News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 28/10

Started by Bruno3429, 28 de October de 2011, 06:56

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sporting de Braga: Aula no Municipal
Rui Miguel Graça

Foi apenas um workshop, mas podia até ter sido uma aula de doutoramento em gestão desportiva. O local não podia ter sido outro, sendo a casa do emblema que recentemente foi distinguido pela UEFA como o clube que mais evoluiu na Europa nos últimos anos.

Respirar saúde desportiva e financeira é o desejo de qualquer organização. O Sporting Clube de Braga é, actualmente, o maior exemplo a seguir no plano nacional e um exemplo focado na Europa. Publicações norte-americanas já se debruçaram inclusivamente em torno dos minhotos.
Nesse prisma, o Estádio das Paixões recebeu ontem 113 alunos, acompanhados por nove docentes, de vários estabelecimentos de ensino da área da capital minhota.

O tema principal foi a gestão desportiva e no caso os alunos da Secundária Carlos Amarante, Secundária de Maximinos, Pó-voa de Lanhoso e Vila Verde, tiveram a oportunidade de beber da fonte da inspiração dos guerreiros do Minho e perceber como funciona o Sporting Clube de Braga, enquanto clube e também SAD.

Pedro Costa, responsável pelos Recursos Humanos dos arsenalistas, abordou a gestão corrente do clube, enquanto que Álvaro Portela, responsável pela área informática e organização de jogos, deu a conhecer todos os passos necessários para a criação de um evento desportivo, diferenciando aindas as competições nacionais e europeias.

Correio do Minho

Bruno3429

Nuno Gomes: Goleador solidário
TAMBÉM É REFERÊNCIA FORA DO RELVADOS

Autor:  ANTÓNIO MENDES

Nuno Gomes, sempre Nuno Gomes! O goleador não se destaca somente nos relvados, tal como Record registou na edição de ontem. O avançado da Liga Zon Sagres que necessita de menos minutos (89) para faturar é também uma referência incontornável na sua contínua missão de solidariedade. Aos 35 anos, prolonga esse braço em final de carreira, mostrando-se totalmente disponível para ajudar quem necessita. O próximo exemplo é já amanhã, em Coimbra. Antes do jogo com a Académica, Nuno Gomes vai realizar o sonho de duas crianças que o querem conhecer, promovendo uma ação com a chancela da Terra dos Sonhos, uma organização de solidariedade portuguesa, sem fins lucrativos, fundada no dia 1 de junho de 2007, Dia Mundial da Criança, e com sede em Coimbra.

A principal atividade da Terra dos Sonhos consiste na realização dos sonhos de crianças e jovens diagnosticados com doenças crónicas e/ou em estado avançado, sendo que a superação da impossibilidade através da criação da possibilidade é o resultado final pretendido. Não era necessário tanto para convencer Nuno Gomes a conhecer os jovens Ruben e Diogo Gomes, que vão certamente ter razões para sorrir quando amanhã conviverem com o craque do Sp. Braga.

Record

Bruno3429

Djamal destrói onze mágico
P.R.

Indispensável em qualquer estratégia traçada por Leonardo Jardim, Djamal ainda não tem presença confirmada amanhã, frente à Académica. O médio-defensivo sofreu um traumatismo no pé direito no decurso do jogo com o Feirense e ainda não conseguiu trabalhar sem restrições, alternando exercícios específicos com gelo e tratamento, de modo a contornar eficazmente o problema. Por não se tratar de uma lesão muscular, há a expectativa de que o jogador líbio se apresente a cem por cento no treino desta manhã, mas o técnico do Braga já testou Vinícius na posição de trinco, precavendo-se assim para a eventualidade de perder um dos dois totalistas da equipa (o outro é o lateral Baiano) em jogos do campeonato. Se assim for, cairá por terra a possibilidade de se assistir, em Coimbra, ao "encore" de um curioso onze que fez história em Birmingham, ao arrancar a primeira vitória do clube em Inglaterra (1-3), na jornada inaugural do Grupo H da Liga Europa; seria a terceira repetição da época.

