News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 02/12

Started by Bruno3429, 02 de December de 2011, 06:50

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Leandro Salino: "Vamos tentar ficar em primeiro lugar"
Joana Russo Belo

Conseguido o primeiro objectivo, a meta passa agora pela conquista do primeiro lugar do grupo H. O triunfo frente ao Birmingham carimbou a passagem aos dezasseis avos-de-final da Liga Europa, mas o Sp. Braga espera agora vencer em Brugge para fechar as contas da fase de grupos no topo.
"Vamos tentar ficar em primeiro, mas vamos procurar jogar jogo-a-jogo e conseguir meta por meta", sublinhou Leandro Salino, no final do jogo com os ingleses.

Fugindo à questão se o Sp. Braga pretende chegar, novamente, à final da competição, o médio destaca antes a conquista de um dos objectivos traçados: "o estado de ânimo é o melhor possível. A equipa do Sp. Braga conseguiu o p rimeiro objectivo, que era qualificar-se.

A equipa está de parabéns por ter conseguido o primeiro objectivo da época. Vínhamos de jogos muito difíceis, perdemos com equipas de topo, mas esses resultados já fazem parte do passado. É importante termos conseguido fazer um belo jogo e conseguido a qualificação".

Quanto à adaptação a lateral direito - no lugar do lesionado Baiano - Salino diz estar "a correr bem". "É o quarto jogo nessa posição, tranquilo, tento fazer o meu melhor e jogo onde o treinador quiser, tento dar sempre o meu melhor para ajudar o Sp. Braga a vencer. E certo é que vou dar sempre o meu melhor para a equipa sair com vitórias".

Correio do Minho

Bruno3429

Nuno Gomes perde embalo
Por Pascoal Sousa

No ciclo desportivo mais exigente do SC Braga esta época, que começou em Novembro com a vitória folgada, por 5-1, frente ao Maribor e terminou anteontem com a qualificação para os 16-avos-de-final da Liga Europa, por via do triunfo tangencial sobre o Birmingham, Nuno Gomes jogou um total de 26 minutos. Nas duas partidas europeias, e frente ao Benfica, o número 21 não saiu do banco, sendo lançado nos instantes finais dos jogos com o Sporting, na Taça de Portugal, e FC Porto, no Campeonato.

Pouco tempo para quem antes disso somou 659 minutos, repartidos por 13 partidas, e revelara um crescimento sustentado numa equipa onde Lima nunca deixou de ser referência principal de área. Mas o brasileiro não parece ser o único obstáculo do goleador, que ao trocar o Benfica pelo SC Braga voltou a ser chamado por Paulo Bento, alimentando a esperança de ser um dos seleccionados de Portugal para o Euro-2012.

A Bola

Bruno3429

Quim aponta ao Euro'2012
DECISIVO NO QUARTO APURAMENTO DOS ÚLTIMOS 5 ANOS

Autor:  ANTÓNIO MENDES

A exibição de Quim na receção ao Birmingham não deixou ninguém indiferente e a tónica das declarações no final do jogo com os ingleses entronca num objetivo que o guarda-redes do Sp. Braga ainda não deu como perdido. Quim aponta naturalmente à presença na fase final do Euro'2012 que se realiza na Polónia e Ucrânia, isto apesar de ter ficado de fora das últimas convocatórias de Paulo Bento. Eleito na fase inicial desta época, depois de um ano de sacrifício a recuperar de uma grave lesão, Quim acabou por perder o seu espaço na Seleção, mas logo surgiu uma revolta contida em Braga, com foros de incompreensão pelo facto de Eduardo, suplente no Benfica, ocupar o lugar do atual n.º 1 bracarense.

Só faltava mesmo uma exibição de encher o olho, como a de anteontem, para que o tema voltasse em força à praça pública, mas desta vez com discursos diretos, como o do próprio Quim, que continua a não fechar a porta a uma eventual nova chamada à Seleção Nacional. Hugo Viana, Lima e Leandro Salino também se referiram ao tema, mas já antes Leonardo Jardim tinha registado esta questão, embora sem querer, como reforçou na altura, "comentar as opções do selecionador". Para o treinador do Sp. Braga, Quim é o melhor, porque simplesmente é o seu guarda-redes, mas é voz corrente em Braga de que Quim já merece nova oportunidade...

