, sem abdicar da sua identidade.

"Não alterámos os processos em função do adversário", frisou.

O técnico madeirense ao serviço da equipa minhota recordou o jogo da primeira volta, que se saldou por derrota em Braga, e disse que, então, "não subestimou a equipa adversária", ao contrário do que o treinador do Club Brugge, Christoph Daum, afirmou.

"Já sabíamos então da sua qualidade, é uma equipa que circula a bola muito bem. Mas em Braga tiveram a sorte do jogo, fomos nós que estivemos mais próximo da vitória, mas nem sempre a equipa que mais faz por isso ganha", explicou.

Jardim comentou ainda a onda de lesões, que lhe dificultaram seriamente a convocação dos 18 jogadores e obrigaram a adaptações de alguns - como o médio Leandro Salino, que vai começar na defesa.

"O futebol é assim e é minha obrigação, como treinador, encontrar soluções. Vou ter vários jogadores a alinhar noutras posições, mas no essencial nada vai mudar, vamos jogar para ganhar", disse.

Leandro Salino, também presente na conferência de imprensa, minimizou o facto de ter de jogar a lateral direito e lembrou que já jogou esta época naquela posição.

Em contrapartida, o frio incomoda-o mais: "Assim que aterrámos, esta tarde, senti muito frio. Mas isso obviamente não vai ser decisivo, e de qualquer forma queremos ganhar para evitar as equipas mais fortes, na próxima ronda".

ANTENA MINHO

JotaCC

Sucessão sem consenso

Fernando Gomes despediu-se ontem no Conselho de Presidentes, mas só em Janeiro se saberá quem o substitui na Liga. A escolha do sucessor do recém-eleito líder da FPF está longe de gerar consensos, com alguns nomes avançados e entretanto descartados. Ao contrário do que aconteceu no último Conselho de Presidentes, que tinha sido quase unânime a propor Gomes para a FPF, ontem não houve sinais dessa unanimidade entre os 29 clubes presentes quanto ao melhor candidato para o substituir no cargo.

Sobraram apenas duas certezas: Fernando Gomes prometeu não desfazer a estrutura da Liga levando alguns dos elementos nucleares para se integrarem no projecto federativo, e Tiago Craveiro, secretário-geral e braço-direito do agora presidente da FPF, revelou-se indisponível para se candidatar à presidência da Liga, contrariando assim a vontade da Comissão dos clubes da Liga Orangina. A indisponibilidade de Craveiro - também cogitado para a nova ordem federativa - foi formalmente confirmada por Fernando Gomes, que apelou "à estabilidade nas competições profissionais", e ainda por Carlos Pereira, presidente do Marítimo.

Dos nomes que circularam, apenas o do ex-ministro Couto dos Santos, actualmente deputado pelo PSD, ganhou força ontem, por sugestão do Sporting, mas também aqui sem ecos de grande entusiasmo. Crítico em relação a todo o processo, que acelerou depois de Fernando Gomes ter sido eleito para a FPF, foi António Salvador, presidente do Braga. "Quem deve dizer qual é a melhor solução é quem se andou a reunir fora da sala e depois, lá dentro, não apresentou nomes; por isso desafio-os a apresentá-los. Se calhar não os apresentaram porque quem andou a falar em nomes saiu derrotado...", disse.

As candidaturas à liderança da Liga têm de ser formalizadas até ao próximo dia 30, estando as eleições agendadas para Janeiro, ainda sem dia definido..


Equipas B na próxima época

A edição de 2012/13 da Liga Orangina já contará com a participação das equipas B. O novo modelo competitivo foi aprovado ontem, na última assembleia liderada por Fernando Gomes na qualidade de presidente da Liga Portugal. Neste sentido, a composição da Liga Orangina na próxima época será alargada de 16 para 22 equipas, num figurino que implicará a descida de três clubes e a subida do mesmo número de equipas da II Divisão, sem interferir no actual modelo da Liga ZON Sagres, de 16 clubes. As seis vagas serão ocupadas por FC Porto, Benfica, Sporting, Braga, Guimarães e Marítimo (que não podem subir nem disputar provas como a Taça de Portugal ou a Taça da Liga).

