News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 04/11

Started by JotaCC, 04 de November de 2011, 07:07

Previous topic - Next topic

JotaCC


Sporting de Braga com chuva de golos na Liga Europa



As contas no apuramento do Sporting de Braga estão, agora, muito mais fáceis, depois da vitória concludente de ontem do Sporting de Braga sobre o Maribor. Basta vencer o encontro que se segue, com o Birmingham, em casa, para confirmar a meta principal na Liga Europa.

E como foi simples dar a volta por cima de um cenário de especulada crise, ao aliar uma exibição plena de eficácia, deixando a equipa da Eslovénia praticamente KO com dois golos nos primeiros sete minutos do desafio.

A equipa bracarense entrou a todo o gás, pressionando o adversário e a deixar patente a sua qualidade de jogo neste duelo. Só não se percebe como é que foi possível deixar pontos em Maribor, perante uma equipa que mostrou estar a léguas do andamento dos jogadores arsenalistas.

O jogo abriu com o golo de Lima, a aproveitar um autêntico brinde do guarda-redes Handanovic que deixou escapar a bola para os pés do brasileiro do Braga. Pouco depois, Lima teve um excelente trabalho individual e a jogada foi finalizada com sucesso pela parte Alan (7 m).
Tudo se torna simples, quando se joga simples, com o Sporting de Braga a deter por completo o controlo as operações.

Leonardo Jardim voltou a apostar em Mossoró na posição de número "10" e prescindiu de Nuno Gomes, que formou dupla com Lima na frente de ataque nos últimos jogos. Pese as fragilidades patentes na turma do Maribor, tornou-se evidente que o jogo ofensivo do Braga ganha maior fluidez a actuar neste sistema. Tanto mais porque não faltou espaço para os jogadores bracarenses progredirem, tendo em conta que o Maribor cometeu diversos erros na marcação.
O jogo decorreu praticamente num único sentido, na iminência de se confirmar uma goleada histórica. Ainda na primeira parte o Braga aumentou para 3-0, fruto de um golo de cabeça do esquerdino Elderson (37 m) e a vantagem só não aumentou porque Handanovic respondeu com uma excelente defesa ao remate de Hugo Viana.

Tudo se torna mais fácil quando não se complica, mas verdade é que os arsenalistas ainda experimentaram o dissabor de sofrer um golo, de todo inesperado, por Volas (62 m). E as bancadas ainda tremeram, pouco depois, na sequência de um remate à barra da baliza de Quim.

Certo é, o Maribor transfigurou-se um pouco para melhor, mas não assustou. Leonardo Jardim jogou pelo seguro, ao reforçar o meio-campo com a entrada de Salino e o Braga acabou por "matar" o jogo de uma vez, com o central Paulo Vinicius a fazer o 4-1. Fran Mérida entrou e fechou a goleada em 5-1.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Três equipas com sete pontos no Grupo H
Braga bem dentro da corrida
        
O Braga goleou ontem o Maribor por 5-1, mantendo-se na corrida aos 16 avos de final. A equipa "arsenalista" cedo chegou ao intervalo a vencer por 3-0, com tentos de Lima (04) Alan (07) e Elderson (38). Volas (62) ainda reduziu, mas Paulo Vinicius (85) e Merida (90+1) confirmaram a vitória. Beneficiando do empate 2-2 entre Birmingham e Bruge, o Braga alcançou estes dois adversários, trio que lidera com sete pontos cada.

«Dependemos apenas de nós próprios...»


O Sporting de Braga voltou a ficar bem colocado na corrida ao apuramento, mas o madeirense Leonardo Jardim rejeita que se trate de uma reentrada na corrida.«Estivemos sempre dentro dos nossos objectivos e continuamos a depender apenas de nós, como estávamos antes», exaltou o técnico bracarense. Quanto ao jogo, «sabíamos da importância que ele tinha e entramos com grande intensidade, de forma a marcar cedo. Isso aconteceu e depois soubemos gerir bem a partida», disse.


JORNAL DA MADEIRA

JotaCC

Bofetada de mão cheia

Às críticas (justificadas) dos adeptos arsenalistas, que não gostaram dos últimos resultados, mas sobretudo das más exibições da equipa, o Braga respondeu da melhor forma. Foi uma bofetada com a mão aberta. Foram cinco os golos e podiam ter sido mais, tal é a diferença do valor entre as duas equipas. A goleada de ontem confirmou a sensação que tinha ficado desde o jogo da primeira volta, ou seja, este Maribor é claramente inferior, daí que o empate nesse jogo soubesse a pouco. Foram dois pontos perdidos, que confundem agora a classificação, estando agora Brugge, Birmingham e Braga todos com sete pontos. Mas pela resposta que a equipa bracarense deu ontem, ficou mais uma vez provado que tem capacidade para conseguir o apuramento para os 16-avos-de-final da Liga Europa.

