News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

BRAGA – MARIBOR – BENFICA – SPORTING – PORTO – BIRMINGHAM: 60 ou 70%

Started by Mais Norte, 01 de December de 2011, 03:41

Previous topic - Next topic

Mais Norte


Tentemos fazer o balanço do mês de Novembro. Penso que o devemos fazer com bom senso, tendo em atenção o momento crítico que o nosso país e a Europa estão a atravessar, assim como a possibilidade muito real de que muitos Clubes correm sérios riscos de fechar as portas por dificuldades financeiras.

Vejamos o percurso da equipa no mês de Novembro:

1. Braga – Maribor:

O Braga jogava sobre brasas. Estava obrigado a vencer para se manter na luta pela passagem da fase de Grupos. Vinha de um jogo menos conseguido contra a Académica (três dias antes).

Penso que ninguém questiona a exibição.

O resultado de 5 – 1 traduz o bom jogo que fizemos. Jogámos ao ataque e poderíamos ter conseguido uma goleada histórica.

Cumprimos bem e ganhámos 200 000 € nesse jogo (participação no jogo mais vitória).

LJ esteve bem.

2. Braga – Benfica:

Três dias depois recebemos o Benfica num jogo rodeado de muita pressão.

Jogámos com Paulo Vinícius a defesa esquerdo, Baiano lesionou-se e entrou Salino para o seu lugar.
Fizemos um bom jogo, numa partida dividida, empatámos e até poderíamos ter vencido a partida. Mas considero o resultado como justo.

LJ esteve bem.

3. Sporting – Braga: 

A nossa sina de jogar fora nos sorteios para a Taça.

Entrámos com Salino à direita, sofremos os golos como sofremos, um penalty que ficou por marcar pela entrada do Polga, expulsão justa de Elderson depois de uma asneira incrível de Ewerton.

Mesmo a jogar com 10 dominámos muitas fases da segunda-parte e todos reconhecem que fizemos um bom jogo.

Perdemos, é certo, mas foi um jogo de Taça. Mostrámos bom futebol e consistência como equipa.

LJ esteve bem.

4. Porto – Braga:

Entrámos bem no jogo e discutimos a partida durante os primeiros quinze/vinte minutos. A partir daí e até final da primeira parte o Porto percebeu como podia "apanhar" o nosso meio campo. E fê-lo.

O Porto, pressionante e rápido, anulou completamente Mérida. Paulo César também teve uma noite para esquecer (esteve muito tempo lesionado e tarda em ganhar ritmo). Não entrou, em minha opinião, a melhor equipa para este jogo.

A saída de Djamal, arriscando tudo, foi, também em minha opinião, uma opção que correu mal. O Porto aproveitou para montar baterias sobre o lado esquerdo da nossa defesa.

No egundo golo de Hulk, Douglão fica a olhar para o jogador do Porto. Faltou-lhe o elemento que constitui a primeira parede naquela zona do terreno quando defendemos.

O último golo é um erro colectivo da defesa. Ewerton é batido em velocidade, Paulo Vinícius acompanha a jogada a passo e só acelera quando já é demasiado tarde. No centro da defesa falha toda a marcação. 

O 3 - 2 acabou por não ser um resultado vexatório.

LJ, em minha opinião, esteve mal no jogo com o Porto.

5 – Braga – Birmingham:

Jogo fundamental e decisivo para a nossa passagem à fase seguinte. Estava muito em jogo em termos de prestígio, de moral e em termos financeiros.

Tínhamos que ganhar e o jogo foi muito difícil como eu estava a prever.

Foi melhor o resultado do que a exibição. Tivemos a sorte a nosso favor e também já era tempo que isso acontecesse.

Quim esteve excelente, Hugo Viana e Salino muito bem.

Não jogámos bem mas ganhámos e atingimos a fase seguinte da competição.

LJ esteve bem. Digo isso, sobretudo, pela opção que teve quando Elderson se lesionou. Manteve Paulo Vinícius no centro e passou Ewerton para defesa esquerdo. Mérida talvez pudesse ter entrado mais cedo, mas aceito a opção.

Antes do balanço final quero salientar, após consulta na Net, em "Aumentos dos Prémios na Europa League", a importância que o jogo de hoje tinha em termos financeiros.