Com Quim, Baiano, Paulo Vinícius, Ewerton, Elderson, Djamal, Hugo Viana, Alan, Nuno Gomes, Hélder Barbosa e Lima, o Braga 2011/12 aproxima-se da força máxima, e os triunfos sobre o Nacional (2-0) e o Feirense (3-0), construídos precisamente a partir do mesmo núcleo de jogadores, foram provas evidentes. Por esta altura, Leonardo Jardim sabe melhor do que ninguém que o ideal seria nunca mexer nesta potencial equipa-base: quando o fez, ora por impedimentos, ora por opções técnicas, o Braga desviou-se sempre da rota das vitórias; empatando com o Guimarães no Estádio D. Afonso Henriques (1-1), após o jogo com o Birmingham, e perdendo com o Brugge (1-2) no seguimento da partida com o Nacional. Nesta equação, Nuno Gomes e Hélder Barbosa emergem como peças-chave, em detrimento dos médios Leandro Salino e Mossoró e do extremo Pizzi, este transferido ainda em finais de Agosto para o Atlético de Madrid. Nada é definitivo


Rúben e Diogo na terra dos sonhos com Nuno Gomes

Cada vez mais inclinado a dedicar golos a causas e a personalidades de interesse público, Nuno Gomes deverá amanhã arrancar palmas das bancadas do Estádio Cidade de Coimbra antes do pontapé de saída do jogo Académica-Braga ao saudar, na zona do relvado, dois adeptos especiais: Rúben e Diogo Gomes. O encontro foi combinado pela Terra dos Sonhos, uma organização de solidariedade portuguesa sem fins lucrativos que se dedica a realizar os sonhos de crianças, jovens e idosos diagnosticados com doenças crónicas ou em estado avançado de doença. As duas crianças de nove anos manifestaram o desejo de conhecer pessoalmente o internacional português, e o Braga, com a devida concordância da Académica, deu luz verde à iniciativa. É mais um sinal da enorme popularidade de Nuno Gomes, que se tem revelado um "campeão" na vendas de camisolas do Braga com o seu nome estampado. Até por aqui António Salvador teve olho...


César ou mérida em vez de Barbosa?

Uma coisa são as dúvidas que assaltam o pensamento de Leonardo Jardim quanto à disponibilidade de Djamal, outra bem diferente são os candidatos à esquerda do ataque para o jogo com a Académica. O eurogoleador Hélder Barbosa tem sido o crónico titular, mas de repente a concorrência disparou e já nada é garantido. O espanhol Mérida, emprestado pelo Atlético de Madrid, e Paulo César tiveram esta semana a oportunidade de se mostrar entre os mais utilizados.


Elderson está à bica em cartões

Com quatro cartões amarelos no cadastro, Elderson corre sérios riscos de não poder alinhar contra o Benfica, na jornada seguinte. Na visita à Académica, o lateral-esquerdo nigeriano terá de fazer os possíveis para evitar ver mais um cartão, mas também não poderá ser poupado, tanto mais que Imorou, a segunda opção de raiz para o sector canhoto da defesa, recupera de um problema muscular que o tem perseguido praticamente desde o começo da temporada.


300 bilhetes pedidos

Na melhor das hipóteses, o Braga contará com o apoio de três centenas de adeptos. O clube solicitou à Académica a cedência de 300 ingressos, que se encontram à venda na Loja do Braga Parque, Estádio 1º Maio e Galerias do Bingo, ao preço unitário de 20 euros. Após o almoço de hoje, servido no Estádio AXA, a equipa despede-se de Braga para se instalar num hotel em Coimbra.