Record

Bruno3429

Jardim na galeria da história
PEDRO ROCHA

Seja qual for o futuro de Leonardo Jardim esta época, já ninguém lhe tira o mérito de ter ficado associado ao primeiro apuramento do Braga para os 16 avos-de-final da Liga Europa a partir da fase de grupos, disputada por 48 equipas em seis jogos (em casa e fora), assemelhando-se por isso ao formato da Liga dos Campeões. Na primeira edição da competição aprovada pelo Comité Executivo da UEFA para entrar em vigor em 2009/10, vencida pelo Atlético de Madrid, a equipa minhota defrontou os suecos do Elfsborg na terceira pré-eliminatória e acabou eliminada; na época passada, sob o comando de Domingos Paciência, foi queimando etapas e acabou por alcançar, de forma extraordinária, a final da prova, perdendo com o FC Porto, mas voltou a não experimentar a fase de grupos, em virtude de ter entrado directamente para os 16 avos-de-final por ter disputado a Champions.

Recuando até 2004/05, época em que se introduziu uma fase de grupos na extinta Taça UEFA, embora noutros moldes, verifica-se que Leonardo Jardim repetiu os feitos de Jorge Costa (2006/07), Manuel Machado (2007/08) e Jorge Jesus (2008/09), não figurando neste grupo Jesualdo Ferreira (2004/05 e 2005/06), o primeiro treinador desde o começo da presidência de António Salvador, que nunca foi além das fases preliminares. Observada em pormenor a época de 2008/09, percebe-se, porém, que o Braga fez bastante mais a nível europeu sob o comando de Jorge Jesus. A época começou mais cedo com a participação na Taça Intertoto (já descontinuada) e a vitória na prova significou o carimbo desejado para a Taça UEFA, cuja participação foi durando até aos oitavos-de-final, altura em que a equipa foi eliminada pelo Paris Saint-Germain.

De volta ao presente, o próximo objectivo, já assumido, de Leonardo Jardim é fechar a participação no Grupo H da Liga Europa com chave de ouro: vencer o Brugge e alcançar o primeiro lugar, de modo a que o Braga escape nos 16 avos-de-final às equipas eliminadas da Liga dos Campeões, teoricamente melhor apetrechadas de jogadores. No papel de "tubarão", na época passada, o Braga de Domingos Paciência deixou para trás na mesma ronda os polacos do Lech Poznan e não se ficou por aqui, eliminando o Liverpool nos oitavos-de-final; o Dínamo de Kiev nos quartos-de-final e o Benfica nas meias-finais... até alcançar a final de Dublin.

Imitar semelhante trajecto não constará, por enquanto, nas previsões mais optimistas de Jardim, mas chegar o mais longe possível na prova continua a ser uma das premissas da sociedade desportiva, que se tem revelado modelar no plano financeiro e na valorização de jogadores, pelo que o treinador não se dará por satisfeito pela "mera" participação na próxima fase. À luz dos prémios que estão em jogo, as obrigações do treinador e os interesses legítimos dos minhotos, que só na época passada embolsaram 15,5 milhões de euros pela participação na Champions e na Liga Europa, tornam-se mais cristalinos: com a passagem aos 16 avos-de-final, o clube já encaixou cerca de 1 milhão e 550 mil euros (200 mil referentes ao apuramento) e o estatuto de finalista da época passada (e não só) permite-lhe apontar baterias aos prémios dos oitavos-de-final (300 mil), quartos-de-final (400 mil) e meias-finais (700 mil).

O outro desafio de Leonardo Jardim é conquistar o estatuto de treinador consensual entre os adeptos, com quem nunca esteve em guerra, como fez questão de dizer na véspera do jogo com o Birmingham. O esclarecimento foi oportuno, mas a exibição titubeante da equipa na recepção ao oitavo classificado da Championship não ajudou muito à paz absoluta. Segue-se o jogo com o Paços de Ferreira, para o campeonato.


NÚMEROS

11
Em pé de igualdade com os belgas do Brugge, o Braga apresenta o ataque mais concretizador do Grupo H da Liga Europa, com 11 golos. A exemplo do que se verifica no campeonato, também é das equipas menos batidas, com apenas cinco golos sofridos.