Significava, tão só, SE A MINHA INTERPRETAÇÃO ESTÁ CORRECTA:

- 60 000 € pela participação no jogo
- 140 000 € pela vitória
- Passagem à fase seguinte: 200 000 €

Eram 400 000 € que estavam em jogo e também o nosso futuro na competição.

Dependíamos muito deste resultado. Desportiva e financeiramente.

Não são as receitas dos jogos e as quotizações que nos mantêm nestes patamares com contas bem conduzidas.

Será que estes números não justificaram algum stress por parte dos nossos jogadores?

Por curiosidade, e segundo as minhas contas, peço desculpa se me engano, o Braga já embolsou este ano, na Liga Europa, 1 630 000 €.

Numa escala de 0 a 100%,  tendo em atenção os resultados, os objectivos e as exibições penso que atingimos qualquer coisa como os 60/70%.

Mais próximo, talvez, dos 70% pelo peso que dou à Liga Europa.

Deixo o assunto à discussão. Desculpem se o texto é demasiado extenso.







ELSA

Concordo com praticamente tudo o que disseste, tirando um ou outro ponto sobre o jogo do Porto...e sim penso que na escala estivemos à volta dos 65%, ou seja, saldo positivo, provavelmente na fase mais complicada da época!!!

Soviético

Nascido e criado em Braga, a viver na Feira mas sempre com Braga no coração...

Kriticus

Gostei da tua análise, finalmente alguém com uma leitura dos acontecimentos semelhante à que eu faço.

A equipa tem jogado bem, foi extremamente infeliz no jogo de Alvalade (onde foi superior ao adversário) e, no Dragão, o Porto soube aproveitar as oportunidades que teve, principalmente quando o Braga estava totalmente balanceado para o ataque... Nos outros 3 jogos fomos superiores ao adversário, tivemos alguma sorte ontem, apesar de termos sido a melhor equipa em campo entre os 15 e os 90 minutos. Antes disso, perdemos 2 pontos em casa contra o Benfica, num jogo atípico, em que fomos a equipa que quis vencer e a que terminou o jogo à procura do golo.

Gostei também da análise feita ao treinador. Chegamos a uma altura em que por melhor que nos corra o jogo, o que se procura são os defeitos, os erros que o treinador possa ter tido para se poder criticar o homem... Eu vejo um Braga a jogar melhor do que o que fazia no ano passado, com capacidade de assumir as despesas do jogo, ao invés de jogar em transições rápidas. Um Braga muito fustigado por lesões (como já vem sendo hábito, infelizmente), que trouxe ao de cima o espírito Gverreiro de jogadores como Salino ou Paulo Vinícius, que, seja onde for, dão o litro em campo. E isto também é mérito do treinador.

Penso que estamos a ter um déjà vu daquilo que aconteceu em 2010, numa escala diferente. Na época passada começámos com os níveis de confiança e euforia em alta e começou a esmorecer ao longo das 7 (SETE!) derrotas que tivemos na 1ª volta do campeonato, mascaradas por alguns brilharetes europeus, que, na altura, nos levaram (imagine-se) precisamente à fase para onde nos apuramos ontem! Na altura pediu-se a cabeça do treinador, os adeptos puseram em causa as capacidades de um treinador que já tinha dado provas. O treinador acabaria por se comprometer com um dos nossos rivais para salvaguardar o seu futuro (que era incerto em Braga) e acabámos a época a chorar por ele. Hoje, à 11ª jornada, temos menos um ponto do que no ano passado no final da primeira volta, fomos eliminados na mesma fase da Taça de Portugal e, tal como no ano passado estamos nos 16avos de final da Liga Europa. Estou a ver um remake do mesmo filme, gostava que desta vez o final fosse outro...

Dou 70%!

ELSA

Quote from: Kriticus on 01 de December de 2011, 12:28
...
Gostei também da análise feita ao treinador. Chegamos a uma altura em que por melhor que nos corra o jogo, o que se procura são os defeitos, os erros que o treinador possa ter tido para se poder criticar o homem... Eu vejo um Braga a jogar melhor do que o que fazia no ano passado, com capacidade de assumir as despesas do jogo, ao invés de jogar em transições rápidas. Um Braga muito fustigado por lesões (como já vem sendo hábito, infelizmente), que trouxe ao de cima o espírito Gverreiro de jogadores como Salino ou Paulo Vinícius, que, seja onde for, dão o litro em campo. E isto também é mérito do treinador.

