News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 13/11

Started by JotaCC, 13 de November de 2011, 07:58

Previous topic - Next topic

JotaCC

Ewerton: "Queremos ser a melhor defesa do campeonato"

Chegou, viu e está a vencer. No seu primeiro ano a jogar em Portugal, o brasileiro Ewerton vem-se afirmando como um dos 'esteios' da defesa do Sporting de Braga. Recrutado ao ASA (Brasil), com 22 anos, o futebolista começou-se a impor na primeira equipa do Sporting de Braga, com a difícil missão de fazer esquecer nomes que deixaram marcas como Moisés, Paulão ou Rodriguez. Mas a aposta foi ganha de parte a parte.

O Sporting de Braga completou dez jornadas na I Liga e conta com a defesa menos batida no campeonato, com os louvores a serem partilhados pelo colectivo. É também um estatuto que o clube defende, na medida em que se tem afirmado como uma das melhores equipas a defender nas últimas temporadas. Ewerton garante que 'o tema é discutido' no balneário. E faz intenção de erguer esse objectivo como meta a atingir. 'Um dos nossos objectivos é mesmo esse, ser a melhor defesa da competição', referiu o futebolista.

Ewerton José Almeida Santos está a superar as expectativas. Tem sido aposta de Leonardo Jardim, apenas falhou dois jogos do campeonato por motivos de lesão. Tem contrato até 2013 mas já pensa em prolongar o vínculo com os arsenalistas.

'O meu objectivo no Braga é ajudar o clube a conseguir os seus objectivos e tentar renovar o contrato e quem sabe chegar à selecção. T enho contrato por dois anos com o Braga e não houve conversa para ser mais longo. Primeiro tenho de pensar no Braga e só depois pensar em dar o salto', afirmou o futebolista brasileiro, depois da interpelação dos jornalistas sobre o seu futuro e o desejo de vir a dar o salto na sua carreira.

Ewerton chegou a Braga como um total desconhecido, gerando inclusive alguma desconfiança no seio dos adeptos, mas depressa conseguiu conquistar o seu espaço. O próprio futebolista mostra-se satisfeito com o trabalho desenvolvido e até espera evoluir para chegar á selecção do Brasil. 'Estou a fazer o meu melhor, foi um pouco difícil o começo porque o futebol brasileiro é diferente do futebol europeu.

Aos poucos fui ganhando confiança e adaptei-me da melhor forma. Agora resta trabalhar para dar sequência a este trabalho', salientou o jogador do Sporting de Braga. Salienta ainda que a sua adaptação foi determinante pela 'ajuda do mister e companheiros'.

Todavia, Ewerton denota que houve algumas dificuldades em se adaptar ao futebol português, por comparação ao Brasil. 'Na defesa joga-se muito em linha e complicou um pouco mas já estou acostumado. Vim para jogar e dar o meu melhor, graças a Deus tive a oportunidade e espero continuar a dar o meu melhor', realçou o central do Sporting de Braga.


ABC vence Xico Andebol em ritmo de treino

Afinal já não há dérbies como antigamente, pelo menos foi isso que ficou ontem provado no embate entre Xico e ABC, onde faltou sal e pimenta. Até a emoção desmorenou-se na partida, com o triunfo natural do ABC, desenhado ainda na primeira parte. É certo que houve muitos golos, mas à custa dos erros cometidos pelas duas equipas. O ABC errou menos e, como tal, garantiu a vitória.

Em geral, confirmou-se a supremacia do ABC no dérbi minhoto que encerrou a primeira volta do campeonato, agravando a crise de resultados na turma vimaranense, na medida em que o Xico Andebol continua pregado no último lugar da classificação geral.

Nos primeiros minutos da contenda, o Xico ainda manteve algum equilíbrio, fruto da eficácia ofensiva, mas as exclusões de Gustavo Castro e João Gonçalves, por faltas técnicas, acabaram por deitar por terra as aspirações do Xico, com a turma bracarense a aproveitar a vantagem numérica para aumentar a diferença no marcador.

A equipa de Carlos Resende garantiu uma vantagem de cinco golos (4-9) assumindo as rédeas do desafio e com naturalidade e manter essa diferença. O muito que o Xico conseguiu, ainda na primeira parte, foi reduzir para 6-10, depois de dois contra-ataques, pleno de eficácia, conduzidos por João Gonçalves e André Caldas. Mas sem nunca assustar, em concreto, a supremacia do ABC, que chegou ao intervalo a vencer por 13-20.