3
Com três disparos certeiros, Hélder Barbosa continua a ser o melhor artilheiro do Braga nesta edição da Liga Europa. O extremo marcou um ao Young Boys, no play-off de apuramento, e dois ao Birmingham, na primeira jornada do Grupo H.

13
Em branco na última partida com o Birmingham, Lima é dos jogadores mais rematadores da fase de grupos da Liga Europa. O grande problema é que já disparou 13 vezes ao lado, sendo líder neste particular. À baliza, contabiliza 11 disparos, tantos quantos Akpala (Brugge), dos quais resultaram dois golos.

1
Fora, o Braga apenas logrou uma vitória, frente ao Birmingham (1-3). Na mesma situação, empatou com o Young Boys (2-2), no play-off, e com o Maribor (1-1), já no Grupo H.


Hugo Viana
"Eu na Selecção? Só falo depois de acontecer"

HUGO M. MONTEIRO

O tempo passa e a curiosidade é crescente: por que razão Quim e Hugo Viana, duas das unidades mais valiosas do Braga, não cabem nas escolhas de Paulo Bento? Diplomático a abordar a questão, Hugo Viana apenas vota a favor do guarda-redes. "Para mim, os meus colegas são sempre os melhores e deviam estar todos nas selecções dos seus países. É óbvio que gostaria de ver o Quim na Selecção. Não me compete estar a comentar as decisões do seleccionador, mas como colega que trabalha com ele todos os dias, sei o que pode dar. Vocês têm visto as exibições do Quim. Caso vá à Selecção, acho que é merecido", sentenciou. Frontal na defesa do companheiro, o esquerdino apenas deixou nas entrelinhas o desejo de regressar à Selecção. "O meu caso? Gosto de falar depois de as coisas acontecerem e o que aconteceu foi uma vitória do Braga. Uma vitória que merecíamos, que vem dar moral à equipa para acabarmos bem o ano e para regressarmos aos primeiros quatro lugares", observou.

Puxando atrás a fita do jogo com o Birmingham, Hugo Viana assume que o arranque correu mal. "Não entrámos muito bem no jogo. Houve um pouco de nervosismo e ansiedade devidos aos recentes resultados menos positivos. Tínhamos grande vontade em demonstrar que podemos fazer melhor do que nessas exibições. Depois dos 20 minutos o penálti defendido pelo Quim deu-nos um ânimo extra. Tive sorte no golo que marquei, mas ficaram mais alguns por marcar", lembrou, aconselhando ponderação na definição dos objectivos. "Aqui pensamos jogo a jogo, não traçamos metas para além do próximo jogo. Agora, temos tempo e tranquilidade para pensarmos no próximo jogo do campeonato. Esta vitória deu moral", testemunhou.


Procura-se lateral-direito e box-to-box

As necessidades mais urgentes de Leonardo Jardim para o reforço de Janeiro já estão definidas: um lateral-direito e um médio-interior-direito. A necessidade da contratação de um defesa para o corredor direito começou a ganhar definição logo após a lesão grave de Baiano, apenas disponível em finais de Abril, e acabou por ganhar força a partir do momento em que o treinador assumiu não confiar em Rodrigo Galo, candidato natural à posição, que deverá aproveitar a reabertura do mercado para rodar noutro clube, num quadro de empréstimo (o Gil Vicente é uma possibilidade). Já a futura entrada de um box-to-box justifica-se, na perspectiva do treinador, pelos constantes eclipses de Mossoró, mal aproveitados por Mérida para se impor - titular no Dragão, revelou-se muito discreto. Para a defesa, embora menos prioritário, chegará um central.

Sem competição abrem-se as portas

Para variar, o Braga retoma esta manhã os treinos à porta aberta. A clausura total foi uma constante nas últimas duas semanas e a excepção à regra foram os 15 minutos permitidos à Comunicação Social na véspera do jogo com o Birmingham, que acabou por ditar o apuramento dos minhotos para os 16 avos-de-final da Liga Europa. A equipa volta a treinar amanhã, estando prevista folga para domingo, com o regresso marcado para segunda-feira, com duas sessões.