Penso que estamos a ter um déjà vu daquilo que aconteceu em 2010, numa escala diferente. Na época passada começámos com os níveis de confiança e euforia em alta e começou a esmorecer ao longo das 7 (SETE!) derrotas que tivemos na 1ª volta do campeonato, mascaradas por alguns brilharetes europeus, que, na altura, nos levaram (imagine-se) precisamente à fase para onde nos apuramos ontem! Na altura pediu-se a cabeça do treinador, os adeptos puseram em causa as capacidades de um treinador que já tinha dado provas. O treinador acabaria por se comprometer com um dos nossos rivais para salvaguardar o seu futuro (que era incerto em Braga) e acabámos a época a chorar por ele. Hoje, à 11ª jornada, temos menos um ponto do que no ano passado no final da primeira volta, fomos eliminados na mesma fase da Taça de Portugal e, tal como no ano passado estamos nos 16avos de final da Liga Europa. Estou a ver um remake do mesmo filme, gostava que desta vez o final fosse outro...

Dou 70%!

É isto que me custa, mesmo admitindo que algumas opções de LJ sejam passíveis de crítica (que o são, obviamente!), críticas tão veementes a um treinador que tem feito o que pode face a tantas condicionantes, acho injusto, cruel e às vezes até incompreensíveis se tivermos em conta alguns momentos de outras épocas...memória curta, é o que é!

barinho

Análise muito bem feita não só pelo Mais Norte como também pelo Kriticus.Se tivesse que dar uma nota de 0 a 100 neste mês dava-lhe uns 75.Tivéssemos nos jogos com os metralhas um bocadinho da estrelinha da sorte que tivemos ontem nos primeiros 15 minutos e neste momento estaríamos provavelmente em 3º na Liga e nos oitavos da Taça.Mas a sorte faz parte do jogo e infelizmente na maior parte das vezes tem-nos virado as costas.

Tendo em conta também as lesões e tudo mais,acho que este mês passa com uma nota extremamente positiva para o treinador e equipa.

FIDELIS

no geral concordo com a análise e concordo com a Elsa
para já o saldo é positivo por isso continuo a dar o beneficio da dúvida ao LJ
quando tiver a equipa toda ao seu dispor ( não sei quando ) veremos o que este Braga pode ser ou poderia ter sido

Força Braga

Fidelis Bracara
Braga e Basta

TiagoHV

As opçoes do treinador sao questionadas, mas ja viram o que e para um treinador ter 1/3 da equipa lesionada?!!? Ter de meter medios que colaborem nas missoes defensivas e que precisam de descer?!

Se tivesse a equipa toda apta, de certeza que nao fazia adaptaçoes, de certeza que nao testava outros jogadores.... Logo, dou o beneficio da duvida ao LJ porque ele ainda nao teve a equipa a seu gosto, e manda-lo ao c*** é prova que ou nao percebem de futebol ou sao fracos adeptos.... Só quem nao ve e que assobia uma equipa que esta a dar tudo que tem, e a defender com adaptaçoes!!
Na derrota e na vitória!

ZeGato

100% no percurso europeu.

Contra os três denominados grandes no plano interno, sabe a pouco o empate em casa contra o Benfica. No entanto, parece-me mais que evidente e qualquer pessoa séria consegue vislumbrar que estes três emblemas possuem nesta temporada um plantel superior quer em quantidade quer em qualidade em relação ao nosso pelo que não são resultados de todo inesperados.

Mas numa análise não só aos encontros disputados este mês mas toda a temporada para a liga, é preciso salientar que temos tido resultados fora de casa muito aquém das expectativas. Apenas vencemos o Vitória de Setúbal em jogos fora, é preciso fazer claramente mais fora de portas.