Nota de destaque ainda para acção de Álvaro Rodrigues, pleno de eficácia em três lances que dispôs no duelo com o guarda-redes Ricardo Castro.
Na segunda parte, manteve-se a toada do jogo, com o ABC por cima. A partida decorreu a um ritmo lento, sem nunca estar em discussão a vitória do ABC.

Carlos Resende teve oportunidade de rodar todos os jogadores, com destaque para a acção de dois juniores, João Santos e André Azevedo. O primeiro ainda chegou a fazer um golo. O guarda-redes Bruno Dias também se sobressaiu, quer a defender como a lançar contra-ataques.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Ewerton é antídoto para os goleadores

O que têm em comum João Tomás, Baba, Éder e Cardozo? Além do dom para fazer golos em catadupa, são todos membros da colecção de pontas-de-lança que Ewerton tem vindo a travar desde o começo do campeonato. Não admira, por isso, que o brasileiro se mostre igualmente confiante que poderá anular Wolfswinkel no Sporting-Braga, de domingo, a contar para os 16 avos-de-final da Taça de Portugal. "Wolfswinkel? Se um central estiver bem e encontrar concentrado no jogo, nenhum avançado dá trabalho", garantiu. E a verdade é que, até ao momento, apenas Edgar (Vitória de Guimarães) e Rodrigo (Benfica) - a meias com Douglão - conseguiram fazer o gosto ao pé contra os arsenalistas nos encontros em que Ewerton foi utilizado por Leonardo Jardim - só não defrontou Setúbal e Gil Vicente, devido a lesão.

Quem diria que Ewerton iria ser tão influente logo na época de estreia em Portugal, ainda por cima quando, como o próprio admitiu, "o começo foi um pouco difícil". "O futebol brasileiro é diferente do Europeu, mas aos poucos fui ganhando confiança e fui adaptando-me a jogar numa defesa que joga mais em linha e menos nas sobras. Agora é continuar a dar conta do recado", afirmou o central, que parece não ter preferência por parceiro. O importante mesmo é proteger ao máximo a baliza de Quim, até porque há um objectivo interno que o brasileiro gostaria de ver concretizado. "Conversámos muito nos treinos e vamos dar sempre o nosso máximo, porque queremos ser a defesa menos batida da liga", admitiu Ewerton. Se continuar a coleccionar goleadores como tem vindo a fazer até agora, até o recorde de golos sofridos no campeonato, alcançado na temporada em que o clube foi vice-campeão (2009/10), poderá ser quebrado.


1200 bilhetes para alvalade


O Braga solicitou à SAD do Sporting 1200 bilhetes para o encontro de domingo, da Taça de Portugal. Os ingressos, que serão colocados à venda na terça-feira, custam cinco euros para os sócios arsenalistas e o dobro para os não-sócios. Quem quiser realizar a viagem nos autocarros disponibilizados pelo clube terá de pagar 21 euros.


Alan passa fim-de-semana na Madeira

Aproveitando a dupla folga concedida por Leonardo Jardim, Alan (na foto) viajou até à Madeira para matar saudades do arquipélago e rever alguns dos primeiros amigos que teve em Portugal, como Briguel. O extremo seguiu o encontro entre o Marítimo, clube que lhe abriu as portas da Europa, e o União da Madeira e não se recusou a falar sobre a realidade dos bracarenses. "Temos uma equipa tão forte como na época passada e podemos fazer coisas bonitas", disse o capitão dos arsenalistas, que, apesar de as hipóteses da equipa seguir em frente na Liga Europa terem aumentado, prefere "pensar jogo a jogo".


O JOGO

JotaCC

Ewerton sem medo de Wolfswinkel

"A um central, se estiver bem fisicamente e bem focado, nenhum avançado dá trabalho", disse ontem Ewerton, do Sp. Braga sobre o previsível duelo que vai travar com o leão Wolfswinkel (20 de Novembro), em Alvalade, para a Taça de Portugal.

O jogador dos arsenalistas, de 22 anos, adiantou ainda que tem como objectivo chegar à selecção do Brasil. "Estou a dar o meu melhor e se for chamado será um sonho realizado", afirmou, frisando que depois de um período "difícil" já está habituado ao futebol português.

O plantel dos minhotos está a gozar dois dias de folga e volta amanhã aos treinos, para começar a preparar a deslocação a Alvalade.

CORREIO DA MANHA

Bruno3429

Os 36 anos de Quim que mais parecem os 19 da sua estreia
Por Pascoal Sousa

Número 1 está de parabéns. Mantém o estatuto de guardião de topo em Braga.