A goleada começou a ser construída cedo. Sozinho no ataque, já que Nuno Gomes cedeu o lugar a Mossoró, Lima inaugurou o marcador, quebrando um jejum que durava desde 15 de Setembro, dia em que o avançado brasileiro marcou em Birmingham. Um golo que nasceu de um lance de bola parada, uma especialidade da casa. Alan, sempre ele, bateu o pontapé de canto do lado direito que resultou no golo que garantiu a tranquilidade que a equipa tanto necessitava, embalando-a para uma exibição personalizada. Com a braçadeira de capitão no braço esquerdo, o brasileiro deu o exemplo e, minutos depois, marcou um golaço. Foi ainda de Alan o novo canto que resultou no golo de Elderson, o lateral-esquerdo que não pode jogar domingo, diante do Benfica, por estar castigado.

A vencer por 3-0 ao intervalo, o Braga adormeceu. Praticamente sem mostrar serviço na primeira parte, o Maribor cresceu, começou a trocar a bola e reduziu o marcador. Nada que não se adivinhasse. Leonardo Jardim mexeu finalmente na equipa. Mossoró e Hugo Viana (grande primeira parte) caíram uns furos de produção, ressentindo-se a equipa na fase de construção, mas também na hora de recuperar bolas. Mas o golo esloveno acordou novamente o Braga.

As substituições ajudaram a refrescar a equipa e trouxeram novo fôlego ofensivo. Com o jogo novamente controlado e com os lances de bola parada a fazerem a diferença, a equipa arsenalista ampliou a vantagem por Paulo Vinícius, após novo canto de Alan. O central brasileiro, muito forte no jogo aéreo, esteve em bom plano e, face à ausência de Elderson contra o Benfica, deixa agora a dúvida se vale a pena deslocá-lo para o lado esquerdo da defesa no jogo de domingo? A resposta do antigo jogador do Leiria foi positiva, assim como de toda a equipa, que ontem ficou a saber que também pode contar com Mérida. O espanhol entrou bem, estreou-se a marcar, e mostrou qualidade.

Braga - Maribor, 5-1

Jogo no Estádio AXA

Árbitro: Leontios Trattou (Chipre).

Braga: Quim, Baiano, Paulo Vinícius, Ewerton, Elderson, Djamal, Hugo Viana (Fran Mérida, 86), Mossoró (Leandro Salino, 65), Alan, Hélder Barbosa (Paulo César, 77) e Lima.

(Suplentes: Berni, Rodrigo Galo, Douglão, Leandro Salino, Fran Mérida, Paulo César e Nuno Gomes).

Maribor: Jasmin Handanovic, Martin Milec, Aleksander Rajcevic, Arghus, Dejan Trajkovski, Ales Mertelj, Zoran Lesjak (Zeljko Filipovic, 80), Dejan Mezga (Goran Cvijanovic, 64), Agim Ibraimi, Robert Beric (Marcos Tavares, 65) e Dalibor Volas.

(Suplentes: Marko Pridigar, Zeljko Filipovic, Marcos Tavares, Etien Velikonja, Goran Cvijanovic, Nejc Potokar e Ales Majer).

Ao intervalo: 3-0

Marcadores:

1-0, Lima, 04 minutos.

2-0, Alan, 07.

3-0, Elderson, 38.

3-1, Volas, 62.

4-1, Paulo Vinícius, 85.

5-1, Fran Mérida, 90+1.

cartões amarelos para Dejan Mezga (35), Lima (39), Martin Milec (60) e Hélder Barbosa (77).


Arbitragem
Complicou


Dois dias depois de uma equipa de Chipre, o APOEL, ter dado cabo da cabeça do FC Porto, ontem apareceu um árbitro cipriota a enervar os jogadores do Braga. Num jogo fácil de dirigir, conseguiu complicar. Técnica e disciplinarmente mostrou um nível muito fraco, demonstrando até vaidade na forma como se movimentava em campo.


Filme do jogo

4' [1-0] Golo de Lima.

7' [2-0] Golaço de Alan. Assistência de Lima, o capitão trabalha bem a bola e marca com o pé esquerdo.

24' Livre de Hélder Barbosa, Paulo Vinícius cabeceia por cima da trave.