Espero que este calendário que vem aí (todo meio atabalhoado e com paragens) seja benéfico à nossa causa e possamos tirar dividendos dele ultrapassando brevemente o Marítimo na classificação.

sol

maisnorte: apenas posso dar-te os parabéns pelo teu post! Com a tua análise "desconstruiste" uma série de mitos e de ideias erradas que mts vezes são propaladas neste fórum. Lucidez e realismo nunca são de mais. Uma coisa é AQUILO QUE É, outra coisa é AQUILO QUE GOSTARÍAMOS QUE FOSSE. E como a generalidade do país é mazinha a matemática, nada como uma série de facts and figures (peço desculpa pelo inglês mas a culpa é dos gajos do Bimingham ;D) para elucidar.
Para mim, mais de 70%, e o "terrível" mês de Novembro já passou!

Na poente de vermelho e branco!

BragaMaHor

"Mais Norte" e "Kriticus", parabéns pelas vossas exposições que reflectem exactamente o que penso sobre Leonardo Jardim e a equipa e desmontam as críticas fáceis que se vão observando noutros tópicos.
Quantificando o rendimento da equipa no mês de Novembro também eu dou 70%... e acrescento:
Para mim Leonardo Jardim vem-se revelando um grande treinador pois, mesmo com o plantel fustigado por lesões de jogadores importantes, assume a iniciativa de jogo de uma forma que nunca tinha visto o Braga fazer.
Com um pouco mais de felicidade e alguns dos lesionados disponíveis teríamos mais 4 ou 5 pontos na Liga e ainda estaríamos a caminho do Jamor.
Apesar de tudo acredito que ainda vamos encostar ao 3.º lugar e atingir os 1/4 final da Liga Europa (com sorteios favoráveis).

150% BRAGA SEMPRE
150% BRAGA SEMPRE

Jogo fantástico: [url="http://trophymanager.com/?c=1082834"]http://trophymanager.com/?c=1082834[/url]

Magicobraga

Porque é que estao sempre a arranjar desculpas? Lesionados? Todos os anos é assim!

O que interessa é que ainda nao vi um GRANDE jogo do braga esta epoca, nem regularidade nas exibiçoes...

Bracaro Augusto

O Leonardo Jardim não é o melhor treinador do Mundo, mas com a onda de lesões que assolou o plantel, fica muito difícil.Por issom, vamos deixar o Jardim trabalhar e Ver o que consegue fazer, até ao final da época.
BRAGA SEMPRE !!!

BragaMaHor

Quote from: magicobraga on 04 de December de 2011, 03:48
Porque é que estao sempre a arranjar desculpas? Lesionados? Todos os anos é assim!

O que interessa é que ainda nao vi um GRANDE jogo do braga esta epoca, nem regularidade nas exibiçoes...

Todos os anos é assim?!
Se contabilizares os jogadores que estão lesionados, a duração/gravidade das lesões e o grau de importância de cada um deles no seio da equipa, este é, de facto, um ano atípico!
Pelo que, nestas condições, Leonardo Jardim tem feito e vai continuar a fazer já merece a minha apreciação positiva.
150% BRAGA SEMPRE

Jogo fantástico: [url="http://trophymanager.com/?c=1082834"]http://trophymanager.com/?c=1082834[/url]

Magicobraga

Quote from: BragaMaHor on 07 de December de 2011, 01:21
Quote from: magicobraga on 04 de December de 2011, 03:48
Porque é que estao sempre a arranjar desculpas? Lesionados? Todos os anos é assim!

O que interessa é que ainda nao vi um GRANDE jogo do braga esta epoca, nem regularidade nas exibiçoes...

Todos os anos é assim?!
Se contabilizares os jogadores que estão lesionados, a duração/gravidade das lesões e o grau de importância de cada um deles no seio da equipa, este é, de facto, um ano atípico!
Pelo que, nestas condições, Leonardo Jardim tem feito e vai continuar a fazer já merece a minha apreciação positiva.

Ainda nao vi uma grande exibiçao nem regularidade nelas, e é isso que interessa, nao digo que temos de o despedir como muitos, mas ter muita desconfiança sobre as suas qualidades devemos ter...

