News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 15/11

Started by Bruno3429, 15 de November de 2011, 06:56

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Tese levada à prática
PEDRO ROCHA

Vale a pena recuar 15 anos para perceber a actual vocação do Braga para marcar golos no seguimento de cantos. Para o campeonato, já lá vão quatro e todos de cabeça (lidera e só o Marítimo fez igual); já na Liga Europa, três dos cinco disparos certeiros com que o Maribor foi brindado no Estádio AXA tiveram a mesma origem, por suspeita influência de Leonardo Jardim. Tudo começou no Europeu de 1996, disputado em Inglaterra, que perdeu toda a piada possível só pela monotonia do vencedor. A República Checa, de Poborsky, Berger e Nedved, responsável pela eliminação de Portugal, era a grande surpresa no jogo da final e, provavelmente, a selecção que colhia mais simpatias, mas no fim ganharam os do "costume" (2-1): a Alemanha, com dois golos de Bierhoff. Era mais um triunfo da pragmática sobre o futebol rendilhado. Pela televisão, Leonardo Jardim, então um desconhecido universitário madeirense, teve uma perspectiva diferente da competição: houve pouco aproveitamento dos cantos e fez disso a sua tese do curso de Educação Física e Desporto, tirando nota elevada. Serviu, por certo, de estímulo para a sua carreira de treinador.

Finalizador (quase) perfeito de cantos na década de 1990, o ex-arsenalista Toni vê nesta saudável aptidão do Braga um "excelente trunfo" para o jogo da Taça. "O Sporting não é muito forte nas bolas paradas", justifica, elogiando o trabalho do técnico pela ausência de executantes especializados no jogo aéreo. "Lima e Nuno Gomes não são".


ABC dos cantos à Toni

1
Como se posicionam os jogadores?

"Entre quem ataca, tem de haver alguém ao primeiro e segundo postes. Esses jogadores tanto podem rematar directo para a baliza como assistir os companheiros. Os outros devem estar sempre em movimento para fugir às marcações".

2
No momento de cruzar, quem é a referência?

"Os centrais, que costumam ser os mais altos, estão sempre ao segundo poste. Os cruzamentos destinam-se, quase sempre, para eles e por isso devem ser altos. Se a ideia é servir quem ataca o primeiro poste, deve-se cruzar com tensão".

3
O Braga dispõe de várias soluções?

"Como o Zé Luís era o único avançado forte no jogo aéreo e se encontra lesionado, julgo que só os centrais Ewerton, Paulo Vinícius e Douglão e ainda o médio Djamal, pela estatura elevada, serão os jogadores mais indicados para bolas paradas".


FACTOS E NÚMEROS

67
Cantos somados pelo Braga para o campeonato

4
Desvios de Ewerton, Hélder Barbosa, Nuno Gomes e Paulo Vinícius, resultaram em golos.

57
Em remates à baliza, Braga é mais eficaz do que o Benfica (56)


Hugo Viana é meio golo

Catalogado de bola parada, um canto depende sempre de um movimento inicial bem feito. Por cada desvio para fora ou na direcção da baliza, tem de haver um cruzamento e Hugo Viana entra necessariamente nessa especialidade. "É o melhor. Com o pé esquerdo, coloca muito bem a bola na área. Em livres frontais, o Lima também executa bem em força", avaliou o cabo-verdiano Toni. No seu tempo, Barroso, Baltazar e até Karoglan eram os "cobradores de cantos" de serviço.

Paulo Vinícius à direita

O afastamento prolongado de Baiano não deverá já abrir as portas da titularidade a Rodrigo Galo. O brasileiro é a única opção de raiz disponível para a posição de lateral-direito, mas será Paulo Vinícius, mais consistente nas manobras defensivas, a preencher a vaga. Com o provável regresso de Elderson à equipa, ganha força a continuidade do central Douglão.

Vinícius fez corrida

A disponibilidade de Vinícius para o "assalto" a Alvalade não estará em risco. Condicionado por uma entorse no tornozelo esquerdo, o trinco trabalhou à parte do grupo para efectuar somente corrida, mas é possível que reintegre ainda hoje os treinos da equipa. Nuno André Coelho, Ukra, Zé Luís, Baiano, Custódio, Imorou e Carlão são baixas certas.


1200 bilhetes para Alvalade são hoje postos à venda

Começa hoje a corrida aos 1200 bilhetes cedidos pelo Sporting para o jogo da Taça. O preço das entradas para os associados é de cinco euros e de 10 para os não sócios. O pack "viagem+bilhete" custa 21 euros.


O Jogo

Bruno3429

Estratégia em segredo
Joana Russo Belo

É um dos grandes objectivos da época, por isso, a estratégia está a ser preparada em segredo. A 'operação Sporting' para a Taça de Portugal arrancou, ontem, à porta fechada, depois de um fim-de-semana de folga devido à paragem do campeonato e as portas do Estádio Municipal de Braga irão continuar assim, fechadas, durante toda a semana.

Pela frente vai estar um Sporting orientado pelo antigo técnico Domingos Paciência, conhecedor da equipa arsenalista, daí que Leonardo Jardim prepare a estratégia de ataque a Alvalade longe dos olhares de adeptos e comunicação social para surpreender os 'leões' e ultrapassar a quarta eliminatória da prova rainha do futebol n acional.

O plantel arsenalista enfrenta várias contrariedades devido às lesões e Leonardo Jardim terá mesmo de contornar baixas como a de Baiano, titular indiscutível na asa direita da defesa. A par do brasileiro, que enfrenta uma longa paragem, a preparação do jogo do próximo domingo ficou marcada por várias ausências e um cenário em nada animador.