Tempo para recuperar nigeriano Elderson

Substituído aos 68 minutos do jogo com o Birmingham, Elderson é a nova preocupação do departamento médico. O lateral nigeriano queixou-se de um traumatismo num pé e poderá ser dispensado do treino desta manhã para receber tratamento. Já o avançado Carlão, autorizado a exercitar-se com bola nos últimos dias, estará na iminência de juntar-se ao grupo, alargando assim o leque de opções para o ataque. Zé Luís, Ukra, Nuno André Coelho, Baiano, Custódio e Imorou continuam lesionados e, à partida, nenhum entrará nos planos de Leonardo Jardim para o jogo com o Paços de Ferreira.

O Jogo

JotaCC

Oitavos da Taça definidos

Ficaram ontem completos os 16 avos-de-final da Taça de Portugal, com o Boa Hora a derrotar o Santo Tirso (39-37), o Samora Correia e vencer o Académico (28-25), o Avanca a bater S. Mamede (28-27) e o Infesta a perder com o Marítimo (30-25). Após as partidas de ontem, ficaram definidos os oitavos-de-final: FC Porto-Horta, ABC-Benfica, Boa Hora-Águas Santas, AC Fafe-Sporting CP, Marítimo-Xico Andebol, S. Bernardo-Samora Correia, Madeira-Avanca, Belenenses-Ismai.


O JOGO

JotaCC

Regresso ao trabalho sem Meyong
Por António Casanova

Os bracarenses estão de regresso ao trabalho, após a folga de ontem e depois da vitória sobre o Birmingham, para a Liga Europa. A evoluir nos relvados de apoio do Estádio Axa, o plantel dos minhotos regista, esta manhã, a ausência de Meyong.

O avançado foi autorizado a ausentar-se devido a questões particulares e representa, assim, mais uma baixa nos trabalhos do grupo orientado pelo técnico Leonardo Jardim, bastante afectado por lesões, com Nuno André Coelho, Ukra, José Luís e Baiano, todos sujeitos a intervenções cirúrgicas, a destacarem-se como os casos mais graves. Este grupo segue em recuperação e longe da vista de quem acompanha os exercícios dos minhotos.

Ainda em relação ao treino desta manhã, os efeitos da alegria vivida a meio da semana na competição da UEFA continuam a sentir-se em Braga. Algumas dezenas de adeptos acompanham, com entusiasmo, os trabalhos do plantel.

A BOLA

JotaCC

Hugo Viana e Quim na Selecção: «Sei o que ele pode dar»
Médio torce pelo companheiro

Depois da grande penalidade defendida diante do Birmingham que manteve o Sp. Braga na Liga Europa e atenuou o mau início dos arsenalistas, Quim é o jogador que o balneário minhoto quer ver na selecção.

«Como colega, e trabalhando com ele todos os dias, sei o que ele pode dar. Vocês têm visto as exibições que o Quim tem feito também, caso vá à selecção é merecido», disse o jogador de 28 anos, no rescaldo do apuramento do Sp. Braga.

Hugo Viana prosseguiu o seu raciocínio dizendo que gostava de ver o guarda-redes do Sp. Braga na selecção: «Para mim os meus colegas são sempre os melhores e mereciam estar na selecção cada um do seu país, por isso é óbvio que gostaria de ver o Quim na selecção.»

E o Hugo Viana, merece estar na selecção? A resposta chega entre sorrisos e dribles à pergunta: «Gosto de falar depois das coisas acontecerem e o que aconteceu foi uma vitória do Braga, que era uma vitória que merecíamos.»

Finalista vencido da última edição da Liga Europa, e com a passagem já assegurada na presente edição, até onde pode ir este Braga? «O primeiro objectivo está alcançado. Desde que cheguei aqui este clube sempre me ensinou a pensar jogo a jogo e não traçar metas para além do próximo jogo, por isso o objectivo, como disse, está alcançado.»

Viana marcou o golo que colocou o Sp. Braga nos 16 avos-de-final da Liga Europa. A bola dificilmente iria parar à baliza sem o toque de um oponente, como admitiu o jogador: «Golo saboroso com muita sorte à mistura.»