Para Fernando Gomes, a posição positiva do Conselho de Presidentes foi o culminar de um dos compromissos assumidos pela Direcção cessante, o da "valorização dos jogadores na faixa etária entre os 19 e os 22 anos". "Com este regulamento aprovado, espero que a próxima Direcção da FPF faça o mesmo", declarou Gomes. O futuro alargamento, porém, poderá causar desequilíbrios na constituição dos filiados da LPFP, isto na eventualidade de uma ou mais equipas B serem despromovidas à II Divisão. Neste caso, a Liga Orangina passará a ter uma maior representação em relação aos clubes da I Liga. Uma situação que, segundo a Comissão Executiva, está devidamente prevista.


O JOGO

JotaCC

Taça de Portugal -Feminino
Os jogos da 2ª Eliminatória
 
A 2ª Eliminatória da Taça de Portugal, que vai marcar a estreia na edição 2011-2012  do CA Trofa, do SC Braga, do Castêlo da Maia e da Académica S. Mamede (isentos da 1ª eliminatória), ditou sortes diferentes para estas equipas.
Entre as que disputam o campeonato da I Div, o SC Braga recebe o GDC Gueifães enquanto o Castêlo da Maia viaja até Belém para defrontar o CF "Os Belenenses". Da II Div. a Académica S. Mamede recebe o GC St. Tirso.
Os jogos estão marcados para o dia 14 de Janeiro

Leixões SC vs Boavista FC
Vitória SC vs Juventude Pacense
SC Braga vs GDC Gueifães
AAS Mamede vs GC St.º Tirso
CD Póvoa vs CA Trofa
CF "Os Belenenses"/Blue vs Castêlo da Maia GC

VOLEIBOL.PT

JotaCC

Braga ataca liderança

O Sporting de Braga visita hoje o recinto do Club Brugge para tentar subir ao primeiro lugar do Grupo H da Liga Europa de futebol, na sexta e última ronda. Já garantido o apuramento para os 16 avos de final, os "arsenalistas" precisam de um triunfo diante do adversário belga para conseguirem impor-se na tabela e figurar como cabeças de série no sorteio de sexta-feira.

O treinador da equipa bracarense, Leonardo Jardim, já vai contar com o avançado Carlão, há muito afastado dos convocados, mas tem de lidar com as ausências por lesão de Baiano, Nuno André Coelho, Imourou e Ukra. 

O Brugge tem os mesmos 10 pontos do Sporting de Braga, segundo classificado, enquanto os ingleses do Birmingham têm sete, mais seis que o "lanterna vermelha" e seu adversário de hoje, o Maribor, da Eslovénia. 

O encontro começa às 20:05, no Estádio Jan Breydel, com arbitragem do macedónio Aleksandar Stavrev. 

Na quarta-feira, o Sporting, com apenas dois habituais titulares, perdeu na visita à Lazio, mas já tinha garantido o primeiro lugar do Grupo D. 

RTP

JotaCC

Sp. Braga quer vencer o grupo

O Sporting de Braga visita hoje o recinto do Club Brugge para tentar subir ao primeiro lugar do Grupo H da Liga Europa.

Já garantido o apuramento para os 16 avos-de-final, os "arsenalistas" precisam de um triunfo diante do adversário belga para conseguirem impor-se na tabela e figurar como cabeças de série no sorteio de sexta-feira.

O Brugge tem os mesmos 10 pontos do Sporting de Braga, segundo classificado, enquanto os ingleses do Birmingham têm sete, mais seis que o "lanterna vermelha" e seu adversário de hoje, o Maribor, da Eslovénia.

O encontro começa às 20h05, no Estádio Jan Breydel, com arbitragem do macedónio Aleksandar Stavrev.

O JOGO

JotaCC

Guerreiros passeiam por Bruges

Equipa técnica e jogadores do SC Braga aproveitaram a manhã de sol para passear pelas ruas de Bruges.

O frio que se faz sentir não coibiu a comitiva portuguesa de conhecer os encantos da cidade conhecida como Veneza do norte da Europa.