Custódio, Imorou e Carlão cumpriram os respectivos planos de recuperação das lesões, enquanto Nuno André Coelho, Ukra, Zé Luís e Baiano recuperam de intervenções cirúrgicas. Ausentes ao serviço das selecções continuam Nuno Gomes e Elderson.
Para hoje está prevista nova sessão de trabalho, a partir das 10.30 horas.

Correio do Minho

Bruno3429

Jardim esconde táctica

O treinador Leonardo Jardim iniciou ontem a preparação para o jogo com o Sporting, a realizar no domingo em Alvalade (20h15, Sport TV 1), à porta fechada, escondendo a táctica a utilizar na partida referente à quarta eliminatória da Taça de Portugal.

A sessão de ontem ficou marcada por várias ausências, nomeadamente de quatro jogadores que recuperam de intervenções cirúrgicas (Nuno André Coelho, Ukra, José Luís e Baiano), de três a fazerem tratamento a lesões (Imorou, Carlão e Custódio), enquanto Nuno Gomes (Portugal) e Elderson (Nigéria) estão ao serviço das respectivas selecções.

Os bracarenses continuam a aguardar que o Sporting envie os 1200 bilhetes para o jogo que deverão estar à venda a partir de hoje. O preço dos ingressos varia entre os 5 euros para sócios e os 10 euros para não sócios.

O plantel de Leonardo Jardim volta a treinar hoje à porta fechada a partir das 10h30.

Correio da Manhã

JotaCC

ABC-FC Porto em andebol joga-se no Flávio Sá Leite

O jogo entre o ABC e o FC Porto, que se disputa amanhã, às 21 horas, antecipado da 13ª jornada do Nacional de andebol, vai jogar-se em casa do ABC. Recorde-se que o piso do Flávio Sá Leite não resistiu às fortes chuvas de 24 de Outubro e a recepção ao Belenenses foi em Guimarães. Agora, "após inúmeros testes de utilização, e garantidas as condições de utilização, sem risco, para os atletas", segundo informam os minhotos, o jogo será mesmo em Braga. Depois, "o piso será intervencionado para prevenir futuras deficiências e melhorar as condições".



Jorge Rito volta a Braga

A visita do Benfica ao Flávio Sá Leite, para defrontar o ABC, é o jogo que mais curiosidade desperta nos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Os jogos são a 10 de Dezembro. No dia 1 jogam-se quatro partidas da eliminatória anterior.

Oitavos-de-final

FC Porto-Sporting da Horta

ABC-Benfica

GC Santo Tirso ou Boa Hora-Águas Santas

AC Fafe-Sporting

FC Infesta ou Marítimo-Xico Andebol

S. Bernardo-Samora Correia ou Académico

Madeira SAD-Avanca ou Ac. S. Mamede

Belenenses-ISMAI


O JOGO

Bruno3429

Elderson em contra-relógio
Por Pascoal Sousa

Joga hoje com a Zâmbia. E se tudo correr bem chega três dias antes do desafio com os leões.

É uma corrida em contra-relógio aquela que Elderson vai iniciar a partir de amanhã, para chegar a Braga a tempo de ser chamado por Leonardo Jardim para o jogo frente ao Sporting.

O lateral defronta esta tarde a Zâmbia, particular que a selecção da Nigéria disputa em Kaduna, no norte do país. Atempadamente, o departamento de futebol do SC Braga desenvolveu contactos com os responsáveis nigerianos para que fosse possível Elderson não actuar a totalidade da partida, de modo a ser preservado para o desafio em Alvalade e também poupar energias para a longa viagem de regresso a Portugal, que irá empreender amanhã.

Se tudo correr bem, Elderson pisará solo português na manhã de quinta-feira, ou seja, três dias antes do desafio com os leões, cumprindo à tarde um treino de recuperação.

A Bola

JotaCC

Hugo Viana: «Ir à selecção é cada vez mais difícil»

O médio do SC Braga Hugo Viana não esconde o desejo de voltar a vestir a camisola da selecção nacional, embora reconheça que, em virtude da qualidade dos seleccionados, esse seja um objectivo «cada vez mais difícil» de alcançar.

«Trabalho no meu clube para jogar o máximo possível e depois a selecção nacional é um ponto que todos querem atingir. Depende das escolhas do seleccionador. Com a qualidade que Portugal apresenta, é cada vez mais dificil ser chamado», disse.

Sobre a partida com a Bósnia, na Luz, o médio português recorda que Portugal cumpriu sempre nos momentos decisivos: «O sentimento é de optimismo e confiança. Sempre que precisou de alcançar os seus objectivos, a selecão nacional conseguiu fazê-lo. O cenário é muito favorável porque desta vez vai jogar num bom campo e em casa. Portugal tem melhor equipa que a Bósnia.»

A BOLA

Bruno3429

At. Madrid: «Quero jogar mais» – Pizzi
Por Redacção

O avançado português Pizzi, ex-SC Braga, espera ter mais oportunidades no Atlético Madrid para mostrar o seu valor.

«Todos os jogadores querem jogar mais minutos. Eu também quero. Sempre que entro em campo tento fazer o melhor e penso que tenho estado bem. Espero que o treinador aposte mais vezes em mim e vou continuar a trabalhar para que isso aconteça», afirmou Pizzi.

A lesão do avançado Falcao poderá permitir com que o jogador português tenha uma oportunidade: «Isso não depende apenas de mim, mas do treinador. Não gosto dessa situação, porque Falcao é um grande jogador e todos queremos que esteja ao nosso lado.»

Sobre a presença da Selecção Nacional no Euro-2012: «Não imagino um Europeu sem Portugal. É uma grande selecção e todos queremos que marque presença na competição.»

A Bola