28' Remate de longe de Hugo Viana, Handanovic faz uma grande defesa.

38' [3-0] Após um canto, Lima cabeceia para a pequena área e a bola sobra para Elderson, que dá o toque final.

41' Primeiro remate do Maribor à baliza do Braga. Ao tiro de Mertelj corresponde Quim com uma grande defesa para canto.

43' Volas ganha posição na área e remata cruzado, mas Quim opõe-se e evita o golo.

46' Cruzamento da esquerda de Hélder Barbosa, Alan dá um ligeiro toque, Handanovic desvia para canto.

62' [3-1] Cruzamento de Milec, Volas antecipa-se à defensiva bracarense e bate Quim.

64' Ibraimi, de livre directo, atira à trave. Susto para o Braga.

84' Tiro de Djamal, guarda-redes desvia para canto.

85' [4-1] Canto de Alan, Paulo Vinícius antecipa-se a todos e marca de cabeça.

89' Mérida, em jeito, atira ao lado.

90'+1' [5-1] Jogada de Paulo César pela esquerda: a bola sobra para Mérida, que bate Handanovic.


MOMENTO

4' [1-0]
Lima tempera frango esloveno


O Braga entrou muito forte no jogo, tentando marcar o mais rapidamente possível para evitar sobressaltos. Uma estratégia que deu resultado. Estavam decorridos apenas quatro minutos quando Alan marcou (e bem) o primeiro de muitos cantos do lado esquerdo do ataque. O capitão colocou a bola na pequena área, onde apareceu o guarda-redes Handanovic a chegar primeiro ao lance. Porque as luvas estavam molhadas ou por falta de jeito, o número 33 esloveno deu um grande frango, temperado, perdão, aproveitado por Lima. Um golo muito festejado pelos bracarenses, que dessa forma partiam para uma exibição tranquila, sempre com o jogo controlado, fruto da maior qualidade dos artistas bracarenses.


A FIGURA

ALAN 8
Marcou um golo e gerou mais três


Não chega falar das tranças rastafári, que por vezes fazem lembrar os tentáculos de um polvo, para dizer que Alan prima realmente pela diferença. Para lá do aspecto visual, o extremo brasileiro será por certo recordado durante muito tempo pelos jogadores do Maribor como uma espécie de maldição. Sempre em alta rotação e a abrir caminho pela direita, marcou um golaço de pé esquerdo, de fora da área, contribuindo antes e depois para os tentos de Lima, Elderson e Paulo Vinícius, sempre na cobrança de cantos irrepreensíveis. As fintas e as mudanças bruscas de velocidade fizeram outra vez parte do seu repertório.


BRAGA UM A UM
Veneno do polvo Alan

Quim 5

Sem culpas no golo de Volas, teve a barra do seu lado num livre de Ibraimi (64'), mas não deixou de mostrar classe defendendo dois perigosos remates de Mertelj: o primeiro de longe, o segundo já dentro da área, cruzado.

Baiano 5

Travou um duelo interessante com Ibraimi no corredor direito do qual resultou um empate. No terceiro golo, assinado por Elderson, tocou ao segundo poste para o nigeriano encostar para o fundo das redes.

Paulo Vinícius 6

Sempre de olho em Beric e Volas, comandou a defesa com grande segurança e manifestou um saudável desejo de golo. Após duas ameaças, aproveitou um canto de Alan para facturar de cabeça (4-1).

Ewerton 5

Acertado no desarme, não deu um palmo de terreno aos atacantes do Maribor, actuando com simplicidade de processos. Formou, com Paulo Vinícius, uma dupla de centrais implacável.

Elderson 6

Eficaz na vigilância a Mezga, voltou a revelar uma curiosa apetência para marcar golos ao Maribor; fê-lo num canto de Alan. Depois evitou que Volas reduzisse a desvantagem (52').

Djamal 6

Com o regresso de Mossoró ao meio-campo, concentrou-se nas manobras defensivas, fazendo valer o seu porte atlético. Um tiraço de fora da área para defesa apertada de Handanovic (84') foi a excepção.

Mossoró 5

De volta à titularidade, chegou a perfumar o meio-campo com bons passes e criatividade, mas desapareceu no segundo tempo, reflexo de algum défice físico. Esteve perto de marcar em duas ocasiões, num desvio de cabeça e com um disparo cruzado, e até precipitou o cartão amarelo de Mezga.