O Jogo

JotaCC

ABC vai ter de jogar em Guimarães

O mau tempo do passado domingo resultou na inundação do Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga, danificando o piso e impossibilitando o ABC de treinar e jogar em sua casa. Assim, a equipa de Carlos Resende, que esta semana tem treinado no pavilhão da Universidade do Minho, recebe o Belenenses, na décima jornada (amanhã, 17h00), em Guimarães, no pavilhão gentilmente cedido pelo Xico Andebol. O clube aguarda que o piso seque para posteriormente avaliar a eventual necessidade de intervenção. O ABC não poderá jogar no pavilhão da Universidade do Minho por as marcações não estarem de acordo com os regulamentos federativos.


O JOGO


JotaCC

Nuno oferece sorrisos

Amanhã, em Coimbra, o futebol vai revelar a sua faceta solidária. Antes do jogo frente à Académica, Nuno Gomes vai concretizar o sonho de dois meninos que sofrem de doenças graves.

Rúben, de nove anos, portador de uma imunodeficiência grave, e Diogo Gomes, que tem um tumor cerebral agressivo, vão conhecer e confraternizar com aquele que é o seu grande ídolo.

O encontro é patrocinado pela Terra dos Sonhos, instituição particular de solidariedade social, e conta com o apoio da Académica, organizadora do jogo, do SC Braga e de Nuno Gomes.

O caso dramático das duas crianças comoveu tanto o futebolista como os clubes, que se juntaram à entidade envolvida na missão de fazer sorrir Rúben e Diogo Gomes.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga não mexe em convocatória que ganha
Leonardo Jardim chamou os mesmos 19 jogadores que frente ao Feirense

Leonardo Jardim decidiu chamar para o jogo com a Académica os mesmos 19 jogadores que na partida anterior, frente ao Feirense. Djamal, que esteve em dúvida por causa de um traumatismo no pé direito, faz parte do lote de escolhas do treinador do Sp. Braga.

O duelo frente à Académica está marcado para o Municipal de Coimbra, neste sábado, às 19h15.(18h15)

Lista de convocados :


Guarda-redes: Quim e Berni

Defesas: Ewerton, Baiano, Elderson, Paulo Vinicius, Douglão

Médios: Vinicius, Mossoró, Fran Mérida, Djamal, Salino, Alan e Hugo Viana

Avançados: Paulo César, Hélder Barbosa, Lima, Meyong e Nuno Gomes.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

«Nuno Gomes é especial» - L. Jardim

Leonardo Jardim fez há pouco a projecção do jogo com a Académica. O treinador do SC Braga quer uma equipa eficaz para conquistar a segunda vitória fora na Liga Zon Sagres. Pelo meio, deixou elogios a Nuno Gomes e a Éder, avançado da turma coimbrã.

- De que forma vai Leonardo Jardim abordar o jogo com a Académica?
Será mais um jogo do Campeonato, com a mesma importância dos outros, frente a um adversário que está a fazer boa campanha. Temos respeito pela Académica mas queremos ser competentes e conquistar os três pontos em disputa.

Reconhece algumas dificuldades do SC Braga em pontuar fora? Até agora só ganhou em Setúbal...
- Sim, o nosso nível de rendimento em termos de pontos é melhor em casa, onde fizemos o pleno. Fora de casa só perdemos uma vez, a equipa conseguiu ter sempre boa postura mas não tem sido tão forte em termos de eficácia. Queremos transportar o rendimento em casa para este jogo com a Académica.

- Com um terço do Campeonato realizado, que balanço faz. O SC Braga é candidato ao título?
- Na minha opinião o SC Braga nunca foi candidato ao título, porque não é esse o nosso objectivo. Queremos ficar entre os quatro primeiros lugares e dar um passo de cada vez para atingir a nossa meta. Pelo que ouço e leio só existem três candidatos assumidos...

- Vai utilizar o mesmo onze que venceu por 3-0 o Feirense?
- Poderá ser o mesmo onze, mas é possível que faça uma alteração. Estamos a ver a melhor solução para a equipa.