O passeio proporcionou o encontro com adeptos portugueses e belgas, brindados com os habituais autógrafos e fotografias para mais tarde recordar. Neste capítulo, Nuno Gomes foi o jogador mais solicitado.

Entretanto, António Salvador, que ontem participou no Conselho de Presidentes, no Porto, juntou-se esta manhã à comitiva, em Bruges.

O presidente do SC Braga, acompanhado por Mesquita Machado, edil bracarense, participam num almoço promovido pelo clube belga e pelo município de Bruges.

A BOLA

JotaCC

LE: Club Brugge-Sp. Braga
Minhotos precisam de vencer para serem primeiros no grupo; belgas ainda não estão qualificados e necessitam de um ponto

Club Brugge e Sp. Braga defrontam-se nesta quinta-feira, às 20h05, em partida da última jornada da fase de grupos da Liga Europa .

Os minhotos já estão qualificados para a próxima fase, mas ainda luta pelo primeiro posto do grupo, de modo a evitar os nomes mais sonantes, no sorteio desta sexta-feira.

Para isso, os arsenalistas têm de vencer os belgas, que, apesar de estarem em igualdade pontual com o Sp. Braga, ainda não têm presença garantida nos 16avos-de-final.

Assim, o Club Brugge necessita de pontuar frente aos portugueses, para não estar dependente do que acontece entre Birmingham e Maribor, já que os ingleses ainda podem igualar os dez pontos dos belgas e, desse modo, qualificarem-se para a fase seguinte.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Minuto de silêncio antecede jogo na Bélgica
Por Pedro Manuel Couto

O atentado da passada terça-feira, em Liége, que vitimou seis pessoas e deixou muitas outras feridas, chocou os belgas.

Por isso mesmo, os responsáveis pelo Club Brugges solicitaram junto da UEFA que, antes do encontro de mais logo, frente ao SC Braga, se fizesse um minuto de silêncio em respeito pelos mortos deste incidente brutal.

A Bola

JotaCC

Grupo H: Guerreiros heróis não conseguiram primeiro lugar do grupo (1-1)

Foi como guerreiros que os jogadores do SC Braga lutaram hoje no estádio Jan Breydel, para segurar o empate (1-1) frente ao Club Brugge. Com este resultado o Club Brugge mantém o primeiro lugar do Grupo H, enquanto que o SC Braga corre o risco de apanhar tubarões na próxima ronda.

Com menos um homem desde os 15 minutos – Elderson recebeu o cartão vermelho aos 15 minutos, após ter rasteirado Odjidja que seguia isolado em direcção à baliza – viram os belgas adiantar-se no marcador no início da segunda parte. Mas depois o empate surgiu com toda a justiça e podiam mesmo ter vencido frente a um medroso Brugge.

Quase nem se notava a ausência de um defesa. Os belgas, apesar da superioridade, mostravam algum medo em arriscar frente ao finalista da Liga Europa do Ano passado.

Dirar ia sendo aquele que ia incomodando a defesa arsenalista, mas a bola esbarrava no sólido bloco criado por Leonardo Jardim. A primeira parte acabou com os belgas a não conseguirem impôr-se perante os minhotos.

A segunda parte abriu com o golo do Brugge, por Vlaminckx. Douglão cortou a bola que, com infelicidade, chegou ao belga. Dentro da área, este tirou um defesa da frente e chutou forte inaugurando o marcador.

O SC Braga não baixou os braços e nem parecia que estavam com menos um jogador. A pressão resultou no golo dos arsenalistas aos 64 minutos, com Hugo Viana a rematar forte e Ewerton a desviar de calcanhar para dentro das redes de Kujovic.

Até ao fim bastante pressão do SC Braga até que aos 90 minutos surge um canto. Com Quim na área, o árbitro não permitiu a marcação do lance. Quim e Ewerton protestaram, recebendo ambos um cartão amarelo após jogo.

Birmingham vence mas não consegue qualificação

Na Inglaterra, o Birmingham esperava uma derrota do Club Brugge para, em caso de vitória frente ao Maribor, qualificarem-se para a próxima fase da Liga Europa.

Adam Rooney marcou aos 24 minutos, mas foi o único golo do jogo. Com o empate dos belgas o Birmingham está fora das competições europeias, assim como os eslovenos.