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Custódio e Carlão sem limitações
Por António Casanova

Custódio e Carlão estão de regresso ao trabalho sem limitações. O médio e o avançado surgiram esta manhã a evoluir integrados nos exercícios do plantel e, consequentemente, em rota de emergência em pleno no quadro de soluções à disposição do técnico Leonardo Jardim.

Trata-se, pois, de um momento muito favorável aos dois futebolista, que têm estado arredados das opções por motivos físicos. No caso de Custódio, o médio sofreu duas lesões desde o início da temporada dos bracarenses (a primeira, afastou logo o jogador na pré-época), e ainda não somou qualquer minuto de competição em 2011/12.

Ainda no treino desta manhã, e já sobre a parte final dos exercícios, Nuno André Coelho, Ukra e José Luís subiram ao relvado. Os três seguem a recuperar de intervenções cirúrgicas e estão a avançar nos respectivos planos de tratamento.

Os minhotos cumprem amanhã, de manhã, o último treino desta semana, em regime de porta fechada. Depois da folga de domingo, a preparação será retomada na segunda-feira, já com o pensamento definitivamente apontado à recepção ao Paços de Ferreira, jogo que vai abrir a 12.ª jornada da Liga.

A BOLA

JotaCC

Custódio e Carlão regressam aos treinos
Médio e avançado estão recuperados
   
O regresso de Custódio e Carlão foi o grande destaque do treino do Sp. Braga desta sexta-feira.

O médio, que já se apresentou a 100 por cento, e o avançado, que ainda mostrou algumas limitações na parte final da sessão, trabalharam assim com o restante plantel depois de um longo período de paragem devido a lesão.

Quem também trabalhou sem limitações no regresso aos treinos depois da vitória sobre o Birmingham (1-0), para a Liga Europa, foi o lateral Elderson, que havia saído lesionado da respetiva partida.

Já Meyong não esteve presente no apronto matinal por motivos pessoais. Ukra, Nuno André Coelho, Zé Luís e Baiano continuam em processo de recuperação.

Os pupilos de Leonardo Jardim voltam a trainar amanhã de manhã, à porta fechada, folgando depois no domingo. Na segunda-feira há dupla sessão, que marca o arranque da operação P. Ferreira.

RECORD

JotaCC

Custódio e Carlão regressam no Sporting de Braga

Custódio e Carlão foram os destaques do treino matinal do Sporting de Braga, já que trabalharam com o restante plantel.

Custódio treinou sem problemas, enquanto Carlão apresentou algum cansaço na parte final do treino. Quem também trabalhou sem limitações foi o lateral Elderson, que apresentava uma lesão contraída no jogo com o Birmingham.

Meyong falhou o treino por motivos pessoais, enquanto Ukra, Nuno André Coelho, Zé Luís e Baiano continuam limitados.

DIARIO DIGITAL

JotaCC

Sp. Braga: Custódio e Carlão recuperados

Lote de lesionados fica mais reduzido, mas continua grande. Elderson saiu lesionado contra o Birmingham, mas está bem
Boas notícias para Leonardo Jardim. Custódio e Carlão, ausentes há algum tempo das opções no Sp. Braga, estão recuperados das respectivas lesões e treinaram, esta sexta-feira, sem limitações.

Custódio ainda não jogou esta época. O médio lesionou-se na pré-época e voltou a lesionar-se num jogo particular com o Trofense, em Outubro. Já Carlão, depois de ter dado o seu contributo à equipa no início da época, parou para debelar uma relação antiga contraída ao serviço dos suíços no Neuchatel Xamax.

O Sp. Braga regressou ao trabalho depois do triunfo frente ao Birmingham, na última quarta-feira. Elderson, que deixou o jogo com os ingleses devido a problemas físicos, treinou, também, sem limitações.

O leque de lesionados continua, no entanto, grande. Nuno André Coelho, Baiano, Imourou, Ukra e Zé Luís estão entregues ao departamento médico.

O Sp. Braga já está eliminado na Taça de Portugal, pelo que vai gozar folga no domingo, treinando no sábado e iniciado na segunda-feira a preparação para a recepção ao Paços de Ferreira, da 12ª jornada da Liga.

MAIS FUTEBOL