Hugo Viana 7

Voltou a provar que está entre os melhores médios nacionais, fazendo por merecer um regresso à Selecção. O seu futebol de régua e esquadro, apoiado num pé esquerdo eloquente, foi permanente, dando à equipa a consistência necessária para chegar à goleada. Não entrou na ficha do jogo, ao lado dos marcadores, mas fez por isso, testando Handanovic com duas bombas do meio da rua defendidas pelo guarda-redes a muito, muito custo.

Lima 7

Só ou acompanhado no ataque, um avançado deve aproveitar tudo. Foi o que fez o brasileiro quando viu uma bola escorregar das mãos de Handanovic. Já não marcava desde o jogo com o Birmingham, disputado a 15 de Setembro. Além de ter assistido Alan para o segundo golo, esteve perto de fazer o 3-0 de cabeça e, já solto na área, pela direita, falhou um golo flagrante (78').

Hélder Barbosa 5

Meteu velocidade pela esquerda e tirou um par de bons cruzamentos.

Leandro Salino 5


Deu força ao meio-campo.

Paulo César 5

Trouxe frescura. O golo de Mérida nasceu de um cruzamento do brasileiro.

Mérida 6

Em pouco mais de quatro minutos, ameaçou e atirou para o quinto golo da noite.


Leonardo Jardim
"A vitória é justa num jogo importante"

Ao vencer o Maribor, o Braga está em boa posição para se apurar para a fase seguinte da Liga Europa. O resumo do que era, à partida, "um jogo extremamente importante", ficou feito à maneira que o treinador havia planeado. "Tínhamos de entrar bem no jogo, com alta intensidade para chegar cedo ao golo, como aconteceu. Nos primeiros 30 minutos, criámos muitas oportunidades de golo e concretizámos três", descreveu Leonardo Jardim, admitindo que, depois do trabalho feito, a equipa "diminui a intensidade e geriu o jogo e fez circular mais a bola".

Na segunda parte, a partir do momento em que fez alterações, o Braga "marcou mais dois golos". "Foi uma vitória importante e, na parte final, voltámos a ser superiores e acabámos por vencer justamente", completou, Jardim, tranquilo quando confrontado com o descontentamento manifestado nas bancadas, na segunda parte. "Não me incomodou; respeito os adeptos, mas o que importa é a atitude dos jogadores, que foi exemplar". Será que este resultado acalmará os adeptos depois do empate com Académica? "Não sei dizer se serve para acalmar, temos uma forma de trabalhar e uma ideologia e é assim que vamos continuar. Temos de dar sempre espaço para as pessoas que não gostam", rematou, voltando ao assunto do momento, ou seja o apuramento e o deixar para trás o empate na Eslovénia. "Continuamos a depender de nós e vamos tentar vencer os dois jogos que faltam", comentou. "Ganhar", diz "traz sempre confiança e por cinco golos ainda mais". Agora, há que "recuperar e pensar no próximo jogo", que será com o Benfica, já no domingo.


Zahovic
"Vamos ajudar o Braga"


Zlakto Zahovic, antiga glória do Vitória de Guimarães, do FC Porto e do Benfica, reconheceu que ontem "houve mais Braga do que Maribor". O director-desportivo da equipa eslovena admitiu, também, que "há uma grande diferença de qualidade entre as duas equipas".Ainda sobre o jogo, Zahovic considerou, sem hesitações: "O primeiro golo arrasou-nos. Gostei do Braga, é uma grande equipa, finalista desta competição e desejo que seja uma das equipas a ultrapassar esta fase".Como tem confessado sempre que fala para a Imprensa portuguesa, o agora director esloveno não esconde que Portugal é a sua segunda pátria e, talvez por isso, tenha revelado, ontem no final do jogo no Estádio AXA, a sua preferência: "O Maribor vai tentar dar uma ajuda ao Braga no próximo jogo contra o Brugge. O Braga não teve facilidades em Maribor e o Brugge também não vai ter, porque lá galvanizámo-nos e por isso vamos fazer tudo para ganhar esse jogo."

A terminar, uma confissão normalíssima em Zahovic, um exemplo de saber estar no futebol: "Gostei muito de conviver com os meus amigos portugueses. Soube muito bem."


DISCURSO DIRECTO

"Tivemos a felicidade de concretizar as oportunidades. Merecíamos há algum tempo um resultado destes; nos jogos recentes tivemos fluidez de jogo, só faltou concretizar. Os adeptos estão connosco e juntos venceremos mais jogos".

Hugo Viana, médio

"Foi uma noite boa para mim e para a equipa. O golo cedo deu tranquilidade para o resto da partida. As contas estavam apertadas, mas mostrámos a nossa força. Temos de deixar claro que todos aqui trabalham para dar o melhor pelo Braga".