Não é por simpatia que o escrevemos: ninguém diria que Quim faz hoje 36 anos. Parece o mesmo menino afoito e atencioso que com 19 anos, seis meses e um dia apareceu na baliza do SC Braga, no último jogo do Campeonato 1994/1995, frente ao V. Setúbal. Estreia patrocinada por Manuel Cajuda, como é sabido, mas nunca é demais recordar.

A Bola

Bruno3429

Artur: «Limitei-me a relatar aquilo que senti após o jogo»
Duarte Monteiro

Numa entrevista concedida ao jornal Record, Artur Moraes recuperou as palavras que causaram polémica após o empate do Benfica em Braga, refutando as acusações de que tenha faltado ao respeito ao Braga ou às pessoas.

«Limitei-me a relatar, enquanto jogador do Benfica, aquilo que senti após o jogo. Achei estranho que a luz se tivesse apagado por três vezes e isso deixasse de suceder depois do golo do Braga», começou por referir.


     Se fosse possível juntava Alan e Javi García ao jantar«Todas as pessoas que ali estavam, bem como as que seguiram a partida através da televisão, pensaram da mesma maneira. Foi simplesmente isso! Ao dizer aquilo na zona mista não faltei ao respeito ao Braga, nem ao seu grupo de jogadores. Também não faltei ao respeito aos adeptos», defendeu-se.

Sobre as palavras de Alan, que acusou Javi García de insultos racistas, Artur sai em defesa do actual colega de equipa, quando questionado se o espanhol seria capaz de proferir aquelas palavras.

«Não, não, não, não, não! Conheço-o há quatro meses e acredito que não é capaz de fazer uma declaração daquelas», garantiu, sugerindo depois algo curioso: «Se fosse possível juntava Alan e Javi García ao jantar», atirou.

Benfica é a «melhor» e «mais forte» equipa da Liga

Perante as perguntas de quem seria e melhor e a mais forte equipa do Campeonato, Artur não hesitou: «O Benfica!» E isso faz da equipa liderada por Jorge Jesus a principal candidata ao título?

«Temos vindo a demonstrar nestas 10 primeiras jornadas que somos candidatos ao título. Entre demonstrar e ser... faltam 20 jogos. Já superámos duas provas importantes nesta época, as deslocações ao Dragão e a Braga. E ainda estamos lá em cima.»

Zerozero

Bruno3429

Irven Ávila apresentou contraproposta
Por Pascoal Sousa

Irven Ávila, avançado do Sport Huancayo, apresentou uma contraproposta ao SC Braga, pedindo a alteração de alguns pressupostos financeiros do contrato que lhe foi enviado pelo emblema minhoto.

À margem dos trabalhos da selecção peruana, que prepara o jogo com o Equador, o atacante confirmou à imprensa do seu País ter em mãos uma «oferta concreta de um clube português», sem nunca divulgar o nome. Mas é mesmo o SC Braga. «Fiz dois pedidos para que mudassem o contrato que me mandaram e, se aceitaram, tudo estará resolvido. Oxalá possa fechar já o acordo. Estou muito contente», adiantou o atacante, de 21 anos.

A SAD minhota irá agora analisar a contra-proposta de Irven Ávila e dar uma resposta definitiva na próxima semana.

A Bola

Bruno3429

Sp. Braga: Irven Ávila quer rectificações no contrato
Jovem admite que recebeu uma proposta de Portugal, mas adianta que pediu um par de mudanças nas cláusulas de contrato. Pelo caminho mostrou-se feliz pelas negociações.
Por Redacção

Pode estar muito perto a assinatura de contrato de Irven Ávila com o Sp. Braga: o jovem peruano confessou à imprensa do país natal que recebeu uma proposta de um clube importante de Portugal, mas que pediu algumas alterações. Sem referir o nome do Sp. Braga, o jovem jogador mostrou-se feliz.

«É seguro que existe uma oferta concreta de um clube de Portugal. Pedi que me mudem um par de coisas no contrato que me enviaram. Se aceitarem essas alterações, ficará tudo resolvido e acertado. Estou muito contente e espero que a transferência possa fechar-se muito brevemente», disse Irven Ávila.

Estas palavras foram proferidas no regresso à concentração da selecção peruana, para a qual Irven Ávila foi novamente convocado. O avançado de 21 anos pode mesmo ser titular frente ao Equador. «Eu quero jogar, mas quem decide é o treinador e tenho de aceitar qualquer decisão», referiu.

Maisfutebol