- Os problemas de eficácia que a equipa revelou frente ao Maribor foram resolvidos frente ao Feirense. A solução é ter Nuno Gomes na frente?
- É uma solução. O Nuno é um elemento que tem finalizado o maior número de vezes. Aproveita aquelas que são as suas melhores características, quer quando joga de início quer como suplente utilizado. O Nuno é jogador especial e cabe ao treinador rentabilizá-lo para ajudar a equipa com golos.

- Falando de pontas-de-lança, que opinião tem sobre o Éder, avançado da Académica?
- É um jovem, um jogador com perfil físico favorável ao contacto e à transição. Estão a surgir muitos clubes interessados nele, e julgo que é capaz de rentabilizar mais no futuro.

- O SC Braga tem opção sobre o Éder e há quem diga que até já a exerceu...
- Não falo sobre cenários. Já foi falado que o Éder é referência de dez clubes, portanto...

A BOLA

Bruno3429

Leonardo Jardim: «Nunca fomos candidatos ao título»
luta pelos quatro primeiros postos

Autor:  ANTÓNIO MENDES

O técnico Leonardo Jardim adiantou que o Sp. Braga irá encontrar dificuldades na visita a Coimbra, onde irá defrontar a Académica, no sábado,às 18 e 15, a contar para a 9.ª jornada da Liga Zon Sagres.

"É um jogo obviamente importante como todos os outros, mas sabemos que vamos defrontar um adversário que está a fazer uma boa campanha e ocupa os lugares cimeiros da tabela. Encaramos a Académica com todo respeito e sabemos que temos de ser muito competentes para conquistar os pontos em disputa".

O treinador madeirense negou que alguma vez tivesse colocado como objetivo de época a conquista da Liga Zon Sagres:

"O Sp. Braga nunca foi candidato ao título [de campeão nacional]. O nosso objetivo está definido desde o início da época e é ficar nos quatro primeiros lugares. Neste momento só existem três candidatos assumidos ao título."

O treinador admitiu repetir o onze (a convocatória é exatamente a mesma) que fez alinhar contra o Feirense na última jornada (vitória por 3-0), fazendo no máximo uma alteração, pelo que é crível que Nuno Gomes, o melhor marcador do Sp. Braga no campeonato, com quatro golos, volte a fazer dupla com Lima na frente de ataque.


"Essa é uma solução quando fazemos golos. Para o campeonato ele tem sido o elemento que tem finalizado o maior número de vezes porque aproveita as suas melhores características. O Nuno Gomes é um jogador especial, importante neste plantel e estrutura, cabe ao treinador torná-lo cada vez mais competente", afirmou.

Jardim finalizou dizendo que o problema para a perda de pontos fora de portas está na falta de acerto em frente à baliza:

"É um facto, mas vamos tentar continuar com a mesma postura que não foi tão forte em termos de eficácia nessas partidas em que perdemos os pontos. Vamos procurar manter o mesmo volume de jogo mas desta vez com golos.

Record

JotaCC

Leonardo Jardim: "Nuno Gomes é um jogador especial"

Leonardo Jardim disse hoje que, apesar do menor rendimento nos jogos fora, em que só tem uma vitória em quatro partidas, o Sporting de Braga quer ir a Coimbra vencer a Académica, este sábado às 18:15, com a arbitragem de Jorge Sousa, da AF Porto.

«O jogo tem a mesma importância dos outros, temos todo o respeito pelo adversário, que está a fazer uma boa campanha e está nos lugares cimeiros da tabela, mas queremos conquistar os três pontos e dar continuidade ao nosso trajeto no campeonato», afirmou.

«Temos de tentar ser dominantes e ser mais fortes também na casa do adversário, fazer golos para ganhar e consolidar a nossa posição», reforçou.

O treinador admitiu repetir o "onze", pelo que é crível que Nuno Gomes, o melhor marcador da equipa no campeonato, com quatro golos, volte a fazer dupla com Lima na frente de ataque.