Lima, avançado

"Precisávamos dessa vitória para chegar mais confiante contra o Benfica. Rodrigo? É um bom jogador, mas basta ficar atento como nos últimos jogos e não teremos muito trabalho. Cheguei na hora certa e quero ficar no Braga muito tempo".

Ewerton, defesa

"Temos de reconhecer que o Braga foi muito melhor e tem muita qualidade. Controlou bem o jogo e está de parabéns. No início houve um erro e ficámos a perder 1-0. O Maribor começou a ter medo e nunca é bom ter medo".

Darko Milanic, treinador do Maribor


N'Sue na rota arsenalista

Sem alternativa a Alan desde a saída de Pizzi, o Braga estará a seguir com muita atenção os desempenhos de N'Sue, extremo que alinha no Maiorca. A informação foi avançada, ontem, na Imprensa espanhola, que garante que Mérida, ex-companheiro do maiorquino na selecção sub-21 de Espanha, está a fazer pressão para a compra do atleta.

Elderson, o goleador

As provas europeias parecem despertar a faceta goleadora de Elderson. Depois de ter apontado o golo do empate em Maribor, o lateral voltou ontem a facturar, aumentando para dois o número de tiros certeiros na Liga Europa e três no total da época. Em 2010/11, o nigeriano também já tinha feito o gosto ao pé por uma vez, contra o Celtic, na Champions.

Bracarenses são favoritos diz o Birmingham

Com as três equipas empatadas no número de pontos (sete), o treinador do Birmingham não perdeu tempo a colocar alguma pressão sobre o Braga, em vésperas de o clube inglês visitar a Pedreira (dia 30). "O Braga e o Brugge são os favoritos do grupo, pois já estiveram na fase seguinte e têm mais experiência do que nós", referiu Chris Hughton.

Estreia de Mérida a marcar

O regresso de Mérida à competição - não jogava desde o jogo da Taça de Portugal, com o 1º Dezembro - coincidiu com a estreia a marcar pelo Braga. Um momento pelo qual o médio já desesperava. "Há muito tempo que não fazia um golo. Quando entramos, queremos fazer o nosso melhor e, neste caso, tive a sorte de fazer o golo", disse o espanhol.

Trio aguarda uma chamada

É hoje divulgada a convocatória da Selecção para o play-off de apuramento para o Europeu do próximo ano, com um trio na expectativa quanto a uma eventual chamada: Quim (na foto), Hugo Viana e Nuno Gomes. Os jogos com a Bósnia disputam-se a 11 e 15 deste mês. Já Elderson foi chamado pela Nigéria para os amigáveis com Botswana e Zâmbia.

O JOGO

JotaCC

Liga Europa: Triunfo folgado sobre o Maribor relança Sp. Braga
Passeio de classe

O Sp. Braga deu um passo muito importante rumo aos 16-avos da Liga Europa, num triunfo folgado (5-1) que começou a desenhar-se antes do intervalo. Lima, Alan, Elderson, Paulo Vinícius e Fran Mérida foram os autores dos golos minhotos. Já o avançado Volas marcou para o Maribor na segunda parte, mas não conseguiu disfarçar uma exibição débil dos eslovenos, sobretudo no capítulo defensivo.

É fácil, muito fácil explicar a 1ª parte do Sp. Braga. Arranque autoritário, ritmos altos, criatividade mesmo sem Nuno Gomes, que ficou no banco. Todos os minhotos para os domínios dos eslovenos, a bola pelo flanco esquerdo e o Maribor nervoso a cometer erros. Assim se percebe o primeiro golo dos minhotos: depois de Alan ter batido um canto, o guarda-redes Handanovic deixou escorregar uma bola fácil e Lima só teve de empurrar.

O que se viu, depois, foi um Maribor ainda mais nervoso e desconcentrado. A prova foi a incapacidade dos eslovenos nas saídas para o contra-ataque. Afinal, o único remate perigoso para a baliza de Quim só chegou perto do intervalo e os minhotos já tinham consolidado há muito a sua superioridade. Fizeram-no com um golaço de Alan, a passe de Lima, e um cabeceamento feliz de Elderson, depois de a bola ter andado aos saltos na área. O nigeriano repetiu o gosto de marcar ao Maribor, ele que tinha marcado (1-1) em solo esloveno.

A etapa complementar trouxe uma atitude mais aguerrida aos eslovenos, com destaque para o médio Ibraimi e o avançado Volas. Este último fez o golo de honra do Maribor, aproveitando o relaxamento do Sp. Braga e um cruzamento exemplar do lateral Milec. Os minhotos baixaram o ritmo, mas não desistiram de procurar os golos, que aparecerem perto do fim, graças à pontaria de Paulo Vinícius e Fran Mérida.

