News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Braga pode avançar com equipa B.

Started by Legião, 13 de December de 2011, 00:16

Previous topic - Next topic

Legião

Grandes voltam a ponderar equipas B

A Assembleia-Geral da Liga de Clubes reúne na próxima quarta-feira para votar a proposta de regulamentação das equipas B. Benfica, FC Porto e Sporting estão entre os clubes que já manifestaram interesse no processo, além de V. Guimarães e SC Braga.

Por agora serão apenas votados os pressupostos competitivos do projecto, tais como a entrada na Liga de Honra e os critérios de constituição dos planteis.

Após a aprovação em Assembleia-Geral da Liga, a proposta será apreciada ainda pela Federação Portuguesa de Futebol, pelo que só em finais de Janeiro tudo deverá estar regulamentado e pronto para ser posto na prática no arranque da época 2012/2013.

in http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=303798
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Hugo Pena

#1
Apesar de representar custos para o clube pode ser bastante benéfico para aproveitar as escolas de formação e a aposta em jovens jogadores.

Já há alguns anos que não temos colhido grandes frutos da formação, o facto de alguns juniores acabarem por dar o salto para equipas de divisões inferiores é  um passo a traz na sua formação. O facto de poderem vir a competir numa Liga Orangina é benéfico para estes atletas.

O Marítimo foi das poucas equipas que manteve a equipa B e os resultados estão à vista, por exemplo Sami jogador que se tem falado muito ultimamente esteve na B.

A equipa B com uma estrutura bem organizada e num clube que tem de ser mais vendedor do que comprador pode ter mais prós do que contras.

Sheriff

Qual é o próximo tópico?  ???

Creio que já tópicos sobre este assunto no SB.com...
Quem chega aqui após uns tempos sem cá vir, encontra uma camada de tópicos, que torna-se cansativo lê-los todos!

Braga Sempre
SOMOS OS GVERREIROS DO MINHO !!!

BragaAtéMorrer

Liga prepara entrada das equipas B na Liga Orangina
MUDANÇAS PARA A ÉPOCA 2012/13


A Liga de Clubes deverá aprovar na quarta-feira a proposta de regulamentação das equipas B, que prevê a sua entrada direta na Liga Orangina a partir da próxima época.

Tal medida, que implica aprovação posterior pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), obrigará ao alargamento da segunda divisão do futebol nacional na época 2012/13, dos atuais 16 para 22 clubes, de modo a abrir vagas para os seis emblemas que pretendem usufruir dessa possibilidade.

Fonte ligada ao processo disse à Lusa que, além do Marítimo, que mantém a sua equipa B em atividade, já apresentaram intenções nesse sentido FC Porto, Benfica, Sporting, Vitória de Guimarães e Sp. Braga.

Após a aprovação em Assembleia-Geral da Liga, a nova direção da FPF, encabeçada por Fernando Gomes, apreciará a proposta de regulamentação, para a qual o próprio contribuiu enquanto presidente da Liga de clubes, cargo ao qual deverá renunciar até sexta-feira.

Segundo os estatutos federativos, é da competência da sua Direção a aprovação desta proposta, apesar de a sua implementação poder ser revista na época seguinte em Assembleia-Geral por requerimento de 20 por cento dos delegados.

Segundo fonte da Liga, essa proposta de regulamentação e as modificações necessárias no protocolo entre o organismo e a FPF deverão ficar aprovadas até finais de janeiro de 2012.

Entre os principais pontos a apreciar na quarta-feira estão os pressupostos competitivos, nomeadamente os critérios de constituição dos planteis, sendo segura a aposta no "jogador formado localmente", referiu a mesma fonte.

Assim, as equipas B devem fazer constar, na ficha técnica de um jogo, um número mínimo de dez jogadores formados localmente, isto é, que tenham sido inscritos na FPF há um período mínimo correspondente a três épocas desportivas, entre os 15 e 21 anos de idade.

Por outro lado, um jogador não poderá alinhar pela "B" se, em representação da equipa principal, tiver sido sancionado com cartões amarelos (em série ou por duplo amarelo) ou com cartão vermelho.

Tal deverá também ser cumprido no jogo seguinte da competição em que a equipa principal esteja envolvida, de modo a evitar que as equipas B sirvam para "limpar cadastros" do campeonato principal.

Segundo a Lusa apurou junto da Liga, a proposta define que as equipas B não podem estar na mesma divisão do que as as formações principais e estão sujeitas à descida aos escalões inferiores.

A despromoção pode acontecer pela via competitiva ou caso a equipa principal desça à Liga Orangina, o que motivará a descida automática da respetiva equipa B.

Tendo em conta pressupostos de aposta em jogadores das formações dos clubes, o que também abrange os jovens portugueses, os critérios etários prevalecem na proposta da Liga que será submetida à aprovação quarta-feira.