«Essa é uma solução quando fazemos golos. Para o campeonato ele tem sido o elemento que tem finalizado o maior número de vezes porque aproveita as suas melhores características. O Nuno Gomes é um jogador especial, importante neste plantel e estrutura, cabe ao treinador torná-lo cada vez mais competente», afirmou.

O Sporting de Braga soma neste momento 17 pontos, em igualdade com Sporting e Marítimo, enquanto a Académica soma 12, em igualdade com o Olhanense.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Jardim quer mais eficácia fora de casa
Em Coimbra à procura da segunda vitória em quatro saídas

Leonardo Jardim fez esta sexta-feira a antevisão do Académica-Sp. Braga, que se disputará amanhã em Coimbra. O técnico bracarense admite que a sua equipa precisa de melhorar fora de casa.

«O jogo tem a mesma importância dos outros, temos todo o respeito pelo adversário, que está a fazer uma boa campanha e está nos lugares cimeiros da tabela, mas queremos conquistar os três pontos e dar continuidade ao nosso trajecto no campeonato», começou por afirmar, citado pela Lusa.

No entanto, Jardim reconheceu que o rendimento da equipa arsenalista «tem sido melhor em casa», onde conquistou todos os pontos em disputa, e que nos jogos fora «tem uma boa postura, mas peca na finalização e eficácia». Reforça que longe do seu terreno, onde só venceu um jogo, o Sp. Braga tem de «ser dominante e mais forte» e «fazer golos para ganhar e consolidar a posição» na tabela.

Para o jogo com a Briosa, na frente do ataque é provável que Nuno Gomes volte a fazer dupla com Lima, como aconteceu na vitória (3-0) sobre o Feirense. «Essa é uma solução quando fazemos golos. Para o campeonato ele tem sido o elemento que tem finalizado o maior número de vezes, porque aproveita as suas melhores características», justificou.

Sobre a corrida ao título, Jardim esclareceu uma vez mais que «o Braga nunca foi candidato» e que o objectivo do clube passa por «ficar entre os quatro primeiros da Liga». «O que eu ouço é que são três candidatos. Normalmente, os mais fortes são os que vão à frente e, agora, são o FC Porto e Benfica», concluiu.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Académica-Sp. Braga (antevisão): roubar o canudo aos estudantes
Bracarenses não perdem em Coimbra há oito anos e querem melhorar desempenho fora de casa. O terreno «parece» favorável.

Por Francisco Frederico


O Momento

Académica:


Depois de um início fulgurante, vieram duas derrotas consecutivas (uma novidade, esta época). Uma com o F.C. Porto, pela qual nunca podem ficar ressentimentos, e outra, na semana passada, em Paços de Ferreira, esta diante de um concorrente directo. A equipa que não sabe empatar parece ter caído na realidade mas o orgulho ferido - as acusações de relaxamento deixaram o grupo sentido - pode potenciar uma resposta bem briosa.

Sp. Braga:

A equipa tem correspondido com aquilo que dela se esperava mas ainda tenta evitar um ou outro acidente de percurso, como aconteceu na Marinha Grande. O regresso à Liga não podia ter corrido da melhor forma com um categórico 3-0 frente ao Feirense mas Leonardo Jardim tem razão quando diz que é preciso melhorar nos jogos fora. Não é que os resultados sejam maus (uma vitória, dois empates e a tal derrota com a U. Leiria), mas quem joga para o cimo da tabela tem obrigação de fazer mais. Em terra de estudantes, os bracarenses procuram o canudo dos triunfos extra-muros.


Ausências:

Académica: Orlando e Diogo Gomes, lesionados.

Sp. Braga: Nuno André Coelho, Ukra, José Luís, Custódio, Imorou e Carlão, lesionados.

Discurso directo:

Pedro Emanuel: «Temos que ser uma equipa concentrada e competente. Só dessa forma conseguiremos enfrentar um adversário com grande valor, que já demonstrou que tem capacidade para estar a lutar pelos lugares cimeiros e vem aqui para lutar pelos três pontos. Com o grau de exigência máximo, podemos discutir o jogo. Temos o respeito natural pelo Sp. Braga, e vamos estar preparados para estarmos à altura.»