Classificação final:

1. Club Brugge 11 pontos/6 jogos
2. SC Braga 11/6
3. Birmingham 10/6
4. Maribor 1/6


«Os jogadores tiveram atitude enorme» - Leonardo Jardim

Apesar do empate, que não chegou para a equipa terminar o Grupo H da Liga Europa no primeiro lugar, o treinador do SC Braga ficou muito satisfeito com a atitude dos seus jogadores.

O facto de os bracarenses terem actuado 75 minutos com menos um jogador (Elderson foi expulso aos 15 minutos) motivou o elogio:

«Condiciona sempre a estratégia de qualquer equipa perder um jogador aos 15 minutos, mas tivemos sempre capacidade para estarmos organizados e até ter algumas oportunidades de golo. Os jogadores tiveram atitude enorme, sempre à procura do resultado», começou por dizer Leonardo Jardim, que tem dúvidas quanto à legalidade do golo do Brugge.

Apesar de o empate não chegar para o SC Braga terminar no primeiro lugar, Leonardo Jardim fez balanço positivo. «Passámos à próxima fase, que era o nosso principal objectivo. Agora vamos para o sorteio, esperando evitar as quatro/cinco equipas mais fortes que vão entrar na Liga Europa», referiu.

A BOLA

JotaCC

Dez «guerreiros» não chegaram para o 1º lugar (1x1)

O SC Braga falhou o 1º lugar do Grupo H da Liga Europa. A equipa de Leonardo Jardim jogou mais de 75 minutos com dez e ainda assim empatou na Bélgica com o Club Brugge (1x1). Desta forma, o sorteio de sexta-feira pode trazer um «tubarão» à «Pedreira» de Braga.

A primeira dezena de minutos foi frenética. Os belgas entraram «com tudo» e aos três minutos podiam ter chegado à vantagem, quando Dirar cruzou rasteiro da direita, Djamal falhou a intercepção e Odjidja desviou com perigo. Ainda assim, e tirando um remate por cima de Vleminckx aos 5', o Brugge acabou por não levar mais problemas à baliza de Quim no primeiro quarto de hora.

No entanto, aos 16', o SC Braga ficaria reduzido a dez elementos. Elderson não teve pernas para Odjidja e acabou por derrubá-lo já perto da área quando o jogador do Brugge seguia isolado na direcção de Quim. O vermelho não se discutiu e o livre acabou por não dar em nada. Obrigado a reorganizar-se, o SC Braga acabou por consentir apenas mais uma ocasião aos belgas, quando aos 20' Vleminckx, completamente sozinho, cabeceou por cima da baliza portuguesa.

A unidade a menos no SC Braga não se notava de forma evidente, pelo que a equipa de Leonardo Jardim até se aventurou no ataque. Aos 24 minutos foi Lima a rematar para uma boa defesa de Kujovic e aos 39 minutos pertenceu a Nuno Gomes a possibilidade de marcar. No entanto, o internacional português já chegou em esforço ao cruzamento de Hugo Viana e a bola acabou por cima do travessão.

Brugge marca em nova entrada forte, Ewerton empata

A resistência bracarense iria sucumbir nos primeiros cinco minutos da segunda parte, perante nova entrada afirmativa do Brugge. Primeiro foi Zimling (48') a ficar bem perto do golo. No minuto seguinte só um corte providencial de Douglão evitou o golo belga que acabaria por surgir aos 50'. Douglão desta vez cortou para o sítio errado e serviu Vleminckx, que com um remate forte, por entre as pernas de Quim, confirmou a entrada em cheio do Club Brugge na etapa complementar.

Odjija, aos 58', atirou ao poste na oportunidade que acabou por acordar o SC Braga. Aos 63', Leandro Salino obrigou Kujovic a aplicar-se e dois minutos depois chegava o empate. Hugo Viana rematou de fora da área e Ewerton, num toque artístico, desviou decisivamente a bola para o fundo da baliza dos belgas. Um golo que trouxe serenidade ao Braga que voltou a equilibrar a partida, mesmo com menos um jogador.