Assim, a idade máxima dos jogadores nas equipas B será de 23 anos e um mínimo de 16, à exceção de três, que poderão atuar sem limite etário. Estas restrições aplicam-se á ficha de cada jogo e não ao plantel.

A Assembleia-Geral Extraordinária da Liga de clubes, que apreciará e votará esta proposta, terá lugar na quarta-feira, no edifício da Alfândega do Porto, a partir das 17 horas.

Antes, pelas 14h, reúne-se o Conselho de Presidentes, órgão que a 27 de janeiro manifestou concordância no sentido de integrar as equipas B nas competições profissionais.

record

miguel_afonso

Nunca devia ter acabado...
Espero que o regresso se torne realidade!

Kriticus

Seria óptimo poder colocar os jovens a rodar na Orangina, no Vizela o nível competitivo não é o exigível. Oxalá isto avance!

rfg_mlk

Concordo, mas temos de ter equipa e jovens ao nível das exigências, para podermos ter sempre a equipa na Orangina. E espero que obriguem à utilização de uma quota de portugueses, pois caso contrário estão (mais uma vez) a beneficiar os ditos grandes.

maffonseca

A equipa B a ser criada ... para que divisão vai?

eu espero bem que avance

DeBarceloscomAmor <3

Quote from: maffonseca on 13 de December de 2011, 13:20
A equipa B a ser criada ... para que divisão vai?

eu espero bem que avance

Pelo que parece pa Orangina... Ficaria com 20 equipas??  :-\

ombaiz

Quote from: DeBarceloscomAmor <3 on 13 de December de 2011, 13:37
Quote from: maffonseca on 13 de December de 2011, 13:20
A equipa B a ser criada ... para que divisão vai?

eu espero bem que avance

Pelo que parece pa Orangina... Ficaria com 20 equipas??  :-\

22...é só ler os posts de cima!

Sérgio Gonçalves

Sou e sempre fui defensor de uma equipa B. Alias o argumento apresentado quando esta foi extinta pareceu-me sempre muito mais uma colagem aos grandes, do que propriamente um argumento valido. A equipa B do Braga lutou sempre pela manutenção na IIB, portanto a questao enquandramento competitivo foi algo que eu nunca entendi muito bem. Quanto à divisao em que esta deve jogar é uma questao interessante. Acho que as equipas B deveriam começar pela 3ª Divisao Nacional e caso mostrassem valor subiriam até ao escalao imediatamente anterior aquele em que a equipa A joga. Alem do mais acho injusto imputar à generalidade das equipas da Liga Orangina mais custos pela participação na Liga Orangina, pois estas andam normalmente com a corda ao pescoço e é evidente que mais jogos acarreta mais despesas, até porque as receitas serão as mesmas. Sinceramente nao estou a ver as equipas da Liga Orangina interessadas na criação de equipas B, pelo menos disputando imediatamente esta divisao. Para além disto acho que se as equipas B avançarem espero sinceramente que acaba a pouca vergonha dos emprestimos entre equipas que disputam a mesma divisao. Isto tem de terminar. Se querem por jovens a rodar tem a equipa B, caso contrario nao se pode manter este estado de coisas com jogadores de diversos clubes a serem emprestados sucessivamente a outros clubes da mesma divisao.
Sócio nº 2014

rfg_mlk

Quote from: Sérgio Gonçalves on 13 de December de 2011, 13:47
Sou e sempre fui defensor de uma equipa B. Alias o argumento apresentado quando esta foi extinta pareceu-me sempre muito mais uma colagem aos grandes, do que propriamente um argumento valido. A equipa B do Braga lutou sempre pela manutenção na IIB, portanto a questao enquandramento competitivo foi algo que eu nunca entendi muito bem. Quanto à divisao em que esta deve jogar é uma questao interessante. Acho que as equipas B deveriam começar pela 3ª Divisao Nacional e caso mostrassem valor subiriam até ao escalao imediatamente anterior aquele em que a equipa A joga. Alem do mais acho injusto imputar à generalidade das equipas da Liga Orangina mais custos pela participação na Liga Orangina, pois estas andam normalmente com a corda ao pescoço e é evidente que mais jogos acarreta mais despesas, até porque as receitas serão as mesmas. Sinceramente nao estou a ver as equipas da Liga Orangina interessadas na criação de equipas B, pelo menos disputando imediatamente esta divisao. Para além disto acho que se as equipas B avançarem espero sinceramente que acaba a pouca vergonha dos emprestimos entre equipas que disputam a mesma divisao. Isto tem de terminar. Se querem por jovens a rodar tem a equipa B, caso contrario nao se pode manter este estado de coisas com jogadores de diversos clubes a serem emprestados sucessivamente a outros clubes da mesma divisao.