FRANGO ABRIU FESTIM COM LIMA A TEMPERAR


Lima – Ao estilo 007, foi mortífero perante a falha de Handanovic (4'). Deu a marcar a Alan e ainda a Elderson. A cereja em cima do bolo esbarrou no poste, aos 79'.

Quim – Estava a assistir de borla ao jogo até aos 41', quando respondeu com classe ao remate de Ibraimi. Aos 43', nova defesa difícil, a tiro de Beric. Nada podia fazer no golo sofrido.

Baiano – Excelentes combinações com Alan no corredor direito. Viu a exibição manchada no tento dos eslovenos: deixou--se antecipar por Volas.

Paulo Vinícius – Sem grande trabalho na defesa, deu-se ao luxo de desperdiçar duas oportunidades, aos 17' e aos 24'. Ora, à terceira (85'), não perdoou.

Ewerton – Menos vistoso que Vinícius. Simples e eficaz. Afinal, o necessário perante uns oponentes muito tenrinhos.

Elderson – Maribor é um clube que lhe ficará na memória. Depois do golo na Eslovénia, voltou a repetir a graça: aos 38', aproveitou a confusão na área para, de cabeça, bater Handanovic. Deu muito espaço no cruzamento, que resultou no tento de Volas.

Djamal – Coube-lhe o papel de âncora, para o equilíbrio de um barco balanceado para o ataque. Nem sempre conseguiu ser o tampão necessário.

Hugo Viana – É um maestro por natureza, marcou o tom do jogo com o seu pé esquerdo e, através de bolas paradas, lançou o caos na área adversária.

Mossoró – Túneis de classe, na primeira parte, que chegaram a irritar os eslovenos. Desapareceu na etapa complementar.

Alan – Um dos melhores em campo. Marcou os cantos que deram os primeiro, terceiro e quarto golos e foi o autor do segundo. É preciso mais?

Hélder Barbosa – Entrada de leão, ajudou à belíssima primeira parte. Caiu de rendimento na segunda metade.

Leandro Salino – Trouxe tranquilidade na melhor fase do Maribor. Construiu o último tento.

Paulo César – Boa jogada aos 82'.

Mérida – Perto do golo de bandeira, aos 89'. Acabaria por marcar mesmo antes do apito final.

"NUNCA ESTIVEMOS FORA DO OBJECTIVO"

Leonardo Jardim era um técnico satisfeito depois da goleada do Sporting de Braga ao Maribor (5-1). "Sabíamos que era um jogo extremamente importante e que tínhamos de entrar com uma intensidade alta. Marcámos e gerimos o jogo. A intensidade baixou, depois refresquei a equipa e aumentámos a vantagem", disse ontem o treinador dos arsenalistas.

"Nunca estivemos fora do nosso objectivo. Tínhamos quatro pontos e sabíamos que uma vitória nos colocaria perto do apuramento", acrescentou. Para o madeirense, este resultado poderá motivar ainda mais os seus jogadores para a recepção de domingo ao Benfica: "Ganhar traz sempre confiança, e por cinco golos ainda mais."

Já o médio Hugo Viana disse que o Sp. Braga teve a "felicidade de os golos aparecerem". "Merecíamos isto há algum tempo", vincou.

FICHA DE JOGO

LIGA EUROPA 4.ª jornada Grupo H

Estádio Municipal de Braga – Assistência: 6000

SP. BRAGA : Quim, Baiano, Paulo Vinícius, Ewerton, Elderson, Djamal, Hugo Viana  (Mérida 87'), Mossoró (L. Salino 66'), Alan, Hélder Barbosa (Paulo César 78'), Lima.

Treinador: Leonardo Jardim

MARIBOR: Handanovic, Trajkovic, Rajcevic, Arghus, Milec, Mertelj, Ibraimi, Mezga (Cvijanovic 63'), Lesjak (Filipovic 80'), Beric (Marcos 65'), Volas.

Treinador: D. Milanic

Golos: 1-0 Lima (4'), 2-0 Alan (7')3-0 Elderson (38'), 3-1 Volas (63')4-1 Paulo Vinícius (85'), 5-1 Mérida (90'+1)

Árbitro: Leontios Trattou (Chipre) 7

Disciplina: Amarelos Mezga (35'), Lima (39'), Milec (61'), Hélder Barbosa (78')

Figura do jogo: Lima, avançado, 28 anos

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Exibição personalizada do Braga dá em goleada sobre o maribor e relança os guerreiros do Minho na qualificação para os 16 avos de final da liga europa

Com uma exibição personalizada, mas perante uns eslovenos frágeis, o Sporting de Braga goleou ontem á noite o Maribor por 5-1 e colou-se à liderança do grupo H da Liga Europa de futebol, repartida com Birmingham e Club Brugge.