Vasco Soares

Numa analise fria a crua dos numeros, na minha opiniao o resultado é de 50% pois em 5 jogos temos 2 vitorias ,2derrotas e 1 empate, ora lá palisse nao diria melhor por certo,
Claro que cada jogo é um jogo e nao podemos medir todos pela mesma bitola, uns sao certamente de grau de dificuldade mais exigente que outros, mas de toda a maneira penso que nao atingi-mos nenhum brilhantismo neste 5 jogos, ganhamos os que á partida se considerariam obrigatorios ainda por cima em casa, e nos outros 3 (os dos metralhas) nao fizemos nada de especial, num (sporting) foi o arbitro-dizem- mas o maritimo tb foi gamado num penalty e nem por isso deixou de ganhar, e nos outros 2 benfica em casa e porto fora tb nao foi nada de especial no benfica bem defensivamente mas no ataque praticamente inconsequentes, se bem que o benfas tb nada fez de relevante, portanto o empate aceita-se, e no porto 20 minutos jeitosos e o resto pouco mais que uma nulidade.
As lesoes sao de facto muitas, e assim torna-se dificil exigir mais, mas sao os treinadores os 1ºs a dizer que só interessa quem está disponivel.
Por outro lado este ciclo de jogos provou na minha opiniao que apenas pode-mos almejar o 4º lugar, e mesmo assim o maritimo está muito forte, os espanhois ja estao a embalar e se ganharem este fim de semana fazem 4 vitorias seguidas; e se eu e muitos ainda andava-mos na ilusao de poder esperar algo mais, ja estou desenganado o 4º lugar deve ser o nosso objectivo, sob pena de perder pau e bola.
E para finalizar repito os jogos nao eram faceis, mas tb era aqui que podia-mos medir o nosso grau de excelencia, e parece-me que passamos apenas com suficiente.

miguel_afonso

Analisando apenas os resultado avalio em 50%.

Mas com todas as condicionantes que o plantel tem neste momento a avaliação tem que ser superior.
Sinceramente gostaria de ver um dos 3 grandes com 11 lesionados e observar os resultados que conseguiriam...

rvx

Destes jogos todos, só fiquei desiludido por não termos ganho contra o Benfica, pois acho que o merecíamos, e pela má exibição no Dragão. 50% é muito pouco, não só pelas lesões, mas pelo facto de mais de metade desses jogos terem sido contra equipas melhores do que nós, dos quais dois jogos foram fora. Uma análise fria dava 60% pelo grau de dificuldade. Eu dou 70% pelo facto de termos garantido um dos grandes objectivos da época, mesmo sem ter jogado grande coisa.

lmcoelho

Segundo Jacques de Chabanes(de La Palisse para os amigos), nós conseguimos 7 em 15 pontos, pelo que teríamos  46,7% e não 50%.
Agora como o futebol não é como a batata (lógica), e verificando o desempenho do SCBraga em relação ao que eu ambicionava como bom, penso que estivemos nos 60/70% (mais perto destes...).
Qto a objectivos imediatos, conseguimos um e perdemos outro. Qto a exibições, só contra os andrades é que estivemos (muito) aquém do que podemos e sabemos fazer. É lógico que os resultados não acompanharam as exibições, mas penso que tivemos perto do que se podia esperar com tantas adversidades.
Orgulhosamente Bracarense!
O meu nick é LMCOELHO, não IMCOELHO

Vasco Soares

LMCoelho: quando me refiro a 50% e nao 46,7% cingo-me aos resultados, e dos 5 jogos efectuados temos 2 vitorias,2 derrotas e 1 empate por isso referi os 50%, mas como diz um outro que penso que era poeta, mas nao me lembra do nome, quem tem olhos vê escolhos e outros com outros olhos nao vêm escolhos nenhuns, portanto aceito que se ache que tudo vai bem, ou para ser mais exacto quase tudo bem, no reino da sta maria de braga, mas pena minha nao corroborar do mesmo optimismo instalado, e sabes porquê? porque quanto maior é o engano maior depois  é a desilusao, porque ou faze-mos analises justas ou nao fazemos, pois realçar o facto de contra os metralhas nao termos obrigaçao, nao se adopta o mesmo discurso qd nao se ganha em leiria, em coimbra, ou em guimaraes (na altura que o jogo ocorreu), é que enaltecer competencias, orçamentos etc só qd nos dá jeito, nao me parece que vamos longe com esse discurso.
Ps- Atençao que no inicio dirigi-me o LMCoelho, mas como nao sei se corrobora ou nao da analise que fiz por fim, gostaria de deixar essa ressalva.