De acordo. Mas acho que os empréstimos entre clubes do mesmo escalão vai permanecer, independente disto, por duas razões:
-aos clubes que emprestam é-lhes conveniente colocar o seu jogador a competir no escalão máximo;
-os clubes que recebem os emprestados (às vezes são camionetas deles) estão demasiado habituados a recebê-los, além disso, acrescentam valor e na maior parte dos casos não pagam uma coroa do salário deles.

Conclusão: acho que, se pelo menos não terminarem com isso, que reduzam significativamente...já é um passo.

Sérgio Gonçalves

Refugio percebo perfeitamente o que dizes, mas com a criação das equipas B a LPFP ou FPF tem de legislar isto, senao a competição continua adulterada. Ainda no outro dia vi que o Leiria tem 4 jogadores do Benfica emprestados. Mas como é que isto é possivel? Quando Benfica jogar com Leiria queira-se ou nao os jogadores estao condicionados mais do que é normal.
Sócio nº 2014

miguel_afonso

Julgo que em Inglaterra por exemplo um jogador emprestado está proibido de jogar contra o clube que empresta!

miguel_afonso

Andei a pesquisar e encontrei uns factos interessantes:

"A Club may only register up to a maximum of 4 Players who are either Long Term
Loans or Short Term Loans in any Season, with no more than 2 in any one category
per Season."

No max. 4 jogadores emprestados sendo que não pode haver 2 da mesma categoria (emprestimo longo e curto prazo).

Surge agora uma nova polémica pois a FA quer limitar o plantel das equipas a 25 jogadores ( aqui são 50 ) sendo que desses 25, 8 tem que ter sido formados no clube. Basicamente querem aplicar as mesmas regras que existem para as provas da uefa.


JotaCC

Equipas B fora das Taças
restrição será votada em AG da liga
   


As equipas B, que deverão regressar à competição na próxima época, estarão impedidas de disputar a Taça de Portugal e a Taça da Liga, revelou à Lusa fonte da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

A proposta que a Assembleia-Geral do organismo irá apreciar e votar na quarta-feira prevê esta impossibilidade, que incidirá sobre as equipas B que entrarão diretamente na Liga de Honra em 2012/13.

Fonte ligada ao processo disse que, além do Marítimo, que mantém a sua equipa B em atividade, já apresentaram intenções nesse sentido FC Porto, Benfica, Sporting, Vitória Guimarães e Sporting Braga.

Tal medida, que implica aprovação posterior pela Federação Portuguesa de Futebol, obrigará ao alargamento da Liga de Honra na época 2012/13, dos atuais 16 para 22 clubes, de modo a abrir vagas para os seis emblemas que pretendem usufruir dessa possibilidade.

A Assembleia-Geral Extraordinária da Liga, que apreciará e votará esta proposta, terá lugar na quarta-feira, no edifício da Alfândega do Porto, a partir das 17 horas

Antes, pelas 14 horas reúne-se o Conselho de Presidentes, órgão que a 27 de janeiro manifestou concordância no sentido de integrar as equipas B nas competições profissionais.

BragaAtéMorrer

Obvio que sem ser o Braga, Porto, Sporting, Benfica, Maritimo ou Nacional, as restantes não tem dinheiro para equipa B. Algumas para a a equipa A já é dificil..

Vasco Soares

#17
Isto no papel é tudo muito bonito, mas depois na pratica é que sao elas, ou se faz mesmo um esforço e nos entrega-mos de corpo e alma a este projecto, ou entao para ser maria vai com as outras, só porque os estarolas mais os visitantes tb vao  nao vale a pena.
Veja-se o exemplo do vizela, que já é satelite ha alguns anos e nao se aproveita ninguèm, nao quero com isto dizer quer nao haja qualidade mas ao que parece nao é suficiente, serve essencialmente para fazerem numero na ficha de jogo, e para isto mais vale tar queto como disse, ou é visto como um viveiro de jogadores e os socios teem que estar preparados para deixarem crecer os miudos ou.... é que uma equipa na liga ornagina nao fica barato.

elvis12

Aqui há uns anos acabaram porque não era sustentável. O que é que mudou agora, objectivamente?

Sérgio Gonçalves

Quote from: elvis12 on 13 de December de 2011, 19:32
Aqui há uns anos acabaram porque não era sustentável. O que é que mudou agora, objectivamente?

O problema nao era a falta de sustentabilidade do projecto, mas sim o enquadramento competitivo, já que o Sporting primeiro, Benfica e Porto depois invocaram que a equipa B nao fazia sentido se nao pudesse subir à II Liga.

A proposito deste tema e contrariando a minha opinião, vi um artigo no Publico onde o presidente da Oliveirense se manifesta muito interessado na participação das equipas B na Liga Orangina, pois acredita que as receitas serão muito maiores, para além de tornar a competiçao mais justa pois haverá menos emprestimos dos clubes grandes.
Sócio nº 2014