O triunfo claro permite aos bracarenses retomarem a rota do apuramento para a fase seguinte da prova, somando sete pontos, os mesmos que Club Brugge e Birmingham, que também ontem á noite empataram a dois golos em Inglaterra.

No final da partida Leonardo Jardim foi dizendo que após o empate na Eslóvenia o resultado em Braga teria que ser diferente .

O treinador do sporting de Braga adiantou que a equipa minhota entrou forte e a finalizar as situações que dispôs

Com a goleada por cinco a um e após o empate entre Birmingham e Brugge...o Sporting de Braga deu mais um passo importante para o apuramento, dependendo cada vez mais de si proprio para passar aos 16 avos de final.

Lima...Alan e Elderson fizeram o 3-0, resultado com que se atingiu o intervalo.
A equipa eslovena reduziu por intermédio de Volas, mas Paulo Vinicius e Mérida acabaram com a reação do Maribor

Ao beneficiar do empate 2-2 entre Birmingham e Club Bruge, o Braga alcançou estes dois adversários na classificação, trio que lidera com sete pontos e que jogará tudo na duas jornadas que faltam.

ANTENA MINHO

JotaCC

Portugal mantém-se à frente da França no «ranking»

Apesar dos resultados europeus desta semana, em que o Sporting de Braga foi o único vencedor das quatro equipas, Portugal mantém o quinto posto do ranking. À frente da França.

As derrotas de FC Porto, para a Liga dos Campeões, e do Sporting, para a Liga Europa, não deram qualquer ponto a Portugal, que apenas pontuou com o Sporting de Braga, goleada 5-1 caseira sobre os eslovenos do Maribor, e com o Benfica, que empatou 1-1 na receção aos suíços do Basileia.

A má prestação lusa foi minimizada com o também fraco desempenho francês, já que na ronda europeia os gauleses, representados ainda com cinco equipas, também registaram apenas um triunfo, por parte do Paris Saint-Germain, e um empate, alcançado pelo Marselha.

Após esta ronda, Portugal manteve o quinto posto, agora com 49.846 pontos, contra os 49.844 dos franceses.

Caso mantenha esta posição, Portugal entrará na época de 2013/2014 com seis equipas, duas diretamente na fase de grupos da Liga dos Campeões, uma terceira no "playoff" final desta prova e três na Liga Europa.

Até ao final das presentes fases de grupos das duas competições da UEFA, Portugal tem quatro equipas a pontuar e a dividir por seis - as que iniciaram a temporada europeia -, enquanto a França conta com cinco, também a dividir por seis.

A BOLA

JotaCC

Sporting de Braga goleia Maribor por 5-1

O Sporting de Braga goleou esta quinta-feira o Maribor por 5-1 num jogo da Liga Europa e recuperou terreno na competição.

O Sporting de Braga conseguiu golear o Maribor, depois de ter perdido na Eslovénia, recuperando, desta forma, a sua posição na Liga Europa. Com a vitória, o clube luso tem mais possibilidades de avançar na competição.


FABRICA DE CONTEUDOS

JotaCC

«Temos tudo para fazer grande jogo e ganhar» -Paulo César

Paulo César, extremo do SC Braga, fez a projecção do jogo com o Benfica, que se disputa domingo.

«Vai ser difícil, como o são todos os desafios frente ao Benfica, mas estou convencido de que temos tudo para fazer um grande jogo e ganhar», declarou o brasileiro, acrescentando que «a equipa que cometer menos erros cometer sairá vitoriosa.»

«Procuraremos entrar concentrados, porque um jogo desta dimensão e importância decide-se nos pormenores. O Benfica é forte e julgo que o empate com o Basileia não terá influência no seu rendimento. O Braga também está forte e confiante». avisou Paulo César, que acredita na força do apoio incondicional dos adeptos minhotos, depois de uma fase de contestação ao rendimento da equipa: «Os adeptos têm todo o direito de cobrar mais da equipa. Nós somos experientes e estamos habituados a conviver com isso»


Jardim mexe na defesa para o Benfica

Animado pela vitória por 5-1 sobre o Maribor, o plantel bracarense iniciou no final desta manhã a preparação do jogo de domingo, frente ao Benfica. Os titulares do jogo da Liga Europa fizeram apenas trabalho de recuperação física e só sábado, véspera do desafio com os encarnados, é que o grupo completo entrará no mesmo ritmo.