Até final, o Clube Brugge viveu dividido entre a busca da vitória ou a defesa do empate que lhe valia o apuramento e o primeiro lugar. Os minhotos foram audazes mas sem conseguir consumar a reviravolta final. Nota ainda para o mau timing do árbitro, que não permitiu ao Braga marcar um canto na última jogada do encontro. O empate acaba por ser o melhor resultado para os belgas, enquanto o SC Braga pode ter de enfrentar um dos grandes «tubarões» que amanhã estarão no sorteio dos 16 avos-de-final.

Birmingham fica pelo caminho

Com este resultado na Bélgica quem acabou por ficar pelo caminho foi o Birmingham. Os ingleses até bateram o NK Maribor por 1x0 (golo de Rooney aos 24') mas terminaram a fase de grupos no 3º lugar. Os eslovenos ficaram em último, com um ponto, alcançado em casa frente ao SC Braga.

ZEROZERO

JotaCC

Nota artística de Ewerton evita a derrota na Bélgica

O Sporting de Braga empatou na Bélgica com o Club Brugges a uma bola (1-1). Com este resultado os "guerreiros do minho" falharam o assalto à liderança do grupo H. Só a vitória garantia o primeiro lugar, depois de assegurada a presença na próxima fase.

O Clube Brugges começou num pressing muito forte sobre a equipa portuguesa. E logo aos dois minutos podia ter chegado ao golo, após um cruzamento da direita, Odjidja sozinho, falhou a emenda.

Aos 16 minutos, o Sp. Braga ficou reduzido a 10 unidades com a expulsão de Elderson. O defesa do Sp. Braga agarrou um jogador do Brugges que seguia isolado para a baliza.

O facto de ter ficado a jogar com menos um homem, condicionou a estratégia de Leonardo Jardim, o Sp. Braga deixou que o Brugges assumisse o dominio do jogo. Este modus operandi suicida, quase custou caro minutos depois, quando Vleminckx, completamente solto na área, falhou de cabeça um golo certo.

Contra a corrente do jogo, o Braga quase marcou, Alan com uma grande abertura isolou Lima, que ainda rematou, mas o guardião Kujovic, fez bem a mancha e evitou o golo.

No final da primeira parte, Nuno Gomes ainda criou perigo, após desviar para fora um livre de Hugo Viana.

No início da segunda parte, o Brugges surgiu com outra atitude, como que pressionado pela vantagem do Birmingham frente ao Maribor.

O pressing da equipa da casa deu os seus frutos e à passagem do minuto 50, após um mau alívio de Douglão, a bola sobrou para Vleminckx, que já dentro da área, fuzilou Quim e fez o 1-0.

Enorme revés para os "guerreiros do Minho", que no entanto, não baixaram os braços. Aos 65 minutos, após um remate de Hugo Viana, Ewerton de costas para a baliza, desviou de calcanhar para o fundo das redes.

O jogo terminou empatado, os bracarenses foram prejudicados pela expulsão madrugadora de Elderson, mas souberam responder às adversidades e fizeram um jogo de enorme sentido colectivo. O belgas acabaram por segurar o primeiro lugar do grupo H.

O JOGO

JotaCC

Leonardo Jardim: «Expulsão condicionou»
técnico queria mais que o empate
   
Satisfeito com a equipa, mas algo desiludido com o empate. Foi assim que Leonardo Jardim surgiu no "flash interview" da Sport Tv, após o empate (1-1) dos minhotos em Brugge, na sexta e última ronda do Grupo H da Liga Europa.

"A expulsão [de Elderson, aos 16 minutos] condicionou a estratégia. Qualquer equipa que ficasse nas mesmas circunstâncias teria a estratégia condicionada. Jogámos mais de 75 minutos com menos um, mas não foi por aí que empatámos", explicou o técnico arsenalista.

"Tivemos sempre capacidade para criar situações. O Brugge teve um golo duvidoso, mas conseguimos empatar e, nos últimos 15 minutos, estivemos em cima do adversário. Não foi possível vencer este jogo, mas os jogadores tiveram uma atitude enorme."