Leonardo Jardim: «O jogo tem a mesma importância dos outros, temos todo o respeito pelo adversário, que está a fazer uma boa campanha e está nos lugares cimeiros da tabela, mas queremos conquistar os três pontos e dar continuidade ao nosso trajecto no campeonato.»

Histórico de confrontos:

A Académica não vence o Sp. Braga desde 2003. Na altura, jogava-se a última jornada e a vitória, obtida apenas com um golo, de Paulo Adriano, entrou para a história do clube pois esses três pontos permitiram selar a manutenção. No total, os estudantes já receberam os arsenalistas em 41 ocasiões, vencendo por 18 vezes contra 11 derrotas. Registaram-se ainda 12 empates.

Equipas prováveis:

ACADÉMICA: Peiser; Cédric, João Real, Abdoulaye e Hélder Cabral; Pape Sow; Adrien e Danilo; Sissoko, Éder e Diogo Valente

Outros convocados: Ricardo, Berger, Flávio, Diogo Melo, Hugo Morais, Marinho e Rui Miguel.

SP. BRAGA: Quim; Baiano, Ewerton, Paulo Vinícius e Elderson; Djamal; Alan, Hugo Viana e Hélder Barbosa; Nuno Gomes e Lima;

Outros convocados: Berni, Douglão, Vinicius, Mossoró, Fran Mérida, Salino, Paulo César e Meyong.

Maisfutebol

JotaCC

jardim quer equipa «competente» em Coimbra

Para levar de vencida uma equipa que «está a fazer uma boa campanha», Leonardo Jardim quer uma equipa «competente» e que precisa de quebrar a malapata dos jogos fora, pois só venceu por uma vez esta época no campeonato. O técnico arsenalista deixa elogios a Nuno Gomes, um jogador «diferente».

Este é «mais um jogo do campeonato, com a mesma importância dos outros, frente a um adversário que está a fazer uma boa campanha». Sintético, Leonardo Jardim começou por abordar assim o jogo deste sábado, que opõe a sua equipa à formação de Coimbra: «Temos respeito pela Académica mas queremos ser competentes e conquistar os três pontos em disputa».

O técnico reconheceu que o emblema minhoto tem melhor desempenho em casa do que fora, uma vez que só venceu no terreno do Vitória de Setúbal, e espera alterar esse facto no reduto da briosa: «O nosso nível de rendimento em termos de pontos é melhor em casa, onde fizemos o pleno. Fora de casa só perdemos uma vez, a equipa conseguiu ter sempre boa postura mas não tem sido tão forte em termos de eficácia. Queremos transportar o rendimento em casa para este jogo com a Académica».

Jardim diz que a sua equipa «nunca foi candidata ao título» porque não é esse o objectivo da turma arsenalista: «Queremos ficar entre os quatro primeiros lugares e dar um passo de cada vez para atingir a nossa meta. Pelo que ouço e leio só existem três candidatos assumidos», explicou, quando lhe foi pedido para fazer um balanço dos jogos que já foram cumpridos esta época.

Frente ao Maribor a turma bracarense mostrou problemas de eficácia, algo que Nuno Gomes resolveu frente ao Feirense. O avançado mereceu elogios do treinador: «O Nuno é um elemento que tem finalizado o maior número de vezes. Aproveita aquelas que são as suas melhores características, quer quando joga de início quer como suplente utilizado. O Nuno é um jogador especial e cabe ao treinador rentabilizá-lo para ajudar a equipa com golos», enalteceu.

No que diz respeito aos convocados, e apesar de Jardim ter admitido, pelo menos, uma eventual alteração no onze inicial, não há novidades.

Ukra, José Luís, Custódio, Imourou, Carlão e Nuno André Coelho continuam de fora, por lesão.

ZEROZERO