Custódio, Carlão, Imorou, Nuno André Coelho, José Luís e Ukra são as baixas por lesão. Elderson atingiu o ciclo do quinto cartão amarelo e cumpre castigo, situação que deverá forçar Jardim a deslocar Paulo Vinícius para a ala esquerda e conceder a titularidade no eixo a Douglão, que fará dupla com Ewerton.

A BOLA

JotaCC

Paulo César quer «fazer grande jogo e ganhar»

Paulo César considera que a recepção ao Benfica, agendada para este Domingo, vai ser «difícil» mas mostra-se confiante e diz que a equipa arsenalista tem «tudo para fazer um grande jogo e ganhar».

«Vai ser difícil, como o são todos os desafios frente ao Benfica, mas estou convencido de que temos tudo para fazer um grande jogo e ganhar», começou por dizer o extremo do SC Braga, escolhido entre o plantel para projectar o encontro com as águias, marcado para as 18h00 deste Domingo.

Paulo César quer a sua equipa concentrada porque, diz, este jogo vai decidir-se nos detalhes e considera que «a equipa que cometer menos erros sairá vitoriosa»: «Procuraremos entrar concentrados, porque um jogo desta dimensão e importância decide-se nos pormenores».

O brasileiro considera que «o Benfica é forte» e não acredita que a turma de Jorge Jesus esteja fragilizada por ter empatado com o FC Basel, na quarta-feira, na Liga dos Campeões, afiançando que o SC Braga «também está forte e confiante».

No treino desta sexta-feira, comandado por Leonardo Jardim, horas depois da goleada por 5x1 imposta ao Maribor, os titulares desse desafio limitaram-se a cumprir trabalho de recuperação física.

Para o jogo com as águias Custódio, Carlão, Imorou, Nuno André Coelho, José Luís e Ukra são baixas por lesão e Elderson atingiu o quinto cartão amarelo e cumpre castigo.

Amanhã os arsenalistas cumprem novo apronto e no final Leonardo Jardim deverá fazer a antevisão do jogo com o Benfica.

ZEROZERO

JotaCC

Paulo César: «Temos tudo para vencer o Benfica»
avançado lança o embate de domingo
   
O avançado Paulo César considera que Sporting de Braga tem todas as condições para vencer, em casa, o Benfica, no domingo, em jogo da 10.ª jornada da Liga.

"Espero um grande jogo, difícil, como sempre foi com o Benfica, mas temos qualidades, jogamos em casa, com o apoio dos nossos adeptos, e temos tudo para fazer um grande jogo e conseguir uma vitória que será muito importante para a nossa equipa", afirmou.

Para o experiente jogador, de 31 anos, "o Benfica dispensa comentários, é uma excelente equipa, que vale pelo coletivo" e o empate caseiro com o Basileia, na terça-feira, na Liga dos Campeões "não vai influenciar em nada" a turma encarnada.

Paulo César avisa que "o jogo poderá ser decidido nos pormenores" e que "a equipa que errar menos vai sair vitoriosa". "Temos que entrar bastante concentrados e errar o mínimo possível", referiu.

O jogador brasileiro esteve muito tempo ausente da competição, devido a uma lesão contraída na pré-época, e, apesar de esperar jogar, "como todos os jogadores", deixa a decisão para o treinador Leonardo Jardim, até porque revelou que ainda não se sente nas melhores condições físicas.

"Estou a voltar aos poucos, mas o mais importante é poder ajudar a equipa a conseguir um resultado positivo", frisou o jogador que disse ter boas recordações dos jogos com o Benfica: "às vezes marco, espero que possa fazê-lo outra vez no domingo".

Paulo César disse ainda que a recente contestação dos adeptos não deixou marcas, notando que a equipa "é muito experiente". "Cobrança vai existir sempre, os adeptos estão no seu direito e temos que procurar fazer mais e melhor, como com o Maribor [triunfo por 5-1, na Liga Europa], e mostrar dentro de campo o nosso valor e potencial porque qualidade há e a nossa equipa é muito forte", disse.

Sobre mais um regresso de Jorge Jesus a Braga, ele que treinou os minhotos antes de ingressar no Benfica, reconheceu que o técnico "conhece bem a casa", mas notou que "alguns dos jogadores [do Braga] também conhecem os seus métodos de trabalho".

RECORD