"O balanço da fase de grupos tem de ser positivo. Cumprimos o objetivo de passar à próxima fase. Era importante evitar as três ou quatro equipas mais fortes na fase seguinte. Não vale a pena estar a lançar equipas que vão sair no sorteio [sexta-feira]", rematou.

RECORD

JotaCC

LE (H): Club Brugge-Sp. Braga, 1-1 (crónica)
A jogar com dez, a formação arsenalista conseguiu evitar a derrota e terminou mesmo o jogo em cima do adversário

O Sp. Braga deixou os adeptos do Club Brugge à beira de um ataque de nervos. A jogar com dez, a formação arsenalista conseguiu evitar a derrota e terminou mesmo o jogo em cima do adversário. Este, preocupado com uma eliminação tardia, agarrou-se ao ponto no seu próprio reduto (1-1).

Leonardo Jardim aplaudiu o esforço da sua equipa. Os minhotos, autênticos guerreiros, terminam no segundo lugar mas provaram na Bélgica que tinham o melhor onze deste Grupo H. Em circunstâncias, a liderança portuguesa faria todo o sentido. Com o empate, o Brugge segurou o primeiro lugar.

A estratégia arsenalista caiu por terra quando Elderson cometeu um erro grave. É certo que o lateral esquerdo não teve culpa na forma como Odjidja ganhou espaço para se isolar. De qualquer forma, até porque o jogador do Brugge estava a descair para a direita, a falta seria evitável.

O nigeriano do Sp. Braga decidiu puxar o adversário e a formação arsenalista ficou reduzida a dez elementos ao 16º minuto de jogo. Leonardo Jardim decidiu reajustar as peças e adaptar Hélder Barbosa ao lado esquerdo da defesa.

Pressão à moda belga

Hélder Barbosa, saliente-se, cumpriu o seu papel com uma entrega admirável. Aliás, defensivamente, a equipa do Minho demonstrou organização e conseguiu disfarçar a inferioridade numérica. De qualquer forma, faltava o mais importante.

O apuramento estava garantido e o Sp. Braga jogava na Bélgica pelo prestígio e pelo primeiro lugar. A liderança estava à distância de uma vitória. A partir da expulsão de Elderson, Jardim compreendeu que teria de recuar no terreno.

O Club Brugge, nem sempre com discernimento no sector ofensivo, foi pressionando amiúde e acabou por marcar, já depois do intervalo. Ainda na etapa inicial, Lima teve uma excelente oportunidade para inaugurar a contagem, após brilhante passe de Alan, mas acertou no guarda-redes contrário.

Ao minuto 51, após dois avisos, a equipa da casa chegou à vantagem. Vleminckx estava em posição duvidosa no momento do passe e beneficiou de um corte incompleto de Douglão para ganhar espaço na área e bater Quim.

Ewerton à ponta-de-lança

Pouco depois, Odjidja ainda acertou no poste. Leonardo Jardim decidiu reagir e trocou Paulo César por Nuno Gomes, puxando Lima para o centro do terreno. A formação arsenalista melhorou rapidamente e chegou ao empate.

Na ressaca de um canto, Hugo Viana disparou rasteiro e Ewerton, qual ponta-de-lança, desviou de calcanhar para o lado contrário da baliza. Ironicamente, seria o brasileiro a resolver um problema criado por outro elemento defensivo (Elderson).

O Club Brugge acusou a pressão e decidiu abdicar do ataque. Vleminckx desperdiçou o 2-1 e o Sp. Braga começou a subir no terreno, agora sem complexos à procura da vitória. Carlão ainda entrou para o lugar de Hélder Barbosa, no período de maior ambição arsenalista, sem resultados práticos.

No outro jogo do grupo, o Birmingham fez o seu papel e bateu o Maribor. Um golo de Adam Rooney, ainda na primeira parte, não bastou para inverter o rumo dos acontecimentos. A equipa do segundo escalão inglês torcia pelo triunfo do Sp. Braga na Bélgica. Face ao empate, despediu-se das competições europeias.



Leonardo Jardim: «Atitude enorme dos jogadores»

LE (H): Club Brugge-Sp. Braga, 1-1 (reportagem)


Leonardo Jardim, treinador do Sp. Braga, comenta o empate na Bélgica, frente ao Club Brugge, nesta quinta-feira, e que foi insuficiente para garantir o primeiro lugar na fase de grupos, em declarações ao «flash interview» da Sport TV:

«A expulsão condicionou a minha estratégia e de qualquer equipa, pois jogámos mais de 75 minutos com dez, mas não foi por aí que fomos inferiores ou perdemos o jogo. O Club Brugge ficou em vantagem num lance duvidoso de fora-de-jogo, mas acabámos por dar uma boa resposta e empatar e jogámos os últimos 20 minutos em cima do adversário. Atitude enorme dos jogadores na procura do resultado, o que me deixa satisfeito. Faço um balanço positivo, porque cumprimos o objectivo de passar a primeira fase. Era importante evitar as três/quatro equipas da Champions, mas num sorteio não vale a penas estar a lançar adversários preferidos. Era importante fugir dessas quatro, as outras são todas excelentes e penso que vai existir muita competitividade.»


Douglão: «Não temos de temer o sorteio»

Douglão, defesa do Sp. Braga, comenta o empate na Bélgica, frente ao Club Brugge, nesta quinta-feira, e que foi insuficiente para garantir o primeiro lugar na fase de grupos, em declarações ao «flash interview» da Sport TV:

«Jogo muito difícil, fora, mas a nossa equipa foi aguerrida desde o primeiro minuto após a expulsão e mostrou um bom colectivo. Tentámos em todos os sentidos um resultado positivo, não conseguimos a vitória e agora vamos esperar pelo sorteio. O Sp. Braga não tem de temer nada. No ano passado eliminou equipas favoritas, chegou à final com grande mérito e este ano pode acontece a mesma coisa.»

[Sobre o lance da expulsão] «Foi tudo muito rápido, são coisas que acontecem e temos de continuar a trabalhar para que esses erros não aconteçam. Nestes jogos não podemos facilitar dessa forma, mas a equipa superou-se em todos os sentidos.»


LE: veja os adversários dos portugueses no sorteio
Sp. Braga e F.C. Porto não serão cabeças-de-série

O Sporting é a única equipa portuguesa com estatuto de cabeça-de-série assegurado para o sorteio da Liga Europa, que se realiza nesta sexta-feira. Mesmo perdendo em Roma, com a Lazio, os leões já tinham assegurado a primeira posição no grupo, situação que lhes permite evitar os nomes teoricamente mais cotados nesta fase da competição.

Manchester United, Manchester City, Valência, PSV Eindhoven e Olympiakos são algumas das equipas que a equipa de Domingos tem já a certeza de evitar. O lote só ficará definido nesta quinta-feira, com a conclusão dos últimos grupos da Liga Europa.

Além dos outros cabeças-de-série, o Sporting evitará também o F.C. Porto e o Sp. Braga, uma vez que os regulamentos da UEFA impedem confrontos nesta fase entre representantes do mesmo país. A Lazio também estará fora de hipótese, visto que não podem repetir-se confrontos da fase de grupos.

Já F.C. Porto e Sp. Braga estão na situação inversa: não sendo cabeça-de-série, podem defrontar qualquer um dos nomes mais fortes, com destaque para as equipas de Manchester e para o Valência.

O Sp. Braga ainda poderia ter chegado ao primeiro pote, com uma vitória em Brugge, mas o empate relegou-o para a segunda posição.

Potes para o sorteio da Liga Europa

Cabeças-de-série:

PAOK Salónica
Standard Liège
PSV Eindhoven
Sporting
Besiktas
At. Bilbao
Metallist Kharkiv
Schalke 04
Twente
Anderlecht
Manchester City
Manchester United
Olympiakos
Valência
C. Brugge
At. Madrid

Não cabeças-de-série

Rubin Kazan
Hannover
Legia Varsóvia
Lazio
Stoke City
Salzburgo
Steaua Bucareste
Wisla Cracóvia
Lokomotiv Moscovo
F.C. Porto
Ajax
Trabzonspor
Viktoria Plzen
Sp. Braga
Udinese
AZ Alkmaar


MAIS FUTEBOL